5 smartboxes lançadas já em 2015

21 Comentários

Desde Maio de 2011, aquando do anúncio do protótipo Raspberry Pi (ver aqui) que o Pplware tem dado uma atenção especial ao segmento dos Mini PCs/smartboxes. Durante este tempo têm sido muitos os equipamentos a chegar ao mercado e, nesse sentido, elaborámos um pequeno resumo dos mini PCs/smartboxes lançadas em 2015.

boxx


Ter uma Smart box ligada à nossa TV significa que passamos a ter um conjunto de funcionalidades extra que vão desde a possibilidade de aceder à Internet, assim como transformar a nossa TV num autêntico Media Center. Hoje apresentamos uma pequena lista dos equipamentos que chegaram ao mercado este ano.

Compute Stick

Chama-se Compute Stick e é mini-PC (do tamanho de uma Pen drive) que vem com o Windows 8.1 ou Linux pré-instalado.

Este equipamento tem uma interface HDMI para ligação, por exemplo ao monitor ou à TV, e internamente vem com um CPU Intel Atom Bay Trail, 2 GB de RAM, 32 GB de memória de armazenamento e suporte para rede WiFi 802.11n e Bluetooth. Traz ainda uma interface microSD.

Intel-Computer-Stick

Saber mais: Compute Stick

GULEEK i8

GULEEK i8 é um pequeno PC que se destaca pelo facto de trazer uma bateria incorporada de 3000 mAh. Este equipamento traz como sistema operativo o Windows 8.1 e ao nível do CPU vem com um Intel Bay Trail-T Z3735 quad-core a 1,8 Ghz. Tem 2 GB de RAM, 16 GB de memória de armazenamento interna, slot microSD, 2 portas USB e uma porta micro USB para carregar a bateria.

Há ainda a destacar a interface micro HDMI e suporte para as tecnologias Wifi 802.11b/g/n e Bluetooth 4.0.

Guleek-i8-intel-minipc

Saber mais: GULEEK i8

Archos

Tal como outros equipamentos da mesma gama, o mini PC Archos vem com um CPU Intel Atom Z3735F Bay Trail, 2GB de RAM, 32 GB de memória de armazenamento, GPU Intel HD Graphic(Gen7) / Dual-Core, leitor de cartões microSD, Bluetooth, WiFi e também uma porta USB.

archos_03

Saber mais: Archos

IdeaCentre Stick 300

O Stick 300 vem com um CPU Intel Atom Z3735F Bay trail, 2 GB de RAM e 32 GB de memória de armazenamento. Este equipamento vem com o Windows 8.1 mas terá suporte para o Windows 10 a partir de 29 de Julho.

Sabe-se também que, quem adquirir este mini PC, poderá usar o Microsoft Office 365 gratuitamente durante 3 meses. O IdeaCentre Stick 300 custa $129 (cerca de 115€) e estará à venda já a partir de Julho.

lenovo_stick

Saber mais: IdeaCentre Stick 300

iBall Splendo

Recentemente a Microsoft, em colaboração com a iBall, anunciou a smart box/PC-on-a-stick iBall Splendo. Este equipamento custará $140 (cerca de 120€) e tem um conjunto de especificações interessantes das quais se destacam: CPU Atom quad-core, 2GB de RAM, gráfica Intel HD e 32 GB de memória de armazenamento (além do suporte para cartões microSDX).

Microsoft_00

Saber mais: iBall Splendo

Curiosamente a maioria dos mini PCs lançados este ano vem com o Windows 8.1 e alguns vão ter suporte para o Windows 10. Num mercado dominado pelo Android, o Windows começa um dos sistemas favoritos para este tipo de equipamentos.

Neste segmento, qual o seu equipamento favorito?

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson Matias
    Nelson Matias

    Estive para comprar um Raspberry à cerca de 1 mês, mas quando vi notícias sobres este tipo de equipamentos optei por atrasar a compra porque penso que poderá ser uma alternativa para ter o Kodi (por exemplo). Além de poder servir como media center, penso que poderá ser uma alternativa como PC para consultar internet, email e até talvez trabalhar no office por exemplo. Gostaria de ter uma opinião de alguém que já tenha algo do género. Obrigado!

    1. Avatar de Filie Coelho
      Filie Coelho

      Eu tenho um Raspberry Pi modelo B e estou a usá-lo como uma espécie de media center & headless music provider. Basicamente tenho-o ligado ao meu sistema de som no jardim e com o telemóvel ou tablet posso selecionar as músicas e o volume sem ter de ir dentro de casa. Agora também está a ligado a uma TV por HDMI para ocasiões em que se queira algo mais que som. Posso dizer enquanto media center funciona muito bem (eu uso o xbian por já vir ligeiramente overclocked) embora haja um delay’zinho desde que se faz um pedido no tablet até que ele responde, mas isso também se deve às músicas estarem armazenadas num media server local, não no próprio RPI. Mas se optares pelo RPI 2 ele é bastante mais fluido e tudo, e pelo preço não sei se há alternativas mais baratas. Tens de ter em atenção que precisas ainda de alimentação e armazenamento que é pago por fora, mas se fizeres como eu que tem um servidor multimédia local não precisas de um cartão com muita capacidade (2/4 GB chegam)

    2. Avatar de Joao Januário
      Joao Januário

      Se quiseres um media center (KODI ) eu sugiro o raspberry. É o que é mais em conta e para mim tem ethernet que me da jeito para fazer stream directamento do meu NAS sem comprometer o wifi. Agora se quiseres para outras coisas não faço ideia

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        O problema é que o Raspberry está limitado a compilacöes suas, e näo traz comando, ou caixa, ou fonte de alimentacäo ou SD; quem já tem ok, mas para quem vai comprar “do zero”, há box/pen Android para 40-60€ com suporte total para 1080p e respectivos formatos; além disso nas box Android tem quase todo o porfolio Android, no raspberry bastaaaaaante menos material.

