Médico usa câmara do iPhone 13 Pro para tirar imagens macro dos olhos de paciente

135 Comentários

É uma nova linha de utilização de uma funcionalidade que acaba de chegar aos produtos da Apple. Um médico americano, de San Diego, descobriu que o modo macro nos novos modelos do iPhone 13 Pro da Apple pode ser útil na monitorização do tratamento de doenças oculares.

É curioso como este tipo de funcionalidades podem ser usadas para lá do objetivo principal, mas é uma forma de aumentar o leque de oportunidades. Este médico conseguiu “ver mais longe e mais perto”.

Imagem iphone 13 Pro Max a usar modo macro para monitorizar olhos dos pacientes


Fotos em modo macro dos smartphones podem ser úteis na oftalmologia

A Apple só agora colocou disponível a captação de imagens em modo macro. Os novos iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max tiram partido da câmara Ultra grande angular para conseguirem focar a uma distância de apenas 2 centímetros. O resultado efetivamente são imagens muito interessantes de pormenores que, a olho nu, não nos apercebemos.

Numa publicação no LinkedIn, feita nesta quarta-feira, o Dr. Tommy Korn, oftalmologista e especialista em inovação digital em saúde na Sharp Healthcare em San Diego, disse que está a usar um iPhone 13 Pro Max para tirar imagens macro dos olhos de um paciente.

Korn acrescentou que ficou “impressionado” com o desempenho da câmara. O oftalmologista acrescentou que o iPhone 13 Pro Max pode “inovar o cuidado da visão do paciente e a telemedicina”, e disse que está ansioso para ver onde a tecnologia vai.

O médico também partilhou algumas imagens do iPhone 13 Pro Max em uso durante o tratamento de um dos seus pacientes que está em processo de recuperação de uma abrasão num transplante de córnea. O iPhone foi usado para tirar imagens para vigiar a recuperação do paciente.

 

Doenças oculares: Médicos poderão dar novo uso ao modo macro do iPhone 13 Pro

Esta “novidade” levou outros colegas de profissão a dar a sua opinião. O optometrista Dr. Jeffrey Lewis também disse que a câmara do iPhone 13 Pro Max poderia ser “mais uma maneira de impressionar, gerir e cultivar relacionamentos de longo prazo com os nossos pacientes”.

O médico Tommy Korn de facto descobriu uma nova abordagem para o modo macro e até brincou com a situação

PS: esta ‘câmara Pro’ também inclui uma aplicação de telefone!”

No iPhone 13 Pro e no iPhone 13 Pro Max, pode tirar fotografias e gravar vídeos macro com a câmara com ultra grande angular.

Para tirar uma fotografia ou gravar um vídeo macro, abra a aplicação Câmara, aproxime-se do objeto da fotografia (até 2 cm de distância) e a câmara permanecerá focada automaticamente.

Além das várias aplicações de saúde e bem-estar do Apple Watch, o iPhone 13 Pro poderá também ter outra utilidade na monitorização da saúde ocular dos pacientes.

 

Leia também:

iPhone 13 Pro Max, as primeiras impressões

Comentários

135

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Como se não existissem câmaras macro em Smartphones Android há vários anos …

    É nisto que a Apple é imbatível, este Marketing que faz com que fiquem com a fama de inovadores quando implementam as coisas no seu Hardware anos depois dos outros (sim, podem ter mais qualidade, mas isso tem que ser um dado adquirido tendo em conta o seu custo e fazem-no depois das tecnologias terem sido amadurecidas pelos outros).

    Aposto já aqui que com os Foldables vai ser a mesma coisa.

    1. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      Ou seja os medicos que descubram novas tecnologias fazem marketing à apple?
      Lol , se a camera macro da apple é igual ao dos androids, então porque é que nao usam tambem as grandes inovadoras cameras de 2MP (AHAHAHAH) macro dos androids para tirar fotos com grandes detalhes…. a 2mp?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim.

        A piada é pensar e dizer que só existem câmeras macro de 2mp, isso parece vir de alguém ignorante. É que não há câmeras que tiram fotos macro imensamente melhores que os iPhones da pólvora seca aos anos.. é tudo mentira.

        Mas é para isso que os iPhones servem, público alvo básico, para encher de orgulho as/os idiotas infoexcluídos.

        São acessórios de moda para burros/as.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          diz-me um telemovel android com macro de jeito. Fico ‘a espera

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Estás a gozar certo?

            Oppo x3 pro, vivo x70 pro plus, etc. Nem vou entrar noutros de marcas mais conhecidas porque só estes dois entubam o iPhone por todos os lados.

            Ganha juízo fanático. Fico à espera dessa enorme sapiência.

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            olha olha..dizes que existem androids com macro imensamente melhores do que o iPhone aos anos no entanto esses dois que mencionaste sairam este ano (2021)!!

