Compute Stick – O novo mini-PC da Intel com Windows 8.1

51 Comentários

Também disponível numa versão mais “light” com GNU/Linux Ubuntu

Depois do lançamento do Chromecast em 2013, foram vários os fabricantes que seguiram os passos da Google e colocaram no mercado os seus (mini) Media Centers/Mini PCs que oferecem funcionalidades fantásticas.

Em 2014 a Intel lançou na CES o mini PC Edison e na edição deste ano anunciou o Compute Stick que promete revolucionar o mercado dos mini PCs.

intel-stick-02


Chama-se Compute Stick e é mini-PC (do tamanho de uma Pen drive) que vem com o Windows 8.1 ou Linux pré-instalado.

Este equipamento tem uma interface HDMI para ligação, por exemplo ao monitor ou à TV, e internamente vem com um CPU Intel Atom Bay Trail, 2 GB de RAM, 32 GB de memória de armazenamento e suporte para rede WiFi 802.11n e Bluetooth. Traz ainda uma interface microSD.

2 (1)

Relativamente aos preços, a versão com Windows 8.1 custará cerca de 149 dólares (cerca de 125€). No que diz respeito à versão com GNU/Linux Ubuntu, de acordo com a Intel, esta versão terá apenas 1 GB de RAM e 8GB de memória de armazenamento e custará 89 dólares (cerca de 75€).

Via Intel

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Quando vier para Portugal, 75€ não chegarão certamente.

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      tens bom remédio…..ebay 😛
      certamente que vou comprar 1

      1. Avatar de nmjhj

        com os portes vais acabar por pagar o mesmo :p

  2. Avatar de JJ

    Em sem duvida um grande equipamento!

  3. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Parece ser muito bom.

  4. Avatar de Redin

    Para ligar à TV mas ainda melhor se for ligada a um recetor A/V para beneficiar do som multicanal que as TVs não podem fornecer.

    1. Avatar de JJ

      Acho que este equipamento irá permitir uma variedades de funcionalidades/utilizações incríveis.

      1. Avatar de Zelig
        Zelig

        Dá ai uns exemplos pff.

        1. Avatar de spambot
          spambot

          é um computador… o que é que fazes com um computador, ou nao sabes?

          1. Avatar de jtomaz
            jtomaz

            Spanboot, o zelig tem direito a perguntar sim, ele com o pc dele grava um dvd por exemplo, sem gastar mais dinheiro como faz o mesmo? e para instalar impressora? Sera que pode? ainda nao vi nada a respeito..

        2. Avatar de JJ

          Imagina o que já é possivel fazer com os media center com Android, mas agora com o Windows 8.1. Pensa o que podes fazer com o Raspberry Pi, podes fazer mais ainda, com o Windows.

          A capacidade de levar o teu PC Windows no bolso e funcionar com ele em qualquer lugar/ecrã.

          Ligar directamente a um projector.

          Ligar a um dispositivo A/V para ligar a uma TV e ao Hi-Fi ao mesmo tempo, tendo a possibilidade de forma simples, ver um filme com toda a qualidade de video e audio disponíveis.

          A redução no tamanho de diversos equipamentos informáticos/ou que usem Windows, visto apenas ser preciso um ecrã, este PC, e alguns cabos…

          1. Avatar de Rui Costa

            Por acaso fiquei surpreendido ao saber que o windows dá para fazer tudo isso e ainda ligar à máquina de tirar cafés e finos e que o Linux é incapaz de fazer isso…..

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Podes beneficiar na mesma sem ligar directamente ao receptor A/V. Tudo depende como tens a configuração. Sem falar que, como eu, não ha cá receptor com hdmi. só entradas RCA e opticas. Neste caso a optica faz a festa entre a TV, e o A/V, pudendo estar tudo directamente ligado a TV.

      Mariquisses :p

      1. Avatar de Redin

        Porque ainda não tive a oportunidade de verificar TVs com entrada otica, pensei que não fossem construídas com esta ligação. Infelizmente também tenho um receptor A/V da Sony mas o meu TV Panasonic não tem. 🙁

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Quem quer som de qualidade necessita 1) receptor com entrada hdmi (o vídeo segue para a tv, o som digital é descodificado pelo receptor) ou 2) receptor com entrada óptica.

          Os primeiros podem aproveitar este aparelho, os segundos se têm dinheiro para investir no som também têm que investir no vídeo, daí que têm outras opções.

  5. Avatar de Charles
    Charles

    Será que vamos poder comprar a versão com Windows, remove-lo e instalar o Linux 🙂
    Mais memória!

    1. Avatar de Joana
      Joana

      non sense, 1gb no linux chega e sobra..o do windows precisa de 2gb porque 1gb de ram a correr windows seria um “deus me livre”

      1. Avatar de jtomaz
        jtomaz

        Entao, pode, ao contario e k nao..

      2. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Conforme o uso, para mim até poderia vir com 4GB

  6. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Se tivesse placa de rede (incorporada) é que era… Bem sei que tem uma porta USB, mas mesmo assim preferia que já viesse incorporada.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Bem, também tem sempre o Wifi…

  7. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Eu tenho um Tablet com o chip da família (Z3745) e é o suficiente para usar o Kodi em todo o seu esplendor 1080p (3D MVC suportado) com o mais pesado dos arquivos, YouTube, office, Web, canais tv 1080p por streaming e praticamente tudo o qué se faz num Tablet/portátil abaixo dos 300/400€.

    A gráfica chega para jogos simples do nível duma Intel HD 2000/2500/3000 mas óbvio que não é o objectivo. A versão Linux chega para Kodi e coisas light, mas para liberdade total a versão superior é necessária e normalmente o bus de memória é superior.

