Já está disponível o novo Bluetooth 5: o dobro da velocidade

32 Comentários

O futuro passa, sem dúvida, pelas tecnologias de ligação sem fios. O Bluetooth 5 foi agora apresentado e encaixa na perfeição no mundo da Internet das coisas e não só. Quando falamos em tecnologias sem fio, de certeza que lhe vem à memória tecnologias como o wifi, o bluetooth e os infravermelhos, verdade?

Então esta discussão em volta do jack 3,5mm é hoje uma antiguidade, visto que amanha, no futuro mais “epidérmico”, a tecnologia é wireless e passa principalmente pelo Bluetooth. Então será esta a tecnologia mais preponderante no segmento wireless?

pplware_bluetooth5_00


Com o crescimento do segmento dos dispositivos móveis, os fios começaram a atrapalhar e o desenvolvimento de melhores tecnologias de comunicação têm vindo a potenciar uma revolução total. Podemos não prestar atenção mas estamos no caminho em que os dados viajam de um sítio para o outro pelo ar.

Uma das comunicações neste tipo de tecnologias é o Bluetooth, pese o facto de muitas pessoas não entenderem dessa forma.

pplware_bluetooth5_02

 

Bluetooth 5 já está disponível

Depois de prometido para o mês de Junho passado, o Bluetooth 5 está agora disponível. Contudo, isto não quer dizer que já o irá encontrar hoje nos dispositivos que estão no mercado. Os fabricantes que formam o consórcio “Bluetooth Special Interest Group” precisam de tempo para integrar esta nova tecnologia nos dispositivos e somente durante o ano de 2017 é que deverão aparecer os primeiros equipamentos com esta nova tecnologia.

 

Mas o que traz de novo o Bluetooth 5?

Antes de mais importa salientar que esta nova norma, traz à tecnologia o dobro da velocidade e um alcance 4 vezes superior à versão actual do Bluetooth. Isto irá já em 2017 fazer nascer uma nova gama de dispositivos que não necessitam de fios, que trazem a comodidade de poderem ser usados num vasto leque de equipamentos, de ter consumos de energia mais baixos e uma qualidade de utilização superior.

Por falar em energia, esta nova versão, o Bluetooth 5 é agora uma tecnologia melhorada, especialmente em matéria de energia, já que é projectada para fazer a comunicação de forma mais rápida e “barata” entre dispositivos nas proximidades. Se olharmos para o mercado tal como ele está a crescer, verificamos que a nova versão aparece em boa altura, isto porque a Internet das Coisas está a crescer, está a ter uma abrangência tentacular e o Bluetooth quer conquistar a preferência no que toca ao suporte nativo de comunicação em todos os dispositivos.

pplware_bluetooth5_03

 

Quantos fabricantes fazem parte deste consórcio?

Muitos e sem dúvida que estão lá os mais importantes. isto porque o grupo tem mais de 30 mil fabricantes. Claro, com tanto fabricante, não será de espantar que já no início de 2017, muitos destes coloquem nos principais certames,. como é o caso da CES 2017, gadgets equipados com a nova versão deste protocolo.

 

Bom o BT5, o que vai acontecer aos gadgets com a versão inferior?

Como sempre aconteceu, os dispositivos com versões inferiores vão ter o suporte para funcionar tal como funcionam agora. Apenas não terão o benefício de usar as mais avançadas soluções disponibilizadas pela versão que acaba de sair.

Partilhar:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Espero que a próxima Mi Band 3 já incluida Bluetooth 5.

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Qual a vantagem?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        “alcance 4 vezes superior”, por exemplo posso deixar o smartphone no quarto e andar pela casa toda que a mi band ainda se encontra emparelhada para notificações de chamadas etc…

        Na versão actual do bluetooth o mesmo não é possivel as vezes entre comodos já emparelhamento.

