Análise: Xiaomi Roidmi, o carregador de isqueiro inteligente

74 Comentários

Uma das opções que começa a ser usual nos automóveis recentes é a incorporação nativa do Bluetooth.

Mas, como nem todos os automóveis dispõem de tal tipo de conectividade, especialmente os mais antigos, hoje damos-lhe a conhecer o Xiaomi Roidmi, o carregador de isqueiro com ligação Bluetooth que promete ajudar a ultrapassar este obstáculo.

Xiaomi Roidmi 1


A Xiaomi dispõe de uma larga gama de produtos das mais variadas categorias. A sua bandeira são os smartphones mas há igualmente a destacar os tablets, as baterias, as TV inteligentes, purificadores de ar, um meio de transporte tipo segway, câmaras de acção e uma mão cheia de acessórios…

 

Xiaomi Roidmi: hoje vamos falar de um isqueiro inteligente

A inteligência do que hoje vamos mostrar não estará propriamente no dispositivo em si, mas sim na capacidade deste em tornar um veículo mais moderno, mais interactivo com as modas/necessidades do condutor dos dias de hoje.

Xiaomi Roidmi 4

Embora seja uma opção nos carros mais recentes, a alternativa para os carros mais antigos, é a de instalar um rádio novo com suporte Bluetooth. De modo a simplificar este processo, analisámos uma solução proposta pela Xiaomi para possibilitar uma ligação sem fios entre o smartphone e o automóvel, o Xiaomi Roidmi.

 

Características

O Xiaomi Roidmi é um carregador de isqueiro de 5V com 3,1 A que se distribuem por duas portas USB, uma de 2,1 A e outra de 1 A de modo a ser possível carregar um dispositivo com mais amperagem, como o telemóvel, e outro com menos amperagem, como um auricular Bluetooth. As portas USB são iluminadas por 2 LEDs, cuja cor pode ser alterada através da aplicação do Roidmi.

Xiaomi Roidmi 3

De modo a oferecer algumas medidas de segurança, a Xiaomi adicionou sistema contra curto-circuito e uma protecção contra aumentos de temperaturas.

Xiaomi Roidmi 7

O que realmente diferencia este carregador dos restantes é a presença de um transmissor FM e uma ligação Bluetooth 4.0. O Roidmi conecta-se por Bluetooth ao telemóvel e transmite através de uma frequência FM, escolhida pelo utilizador, ao rádio do carro.

 

A aplicação

Para configurar o Roidmi, a Xiaomi disponibiliza uma aplicação Android que permite mudar a cor do LED, definir a frequência de transmissão do sinal e definir uma aplicação para abrir automaticamente ao definir o Roidmi. Oficialmente, a aplicação apenas existe em chinês, mas, com a ajuda da comunidade Xiaomi, é possível descarregar uma versão em inglês não oficial.

Xiaomi Roidmi 5

Quando iniciamos a aplicação, é nos apresentado, em primeiro plano, a frequência definida para a transmissão FM, o estado da ligação Bluetooth e o programa pré-definido para abrir automaticamente ao conectar o Roidmi (é possível não ter nenhum programa pré-definido). Além destas funções principais, a aplicação oferece ainda a opção de alterar a cor do LED, que dispõe de duas tonalidades de azul, vermelho e verde.

Xiaomi Roidmi 6

Para os utilizadores que não usem sistema Android, podem também usufruir deste equipamento, sendo apenas necessário estabelecer ligação Bluetooth e sintonizar o rádio na frequência 96.4MHz, correspondente à frequência pré-definida pelo Roidmi.

 

Considerações finais:

O Xiaomi Roidmi é uma excelente opção para quem quer uma solução sem fios para ter a sua playlist no sistema de som do carro. Infelizmente, ao receber uma chamada o toque é transmitido pela ligação Bluetooth, mas, ao atender, o som passa para a coluna do telemóvel, não deixando usar a ligação Bluetooth para chamadas.

A qualidade da transmissão decorre sem falhas, embora se deva configurar numa frequência que não tenha grande interferência das outras estações de rádio. No meu caso, tenho configurado na 87.5MHz.

