Instale o Mac OS X Lion numa nova partição

65 Comentários

O Mac OS X Lion está a fazer furor no mundo dos utilizadores Mac. Muitas novidades que vêm auxiliar e dinamizar a interacção entre o Mac e o utilizador. Todos querem testar a versão preview 4 que está já nos torrents. Esta versão está muito estável e vem abrir o leque daquilo que poderão os utilizadores esperar deste novo Mac OS X.

Para poder instalar esta versão no seu Mac, sem que com isso tenha de comprometer o seu sistema estável, sugiro que crie uma partição. Será essa a minha dica de hoje, guiar-vos na tarefa simples e fácil de criação de uma partição para instalarem o Lion.

Como devem saber, a Apple desenvolveu um novo método de instalação dos seus sistema operativos. Acabou com o suporte dos discos ópticos e mesmo com os método por flash pen e optou pela disponibilização via Mac App Store. Esta nova politica, arrojada, traz ainda mais vantagens, pois como poderão ver, basta correr o executável e o sistema será instalado onde indicarmos, como se se tratasse de uma qualquer aplicação.

Quando for da Mac App Store, o sistema será actualizado em cima do que temos actualmente e os processo serão seguros e rápidos, sem aquela trabalheira de ter de instalar horas a fio o nosso sistema iremos ter um novo sistema operativo com tudo o resto que nos faz falta e que existe actualmente no nosso Mac OS X Snow Leopard.

Guia Prático

Nota: O Lion necessita de um Mac baseado em Intel com um processador Core 2 Duo, i3, i5, i7 ou Xeon e 2GB de RAM.

Vamos começar por criar a partição e para isso vamos recorrer ao Utilitário de Disco. Para isso vamos a direito e clicamos tecla Shift+cmd+U ( + U) -> Utilitário do Disco

Neste primeiro passo dentro do Utilitário do Disco iremos seleccionar no lado esquerdo o nosso disco. Agora, se reparar, terá dessa janela um separador ao centro que diz Partição. Clique nesse separador.

Ao clicar no esquema de volume, poderá ver o seu disco e a taxa de ocupação e será aí que vamos acrescentar a nossa partição. O processo é simples e seguro. Basicamente terá de avaliar o espaço livre para poder dispensar à nova partição algum desses espaço.

Clicamos então nesse sinal de mais ( + ) que se encontra por baixo da caixa Esquema de volume:

Como pode ver na imagem em baixo, será pedido agora que dê um nome à partição e que decida qual o valor a atribuir a esta partição. O Mac OS X Lion precisa de pelo menos de 30 GB de espaço (mais ou menos), isto para poder ter uma experiência de utilização completa sem problemas de espaço. No Formato escolha a opçã Mac OS Expandido (com registo).

Agora espera uns segundos e terá a sua partição pronta a receber o Mac OS X Lion. Entre as partições, no Esquema do volume, existe um separador que graficamente poderá ajustar o espaço. Se vir que colocou muito ou pouco à nova partição, use esse separador para ajustar.

Agora saque o DMG do Lion, que existe nos torrents e instale nesta partição.

Depois de uns minutos a transferir ficheiros para a nova partição, o sistema irá reiniciar e o boot será feito pela nova partição que irá completar o processo de instalação do Lion.

Depois já pode usufruir de tudo o que a Apple disponibilizou até ao momento deste preview 4 do Mac OS X Lion.

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    eu tenho uma duvida e agradecia se alguém me pudesse esclarecer, eu tenho um IMAC 27º comprei em julho de 2010 e tenho o windows seven no meu mac usando o bootcamp, eu posso tbm instalar o lion tendo o seven e leopard instaldos?

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      sim!, desde que tenhas partições para instalar o lion!

      1. Avatar de João
        João

        ok, obrigado 😉

    2. Avatar de TelmoN
      TelmoN

      não tenho certezas mas se arrancas com o seven, e instalares outro SO no arranque ele irá perguntar qual dos dois SO’s pretendes arrancar… mas digo isto sem certezas.

