Porta USB-C nunca! Apple pretende retirar todas as portas do iPhone 12

153 Comentários

A Apple sempre seguiu o seu caminho no que toca às tecnologias usadas no iPhone. Apenas quando estas estão maduras e as domina as coloca no seu smartphone para que todos as possam usar no máximo das suas potencialidades.

Uma resistência que a Apple tem tido é a adoção da porta USB-C. Mesmo sendo uma obrigação em alguns países, a empresa prefere manter a sua opção. Em breve poderá dar um novo passo, ao remover todas as portas de ligação no iPhone 12.

iPhone 12 USB-C Apple portas smartphone

Grandes novidades para o iPhone 12

Ao longo dos anos a Apple tem trazido mudanças ao iPhone que são essenciais. São melhorias que o tornam mais moderno e com as melhores tecnologias. Este passo nem sempre é bem interpretado, mas acaba por ser aceite pelos utilizadores.

Uma das maiores mudanças que se esperava para o iPhone 12 era a da sua interface de ligação. Com toda a pressão para a mudança para a porta USB-C, era quase certo que a Apple faria esta alteração. Afinal, e numa mudança radical, o novo iPhone pode não ter nenhuma porta de ligação.

Apple não quer a porta USB-C

Esta não é de todo uma informação oficial e nem sequer uma certeza com base em informações obtidas nos fabricantes. Vem de um conhecido leaker, Jon Prosser, que na sua conta do Twitter revelou esta nova informação sobre o iPhone 12.

Assim, e de acordo com estes dados, este novo iPhone deverá surgir com apenas carregamento sem fios. Esta não é uma nova tecnologia para a Apple, uma vez que os seus modelos mais recentes já suportam esta forma de carregamento.

iPhone 12 USB-C Apple portas smartphone

O que nos trará este novo smartphone?

Com esta decisão, a Apple consegue contornar as tentativas de imposição da União Europeia. A escolha de uma interface universal recaiu sobre o USB-C e por isso todos os fabricantes a devem assumir e tornar padrão em breve.

É ainda muito cedo para saber ao certo o que a Apple está a preparar para o iPhone 12. Já surgiram muitos dados, mas como sempre sem qualquer certeza ou confirmação. Assim, apenas após o verão se saberá o que este novo smartphone vai mesmo trazer.

Apple: O design do iPhone 12 Pro Max será este?

Comentários

153

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Já foi o tempo que a maçã era referência em tecnologia em seus smartphones. Hoje vive correndo atrás, coisa tão simples e muito útil é uma porta USB-C, impressão digital e carregamento rápido, mas insistem em não ter. Pena…

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      É que o carregamento sem fios de forma exclusiva é só parvo.
      Primeiro porque obriga a andar com algo ”maior” no bolso, pois imaginem quantos locais n têm um carregador sem fios disponivel?
      Imaginem-se num voo em que para carregar o telemovel têm de o tar a segurar com uma dock sem fios encostada a ele para carregar, ou num carro que n tenha QI, ou ”powerbank” wireless.
      A vantagem do fio é que permite o uso enquanto se carrega com toda a praticabilidade

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Agora imagina que essa dock tem bateria integrada e “cola” ou adapta-se ao telemóvel como capa. São especulações mas seria bem interessante ter algo que permitisse a portabilidade do aparelho enquanto está a carregar. Seja iPhone, Samsung ou Xiaomi

        1. Avatar de Filipe Rocha
          Filipe Rocha

          Sim chama-se carregador com fios.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Actualmente basta um cabo e carrega-se em qualquer sítio. No trabalho ligo um cabo ao PC está feito.
          Em casa tenho tomadas com portas USB assim como no portátil ou no carro. Isto vai obrigar ou andar com um carregador sem fios atrás ou comprar meia dúzia deles para ter nos diversos locais.

          1. Avatar de Rrrrrr
            Rrrrrr

            A acontecer, o mercado vai-se adaptar. Tal como aconteceu com a porta jack

    2. Avatar de Pinto
      Pinto

      Quase que concordo. Jack 3.5, micro sd, baterias removiveis, flash, etc etc, tudo coisas descartadas pela Apple e que os outros reclamaram, incluiram em publicidade e no final, retiraram tambem.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Quase que concordo. Tudo o que mencionaste ainda existe em centenas de dispositivos sendo que o MicroSD e Jack 3.5 ainda existem em telemoveis de topo.

        1. Avatar de Pinto
          Pinto

          Alguns tem micro sd e perde-se o dual sim. A maioria dos topos de gama não tem jack 3.5, Google Pixel 4, Huawei P40 Pro, Samsung S20 e Note 10, Oneplus 7 e 8. Obvio que há outros, mas teimosamente vão seguindo a Apple. Custa a concordar, mas devias, no fundo sabes que tenho razão naquilo que escrevi. 🙂

    3. Avatar de Vítor M.

      Ainda é referência, mas outros estão também a fazer a sua parte. Repara que a Apple foi a primeira a usar massivamente uma porta inovadora, a Lightning. Só muito tempo depois teve uma “congénere”, o USB-C, consórcio que a Apple também faz parte, atenção 😉

      Depois, como alguém já comentou ali para baixo, e ainda bem que há malta que conhece a história das coisas e sabe que o mundo da tecnologia não começou depois do Google aparecer, a Apple sempre foi impulsionadora de novas formas de usar a tecnologia, já vem de trás, do tempo do rato, da forma como a empresa o colocou em uso com uma interface no sistema operativo. Na altura foi revolucionário.

      Depois a empresa tem muitos outros exemplos, aliás, indo um pouco mais além do que falaram da utilização da disquete, a Apple tinha nesse sistema o mais avançado até hoje, a altura os Macs tinham um mecanismo de expulsar as disquetes como mais tarde apareceu nas drives de CDs.

      Até que um dia a Apple entendeu que, havendo o CD, a disquete não era fundamental. Quando a removeu, o mundo apontou o dedo e fez muitas críticas. Meses mais tarde, as grandes marcas seguiram o exemplo em muitos dos seus modelos.

      Mais tarde, e há um, vídeo importantíssimo sobre isso, Steve Jobs falava no que mais tarde se percebeu que era a CLOUD, tal como a conhecemos hoje. Ele já utilizava na década de 90, se não me engano, uma espécie de cloud e teorizou sobre isso num evento.

      A Apple foi uma das primeiras a ter um serviço de mail, e muitos outros produtos e serviços que, uns fizeram história e são hoje a base de muita coisa, outros desapareceram, como aquela consola de jogos Bandai Pippin…

      Portanto, criou e cria muita tecnologia, faz parte dos consórcios que desenvolvem muitas outras tecnologias que os outros também usam.

      Por exemplo, a empresa arrumou com o Jack 3,5 mm nos dispositivos móveis primeiro e mais tarde nos Macbooks. Mas acrescentou os USB-C, várias portas, que dá para tudo e com isso também fez aumentar o desenvolvimento dos auscultadores sem fios. Claro, foi buscar a sua quota e hoje os auscultadores Apple são um trunfo, vendem como pães quentinhos.

      Um exemplo fantástico foi a criação da porta/tecnologia IEEE 1394. Também conhecida como Firewire. Uma porta de alta velocidade que foi inovação na altura e potenciou outras empresas para muitos dispositivos ligados a conteúdos de vídeo e áudio.

      Anos mais tarde, removeu dos seus computadores esta porta, começou a apostar na tecnologia Thunderbolt, uma interface de comunicações desenvolvida pela Intel com auxílio técnico da Apple. Mais um passo enorme nesta capítulo que veio trazer um salto tecnológico. A sua evolução permitiu atingir patamares de ligação de 10 Gb/s (duas vezes acima do padrão Universal Serial Bus 3.0 – USB 3.0).

      Também removeu tudo isso nos MacBooks e agora tem 4 portas USB-C. Mais simples, limpo e mais poderoso.

      No iPhone, iPod e iPad, a Apple usou uma nova porta. A dock connector, criada em 2003, era uma ficha conhecida como 30 pinos, permitia numa só porta passar dados, energia, vídeo, som… e durou muitos anos, até aparecer a Lightning, em 2012. Serviu também de inspiração a outras marcas, relembro que a Samsung criou uma porta parecida.

      A cloud sempre foi a escolha, nunca o microSD, outros seguiram o exemplo, outro não. Depois a Apple começou a ver que as tecnologias atuais podem ajudar a remover componentes sem perder a usabilidade. Um exemplo é a remoção do botão mecânico do Home. Passou a ser com um sistema Taptic Engine, ou melhor, passou a ser tecnologia de vibrações hápticas. Menos espaço ocupado, mais bateria, por exemplo. Menos orifícios, mais funcionalidade estanque.

      O mercado começou a usar o carregamento sem fios. A Apple deixou amadurecer essa tecnologia, viu nos outros que funcionava já muito bem e decidiu colocar nos iPhone. Antes disso já tinha testado no Apple Watch (e não só). Com o amadurecimento desta tecnologia, a Apple irá remover o carregador de energia. Como fez com os AirPods, que não precisam de cabo.

      Com a qualidade do Bluetooth 5 e seguintes, a Apple começou a ver que pode remover o cabo de dados, e se adicionar WiFi à ligação, como faz no AirDrop, então melhor ainda.

      A qualidade começa a notar-se, com o AirPlay 2 a empresa tem uma qualidade de transmissão sem fios multimédia fantástico.

      Aliás, desde há algum tempo que podemos ligar o iPhone ou iPad ao computador (ao iTunes) via WiFi, podemos ligar o iPhone à energia pelo carregamento rápido ligar o iPhone à internet por WiFi, ligar o iPhone e iPad à Apple TV, HomePod, Apple Watch.. entre outros sem usar um cabo que seja.

      A Apple removeu o Touch ID para usarmos o Face ID nos topos de gama e média gama. Mas o futuro irá tirar o Touch ID também de vez. Menos componentes, menos hipótese de avaria, mais espaço para bateria e outros chips… mais estanque…

      Praticamente fazemos tudo sem usar botões num iPhone ou iPad, com o software e ecrãs cada vez mais sensíveis, portanto, sim caminhamos para as portas desapareceram. Caminhamos para os botões desaparecerem… é o normal. 😉 Ainda bem que há muitas empresas a criar o seu caminho, e a Apple vai olhando em volta para ver o que fazem de bom e trazer para dentro. O importante é haver dentro ecossistema Apple, para qualquer utilizador poder usufruir 😉

      1. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        Parceiro aprende a ser sintético. Como eu gostava de ter tempo livre para escrever um texto desse tamanho..ou lê-lo! A apple é tao top notch e nos iphones nem tem verdadeiro multi-tasking :facepalm:

        1. Avatar de Vítor M.

          Mais que tempo, tens de ter conhecimentos para poderes compilar argumentos 😉 assim não vinhas com o exemplo ridículo do notch 😉 e se percebesses o que é multi-tasking, saberias que o iOS já o tem há anos 😉 aliás, desenhou-o no iPad muito bem. Não tem outras coisas, como a divisão do ecrã no iPhone, tem até melhor no iPad, são opções 😉

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        Bem fundamentado. Gostei de ler, apesar de não ser utilizador Apple.

