Tomada Inteligente EDP… como funciona?

140 Comentários

No poupar é que está o ganho e não há como fugir a esta realidade.

Nos dias de hoje em que estamos rodeados nas nossas casas por aparelhos electrónico, a EDP Serviço Universal, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, disponibilizou 90000 tomadas inteligentes gratuitamente, acção que falámos e que rapidamente esgotou.

Mas afinal como funciona a tomada?

pplware_tomada00


O nosso leitor Carlos Mesquita enviou-nos uma análise à tomada que a EDP está já a distribuir. Vamos conhecer um pouco sobre ste dispositivo.

 

Tomada Inteligente EDP

Esta tomada não tem ciência, é apenas uma tomada mas devemos ter em atenção que a sua acção pode ser muito importante no poupar de consumos que são caros à sua carteira e que nem dá conta deles.

pplware_tomada05

 

Consumos em stand by

Este consumo dos equipamentos em stand by é muitas vezes desvalorizado pelo gasto mínimo, mas como já diziam os antigos “grão a grão enche a galinha o papo”. Segundo os cálculos apresentados nos exemplos, a poupança anual poderá ir dos 34€ aos 44€ através de um simples gesto.

Ao abrir esta caixa encontramos a Tomada Inteligente e um folheto de instruções a seguir.

pplware_tomada01

Esta tomada desliga todos os restantes aparelhos quando o principal é também desligado. No meu caso optei por ligar no ponto de entrada principal a TV. Assim logo que a TV é desligada os outros dispositivos também são.

Começamos por antes de ligar à corrente eléctrica esta tomada, de ligar a TV no Ponto Principal, depois sim ligamos à corrente e colocamos o sensor de infravermelhos num local bem visível e sem nada que possa obstruir o sinal.

pplware_tomada02

Neste caso a TV fica em stand by, assim tive que a ligar carregar no botão “learning” durante cerca de 3 segundos até este botão piscar; após isto desliga-se a TV através do comando tendo em conta que o sensor está bem visível.

pplware_tomada03

A TV normalmente desligar-se-á e este será o sinal “mestre” que indicará à tomada que poderá cortar o sinal nos seguintes terminais.

pplware_tomada04

Após esta “aprendizagem” carrega-se novamente no botão “learning” e o processo de “aprendizagem” terminou. Para testar este processo liga-se nos seguintes terminais os restantes aparelhos que normalmente estão em stand by junto da TV neste caso. Ligamos a Tv e tudo funciona e ao desligar existe um tempo de espera de cerca de 15 segundos e todos os outros aparelhos se desligam automaticamente.

  • Prós: 

    A poupança existirá mesmo, porque desliga os restantes aparelhos;
  • Contras:
    A box da MEO que tenho como secundária, demora depois a ligar.

Tomada Inteligente EDP

Comentários

140

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Contra:
    A box da MEO deixa de fazer gravações automáticas

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Pensei em liga-la ao PC mas sempre que desligasse o PC o router ia à vida.

    2. Avatar de Isac Dias de Castro
      Isac Dias de Castro

      not true
      gravações automáticas estão gravadas remotamente, num servidor
      o que deixa é de fazer gravações manuais

      1. Avatar de Marco Pinheiro
        Marco Pinheiro

        Faz isso em satélite :p

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Porque não definir a box como item primário?

      1. Avatar de Ricardo Teixeira
        Ricardo Teixeira

        porque nesse caso perderia a lógica. Se vais manter a box sempre ligada, os outros também ficam sempre ligados, perdendo a função principal da tomada.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Se o sistema funciona com o comando de power do comando, então no caso de suspensão da box. Box no primeiro, televisão, colunas nos seguintes. O problema pode-se colocar nos leitor de DVD ou similares, mas nesse caso bastaria não ligar a box.

          Posso estar errado, mas quando tiver a minha testarei.

          1. Avatar de Hélio
            Hélio

            Caro Sergio

            Pus-me exactamente a pensar nessa questão hoje depois de a ter recebido: desligo a sempre a box primeiro e passado 1 min a televisão passa a standy…Faria mais sentido se definisse a box como master certo? Já testou?
            Agradeço uma resposta obrigado

    4. Avatar de Henrique
      Henrique

      O box não faz gravações automáticas.. Essas ficam online

    5. Avatar de Luís
      Luís

      As gravações automáticas funcionam na mesma. Apenas as que possivelmente tenhamos programado não são feitas. Em minha casa já uso uma coisa semelhante. Uma tomada com um botão mestre e no final da noite, desligo e todos os aparelhos que lá estão ligados desligam também. Claro que tenho que me levantar e desligar fisicamente o botão, de modo que esta tomada pode ser interessante. Apenas o router está sempre ligado 🙂

    6. Avatar de JN
      JN

      Logicamente a box do meo, o router e outros aparelhos que necessitas que estejam sempre ligados, terás que liga-los autonomamente.