Xiaomi Roidmi 2

Nos carros onde eu testei, o carregador fica com um pouco de folga, obrigando a colocar algo a prender para que este não perca a ligação quando se atravessa um piso mais irregular. Este pormenor pode estar relacionado com o tamanho da minha entrada de isqueiro e do facto de ser inclinada. Caso a entrada seja na vertical não deve enfrentar os mesmos problemas.

O carregador não é compatível com todos os carros, sendo a própria marca a referir que modelos não são compatíveis.

Modelos não compatíveis

PEUGEOT 301 / PEUGEOT 2008
DS 3
SKODA Fabia / Rapid Spaceback
TOYOTA Vois, Changan
Mazda 2
Honda XR-V
RENAULT Captur
HONDA Odyssey / City / Vezel / Crider / Shuttle
CITROEN Elysee
NISSAN
SUBARU
KIA

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Ferreira
    Hugo Ferreira

    E quem tem o carro com Bluetooth ligado ao tlm só para as chamadas consegue manter as duas ligações BT em simultâneo?

    1. Avatar de apache
      apache

      Pelo menos com iPhone, sim. Mas o meu não é A2DP -> FM, é A2DP -> Jack 3.5mm. E tem o mãos-livres do carro.

  2. Avatar de Dc
    Dc

    Vende-se em Portugal?

    1. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      Eu comprei na gearbest China, não existe problema de alfandega

      1. Avatar de Dc
        Dc

        Não era por isso, era para oferecer a uma pessoa que faz anos esta semana e mandando vir demora varias semanas.

  3. Avatar de cenaitas
    cenaitas

    Só um reparo de rigor técnico, não usem “amperagem”. Ao invés usem (Intensidade de) Corrente.
    Assim como se deve usar tensão em vez de “voltagem”.
    De resto parece um produto interessante que pelo que consegui averiguar custa menos de 15€.

  4. Avatar de Renato
    Renato

    Por acaso ando para comprar algo deste gênero, bem recomendado, mas o bluetooth é algo que gostaria que tivesse para não ter que andar sempre com auriculares, já que esses incomodam se andarmos muito tempo com eles.

  5. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Vamos ver até que ponto será fiável pois já experimentei alguns equipamentos desse tipo e nunca gostei da qualidade do som, pois as frequências hoje em dia também estão sobrecarregadas dificultando encontrar uma frequência limpa. Acabei por instalar um módulo de bluetooth da Parrot e não tem nada a haver.

    1. Avatar de João MS
      João MS

      +1 Na cidade onde vivo há uma saturação tal que só consigo usar o emissor FM nos tuneis. Não percebo porque não fazem emissores AM.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Posso estar a dizer burrada, mas acho que o AM não é stereo. Mas não tenho a menor certeza

  6. Avatar de tiago
    tiago

    Sou grande fa da marca, tenho um xiaomi mi4 e estou bastante satisfeito. Acho que vou comprar este carregador de isqueiro.
    Existe algo semelhante a um preço acessível mas com capacidade utilizar bluetooth para chamadas e transmitir por radio FM?

  7. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Onde comprar?

    1. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      O do artigo foi comprado na gearbest

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    Se não permite fazer chamadas e ouvir a chamada nas colunas do carro… então para que raio queremos isto?!?!
    Para musica temos o radio… o bluetooth no carro é para fazermos e recebermos chamadas… se isto não o permite, não estou a ver grande futuro para este gadget…

    1. Avatar de nunov
      nunov

      no meu caso da jeito pois assim posso ouvir as minhas playlists do spotify nas colunas do carro. Mas sim, dava tambem jeito isso de permitir utilizar as colunas para as chamadas tb, possa ser que numa próxima actualização, nao sei :/

    2. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      Spotify no carro?

      1. Avatar de nunov
        nunov

        lendo a noticia podemos concluir que, se este aparelho serve para ligar o smartphone às colunas do carro por bluetooth, e se eu tenho spotify no smartphone, então sim, spotify no carro :p

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      há quem não tenha pachorra para as rádios.
      que há quem goste de *música*.

      eu há já uns valentes anos que
      no carro
      só ouço podcasts.
      [ banana de 3,5 mm -> cassete ]

    4. Avatar de apache
      apache

      “Para musica temos o radio…”

      LOL! Essa é boa!

