Tecnologia Wireless alimenta baterias de portáteis

33 Comentários

Recarregar o portátil usando o sistema sem fios demora o mesmo tempo quando usamos a tomada eléctrica.

Os novos “Latitude Z”, são a mais recente aposta da Dell e podem ser recarregados através da tecnologia wireless, recorrendo a uma base para o efeito. Assim, os “Latitude Z” tornam-se o primeiro portátil do mundo a usar esta tecnologia para efeito de alimentação de baterias.

Segundo a Dell, o tempo de carregar uma bateria através da tecnologia Wireless é o mesmo quando comparado  ao método tradicional de ligar o computador a uma tomada de energia eléctrica.

No entanto é necessário frisar que estas funcionalidades só são possíveis devido à inserção de um processador ARM, separado do processador principal.

Outra das características do portátil é a possibilidade de aceder a ficheiros e aplicações rapidamente sem a necessidade de iniciar o Windows, possuindo algumas teclas na parte direita do monitor que funcionam com shortcuts para algumas aplicações (personalizável). A Dell denomina  esta tecnologia de EdgeTouch.

O Latitude Z permite ainda ligar-se a outros dispositivos através da tecnologia wireless (ex. monitor)

A tecnologia de carregamento de baterias de telemóveis, notebooks e outros equipamentos electrónico já existe há algum tempo e funciona a distâncias curtas, de 3 a 5 metros. A transmissão é feita por ondas de rádio a partir de um equipamento ligado à tomada.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de x3minater
    x3minater

    Quanto custará?

    1. Avatar de Alex C.
      Alex C.

      “O novo Latitude Z está disponível nos Estados Unidos a partir de US$ 1.999 com processador Intel Core 2 Duo com 1,4 GHz, 2 GB de memória RAM, vídeo integrado, SSD com 64 GB e gravador de DVD externo.”
      Fonte: baboo

  2. Avatar de Joca
    Joca

    Quando é que tencionam publicar a lista completa dos vencedores, com as pontuações completas daqui: https://pplware.sitedev.pt/2009/09/28/peopleware-live-2%c2%aa-edicao-resultados/ ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Olá meu caro.
      A Lista está pronta e vai ser lançada hoje de tarde. Fiquem atentos e já agora parabéns aos participantes.

  3. Avatar de Fab
    Fab

    “Outra das características do portátil é a possibilidade de aceder a ficheiros e aplicações rapidamente sem a necessidade de iniciar o Windows, possuindo algumas teclas na parte direita do monitor que funcionam com shortcuts para algumas aplicações (personalizável). A Dell denomina esta tecnologia de EdgeTouch.”

    ??!! Sem aceder iniciar o Windows?! … é impressão minha ou o Windows estava a correr e aquilo não é mais que uma aplicação (da Dell?) no Windows que reage ao EdgeTouch (uns sensores de lado no ecrã)?

    …….

    1. Avatar de Alex C.
      Alex C.

      A Dell se não me engano usa um Windows XP “nLited” com uma aplicação sua. É um Windows sim, mas separado do sistema principal do usuário

    2. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Pelo que percebi as coisas não estão relacionadas. Há os sensores ao lado do ecrã que são apenas atalhos para correr aplicações, e que podem ser configurados para a aplicação que quisermos, e outra coisa distinta é o tal acesso a ficheiros sem iniciar o windows, possibilidade que não é explicada no vídeo.

      Foi o que eu percebi no artigo, corrijam-me sff se estiver errado.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Sem fios? ter o portatil naquela docking station ou ligar um carregador para mim é igual…

  5. Avatar de fran
    fran

    há outra tecnologia bem melhor e acho que já passou por aqui.

    é uma base que carrega qualquer dispositivo que esteja em cima dela… neste caso funciona com qualquer dispositivo eletronico com baterias…

    se alguem souber do link, que coloque aqui pf.

    abraço

  6. Avatar de jr
    jr

    Custa-me um bocado a acreditar que os tempos de carga da bateria em wireless ou ligado a uma tomada sejam iguais. O sinal wireless tem essa quantidade de energia? Ver para crer.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Talvez porque não é um sinal wireless igual ao de um router, digo eu.

      1. Avatar de jr
        jr

        Então acredito no que disse o JMCS. Deve cozinhar.

  7. Avatar de JMCS
    JMCS

    Espero nunca estar perto de nenhum desses portáteis ou bases.

    O utilizador deve estar a cozinhar-se com micro-ondas.

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      mas tu cozinhas a ouvir rádio? …
      não sejam tão pessimistas …

      muito pior faz o telemóvel e usam todos contentes

      1. Avatar de kekes

        Mas tipo existem muitos tipos de radiaçao, existem umas prejudiciais e outras nao tens a UltraVioleta tens a Infervermelha, cuja a diferença em termos energeticos é elevada. Quem te diz que nao sao piores de as usadas nas telecomunicaçoes moveis?

        Agora uma onda com tal quantidade de energia sabendo que tambem uma parte é dissipada, nao será de facto algo prejudicial a saude? Atençao a energia nao é criada porque sim, é porque de facto a onda tem uma grande quantidade de energia a si associada, ou seja poderá nao ser totalmente inofenciva…

        1. Avatar de kekes

          PS:

          Wireless LAN devices use wavebands as follows:

          * Bluetooth 2450 MHz band
          * HIPERLAN 5800 MHz band
          * IEEE 802.11 2450 MHz and 5800 MHz bands

          As telecominaçoes nao passam de 1900mhz, ou seja têm menos frequencia associada.

