Cartão de cidadão já não serve para entrar no Reino Unido

35 Comentários

O facto de o Reino Unido ter saído da União Europeia tem levado a várias mudanças na própria Europa. Uma dessas mudanças tem a ver com a aceitação do Cartão de Cidadão nacional para entrar no Reino Unido.

Devido ao Brexit, a partir desta sexta-feira os portugueses que queiram entrar no Reino Unido têm de apresentar um passaporte biométrico.

Cartão de cidadão já não serve para entrar no Reino Unido


Cartão de cidadão: Há uma exceção para os europeus…

A medida não é apenas para os portugueses! Devido à saída do Reino Unido da União Europeia (o tão conhecido Brexit), os   cartões de identidade nacionais, bem como da Suíça, da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein deixam de ser válidos para entrar no país de Boris Johnson.

Há, no entanto, uma exceção para os europeus ou familiares com estatuto de residência no país, que vão poder continuar a usar os cartões de identidade para viajar até pelo menos 31 de dezembro de 2025.

O Governo britânico alega que esta forma de documento é menos segura, e quer colocar todos os visitantes internacionais ao mesmo nível, passando a exigir um passaporte biométrico.

Cartão de cidadão já não serve para entrar no Reino Unido

Além de ser “mais rápido de processar” pelos agentes nos postos de fronteira, o passaporte também pode ser usado nos ‘e-Gates’, os portões automáticos de controlo existentes nos aeroportos.

Um estudo realizado pela organização nacional de turismo VisitBritain junto de viajantes europeus no início do ano concluiu que 8% admitia deixar de viajar para o Reino Unido se isso implicasse pedir um passaporte. O Reino Unido recebeu cerca de 40 milhões de visitas de pessoas da UE em 2019.

Leia também…

Cartão de cidadão e passaporte já não servem para residir no Reino Unido

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Nem todas mas algumas egates no UK são feiras por uma certa empresa portuguesa, que obviamente aceita o cartões de cidadão.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Não faz sentido. Primeiro porque não é o fabricante que decide os documentos aceites. E segundo os cartões de cidadão ainda não suportam NFC (passaporte electrónico), ao contrário da maioria dos países europeus. Por isso não podem ser lidos por estes equipamentos em primeiro lugar.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Não, não é o fabricante que decide.

        estou a dizer que é tecnicamente possível, e sei disso porque existem esses modelos em funcionamento, e tens eles tanto em Portugal como mostra a primeira fotografia como noutros países da UE.
        Inclusive fora da UE, o leitor de cartões é o mesmo e compatível, os não em todos.

        Quanto ao NFC, mediante o necessário, o modulo de leitura tanto suporta passaportes como cartões com chip.

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Sinceramente passava que os passaportes já eram obrigatórios desde o início do ano…

    1. Avatar de Blackbit
    2. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      nope o brexit so se due por completo a dia 31 de junho

  3. Avatar de Asbrubal
    Asbrubal

    Não tenho intenção nenhuma de visitar o R.U. portanto… os 65€ que custa o passaporte dão para beber muita cerveja na Alemanha, Na Holanda, Na França em Espanha…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      ‘E sempre bom ter um documento extra como o passaporte.

  4. Avatar de Valdemar Santos
    Valdemar Santos

    E a carta de condução de pesados?

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      Essa só dá por 3 meses, também não vale muito a pena 🙁

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tudo o que dificultar a visita legal ao Reino Unido parece-me bem.
    Embora o problema deles não devesse ser os legais mas os ilegais que vão para lá chuchar nos apoios sociais para não fazer nada, ou só fazerem porcaria… e claro mesmo que trabalhem e sejam ordeiros chega uma altura em que ninguém se sente bem de ver o seu país invadido com tanto estrangeiro… se não nasceu lá, que está lá a fazer? Assim como eles tiveram de sair dos países dos outros porque querem os outros virem para o país deles?

    A malta do Reino Unido também tem de mostrar o passaporte para entrar legalmente na UE, certo? Ajuda o facto de que eles não têm (ainda até ao momento) um cartão de cidadão… logo não teriam outra maneira, a não ser que aceitassem a carta de condução.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Esse cheirinho a xenofobia… Concordo contigo quanto aos ilegais mas depois lixas tudo a seguir.
      Querias que te fizessem o mesmo caso emigrasses para França ou Luxemburgo onde já há uma comunidade portuguesa muito grande?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Não faz sentido um Francês querer-me em França, ou Luxemburguês me querer no Luxemburgo a não ser que eu vá para lá criar realmente valor acrescentado… sei lá: abrir uma empresa que cria centenas de postos de trabalho para os que nasceram lá por exemplo… e mesmo assim vão preferir que crie a empresa e meta um nativo local a geri-la e me vá embora para o meu país.