        1. Avatar de Filie Coelho
          Filie Coelho

          No entanto, no RPI qualquer coisa que lá ponhas é Linux por baixo, e se souberes mexer nisso podes fazer coisas bem poderosas 😀

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Opa, em parte sim, em parte tens que ter em conta que: é um SoC limitado, ARM (!!!) e o GPU é topo…em vídeo. De resto é um GPU muito limitado.

            Apps já “feitas” há muito poucas, e para quem estiver habituado a ter as Apps disponíveis na net, ao entrar no Linux “ARM RPi”, fica-se muito limitado. Para quem estiver interessado em KODI e apps de NAS/VPN/FTP/WEB Server entäo está bem direccionado. Para um uso mais generalista, o RPi näo é a melhor opcäo.

  2. Avatar de ruidias61176
    ruidias61176

    INSYS PC Stick??? Nem sequer gosto da marca, mas parece-me estranho não referirem este equipamento… ouvi dizer que é uma marca portuguesa…

    1. Avatar de g23423
      g23423

      isto nao é uma lista exaustiva de todos os equipamentos. sao 5 exemplos de smartboxes lançadas em 2015

  3. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    A versão do windows que vem nesses “pc sticks” da para instalar num desktop?

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Eu já uso um e tenho com W10, posso dizer que até streaming do Xbox One ele ta pegando, fantástico.

    1. Avatar de ruidias61176
      ruidias61176

      Um? Qual é marca / modelo / versão?

  5. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Para quem tendências mais “PC” (office, usar apps que só existem em Windows, etc) o ideal säo estas caixas; NOTA: sem h265 (por hardware) ou 4k (consegue descodificar h264 4k mas output 1080p);

    para quem quer algo mais “directo”, o ideal é uma caixa Android com o novo Amlogic S812 ou o RK3288 que cumprem os últimos standard de 4k com h265 por hardware. Eu tenho uma com o Amlogic S812 + 2GB RAM e corre tudo como “manteiga” (com o SPMC ou Kodi 15.x). Além disso traz comando infra-vermelhos e suporta tudo aos que possuem Android estäo habituados.

  6. Avatar de pinh
    pinh

    Em portugal , a onde posso encontrar ?
    preços ?

  7. Avatar de pinh
    pinh

    Em portugal , a onde posso encontrar ?
    preços ?

    1. Avatar de ICavalera
      ICavalera

      PC diga por exemplo. A minix. Eu tenho a minix e adoro aquilo. Foi o melhor que fiz. Depois duma experiência boa mas limitada de uma pen Android de marca branca.

      1. Avatar de Décio Henriques
        Décio Henriques

        também tens na chiptec e assismatica.
        eu ainda uso a minha minix neo x7, desenrasca bem .
        É à escolha de cada um, se quer pen, se quer box, windows ou android até +- 200 euros .
        A partir dos 200 euros para cima, já podem optar por alguns mini pc’s .

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Uma pessoa com uma box Android com um SoC decente (Dual-Core + 1 GB RAM) + Android 4.4 ou superior já se consegue fazer imenso, com os programas certos.

          Eu por exemplo tenho uma RKM MK12 + HDD USB 2.5″ e uso o SPMC (Kodi) + SambaDroid (SMB na box) + Chrome + Dolphin (Flash e outras funcionalidades) + Youtube + Amazon (Prime, com videoclube) + ES File Explorer e faco tudo o que preciso. E como tenho um teclado + rato bluetooth, posso usar Office, escrever mails, descarregar ficheiros, VPN, etc etc como num PC Windows. E a vantagem do comando.

          Mas sem dúvida a topo-de-gama é a MINIX devido ao ser superior suporte e updates.

  8. Avatar de Mac
    Mac

    a Insys também já tem um modelo abaixo dos 160€

  9. Avatar de João Moreira
    João Moreira

    Dentro destas cinco opções, qual aconselham? Li algures que um equipamento destes ou idêntico, tinha incluído teclado e rato wifi, é algum destes modelos? E sabem onde pode ser adquirido?

  10. Avatar de demonpt
    demonpt

    tenho a minix x8-h plus e ja tive a sorte de ter a x8-h e nao troco por nada !
    so tenho pk o suporte k dao e mt bom !

  11. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Este é daqueles assuntos que quanto mais eu tento perceber menos percebo mesmo. Eu no meu PC desktop estou habituado a ver as minhas séries e filmes com o VLC. Como o PC está ligado à aparelhagem o som é a bombar mesmo. Como sou pessoa habituadíssima a usar o explorador do Windows para ver onde estão os ficheiros para os visionar até que ponto uma minibox assim me vai “facilitar” a utilização dum sistema assim? Ainda pensei em kitar um PC mais antigo que tenho aqui de desktop deitado para usar na sala como Media Center mas fico sempre na dúvida se devo ou não kitar o PC ou pensar em algo mais pequeno para ver videos. O ponto importante em algo assim para mim é poder ligar o equipamento à rede informática de casa para eu poder nem que seja remotamente mandar os ficheiros para lá para depois ver na sala comodamente sentadinho no sofá. Que me recomendariam? Sou utilizador Windows 7. Obrigado!