            E o burro sou eu?! E o ignorante sou eu?! Eu ‘e que tenho que ganhar juízo?!

          3. Avatar de Roy
            Roy

            OPPO find x3, tem lente e luz macro

      2. Avatar de Joao Luiz
        Joao Luiz

        Porque já usam, tenho colegas oftalmologistas que fazem isso a anos, tanto com android como apple.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Processadores 64b , o M1….
      Etc

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      diz-me um telemovel android com macro que seja minimamente aceitável! Todos que conheço sao 2 ou 3 mpx..ou seja meteram macro so para dizer que tem X cameras.

  2. Avatar de Str
    Str

    Isto vai ferver eheheheh

  3. Avatar de VMB
    VMB

    será que a app ja pode ser avaliada?

  4. Avatar de rafa
    rafa

    lol mas alguma vez iam permitir um telemóvel para análises médicas? com cada patrocínio mais ridículo (e tenho um iphone 12)

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Não é uma análise média. Mas sim um acompanhamento da evolução de um tratamento.

      É uma boa ideia visto ser um equipamento comum. E as câmaras dos iPhones são relativamente consistentes. O que permite a comparação de resultados de diferentes sessões o mesmo entre diferentes oftalmologistas.

      Se melhora o trabalho dos profissionais, porque não.

      E abre possibilidades à criação de aplicações dedicadas a esta área específica. O poder de processamento destes dispositivos modernos abre a porta a novas técnicas que há vários anos atrás eram consideradas pouco viáveis.

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        é escusado, quando se fala em utilizar algumas das características de equipamentos Apple, não vale a pena, é um chorrilho de comentários depreciativos que nunca mais acaba. Eu não acredito que este médico use única e exclusivamente o iPhone 13 Pro para avaliar um doente. Então antes do iPhone 13 Pro sair, como é que ele fazia ?

        É a mesma coisa que o Apple Watch e os seus alertas relativos a ritmo cardíaco. Ninguém percebeu ainda (ou não lhe interessa perceber, afinal tem que haver sempre alguém do contra e a dizer mal) que não é o dispositivo médico, mas sim um equipamento que alerta o seu utilizador que algo se passa e que deve consultar um cardiologista ?

        Se temos tecnologia de ponta na mão, seja ela Apple, Samsung, ou outra marca qualquer, porque não a utilizar ? Em algum lado se diz que este médico não usa reais dispositivos médicos ?

        1. Avatar de Cristina Rodrigues
          Cristina Rodrigues

          “Então antes do iPhone 13 Pro sair, como é que ele fazia ?”
          De certeza que nao usavam as cameras macro lixo de 2mp dos xiaomis ahahaha

          1. Avatar de australopithecus
            australopithecus

            Não era certamente o iphone 12 Pro Max que nem foca macros em condições… Basta o Xiaomi focar que já ganhou com os seus 2mp e fica a 1/3 do preço…

  5. Avatar de Nuno Teixeira
    Nuno Teixeira

    Oh @VitorM tás-te a pôr a jeito 🙂
    Então os oftalmologistas só descobriram o modo Macro no iPhone 13 Pro?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      altamente provavel, fala com qualquer medico, ou usam iphone ou um samsung gama S/Note, o mais caro que houver na loja por outras palavras, logo tendo em conta que é o primeiro flagship Samsung ou Apple a ter uma função macro é provavel que só agora tenha sido “descoberto” por eles mesmo havendo o find X3 Pro que efeticamente tem uma camera macro incrivel, mas que nem aparece na lista de potenciais compras destes senhores e senhoras…

      1. Avatar de Francisco Esteves
        Francisco Esteves

        Vai-te esconder 😀

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Porque? por ter dito o obvio? já se devia ter percebido que quando a apple adota algo é melhor do que qualquer outra empresa e tem mais saida, há 6 anos tinha Qi charger no meu lumia, usava aquilo diariamente, a samsung tinha ninguem ligava, apple lança Qi nos telemoveis, até já o IKEA tem moveis com aquilo imbutido, qualquer carro já tem lá uma placa e por ai fora e o mercado já dá importancia, esta situação só tem a diferença que a principal concurente ainda não lançou em topo de gama esta função apenas umas coisitas em gama medias/baixa… que não tem como publico alvo estes profissionais…

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      isso foi o médico que fez e vê os comentários no post dele no LinkedIn para perceberes o que dizem os outros médicos

      Tu es uma beca de atrasado certo?

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Em primeiro lugar vai chamar atrasado às pessoas da tua família.
        Segundo lá por um médico dizer isso o artigo não deixa de ser ridículo. Então agora as câmaras dos telemóveis vão substituir aparelhos oftalmológicos que têm outras funcionalidades e são muito mais precisos?

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Não. Vão dar outras possibilidades. Como a partilha fácil de resultados com o paciente e outros profissionais.