      3. Avatar de Rrrrrr
        Rrrrrr

        Muito bom texto!
        E muitas curiosidades aí pelo meio.

      4. Avatar de Ricardo P.
        Ricardo P.

        Muito bom. Não sabia algumas dessas tecnologias. Gostei de ler que Jobs já usava cloud nos anos 90. Não sabia que a Firewire que usava na minha box pinnacle era desenvolvimento da Apple. Boa info.

        1. Avatar de Vai-te catar
          Vai-te catar

          FireWire = Desenvolvimento Apple + Sony, cujo nome técnico é IEEE 1394.

      5. Avatar de Cortano
        Cortano

        Claro… A história do rato…
        Xerox e não Apple.

        Aliás… O conceito de raro da Apple nem sequer pegou no marcado e por isso hoje em dia temos ratos com montes de botões e não apenas um sabonete.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é a “estória” da história. A Apple tem na sua história o rato e vendeu a interface que desenhou para o usar, e vingou. Já a Xerox não. É fácil falar, mas provar 😉 o conceito do rato da Apple pegou, aliás, foi o primeiro a pegar. Por isso hoje e graças à Apple, temos o rato a funcionar como funciona. Depois derivou para mais botões ou menos, aliás, uso um com um único botão e uma superfície multi-toque 😉 mas há muitos.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            O que eu disse estão mais que provado.
            Trazer uma coisa quota já existe para o mero não é inovar.

            Mas pronto. Apple inventou tudo.

          2. Avatar de Vítor M.

            Se não existia um sistema operativo com uma interface que interagisse com o rato, se apareceu um, isso não é inovar? Claro que é e foi dali que apareceu o que hoje usas, a forma como usas no Windows. Podes mudar a história como quiseres para ti… mas factos são factos.

          3. Avatar de Cortano
            Cortano

            Em cima. Teclado e dicionário Apple no seu melhor.

            *Trazer uma coisa que já existe para o mercado não é inovar.

          4. Avatar de Vítor M.

            Tu falhas e culpas a máquina 🙂

      6. Avatar de Miguel
        Miguel

        Muito bom texto, mas, é sabido que em determinadas áreas, a filosofia dos últimos anos da Apple, com as suas máquinas (macbooks com usb-c), OSX Catalina, iPhones sem Jack, tem feito com que os profissionais tem desistido de Mac. O mercado profissional dos audiovisuais está a mudar para PC (devido ao custo/beneficio) e mesmo os profissionais estão a deixar os macbooks pelo problema do USB-C, a constante necessidade de adaptadores e pior, o throtling, que está a cortar na prática o desempenho, porque não conseguem estar muito tempo no máximo sem aquecer, exactamente porque tem um design slim, limpo, bonito e tal. Os iPads seguem a tendência do Surface (normalmente era a Microsoft que seguia a Apple) mas depois só tem software de produtividade limitado (Eu posso produzir num surface pro com uma aplicação profissional, igual a um pc, num iPad só aplicações especificas para IpadOS (masi custos, mais licenças, e não são software completos em relação às suas versões desktop) , Os iPhone já deixaram de ser o portento tecnológico, não tendo uma efectiva versão do iPhone para produtividade (um pouco à semelhança do Note da Samsung) porque o Jobs era o grande critico da Stylus, ficando assim limitados a versões “Pro” quesão versões maiores dos que os normais. Poucos são os profissionais de Audio e Video que actualizam para o Catalina (as aplicações de produção e edição deixam de funcionar). É assim, tudo em nome de ser lindo, slim, leve, pequeno. Poderosos, são, mas com calma…

        1. Avatar de Vítor M.

          Viva Miguel.

          […]tem feito com que os profissionais tem desistido de Mac. O mercado profissional dos audiovisuais está a mudar para PC (devido ao custo/beneficio) e mesmo os profissionais estão a deixar os macbooks pelo problema do USB-C, a constante necessidade de adaptadores e pior, o throtling, que está a cortar na prática o desempenho, porque não conseguem estar muito tempo no máximo sem aquecer, exactamente porque tem um design slim, limpo, bonito e tal.[…]

          Onde tens esse registo? A Apple e outros analistas têm visto que este segmento da Apple tem-se mantido estável. Aliás, repara que nos últimos anos é um mercado onde a Apple tem apostado substancialmente, basta ver o número de máquinas que a empresa coloca disponíveis, apostando mesmo em máquina poderosas para o mercado do audio-vidsual. Relembro o iMac Pro e o Mac Pro. Além disso, tem havido um incremento nas compras do MacBook Pro. Muitas destas máquinas estão dedicadas ao serviço de profissionais nas mais variadas áreas. A Apple referiu que no ano de 2019 vendeu 25740 milhões de dólares em Mac, um valor a cima dos 25198 do ano de 2018. Vendeu uma quantidade substancialmente maior ano passado.

          Os profissionais não têm no Windows uma estabilidade maior do que o que têm em macOS, isso é sabido e nota-se pela instabilidade que o sistema operativo teve em 2019, com constantes atualizações que deram muitos problemas. Não acredito que haja essa mudança que dizes.

          […]Os iPads seguem a tendência do Surface (normalmente era a Microsoft que seguia a Apple) mas depois só tem software de produtividade limitado (Eu posso produzir num surface pro com uma aplicação profissional, igual a um pc, num iPad só aplicações especificas para IpadOS (masi custos, mais licenças, e não são software completos em relação às suas versões desktop) , Os iPhone já deixaram de ser o portento tecnológico, não tendo uma efectiva versão do iPhone para produtividade (um pouco à semelhança do Note da Samsung) porque o Jobs era o grande critico da Stylus, ficando assim limitados a versões “Pro” quesão versões maiores dos que os normais. Poucos são os profissionais de Audio e Video que actualizam para o Catalina (as aplicações de produção e edição deixam de funcionar). É assim, tudo em nome de ser lindo, slim, leve, pequeno. Poderosos, são, mas com calma…[…]

          Não, os iPads não seguem o Surface, até porque o Surface tem o Windows e o iPad não tem macOS, tem iPadOS. O que a Apple está a fazer é dar ao iPad uma maior abrangência, onde só se cruza com o Surface (e nem foi o surface a usar isso primeiro) no uso da Apple Pensil. Porque o usar uma capa com teclado, já existe no iPad antes de existir Surface, usar o rato no iPad, já existe antes de existir Surface (pese o facto que fosse com software de terceiros), usar uma capa ou teclado com trackpad… OK, aqui popderá ir ao encontro do que era possível no Surface, mas não há mais que isso. O Surface continua a ser uma sombra no que toca a vendas e nem são do mesmo segmento.

          O iPhone continua a ser um poderoso smartphone com o melhor ecossistema que existe. Aliás, bem podes ver que as outras marcas continuam a tentar. Nenhum, contudo, consegue. Fora da Apple, a Google domina com o sistema operativo, todas as marcas estão dependentes da Google, as que não estão, são uma sobra do que eram. A Samsung, Huawei e afins são muito boas, mas estão sem poder para enfrentar a concorrência da Google, com o Android.

          A Google ao lado da Apple é uma sombra, no que toca a dispositivos, e o melhor que faz no software (exceto o Android), está dentro do iOS. O Note da Samsung é bom, mas não é isso que dizes, de produtividade com um tamanho que seja “quase tablet” esquece, o Android não funciona. E para tablet, o Android não tem nada que se compare ao iPadOS. Mas tem bom hardware, isso tem. Samsung e Huawei em tablets é TOP.

          Num iPhone uma caneta… não vejo grande utilidade. Se fosse assim, útil o Note da Samsung era um poderoso mercado de vendas e nem de longe o é.

          Depois ter tudo dentro de um ecossistema é algo fenomenal. Teres um iPhone que se liga aos AirPods Pro, podes apontar junto do HomePod e passar a música ou a chamada, ligares a Apple TV ao HomePod e gerires os conteúdos com o iPhone, usares o iPad como um comando gaming. Teres o HomeKit que te controla tomadas, luzes, dispositivos, teres tudo isso a ser gerido pelo iPad, ou Apple TV ou HomePod e em qualquer parte do mundo teres essa info no ecrã do iPhone… é TOP. Poderes chegar ao carro ligar o iPhone e teres as tuas rotas no Mapas, a agenda que te dá os caminhos, o playlist no Apple Music tudo integrado e gerires com o Apple Watch tudo isso… ou teres o Apple Watch sincronizado com os AirPods e nem precisares do iPhone para dentro da tua rede WiFi atenderes e fazeres chamadas… é outro nível. Tudo isso poder ter acesso ao iCloud onde tens a música a ponte entre dispositivos. Estás a escrever um texto no escritório, deixas tudo e chegas a casa e continuas noutro Mac que está ligado à mesma conta iCloud… copiar num iPhone e colar no iPad… saberes onde estão os teus equipamentos, via app Encontrar… teres acesso à TimeMachine para ires biscar algo que tinha numa pasta ano passado…

          Tudo isto é o que vale a Apple e muito mais, o seu ecossistema, percebes? É isso que as pessoas, os utilizadores Apple gostam. Ter acesso ao iPhone sem usar cabos para carregar ou enviar dados, atualizar o sistema operativo ou gerir conteúdos… Comprares um iPhone novo, colocares ao lado do antigo e deixares que ambos “falem” um com o outro para passarem a informação e ficarem ambos com os mesmos conteúdos…

          Falta falar em muita coisa que depois é a Google e a Microsoft a colocar dentro deste ecossistema e que o faz delicioso usar.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Respondeucom as grandes vantagens do ecosistema Mac, ao nivel do mercado domestico. Continuo a achar que a grande vantagem do Surface face ao iPad, é o software. Eu compro um DAW, (tenho o Studio One 4) que tem 3 licenças, Posso usar um Surface, o iPad nao tem software profisisonal igual ao MacOS, mas pronto, é uma filosofia na qual eu não concordo, porque obriga o consumidor a ter que pagar mais. Em relação ao crescimento que falou em 2019, sim houve um crescimento, mas foi transversal, tendo a Lenovo crescido 8,6%, a HP 4,7% e Dell 5,3%, as marcas do top 3, a Apple cresceu 2,15% em computadores. Daí a aposta substancial, porém, também gozada com os preços ridículos que leva muitas empresas a questionarem-se se existe realmente uma vantagem. O facto de utilizarem muito software próprio como o Final Cut e Logic, faz com que os clientes se mantenham fieis, porém, o crescente aumento de qualidade das maquinas windows (sim, houve um crescente aumento, não podemos comparar com a diferença de um mac e windows à 15 anos atrás, que era ridicula) leva muitos a pensar, será que vale mesmo a pena continuar a investir em Mac? A realidade é que se eu quero comprar um PC fixo, 27″, Intel i9 ou Ryzen 9, c/ssd e grafica dedicada, gasto atualmente 1500€. Com esse dinheiro, compro um i5 dual core, com disco mecanico. Usando software que existe para ambos os SO’s, realmente, não pensava duas vezes? Ou só se pensa nas qualidades do ecosistema sem olhar a custos?

