Mikrotik RB2011 2HnD-IN – Router, Switch, Wireless…

40 Comentários

…tudo num só equipamento

A área do networking sempre teve um lugar especial no Pplware. Ao longo de vários artigos temos abordado temas sobre as redes de dados (com e sem fios), protocolos de rede, tecnologias, apresentação de equipamentos activos e passivos de uma rede de dados, etc.

Muitos leitores questionam: “Mas qual o equipamento de rede ideal/qual o mais completo/Qual o mais barato?”. Apesar de tudo depender do cenário de rede, os equipamentos da Mikrotik são bastante robustos, completos e muito funcionais, e normalmente cumprem na totalidade requisitos dos leitores.

A Officelan, empresa que comercializa equipamentos Mikrotik,  enviou-nos o  RouterBoard Mikrotik RB2011 2HnD-IN para que possamos fazer a nossa apresentação e análise do equipamento.

P1000199

O RouterBoard Mikrotik RB2011 2HnD-IN vem numa simples caixa de papelão, com design mínimo, pois para a empresa, o que conta mesmo é o conteúdo, mais propriamente a capacidade/performance e funcionalidades oferecidas nos equipamentos.

P1000194

Como referido, um dos aspectos que distingue os equipamentos Mikrotik de outros, é que a empresa consegue transformar ”pequenos equipamentos”, que normalmente apenas seriam direccionados para o mercado doméstico, em equipamentos direccionados para o SOHO (Small Office, Home Office), super completos e potentes, com tecnologia de ponta, que normalmente só está presente em equipamentos de gama empresarial.

P1000198

O Mikrotik RB2011 2HnD-IN traz a nível de CPU um Atheros AR9344 a 600 Mhz e 128 MB de memória RAM (onboard) DDR2 SDRAM. A nível de interfaces wired (portas cabo), este equipamento disponibiliza:

  • 5 interfaces Ethernet a 10/100 Mbps com suporte para Auto-MDI/X
  • 5 interfaces Ethernet a 10/100/1000 Mbps com suporte para Auto-MDI/X

De referir que porta 1 suporte PoE (Power over Ethernet)

Na parte frontal esquerda, o equipamento inclui uma interface Gigabit Ethernet SFP (Mini-GBIC; O modulo SFP não está incluído)

P1000195

Além da componente Wired (ligações por cabo), o Mikrotik RB2011 2HnD-IN traz também suporte para os standards Wireless 802.11 b/g/n. O equipamento traz integradas duas antenas de 4 dBi de ganho,que garantem a melhor velocidade de comunicação e cobertura.

P1000197

Uma das características interessantes deste equipamento é a disponibilização na parte superior de um pequeno touchscreen LCD,  para monitorização das estatísticas das interfaces (estado das interfaces em tempo real por minuto, hora e semana). No entanto, a nova versão 6 do sistema operativo, trará novas funcionalidades ao LCD (ver aqui).

P1000200

Resumo das Características Técnicas
  • CPU – Atheros AR9344 600MHz
  • RAM – 128MB DDR2 SDRAM
  • Interfaces
    • 5 portas Ethernet a 10/100 Mbps com suporte para Auto-MDI/X
    • 5 portas Ethernet a 10/100/1000 Mbps com suporte para Auto-MDI/X
  • Wireless
    • Suporte para os standards Wireless 802.11 b/g/n
    • 2 Antenas de 4 dBI
  • Interface Gigabit Ethernet SFP
  • Dimensões: 214 mm x 86 mm
  • Peso: 146 g
  • Sistema Operativo: Mikrotik  RouterOS L5
  • Suporte para PoE (passivo, a 24 v)

Além das funcionalidades já referidas, de salientar que este equipamento tem um consumo na ordem (máximo) dos 15W. Nos próximos dias iremos proceder a uma an´slise mais detalhada do equipamento e, caso pretendam ver alguma característica analisada com mais detalhe, basta que nos indiquem nos comentários. De facto, este equipamento é um ALL-in-One e, sem dúvida, que promete!….Vamos lá aos testes!

Homepage: Ver Mikrotik RB2011 2HnD-IN

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tavares
    Tavares

    Qual o preço ?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        134,17 € iva inc.

    1. Avatar de Thiago Ferreira
      Thiago Ferreira

      Onde compro?
      tem venda em sites brasileiros?
      preciso urgente
      ferreira.free@hotmail.com

  2. Avatar de Erich Oliveira
    Erich Oliveira

    Ótimo equipamento, quando chega ao Brasil?

  3. Avatar de Miguel Augusto
    Miguel Augusto

    se tivesse 3G comprava agora mesmo

    1. Avatar de João Olival

      Boas

      Pode ter 3G via porta USB e este equipamento tem porta USB.