      Se as rádios não fossem todas uma porcaria…

    5. Avatar de K
      K

      E depois há o resto do povo que não consegue ouvir rádio porque não gosta. Para esse pessoal dá jeito poder meter o conteúdo que quiser a passar do rádio. E hoje em dia até já há bastantes alternativas. Por exemplo o meu nissan consegue integrar via BT perfeito com o meu telefone. Permite fazer chamadas, ver lista telefónica, ver chamadas perdidas ou recentes, ver o nome de quem me liga, iniciar e mandar musica para as colunas do carro, mudar de musica, ver dados da música que está a tocar, etc isto tudo via controlos do carro. Qualquer coisa que toque música (spotify, youtube ou até mp3 guardados no telemóvel) funciona.

      Para quem não tem estas opções todas de base no carro, há equipamentos como este isqueiro.

    6. Avatar de Modem
      Modem

      Para que queres ouvir as chamadas nas colunas do carro se depois não tens microfone para falar?

      1. Avatar de joao
        joao

        microfone usas o do telemovel

  9. Avatar de Tiago Valente
    Tiago Valente

    Pelos vistos a funcionalidade mais interessante, que era a possibilidade de fazer as chamadas com o bluetooth, não é suportada… Pena, assim teria interesse!

    1. Avatar de apache
      apache

      Pode ser, como pode não ser, por exemplo, eu tive de escolher um SEM chamadas, só música, para não interferir com essa capacidade do meu carro.

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho um, o único senão é que tenho Iphone e nao consigo alterar a frequencia, e na zona onde vivo tem interferências.

    Tirando isso, é 5*… Qualidade de construção muito bom 😉

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      epá! Não conheces ninguém com Android?!
      ..para definires a frequência que melhor funciona para ti.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      No teu caso apanha ruido de interferencia é isso? O que me deixa reticente é essa possibilidade, visto ja ter tido dois transmitters (da loja dos chinas nao comparaveis presumo) e ambos apanharem muita interferencia em inumeras frequencias tentadas.
      Ainda que com Android possa procurar melhor frequencia gostava de feedback de alguem acerca da qualidade de som deste dispositivo
      na loja oficial (xiaomiportugal.com deduso) nao tem, onde compraste o teu?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Nao é esse tipo de interferências, a qualidade do som é muito bom… Na minha zona é que tem uma rádio com a mesma frequência e então anda ali sempre um vai e vem, ora da a rádio, ora da o roidmi…

  11. Avatar de nunov
    nunov

    Podias dizer onde o adquiriste?
    No site da Everbuying está a 12,26€ e no Gearbest está a 16,13 :/
    E acerca da app, onde a foste buscar, a versão traduzida?

    Já agora, no site da everbuying diz lá:
    APP for Android system only
    iOS users can connect via Bluetooth to play music (default frequency 96.4MHz)

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Comprei no Gearbest.com

      Já comprei em Dezembro, na altura ficou-me por 12,99$.

      Como diz no artigo a APP não existe para iOS, sendo a frequencia por defeito 96.4MHz.

    2. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      O do artigo veio da gearbest

      A app é esta https://github.com/kkszysiu/mifm/releases

      1. Avatar de nunov
        nunov

        Obrigado 😉

  12. Avatar de Adriano Matos
    Adriano Matos

    Acredito que com esta aplicação (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxistar.monobluetoothfree&hl=pt_PT) esse problema de não funcionarem chamadas em BT seja eliminado já que tem função inversa também. Com isto, consigo ouvir música num auricular que seria só para BT.

    Mas, só experimentando. Já que tens esse dispositivo para análise, tenta fazer o teste e depois comunica Vitor! 🙂

    1. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      Vou fazer esse teste no roidmi 🙂

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Any luck !??

  13. Avatar de João Santo
    João Santo

    Tenho um para venda.. não suporta no novo carro, é preto, funciona muito bem aconselho vivamente.

    1. Avatar de Ricardo Melo
      Ricardo Melo

      João estarias interessado em vender esse? A que preço?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Já o vendeste? estava interessado em adquirir um.
      Contacta-me por aqui, pff

      1. Avatar de joao
        joao

        tenho um para vender

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Há alguma coisa para USB type C?