          2. Avatar de Vítor M.

            Miguel, respondendo ao referido

            “Continuo a achar que a grande vantagem do Surface face ao iPad, é o software. Eu compro um DAW, (tenho o Studio One 4) que tem 3 licenças, Posso usar um Surface, o iPad nao tem software profisisonal igual ao MacOS, mas pronto, é uma filosofia na qual eu não concordo, porque obriga o consumidor a ter que pagar mais.”

            Percebo o que estás a dizer sim. Mas já por isso referi que o iPad não é do mesmo segmento do Surface. Nunca o comparo porque não é da mesma gama de operacionalidade. Um Surface tem paralelo num MacBook Air e não no iPad.

            O iPad Pro 12,9″, por exemplo, que uso imensamente no dia a dia para gestão do mail, gestão dos documentos, chat, videochamadas, redes sociais, edição de artigos, portfólio de imagens, gestão de serviços cloud, entretenimento (mais em viagem), entre várias outras aplicações com apps dedicadas (como gestão de PDFs, etc.), edição de texto, folhas de cálculo simples… é uma percentagem grande das tarefas que 85% das pessoas fazem no seu dia a dia. Elas não precisam mais do que um iPad para fazer praticamente todo os eu trabalho, tendo em conta que muitas até já trabalham nas aplicações de gestão web based. Portanto, o iPad está cada vez a capturar mais utilizadores pela sua abrangência e simplicidade. A Microsoft, por exemplo, lançou o Office para iPadOS que é fantástico e cobre seguramente 90% do que as pessoas fazem nos desktops.

            A ferramenta da Google, o Docs, Sheets, etc… funcionam de forma impecável no sistema operativo do iPad e iPhone. Aliás, ligando o iPad a um projetor, aquilo dá pano para mangas em várias área académicas (formação), etc.

            Reforço que um iPad não é do segmento do Surface. Mas serve 95% das ações que as pessoas que o usam precisam.

            “Em relação ao crescimento que falou em 2019, sim houve um crescimento, mas foi transversal, tendo a Lenovo crescido 8,6%, a HP 4,7% e Dell 5,3%, as marcas do top 3, a Apple cresceu 2,15% em computadores.”

            Não foi transversal, sim é natural essas marcas terem crescido, mas relembro que marcas como a Toshiba (entre várias outras fortes outrora) caíram e quase desapareceram. Por isso é que a Apple se tem mantido forte nos computadores portáteis, por exemplo.

            “Daí a aposta substancial, porém, também gozada com os preços ridículos que leva muitas empresas a questionarem-se se existe realmente uma vantagem. O facto de utilizarem muito software próprio como o Final Cut e Logic, faz com que os clientes se mantenham fieis, porém, o crescente aumento de qualidade das maquinas windows (sim, houve um crescente aumento, não podemos comparar com a diferença de um mac e windows à 15 anos atrás, que era ridicula) leva muitos a pensar, será que vale mesmo a pena continuar a investir em Mac? ”

            As pessoas que conhecem sabem que usar o Premier da Adobe, por exemplo, num Mac é melhor que usar num Windows. É mais estável, os Macs têm uma simbiose entre o hardware e o software, já no Windows isso não acontece. A Apple porque tem esse ecossistema faz “à medida”. OK, é menos abrangente que o Windows? Sem dúvida, o Windows é um fantástico sistema operativo no que toca à abrangência, mas hoje a grande massa de utilização está cada vez menos fragmentada. Tudo evoluiu para a web, cloud e aí, o Mac dá cartas, pois tem os browsers otimizados e não precisa de certas tecnologias únicas em Windows. Repara que as grandes empresas, em tempos fieis ao Windows, como a Corel, já abriram o seu leque ao macOS.

            Se uma máquina vale o preço que pedem? Vale, não é só pelo hardware. Não é só pelo software mas sim pelo ecossistema, pela qualidade e longevidade da utilização. Agora, máquinas do mesmo valor podem ter uma longevidade parecida, mas de certeza com qualidade de utilização diferente. A não ser na área gaming e mesmo aqui a Apple tem feito boas parcerias e já tens bons títulos, mas ainda longe do que existe para Windows. (nada que uma boa consola não ajude). Sim, continua a valer a pena investir num MAC, dura mais, é mais estável tempo inteiro e é bem feito, tem bons material (mas atenção, não é perfeito, é uma máquina e as máquinas um dia podem falhar).

            “A realidade é que se eu quero comprar um PC fixo, 27″, Intel i9 ou Ryzen 9, c/ssd e grafica dedicada, gasto atualmente 1500€. Com esse dinheiro, compro um i5 dual core, com disco mecanico. Usando software que existe para ambos os SO’s, realmente, não pensava duas vezes? Ou só se pensa nas qualidades do ecosistema sem olhar a custos?”

            Por 1500 euros uma máquina fixa não tens na Apple, o mais próximo disso é um Mac Mini Intel Core i7 6‑core a 3,2 GHz de 8.ª geração (Turbo Boost até 4,6 GHz), 512 GB de armazenamento SSD e com 8GB de RAM e ainda tens de comprar um ecrã, rato e teclado. Seria uma máquina para os 1750 euros. Mas com o que a Apple oferece de sistema operativo, tens uma grande máquina E provavelmente lado a lado com software de produção, este da Apple iria fazer o mesmo, se não mesmo mais. Até porque com software de produção provavelmente nem tirarás proveito do i9 nem das capacidades da gráfica. Gaming sim, ficas mais bem servido, mas gaming não é a área da Apple.

            Depois é perceber se com 4 anos em cima dessa máquina de 1500 euros se o desempenho com as atualizações sofridas ele ainda acompanhará o Mac Mini que também foi tendo atualizações de software. Embora que, lá está, a Apple irá oferecer mais. Até permite que tenhas um Windows instalado de forma “nativa” 😉 e sempre ouvi dizer, que a melhor máquina para correr Windows… é um Mac.

            Se a ideia for trabalhar com aplicações de gestão empresarial dedicadas ao Windows, então esqueçam o Mac. Há muitos cenários que nada bate o Windows, porque é poderoso e abrangente, como referi (agora até tem Linux “in side” 😉 tipo Mac 😉 )

            Portanto, onde está o erro? É na comparação. Nunca deves comprar, deves conhecer o que um faz e o que precisas. Pode um Mac nunca te servir, o que é muito normal, assim como um Windows ou um Linux não serve a todos.

            PS: DAW for Mac o que conheces?

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Bem, gostei da análise. Eu trabalho na area do audio, mas dentro de uma equipa de audivosuais, em que os programas usados sao premiere, e after effects(Final Cut, cada vez menos), no audio, a referenca é Pro Tools (ultimamente tem dado muitos crashs), que temos em Mac, com biblioteas de sons da Native (neste momento não funciona no Catalina), Arturia, Bundles de efeitos da Waves. Interfaces ADC/DAC Focusrite Rednet, com corrector de frequencia Sonarworks (que tem dado problemas), tudo num iMac 27 de 2015, 16Gb de ram c/SSD, na qual já acusa alguns problemas de desempenho e nem sequer tem o Catalina (lá está por causa dos problemas referidos acima). Depois, a diferença de desempenho (falando do audio) não é assim tão grande quanto isso. Maquinas equivalentes, aguentam mais ou menos, não ha diferenças significativas de desempenho com softwares equivalentes. Pro tools, Ableton Live, Studio One, Cubase, Reaper, tem apresentado sempre performances parecidas, e como ja referi, tenho uma maquina Windows que o Studio One e o Reaper nunca me pregaram nenhuma partida, nunca crashou, o Pro Tools no Mac já me fez refazer alguns passos, devido a erros inesperados. Falamos de software original, nada de cracks manhosos. Maquinas windows e mac convivem lado a lado no meu trabalho, e só notamos diferença na performance conforme as maquinas, estabilidade, é verdade que mac sempre foi mais estável, e o facto de podermos matar uma aplicação sem afetar as outras é uma vantagem para situações de atuação ao vivo, mas, também tenho visto maquinas windows a trabalhar dias seguidos, e zero erros. Sabia que a maior parte das mesas de mistura digitais c/ SO tem Windows como sistema operativo base? Para um sistema instavel como dizem, usado pelas grandes marcas de audio, é no minimo de estranhar. Ate à poucos anos atrás, se queriamos ter pouca latencia (abaixo dos 20ms) no windows, precisariamos de drivers especificos (ASIO), hoje em dia temos os WASAPI (que surgiram com windows Vista)que consegue ter 10ms em modo de exclusividade, performance apenas comparavel com ASIO ou, o Coreaudio da Mac, daí a tradição dos Macs no Audio, mas lá está, aos poucos, o custo/beneficio tem tendido para as maquinas Windows, basta olhar para artigos, youtubers, reviews, aos poucos aparecem a perguntar realmente, será que vale a pena continuar com Mac? Mac é bom, mas, o preço é por vezes muito caro para aquilo que oferece, que é pouco melhor em muitas situações, ou noutras situações, menos performance.

          4. Avatar de Vítor M.

            Boa, gostei de ler. Sobre o Catalina, num dos iMacs também tenho software a 32 bits e ainda não migrei para o Catalina. O Catalina agora parece-me mais estável, pelo menos nas outras máquinas tenho essa perceção.

