As consequências indirectas do Apple Watch

88 Comentários

O número de Apple Watches vendidos é uma incógnita, a Apple não tem por hábito revelar os seus resultados mas, estima-se que os resultados não tenham sido tão favoráveis para a Apple quanto o esperado. Ainda assim, não existem dúvidas de que a curiosidade e o interesse por este smartwatch superaram os de qualquer outro dispositivo do género colocado no mercado.

E quais serão os efeitos colaterais que o relógio inteligente da Apple provocou neste segmento?


Estimular a Concorrência

A Apple foi a última grande empresa tecnológica a lançar-se no segmento dos smartwatches. A cada anúncio de uma nova Keynote lá se especulava pela impressa que ira surgir um relógio inteligente vindo da Apple, mas só em Setembro passado é que o anúncio se tornou oficial.

Mas dessa data, até ao seu lançamento foram precisos 6 meses, tempo suficiente para estimular ainda mais a curiosidade do mercado.

smartwatches

O Apple Watch foi, sem dúvida, o resultado da observação e de desenvolvimento de tudo o que a Samsung e a Google já haviam desenvolvido e que, de certa forma, estagnou. Agora a Apple trouxe uma nova vida aos relógios inteligentes e estas marcas (e tantas outras envolvidas) terão que continuar o seu caminho para não perderem a corrida.

 

Tentar entender a necessidade de um smartwatch

Para que serve um relógio inteligente? Esta é uma pergunta que ainda não tem uma resposta que convença o público em geral e o Apple Watch veio agudizar ainda mais esta questão.

É preciso ainda encontrar algo nestes dispositivos capaz de responder de uma forma definitiva a esta questão.

 

O desenvolvimento de software e interface

A Google criou um sistema operativo específico para smartwatches, o Android Wear, para o qual já foram desenvolvidas imensas apps, e o mesmo caminho está a ser seguido nos dispositivos da Apple. São muitos os programadores interessados em criar apps que se adaptem a este novo relógio, antes mesmo do seu lançamento era mais de 3000 as aplicações existentes. E agora, até a Google já o fez!

apple_watch_3

 

O renascer do relógio de pulso

Há muito que os relógios de pulso haviam sido substituídos pelos telemóveis (muito antes da massificação dos smartphones). Mas agora, a moda voltou a pegar. As pessoas voltaram a ganhar o hábito de olhar para o pulso, ou pelo menos, voltaram a ganhar a vontade de trazer algo no pulso, mesmo que não seja através de um relógio inteligente.

Saiba mais sobre o Apple Watch.

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    O que eu acho quase bizarro é se associar a apple a tudo isto, como se o menino Relógio estivesse morto, e Apple com o seu sopro divino de Deus que alguns lhe colocam, tenha trazido o “relógio de pulso” de novo à vida… Apple é só apple… tal como um relógio inteligente, é só meramente um relógio inteligente… quanto à sua utilidade no mundo real, deve ser só apenas mais uma coisa para a malta trazer no braço como um penduricalho adicional… e ao fim e ao cabo, já utilizamos tantos que mais um reloginho não fará grande diferença, seja ele da apple, ou ali do Zé das tintas que inventou um relógio e mora lá na aldeia do Zé que fumas… Qualquer dia, se a apple inventar um equipamento que traga uma bomba de encher piscinas, dir-me-ão que foi esta quem inventou o pulmão humano e que incentivou a sua massificação em grande escala.

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      o big bang só ocorreu porque “Deus” trincou a maça, logo a apple é a genesis de tudo

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Que barbaridade!!!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      A maior consequencia deste aparelho é ficar sem 400euros na conta LOL. Ponham gps na 2a versao e mais rapido a abrir as apps e talvez o compre, gosto mas vou passar a 1a versao

  2. Avatar de poisé
    poisé

    Não tem por hábito revelar os seus números? Bem pelo contrário, mostrar sempre que pode e que sejam apresentáveis, logo não me parece que a Apple Watch esteja a ser uma venda excecional

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      3 meses antes de sequer pôr à venda a Apple já tinha dado indicações que não iria divulgar valores de vendas do Watch!