          Nenhum smartphone substitui uma DSLR. Mas quando vou a um festival e quero partilhar uma fotografia uso o meu iPhone. Embora o facto da qualidade não ser a mesma de uma DSLR para esta situação serve perfeitamente. E ao contrário de uma DSLR posso partilhar a foto diretamente devido à magia da rede celular.

          As vezes o facto de ser simples e cómodo basta.

          1. Avatar de Luis Henrique Silva
            Luis Henrique Silva

            Caso não saibas as DSLR de agora dá para fazer partilha num instante até a minha é só ligar via wifi ao smarphone com app e já está.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Isso quer dizer que nenhuma foto existente na internet é de uma DSLR?

        2. Avatar de Joao P.
          Joao P.

          primo nuno não foi para ofender amigo so acho que exageras por falta de opiniao pensada. tu so achas ridiculo porque não é da marca do telefone que compraste se fosse era muito boa a maquina e era uma descoberta buena. o teu comentario e ridiculo sim porque no artigo nao fala em lado algum sobre substituir nem o doc fala nisso no post que fez.

          1. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Mas quem é que falou da Apple? Há utilizadores da Apple, noutros comentários, que acham o artigo ridículo.
            O meu ponto é em relação ao próprio médico. Eu quero lá saber se tenho acesso às imagens ou não. Eu quero é que ele, como médico, me analise e veja se tenho algum problema ou não. E confio mais em médicos que usem aparelhos próprios e exames complementares do que um que me vai tirar umas fotos.

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Só para acrescentar que mencionei o @VitorM porque já era esperado que chovessem comentários neste artigo por causa do título do artigo.
            Dá ideia que só a Macro do iPhone 13 Pro é que é suficientemente boa para fazer ‘exames’ aos olhos.
            O @VitorM já sabe muito bem disso e usa (e muito bem e nada contra) no Pplware. Faz parte das técnicas do marketing digital, o chamado ‘isco de cliques’ 🙂

          3. Avatar de Vítor M.

            Estás enganado. O título é não é mais que o que se passou. Tem algo mais que a verdade? E mais, no próprio artigo refere que só agora a Apple tem isso, repara que foi a primeira frase no corpo do artigo. E sabes que nem é preciso nada de extraordinário, basta ser iPhone, Apple que é de interesse generalizado, nem é preciso fazer nada de especial.

          4. Avatar de LR
            LR

            “basta ser iPhone, Apple que é de interesse generalizado, nem é preciso fazer nada de especial”. Agora tenta dizer isso com cara séria, e sem rir…

          5. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @VitorM
            Eu não disse que era mentira. Só disse que esse título provoca esse tipo de reacções nos fanboys 🙂

    3. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Não é uma questão de descoberta, mas sim o facto de ser um dispositivo comum e não um modelo específico de uma marca que daqui a dois anos não vai ser suportado.

      Nestas áreas consistência é um fator importante, mas que precisão.

      Para dar um exemplo, funcionalidades como Trueplay da Sonos que permite calibrar os altifalantes de acordo com o espaço onde estão instalados. É apenas suportado em iPhones porque a Sonos caracterizou os microfones dos vários modelos e consegue obter resultados consistentes. A razão de não ser suportado em Android não tem a ver com uma limitação do sistema mas o facto de diferentes modelos terem características distintas, o que leva a resultados aleatórios e imprecisos.

      IPhones não são melhores. Mas são dispositivos consistentes que fazem o seu trabalho, e são relativamente comuns. E muitas vezes isso é o mais importante.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Faz bastante sentido o que escreveste. É mais fácil configurar um sistema para poucos produtos que para milhares deles.

  6. Avatar de Henrique
    Henrique

    Eu mesmo tenho um 13 Pro, mas esta notícia é ridícula …

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      “O resultado efetivamente são imagens muito interessantes de pormenores que, a olho nu, não nos apercebemos.”

      E aquele metrologista que usa o 13 Pro para saber se está sol ou chuva? Ah!! pois é!! Ele colocou um iPhone do lado de fora da janela, faz um Facetime diariamente [ou seja uma vídeo chamada] e descobre tudo o que está do outro lado de uma janela fechada. A vida dele mudou por completo!!

    2. Avatar de Ops
      Ops

      É isso mesmo Henrique.

      Eu gosto da Apple, mas os 90% do pessoal que usa são fanboys que não conseguem distinguir o normal do ridiculo.

