Primeiro smartphone com Android apresentado há 13 anos…

23 Comentários

Parece que foi “ontem”, mas, na verdade, já se passaram 13 após o lançamento do primeiro smartphone com o sistema operativo Android. Trata-se do T-Mobile G1, mais conhecido como HTC Dream, onde as primeiras imagens foram conhecidas em agosto de 2008.

O smartphone foi apresentado oficialmente em setembro de 2008. Quais as características que tinha?

Primeiro smartphone com Android apresentado há 13 anos...


HTC Dream – o primeiro smartphone com Android

O Android mudou muito ao longo dos últimos anos. Lançamentos anuais regulares, alguns deles bons e outros com poucas novidades, ajudaram o sistema operativo a amadurecer muito.

Às vezes, é bom “olhar para trás” e lembrar como as coisas eram quando ainda estávamos no início do mundo dos sistemas operativos móveis. Há 13 anos era conhecido o HTC Dream, o primeiro smartphone com sistema operativo Android.

Primeiro smartphone com Android apresentado há 13 anos...

O T-Mobile G1, também conhecido como HTC Dream, tinha boas especificações para altura. O smartphone integrava um SoC MSM7201A da Qualcomm, com um único núcleo ARM11 a 528 MHz. A GPU era uma Adreno 130.

Resumo das especificações do HTC Dream

  • Dimensões: 117.7 x 55.7 x 17.1 mm
  • Peso: 158 gramas
  • Processador: Qualcomm MSM7201A a 528 MHz
  • Sistema Operativo: Android
  • Memória: 192MB de RAM, 256MB de ROM
  • Redes: GSM: 850/900/1800/1900 MHz GPRS/EDGE UMTS 1700/2100 MHz
  • Internet: HSDPA a 1.8/3.6/7.2 Mbps (3G)
  • Ecrã: Táctil TFT de 3.2” até 65 mil colores e resolução HVGA de 320 x 480px
  • Câmara: 3.1 megapíxeis, sem gravação de vídeo
  • Reprodução de áudio: AAC, AAC+, AMR-NB, MIDI, MP3, WMA, WM
  • Reprodução de vídeo: H.264, 3GPP, MPEG4
  • Teclado: QWERTY completo
  • Mail: Suporte para Push-Mail
  • Extras: Acelerómetro Fácil acesso a aplicações Google: * Maps (inclui vista satélite, traffic, e street views) * Gmail * YouTube * Calendar * Google Talk
  • Conectividade: WiFi 802.11 b/g Bluetooth 2.0 + EDR MiniUSB GPS
  • Ranhura de expansão: microSD/microSDHC (até 8GB)
  • Bateria: Ion Lítio de 1150 mAh
  • Autonomia (WCDMA) em utilização até 350 minutos, em espera até 402 horas
  • Autonomia (GSM) em utilização até 406 minutos, em espera até 319 horas
  • Cores: Branco, negro, castanho

Passados 13 anos, o sistema operativo Android está muito mais completo e funcional, e as características dos smartphones evoluíram significativamente. O futuro deste tipo de equipamentos é incerto, podendo até em poucos anos desaparecerem do mercado (pelo menos no formato que conhecemos).

Leia também…

Smartphone 3G T-Mobile G1 “HTC Dream”

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    bem.. andava tao vidrado na nokia que nem me lembro do android 1

  2. Avatar de Fusion
  3. Avatar de Robin Hood
    Robin Hood

    Parece q foi ontem nada, esse trabolho dá a impressão q tem mais de um século

      1. Avatar de Quim Graçado
        Quim Graçado

        achas que isso é do tempo desse moço? quando nasceu o telemovel da berra deveria ser o iphone 5

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          És bem capaz de ter razão…

  4. Avatar de Pgomes
    Pgomes

    13 anos no mundo da informática, é muito tempo.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Era boa marca, dispositivos com grande qualidade de construção, mas não souberam adaptar-se ao mercado…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Sim, no início.
      No fim, deixaram muito a desejar. E a assistência passou a péssima.

  6. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    Atualmente os telemóveis tem mais memoria que o meu PC e mesmo assim “engasgam se” lol

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    Antes desse tive um QTEK 8090 Windows Mobile- meus ricos 800€! -, feito pela HTC que ainda não vendia ao público com o nome HTC. Velhos tempos de torrar dinheiro á toa!

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      A HTC vendia os mesmos equipamentos sob multiplas marcas conforme o país

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    O meu primeiro android foi um HTC Magic. Grande máquina!

  9. Avatar de Raven
    Raven

    Foi o início da “democratização” e o arranque massificação do uso dos smartphones. Consequentemente surgiram toda esta “nova” forma de interagir, nem sempre positiva, das redes sociais…

  10. Avatar de Mario Monteiro
    Mario Monteiro

    Ainda la tenho dois em casa um brickado e outro a bombar forte. Grande maquina. Era o terror para flashar umas custom. Ainda me lembro q foi o q safou no primeiro hack da ps3 lol

  11. Avatar de V.T.
    V.T.

    Parabéns ao melhor “SO” móvel do mercado. Cada vez com mais quota de mercado… por algo será!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Porque está presente em smartphones de todas as gamas de preços, e a maior parte da população mundial não tem dinheiro para esbanjar num smartphone…

      1. Avatar de KeyboardWarrior
        KeyboardWarrior

        Responde o “roto” ao “nu”

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Agora fiquei sem perceber…

  12. Avatar de Strato
    Strato

    Ainda tenho 2 HTC G1 aqui comigo ainda a funcionar…adorava estas maquinas!

  13. Avatar de Joao Ferreira
    Joao Ferreira

    Antes da android copiar o ios! Depois mudaram para iphones like.

  14. Avatar de lk
    lk

    Resta dizer que esse modelo não foi vendido cá!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eu diria que resta dizer que o SO e o telemoveis android vieram 1 ano depois do primeiro iPhone e a ideia foi tentar que a apple não dominasse o mercado com o grande produto que lançaram.
      E já agora também de referir que antes do primeiro telemovel android ser lançado a apple também já tinha visto qual seria o potencial de ter uma loja de apps dentro do telemovel e em Julho de 2008 abriram a app store.
      Inicialmente os androids ganharam tracção junto do pessoal de IT que queriam ter acesso root, só depois com a vinda de marcas e modelos mais baratos se estendeu ao restante da população.