            Sobre o que foi referido, estamos a falar já num nível profissional, dedicado ao áudio e com ferramentas que provavelmente até nasceram no Windows, antes de serem portadas para Mac OS X e depois evoluídas para macOS (mas nesse nível, no áudio, não tenho grande conhecimento), se fosse na área gráfica, comecei a “lidar” com Macintosh ainda no Mac OS 9.

  2. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Se estão anunciar tal “evolução” é porque têm algo na manga
    Não me acredito que façam um telemovel totalmente sem fios quando parte dele necessita de ligação USB para Itunes e afins

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nao precisa.

      Abc

    2. Avatar de golo
      golo

      estás redondamente enganado, podem mesmo remover a porta física, pois tu na actualidade não precisas dela rigorosamente para nada, mesmo para comunicar com o pc o wifi é suficiente. o cabo permite carregar a bateria e aceder ao dispositivo via itunes, é verdade, mas na actualidade consegues fazer o mesmo sem ligação física recorrendo ao wifi como referi.

      o problema em passar para esta opção portless, é que implica a malta gastar mais dinheiro em carregadores wireless pois não é algo ainda massificado…

      a Apple sempre foi exclusiva por ser diferente dos outros tanto em termos de suporte e segurança, mas ainda assim a porta física tem sido a forma usada para fazer uns hacks ao software, abolindo a porta torna as coisas ainda mais complicadas e em situações de reparação só abrindo o telefone e trabalhar directamente na placa, mas aqui só mesmo o pessoal especializado é que vai mexer, tornado a vida mais complicada aqueles que gostam de fazer alterações ao IOS.

      seja lá a alternativa que eles venham a tomar, neste momento na UE é obrigatório porta USB-C , logo quero ver o que eles vão arranjar…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        “…pois tu na actualidade não precisas dela rigorosamente para nada…” eu preciso para instalar blueprints.

      2. Avatar de Jorge Ribeiro
        Jorge Ribeiro

        Ai esta, creio que eles estejam a pensar mais na segurança do equipamento que outra coisa
        Mas com a lei em cima
        Eles tem que arranjar outra forma de lançamento sem pagar multa

      3. Avatar de Elionildo Miranda
        Elionildo Miranda

        Segurança e hack na mesma frase. Kkkkk afinal não é tão seguro assim né, aliás nunca foi, nunca faltou “jailbreak” pro ios. Kkkkk

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      O meu iPad não sabe, sequer, o que é um PC/Mac quanto mais iTunes ou afins.

      Mas quem não sabe tem certezas…

      1. Avatar de Luis Leite
        Luis Leite

        Lol, até ao dia em que partir o LCD e não conseguir fazer nada com ele… aí ía desejar que tivesse fios

    4. Avatar de Woot!
      Woot!

      Há duas coisas que não gosto:
      – A teimosia da Apple
      – Pessoas que dizem “não me acredito”.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Espero que os outros fabricantes daqui a anos nao sigam a tendencia… (sim samsung, estou a falar para ti)
    Ja me mudei para a LG por causa do headphone jack 🙂

    1. Avatar de Yepp
      Yepp

      Really???
      Vivo bem sem o headphone jack, inicialmente com o adaptador e posteriormente comprei o Buds…
      Sem qualquer stress!!!

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Ou seja, soltaste a nota caindo no engodo que nem um patinho.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Mais ou menos… Eu pessoalmente sempre gostei de Headphones e já tinha os meus com fio jack 3.5 à cerca de 6 anos e estava na hora de mudar. Comprei uns JBL Tune500 Bluetooth por 40€ na Worten numa campanha qualquer e não noto falta do jack neste momento

        2. Avatar de just saying
          just saying

          Há uma tecnologia nova que saiu há pouco tempo, acho que se chama wireless ear phones. Devias experimentar e verias o quão pratico é andar sem fios a prender as tuas orelhas ao telemóvel.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Eu tenho uns headphones BT… o problema é que no conjunto leva 3 baterias (1 para cada headphone mais uma para a caixa de carregamento) e como são aparelhos com constante carga e descarga daqui a 3/4 anos já não apresentam a mesma capacidade de carga original e devido ao tamanho dificilmente consigo trocar em casa.

            Para além disso, ter um entrada AUX não invalida que não possas usar BT, sem esquecer que os LG são QUAD DAC!!!

          2. Avatar de Gil
            Gil

            O Luís tem razão. Soltou a nota e fez a jogada do fabricante que só que é ver €€€ a entrar.

            De momento tenho uns BOSE Q25. Sâo top. Funcionam bem. Tem cabo. Se toda a industria mudar para wireless, vão querer que eu gaste mais €€€.

            Podem esperar sentados.

            Além disso com jack 3,5 não estamos dependentes de carregar baterias dos phones.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Resumindo os Headphones BT necessitas de estar a trocar constantemente de X em X anos enquanto que se pegares nuns auscultadores de 1950 ou 60 consegues funcionar com eles num aparelho de 2020. Mas agora se pegares nuns BT de 2009 dificilmente consegues utilizar hoje…

            É conveniente os BT, é um facto. Mas tirarem-te a opção de escolha é pior.

        3. Avatar de Jorge
          Jorge

          ao menos hesitou em baixas as calcinhas…depois pronto, ja que baixei um pouquinho…ah que se liche baixo tudo. : )

    2. Avatar de golo
      golo

      é pá o teu comentário roça o ridículo , o Jack 3.5mm tem os dias contados tal como outras conexões ao longo dos anos nos equipamentos tecnológicos, mudam-se os tempos mudam-se as tendências, a Apple como a Samsung e outros abandonaram o jack 3.5 foi para inovar e não ficar agarrado ao passado, há anos que não uso jack 3.5 mm num smartphone.

      por enquanto ainda vais encontrando algumas marcas que não abandonaram ainda a saída de jack 3.5mm mas eventualmente vão largar e seguir as tendências dos topos de gama…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ridículo é muitos consumidores terem engolido a cantiga das empresas que retiraram esta porta para vender gato por lebre já que nenhum dos argumentos da altura foi considerado válido. Não foi por falta de espaço – onde os smartphones estão cada vez maiores, nem foi para conseguirem certificação à prova de água já que há telefones com Audio Jack que possuem essa certificação. Também não foi para conseguirem ficar mais finos, porque ao utilizarem o USB-C/lightning são precisamente do tamanho necessário para o Audio Jack!!!

        O audiojack é a melhor tecnologia para se ouvir música com qualidade, para além de ser mais simples de ligar e de ser universal para além de não necessitar de baterias para funcionar. Tem desvantagens como ter um cabo pendurado, mas é só isso e nem sequer invalida que não possas utilizar o bluetooth na mesma!

        Mas ao tirares o AJ ou carregas o telefone ou ouves música, e tens que andar com um penduricalho atrás… que se perder é mais uma coisa para as marcas venderem.

        O ridículo é haver consumidores tão tapados, porque sim, já vivi numa época onde não havia audio jack nos telefones e não gostava.

        1. Avatar de golo
          golo

          continua a preso ao passado que a malta que acompanha as evoluções se está mesmo a ralar para ti e semelhantes.

          em tudo existe vantagens e desvantagem não existe sistemas perfeitos, há que se adaptar…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Ter que comprar novos equipamentos propositadamente é preso ao passado?!

            Não existem sistemas perfeitos, verdade. No entanto se a existência de um não prejudica o outro qual é o problema de continuar a usar???

  4. Avatar de Diego Fonseca
    Diego Fonseca

    a Apple parece uma criança mimada(não sei o termo em Portugal).
    vai colocar um sistema de carregamento que por melhor que seja, nunca vai ser tão bom quanto a mesma versão com fios( sem comparar tecnologias) apenas para não dar o razão aos reguladores e em parte alguns clientes que clamam por uma padronização.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Aquele momento que você outra BR no site de tec Portuga que você gosta. Kkkk

      1. Avatar de Gil
        Gil

        E qual é o prob disso?

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Em Portugal é o mesmo termo : criança mimada.
      Neste caso não é preciso traduzir 🙂

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    Volta Jobs… Estes não conseguem inovar nada. Apenas inventar formas de ninguém comprar os produtos que cada vez mais são completamente fúteis e banais e sem qualquer tipo de interesse.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      e ainda assim sao a empresa que cria as novas tendencias e que a maioria das outras marcas segue.
      acho que faz todo o sentido parte da inovacao ser simplificar os aparelhos, neste caso ir para cordless.

      O mesmo se falou e muita tinta correu quando decidiram retirar a porta jack3.5. Agora é “normal”

      1. Avatar de Gil
        Gil

        Normal para alguns. Enquanto houver um fabricante com jack 3.5 é para lá que eu vou!

  6. Avatar de pedro
    pedro

    apple … inovação !!! não, é pura manipulação dos clientes, mas afinal porque iriam adoptar o USB type C para depois deixarem de poder vender os seus cabos a preço de ouro ….. é mais outra artimanha a juntar aquela da falta de slot para cartão de memoria microSD !!! é por isso que não gosto da apple, por causa desta postura abusiva em que pensam que os clientes são parvos (e muitos até são) …

    1. Avatar de Victor
      Victor

      “é mais outra artimanha a juntar aquela da falta de slot para cartão de memoria microSD ”

      Não se pode chamar a artimanha a algo que nunca existiu no mundo dos iPhones 🙂

    2. Avatar de Pinto
      Pinto

      Raios, também não gosto nada de Ferrari nem Porsche, só fazem carros de treta! Carissimos e não consigo levar os miudos lá atrás, a bagageira é ridicula, enfim, carros para elites com dinheiro.

      Agora a sério, cabos compras o que quiseres em qualquer site, Amazon, Ebay, etc. Não sei o que te contaram mas a Apple não tem o monopólio dos cabos.

      Micro SD, que raios, ainda andam a queixar-se disso??? One Plus, uma das marcas que mais gosto com Android, sem micro SD, sem jack. Qual é o drama? Não gostam, não compre… vai haver sem defeitos para justificarem a critica!

    3. Avatar de just saying
      just saying

      em pleno seculo xxi, com planos de dados moveis cada vez mais baratos e com maior plafound de internet, com velocidades ridiculas de rápido e ainda há quem chore por um microSD num telemóvel?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Faz uma viagem de avião de 12 horas e liga-o à internet para ouvir música…

        Depois falamos do microSD e do audiojack.