  7. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    @Vitor apaga que ainda vais a tempo

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Lol foi o médico que partilhou e aleijou-te assim tanto o ego? queres ver que foste la tentar apagar o post do médico LOLOL

      1. Avatar de Francisco Esteves
        Francisco Esteves

        Calma fanboy, não precisas de ficar nesse estado

        1. Avatar de Jorge Pedro Miguel
          Jorge Pedro Miguel

          Calma Doutor Francisco, não precisa de verter tando ódio 😀

  8. Avatar de Rui Manuel
    Rui Manuel

    Estou à espera dos comentários do Fábio

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Estás? Por acaso gostei da notícia. A única coisa que é estranha é só descobrirem as macros agora… Ah, a apple só a implementou agora…

      1. Avatar de Rui Manuel
        Rui Manuel

        hehehe 😉
        Abraço

  9. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    E ele usou o 3º classificado do Dxomark, imaginem se tivesse usado o 1º…

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Se calhar ele dá outros usos ao equipamento. O DXOmark é relevante se a única finalidade do dispositivo for tirar fotografias. Mas para isso posso arranjar uma mirrorless compacta que dá 10 a zero a qualquer smartphone.

      E este oftalmologista tem equipamentos profissionais no consultório que batem qualquer câmara para este cenário específico.

      Mas como foi dito, não é uma questão de ser o melhor. Mas o facto de ser possível usar o iPhone para estes casos. E neste caso duvido que existam muitos oftalmologistas a usar Huaweis P50. Basta ver o número de vendas para confirmar isso.

      O que interessa um dispositivo ser bom se ninguém o usa?

    2. Avatar de Vítor M.

      Ehehehy e chamaste fanboy ao Paulo 😀 😀 😀

      Vocês são uma maravilha. Calma povo, apenas foi um médico que entendeu que lhe dava jeito usar a câmara macro para tirar algumas imagens dos olhos dos seus pacientes como uma ferramenta auxiliar 😉 não vale a pena começares a desmaiar por causa disso. Calma.

    3. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      O DXOMARK é uma fraude, ja foi exposto por varios leakers e youtubers. Simples.

      1. Avatar de LR
        LR

        Claro, a não ser quando dizem que o iPhone é o melhor, certo?

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Por que razão estava à espera desta resposta? As pessoas são mesmo previsíveis…

          1. Avatar de Vítor M.

            Hehehe… mesmo! 😀

          2. Avatar de LR
            LR

            E? Eu referi o iPhone porque é o smartphone que está aqui em questão, e o qual a Cristina defende com unhas e dentes, como se a vida e felicidade dependesse disso.
            No entanto, o mesmo é aplicado a todos os que tomam a mesma atitude em relação a outras marca, baste pesquisar um pouco aqui no pplware, e o que não faltam são exemplos. Basta substituir iPhone por Samsung, Huawei, Xiaomi, etc.

  10. Avatar de CRP
    CRP

    Pura publicidade aos iPhones, ou não, se calhar sou eu que estou a interpretar mal o artigo.
    Se ainda pusessem no final do artigo a frase “Provavelmente outros smartphones fazem o mesmo, mas não temos conhecimento.”, não estava aqui a comentar.

    No entanto não deixa de ser uma boa noticia a evolução das câmaras e do seu uso em variadas situações.

    1. Avatar de Vítor M.

      Repara que no texto diz “A Apple só agora colocou disponível a captação de imagens em modo macro.” logo, para bom entendedor, se esta foi só agora, outras foram antes.

      Contudo, é um testemunho interessante o deste médico. Aliás, como outros de outras marcas. Lembras-te deste modo de câmara fantástico: https://bit.ly/3m9YDih é algo que poderia trazer nalguns campos uma ajuda preciosa. Mas tinha a outra parte que era perversa. Fora isso, a tecnologia era top.

      Por isso, tudo isto é interessante, pois abre novos horizontes à tecnologia. Olha este https://bit.ly/2T3z883 , lembras-te?

      1. Avatar de CRP
        CRP

        Obrigado pelo reparo.

  11. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Esperem até alguem descobri que com o iphone tiras a fotografia macro ao olho do paciente e com essa mesma fotografia vais poder desbloquear o iphone do mesmo. Ou então já estou a ver o médico a uma enorme coleção de fotografias de olhos 🙂

  12. Avatar de nuno
    nuno

    Este fórum é um campo de batalha. O médico usou todas as ferramentas ao seu alcance para ajudar o seu paciente, incluindo também fotos do telemóvel para vigiar a recuperação. Não entendo quem ache isso ridículo… Quando eu for tratado pelo que quer que seja, quero que o médico use tudo ao seu alcance de modo a ter a melhor analise possível.

    1. Avatar de Joao P.
      Joao P.

      alguns users android sao tao imaturos e instaveis que criticam tudo o que não seja da cor deles. sao muito inseguros. parece que teem dificuldades em aceitar que haja outras marcas pralem das que amam. ate porque achei uma ideia bacana até pode ser mais facil usar estas imagens para explicar ao paciente o desenvolvimento do tratamento. por exemplo.

