iOS 8 com excelente taxa de aceitação

24 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Lançado oficialmente no passado dia 17 de Setembro, o mais recente sistema operativo da Apple, o iOS 8, conquistou já a preferência da grande maioria dos utilizadores.

Mais de metade dos iDevices possuem já uma das versões 8 que chegaram ao mercado. A Apple tem optimizado esta versão e ainda ontem lançou o iOS 8.1.2.

imagem_ios8_adocao00


Passados dois meses do seu lançamento e segundo afirmações da Apple, a partir da sua página oficial, o sistema operativo iOS 8 terá conquistado já uma grande parte dos utilizadores de dispositivos Apple, estando actualmente o sistema operativo instalado em cerca de 63% dos dispositivos.

Com a ajuda da empresa de análise de dados, MixPanel, a Apple conseguiu apurar até ao dia 8 de Dezembro um crescimento de 11% face à última recolha efectuada no dia 27 de Outubro de 2014. Assim, combinados, estes números mostram que a utilização está nuns impressionantes 63,94%.

imagem_ios8_adocao01

No entanto, os resultados nem sempre foram estes, pois devido ao facto deste novo sistema operativo ter sido lançado com uma série de erros graves e também devido ao facto dos utilizadores serem obrigados a ter alguns gigas livres de espaço disponível para fazer a actualização, fez com que nas três primeiras semanas após o seu lançamento, o iOS 8 conseguisse apenas conquistar cerca de 47% dos utilizadores.

A empresa foi muito inteligente, não só por ter lançado rapidamente várias correcções como também pelo facto de ter iniciado uma campanha de incentivo à actualização via iTunes.

Posto isto, depois do lançamento oficial a empresa já lançou 3 actualizações, a versão 8.1. a versão 8.1.1 e a versão 8.1.2 que foi apresentada ontem e que traz novas correcções, tornando o iOS 8 num sistema com uma excelente estabilidade.

imagem_ios8_adocao02

Quanto ao seu antecessor, o iOS 7, a sua utilização tem caído a olhos vistos, de 43% em Outubro e para 33% a 8 de Dezembro.

Com o objectivo de melhorar a sua mais recente versão, a Apple continua a desenvolver uma nova actualização, que deverá ser a versão 8.2 e que neste momento já se encontra em fase de testes. Com certeza que num futuro próximo teremos novidades muito interessantes quanto a esta nova versão.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zero Zero Sete
    Zero Zero Sete

    É sempre a andar…

    E só se queixa quem não tem iPhone/iPad…

  2. Avatar de Acácio Bernardo
    Acácio Bernardo

    Por acaso, desde que fiz update no iPad mini que o pus de lado.. ficou lento 🙁 se pudesse voltava para trás. Agora uso mais o windows 8, porque está rápido

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Instala de raiz, restaura esse ipad. Tenho iPad2 e funciona maravilhosamente, igual ao iOS7.

      Tem 4 anos e actual ao ponto de fazer o que os mais recentes fazem. Só posso estar satisfeito, dinheiro bem empregue.
      Vai ser um desafio até onde ele vai aguentar, pelo que vejo nem a bateria com 4 anos se ressente.

      O 8.1.1 veio corrigir tanto para o 4S como para o ipad2

  3. Avatar de Nunes
    Nunes

    A Apple não usa a Mixpanel para mostrar a utilização das versões do sistema, usa os dados da sua própria loja. Os dados da Mixpanel é que actualmente estão bastante próximos dos valores divulgados pela Apple, mas não foi sempre assim!
    Quanto à percentagem, é boa mas não é excelente face a anos anteriores, mas há razões para ser assim. Uma delas é que este ano há mais aparelhos em uso que não podem fazer update. Aliás este problema vai agravar-se no próximo ano se a Apple não aumentar o tempo de suporte, especialmente nos iPads.

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Depende… tens outras tendências

      – vendem mais que vendiam antes
      – clientes fieis a fazerem upgrade
      – clientes com iOS mais antigo a não usar os equipamentos/app store.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Eu disse:
        “mas há razões para ser assim. Uma delas”
        Apenas indiquei uma das razões, pois as outras estão no texto do artigo.
        Neste momento, segundo algumas análises, cerca de 10% dos iPhones em uso na internet não podem sofrer update. No ano passado eram cerca de 2%. É uma diferença significativa que ajuda a explicar as diferenças face a outros anos.