      1. Avatar de João
        João

        eu sei, eu sempre que o ligo o Mac logo no arranque ele pergunta me sempre qual dos dois eu quero arrancar MAC ou Windows.

        1. Avatar de TelmoN
          TelmoN

          Pronto, então não deve haver problemas 😉

  2. Avatar de lourenço
    lourenço

    já instalei à uns dias!…, por acaso parece-me mesmo bem!…

  3. Avatar de Paulo

    Muito bom! Parabéns!

  4. Avatar de João
    João

    será que há problemas em instalar isto, sendo non-developer, e fazer login com as minhas apple IDs?

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      não!…, ele arranca normalmente como qualquer outro sistema!….

  5. Avatar de Dave
    Dave

    Boas, tenho uma duvida

    Tenho um macbook pro que comprei o ano passado com o OS X leopard, ao fazer a actualização passo automaticamente para o Lion ? ou tenho q o comprar mesmo ?

    1. Avatar de darth
      darth

      nao. se queiseres o LION tens de o comprar. só recebe o LION à borla quem comprou um imac/macbook ha pouco tempo (1 mes, para ai), mas numa altura em que nao havia ainda o Lion)

  6. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Será que dá para explicar esta afirmação:
    “Nota: Não tente executar estes passos se o seu MAC for anterior a 2009, pois a versão Mac OS X 10.7 é apenas compatível com Macs a partir de 2009”
    Tanto quanto eu sei pode se instalar o Lion em qualquer Mac que tenha um Core2 duo, isto é, qualquer Mac que tenha aparecido após o final de 2006!

    1. Avatar de Vítor M.

      Alterei essa parte, pois não estava correcta. Há no entanto algumas máquinas onde não se consegue instalar esta versão. Mas sim os Core2 são suportados.

  7. Avatar de Pedro Borges
    Pedro Borges

    A informação de que o MAC OS X só corre em macs a partir de 2009 é errada.
    A apple diz que corre em qualquer mac com core 2 duo, i3, i5 ou i7. Eu próprio estou a escrever isto num macbook, core 2 duo 2,0GHz, late 2007, que esta a correr o Mac OS X 10.7 Lion developer preview 4.

    1. Avatar de Vítor M.

      Existem algumas máquinas em que esta versão não funciona. Por exemplo, no mei Macbook Pro i7 de 2011 não consegui instalar…

      Há algumas máquinas também que são anteriores a 2009 e não funcionam. Por isso, esta versão ainda não está conforme o que a Apple diz. Mas….

      Alterei essa parte deixando os requisitos definidos para o Lion.

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        É por isso que isto ainda é uma versão beta!

        1. Avatar de Vítor M.

          Exactamente. Isto mais umas semanas e já o podemos instalar oficialmente. Venha ele 😉

      2. Avatar de Pedro Borges
        Pedro Borges

        Ok..não sabia dessas limitações…No meu caso esta a funcionar as mil maravilhas…só tenho pena do meu trackpad não suportar as gestures além do scroll…:-(

      3. Avatar de Ana Santos
        Ana Santos

        Pois, no meu i5 de 2011 não consigo (ñ sei porquê), mas no meu de 2006 consigo…

        1. Avatar de Pedro Borges
          Pedro Borges

          Mas não consegues o quê? Criar a partição, ou instalar?

          1. Avatar de Ana Santos
            Ana Santos

            Eu instalo na partição sem problemas, mas quando está a carregar o sistema (ecra com o simbolo da Apple, ao reiniciar) o ecra fica cinzento e dali não sai.

          2. Avatar de Pedro Borges
            Pedro Borges

            Podes tentar iniciar em Verbose mode e ver qual é o erro…
            para mais informações: http://support.apple.com/kb/HT1492

        2. Avatar de Pedro Borges
          Pedro Borges

          É que se for a partição não tem que ver com o 10.7 mas sim com a forma como os dados estão dispostos ao longo do disco e o Mac OS X não consegue move-los de forma a criar uma área para a partição.