  15. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Uso este à quase um ano: https://www.amazon.co.uk/dp/B00LL4XIVC/ref=cm_sw_r_other_awd_Uij2wbTXZH72Z
    MPOW Streambot
    Dá para atender chamadas, mudar de de música, ou de frequência de transmissão no próprio aparelho, tem bateria caso por algum motivo o queiramos levar pra algum lado, e o suporte é flexível

  16. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Alguém conhece uma alternativa a este adaptador mas que tb funcione com as chamadas. Já agora sem BT para chamadas esta é a melhor alternativa?

    Ando há uns tempos para comprar qq coisa deste género mas há tanto que nem sei o que escolher… 😛

  17. Avatar de Luis baptista
    Luis baptista

    Album sabe dizer qual o site oficial para vermos todos os produtos que a xiaomi tem?

    1. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      so em chines

      1. Avatar de Luis baptista
        Luis baptista

        Pode ser. Qual é?

        1. Avatar de Daniel Jesus
          Daniel Jesus

          http://www.mi.com/index.html

          Caso nao apareça em chines, vai ao fundo da pagina e altera de global para mainland china

  18. Avatar de Branets
    Branets

    e auscultadores (tipo os do telemovel) sem fios, para usar com a televisao, alguma sugestão ?

  19. Avatar de Daniel Jesus
    Daniel Jesus

    Quanto as chamadas posso acrescentar uma informação.

    Quando estou conectado e a ouvir musica, caso me liguem, toca nas colunas do carro. Ao atender o telemóvel forca a chamada na coluna do telemóvel. Quando tento forçar o som Bluetooth ele volta para a coluna do telemóvel.

    Pode ser mesmo uma questão de software e ser corrigido por update. E ate pode ser da mui, tenho de testar com aosp

  20. Avatar de ed
    ed

    Tenho um identico mas da sbs, para ouvir spotify e YouTube no carro não ha melhor mas também tem o defeito de não suportar chamadas

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Boa noite, onde compraste o da sbs? Há loja física?

      1. Avatar de ed
        ed

        Boas, comprei na fnac

      2. Avatar de ed
        ed

        My bad, a marca não é sbs mas sim spc

  21. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Tenho um e funciona muito bem! Recomendo!!

  22. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    comprei recentemente um marca branca, dos que também tem um slot para cartão SD e estou satisfeito

  23. Avatar de Brites
    Brites

    Tenho um em preto, a qualidade de construção é excelente.

    Funciona muito bem em Lisboa, no entanto convem colocar algo devido á folga na entrada do isqueiro, fora isso nada a apontar.

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Boas! O que colocaste para colmatar essa folga? Recebi o meu aparelho ontem e também tenho essa folga quando o ligo no isqueiro do carro :S
      Cumprimentos

      1. Avatar de Pedro Brites
        Pedro Brites

        Foi uma solução um bocado há MacGyver, rasguei e dobrei um talao de multibanco que tinha na carteira lol…. solução santa 🙂

        1. Avatar de Pedro Ferreira
          Pedro Ferreira

          Obrigado! Vou tentar uma solução desse género então 🙂

  24. Avatar de Ricardo Pinto
    Ricardo Pinto

    Conseguiram instalar a app indicada aqui nos comentários? No meu LG G Flex 2 não dá para instalar mesmo autorizando fontes externas ao Google Play.

    Já agora, em Lisboa conseguem encontrar alguma frequência livre para usar? Tenho usado a 87.5 FM mas até essa tem algum ruído 🙁

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      boas.
      Estou super satisfeito com o Roidmi. como já alguém disse, comprei por alturas do natal por 12.99
      No meu toyota corolla encaixa no isqueiro na perfeição.
      O problema é mesmo a frequência. Por acaso, a que vem por defeito até é a melhorzita.
      Só não estou 100% satisfeito porque não consigo mesmo encontrar uma frequência limpa de ruidos. Só por curiosidade, ao passar a ponte 5 de abril o nível de ruído cresce imenso. A caixa metálica da ponte cria interferências 🙂

      Instalei a app traduzida em inglês e tenho o som de output nas colunas do carro. Acho que devem ver que outputs têm configurados nas definições dos dispositivos BT.
      digo-vos isto porque tenho um smartwtch e o uso para audio I/O do telefone, tenho que configurar o direcionamento do audio das chamadas manualmente.
      Grande engenhoca este roidmi!