  2. Avatar de Andre Sousa
    Andre Sousa

    Fiz o pedido a 15 dias ainda hoje estou a espera.

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      Same here…

    2. Avatar de Carlos Teixeira
    3. Avatar de Ricardo Sousa
      Ricardo Sousa

      Eu tambem estou a espera… há sensivelmente 15 dias…

    4. Avatar de David
      David

      Com tantos pedidos que a EDP recebeu e falando num produto 100% gratuito. Pensas que eles entregam isto facilmente para todo o país? Keep calm my friend

    5. Avatar de Mondraker95
      Mondraker95

      Manda email para a EDP eles ajudam na situação da demora

    6. Avatar de Carlos Assunção
      Carlos Assunção

      Fiz o pedido à 3 semanas e nada….

    7. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Também há duas semanas fiz o pedido e já não havia disponíveis…

    8. Avatar de NP
      NP

      Eu fiz o pedido da minha no dia 02/09. Chegou no dia 15/09. 🙂

    9. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      por aqui tb…nada…

    10. Avatar de Pedro pinho
      Pedro pinho

      Curioso eu tb, e hoje até fui pesquisar o email de confirmação se realmente o tinha recebido e está tudo certo falta mesmo só a entrega que pelo que li será feita pela CTT Expresso.

    11. Avatar de Renato Machado
      Renato Machado

      Pois é, parece que a tomada virá a pé … enviaram-me um email 04/09 a dizer que iam enviar mas até hoje nada…

    12. Avatar de João
      João

      três semanas….. e ainda nada!

    13. Avatar de Vítor Moreira
      Vítor Moreira

      Tb estava à espera e decidi ser pro-activo.
      Enviei um email para “edp.online@edp.pt” a perguntar se havia atrasos. 2 dias depois, recebi a tomada.

      Quando enviarem o email, digam os vossos dados: Nome, NIF, CPE e contacto telefónico.

  3. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    boxes, qualquer uma. E os discos? Com os cortes abruptos que a box vai ter, ai vao os discos e gravações a vida.

  4. Avatar de Bruno Cardoso
    Bruno Cardoso

    De facto, ligar a box (no meu caso da Vodafone) como secundária é um problema, desisti!

    Ao ligar, demora imenso tempo, não compensa o € que poupa para o € que gasta ligada até aparecer a imagem.

    No entanto, liguei a PS3 e o sistema de som como secundários. A poupança não é muita, mas migalha a migalha… 🙂

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Porque não optas por manter a box ligada noutra tomada, que até pode ser uma extensão. Dessa depois deriva para a tomada inteligente, onde podes ligar a tv, sistema de som, PS3 etc. Assim a box nunca desliga.

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Realmente isso é um facto. Qualquer que seja a box que usamos, sempre que desligada demora imenso tempo a ficar operacional. Contudo, como podem ver no livro de instruções a box em stand by gasta imenso, aproximado-se dos valores de ligada. Por isso, acho que compensa esperar um pouco e com isso poupar uns trocos 🙂

      1. Avatar de Luis2
        Luis2

        Nas configurações da box da Vodafone podes optar por desligar quando não está em uso, em vez de ficar em stand by. Eu desligo tudo quando vou dormir, inclusive a tomada da parede, uma vez que passo o dia inteiro fora. Quando chego do trabalho volto a ligar, enquanto tomo duche é o tempo de ficar tudo operacional…desta forma só gasto mesmo o que uso e previno o aparecimento de avarias nomeadamente quando está tempo de trovoada, cortes de electividade, etc.

  5. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Por isso é que a minha tem é a box no “master”. Assim que a box entra em standby, desliga o resto, mantendo a box ligada.

    1. Avatar de Bruno Cardoso
      Bruno Cardoso

      Boa ideia!

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Má ideia. Se o master fica ligado os restantes aparelhos também. O master é que controla a tomada toda.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Carlos penso que não está bem explicado porque a tomada ao desligar desliga tudo, incluindo o master. Não existe a opção de manter apenas um aparelho ligado.

