Snow Leopard: o que há debaixo do capô?

22 Comentários

Tal como sugerido pelo A Friend, hoje decidi falar sobre o Snow Leopard e as melhorias que não estão à vista mas que trazem melhorias significativas em relação ao Mac OS  X 10.5, o Leopard.

  • Grand Central Dispatch

GDC

O Grand Central Dispatch é uma das grandes melhorias do Snow Leopard. Provavelmente já ouviram falar mas sempre se perguntar: o que é? Hoje em dia, cada vez são mais comuns os processadores com múltiplos núcleos. Esses processadores oferecem uma capacidade processamento fantásticas só que o grande problema é que as aplicações não aproveitam na totalidade as capacidades dos processadores de vários núcleos. Para colmatar esse desperdício, o novo Snow Leopard contém o GDC, Grand Central Dispatch.

O GDC distribui as tarefas pelos vários núcleos para optimizar o processamento, resultando em melhores performances dos Mac’s. O GDC também disponibiliza API’s para os programadores de novas aplicações possam incorporar a tecnologia GDC nas suas aplicações para que o processador seja utilizado ao máximo.

  • OpenCL

OpenCL

O OpenCL é outras das grandes novidades do Snow Leopard à muito esperada. É muito bonito falar do OpenCL, mas afinal o que é isso? Hoje em dia, os computadores estão equipados com melhores e mais rápidas placas gráficas. O que o OpenCL faz é aproveitar essas capacidades das placas gráficas para aplicações normais. Assim as aplicações poderão correr de forma mais rápida e fluida.

  • 64-Bits

64-Bits

Last, but not least o suporte a 64-bits. Esta é uma grandes novidades do Snow Leopard mas, o que significará afinal os 64-bits? Bem, para começar é o futuro! É a evolução natural que está cada vez mais a entrar pelas nossas casas dentro. A utilização do sistema em 64-bits dá-nos várias vantagens. Para começar, a tão conhecida situação da RAM. Com o sistema de 32-bits apenas é possível utilizar 4 GB de memória RAM. Com o novo sistema de 64-bits é, teoricamente, possível utilizar 16 exabytes. Mas, se pensam que a única vantagem é ter mais RAM, estão enganados. Umas das grandes vantagens do 64-bits é que possibilita um processamento duas vezes mais rápido, levando a uma maior rapidez e fluidez na execução de aplicações.

Como o sistema em 64-bits está ainda em transição, o Snow Leopard correr 32 e 64-bits simultâneamente para que não haja problemas de compatiblidades de aplicações que só funcionem em 32 ou 64-bits. Também, a segurança está reforçada com o sistema de 64-bits. Com a introdução dos 64-bits é possível criar cifras melhores e mais complexas tornando o nosso computador cada vez mais impenetrável.

Assim fica uma pequena e breve espreitadela das features mais gerais que, à primeira vista, não são visíveis mas que trazem melhorias significativas na utilização do sistema operativo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Silva

    Realmente estou um pouco curioso sobre o 32 bits e os 64bits do SL… Ouvi dizer que ele com o kernel a 32bits consegue correr aplicações de 64bits.. confirma-se?

    1. Avatar de Agustin
      Agustin

      Confirma-se, o kernel do mac os x 10.6 é 32 bits, mas o resto das aplicações ficam a 64 bits

      1. Avatar de daigorocub
        daigorocub

        Mas e as aplicações a 32 bits? correm na mesma?
        Há problemas com aplicações que deixam de funcionar no Snow Leopard?

        1. Avatar de Daniel Filipe

          Não… Todas as aplicações, tanto em 32 com em 64-bits funcionam perfeitamente no Snow Leopard.

      2. Avatar de Geração HD

        O kernel já é 64bit também …

        no entanto por questões de compatiblidade com drivers ( por enquanto ) está a arrancar por defeito a 32bit … se no boot carregarem nas teclas 6 e 4 … ele arranca a 64bit ( nos mac com processador intel ).