  2. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Isso queimem os neurónios com os headphones sem fios…

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Com ou sem bluetooth vais morrer e vais meu amigo…

      1. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        Claro se morrer com 50 em vez de com 80 não faz diferença nenhuma

        1. Avatar de Daniel Moreira
          Daniel Moreira

          Parece a história de fumar, “eu fumo e vou morrer como tu”, mas tipo WTF

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Que raio de teoria…

          Se queres uma resposta pessoal se faz diferenca… nop para mim nao faria diferenca absolutamente nenhuma morrer aos 50 ou aos 80…

          Um dia vai acontecer, ninguem fica cá para semente…Nao penses com isto que ando tao desanimado com a vida que quero morrer amanha, simplesmente é algo que aprendi a nao me preocupar pois já lá estive proximo 2 vezes.

          Se nao morri é porque nao era o meu dia, no dia em que for certamente que nao irei pensar nas coisas que podia ter feito e nao fiz porque… me poderiam fazer mal.

    2. Avatar de Techguy
      Techguy

      Olha que o smartphone no ouvido é bem pior. Os headphones Bluetooth utilizam ondas de rádio para distâncias muito curtas – frequência de microondas na faixa de 2.4GHz a 2.4835GHz. Como o BT não percorre longas distâncias, então carregam muito pouca energia. Em termos de Taxa de Absorção Específica (SAR), os fones BT são da ordem de 0.1W / kg – o que é muito inferior ao do telemóvel que é cerca de 1.6W / kg.

      1. Avatar de int3
        int3

        “To date, the only health effect from RF fields identified in scientific reviews has been related to an increase in body temperature (> 1 °C) from exposure at very high field intensity found only in certain industrial facilities, such as RF heaters. The levels of RF exposure from base stations and wireless networks are so low that the temperature increases are insignificant and do not affect human health.”
        http://www.who.int/peh-emf/publications/facts/fs304/en/

    3. Avatar de int3
      int3

      http://www.who.int/peh-emf/publications/facts/fs304/en/
      “Recent surveys have shown that the RF exposures from base stations [access points/’routers’ wireless caseiros] range from 0.002% to 2% of the levels of international exposure guidelines, depending on a variety of factors such as the proximity to the antenna and the surrounding environment. This is lower or comparable to RF exposures from radio or television broadcast transmitters.”
      Considerando que no BT tem uma potencia muito menor que do wi-fi podes tirar as conclusões.
      Abre o link e lê. Pode ser que deixes de ser brainwashed pelos media.

  3. Avatar de black
    black

    há pessoal que não mete na cabeça que as tecnologias com fios tem os dias contados, dai cada vez mais se usar bluetooth e wireless como meio alternativo, fios só mesmo em situações inevitáveis…

    evoluam e deixem de ser velhos do Restelo…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sempre que seja possível usar fio é sempre melhor do que as tecnologias sem fios devido as suas limitações e dos poucos estudos sobre problemas para a saúde, existe alguns mas controversos pois até em cancro se fala mas o melhor é não pensar nisso e deixar os estudos chegar a bom porto e usar só quando é mesmo necessário.

      1. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        +1. Não deixem os vossos filhos entrar nesta onda

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Haja quem pense de forma coerente! Sem fios é muito bonito e gosto muito e é futurista e blablabla. Mas caramba, bluetooth, WiFi, GPS, gprs, GSM, 4G… Nunca houve tantos casos de cancro como nos últimos anos.

          1. Avatar de Carlos miguel
            Carlos miguel

            Mas tens provas disso, ou estás a falar sem conhecimento do assunto?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Entretanto os retrogadas da apple ainda não incluíram carregamento sem fios…

      1. Avatar de Dublin Lover
        Dublin Lover

        O iPhone 7 não trás carregamento sem fios?
        O meu Lumia 950 custa bem menos que essa coisa, tem carregamento sem fios, leitor de iris e tira fotografias noturnas como nenhum outro, e o iPhone 7 é muito mau em fotografias de baixa luz quando comparado a este.
        Então quais são as explicações plausíveis para pagar tanto por essa coisa?