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Oh pá… então é falha minha porque efectivamente ainda não a montei. Mas como tenho uma do género _que deixa a master ligada_, pensei que esta fizesse o mesmo.

        #mybad

    3. Avatar de Spike Lee
      Spike Lee

      Não é suposto a tomada master também desligar após alguns segundos? Esta informação não é explícita…
      Se a tomada master tem capacidade para detectar a variação e activar as restantes tomadas, porque motivo existe um sensor de IV?

    4. Avatar de Luís Jesus
      Luís Jesus

      Não era suposto o equipamento que fica ligado no “master” desligar-se também?
      Pelo menos é o que entendo do que li.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Correto, se o master desliga desliga tudo

    5. Avatar de Prim
      Prim

      O master fica sempre ligado? A box deve ser a mais gastadora…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não existe a opção de deixar o master ligado e as restantes tomadas desligadas. Se o master desliga, tudo o resto desliga. A opção no caso da box é deixa-la ligada sem ser na tomada inteligente.

    6. Avatar de Rui Marques
      Rui Marques

      E o router desliga?

    7. Avatar de JP
      JP

      Eu tentei fazer o mesmo: como a box demora muito tempo a arrancar, quero que a box se mantenha ligada mesmo que a TV esteja desligada; se for para estar muito tempo sem ver TV (dormir, sair de casa, etc), aí desligo tudo.
      Segui à risca as instruções de programação da tomada, mas não funciona: sempre que ligo a box no comando a tomada ativa todas as tomadas, mas ao fim de poucos segundos desliga tudo. Repeti 3 vezes o processo de programação – dá-me a ideia que a tomada inteligente funciona não pela receção de IV (estes só servirão para ligar) mas pela medição do consumo de electricidade. Como a box em standby gasta (praticamente) o mesmo que ligada, a tomada tem este comportamento pouco inteligente…

      Só me falta fazer a programação sem nenhum equipamento ligado, a ver se ela deteta

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mandei vir uma há duas semanas, mas nunca mais apareceu no correio … demora assim tanto??

  7. Avatar de José Marques
  8. Avatar de Fernando Jesus
    Fernando Jesus

    ja mandei vir a 3 semanas e ate agora nada.

  9. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Para quem tem boxes a fazer gravações, a configuração indicada pelo Carlos Silva parece-me a melhor. Dessa forma, a box mantém-se em stand-by, desligando os restantes equipamentos – TV, Consola, etc.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O master é que comanda as restantes tomadas, se o aparelho do master for colocado em stand-by desliga a tomada toda, sendo ou não a box que esteja lá ligada.

  10. Avatar de Adriano
    Adriano

    Alguém conseguiu configurar com sucesso para um pc?

    Quando supendo o meu pc consigo fazer com que desligues a tomada, mas depois quando saio do modo suspensão a tomada continua desligada

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      O PC deve ser devidamente desligado e nunca suspenso ou hibernado e depois cortar-lhe a corrente. Esta tomada corta por completo a corrente aos aparelhos nela ligados. Caso tenha sido suspenso ou hibernado, ao voltar a ligar o PC deve surgir a mensagem de erro em como o sistema não foi correctamente desligado (caso Windows). E para voltar a ligar o PC deve ser em duas fases, primeiro ligar a tomada com o comando IR e depois ligar o PC.

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        Obrigado.
        O facto ser necessário ligar pelo IR e uma desvantagem para quem quer ligar pcs.
        No meu caso era para ter um portátil em standby até ligá-lo remotamente.

      2. Avatar de Domingos
        Domingos

        Então qual a lógica de usar num PC se temos de ligar a tomada com o comando IR??
        Que PC, impressoras, colunas, ecrans de PC têm comando??
        Recebi hoje a minha e fiquei a olhar para isto nesse aspecto.
        Eu pensei k detecta-se que o master desligou e desliga-se o resto sem mais ação nossa. E claro vice-versa ao ligar.

        1. Avatar de jafOsteS! :D
          jafOsteS! 😀

          ya lol

  11. Avatar de Pedro Andersson
    Pedro Andersson

    A mesma coisa mas em video https://youtu.be/IeRfm3Ctkyw

    1. Avatar de Nuno Galego
      Nuno Galego

      Como é com o PC?

  12. Avatar de dajosova
    dajosova

    há vários anos que uso este tipo de tomadas. Primeiro uma da Hama e de há um ano para cá da LeGrand, sobretudo no pc e periféricos.