        1. Avatar de Tiago Carvalho
          Tiago Carvalho

          Também li isso num forum, mas infelizmente com o meu white macbook nao funcionou… Alguma alternativa?

          1. Avatar de a friend
            a friend

            O teu White Macbook é

            Intel Core Duo
            ou
            Intel Core 2 Duo?

            é que a primeira geração não é 64-bit.. só a segunda 😉

  2. Avatar de overflow
    overflow

    just my 2cents

    gostaria só de chamar a atenção que este processador não é um 64 bits puro. O que faz é pegar em duas instruções de 32bit e analisa-as simultâneamente, o que é “ligeiramente” diferente de termos um processador que consegue analisar instruções de 64bit.

    Um dia teremos no mercado doméstico este tipo de equipamentos!
    Cumprimentos e todos e continuem com o excelente trabalho!

  3. Avatar de minhOca
    minhOca

    gostava que o mac funcionasse em qualquer computador….
    Eu gosto muito do mac os x mas como tenho um pc nao funciona… acaba por ser chato!

    cumps

    1. Avatar de Marco Faria
      Marco Faria

      No caso de ser um portátil não há nada a fazer, mas se for um desktop (tradicional pc “de mesa”) há um equipamento no mercado, uma simples peça que ligas no pc e corre o Mac OS

      1. Avatar de minhOca
        minhOca

        peça do tipo legal ou….. xD

        E em relação ás drivers?
        essa peça também resolve o problema?
        E quanto custa já agora…

        cumps

      2. Avatar de a friend
        a friend

        É tudo um questão de configuração, paciencia e encontrar os drivers certos caso estes não existam nativamente no MacOsX

        Eu já o corri num Acer Aspire One e bastante bem mesmo.. o sistema é relativamente leve…

        Aqui tem um bom exemplo de o Snow Leopard a correr num Sony Vaio P Series

        http://www.youtube.com/watch?v=VtiQR4nAdbg

        O Snow Leopard está a correr ainda melhor do que o Leopard porque como as mudanças que lhe fizeram foram tão grandes e livrarem-se do binario universal, fe-lo correr ainda melhor nos “hackintosh’s”

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Existe outra maneira. Eu tenho instalado o iPC que é o Mac OS X adaptado para computadores normais. Como este existem outros (iAtkos, por exemplo). Pesquisa por Hackintosh, acho que vais encontrar mais informações acerca disto (o maior problema são as compatibilidades dos drivers).

  4. Avatar de konteudos.info

    Claro que o Snow corre em PC e sem a tal peça , e em 64 bits 😉

    1. Avatar de minhOca
      minhOca

      Eu penço que o problema maior sao as drivers… nao deve ser facil de arranjar….

      1. Avatar de minhOca
        minhOca

        ai jasus………. penso* xD peço desculpa

  5. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    É também de salientar que não trás só coisas bonitas, por exemplo os PATHs dos headers de C ficaram todos trocados mesmo o próprio PATH para o gcc, desta forma nem sequer consegui compilar e quando mudei o PATH as bibliotecas também foram todas mudadas.
    Já agora de alguem tiver solução para isto agradeço =) lol

    1. Avatar de Reuven
      Reuven

      Emanuel,

      Eu consegui compilar. A única coisa que fiz, visto que o SL não trazia o xcode e por conseguinte o gcc, foi instalar o xcode. Criei um pequeno programa em C e compilei na perfeição com o gcc.

      Cumps.

      1. Avatar de Bónus

        O CD do SL traz o Xcode na pasta “Instalações Opcionais”.

  6. Avatar de a friend
    a friend

    Caro Daniel Filipe, excelente!

    Dar a conhecer estes detalhes por debaixo do capô do Snow Leopard é sem duvida algo importante para acabar com certos comentários que se vão lendo que não correspondem à verdade.

    Os meus parabéns (mais uma vez) pelo trabalho e obrigado por ter ouvido a dica 😉

  7. Avatar de konteudos

    O Snow até corre de um USB

    http://konteudos.info/?p=2100

    a tal peça (Dongle) é a “Efix” . Emula a Bios de um Mac