      1. Avatar de LR
        LR

        Começaste mal (há tantos imaturos de um lado como do outro). Mas acabaste muito bem, com um excelente exemplo de uma potencial utilização da macro.

  13. Avatar de Sempre na boa onda
    Sempre na boa onda

    Hahahahaha!!!!!

    Bem, depois de saber, pelas notícias que os tugas gastaram á volta de 23 milhões por dia no jogo online até já acredito que o iPhone 13 ( seja qual for a versão ) seja tido como ” um equipamento comum “…
    Tomará os tugas !…

    O resto está bem fácil de se ver…

    Não vale se quer a discussão.

    Saúdinha !

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      O 13 ainda agora foi lançado, por isso ainda não se tornou comum.

      Mas o iPhone 12 vendeu 100 milhões de unidades. E não é o modelo mais vendido da Apple (embora seja um dos mais vendidos)

      Se comparares com a concorrência (Galaxy S10 com 37 milhões e Huawei P20 com 32 Milhões) significa que o iPhone 12 é 3 vezes mais comum do que a concorrência.

      Se quiseres ver os números https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_best-selling_mobile_phones

      Por isso parece que não quer ver és tu. Os números são concretos e não mentem.

      O mesmo vai acontecer com o iPhone 13. Vai ser mais comum do que qualquer Galaxy, Mi ou Huawei topo de gama que seja lançado neste e no próximo ano.

      Qual é a tua ideia de comum? Aquele que compraste? És algum líder de um culto e toda gente compra o mesmo que tu?

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Segundo uma operadora portuguesa, no primeiro dia recebeu encomendas para 287300 Iphones 13 (várias versões), maioria na versão de pagamentos durante 36 meses, com o serviço móvel base da operadora, tanto que a maioria já nem aceitam pré-reservas.

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tanta gente iludida. Aqui vamos nós com a comparação de p*nis… Usem lá as possibilidades de foto em macro para tirarem a isso pois quem defende tanto produtos apple está claramente a compensar pela falta de algo. Isto não passa de pura publicidade. E todos caem a fazer notícia à volta disto…

  15. Avatar de Sempre na boa onda
    Sempre na boa onda

    Hahahahah!!!!

    Bem, depois de saber pelas notícias que os tugas gastaram á volta de 23 milhões por dia em jogo online até posso vir acreditar que o iPhone 13 ( seja qual for a versão ) ser ” um equipamento comum ” …

    Tomará os tugas !….

    De resto nem vale a discussão, é demasiado óbvio…

    Saúdinha !

  16. Avatar de Realista
    Realista

    Bem vindos a 2014 onde utilizavam o Nokia Lumia 1020 para tirarem fotos de espiroquetose intestinal…

  17. Avatar de Rui Tavira
    Rui Tavira

    Com s21 ultra já podia ter feito desde o início do ano ..mas não ia dar notícia porque não é iPhone

    1. Avatar de Vítor M.

      Até ia, como foi feito já noutros assuntos, como neste caso, por exemplo: https://bit.ly/2T3z883 e há mais uma mão-cheia desses exemplos, sem ser Apple, aliás, há mais sem ser Apple. Mas a questão aqui é que a malta logo que vê Apple… é uma sofreguidão.

      Há uns tempos, escrevi um artigo muito interessante de uma tecnologia da Garmin https://bit.ly/3thkMhM e… nada, nem xiu, nem miu nem.. nada, portanto, Apple é Apple, atrai os que amam, os que gostam, os que são curiosos, os que odeiam e os que detestam. 😀

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ahah é mesmo, vai de encontro com o meu comentário!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          BTW, esse comentário está por aprovar :’)

  18. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    tive 1 xperia 850i e ainda tenho fotos macro tiradas com ele.. eram impressionantes para um telemovel de 2007

  19. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Que bom. Porque é que não se lembraram de desenvolver fotografia macro antes do iPhone 13?

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Esperar por a Apple anunciar o tal Ifolder de 4000 euros, versão base, pode ir até aos 8000 euros, que vai vender que nem pipocas… se o 13 deve vender perto de 1 milhão em Portugal, quando for o novo dobrável, essa mega hiper novidade no mundo dos smartphones, serão 2 milhões.

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    É um fenómeno interessante, basicamente se a notícia se tratasse de “Médico usa câmara compacta da Canon para tirar imagens macro dos olhos de paciente” a noticia era completamente normal, teria 2 ou 3 comentários.
    Acrescentas Samsung ou Apple e existe sempre uma guerra, não entendo porque existem tantos defensores de uma marca, sem qualquer benefício nela.
    Alguém é capaz de explicar? penso que continuarei a não perceber, mas pronto, pode ser que dêm uma luz.