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      é verdade. a vantagem desta é que, como parece ser de baixa qualidade e de marca branca, permite fazer churrascos eléctricos surpresa, algo menos provável em algo, por exemplo, da LeGrand.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        …talvez… pelo menos a da Hama que eu tinha há muito tempo sem a utilizar começou a churrasquear mesmo! Por isso comprei da LeGrand… basicamente funciona como Master e Slave e protege de picos de corrente! Não é barata mas é nice e vale a pena pelo consumo e ser prático não ter de desligar tudo quando desligamos o pc, por ex.

  13. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Ainda não tenho a tomada. Mas se colocar uma tripla na tomada master e ligar a TV para comunicar com o infra vermelho e depois o router e a box. Estes já não desligaram, podendo colocar nas outras tomadas DVD,consola… Certo?

  14. Avatar de Rui Jesus
    Rui Jesus

    Estas tomadas encontram-se á venda em algum lado?

  15. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Eu já recebi 2 dos meus 2 contratos 😉 já estão a funcionar como é suporto.

  16. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    isto é uma tomada master-slave, algo que já existe â venda à vários anos. se forem ver a referência desta, vão ver que só a encontram no alibaba, ou seja, é mt provavelmente feita por um produtor genérico e é um produto de baixa qualidade, não vale a pena dar os dados ao departamento de marketing da edp para receber uma tomada que, provavelmente, vai dar problemas nos proximos tempos.
    comprem uma extensão decente, vão ficar mais bem servidos.

    1. Avatar de Modem
      Modem

      O departamento de marketing da EDP se não tem os meus dados é porque não está a trabalhar bem, já que tenho contrato com eles.

  17. Avatar de Dinamo Faísca
    Dinamo Faísca

    Eu o que quero mesmo é que baixem o preço…já chega de exploração!

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas,
    Eu estou a pensar colocar uma tripla na Master e ligar TV, Box e router ZON… desta forma se desligar a tv nao fico sem net nos aparelhos que uso em casa…

    Cumps,
    RP

  19. Avatar de Inquisidor
    Inquisidor

    Só uma perguntinha… se tudo liga e desliga quando se liga o master… para que serve o sensor de infravermelhos?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Quando o aparelho que estiver no master se desliga, a tomada desliga o master e tudo o que estiver ligado nas restantes tomadas. Para voltares a ter corrente na tomada tens que carregar no botão da mesma, os infra substitui o carregar no botão para voltar a ter corrente.

  20. Avatar de Fox
    Fox

    Já existe algum comparativo de quanto gastam as boxes das operadoras em stand-by?
    Tenho Meo e esta aparentemente nem o spin-down do disco faz…

  21. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Eu devo ter feito mal a operação, em vez da TV, liguei o PC na ficha principal e depois colunas, monitores, etc. Efetivamente quando desligo o computador o resto dos equipamentos também se desliga, só que quando pretendo ligar novamente o PC, tenho que ligar a tomada o botão da mesma, o que dá pouco jeito, pois ela está por detrás da secretária onde tenho os equipamentos. Alguém também optou por ligar o PC em vez da TV e está com o mesmo problema?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim é assim mesmo que funciona. No caso da tv dá para ligar com os infravermelhos, mas no pc tens sempre esse problema.

  22. Avatar de A. Carvalho
    A. Carvalho

    Por acaso já alguém mediu a poupança…? É que, pelo que me pareceu, os aparelhos deixam de estar em standby, mas fica a tomada em standby, e, no meu caso, ela gasta mais que a TV…

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Gasta mais porque além da tomada em stand-by a tomada “principal” fica também sempre ligada.
      i.e. gasto = tv em standby + tomada em standby

  23. Avatar de Carlos Fonseca
    Carlos Fonseca

    Para quando uma review ao “A verdade da mentira”, Vitor? 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Está nas vossas mãos. Tal como o Carlos Mesquita teve a amabilidade de partilhar o conhecimento que adquiriu, deixo ao vosso critério, caso realmente haja essa verdade da mentira, a expor. Por isso… 😉 Vamos lá, factos factos e têm antena aberta. 🙂 aqui só queremos a verdade dos factos.

    2. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      Tão óbvio que esta borla não passa de um presente envenenado….