          1. Avatar de Celso Azevedo

            @kekes,
            A tecnologia do 3,5G utiliza os 2100mhz 😉

        2. Avatar de JPedrosa
          JPedrosa

          Bem, esta tecnologia em concreto não sei como vão fazer, mas um concorrente, sei que estão a implementar via campo electromagnético. Que, neste caso, seria semelhante ao campo electromagnético gerado pelo planeta, e com esse campo, comprovadamente não sofres 😛

          http://www.techamok.com/?pid=6845

          1. Avatar de kekes

            Sim o electromagnetismo faz parte do nosso planeta terra, mas nao te esqueças que a sua força nao é assim tao grande em comparaçao ao que será necessario para alimentar um PC penso eu de quê, e claro que nao tenho dados mas é tudo uma questao de pensarmos pois caso contrario usariamos o proprio electromagnetismo terrestre para produçao de energia em grande escala. Para fornecer energia a uma maquina de modo sem fios é necessario uma grande quantidade de energia ou seja todas as forças envolvidadas. A luz e uma onda electromagnetica, propaga-se no vacuo, a aporta grandes quantidades de energia. O sol e uma grande fonte de energia, pensa podes apanhar um escaldao facilmente na praia, mas o seu rendimento a nivel de proveitamente energetico nao é assim tao grande, sao percisas grandes areas para se ter um aproveitamento rentavel, agora imagina uma quantidade enorme de energia concentrada num curto espaço, bem nao irá fazer, imagina teres uma radiaçao solar um numero de vezes mais intensa, iras-te queimar num tempo muito inferior.

            Tive a uns tempos a ler uns artigos para a universidade sobre radiaçoes e afins, e é um dos grandes problemas do futuro. Como irá o homem e as restantes formas de vida adaptarse a tal fenomeno que vai crescendo a olhos visto muito por nossa culpa.
            Isto das ondas nao é algo de se tratar de forma leviana, pelo contrario deveremos evitar a todos custo o seu uso principalmente aportando grandes quantidade de energia, pelo que nao é uma tecnologia que me cative, quero é bateria de maior capacidade fora isso é facil ter um fio ligado ao PC de vez em quando.

  8. Avatar de Yahoo!
    Yahoo!

    isto nao tem riscos para saude?

  9. Avatar de mushi
    mushi

    parece q por aqui ninguem ouviu falar de nikola tesla

    1. Avatar de HikariKyubi
      HikariKyubi

      O homem tinha um grande projecto relacionado com transmitir informação através de “disparos” de electricidade com a ajuda da atmosfera. Eramos capazes de ter a Internet uns 10-15 anos mais cedo se não fosse a Grande Depressão a estragar o esquema ao homem XD

      Ou algo nesse sentido, já não me lembro a 100% do programa que vi no Discovery sobre o Tesla 😛

    2. Avatar de FredRF
      FredRF

      Pois nunca tinha ouvido falar dele, mas vivendo e aprendendo.

      Se também não ouviram falar dele http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla caso vos interesse.

      Abraço,

      FredRF

  10. Avatar de oporto
    oporto

    Creio que isto não seja novidade alguma!
    Isto porque pelo que percebi o portátil não precisa de estar ligado ao seu carregador, mas a sua base sim…
    Ora bem, isto funciona então como um transformador eléctrico onde o campo magnético criado pela base é convertido por algum aparelho na própria base do portátil, permitindo assim carregar a bateria deste como se estivesse ligado directamente ao carregador e com a mesma velocidade.
    Tirando o portátil da base, este então não conseguira carregar mais a bateria.
    Não me parece uma solução pratica e saudável, talvez sim para o futuro, no aproveitamento para carregamento de baterias de carros eléctricos estacionados nas ruas.
    Mas hoje em dia há sinais de radio por todo o lado e isto quando não há certezas cientificas sobre os possíveis efeitos sobre a saúde dos indivíduos, ter assim uma radiação mesmo por baixo das palmas da mão e com esta potência não me será a mim de todo apelativo…

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Grande dell. Mais ondas no ar não ?

  12. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    O grande visionário Nikola Tesla, já tinha deduzido e inventado esta tecnologia há muitos anos atrás… Pena é que por não alinhar com as pessoas ditas certas, foi marginalizado e prostrado ao esquecimento perdendo para terceiros grande maioria das suas patentes…

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      thumbs up for you

      um dos maiores génios e igualmente dos mais ignorados, morreu só.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Wardenclyffe_Tower

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    qualquer dia implementao é um sistema tipo os das lanternas. agitar e carrega a bateria… claro k so é possivel com discos ssd, os normais corria o risco de perder toda a informaçao… um portatil k se carrega com o deslocamento do dono… isso sim…

    cumps

  14. Avatar de Luís Santos

    Queria deixar aqui uma pequena correcção. Aliás, duas.

    Em primeiro lugar, o carregamento sem fios não tem nada a ver com tecnologia wireless, mas antes com induccção magnética. É a mesma tecnologia que se usa para carregar as baterias de algumas máquinas de barbear, escovas de dentes eléctricas, etc..

    Em segundo lugar, o processador ARM (e outra board) não são necessários para permitir o carregamento da bateria sem recurso a cabos. São, isso sim, necessários para permitir o tal “arranque relâmpago”, que mais não é do que um “Live CD” embutido no computador, através da tal board e processador ARM.

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      tinha pensado o mesmo em relação ao ARM, não tinha lógica nenhuma!

  15. Avatar de jony_be
    jony_be

    ja existe para telemoveis? onde arranjo isso?

    se de facto nao é necessario nenhum tipos de fios, espectaculo. ficamos a um passo de no futuro nao andarmos com fios para todos os lados.

  16. Avatar de Duarte
    Duarte

    Boas.
    Eu li algures que o novo nexus 7 já traz esta possibilidade de carregar via wireless. Alguém pode confirmar esta informação?
    Obrigado.