      4. Avatar de Pedro
        Pedro

        Vítor antes de mais obrigado por este tutorial e parabéns pelo vosso site… Eu tenho um macbook pro i7 de 2010 acho eu quase 2011 foi na altura que sairão os macs i7 … fiz download do lion dp4 e ia testar isso … Será que não vou conseguir instalar ? Tenho medo de instalar noutra partição e ter problemas e perder tudo …. Cumprimentos

  8. Avatar de Marco G. Silva
    Marco G. Silva

    Pelo que tenho visto, o Lion parece ser uma boa novidade.

    A possibilidade de instalar a partir da App. Store também é uma boa adição.

    Mas acho mal terminarem com o suporte a DVD e obrigarem a que a instalação seja feito SÓ pela App store.

    Penso que, em breve, só se poderá instalar programas no Mac só pela App store. Não se poderá fazer download de um programa e instalar, pura e simplesmente.

    Acho que uma App Store no Mac vem de encontro ao que os utilizadores querem, mas não devem impedir a instalação de programas do modo tradicional. Deviam manter as 2 modalidades…

    Nem todos os desenvolvedores de programas estarão dispostos a dar 30% à Apple. E para não falar dos milhares de programas Open source que existem na net.

    Infelizmente, acho que a Apple vai bloquear os Mac à App Store por razões de €€€€€€…

    Será que vamos ter de fazer jailbreak aos nossos mac? :-S

    Se fizerem isso, acho que será o fim do Mac…

    Fica a reflexão.

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Tal não irá acontecer no Mac! A Apple já mostrou a sua visão para o futuro, eles consideram que o computador continuará a existir para todos os trabalhos, mas com menos relevância face a dispositivos como o iPad – esse foi o discurso do próprio Jobs!!
      Em tal visão não será possível bloquear os Mac, mais não seja porque serão sempre máquinas capazes para programação, como tal impossível de não haver maneira de ter programas instalados doutras formas. Para além disso, o mercado de aplicações no Mac já está estabelecido e algo maduro, sendo portanto difícil de alterar radicalmente a esse ponto sem levantar sérias dúvidas sobre a legalidade.
      O facto da Apple usar a App Store para distribuir o Lion tem que ser visto como uma maneira de dar visibilidade à própria loja (aumentando o interesse dos utilizadores e por consequência dos programadores) ao mesmo tempo que pode acelerar a adopção do sistema e das novas APIs para os programas.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Não vejo como sacar preview 4, por torrent so o 3 e app store so a comprar !
    Alguem me pode ajudar ?

  10. Avatar de R3000
    R3000

    vitor m. vê esta notícia. era um bom artigo pra ser colocado aqui no pplware

    http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=21434

    1. Avatar de Vítor M.

      Viva.

      Li atentamente este artigo do SOL…

      “As aplicações tanto para Android Market como para App Store aparecem a grande velocidade mas algumas delas tão depressa como surgem assim desaparecem
      De acordo um estudo efectuado com a aplicação Appsfire que procura aplicações em Android e iPhone, 32 por cento das aplicações surgidas no Android Market acabam por desaparecer.

      Este valor é o mais elevado deste mercado, sendo que no caso da App Store a percentagem de aplicações que desaparecem da loja é metade (16 por cento).

      Este dados não são mostrados pelos criadores dos sistemas operativos moveis, uma vez que tal poderá ser prejudicial quando de trata de atrair desenvolvedores de aplicações para os suas lojas online.

      O estudo revela ainda que uma das razões para o elevado número aplicações que abandonam o Android Market pode ser o facto de muitos dos desenvolvedores de aplicações irem para a plataforma da Google apenas para fazer experiências e não para realizar negócios.

