Chegou o Firefox 41! Experimentem já o Firefox Hello

31 Comentários

O Firefox continua a ser um dos browser preferidos dos utilizadores devido à sua performance,  segurança e funcionalidades que oferece. A empresa lançou recentemente o Firefox 41 que se destaca por trazer já o Hello, sistema de mensagens instantâneas.

ffox41_00


Se tem a última versão do Firefox, então já tem o Hello. Não é necessário criar conta, nem iniciar sessão e não existe nada extra para descarregar. Apenas envie a ligação para a conversa a um amigo e peça-lhe para ele clicar na mesma. Este sistema foi desenvolvido em parceria com a Telefónica e tem estado disponível apenas em versões beta.

Pelo facto do Hello estar incorporado no Firefox, todas as comunicações são seguras e privadas isto porque usa a já popular tecnologia WebRTC.

ffox41_01

Segundo o  changelog,esta nova versão traz também suporte para imagens no formato SVG que agora podem ser usadas como favicons, extensões não assinadas pela Mozilla que poderão ser desactivadas por padrão e melhorias no consumo de memória do Adblock Plus.

Firefox 41 está disponível para Linux, Mac e Windows.

(em actualização)

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Já cá canta…

  2. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Já atualizei o Firefox para o 41.0 e a primeira coisa que fiz foi retirar o “Firefox Hello”. É que já estamos todos fartos de conversas e, pessoalmente, estou-me borrifando para os amigos que eventualmente estejam online. Se estão, que passem bem e não aborreçam quem está em Paz.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, até concordo contigo 🙂 É janelas a piscar de todos os lados.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Relaxa. Há muito stress 🙂 .

    3. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      Não quer, não usa. Mas não se irrite homem! 😀

    4. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Valdispert.

  3. Avatar de irlm
    irlm

    Hello já havia na versão anterior 40.0.3.

  4. Avatar de Avenzel
    Avenzel

    No Firefox 41? O Hello já existia antes.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, existia, mas apenas versões BETA! Tens isso no artigo.

      1. Avatar de Modem
        Modem

        Beta do Hello ou beta do Firefox? Acho que é isso que não está claro.

  5. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Agora o que tem de novo é aquele ícone do Pocket, que não sei bem para que serve.
    A pplware anda sempre a anhar.

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      É para guardares as paginas para acesso offline…ou não.

      1. Avatar de 34
        34

        Não, é para guardar páginas, mas precisas de estar online (e a página também) para ser visto. é tipo uma lista de coisas para veres mais tarde.

  6. Avatar de Alucard
    Alucard

    O Hello é uma boa iniciativa para adoptar os padrões da Web às conversações.
    O problema é que a adesão a este serviço nunca deverá verdadeiramente descolar e com gigantes como a Microsoft, o Google e o Facebook nesta arena, não será a Mozilla a mudar os hábitos.

  7. Avatar de Johnny
    Johnny

    Não era a versão 41 que já era para x64 bits!? Onde anda ela..

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Eu ando a usar o canal beta há algum tempo precisamente porque quero uma versão 64 bits no Windows. A Beta porta-se muito bem no Firefox, não tenham receio.
      Acho estranho que a release ainda não tenha essa versão.

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Disseram que a versão x64 bits iria estar disponível quando acabasse de sair a versão 41..

        1. Avatar de Macedo
          Macedo

          Tens que mudar o sistema, se atualizadas um x86 claro que vai atualizar para o x86, tens que instalar a versão x64, infelizmente nas versões final ainda não disponibilizam x64, só nos betas e afins…

          Eu uso beta, bastante estável: https://download.mozilla.org/?product=firefox-42.0b1-SSL&os=win64&lang=pt-PT

    2. Avatar de irlm
  8. Avatar de Mikes
    Mikes

    Tanto serviço de mensagem, VC, calls… grande dispersão de utilizadores!!!
    Eu uso Skype e FB chat muito raramente e mais nada! Já chega de tanta coisa diferente para a mesma coisa!

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      A diferença do Hello é que implementa standards abertos e transparentes, enquanto Skype e afins funcionam como caixas negras da Web. Ou seja, qualquer um poderia implementar o protocolo do Hello no seu serviço se o deseja-se. Já o contrário, não.
      Imaginas um mundo onde não pudesses telefonar para a pessoa x ou y, por ela não ter o telefone da empresa xpto? Não, porque as redes telefónicas mundiais funcionam de forma universal e igualitária. Já com o Skype ou o Facebook é isso que acontece. A pessoa pode ter computador e acesso à Internet, mas se não for utilizadora dos serviços dessas empresas, não podes comunicar com ela.
      A Internet não foi feita para “caixas negras”, foi feita como uma rede de páginas HTML seguindo um protocolo HTTP de acesso universal.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Por isso mesmo é que eu referi que é demasiada dispersão!
        E não me parece que seja o Firefox que vai mudar isto.
        Além do mais… esta “porra” liga a camara sem mais nem menos?!

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          Eu também já referi que apesar de achar que é a ideia certa, não vejo grandes hipóteses para a Mozilla conseguir mudar o estado das coisas.
          Da mesma forma que navegamos na Web com o browser que quisermos, da mesma forma que enviamos e-mail para qualquer endereço que quisermos, também deveria ser possível conversas entre estes serviços.

          Infelizmente, isto também pode acontecer,
          https://imgs.xkcd.com/comics/standards.png

  9. Avatar de Abilio
    Abilio

    Há cerca de 4 ou 5 anos abandonei o Firefox e voltei ao Opera, enquanto este cumprir com o que eu preciso não voltarei a outro browser nem tão pouco testar.

  10. Avatar de Vanderson Ferreira
    Vanderson Ferreira

    O que não gosto no FIREFOX é o gerenciamento de impressão. Prefiro o visualizador de impressão do Ghrome que qualquer página que for imprimir abre o visualizador antes. Até agora não consegui imprimir corretamente os extratos bancários. Alguém tem alguma idéia do que poderia estar fazendo?

    1. Avatar de oi
      oi

      manda o Cromo abrir os pdf externamente

      1. Avatar de Vanderson
        Vanderson

        Abrir externamente? Como assim?

  11. Avatar de Alexandre Jorge Simões Lopes
    Alexandre Jorge Simões Lopes

    Atualizei para a versão 41 e esse ícone não me aparece.

  12. Avatar de José Antonio Meira da Rocha
    José Antonio Meira da Rocha

    FF 41 dá crash ao abrir arquivos MHT e MAFF do Mozzila Archive Format.