    1. Avatar de Vítor M.

      Fácil, duas marcas que movem legiões de fãs. Uma mais que a outra, é certo, mas ambas que mexem nas reações das pessoas. Agora, também é verdade que tem ainda algo lá pelo meio (de certas opiniões), que não consigo explicar.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Realmente parece uma religião, é interessante saber o que motiva isso…

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      tens vários bons exemplos do ódio à Apple:

      quando a Apple o retirou da caixa o transformador, ui, caiu o mundo. Quando os outros fizeram o mesmo, não se ouviu ninguém a falar.

      Outro exemplo, quando a Apple retirou o jack de 3.5, ui, o mundo caiu novamente. Quando os outros fizeram o mesmo, puff, ninguém disse nada

      e quando a Apple retirar a porta lightning, a passar a ser tudo sem fios, não vai ser o mundo a cair, pois já caiu o que tinha a cair, mas Marte não vai ser o que era. Vejamos depois, quando os outros o fizerem, se alguém vai falar

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Talvez porque já estivessem fartos de falar do assunto?
        Eu tive de comprar telemóvel e por acaso optei por Samsung, na altura reclamei e ainda reclamo de várias coisas, entre elas tirarem o carregador, o Jack e a luz de notificação!

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          Fartos de falar no assunto ? Não Miguel, simplesmente porque não era algo relacionado com a Apple. Então um Samsung de topo a custar mais de 1000€ não se arranjava ainda algo para dizer sobre isso ? Naaaaaaa.

          E qual luz de notificação ?

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Não conheces o LED que a samsung colocava nos seus smartphones? Retirou isso quando removeu a borda superior dos ecrãs. Até que dava jeito, havia uma cor para notificações do messenger, outra do whatsapp, outra para notificações normais… Sim, há coisas que as marcas retiram e são alvo de reclamações…

          2. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            @Fabio, o IOS usa o led do flash para fazer esses avisos, no android não dá para fazer o mesmo ? pergunto pois não sei mesmo se é ou não possivel

          3. Avatar de Fábio
            Fábio

            O led do flash não se torna um pouco agressivo? Bem, eu penso que dá para fazer o mesmo no android, mas acho que só para chamadas recebidas, não tenho a certeza.

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            @Antonio Ferreira Lol esquece, já estás a fazer o mesmo. Como vês eu não olho a marcas, escusas vir pregar qualquer religião.
            O Fábio tem razão, a notificação de flash do IPhone não é o ideal, é incomodativa e não distingue apps.
            Fico por aqui nesta discussão.

          5. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            @Miguel, eu não estou a fazer absolutamente nada e muito menos a pregar alguma religião. Se não tens capacidade de aceita a opinião de alguém, então é melhor ires para uma ilha deserta.

            E sim, eu tenho iphone e sabes porque ? porque nunca me deram problemas, e aqui em casa ja passaram o 3GS, o 4, o 5, dois 6 Plus e agora o 12) e quando preciso dos seus serviços, eles funcionam, o que é inversamente proporcional ao que o único samsung que tive, Galaxy S4 que me custou 900€ na altura, o mesmo que um iphone, mas dizia eu, nas primeiras horas de utilização do S4, os contactos fecharam, tente novamente, TomTom fechou, tente novamente, GPS sem funcionar, teve que vir uma atualização UM MÊS depois para corrigir o problema para alem de que 6 meses depois e após 3 idas à assistência técnica, la finalmente substituíram o écrans que estava com problemas.

            E Mais, o iphone 6 plus da minha mulher, com quase SETE anos, há 15 dias recebeu uma atualização. Portanto, estou-me nas tintas se para ti é mais importante customizares o teu android com widgets ate não mais, eu prefiro um equipamento que funcione, que seja estável, e que passados 6 anos continue a receber atualizações.

            Não gostas, temos pena, eu gosto.

            Fim de discussão

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            @Antonio Ferreira Tens razão, peço desculpa pelo mau julgamento, li mais coments na página e acabei errado ao responder aqui. Ao qual peço desculpa.
            É totalmente normal, se o IPhone nunca te deu problemas e serve os teus propositos deves mesmo continuar com ele.
            A tua questão quanto ao Flash foi mal interpretada por mim, faz sentido quanto ao propósito, mas a LED que usavam no samsung era melhor (até deixarem de a incluir). Os Samsung que saiba não têm opção de usar flash como luz de notificação.
            Por acaso aqui em casa temos 2 Samsung e 2 Apple, ambos nunca deram problemas, quanto a isso não consigo para nenhum lado.
            Escolhi Samsung S21 porque queria um android mais pequeno, mas com boa camera. Tinha de ser Android por causa de umas apps que queria continuar a usar e manter os dados. O IPhone, pelo tamanho e camera tb foi uma opção.