  4. Avatar de Zilch

    Eu não me queixo e não tenho o iphone… Mas se é sempre a andar como dizes fico feliz por ti 🙂

  5. Avatar de MM
    MM

    “A empresa foi muito inteligente, não só por ter lançado rapidamente várias correcções”.
    Não percebo como este facto pode ser alvo de se gabarem. Ter lançado várias correcções em tão pouco tempo, e algumas bem urgentes, só evidencia uma coisa: o produto inicial era mau.
    Já disse isto anteriormente, mas o que se passou (e passa) com estas correcções é o mesmo que eu comprar um carro novo e nos últimos 3 meses ter ido 5 vezes à oficina arranjar problemas de construção. Nenhuma marca quer passar por isto.
    A empresa não foi inteligente, afinal lançou um produto cheio de problemas. A Apple fez o que tinha de fazer, ponto final. E não sei se vai ficar por aqui, há quem continue com problemas nos iPhone 5 e 5S.

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Pois no caso Android, os bugs ficam durante anos por resolver…

      No Android também estão sempre a atualizarem coisas que no iOS fazem parte do OS, mas no Android são APK’s, como o Google Play Services… esse amigo da bateria!

    2. Avatar de JV
      JV

      ninguém quer passar por isso mas a verdade é que isso acontece em todos os SO. A diferença é que uns lançam actualizações e outros deixam os users à beira de um ataque de nervos

    3. Avatar de Jijij
      Jijij

      Nos androids tens bugs e ninguém resolve, e mau no início e no fim

    4. Avatar de Jijij
      Jijij

      Na apple gabo me de ter o melhor pos suporte que existe no mundo, se alguma vez tiver um problema e resolvido já noutras empresas como samsung, lg, hp toshiba etc..isso n acontece.

      1. Avatar de MM
        MM

        já tive problemas com toshiba e superaram as expectativas (resolveram o problema antes do tempo estimado), portanto, isso da Apple e melhor melhor serviço é mais uma BS como tantas outras.

    5. Avatar de jose
      jose

      que problemas te referes? Tenho um 5s e esta perfeito

      1. Avatar de MM
        MM

        Sei lá, coisas tipo que não conseguem fazer chamadas, ou erros de volume, ou erros aleatórios… eu só os oiço queixarem-se.
        Por isso digo, a coisa não deve ficar por aqui.

        1. Avatar de Zero Zero Sete
          Zero Zero Sete

          Que estupidez, onde é que ouviste isso? No “android fanboy news daily”?

          É que também tenho um, e não tem problema absolutamente nenhum, as chamadas funcionam bem, sem problemas nenhuns de volume, o 4G apanha agora que a Vodafone pos em todo o lado, e no ipad e no mac, as SMS e chamadas também funciona bem…

  6. Avatar de Jota
    Jota

    No Ipad2 com o IOS8 a internet 3G ficou muito lenta e ver vídeos ou tv é impossível, alguém tem solução para o problema?

    1. Avatar de Zanac_Compile
      Zanac_Compile

      Também tenho um iPad 2 e não atualizei para o iOS8. Pretendo comprar um iPad Air 2 e o destino do meu iPad 2 será fazer igual aquela música do AC/DC 😀

      Talvez seja interessante fazeres um Jailbreak em um iPad mais antigo que já está nos finalmentes.

    2. Avatar de Rudra
      Rudra

      Eu também tinha esses problemas mas desde que instalei o IOS 8.1 que o iPad 2 ficou a funcionar bem. Está mais rápido e os videos (ex: Youtube) funcionam sem sobressaltos.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Estava a pensar em comprar um air 2 mas dps comprei o iphone 6 plus e substituir um ipad. Iphone 6 plus + surface pro 3 = best of 2 worlds

    1. Avatar de Jorge Salvador
  8. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Como sincronizar e gerir os backups do iCloud e por que é que o iTunes já não é necessário (para organizar músicas acho que ainda é):

    http://appleinsider.com/articles/14/12/11/how-to-manage-your-icloud-storage-and-backups

  9. Avatar de Francisco
    Francisco

    conheco muita gente e nunca vi ninguem com um iphone…e descobri que a apple está com perspectivas de falência