        1. Avatar de João Duarte
          João Duarte

          Não têm memória interna? Se andares de avião 1 ou 2 vezes por ano compensa?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Coisas a não esquecer quando viajar
            1) Fato de banho;
            2) Esvaziar a memória do telefone… LOLOL

        2. Avatar de Pinto
          Pinto

          Dura mais tempo a bateria dos phones (com a respectiva caixa) do que do smartphone. Seja como for não se deve usar phones muito tempo a cada 24h, ou seja, 1 hora por dia a 60% do volume maximo. Recomendação OMS.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tenho 24h de podcasts para ouvir, no iPad.
          Dá para o avião de 12h que apanho para ir para o trabalho de manhã e nem preciso descarregar mais podcasts durante o trabalho porque chegam para o avião de 12h que apanho ao fim do dia para voltar a casa.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Eu tenho filmes na memória interna… não é só música!
            Se bem que em música tenho uns bons Gb também 🙂

            Não há nada como ter um slot para o cartão de memória e quem quer usa, quem não quer não usa. É indiferente para o utilizador, pode é ser diferente para a marca que vende espaço na nuvem…

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Filmes? e Gb?

            Pode ser diferente para a Google? Dropbox? Box?

            Não fazes ideia o que é o iOS, pois não?

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            E o Android ver que a capacidade do cartão que lhe meti é 256Gb mas, quando começa a utilizar a segunda metade do cartão, crasha o telefone todo porque só sabe escrever 128Gb?
            Fantástico, não é?

            Sim. Tenho bastantes saudades de SDs…

      2. Avatar de rui
        rui

        Entre outras coisas, eu tenho músicas no meu microSD que não existem no Spotify nem noutros sites de stream.

      3. Avatar de alguem por ai
        alguem por ai

        so podes estar a brincar, planos moveis nos telemoveis baratos?oferecem te 3gb em contratos de 3play ou assim,e achas que com isso consegues viver um mes inteiro em exclusivo de dados?se nao tens micro SD e estiveres em sitios com a net a falhar serve te de grande coisa teres clouds em que queres puxar ficheiros grandes e demoras horas quando podes ter td no cartao de memoria.queres usar por exemplo um drone em que grava as tuas filmagens para dentro do cartao de memoria,se nao o tiveres, depois quero ver te a puxar esses ficheiros para o telemovel.

  7. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Só falta o carregador compra-se à parte e custar 100€…
    É mau porque se uma pessoa ficar sem bateria e não estiver em casa ou tiver ido de férias depois querer carregar telemóvel qual a probabilidade de arranjar um? No meu círculo de amigos nem um tem carregamento sem fios…
    E no carro? Pois ninguém carrega ..

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      comprar-se*

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Pensei exactamente o mesmo. Já estou mesmo a ver o iPhone a ser vendido sem carregador.
      No carro ainda é possivel ligar um carregador sem fios convencional, embora nao seja pratico. Agora na mota, ai sim, não vai mesmo dar para carregar.

      1. Avatar de Tiago Mendes
        Tiago Mendes

        O mercado vai adaptar-se não te preocupes

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Mas com o respectivo delay. Esse tipo de acessorios as vezes demoram a aparecer.

      2. Avatar de Pedro Santos
        Pedro Santos

        Na mota não pensei nessa. Mas facilmente criam um. Existe um suporte que roda e agarra por trás na capa do telemóvel facilmente adaptam isso a carregador sem fios.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Se te referes aos da quad lock, é o que eu uso e recomendo. Mas pode implicar ter sempre um cabo ligado a toma de 12V, o que não é viavel e anula uma das grandes vantagens dos suportes da quad lock que é o facto de na maioria das vezes nao ter que por nem tirar nenhum acessorio, simplesmente encaixar o iPhone no suporte. Quando querro carregar ai sim tenho que por o cabo, que anda sempre comigo no casaco e é relativamente rapido de por e tirar.

          1. Avatar de Pedro Santos
            Pedro Santos

            Sim. Quadlock 😉 nunca usei nem conheço quem tenha agora já sei que é bom.

    3. Avatar de just saying
      just saying

      no carro… o próprio carro tem carregador sem fios. 🙂

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        No carro, no escritório, em várias divisões da casa, na mala quando estamos de viagem. Existem carregadores sem fios em todo o lado.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Só se for o teu.

        O meu não têm, e ao ter a saída de isqueiro só saí a 1000mAh. Sabendo que em Wireless se perde 40% da potência estamos a falar de 600mAh.

        O telefone consome mais do que isso ao estar ligado.

  8. Avatar de paulo silva
    paulo silva

    Isto é bom para a Microsoft porque “sempre que se fecha uma porta, abra-se uma janela…”

  9. Avatar de Ze
    Ze

    O iPhone 12 vem com a porta nornal.
    O que ele disse foi que a apple nunca vai meter usb-c porque vai passar da actual para portless.
    Impossivel o 12 vir sem porta.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    A maçã a fazer birra lol

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Dar notícias com base em boatos é jornalismo de sarjeta.

    1. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      Não é bem um boato, este individuo é uma referência nas previsões da apple, não custa muito a acreditar que alguns deles tenham pessoas que lhes forneçam a informação de dentro da própria Apple.

      O que está errado aqui é a interpretação de quem escreveu o artigo, ele refere que a apple irá ficar portless antes de usar usb-c, não referindo em que geração, é muito provável eles aguentarem o lightning durante mais um par de gerações.

      1. Avatar de Sérgio Alcobia
        Sérgio Alcobia

        Ora se na UE é obrigatório ter USB-C… será que não estão a pensar vender iphones na UE?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Onde é que leste que é obrigatório?

  12. Avatar de Migue
    Migue

    A Apple está a trabalhar muito bem. Mesmo muito bem…. Quando surgiu o primeiro iPhone, tinha uma porta igual à do iPod, para dar uma continuidade tecnológica. Depois quando surgiu a necessidade de mudar, surgiu a porta lightning, que depois ficou igual nos iPads, mais uma vez, continuidade e transversalidade. Agora a Apple teimosamente criou um nicho em relação ao iPhone. Porque todos os produtos Apple tem USB-C (excepto Apple TV), desde os ipads, iMacs, mac mini, Macbooks, linha Pro. Ou seja, o USB-C é bom para os produtos poderosos da marca, mas para um iPhone não é bom. Ridículo, é mesmo para mamar dinheiro….

    1. Avatar de just saying
      just saying

      finalmente um comentário critico decente. Concordo plenamente na tua análise!

    2. Avatar de Pinto
      Pinto

      Por acaso é a coisa mais parva que fizeram, a gestão da saida de audio. MacBook com jack 3.5, iPad Pro com USB-C, e iPhone com lightning. Gostava de ver o iPhone com USB-C

  13. Avatar de Nitro
    Nitro

    Boa!
    Acho que também deveriam retirar o processador…!
    A paranóia de fazerem diferente leva essa gentinha a fazer asneira ano após ano.
    Só a unica coisa que se mantém é o aumento constante dos preços.

  14. Avatar de Claudio
    Claudio

    A noticia nem sequer é oficial, está lá escrito.
    A Apple já deu o que tinha a dar, quase que aposto que o Iphone12 é mais uma cópia dos anteriores com ligeiras e insignificantes novidades maioria tiradas das outras marcas que já a teem à muito tempo.
    As marcas chinesas por muito que o pessoal nao acredite mas vao vencer o mercado, alias ja estao a começar.
    Assim como assim os iphones sao montados na china, torna-se fácil para os chineses aprenderem ainda mais do que Apple sabe. Esqueçam a marca da maçã e fiquem se só pela maçã ( Fruta)

    1. Avatar de Ricardo P.
      Ricardo P.

      A notícia refere que é um tweet mas com medo que seja verdade e novamente a Apple de mais um salto e volte a obrigar os outros a ir atrás, como fez com a cloud, como fez com o OTA, como fez com a store, como fez com o Touch ID, como fez com o Face ID e com a porta 3.5 mm os choramingas estão logo a dizer que não pode, não é possível, é imoral, irracionais e visceroso.

  15. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Aproveitem e tirem também a câmera fotográfica…

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uma vez que existem vários modelos ipad onde a porta lighting foi substituída por uma porta usb-c por razões óbvias! Custa a perceber o título desta notícia. Olhem para os datasheets das duas interfaces e percebam o quão diferentes são. Ficar pela interface lightning é nada menos que orgulho. A questão a adoptar apenas carregamento sem fios pode ou não ser conveniente, implica gastar mais dinheiro por parte do consumidor, mas claro esta marca é famosa por ter clientes onde o preço não interessa.

  17. Avatar de Roberto
    Roberto

    Artigo muito mau.Nada do que foi escrito pelo artigo reflete o tweet. O tweet afirma que a Apple no iPhone 12 não vai ter usb c. Logo terá novamente Lightning. O que o tweet refere a cerca de wireless charging é que a Apple mais rapidamente vai tornar se “portless “ do que irá usar usb c no iPhone, com isso, não indicando de todo que o iPhone 12 será portless.

    1. Avatar de Sérgio Alcobia
      Sérgio Alcobia

      Ora se na UE é obrigatório ter USB-C… será que não estão a pensar vender iphones na UE?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Onde leste que é obrigatório?

    2. Avatar de Ricardo P.
      Ricardo P.

      Diz? És um bruxo porque não diz nada disso. Nem ler sabes dasse. lammer

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tradução:
        O iPhone 12 não vai ter usc-c
        Mais depressa fica sem portas do que passa a ter usb-c

    3. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      É mau mesmo.
      O ignorante que escreveu no post: ” a adoção da porta USB-C. Mesmo sendo uma obrigação em alguns países,”
      A que países se estava a referir?

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não compro iphone exactamente por não ter usb-c.
    Esta birra em manter a ultrapassada porta porta lightning só pode ter a ver com os royalties que recebe do fabrico de cabos.

    Eu tenho o macbook pro, com usb-c, e consigo ligar tudo por lá, seja HDMI, RJ45, pens, rato, e acredito que esta é a porta do futuro, as USB-A tenderão a desaparecer..

    Seria fantástico poder ligar uma pen, um projector HDMI ou outra coisa qualquer ao telemóvel sem complicações, como faço por exemplo no meu Mate 20 pro.

    Inicialmente os Iphones era caros, tinham uma bateria miserável e um ecrã fraco (comparados com a concorrência)

    Actualmente tem uma bateria fantástica, um ecrã fantástico mas faltam ainda algumas coisas para ser uma opção para mim, como usb-c, impressão digital no ecrã, fast charge, reverse charge.