      Outra das razões está relacionada com a não conformidade das aplicações com as condições da Google, o que leva a empresa a retirar as mesmas. SOL”

      …. e confesso que não é nada de novo. Existem tantas e tão inúteis que se não desaparecessem, era o caos. Mas também muitas delas desaparecem por falta de publicidade. Se não conseguem ter o foco em cima delas, passam ao esquecimento e ninguém a saca.

      Pena é algumas que desaparecem são excelente as mas não tiveram o hype necessário.

      Há uns anos li que cada app para iPhone tem um uma esperança média de vida de 8 minutos… e eu nalgumas nem isso lhes dou.

  11. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    APPLE é a maior ilusão que existe , comprem qualidade e não marketing e aparências.

    1. Avatar de Vítor M.

      É verdade. E andam milhões enganados.

      1. Avatar de Toni Antonio
        Toni Antonio

        O Pedro deve ter uma fabrica de qualidade… Ou então a tem uma empresa de marketing e a Apple não lhe da trabalho….

        PS: se realmente tiveres uma fabrica de qualidade, encomendo desde já 5 caixas (duas para mim e mais 2 para oferecer a família)

        Abraços amigos

        1. Avatar de Toni Antonio
          Toni Antonio

          2 + 2 = ?!??!?

          Hum… Fail!!!

    2. Avatar de darth
      darth

      sim… a inteligencia parou em tua casa, e nao sobrou nada para os coitados que trabalham em mac, e que têm a dor de cabeça de ter um sistema simples, poderoso, sem virus, que nao vai abaixo. cede-nos da tua sabedoria. ate la somos uns burros de verdade… parto do principio que tens mac e que falas por experiencia…certo?

  12. Avatar de Mixer
    Mixer

    Podiam era postar um tutorial de como instalar o mac os x Leopard num PC

  13. Avatar de Joao
    Joao

    já o instalei no me MAC, até agora parece ser bom, mas pelo o que vi não há assim tantas alterações em relação ao leopard..

  14. Avatar de Duarte Velho

    Boas pessoal para quem quiser colocar a rolar o DP4 num mac de 2011 ou as versões anteriores tem uns truques mas nada de mais eu consegui da seguinte forma:

    1º : Criar Partição e Instalar o Dp1
    2º : Copiar ficheiro de HD/System/Library/Extensions (” IO80211Family.Kext “)
    3º: Actualizar para Dp2
    4: Actualizar novamente e ele ai encrava, mas pelo Snow Leopard entramos no disco do Lion até HD/System/Library/Extensions e removemos o ficheiro ” IO80211Family.Kext ”
    5: Actualizar novamente e se bloquear apagamos mais uma vez o ” IO80211Family.Kext ”
    6: Se quisermos ter o Wireless a funcionar temos de usar o KextHelper b7 e instalar o ficheiro que guardamos do 2º passo
    7: Instalar o Dp4 e ele vai bloquear novamente, ai fazemos o seguinte:
    7.1º : desligamos a maquina e ao ligar carregamos em “alt” para escolher o disco
    7.2º : carregamos em simultaneo em “cmd” + “s” e no disco do Lion
    7.3º : ele vai entrar em modo de segurança
    7.4º : quando carregar tudo escrevemos exit e primimos tecla “enter”
    7.5º : em principio a partir daqui vai instalar caso bloquei novamente eliminamos mais uma vez o “IO80211Family.Kext”

    Parece muita coisa mas é um processo simples, eu consegui com o meu macbook pro 15 2011 i7

    Espero ter ajudado!

    Com os melhores cumprimentos
    Duarte Velho

  15. Avatar de JMH
    JMH

    Olá a todos.

    Peço desculpa fugir um pouco ao assunto mas gostaria de saber se alguém aqui me consegue confirmar ou desmentir uns rumores que li à umas semanas atrás que este ano seria feita uma actualização ao MacBook Air junto com o lançamento do OS X Lion.

    Aproveito também para dar um elogio a todos os que mantém o pplware vivo pois é visita diária da minha parte.