        Qual é a lógica por de trás disto dos países? É que cada qual nasce no país cujas características de evolução individual mais se assemelham uns aos outros no seu conjunto. Claro que quando vem alguém de fora a tendência é criar problemas aos demais porque raramente é alguém mais evoluído que realmente trás uma mais valia a sério para os que se desenvolvem nesse país. Porque teria de ser alguém 100% correcto, e que compreendesse o todo em que está inserido para que no auxílio/ apoio às pessoas de outro país consiga fazer as coisas de tal maneira que ajuda na evolução do povo local mas da forma progressiva como é suposto acontecer. E isto é extremamente difícil de na prática realizar… mais difícil ainda é encontrar alguém 100% correcto que compreenda de facto o todo onde está inserido… diria que talvez existam 0 (zero) pessoas no planeta todo que reúnem estas duas condições em simultâneo.

        1. Avatar de zequinha
          zequinha

          O que cria valor acrescentado ao país ou numa empresa é o valor do trabalho da pessoa. O capital não gera valor acrescentado. Primeira aula de um curso de Economia na Universidade.

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Dica de alguém que já viajou muito, levem sempre o passporte, mesmo sendo UE, já me acontece mais que uma vez o voo ser desviado para países non UE, e se por algum motivo queres sair do aeroporto para ficar num hotel não podes sem passaporte.
    Eu cá ando sempre prevenido, 2 cartões de credito e dinheiro na carteira, minimo 100 EUR e 100 USD, se for a lazer levo bem mais.

  7. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    🙁 estes gajos só dão tiros nos pés.

    1. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      brexit a melhor ideia de sempre ahahahahahhaa

    2. Avatar de zequinha
      zequinha

      É melhor não pores lá os pés!

  8. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Será que os Indianos e Paquistaneses precisam de Passaporte para entrarem no reino Unido?
    Acho que têm via livre, mas não tenho a certeza…
    Se não têm deve faltar pouco…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Quem é da Commonwellth é mais inglês que os outros emigra que vão para lá, incluindo Tugas

  9. Avatar de Rui Rocha
    Rui Rocha

    Essa tua cautela em relação ao passaporte é bem vista, já em relação ao dinheiro, será que um Revolut não seria uma solução a considerar?
    Digo isto pois sou um pouco alérgico a andar com dinheiro nos bolsos…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Levo sempre, Revolut e CC tradicional, mas e se tens uma emergência onde deixa de funcionar ?

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        É só “ses”, se isto se aquilo, bem, se o avião cair não precisas de nada.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Nota-se que viajas pouco.
          Já por diversas vezes quando viajei me encontrei em situações de sitios sem rede visa nem mastercard operacional. Em viagens muita coisa pode correr mal e quanto mais prevenido tiveres pior, conheço pessoas que andam no bolso sempre com 1000 USD para pelo menos poderem comprar uma viagem de avião de regresso que caso de algo correr mal. Eu não vou tão longe, mas principalmente em viagens para Asia, America do Sul e Central e Africa nenhum desses cuidados é demais.
          Para Europa, America do Norte e Oceania os problemas são tipicamente mais tradicionais, carteiristas, clonagem de cartões de credito, roubo por contactless.
          Já vi acontecer de tudo em viagens, até drogas em bebidas, quando sozinhos ou só com esposa e filhos todo cuidado é pouco, em grupo é mais facil, todos olham por todos.

        2. Avatar de zequinha
          zequinha

          Também podes ficar em casa ou fazeres como te dá na cabeça, até aprenderes!

  10. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    E na ideias dos ingleses é a Europa que está cada vez mais isolada… Cabecinhas pensadoras.

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      Um país “em vias de desenvolvimento” a comparar-se e a ensinar um país “desenvolvido”. O português tem muita lata!

  11. Avatar de adbu
    adbu

    A turquia que não pertence à UE aceita apenas o Cartão de cidadão, os bifes bem que podiam também aceitar

    1. Avatar de adbu
      adbu

      o “apenas” foi a mais, obviamente

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Os turcos sao um caso ‘aparte!

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não pertence porque não consegue pertencer, vontade não lhes falta a eles e muitos outros países, mas não é só querer, há metas e legislações a cumprir para se ser aceite.

    4. Avatar de zequinha
      zequinha

      Envia-lhes um e-mail a dar a tua opinião!

  12. Avatar de Rui Rocha
    Rui Rocha

    Também levo sempre Revolut e CC tradicional. Acho o pagamento por NFC também uma salvaguarda. Às vezes, levanto uma pequena quantia de dinheiro à chegada ao destino.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eu para resorts levo 20-30 USD por dia para tips já de casa, depois o que precisar levanto no destino com revolut e só uso revolut por causa das clonagens, o CC é apenas backup.
      Se for descoberta até tenho sempre 100 USD comigo que não gasto nunca só para emergencias. Depois levanto ou pago com revolut conforme necessário.

  13. Avatar de Vivas
    Vivas

    cinsseramente axo ben no me parezce correcto esto