    A nível de preço os concorrentes estão igualmente caríssimos portanto é apenas uma questão de preferência.

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      Também acho que deiviam ter usb-c em vez de lightning. Curiosidade, tirando o facto de tendo usb-c se poder usar o cabo do Mac para carregar, qual seria outra vantagem que não se tem com o lightning?

      Já agora, para que a impressão digital quando se tem o face id? e por9quê o reverse charge ser tão fundamental? Fast charge já tem

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Vantagens usb-c vs lightning
        – Velocidade de transmissão de dados (suporta até 10 GB/ s)
        – Velocidade do carregamento (fast charge muito acima dos 18W que o iphone mais recente suporta, o meu smartphone tem um ano e meio e carrega a 40W)
        – Compatibilidade/padrão (carregas com qualquer carregador, ligas qualquer dispositivo, dei o exemplo do projector de video, mas pode ser uma pen, um teclado, qualquer coisa.

        o face id da apple está fantástico, mas o fingerprint no ecrã em algumas situações é mais pratico, e como ter uma tecnologia não invalida a outra não vejo o porque de não ter.

        Reverse charge dá imenso jeito para carregar pequenos gadgets como airpods, smartwatchs, ou mesmo para uma situação de emergência.

        Eu estou a falar de fast charge a serio, 18W seria aceitável há 3/4 anos atrás, actualmente a concorrência carrega a 40w / 50W

        1. Avatar de Pinto
          Pinto

          – Já nem me recordo à quanto tempo não uso um cabo para passar dados… ok é mais rápido, eu não uso, é só mesmo para carregar.
          – Já vi um comparativo entre 25w e 45w da Samsung, no final a diferença não é assim tanta como os numeros fazem parecer. Estou satisfeito com o carregamento do iPhone. O fast charge a sério que dizes não é passar dum carregamento de 5 horas para 2 minutos, é passar de 1h e pouco para 1h ou menos um pouco do que 1h, basta ver os testes online.
          – Compatibilidade do usb-c, ok…. como tenho o iPad Pro, aquilo que dizes fazer com o iphone eu faço com o iPad, acho mais produtivo. Estou a tentar imaginar-me a usar uma pen ou um teclado no iPhone e nao consigo. O projector talvez, tenho um e gosto de ver filmes, mas tenho uma Fire TV ligada e escuso de usar cabos.
          – Face ID vs fingerprint… 15-0. Já usei muito tempo e desde que mudei nem vale a pena andar para trás.
          – Reverse charge poderá ser util se… o outro permitir carregar assim, caso contrario é absolutamente inutil. Além disso, muitos gadgets já tem usb-c, ou seja o cabo também serve.
          Resumindo, respeito a tua opinião, mas olha que há muitos a pensar o mesmo que eu, há certas coisas que não se dão tanto valor, e daí que haja uma grande opção no mercado. No entanto, gostaria de ter o usb-c no iphone, mas apenas porque o cabo do Mac e do iPad, servia para os 3 para carregar e para ter uns phones compativeis com os 3 😉

          1. Avatar de Marcio
            Marcio

            Putra vez um testamento? Deves mesmo rstar a ser pago pela maçã. Loool continuem a comer gelados com a testa ou entao comer. Ter um apple é o mesmo que comer a casca e deixar o miolo. Deixem de ser assim…se todos nos unirmos para porta usb.c era o mais justo…agr estarem a passar a mao nas costas da apple devia ser crime…uma empresa qie fabrica um telefone e vem a mais do tripo de preco de custo e nem pra enviar uma foto por Bluetooth para ou telefone da…OMG

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Tu estás a pensar como a apple quer que tu penses, não me leves a mal, não é um insulto é uma critica construtiva.

            Eu sou utilizador apple no portátil: macboock pro, sou utilizador windows no PC de casa, e utilizador android no smartphone: Huawei Mate 20 pro (já tive iphone 4, samsung S2, huawei p7, samsung s6 e oneplus 3) e mexo diariamente num iphone 11 pro max da mulher, não tenho tablet mas se compasse seria sem duvida um ipad pro.

            Esta introdução toda é basicamente para te dizer que consigo ter uma visão fora da caixa e imparcial.
            Eu consigo ver o que é bom, o que é melhor, o que sinto falta etc entre os diversos players.

            1- eu também não costumo usar cabos para passar dados entre os meus dispositivos. mas imagina que queres passar um video 4k de uma reunião e não tens tempo ou net absurdamente rápida (que ainda assim nunca chegará aos calcanhares da velocidade do usb-c) naquele espaço, acredita que um cabo ou uma pen te iam dar imenso jeito. quando tens estas possibilidades e te tiram ias achar um retrocesso.

            2- São números de potencia, são como o algodão não enganam, aqui é matemática pura um ex android chines de 600€ Fast charging 65W, 100% in 35 min (advertised), se usasses um telemovel que carregasse a 40/50W e voltasses para um de 18W ias achar um retrocesso enorme.

            3- Pode não ser util para ti, mas para quem como eu faz apresentações de produtos, fora do país até acredita que dá imenso jeito, quantas vezes quando é uma apresentação rápida ligo o smartphone ao video projector e faço a apresentação, não estou a por em causa a compatibilidade entre os teus dispositivos, estou a dizer quando tens de interagir com terceiros.

            4-Não é voltar a traz, nunca falei em retirar o face id, estamos a falar de adicionar o fingerprint, imagina que tens por algum motivo(trabalho diversão) tens a cara /olhos tapados por exemplo com capacete de mota. Para desbloquear a noite quando estas na cama o fingerprint é bem mais pratico.
            São tecnologias que não se substituem mas sim complementam.

            5-Qualquer dispositivo que carregue por indução dá para ver carregado via reverse charge.

            Resumindo, mesmo que uma função possa ser desenrascada de outra forma, quando não há motivos de força maior para retirarem eu não aceito.

            Por exemplo o retirar a entrada jack, embora eu muita raramente usasse, há uns tempos fui dar um passeio de barco e queria meter som e não tinha entrada jack, mas aqui eu compreendo a justificação, sem jack é muito mais fácil a certificação IP68 e reduzir as margens do ecrã, ou seja os prós justificam os contras.

            Agora diz-me as vantagens de não ter usb-c? só vejo uma que é puder aproveitar os acessórios e cabos dos iphones antigos, mas só isso não chega para estrangular a evolução.

            Qual a vantagem de não ter fingerprint?
            Uma vez que é debaixo do ecrã, não ocupa espaço, a única vantagem é o facto de ter menos uma forma de ser hakeado, mas se vais por aí é melhor o ladrão levar o dedo do que levar a cabeça xD

            Qual a vantagem de não ter reverse charging?
            Só se for a maria não poder roubar bateria enquanto vais dar um mergulho ao mar.

            As redução dos custos de fabrico podem servir como argumento para todas as questões acima…. Sim podem, concordo na construção do iphone SE em que a redução do preço é importante, agora num topo de gama de mais de 1000€, não faz sentido estar a cortar.

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            Esqueci-me de referir, o desbloqueio do bluetooth, e a compatibilidade do “airDrop” com todos os dispositivos.

            Nesta ultima questão critico também os androids em que cada marca tem a sua versão de airdrop (os que tem outros nem tem) mas pelo que sei vai ser padrão no android 11

          4. Avatar de Pinto
            Pinto

            @marcio, com a tua afirmação “um telefone e vem a mais do tripo de preco de custo” dizes tudo. Fica lá com o teu android, bom uso, e vai aprender a fazer contas.

            @Paulo, o facto de o meu pensamento convergir com o que a Apple apresenta significa apenas isso, que converge, nada mais. Compro o que gosto e aquilo que posso comprar felizmente. Meter rotulos que andamos atrás duma marca para mim é um bocado disparatado, mas é o que é.

            1 – Uso Mac para trabalhar, não uso o iPhone para fazer apresentações, e para mim não vejo essa necessidade de passar filmes 4K por cabo. Tenho um NAS em casa e os filmes que descarrego para ver em viagem não levam mais que uns segundos a descarregar. Ah, e as velocidades de USB-C variam, no Mac tens thunderbolt 3, no Oneplus e outros não tens a mesma velocidade. Mais, há por aí muita gente a falar e que criticam a Apple por não ter micro sd e depois tinhas usb-c e copiavas o filme 4K para o micro SD a que velocidade?
            2 – São opiniões, também gostava que o iPhone durasse um mês e depois carregasse num minuto mas não, dura um dia e carrega a 100% em pouco mais de 1h. Se me fizesse diferença no dia a dia comprava outro smartphone, não um iPhone.
            3 – Lá está, não faço apresentações com um smartphone, nem o faria mesmo que tivesse um Oneplus ou um Note, simplesmente não acho prático. São opiniões…
            4 – Se estiveres na mota com o capacete, não andas com luvas? estranho… Não tenho mota, tenho carro e o carplay funciona 5 estrelas. Again, opiniões.
            5 – Estou a tentar lembrar-me de coisas que possa carregar por reverse charging, dos meus gadgets…. nada. iPad carrega por usb-c, Mac a mesma coisa, maquina fotografica é por um cabo proprio, os earbuds é por usb-c, a torradeira nem usb é, e o relogio leva pilha de ano a ano.

            Para mim, e falo só relativamente à minha situação, só teria 2 vantagens em ter o iPhone com usb-c, quando viajo em trabalho não necessitava de ter o cabo lighning, bastava-me o usb-c, e se quisesse ter uns auriculares usb-c, já servia para Mac, iPad e iPhone. O reverso da medalha seria ter 2 cabos no carro, um para o meu iPhone e outro lightning para o iPhone da mulher.

            Felizmente há N opções no mercado, mas se a Apple for atrás de tudo o que os outros querem, metade não funciona. Basta ver os exemplos da Samsung e afins, anunciaram à quase 2 anos um smartphone dobravel e é o que é, cheios de problemas. Para muitos colocar usb-c no iPhone pode ser como a ultima bolacha no pacote, para mim é apenas um cabo diferente para o carregar.

  19. Avatar de Ana Pinheiro
    Ana Pinheiro

    Se for como o vivo apex (o mais recente prototipo) que tambem nao tem usb C e usa carregamento com pinos dourados que se encaixam nos pinos dourados do smartphone, qual é o mal?

