Mapas Nokia para iOS – Uma alternativa viável

21 Comentários

A Nokia foi uma das pioneiras no lançamento de Mapas para o segmento móvel de comunicações. Os seus mapas e funções são sobejamente conhecidos e foram inspiração para serviços hoje referencias na geo-referenciação.

Com a crise nos Mapas da Apple, são muitas as atenções viradas às alternativas. Existem outros serviços já referidos, como o Google Maps, que podem ser utilizados no iOS 6.

Hoje vamos deixar mais uma alternativa para iOS 6, os Mapas Nokia.


A Nokia tem um serviço dedicado aos seus sistemas operativos, o Ovi Mapas. No entanto e não fechando as portas a outras plataformas, tem, igualmente, um serviço web generalista e uma outra plataforma dedicada aos dispositivos móveis, smartphones, mais concretamente.

anterior próxima

O serviço traz funções úteis, mapas mais ou menos actuais, mais nos grandes centros urbanos e menos nas povoações afastadas das grandes cidades. Permite calcular distancias e tempo, usando os transportes públicos, viatura própria ou indo a pé.

As camadas permitem ver os mapas em modo gráfico, imagens de satélite e ter informações de trânsito nos locais pretendidos. Uma das funções que faz toda a diferença é a colocação dos mapas que necessitamos dentro do iDevice, assim, não necessitamos mais tarde de voltar a recorrer à internet para termos os mapas. O serviço pede sempre autorização para usar o espaço do dispositivo e informa o valor a utilizar.

Existem depois outras funções agregadas à navegação, pena que a versão mobile não permite curva-a-curva, nem navegação por voz, tal como acontece no serviço para computador. Mas mesmo assim, é uma alternativa gratuita e que poderá auxiliar qualquer pessoa quando esta necessita de pontos de referência.

Como instalo a aplicação no iOS? 

 

É simples instalar esta web app no seu iOS, basicamente precisa de visitar a página abaixo referida e depois usar o botão partilha do browser Safari, para criar um atalho no iOS com o ícone próprio, criado pela Nokia.

Homepage: Mapas Nokia Mobile

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DEVAXTATOR
    DEVAXTATOR

    usem o tmn drive gratuito e para Portugal nao há melhor ponto final.
    eu ja usei todos e testei-os com afinco nao sao perfeitos faltam rotundas e alguns acessos mas em certos sitios o garmin tem um estrada e os outros nem aparece uma estrada e no ndrive aparece a aldeia inteira.
    true story

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      o tmn drive é bom, o Ndrive fica uns pontos acima mas melhor ainda sem sombra de duvida é o Tomtom, recentemente lançado para android.

      Mal saiu tinha de o experimentar e sem sombra de duvidas que os mapas encontram-se mais actualizados. Mais detalhado, maior “suavidade” na utilização. IQ route, detalhe de faixa de rodagem, etc.

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Discordo. Em termos de mapas actualizados no nosso Portugal, nada bate o TMNDrive (o NDrive deve ser igual)!
        Falo por experiência própria.

    2. Avatar de Jorge Salvador

      Caro DEVAXTATOR,
      O seu comentário também é válido para um utilizador da OPTIMUS como eu?
      É compatível com o iPhone 5?
      Este software também se baseia na internet para funcionar (Leia-se: consome tráfego de dados)?
      Agradeço o seu feedback.
      Abraço.

      Jorge Salvador.

  2. Avatar de Rui Silva

    Boa aplicação! Faz sempre jeito ter algumas alternativas. Já agora para Android, não haverá para aí alguma coisa?

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      tomtom, ndrive, tmn drive, navigon, route66, Sygic, etc etc etc…

    2. Avatar de DEVAXTATOR
      DEVAXTATOR

      o tmn drive tambem existe para o android…

    3. Avatar de Rodrigo Gomes
      Rodrigo Gomes

      gmaps

  3. Avatar de Jorge Revés
    Jorge Revés

    E q tal usarem o Waze?
    É a melhor app de navegação q já experimentei.

    1. Avatar de DEVAXTATOR
      DEVAXTATOR

      vai para baiao com ele e depois diz alguma coisa… chegas la e é so uma estrada e um mata borrao o ndrive/tmn drive tem as estradas todas…

  4. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Parabéns pelo artigo !

    1. Avatar de Jarda do Demonio

      LOL…
      Porque um gajo não se conseguiu habituar a Android já é noticia?

      Boa Mike!

  5. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Mas a serio que alguem usa o Google Maps ou mesmo Apple Maps para navegar? 😐

    TMN Drive chega e é actualizado!

    1. Avatar de José Morango
      José Morango

      Procura por “Quinta do Rapozinho” no TMN drive, vais ver que não encontras nada, faz a mesma pesquisa no gmaps e vais ver que está la direitinho, a navegação é offline, ok, mas pelo menos vou onde quero garantidamente.

  6. Avatar de Miguel Machado

    É sempre bom ter alternativas, de qualquer forma do uso que dei ao Maps do iOS 6, não tenho razão de queixa. Ainda no sábado à noite usei e fui dar ao sitio certo sem qualquer tipo de problemas…

    1. Avatar de XPTO
      XPTO

      Eu já usei os Maps do iOS 6 e fui dar a um sítio escuro, numa ravina com uma altura de 3 metros, não tenho problema nenhum com os danos materiais, mas sim porque sofro Escotofobia

      1. Avatar de Miguel Machado

        Sendo assim, este post é para ti… Tens aqui uma alternativa 😉

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bem bem era a Nokia lançar uma app dedicada,apesar de essa hipótese parecer algo remota…

  8. Avatar de Serra Pinto
    Serra Pinto

    A grande vantagem do TMN Drive em relação aos outros é que não necessitam de gastar tráfego de internet.
    Quando tinha o meu Nokia 5800 antes de viajar tinha sempre o cuidado de descarregar o mapa do país para onde viajava o que era bastante útil.
    Penso que não há nenhuma aplicação para o iPhone que carregue os mapas para serem utilizados sem ligação à internet.

  9. Avatar de Jorge Salvador

    Este software também é válido para um utilizador da OPTIMUS como eu?
    É compatível com o iPhone 5?
    Este software também se baseia na internet para funcionar (Leia-se: consome tráfego de dados)?
    Agradeço o vosso feedback.
    Abraço.

    Jorge Salvador.