  24. Avatar de joao
    joao

    sou só eu que vejo que isto é igual as que trazem um botao de desligar ?
    eu mandei vir uma mas ainda nao chegou, mas sendo assim pensava que era outra coisas lol
    exemplo ao desligar pc ele automaticamente desligaria tudo o resto ( sem ter que andar a carregar em comanados )

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se o equipamento que estiver ligado no master ficar em stand-by ela desliga todos os equipamentos, para voltar a ligar tens que carregar no botão da tomada para a ativar novamente. No caso da tv como tem comando, dá para que a opção de voltar a meter corrente na tomada ser feito pelos infravermelhos com o comando da tv

      1. Avatar de A. Carvalho
        A. Carvalho

        E neste caso não estaremos simplesmente a trocar o standby de um aparelho pelo standby da tomada…? Por exemplo, eu tenho uma box com gravações agendadas. Logo, nem pensar em desligá-la, senão às horas programadas ela não grava. Tenho um home cinema, mas sinceramente só o ligo quando vale a pena… e obviamente a TV. Ora, a única coisa que ligaria na tomada slave seria o home cinema… o que o faria ligar sempre que ligasse a TV. Ora, isso iria gastar mais, digo eu. Usar esta tomada para acabar com o standby da minha TV (<15w) por um stanby killer que consome <25w não me parece uma boa ideia.
        Tentei ligar a tomada no computador, pelo menos poderia desligar o sistema de som e o monitor… mas tenho tudo ligado a uma UPS, logo, as tomadas não dão para ligar…
        Moral da história: tenho aqui a tomada mas ainda não a liguei a nada… terei de estudar melhor o que fazer com ela…

    2. Avatar de AlexX
      AlexX

      Tal e qual com excepção que nem todas essas tomadas têm proteção contra picos de corrente. Mas basicamente todas as fontes de alimentação nos equipamentos já dispõem dessa proteção. Depois é mais um incentivo à preguiça e mais um telecomando a juntar a todos os outros.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        * proteção contra picos de tensão

  25. Avatar de Sr. DR.
    Sr. DR.

    É só moenga.
    A EDP que baixe mas é o custo da electricidade. Que isso sim, ajuda os portugueses.

  26. Avatar de c.s.
    c.s.

    eu e mais 9 fizemos o pedido 1 já recebeu os outros nada

  27. Avatar de sedna
    sedna

    …assim que entrei na página da subscrição e inseri o meu código postal recebi logo como resposta que nessa zona/local já tinham sido subscritas todas as disponíveis.

  28. Avatar de Meh
    Meh

    Inscrevi-me com tomadas disponíveis. Nunca recebi mail de confirmação, nem tomada, nem foi possível tentar novamente porque dizia que os dados já tinham sido utilizados.

  29. Avatar de Pedro pinho
    Pedro pinho

    Certezas de poupança a 100% não existem com a nova tomada a não ser que se desligue mesmo da corrente, aí sim temos a certeza que estamos a poupar.

    Bom era alguém com conhecimentos mais aprofundados fazer um teste serio à tomada, por exemplo a DECO podia tirar as duvidas ao pessoal.

  30. Avatar de Alex
    Alex

    Até agora ainda nada…

  31. Avatar de Tiago
    Tiago

    tenham é cuidado com essas tomadas. eu como gosto de ver as tripas a tudo 😉 abri a tomada pra verificar a qualidade de construção.
    vejam o interior da minha: https://scontent.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/12004727_10203634916633755_3675707785374758974_n.jpg?oh=54c37e89c855669eb973f1cbb4a4afec&oe=56658611

    1. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      também de borla estava-se à espera do quê?
      O problema é que esta borla implica abuso de mão de obra infantil , semi-escrava, indirectamente.

  32. Avatar de carlos
    carlos

    Eu já me registou há algum tempo e não recebi nada, há alguma forma de verificar ?

  33. Avatar de Miguel
    Miguel

    Creio que a EDP está a enganar toda a gente! Comparando com as tomadas simples de botão manual, esta não só 1) mantém um equipamento a gastar em stdby como 2) adiciona o consumo da própria tomada . A EDP deveria promover as tomadas simples.. Assim não só aumenta o consumo como cria uma imagem (falsa) de amiga do ambiente. Melhor mesmo só a VolksWagen!