  20. Avatar de W@rri0r
    W@rri0r

    Tanta coisa por a mer$?%a de uma porta usb-C.
    Muitos preferem q não tenha nos smartphones jack 3.5, e algumas marcas até já a retiraram.
    Mas depois teem á venda adaptadores da MARCA para q seja possível voltar a usar os headphones de jack. CAPITALISMO.

    Engraçado dizerem q é melhor o carregamento via wireless.
    Bem, não é o q os estudos demonstram. Carregamento via wireless usa mais energia do aparelho e é cerca de 1,5 vezes mais lento q um carregamento tipo C.

    Outra coisa. A mim não me incomoda em nada lá estar uma entrada jack 3.5. Até prefiro.
    Visto q não tenho de andar com powerbanks para por a carregar os ditos wireless phones, sempre q estão em baixo.
    Já os phones por cabo nao gastam energia, logo mais amigos do ambiente.
    E não tão fáceis de perder ou de nos roubarem.

    Agora retirarem as coisas só por teimosia, é uma estupidez.

    1. Avatar de jose
      jose

      EXATO. Dar alternativas aos consumidores é óptimo.

  21. Avatar de Ricardo P.
    Ricardo P.

    Mas todos sabem que o caminho é remover toda e qualquer porta. Tem gente a comentar que parece que este fechada na gruta desde 1990. Indução, Wi-Fi, Bluetooth, NFC para que raio precisamos de portas e cabos? Gente atrasada fosca-se.

    Sou utilizador da Apple há pouco tempo mas a verdade é que foi sempre a marca que liderou os saltos nestas matérias. Arrumou com as disquetes quando o mundo estaca ainda a pensar se devia dar o salto para o CD. Arrumou com o CD quando o mundo ainda pensava se dava o salto para a cloud. Arrumou com cartões SD dos seus portáteis, arrumou com porta 3,5mm, e foi a empresa que lavou primeiro uma porta com dados, energia que funciona de qualquer maneira. Cag… nos cartões micro-Sd e foi a primeira a ter telefones sem cartão SIM, os CDMA. dasse choninhas sempre a dizer mal de me€@s que não sabem.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Liderou. Falaste bem, liderou… O futuro é acabar com os cabos, mas, enquanto isso não é possível, a Apple adora ganhar dinheiro com acessórios. Imagina que tens um iPhone e um macbook. Precisas de fazer uma apresentação num projector com o macbook, compras um dongles usb-c para hdmi, que na Apple é caro. Decides que podes fazer a apresentação com o iPhone, para não andares com o macbook. Onde tens o dongle? Tens que comprar outro. Porque a Apple achou que o iPhone não é máquina suficiente para meter um usb-c (com a eventualidade de ter thunderbolt para suportar resolução 4K. Entretanto, para além de comprares um iPhone caro e um Macbook caro, tens que comprar dongles caros, ao gosto da Apple. É não me venham com as histórias dos dongles chineses, porque há muita gente que compra um Mac e tem medo de comprar acessórios alternativos com medo de estragar.

      1. Avatar de Pinto
        Pinto

        Já vi muita gente a fazer apresentações, mas juro que nunca vi ninguém a fazer a apresentação dum smartphone. E sinceramente não sei se via isso como show off ou falta de profissionalismo.
        Ah, e tens boas marcas a fazer hubs usb-c a preços bem em conta, para Apple, Lenovo, etc

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Porquê? Qual é o problema de fazer apresentações num smartphone? Falta de profissionalismo? Desde quando é que o aparelho que se usa dita o profissionalismo de uma apresentação PowerPoint? Desde que a aula seja dada, é os alunos percebam? Na universidade os alunos querem é que os professores ajudem, não querem saber que computador, ipad ou smartphone o professor tem. Tenho que comprar um iPad? Mais um terceiro dispositivo? Fogo, não faço mais nada que derreter dinheiro… Meu amigo, Já tive imac, macbook, ipad, Iphone,, neste momento tenho 5 pcs em casa, 2 smartphones Xiaomi topo de gama e um tablet Android. Quando a necessidade de ter vários equipamentos é grande, começa-se a fazer contas. Em números redondos, tenho 3000€ em equipamentos, se tivesse comprado tudo apple, ia ter que desembolsar mais de 5000€. É a diferença.

          1. Avatar de Pinto
            Pinto

            LOL, alguém falou em universidade? é aí que ainda andas? ok… quando chegares à fase laboral avisa, voltamos a falar nessa altura.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Quando ele falou em profissionalismo penso que foi óbvio que não estava a falar de Aulas. E quando falou em Apresentações não estava a falar em mostrar uns vídeos aos miúdos.

            Já parece aquelas pessoas que quando se pergunta os conhecimentos informáticos respondem que sabem usar um iPad….

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Esqueçam, quem não quer entender, é assim. Sim, estou na universidade, e espero continuar a estar, até porque trabalho lá. Os meus colegas docentes utilizam várias plataformas para fazer apresentações. E há vários cenários que tem de ser contemplados, não é só um modelo que vocês tem na cabeça. Por exemplo, um professor de anatomia de desporto, pode precisar rapidamente ligar um telemóvel a um projector, para mostrar um determinado movimento de ginástica em câmara lenta, e depois explicar as correcções dos movimentos em powerpoint, mas não pode usar um ipad ou um portátil, porque estiveram na rua a fazer exercício e foram directamente para o ginásio, aí, o projector tem que estar preparado para ligar um dispositivos desses. Uma coisa é usar USB-C que é transversal a muitas maquinas, até porque o projector do ginásio não é usado só por um docente, outra coisa é usar lightning. Trabalho num departamento de Audiovisuais que é responsável pelos mais de 30 projectores de todas as salas da Escola Superior, que tem cerca de 20 Macs, para Edição de vídeo, estúdio de rádio, estúdio de Tv (com emissões semanais para a RTP) e estúdio Áudio, regie para emissões Streaming de palestras, videoconferência para defesas de teses, cabine de locução para dobragens, etc. Os adaptadores dos Macs (desde o mini displayport) sempre foram um pesadelo. É uma estratégia de mamar dinheiro. Simples….

          4. Avatar de Pinto
            Pinto

            Oh Miguel, vamos lá a ser coerentes. Então e o professor que tiver um Android com micro-usb, como é? Que tal criticar as outras marcas por terem uma porta diferente? Se um professor tiver Android e a universidade tiver Apple TV, vão criticar quem?
            Agora, a nivel laboral, volto a dizer, nunca vi ninguem ir para uma apresentação, daí ter dito que não acho que seja profissional esse tipo de abordagem.
            Sendo responsavel por esses projectores todos, já lhe ocorreu a projecção por wifi? Apple TV e iPhone ou iPad ou Mac, funcionam 5 estrelas. Tenho um cliente assim é um mimo.

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            Quando trabalhamos numa escalas destas, por vezes com orçamentos limitados, há muitas razões para não colocar soluções que por vezes apresentam. Colocar projectores com Wi-Fi coloca imensos obstáculos ao nível de usabilidade para utilizadores com parcos conhecimentos informáticos, é insustentável do ponto de vista orçamental, e apresenta outros problemas, como latências para dobragens. O princípio é a massificação. Android com micro USB e mhl não é massificação, é retrocesso, não vale a pena investir. Agora o iPhone com lightning, é estúpido, não contribui para homogeneização necessária nestes ambientes. Quando uma tecnologia surge com uma clara vantagem (como por exemplo aconteceu com o firewire e o thunderbolt) , aí Paga-se o justo por essa vantagem. Agora, o lightning não tem vantagem face ao usb-c. Acarreta um custo desnecessário, que é amplificado em ambientes profissionais. A minha crítica assenta na opção da Apple manter o lightning, só porque sim. Apple TV, como deve calcular, não é usado em contexto nenhum numa universidade. Nunca foi preciso adquirir um.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Porque isto vai obrigar a possuir vários carregadores e a transportar um carregador.
      Actualmente basta ter um ou vários cabos, basta ligar um cabo a um laptop/pc ou qualquer porta USB.
      Neste para ser “wireless” necessitamos de transportar um carregador e ligar esse carregador ao Laptop. Com a inconveniência que é mais lento e não se pode utilizar o dispositivo enquanto está a carregar.

      Wi-Fi, Bluetooth, NFC, tudo isso levou a remoção, e bem, de fios.
      Neste caso removem um cabo, para adicionar uma base de carregamento.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sabia que os iPhone e iPads sao usados como processamento de áudio em tempo real? Processadores virtuais de efeitos para voz, guitarra, mixagem em tempo real. É o grande trunfo destes sistemas, cujos smartphones android nao estao optimizados para isso. Para tal, os iPhones utilizam interfaces específicos para fazer a conversão do sinal audio, para processamento. No dia em que o iPhone não tiver cabos, acabou-se o iPhone para este propósito, logo, os musicos e tecnicos deixam de comprar iPhone, porque a sua grande vantagem face aos Android, acabam. O bluetooth nao tem estabilidade suficiente para prestaçoes ao vivo (e mesmo o bluetooth 5 tem bastante latencia), wifi nao serve para esse proposito (devido às latencias e instabilidade do sinal face ao ethernet), NFC nao serve para nada dentro do audio profissional. Ou seja, tudo o que iPhone tinha como grande trunfo, perde-se, em nome de uma inovação que nao funciona no mundo profissional.

  22. Avatar de Flavio Ribeiro
    Flavio Ribeiro

    USB-C devia ser norma… para acabar com desperdicio e adpatdores para aqui e para ali

    1. Avatar de jose
      jose

      é muito óbvio

  23. Avatar de Miguel
    Miguel

    O USB-C é mais rápido (pode ter thunderbolt), aguenta altas potências de carregamento. E há uma transversalidade nos acessórios. O que a meu ver, a teimosia da Apple está em manter o negócio dos acessórios. Um cliente que tenho dongles para macbook, é forçado a adquirir dongles para iPhone, se a porta fosse igual, poupava dinheiro e a Apple perdia en vendas. É marketing puro e duro.

    1. Avatar de jose
      jose

      concordo. e termos de velocidade e potencial não há comparação com o sem fios

      1. Avatar de jose
        jose

        a apple nunca fez nada em prol dos seus clientes … são telemóveis chineses que dão margens de 1000 % a americanos gananciosos … esta é mais uma estratégia para prender incautos .. neste momento até tirar as nossas fotografias de um telemóvel iphone é difícil, como será quando não houver fios?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          ahahah ahahahah
          Tirar as fotos do iphone é difícil
          ahahah ahahahah ahahahah

          1. Avatar de jose
            jose

            cada vez mais …. estão a fechar o sistema e a obrigar os consumidores a fazerem os passos que que querem como carneiros … mas cada um sabe de si …….. eu tenho equipamentos de todos os tipos e marcas e posso comparar

          2. Avatar de jose
            jose

            gosta mais de dar o seu cartão de crédito para poder fazer qualquer coisa mínima, não é?