    Desde já obrigado e com os melhores cumprimentos,
    JMH

    1. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Sim, circula “por aí” um rumor, que vão ser lançados na próxima quarta feira, novos Mac book Air com processadores Sandy Bridge Core i5/i7 e com uma porta Thunderbolt.

      1. Avatar de JMH
        JMH

        Era mesmo isso que eu precisava. Espero mesmo que saia muito rápidamente que estou a precisar urgentemente de um portátil e o MacBook Air é mesmo fantástico mas comprar nesta altura um Core 2 Duo já não parece muito bem.
        Cumprimentos.

        1. Avatar de Ganha dinheiro na net

          Ao que parece, ainda não vai ser esta quarta feira, mas segundo dizem, vai ser durante este mês.

          1. Avatar de JMH
            JMH

            Não era suposto aparecer apenas um “E”.
            Queria eu dizer que para mim era bom que fosse já esta quarta, que eu fiquei sem portátil e agora resumo-me a um iPhone. E já agora queria aproveitar para entrar no mundo Mac que me seduz, mas como já tinha dito antes um Core 2 Duo nesta altura já parece antiquado. E queria ter também as novidades que o novo modelo trouxesse.

          2. Avatar de Ganha dinheiro na net

            Acho que vale a pena esperar. Devido ao disco ser um SSD, o Air actual consegue ter um desempenho excelente. Com os novos processadores, devem ser umas pequenas “bombas”.

          3. Avatar de JMH
            JMH

            Disso não tenho as menores dúvidas. Um computador não se mede aos GHz. E com novos processadores de menor consumo até podemos ver a autonomia destas máquinas a aumentar ligeiramente, tendo também um aumento no desempenho.

  16. Avatar de Joao Luis
    Joao Luis

    Sei que isto é um bocado OFF Topic, mas como possuidor de 1 ipod touch, 2 iphones (3GS e 4), Ipad 1 e um Macbook Pro, após ver este vídeo, como ser humano senti-me um bocado mal, obviamente que não tenho culpa dos meios de fabricação não serem os mais apropriados, mas estando a comprar estou a contribuir para que assim continue.
    Vejam o video e digam a vossa opinião: http://www.youtube.com/watch?v=V3YFGixp9Jw&feature=youtu.be

    1. Avatar de Emplastro
      Emplastro

      Admito que muitas dessas situações sejam verdade, infelizmente. Mas só é noticia por causa da apple. A foxconn produz para muitas mais marcas: http://en.wikipedia.org/wiki/Foxconn#Clients

    2. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Infelizmente estas condições (e outras ainda piores) de trabalho existem em (quase) toda indústria chinesa.

  17. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Joao, é de facto assustador, dsumano.
    A questão é que nao é so a Apple que enfrenta estas situações, sao milhares de empresas que estão sedeadas nesses paises em que têm condicoes laborais medíocres, e podemos falar numa delas, a NIKE, entre outras!
    A foxconn nao é uma empresa da Apple, acho eu! A China é que deveria intervir nestas coisas, deveria ser as organizações mundiais a falar mais alto! na china a venda do ipad foi tambem avassaladora!
    Em cima informam que o Pedro Santos diz que “APPLE é a maior ilusão que existe , comprem qualidade e não marketing e aparências.” mas so quem tem um apple é que sabe e compreende! que sao produtos caros, sim são, que tem muito marketing, sim têm, mas é a politica deles e as pessoas são crescidas o suficiente para decidirem se devem ou nao gastar o valor num artigo apple ou se nao o devem fazer!
    Tenho um amigo que tem um mac book, primeira serie com intel, com coreduo tem 6 anos e ainda funciona na perfeicao! ja rodou mac os x tiger e neste momento tem o snow leopard e adivinhem…funciona…pc’s? o sistema operativo é que muitas vezes limita o tempo de vida do equipamento, xp, vista, seven, e brevemente o 8! e isto nao é marketing???
    enfim…nao reclamem de um só! ia dizer-vos para compararem, mas lamento, pois nao têm comparação possível!