  34. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Demora tanto tempo a vir?
    Ja la vao umas 3 ou 4 semanas

  35. Avatar de Nuno Galego
    Nuno Galego

    Fiz tudo como está no video e nas instruções, mas isto está sempre a desligar-se…

  36. Avatar de Ana Cruz
    Ana Cruz

    A minha nem chegou a funcionar, liguei uma ficha no slave e o aparelho partiu-se… Se era para oferecer material de m…. mais valia não oferecer nada…

  37. Avatar de Alex
    Alex

    Era fixe que desse para modificar para ligar desligar por wifi, isso sim é que era útil!

  38. Avatar de joao cernes
    joao cernes

    conhecendo eu a EDP isto nao passa de uma fraude tal e qual a VW. enganam com números e promessas de poupança mas no fim a conta elétrica aumenta. se eles distribuírem um milhão de tomadas e fizerem 3 ou 4 euros a mais por ano no consumo, são muitos milhões ao fim de uns anos. FRAUDE!!!

    1. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      como é óbvio a EDP não dá nada de borla e se formos pesquisar bem, das duas uma, ou vão aumentar um euro por mês para dissimular esta fantástica tomada ou ela própria com o seu sistema Infrared, já consome os tais 1€ a mais por mês.

  39. Avatar de Lu
    Lu

    A tomada como têm um sensor IR têm que estar sempre em funcionamento, poupa-se de um lado gasta-se do outro… 😀 Querem poupança, comprem tomadas com interruptor que é só utilizar o dedinho e não têm tanta tendência para avarias.

  40. Avatar de Luís Oliveira
    Luís Oliveira

    A mesma tem concumos em standby.
    O receptor de IR vai smepre ficar a espera do sinal de fecho ou abertura do citcuito.
    Assim em vez de N aperelho em standby, ficamos apenas com a tomada no modo de standby.
    Para eliminar totalmente os consumos em standby, assim ainda o melhor processo são as tomadas com botão.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      também acho…

  41. Avatar de Lusitanv
    Lusitanv

    Passei por aqui para deixar o meu comentário após ter testado a suposta inteligência da tomada, que afinal não passa de um hype.

    Funciona como anunciado. Porque é que é mau? Quando a TV recebe power necessito de 4 segundos para que a mesma possa aceitar o input do comando para sair do standby, lá por ter o Led aceso tem que iniciar o processador…

    Porque é que é hype? Um interruptor com ir só precisa de aprender o ir de uma qualquer tecla de um qualquer comando e já está. No meu caso usei a tecla vermelha do teletexto do comando da TV e posso usar qualquer régua especialmente de boa qualidade e com número ilimitado de devices lá ligados….

    Exemplo deste interruptor:

    http://i140.photobucket.com/albums/r16/lancelininger/ir_switch.jpg

  42. Avatar de Leandro
    Leandro

    Para que serve mesmo a infravermelhos? No caso de optar por ligar um PC p.ex

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Arranjas um comando que já não uses…. e programas um botão para desligar/ligar a tomada.
      Faz shutdown ao pc antes de desligar a tomada pelo comando…

  43. Avatar de Ozpt
    Ozpt

    E onde é que eu posso comprar uma tomada destas?

    1. Avatar de Rui Alves
      Rui Alves

      Estou quase numa de oferecer a minha…

      1. Avatar de Nuno Galego
        Nuno Galego

        Das 3 que recebi 1 já vinha avariada (não liga) outra veio com os infravermelhos avariados e a outra já avariou passado um dia..

        Resultado: as 3 para o lixo

  44. Avatar de Rui Alves
    Rui Alves

    Eu recebi, já tentei box + TV e nada funcionou, a tomada liga-se 2 segundos e vai-se a energia.

    Depois tentei TV + box, consegui meter a televisão a funcionar mas a box não ligou.

    Pelo que vejo nem vale a pena tentar o PC, de facto é só por lá o dedinho e ja está, visto que com esta vou ser obrigado a por o dedinho também, não é nada inteligente.

  45. Avatar de Rui Alves
    Rui Alves

    Alguém me ponha os passos com BOX mais TV, porque é a unica que acho util, pois uso muitas vezes a app remote para desligar a box para os miudos irem para a cama! e assim desligava-me a televisão e todos de uma vez.

    A box é da zon, sempre que arranca faz booting…..mesmo tipo pc…

  46. Avatar de Bruno
    Bruno

    Alguém tem ideia de como se faz reset ao learning da tomada? É naquele botão preto, que está de lado?

  47. Avatar de H Azevedo
    H Azevedo

    Alguém sabe desactivar o modo inteligente e transformar isto numa tomada normal?