        2. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          @Miguel, estas desculpado, por pensar que iria ser mal interpretado tive o cuidado de escrever “(…) pergunto pois não sei mesmo se é ou não possível (…)”. Não sou iFanBoy pois acho que cada um deve usar o que gosta/pode ou melhor se adapta às suas necessidades e as minhas passagens pelo mundo android foram más, para alem do S4 foi também um tablet da Asus que o devolvi ainda dentro dos 14 dias, pois o android estoirava por todo o lado. Comprei um iPad, e la esta, nenhum problema. Considero o Android um bom SO, o problema é mesmo a sua fragmentação, cada fabricante meto mais as suas coisinhas, e depois dá disparate. Abraço

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Quanto a tablets Android tb sempre tive más expêriencias, até de software, já a experiencia em um Apple foi muito melhor, tanto em construção como software.
            Acho que nunca houve uma boa aposta tablet android, têm sempre má qualidade de construção no mínimo e não são muito fluidos no software.

    3. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      É mais fácil tirar fotos com uma camera de 30cm de grossura ou com um telemovel com menos de 8mm de grossura? Pensa nisso.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É mais fácil tirar com uma de 30cm de grossura (penso que estejas a falar de mirrorless e/ou de DSLR), pois têm uma ergonomia muito melhor.

  21. Avatar de Jorge
    Jorge

    A ver os comentários só para me rir com os haters do iphone lol

  22. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nunca consegui perceber esta grande guerra entre iOS e Android.

    Tenho um OnePlus 7T Pro e um iPhone 12 (trabalho)
    adoro os 2, obviamente que cada um tem prós e contras

    Tenho um HP Elitebook (I5 16GB) (trabalho) e um MacBook Air (M1 16GB)
    Também cada um deles tem os seus prós e contras

    Não venham dizer que um qualquer telemovel é o melhor do mundo, porque isso não existe.

    Ainda há dias um amigo comprou um CAT B35 (telemóvel não-smart com teclas), perguntei-lhe para quê se ele tem um smartphone bom.
    Ele respondeu que é bom, mas o CAT é muito melhor para quando vai acampar, por isso, naquela situação o CAT é o melhor do mundo 😀

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      A minha Galinha é sempre melhor do que a da vizinha, vá-se la saber porque ?

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Isso não se diz ao contrário? Ahaha

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          Sim diz, mas não se aplica a iFanBoys e a aFanBoys, heheehehehehh

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      O comentário mais racional desta thread.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens razão, obviamente. Mas parece difícil de chegar a muitas mentes.
      Já chateia alguns coments daqui. Parece religião.

  23. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    eu trocava de médico na hora… usar um iphone para macro ? por amor da santa

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não vejo o problema. Uma câmara com lentes intermutáveis, acoplada com uma lente macro verdadeira de ampliação 1:1 ficaria bem mais cara, e os resultados não seriam muito melhores.

      1. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        pegas numa 18:55 de kit invertes e tens algum 100x superior a um iiphone

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          qualquer maquina fotográfica tira melhor fotografias do que qualquer iPhone, Samsung, oppo, etc
          Qual a novidade?

    2. Avatar de Vítor M.

      Realmente, mais valia um 3310 com bolsa à tiracolo . 😀

      1. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        era para rir ?? lol voçês como editores perdem muitas vezes por não ficarem calados.. com o preço de iphone 13 pro compro maquina, lente macro e ainda sobra, se optar pela de kit invertida ainda mais barato fica…

  24. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Tenho vários telefones antigos que fazem isso.. podia ter-me pedido emprestado.
    Depois, um médico a usar um telefone para fazer um diagnóstico? Deve ser dos bons…

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas se usasse um NOKIA 3310 já era bom médico 😀

      Não digas disparates 😀 ele apenas abriu uma janela de oportunidade para tirar proveito de uma tecnologia, provavelmente outros também vão usar e têm outros equipamentos que não iPhone. É assim que isto tem de ser visto.

      Abraço.

  25. Avatar de Joao Ferreira
    Joao Ferreira

    A camera do iphone bate aos pontos as cameras das dslr

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Claro que sim, esta-se mesmo a ver. Antes de dizer disparates, uma ligeira pesquisa para entender as tecnologias utilizadas nas camaras de telemoveis e a presente ndas dslr, não lhe fazia mal nenhum e ganhava conhecimentos para não dizer barbaridades. ÁAAAAAAAAAAAAAA pera, deve ter a ver com os “mega pickles” (como dia o Bernardo)

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Não deves ter uma dslr

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      troll ‘es tu?

    4. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Bate aos pontos negativos… Há-de estar para nascer quem venha a viver o suficiente para ver isso acontecer…

  26. Avatar de Tiago
    Tiago

    Linkedin, a rede social do flex para os oradores, motivadores, formadores, etc. Pior, é um site de tecnologia fazer um artigo com base de uma publicação no Linkedin. Alguém que reporte este website.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      A notícia também apareceu no 9to5mac. Podes dizer que é tendencioso para produtos apple, mas não deixa de ser um site bem conhecido.