    Abraço!

  18. Avatar de MIguel Machado

    Instalei na minha maquina de casa (iMac 27 i7, late 2009), para ver como se portava… De inicio reparei que não consegui instalar nenhuma versão do Preview 4. As 2 versões que fiz download não estavam a correr. Sendo assim instalei a preview 2 e fiz alguns updates… Tudo parece funcionar com uma certa normalidade, embora já tenha encontrado um problema relacionado com o mobileMe e o address book. Simplesmente não sincroniza os contactos. Pelo que vi, esta versão também não contempla o “versions”. De qualquer forma, estou a gostar do que estou a ver, mas vou esperar até ao próximo mês para mudar totalmente para o 10.7

  19. Avatar de Susana
    Susana

    consegui instalar. Cool.
    Mas há um problema, agora sempre que inicio o Mac vai por padrão para o Lion, nem me dá possibilidade de escolher a partição. Como se faz para eu escolher a minha partição?
    Preciso tanto da minha partição de trabalho.

    Alguém sabe?

    1. Avatar de Ana Santos
      Ana Santos

      Susana,

      Basta que após carregares no power carregues no alt (option key) e pressiones até aparecem as partições.

  20. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Nao e possível instalar o lion num disco externo????

  21. Avatar de MiguelPipe

    Não sei se aconteceu com alguém mas desde a DP1 que tenho um problema… Quando faço transferências por torrent a alta velocidade, dá-me erro e sou obrigado a reiniciar.
    Se acontecer com mais alguém, que diga alguma coisa.

  22. Avatar de Mário
    Mário

    Alguém me pode dar o link para descarregar o OS? :/

  23. Avatar de Tiago Cunha
    Tiago Cunha

    Boas pessoal, Nao estou a conseguir instalar o Lion DP 4 no meu Mac. Já tenho uma partiçao para o Windows. Agora queria fazer novamente uma partição, do meu disco original, para caber o Lion (tentei fazer de 25 GB). Mas dá erro. Como contornar essa situação? alguem que me ajude sff….

    TCunha

  24. Avatar de Jóni Silva
    Jóni Silva

    Olá, é obrigatório criar uma partição?
    Podemos comprar na app store o Mac OS X Lion e instalar normalmente sem perder a informação existente em disco e respectivos programas instalados ou não?

    Jóni Silva

  25. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Sim Joni! podes instalar que apenas actualiza o teu sistema, contudo se tiveres aplicações que tenham por base o ROSETTA nao vai funcionar no Lion!

    Aconselho sempre a que se faça uma instalação de raíz e instalar novamente todos os programas!

    Abraço

    1. Avatar de Jóni Silva
      Jóni Silva

      Obrigado David!
      Vou aguardar que a versão genuína venha para o mercado.

  26. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Instalem a versao GM que nao dá problemas como as DP1, 2, 3 e 4!

    Ou entao aguardem mais um dia ou dois que deve estar ai a versao final!

    Abraço

    1. Avatar de Atento
      Atento

      A versão GM funciona lindamente. Nem de partição necessitei.
      Uma pergunta, apenas:
      – Alguém me sabe dizer se, com esta versão, irei ter possibilidades de descarregar as actualizações Apple, como fazia com o Snow Leopard?
      Obrigado e …. “think different”…

  27. Avatar de Thiago
    Thiago

    O Link pra download do pdf está dando erro, embora eu já tenha conseguido baixar o do tutorial pra instação limpa.

  28. Avatar de Luis
    Luis

    Boas,

    alguém já tentou apagar a partição criada para o lion através do snow leopard?

    Estou a tentar mas não consigo… diz que tenho de ter versão superior para fazer isso…. Alguém sabe como consigo eliminar apartição no disco onde tive instalado o Lion, através do SL?
    tks