Google e Mozilla já fazem vídeo chamadas via WebRTC…

23 Comentários

…entre os seus browsers

As novas tecnologias que estão a ser desenvolvidas, com base na Internet, oferecem um novo leque de funcionalidades direccionadas para o trabalho e o lazer.

Estas tecnologias começam já a permitir que a maioria das nossas ferramentas sejam substituídas e que passemos a usar sistemas nativos de comunicação dentro do browser.

O WebRTC vai permitir que façamos chamadas de vídeo com a máxima qualidade dentro do browser. A Google e a Mozilla têm estado a trabalhar neste standard e agora mostraram a compatibilidade entre os seus browsers e as suas implementações.

WebRTC_1

O WebRTC, para quem não conhece, é uma nova tecnologia, criada pela World Wide Web Consortium (W3C), que irá permitir aos browsers executar aplicações de chamada telefónica, video chat e partilha P2P sem a necessidade de plugins adicionais.

Desta forma vamos poder conversar através de chamadas vídeo entre browsers sem que tenhamos de instalar qualquer software adicional ou que tenhamos de fazer qualquer configuração adicional.

A prova agora dada mostra que esta tecnologia está madura e pronta a ser usada por todos em qualquer um dos browsers modernos.

Esta chamada, gravada em vídeo, serve para mostrar em primeiro lugar as potencialidades desta nova tecnologia e em segundo para que se confirme que a mesma tecnologia, desenvolvida por empresas distintas e concorrentes é compatível entre elas.

Vejam no vídeo abaixo a chamada que foi realizada entre Hugh Finnan, Director de Product Management da Google, e Todd Simpson, Chief Innovation Officer da Mozilla e que mostrou a compatibilidade entre o WebRTC do Chrome e do Firefox.

Caso queiram também testar o WebRTC e todas as suas potencialidades necessitam apenas de ter instalada a versão 25 Beta (ou posterior) do Google Chrome ou a versão Nightly do Firefox.

Caso usem o Firefox necessitam de activar o WebRTC através do acesso a about:config e aí dentro alterarem a opção media.peerconnection.enabled para True. No caso do Chrome não necessitam de realizar qualquer alteração à configuração.

Depois de terem instalada uma destas duas versões apenas necessitam de aceder à página do WebRTC e testarem a aplicação nativa.

Está aberta a porta a que sejam criadas aplicações web que façam uso desta tecnologia e que possam funcionar de forma transparente entre os browsers modernos.

Resta apenas que os programadores peguem nesta oportunidade e que dêem largas à sua imaginação e que as criem, surpreendendo o mundo, como tantas vezes o fazem.

Homepage: WebRTC

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    nice vou testa-lo amanha com os meus amigos

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    mas tu não tens amigos…

  3. Avatar de Joel
    Joel

    Era escusado o artigo em brasileiro.
    Ao menos retiravam o acento circunflexo do “telefônica”
    Quanto à noticia em si…. Mais uma ferramenta, mas nada de grande inovação…

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      +1

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      “nada de grande inovação” ???
      há-des dizer-me desde quando é que consegues fazer video-chamadas sem usar uma aplicação especifica para isso… desde quando fazes video-chamada usando apenas o browser…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        No Google+?
        No Facebook?

        Ambos suportam video-chamadas e video-conferências.

        1. Avatar de Manuel Silva
          Manuel Silva

          Sem o flashplayer?

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Então e diga-me. Não precisa de instalar mais nada no seu computador para usar isso pelo facebook? Eu respondo: precisa! Por isso acaba por ser uma aplicação específica na mesma.
          Isto nos browsers apenas precisa de activar uma opção. É só ler acima.

        3. Avatar de joao
          joao

          No facebook tens que instalar uma aplicação.
          Cumps…..

        4. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          E quem não utiliza essas tretas? Sim, ainda há pessoal que não utiliza redes sociais e de certeza que não é por causa das video-chamadas que vai começar a usar!

      2. Avatar de JS
        JS

        Tenho servidores dedicados para videochamadas.
        Ainda há o serviço da cisco (webex) ou o polycom…
        Ou seja, uso serviços da minha rede, pois não vejo utilidade na chamada de video a não ser para reuniões profisisonais.
        Mas depois há aqueles que dizem… e se quiser falar com um familiar, emigrado, a mais comum das situações :), uso o skype, o facetime ou outras “bugigangas” habituais, e que há em quase todos os smartphones.
        E sinceramente… acho que foi moda que não pegou… a video-chamada…

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      A inovação é que enquanto que no facebook, gmail e afins precisas de instalar um plugin para usar video chamada, esta funcionalidade torna-se agora nativa do browser e multiplataforma em todos os sistemas suportados por esse browser.

    4. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Sem ter a certeza, penso que a grande inovação será ser p2p. Isso significa que a chamada não depende de um servidor. Logo não tens o problema de o servidor estar em baixo, de deixarem de oferecer o serviço, de começarem a cobrar, etc, etc. Se for assim é um grande passo…

    5. Avatar de Peixe
      Peixe

      Mais nada com que implicar? duss

  4. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Também não dá só para isso 😉
    Imaginem P2P via browser xD

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Torch browser não faz isso?

      1. Avatar de Pedro H.
        Pedro H.

        Não conheço esse :p

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Nativamente há-de ser bom, mas o chrome tem um plug-in chamado Bit Torrent Surf.

    3. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Existe também um applet Java que é o bitlet, mas este é um cliente torrent.
      O que me referia é que podemos trocar ficheiros directamente entre browsers sem ter o ISP pelo meio. Da mesma forma que trocamos streams da camara e/ou audio ( concluo eu dos tutoriais que já li, mas posso estar errado. ) podemos trocar strings binárias entre browsers e assim trocar os ficheiros. eheheheh… Quero ver a polícia e os anti-piratas a dizer-me que partilhei certo ficheiro :p

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não deixa de ser curioso às voltas que o mundo dá.

    Há uns anos, quando foi lançado o Firefox, que ainda não se chamava Firefox, a ideia era ter um browser ligeiro e modular que fosse rápido e levezinho em recursos, por oposição ao “gigante” Internet Explorer 6.

    E isso era bom e o futuro, por oposição à ideia da Microsoft de atafulhar o IE com tudo o que era função.

    Hoje o Firefox (e o Chrome ainda mais) têm cada vez mais funções e são cada vez menos ligeiros e modulares e consomem cada vez mais recursos.

    E é o futuro, por oposição à ideia da Microsoft de só incorporar no IE o que faz parte das normas oficiais.

    Vá-se lá entender…

    1. Avatar de clar
      clar

      A ideia era acabar com os vírus, os pop-ups, ter mais funcionalidades, ser um pouco mais rápido… e o objetivo continua atingindo! Não é um browser (Firefox) perfeito… mas fez com que a Web evolui-se. Para melhor ou pior, fica à consideração de cada um.

  6. Avatar de André Sousa

    Eu bem tentei baixar o codigo fonte e instalar no meu servidor caseiro mas sem sucesso. Apos muitas pesquisas encontrei mais alguns “exemplos” desta extensão mas sem sucesso. Que tal uma ajudinha/tuturial de como montar este serviço para uso pessoal dentro de uma empresa ou assim? Com o codigo fonte na integra num alojamento não corre a APP.