      João Olival

      1. Avatar de Miguel Augusto
        Miguel Augusto

        tem microUSB, mas não vem mensionado nas especificações nada sobre configurações 3G

  4. Avatar de K
    K

    Sim. Gostava de saber se tem funcionalidades extra, como streaming (dlna servers, etc), torrent/download manager, ou se será possível acrescentar. Fica a sugestão para a review.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Não sei sobre isso, mas algo me diz que o SO é baseado em Debian…alguém confirma??apt-get, aptitude?se sim certamente havera aplicações para o que queres…

      cmps

      1. Avatar de João Olival

        O SO é baseado em linux, mas é em código fechado, só dá para colocar pacotes específicos da Mikrotik, e não tem pacotes para streaming…

        http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:System/Packages

        João

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…
          ok.
          pesquizei e encontrei uma thread que falava sobre uma versão de debian com kernel 2.4x, por isso pensei que ainda fosse baseado em Debian…
          Mas será possivel colocar um SO open…128mb de ram dão para uma enormidade de coisas?lol
          cmps

          1. Avatar de João Olival

            lmx e qual a necessidade de colocar um sistema open? O que falta no RouterOS para tomar essa opção?

            Isso faz lembrar alguém que compra um apple e coloca windows… (sem ofensa)

            É que o melhor destes equipamentos é mesmo o SO ser distinto!!!

            João

    2. Avatar de João Olival

      Não tem nada de aplicações desse género.

      1. Avatar de Joao Sousa
        Joao Sousa

        E as violações GPL que este sw faz? Já estão resolvidas?

  5. Avatar de Silverio Correia
    Silverio Correia

    Podiam ter sorteado entre os leitores PPLWare o produto em questão. Fica a sugestão.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pode ser que tenhas uma surpresa 🙂

      1. Avatar de Erich Oliveira
        Erich Oliveira

        Aproveita e faz literalmente uma Surpresa, manda para o brasil!
        rsrsrsrsrsrsrsrrsrs

  6. Avatar de CPereira
    CPereira

    E quem me sugere um equipamento semelhante a esse, para uso domestico, que permita usar a Internet da pen 3G, é que isto de usar a placa wireless do pc como router virtual ultimamente não tem sido grande solução.

    1. Avatar de João Olival

      Este equipamento pode partilhar a pen 3G.

      João

      1. Avatar de Miguel Augusto
        Miguel Augusto

        se partilha 3G, onde está mensionado nas caracteristicas?

        1. Avatar de João Olival

          O RouterOS faz isso, logo qualquer equipamento MikroTik faz, porque o SO é igual em todos os equipamentos.

          http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Port

          João

      2. Avatar de CPereira
        CPereira

        E uma opção mais barata?

  7. Avatar de Cleiton Costa
    Cleiton Costa

    Mas é claro que gostaria de saber mais sobre o equipamento e suas funcionalidade….

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Grande artigo. Ando há uns tempos a pensar comprar esse router, já que não estou muito satisfeito com o ZonHub no que toca à gestão da LAN…Fico a aguardar então pelos testes aprofundados. Abc e obrigado pplware

  9. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Que protocolos de rede é que falamos? Algum protocolo de encaminhamento de jeito?

    1. Avatar de João Olival

      Algum não tem alguns.

      Que dizes a estes:
      http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Routing

      Será algum de jeito???

  10. Avatar de João Olival

    qualquer uma das portas pode ser DSL ou WAN é uma questão de configuração, inclusive podem ser 9 portas WAN em cobre, uma fibra uma ou mais pen´s 3G e fazer agregação de linhas, fail-over etc, etc…

    1. Avatar de João Olival

      para ADSL tem de colocar um modem em modo bridge, e depois configurar pppoe no mikrotik.

    2. Avatar de João Olival

      Sim conforme está na resposta anterior, basta configurar o modem em modo bridge e configurar a conta PPPOE no MikroTik.

    3. Avatar de João Olival

      O username e password é configurado na Mikrotik, pelo que o processo de autenticação é efetuado pelo MikroTik. O router que tem de estarem bridge é o router ADSL que está à frente do MikroTik.

  11. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Alguém sabe qual é a potência de saída do sinal wireless (transmit power)?
    Obrigado

    1. Avatar de João Olival

      1W como está nas especificações (Peço especial atenção para as potências permitas em Portugal):

      http://routerboard.com/RB2011UAS-2HnD-IN

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Exacto 1W é o máximo permitido pela ANACOM…Nem sei se ha avaliação por parte deste organismo 🙂

        1. Avatar de João Olival

          Pedro 1W não para 2.4Ghz só é permitido 100mW

        2. Avatar de Helder Coelho
          Helder Coelho

          Segundo creio a avaliação chega de carrinha… um furgão bem apetrechado.

          Quando há queixas por parte daqueles que compraram a licença da utilização do espectro radioeléctrico, vem uma equipa sondar a zona até encontrar as coordenadas do ponto emissor…

          1. Avatar de João Olival

            Helder é isso mesmo, e nem só por queixa, os carros da ANACOM andam de lés a lés, e quando há qualquer coisa fora do normal actuam.