    1. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      Usam windows 8.1? Parece q nao. Quando falamos de “gasolina” vêm logo falar de “diesel”.

  8. Avatar de João
    João

    Queria uma ajuda…este tipo de equipamento, dá pra ver wareztuga, xbmc, etc…??

    1. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Perfeitamente 😉

    2. Avatar de Mac
      Mac

      tem windows… por isso está tudo dito

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim basicamente podes fazer dele um pc de downloads. Quero um! Mas qd chegar ca vai custar bem mais de ceerteza.

  9. Avatar de Francisco
    Francisco

    Irá permitir duplicar o ambiente de trabalho de um PC que esteja conectado a ele?

    1. Avatar de Mac
      Mac

      isto não é para ligar a um pc… É um pc. Apenas terás de ligar a um monitor com entrada HDMI.

      No entanto se quiseres trabalhar com monitor duplo (caso fosse essa a questão) então necessitarás de um video splitter)

  10. Avatar de Joselito
    Joselito

    Tenho um Asus Vivo PC VM40B que é uma pequena caixa que tem disco de 500GB e varias ligações USB (2.0 e 3.0), Placa de rede, Bluetooth, Wifi e saída audio digital que custou-me pouco mais de 200€ há cerca de 1 ano e tenho Windows 8.1, bem como Linux Mint 17.1 e porta-se lindamente como um media center. Sei que não é pequeno como o produto aqui noticiado, mas tem outros predicados que este StickPC não tem.

    Outra solução é utilizar um tablet com Windows de baixo custo que tenha ligação HDM . Faz o mesmo, com a vantagem de ser um tablet. Vejam aqui este tablet por cerca de 100€: http://www.cclonline.com/product/162043/LINX-Windows-8-7-/Tablets/Linx-7-Windows-8-1-Tablet/TAB0783/

    1. Avatar de DóiDói
      DóiDói

      Epáááá mas 200 euros mais uma licença de Win 8.1… já sai carote…

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Näo sei como está o tema da zona cinzenta em que compras um PC de baixo custo “estilo tablet ou pen” e instalas o Win 8.1 com código OEM. Em teoria *se* o PC tem caracteristicas de baixa gama, ecrä inferior (creio) a 12″ ou näo tem ecrä podes instalar o Win 8.1 “adulterado” sem que seja claramente piratear.

        Em todo o caso podes sempre instalar o WINDOWS 10 gratuito, e quando sair a versäo final compras o Windows 10. Eu näo tenho problemas em pagar 50-100€ por uma licenca Windows se for um bom produto, näo ando alimentar a indústria de jogos para depois piratear um mega-SO.

        Acho idiotas pessoas que conheci que gastam fortunas em jogos de consola, e depois dizem que usam Linux (ou pirateiam Windows) porque näo estäo para dar €€€ às empresas de software… no comments.

        1. Avatar de O gajo que lê outras cenas
          O gajo que lê outras cenas

          Esse pessoal que usa linux…cambada de burros…aposto que o PC onde instalaram o linux nem trazia o Windows impingido…coitaditos lá na MS, sempre à rasca que o pessoal tem o Windows no PC quer queiras quer não…assim pagam e não usam…eu tinha vergonha de ser uma dessas pessoas… … … a sério? Leste o que escreveste?

  11. Avatar de Joel
    Joel

    processador? 😮

    1. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      Se foi a Intel q fabricou, o processador deve ser AMD, Via ou Mkt talvez nao? Tá no texto “Intel ATOM Bay Trail”. CPU – Central Processing Unit – Processador

  12. Avatar de João
    João

    Ja agora qual é a a ferquencia de operação do dispositivo

    1. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      z3735f 1,83 GHz

    1. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      aparentemente apenas a marca. pq o resto é tudo igual.

      1. Avatar de DóiDói
        DóiDói

        O preço também.

        1. Avatar de Nuno Goncalves
          Nuno Goncalves

          nem falei pq isso e logico … mas duvido q venha pras nossas maos por 125 euros. sera mais caro q o hannspree de certeza.

  13. Avatar de NewJ
    NewJ

    Já agora, quando noticiam aqui o Tablet W8.1 exclusivo da Worten “Kubo”? Tenho um e pelo preço está muito bom, a correr Kodi é muito bom, e corro todos os programas de trabalho que tenho no portátil, sendo que este Kubo é mais portátil ainda por ser Tablet 9.7″

  14. Avatar de Paulo Brinca

    Para além de ser dispositivo original do fabricante (Intel) esta notícia “não tem nada de novo”.

    O PPLWare já apresentou aqui o Guleek i8 e nos comentários desse mesmo artigo fiz referência ao MeeGo T01, que é um “Stick” com Windows 8.1 With Bing, em tudo igual a este.

    Para além de que, com muito pouco esforço, encontramos qualquer um dos acima mencionados por um valor muito mais baixo do que o equipamento Intel mencionado no artigo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Então não tem…o dispositivo foi apresentado há poucos dias.

  15. Avatar de João Cavaleiro
    João Cavaleiro

    Sem dúvida é uma excelente novidade. Contudo, um chromecast na play store custa 35€. Apesar de hoje haver algumas limitações quanto ao chromecast, apesar de esta novidade vir pressionar a que a Google abra mais os horizontes do seu produto, este pelo preço será mais que suficiente para a maioria das pessoas.

  16. Avatar de Lefras
    Lefras

    Já está à venda cá?

  17. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Da para ligar num tv ou pc com ecran nao tactil?

  18. Avatar de Manuel Serra
    Manuel Serra

    A entrada HDMI tem alimentação, ou alimenta-se o stick por transformador ?