      1. Avatar de Vítor M.

        Apareceu em todos que seguem a tecnologia. Recebi os feeds de N de sites por esse mundo fora com essa notícia. Portanto, é algo interessante que meio mundo deu a conhecer.

  27. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Bela bosta de macro

  28. Avatar de DrGeek
    DrGeek

    É como acreditar que um relógio da Apple faz um ECG… Há cada notícia que enfim.

    Não conheço nenhum médico que faça tal coisa e já fiz rotação em 6 hospitais centrais mas… há malucos para tudo. Apenas marketing para venda 🙂

    Chega dizer que Apple é boa… Ponto.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Os apple watch fazem ECG, mas com menos pontos de contacto que as máquinas profissionais, logo têm menos precisão. O que é difícil de entender nisto?

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      o religion apple faz ECG e ficas tu a saber que ja salvou mts vidas!! E isso nao ‘e marketing

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Essa do já salvou muitas vidas é a ignorar quando diz que está tudo bem e não está, certo?
        Ou aquilo é infalível?

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Não percebeste mesmo a pergunta ou estás só a fingir?
            O que perguntei é se estás a ignorar os casos em que as pessoas têm um problema e não vão ao médico porque o relógio diz que não há problema…

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Mesmo depois de fazer um ECG no relogio la diz ‘If you believe you are having a medical emergency, call emergency services.’

            Aquilo que o relógio faz ‘e bom mas nao substitui equipamentos próprios. Nunca te diz para nao ires ao medico.

          3. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Ah, ok. Então se te sentes bem e o relógio acha que estás mal deves ir ao médico. Se te sentes mal e o relógio acha que estás bem deves ir ao médico na mesma…
            É como a malta que reza a pedir montes de m3rd4s e depois fica a ver navios e diz que foi a vontade de deus… Se é a vontade de deus para que é que rezam?

          4. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Sinceramente acho que vais encontrar problema com qq coisa que a apple faz..desta vez ‘e com o relógio. Se tem ECG ‘e m*rda e se nao tivesse seria m8rda na mesma.

            Se o relogio ja ajudou e inclusive salvou mt gente, so por isso nao valeu a pena a apple ter implementad o ECG?

          5. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Eu não disse que é m%€&a. Isso são palavras tuas.
            Só acho que as pessoas têm de perceber que um relógio que faz um pseudo-ecg pode ajudar pessoas quando lhes diz para irem ao médico e acerta e pode prejudicar pessoas quando lhes diz que está tudo bem com elas e falha…
            Os estudos da Apple revelam uma eficácia muito elevada quando incluem malta nova sem problemas de coração mas a eficácia cai quando se testa apenas em malta idosa, que são as pessoas que poderão tirar partido disto…
            O problema é quando as pessoas não vão ao hospital quando precisam porque o relógio, por engano, lhes disse que estava tudo bem.
            Mas se queres ser cego e ficar-te pelas notícia boas, então siga. É uma escolha tua, livre e consciente…

          6. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            e continua-lhe a dar com a ‘cegueira’! se uma pessoa nao ‘e responsável pelo aquilo que faz nao ha nada a fazer. As pessoas tem uma cabecinha por uma razão n’e?

            Também vais dizer que a culpa ‘e o do GPS quando um condutor vai pela via errada e causa um acidente por exemplo?!

          7. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Quando um condutor vai pela via errada vai não está a cumprir.oncodigo da estrada que estudou e é o culpado.
            Quando faz um exame médico e o resultado é errado a culpa não é da pessoa. Mas já.vi que usas óculos de alcanena só é da responsabilidade da Apple o que é bom e o resto é culpa dos seus consumidores burros…

          8. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            vai a’i uma confusão nessa cabeça..nem dizes coisa com coisa…Estas a’i a trocar as ideas e ja nem fazes sentido nenhum. E a culpa ‘e da apple e dos seus consumidores certo?

          9. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            A culpa é do fanatismo!

  29. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Finalmente! Foi preciso chegar a 2021 para poder ter um serviço médico de jeito ao nível dos olhos.
    Só falta a Apple lançar o iPhone 14 a fazer gesso que parti uma perna em 2001 e até agora nada…

  30. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Os ginecologistas também usam a câmara macro.

  31. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Enquanto o iPhone 13 acorda para Macro os outros modelos já andam nisso a muito tempo, até o S21 ultra veio logo com isso iphone já saiu da moda… O que eu faço com o S21 ultra não faz o iPhone 18…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      E o que eu faco com o meu iPhone 8 nem o teu S32 fara. Whats your point?!

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      A cegueira desta malta é impressionante… Até falam em inglês para parecer melhor…

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        se nao percebes ingles eu dou-te umas aulinhas 😉

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Aulas de inglês, a mim? Ui, és mesmo importante na tua rua…