    Cumps

  48. Avatar de PlutoVisions
    PlutoVisions

    Já usei a tomada com a Tv Ligada como master e depois a box da NOS e um candeeiro como slave… Funciona, mas não tem muita “piada” ligar a tv e estar à espera mais de 1min que a box faço o processo todo de booting…

    Depois outra coisa que ainda não consegui fazer é fazer com que a tomada funcione como tomada “normal” Ou seja, quero ligar um candeeiro e outras coisas que não usam comando, e ao fim de alguns segundos a tomada desliga-se… será que não dá para funcionar como tomada “normal”?!

  49. Avatar de Rui Cunha
    Rui Cunha

    Já tenho a minha tomada, e o resultado nem por isso é convincente. Só liga a tomada se usar-mos o IR.
    Tenho outras da Legrand que não precisam de nada destas complicações, é só uma questão de afinação de sensibilidade, e tudo funciona 100% e sem IR. Claro que tive de as comprar, mas dada a aparência RASCA da tomada da EDP, prefiro proteger os meus aparelhos com material que me parece de longe ter mais qualidade.

  50. Avatar de Ruben
    Ruben

    Boas

    Ja fiz a configurança dada pelas instruções, só que não percebo porque é que quando vou ao hdmi do meu pc, ao passar os 15 segundos ele desliga automaticamente, e ele esta em slave, nao como master, alguem ja lhes aconteceu?

    1. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
      Filipe Nunes Rodrigues

      A mim acontece o mesmo. em Master e em Slave.
      Resumindo não tem utilidade nenhuma visto que esta sempre a desligar apos os 15 segundos.

  51. Avatar de Xfera
    Xfera

    Mal ligo alguma coisa à minha manda logo a luz abaixo. Bom material!

  52. Avatar de Joao
    Joao

    Alguém me pode explicar como faço para a puder usar com um computador?

  53. Avatar de Sara
    Sara

    Liguei a TV como Master, quando desligo a TV a tomada desliga-se, tudo bem, mas depois para voltar a ligar nada… Já experimentei com comandos diferentes, contínuo a não conseguir ligar.
    Alguém sabe porquê? As instruções minimalistas da coisa não ajudam…

  54. Avatar de Bráulio
    Bráulio

    Pois eu estou como muitos daqui. Configuração TV+Box, já tentei com ambos os aparelhos como master, com ambos os comandos e sempre que passados os 15 segundos, a tomada desliga…

  55. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Aqui cheira a gato
    O meu irmao tem uma e em dois meses de uso a fatura da luz deles mensal aumentou 20€ com contagem dadas todos os meses assim que a retirou voltou ao normal agora vou fazer eu o teste
    Alguem notou algo parecido ?

  56. Avatar de José Neves
    José Neves

    Viva. Alguém sabe qual o tipo de chave para abrir a tomada dita inteligente ? Aquilo tem 2 parafusos do tipo estrela, mas depois tem outros parafusos de um tipo de chave que nunca tinha visto antes. Sugestões

    1. Avatar de José Neves
      José Neves

      Estou em dúvida entre o tri-point e o Tri-wing. https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_screw_drives#Tri-wing

  57. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Fiz o pedido de 2 tomadas há 8 dias e recebi hoje, pelo que li aqui parece-me que a coisa e complicada, será que funciona como uma tomada normal ? Liga-se, acende a luz e fica tudo ligado, desliga, apaga a luz e desliga tudo, alguém sabe ? Obrigado

  58. Avatar de Zebedeu
    Zebedeu

    Alguem já conseguiu ligar uma box da Meo ou outro operador como master?

  59. Avatar de Nuno Santo
    Nuno Santo

    Encomendei uma tomada inteligente da EDP,que já recebi, a primeira vista notei uma diferença da que vi aqui no pplwere, não tem o fio com o infravermelhos tentei configurar como o que vinha no panfleto não consegui, fui ao YouTube e todos os vídeos que vi lá tinha o infravermelho, o Master ligava e os restantes equipamentos não por enquanto sem lógica de utilização.

    1. Avatar de Zebedeu
      Zebedeu

      Realmente estaa veem sem infravermelhos. A configuraçao é facil. Ligar tv no master, ligar tomada á energia, ligar a televisao, carregar 5 segundos no botao até ele ficar a piscar, deixar um bocado e desligar a televisao, voltar a carregar no botao e este pisca 3 vezes rapido, desligar a tomada, ligar restantes equipamentos e tá feito. Comigo funcionou. Com a box funciona quando ela entre em standby mas disco rigido a cada passo activa-se e liga os equipamentos por uns minutos e volta a desligar. Box nao deveria activar disco rigido quando em standby

  60. Avatar de Vando
    Vando

    A minha veio sem sensor infravermelhos e achei as instruções insuficientes.
    Tive de andar a testar várias maneiras até conseguir por a funcionar.
    Mas o equipamento que está no master nao se desliga. É normal?