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            ahahahahahahahahahahahahahahah
            Nota-se bem que (não) tens iOS

          4. Avatar de jose
            jose

            não compreendo porque tanto se ri … para sacar as fotos do telefone tive que usar a conta https://www.icloud.com/ mas isto não me agrada nem um pouco … é lento e usa uma conta que tem o meu cartão de crédito associado ….

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            ahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

        2. Avatar de jose
          jose

          com o android basta ligar um cabo e navegar no explorer, seja em windows, seja em linux ou outro …. mas todos sabem que quanto mais fechado é o sistema, mais limitado fica e esse é o maior defeito da apple

    2. Avatar de Pinto
      Pinto

      Miguel, 1º smartphones nao tem thunderbolt, tem usb-c que não é a mesma coisa. 2º a Apple não tem o monopolio de acessorios, o que não falta são N marcas a vender acessórios para Apple e outras marcas. Que desinformação!!!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu sei que não é a mesma coisa, mas mais tarde, pode ser necessário colocar thunderbolt num smartphone (até porque a capacidade de processamento dos smartphones caminha para isso). Existe N marcas com adaptadores, mas a confiança dos clientes para comprar poderá ser diferente. Eu vejo docentes do Ensino Superior a comprar acessórios originais porque tem medo que as marcas alternativas dêem problemas, e não se podem dar ao luxo das coisas falharem. Já alguma vez experimentou fazer um streaming com um telemóvel, utilizando uma mesa de mistura como interface audio, ligado por USB-C? Há um forte probabilidade do adaptador chinês ter problemas no audio, fazer ruídos estranhos, ou mesmo quebras de audio. Inviabilizando a sua utilização. Um musico profissional, que utilize ao vivo um ipad, ou um iphone para fazer processamento áudio em tempo real, não vai correr o risco de utilizar um adaptador chinês. As coisas são como são. Só que acho estúpido, um musico que use um iPad para esse fim, tem que usar um USB-C, mas se por acaso, tiver um problema no iPad, nao pode usar o seu iPhone, porque a porcaria do adaptador é diferente. São estas estratégias de sugar dinheiro que eu critico na Apple. E que gera muitas dores de cabeça aos profissionais que usam estas ferramentas. Por isso, senhor Pinto, não estou desinformado, tenho é uma visão pragmática, porque trabalho na área e os problemas aparecem, e tem que ser resolvidos, não é só mandar teorias para o ar. Eu já assisti a alunos, que iam defender as suas teses de mestrado, ficarem com o coração nas mãos, 5 minutos antes de começar, com o júri a olhar para eles, porque o seu fantástico macbook, com o seu fantástico dongle alternativo, não lhe apetecia sincronizar com um projector de 5000€. Arriscando ao seu trabalho de anos a cair por terra. E que foi resolvido com uma troca de adaptador. Mas um vez, teorias é bom, mas na prática….

      2. Avatar de Pinto
        Pinto

        Pode ser necessário colocar thunderbolt num smartphone… MAS, actualmente não há.

        “Eu vejo docentes do Ensino Superior a comprar acessórios originais porque tem medo que as marcas alternativas dêem problemas, e não se podem dar ao luxo das coisas falharem” – Quem tem medo compra um cão! Nunca fizeram compras na Amazon? Não sabem ler as reviews? Para quem anda numa universidade parecem ser muito fechados ao mundo exterior.

        Sobre tudo o resto, acho um ridiculo este tipo de argumentação acerca dos adaptadores, há os oficiais e há de outras marcas (muitas delas bastante boas) e quem quer comprar oficial compra o oficial. Quem quer um Lenovo, compre um Lenovo, quem quer Apple, compre Apple.

        Se há problema no iPad e o musico tiver um android com micro usb? Como é? O Aluno vai fazer apresentação mas não leva um Mac, leva um Lenovo e por acaso tem problemas, a culpa também é da Apple? Tenha paciencia… se o chão está torto a culpa não é da Apple. A realidade é que implicam com a Apple como com nenhuma outra marca, e isso acho ridiculo.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não pode dizer que o chão está torto. Há um acordo tácito de usar ligações comuns nas marcas, e a Apple nem sequer quer usar uma ligação comum dentro da sua gama de produtos. A Apple é espectacular em muita coisa, sendo profissional de áudio, sei disso, agora que há coisa estúpidas como manter, isso é verdade. Nós não vemos a Samsung usar uma porta especial para o DeX, ou a Lenovo, ou Dell usar portas diferentes do thunderbolt para as suas workstation portáteis, para placas de renderização 3D e edição de vídeo. Se a tendência do mercado é essa, porque raio um iPhone 12 tem que continuar com o lightning? Não estamos a falar de um smartphone que vá custar 300€. É ridículo. Não é implicar, é ser pragmático.

          1. Avatar de Pinto
            Pinto

            Agora já falamos diferente…. Não é uma questão da Apple manter o negócio dos acessórios, é usar uma ligação comum a Mac e iPad Pro (os outros ainda tem lightning). Aí concordo a 100%, deviam mudar por uma questão de coerencia dos produtos, mas não por alguém ir fazer apresentações com um iPhone, isso obriga na mesma a ter um adaptador para qualquer outra coisa.

            Os Microsoft Surface, qual é a porta para ligar à dock? Proprietario, nem USB-C tem.

            À pouco era porque o estudante ia com adaptadores, etc e tal. Adaptadores tem de existir desde que se tenha USB-C, para ligar HDMI, RJ45 ou até USB-A. Eu tenho Mac e tenho de andar com adaptador, tenho dos chinocas e tenho da Apple, ambos funcionam. Cada qual que escolha o seu.

            Sobre o outro comentário de ter projectores com wifi, não é o projector que necessita de wifi, o que se liga lá é que necessita de wifi, seja um Google chromecast, Apple TV, ou algo parecido. Se as universidades ou empresas não tem dinheiro para isso, é outra história. Caro não me parece que seja, mas é apenas a minha ideia.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Mas foi sempre o falei desde o inicio, coerencia. Nao estou a falar diferente. Os microsoft surface tem usb-c tem, confirme lá. À pouco era estudantes com adaptadores, assim como docentes e os demais, e vai continuar a ser, eu dei exemplos práticos no meu trabalho que é um universo de 2500 estudantes, mais de 100 docentes e tecnicos superiores, fora trabalho exterior dentro da minha área. A realidade Apple sempre foi um objecto de maior custo. Tinha as suas vantagens (que eram muito mais gritantes à 10 e 20 anos atrás), mas agora essa vantagem dissipa-se, mesmo que a diferença do custo se mantenha. Em relação ao wifi, só para implementar um chromecast, seria 1200€ (40€ x 30unidades) que tem de ser ligado à rede eduroam, depois tem que ser renomeado cada chromecast para cada sala, temos que fazer fé que ninguém vai entrar no chromecast errado para se ligar. Acreditando assim que a rede aguenta todo o trafego, incluindo audio e video, das mais de 2500 pessoas que estão na Escola durante o dia sem falhas. Parece-me a mim, que um cabo na secretária do docente (que é a solução utilizada), por muito primitiva que pareça, ainda continua a ser a mais viável. Lá está, soluções óbvias, às vezes não funcionam assim tão bem, até porque o chromecast, apple tv e coisas do género é feito para mercado domestico, não para um uso a escala maior. Volto a dizer, os custos tem de justificar as vantagens, e essas vantagens estão a dissipar-se na Apple. Pena….

  24. Avatar de jose
    jose

    É a lamentável tendência dos fabricantes em prejuízo dos cidadãos. Um equipamento sem porta têm menos possibilidades de conexão e prende os consumidores aos caprichos de um programador. Um equipamento sem cartão de memória é uma anormalidade com menos capacidades. Um telemóvel sem porta de dados / carga seria retirar aos consumidores todo o poder de escolherem aplicações, músicas, livros, etc. … tudo passaria a ser controlado por uma loja virtual que imporia aos consumidores o que eles querem e pensam.

  25. Avatar de FutureTech
    FutureTech

    R.I.P Apple

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      De facto o pplware não precisa de inventar muito para acirrar!
      É dinheiro/comentários em caixa 😉

  26. Avatar de edgar
    edgar

    só hate à apple. isso é tudo inveja? epa não podem comprar, não comprem, não é preciso escrever tanta barbaridade

  27. Avatar de Abreu
    Abreu

    Não digo que os iPhone não sejam bons para as redes sociais. São, a minha filha basta se com um iPad. Para isso não necessitam de portas e uma conectividade manhosa está bem. Para se fazer mais o utilizador exige mais soluções.

  28. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Uma coisa que sempre me “fascinou” foi o carregamento dos macbook, com o sistema de iman (não sei se continua assim). Será que não é uma alternativa a uma porta usb-c/lightning…para carregamento/dados? Isto é..deixava de ter uma “porta”…e passava a ter uns “contactos”? Isto porque…numa altura em que todos lutam por carregamentos mais eficazes, leiam-se, mais rápidos, o carregamento por wireless..bem como a transmissão de dados sem fios…acaba por não atingir os mesmos resultados (estarei errado?)
    Dito isto, acho que há espaço para tudo…infelizmente….seja iOS ou android…começam a não dar grande opção aos utilizadores… a não ser tudo sem fios.

  29. Avatar de Marcio
    Marcio

    Deixem mas é a apple da mão…e tratem de ver a vossa app da pplw no android pk raramente da pra ver anexos das noticias. Da sempre erro e tenho de ir ao chrome. Tenho aqui 3 telemoveis diferentes que nunca da. Aproveitem o dinheiro que recebem para notícias de encher chouriços para este tipo de coisas em vez de comprarem fones e caixinhas e coisinhas para apenas usarem em redes sociais.

  30. Avatar de Manuel jesus
    Manuel jesus

    Poderá ser tipo Wi-Fi não deve de ser difícil.

  31. Avatar de Fernando Martins
    Fernando Martins

    Vi tantos comentários realistas e outros tão estúpidos… Parece que não perderam o sarcasmo que o gajo fez no tweet. Traduzindo para um bom português! Cliente: Então Apple, quando começam a usar USB Type C?
    Apple: Que? Preferimos não ter porta nenhuma do que usar USB Type C!