  25. Avatar de António
    António

    Onde encontro a app em ingles?

    Obrigado

  26. Avatar de Márcio Gonçalves
    Márcio Gonçalves

    Se eu colocar uma pen no aparelho, consigo ouvir as músicas nas colunas do automóvel?
    Alguém já conseguiu configurar o dispositivo para atender chamadas em alta voz?

    Estou interessado em algo do género que me permitisse além de ligar o smartphone, ler Pen USB.
    Obrigado

  27. Avatar de Filipe
    Filipe

    Sera que alguem pode ajudar?
    Chegou hoje o meu Roidmi. Quanto o inseri no isqueiro começou a piscar e manteve se assim durante o tempo que demorei a instalar a app atraves do link aqui fornecido. Consegui depois emparelhar, mudar o nome na app que tava em chines, mas quando fui as configs mudar a cor do led surgiu a mensagem para INSERIR o Roidmi.. voltei a inserir s e quando o tentei emparelhar surgiu a indicação de que nao foi possivel pois a chave ou PIN estava incorrecta (??) Tera a ver com o facto de ter alterado o nome ? Apos ter inserido de novo tentei emparelhar e o telefone e desta vez deixou de reconhecer o dispostivo e este de acender qualquer luz. apenas quando insiro pisca uma vez rápida e apaga-se.. o encaixe ta a dar carga, funciona com o isqueiro e outros dispositivos mas nada de acender luzes no roidmi. Por mais que tente deixou de me aperecer em dispositivos bluetooh no alcance.. Julgo nada ter a ver com a app mas sim com o dispositivo.
    Agradecia qq indicação vossa

  28. Avatar de Lia
    Lia

    Boa tarde, sera que alguem teve este problema ou consegue ajudar?
    Quando tento emparelhar qulquer um de dois androids com o Roidmi aparece a mensagem “Não é possivel conectar: Password ou PIN incorrectos?
    Qual PIN !? 🙂

  29. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    A todos os que ainda seguem este tópico, vai ser lançada uma nova versão com suporte chamadas

  30. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Boas já está à venda o novo modelo, alguém já comprou?

    xiaomi 2 s roidmi 5 v 3.8a

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu comprei a segunda versão Roidmi 2S já tem a função de fazer chamadas e é compatível com iphone. Na gearbest têm no armazem espanhol a versão internacional https://goo.gl/fB3yHc

  32. Avatar de Gonzalez
    Gonzalez

    Como resolver o problema da ligeira folga que o carregador apresenta no encaixe com o acendedor de cigarros do veículo?

  33. Avatar de Tiago
    Tiago

    Alguém tentou isto no Peugeot 208? Eu comprei, mas não pare ser compatível…

  34. Avatar de Pedro silva
    Pedro silva

    Bom dia, tenho um roidmi 2s e estou a ter o seguinte problema: consigo ouvir, pelas colunas do carro, com quem falo numa chamada mãos livres mas do outro lado não me conseguem ouvir a mim!? Consigo ouvir musica perfeitamente, que inicie de forma automática, mudar de musica ao abanar, ouvir sinal de chamada pelas colunas de carro e a outra pessoa perfeitamente!
    Já tentei de tudo: mudar frequencia, dei todas as permissões à app Roidmi Life (tenho um Redmi note 4 versão global) e pesquisei muito na internet e nada!!
    Será problema do microphone estar com defeito ou danificado?!
    Alguem que me possa ajudar?!
    Obrigado!

  35. Avatar de João Jesus
    João Jesus

    Bom dia,

    Vamos ver se consigo ajuda neste tema!

    Comprei um 2S mas não consigo ter energia no meu “isqueiro” do BMW série1. (Não tenho pack fumadores, portanto não sei se o tipo de ligação será igual).

    A questão é que consigo usar os tradicionais carregadores de USB, com as patilhas laterais, mas este não consigo.

    Podem-me aconselhar-me algum transformador/adaptador?

    Obrigado

  36. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas!
    Comprei o roidmi3 e faz interferencia no radio ao ponto de o radio nem apanhar a frequencia do roidmi, ou seja, a interferencia è electrica…. ja testei em 2 carros e acontece o mesmo…. existe algum filtro que se possa aplicar no isqueiro ou antes do radio de forma a neutralizar a interferencia electrica no radio?