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          se estas a perguntar pelas explicações plausíveis para comprar um iPhone então nunca vais perceber.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Pois nao, nem toda a gente percebe porque e’ tao importante exibir um gadget.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      O pessoal dizia o mesmo quando veio o 4g. Que não íamos precisar de cabos para ter tv tem casa. Mas toda a gente prefere a fibra, por ter melhor desempenho.
      Também não esquecer que bom bt ligado, o telemóvel aguenta menos bateria. E se os auscultadores tiverem sem carga, não houve música…
      Preferia que melhorassem a qualidade e tamanho das ligações dos phones, do que praticamente obrigassem a usar wireless.

      E em nota final, o velho do restelo é o que diz, cuidado e mantém as mãos do guiador. O puto diz, “olha para mim, sem mãos” e depois fica sem dentes…

    4. Avatar de APereira
      APereira

      O que eu fico surprendido ao ler os comentários do pessoal acerca deste assunto é a malta a falar da bateria dos auscultadores durar pouco…neste caso porque aparentemente passam a vida com os phones enfiados nos ouvidos…

      Para além de estarem ausentes do mundo a volta deles, nao estao preocupados com a vossa saúde no ponto que phones prejudicam seriamente a vossa capacidade auditiva.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Isso são aquelas coisas que só acontecem aos outros.

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Pois… parece aquele pessoal que anda aí a apregoar a privacidade online e afins…
          Depois cada vez que dao um pei** metem nas redes sociais…

  4. Avatar de Pedro Osório
    Pedro Osório

    Este é o futuro (próximo), não tenham a mínima dúvida.

  5. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Metade do artigo pareceu ser um artigo de opinião…

    1. Avatar de Pedro Osório
      Pedro Osório

      Não dizes nada de jeito.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pedro, tens razão. Mais de metade do artigo é um artigo de opinião.

  6. Avatar de Nope
    Nope

    A qualidade de som do Bluetooth não é má… É péssima!
    Já para não falar da radiação que para além de prejudicial, ao longo do tempo provoca danos irreparáveis no cérebro.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      oi? radiações do bluetooth provoca danos irreparáveis no cérebro?? onde foste buscar uma noticia dessa?? nao inventes ta?

    2. Avatar de int3
      int3

      Lol. Dá-me provas que a “radiação”, nem sabes o que é radiação mas ok, do bluetooth é prejudicial para a saúde.
      Não há.
      0.
      Nada.
      Estatisticamente 0. Foi sempre reprovado.

  7. Avatar de int3
    int3

    É lamentável a quantidade de pessoas aqui que dizem “wireless é prejudicial à saúde, a radiação provoca danos, …” entre outras lamentáveis e inocentes afirmações.
    Todos os estudos provam que não existe nenhuma relação entre a emissão de ondas eletromagnéticas e danos celulares capazes de provocar doenças.
    Não há 1 único estudo ciêntifico aceite pela comunidade cientifica (porque todos os estudos têm “guias” para se seguir porque podia-se contornar os dados para manipular a interpretação do mesmo).

    Ainda há pouco ouvi na cidade FM o seguinte:
    “Houve um estudo que ficou-se a saber que 12% das pessoas inquiridas já tinham tido alguma DST na vida toda deles, dos quais 80% depilavam os pelos nas zonas genitais. Por isso gente, pensem antes de depilar.”
    Ora que grande parvoíce da cidade FM. Onde foram buscar isto? Passo a explicar:
    Pode muito bem 80% dos 12% raparem os pêlos mas não justifica porque falta outra parte dos dados. Estão-se a focar apenas nos 12% que contraíram alguma DST na vida deles. E os 88% que faltam que NUNCA tinham contraído? Pois. Com certeza que desses 88%, 80% também rapavam lá em baixo…

    Os dados podem ser muito bem manipulados. Focados apenas num detalhe numa fotografia que é muito maior.
    enfim. só os mais inocentes é que infelizmente vão na conversa.