  61. Avatar de Leonel Mendes
    Leonel Mendes

    Boas malta,
    A minha tomada chegou ontem e também tive alguma dificuldade em configura-la.
    Tentem com a Box da Meo e não deu certo, pois acho que o o standby da meo é pouco diferente do on, por isso não funcionar, pois a tomada funciona com a diferença da corrente utilizada entre standbay e on.
    Ainda vou tentar novamente, pode ser que resulte.
    Depois dou aqui a opinião.

  62. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Consegui configurar a minha com a box (MEO) em master (após muitas tentativas falhadas), a minha não trazia o IR, então liguei a box ao master, esperei ela reeniciar/booting e deixei em standby (instruções muito mal explicadas no folheto), após ela estar em standby temos de esperar que o disco pare/desligue ouvindo com paciência pois pode demorar algum tempo, assim que ele desliga, na tomada carregamos no botão learning até começar a piscar o led depois carregamos outra vez e irá piscar varias vezes de forma mais rápida e depois desligar, fica então configurado o standby da box, liguei o resto dos equipamentos em slave e ao ligar a box tudo o resto liga.

    Vantagens:
    – se tivermos gravações manuais a box está em standby faz a gravação
    – não temos de estar à espera do booting da mesma sempre que queremos ver TV

    Desvantagens:
    – por vezes a mesma ou faz actualizações fazendo arrancar o disco e assim todos os aparelhos ligam
    – ao iniciar uma gravação manual o disco liga e então tudo liga

    Resumindo, mesmo com essas desvantagens e visto antes estavam todos os aparelhos sempre em standby penso que é uma mais valia, vamos ver é se compensa na fatura ao final do mês…

    Cumprimentos e espero ter ajudado alguem, nem que seja de como configurar a mesma para outros aparelhos.

    1. Avatar de zebedeu
      zebedeu

      A sua box de quanto em quanto tempo se liga sozinha?
      É que a minha de 15 minutos em 15 minutos está sempre a ligar-se a e desligar-se! não acho isto muito normal…

      1. Avatar de Pedro Pereira
        Pedro Pereira

        também tive esse problema, parece que o disco mesmo com a box ligada se desliga ou para, desligado todos o slave, então tive que configurar a tomada com a tv como master, é chato o tempo que temos de esperar para o boot da mesma mas visto estar o reto desligado o dia todo penso que compensa a espera

  63. Avatar de Luís Hermeiro
    Luís Hermeiro

    Já agora é possível tornar a tomada inteligente numa tomada normal?

  64. Avatar de jose
    jose

    estou com o Lusi, esta tomada não funciona e não é pratica

  65. Avatar de walli
    walli

    abre-se a tomada-1ºferro de soldar e chupa soldas tira-se o relé tira-se a ponte, tiram-se as resistências associadas o iv que não serve de nada.
    solda-se um arame nos 2 contactos de comutação do relé.
    fecha-se a régua.
    serve de 5 tomadas monitorizadas por um disjuntor de botao

  66. Avatar de José Ramos
    José Ramos

    Boa tarde, a luz da tomada fica sempre a piscar? Obrigado.

  67. Avatar de António Batista
    António Batista

    Tenho uma tomada inteligente da EDP.

    Quando coloco o televisor (no caso um Sony) ligado na tomada Master a tomada inteligente funciona conforme a sua função/finalidade. Experimentei também com um TV da Samsung ligado na tomada Master e também funcionou.

    Quando coloco a Box TV UMA v1 da NOS em Master a tomada inteligente já não funciona! Isto mesmo fazendo as operações de memorização da tomada com a Box TV em stand by.

    alguém dar-me uma dica do que é que se está a passar e como ultrapassar esta situação?

    É que de facto é a Box TV que tem de estar em stand by logo ligado na tomada Master e não o televisor.

  68. Avatar de Raul
    Raul

    Encontrei após uma mudança de casa à 20meses, uma tomada destas. Acontece que já não me lembrava de como configurar. Felizmente encontrei o vosso artigo. Muito obrigado