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        correcção: já tinha sido em Outubro de 2014 que tinha dado essa indicação!

    2. Avatar de FG
      FG

      O Apple Watch não está praticamente há venda, só em alguns países, e mesmo assim, nós que há, há falta de stocks, a Apple ainda não satisfez as encomendas do primeiro dia.

      Por isso, enquanto não levares com os números, sim, podes especular e ser feliz… Aproveita!

    3. Avatar de Rui C
      Rui C

      Se vende muitos ou poucos não sei, mas o que é certo é que não chegam para as encomendas visto que ainda há muita gente com o guito pronto, à espera de ter o seu.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        O lumia 640 lte está esgotado na Vodafone e na amazone de Espanha.
        Pelos vistos também está a ser um sucesso… ou terá a ver com stock reduzido? 😉

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Está o Lumia 640 LTE esgotado em tudo o Mundo?

        2. Avatar de Rui C
          Rui C

          Acho que não foste muito específico. Estás a comparar os stocks da Vodafone com os stocks da Apple ou estás a comparar Lumias com Apple Watch?

  3. Avatar de LP
    LP

    “Estimular a concorrência”?
    Não entendo bem como…
    Impulsionam é as vendas da concorrência ao estimular a moda dos smartwatches (a ser bem sucedida nisso). Não trouxe nada de novo e ao fim de tanto tempo de espera nem os principais problemas dos smartwatches existentes resolveu…
    É inútil, caro e nada prático.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não trouxe nada de novo? LOL!

      http://i.imgur.com/IMazZU0.jpg

      Pagas por aquilo que tens…

      1. Avatar de LP
        LP

        Era suposto encontrar nessa tabela algo de inovador que os outros não tenham?

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Enfim… tira-me da lista, se olhar a preços, um que se compare favoravelmente ao Apple Watch…

          O Apple Watch não tem nada inovador? LOL! Não… só tem as coisas como se esperam…

          1. Avatar de LP
            LP

            O meu homónimo continua nas investidas…
            Entao concordas que não tem nada de inovador, é isso?

        2. Avatar de LP
          LP

          Peço desculpa nao tinha ouvisto correctamente a imagem. Tem absoluta razao.

      2. Avatar de FG
        FG

        Essa tabela até está errada, a desfavor do Apple Watch, a densidade do Apple é de 326, e é AMOLED.

      3. Avatar de Vasco
        Vasco

        Estas a falar de ter 8GB em vez de 4GB? Foi a unica coisa inovadora que vi.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Speakerphone
          Digital Crown
          Force Touch
          Qualidade de construção decente
          Quick-Release Bands

          etc…

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      coisas que os outros smartwatches não têm:
      – Um sensor de pulsações cardíacas capaz de funcionar de forma fiável quando em exercício físico. Só em alguns relógios de desporto é que se encontra sensores tão bons.
      – Segurança dos dados por detecção do pulso
      – possibilidade de pagamentos por NFC
      – interfaces que no conjunto permitem acesso rápido a diferentes aplicações e funções e melhor navegação
      – um sistema de vibrações que pela sua precisão permite obter muito melhor feedback da informação

      1. Avatar de LP
        LP

        Tirando os pagamentos por NFC, nada de relevante, portanto. Essa do hype todo em torno do novo vibrador então é que eu gosto… Aposto que teve “mão” do Tim 😀
        Esperemos pelas opiniões femininas, a ver se afinal tem funções inovadoras…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Nada de relevante!???
          -Onde é que está uma protecção de dados viável nos outros aparelhos!?
          -Este tipo de aparelhos requer interacções breves, por isso a rapidez de acesso é importante!
          -O sensor de batimentos permite aumentar a esfera de utilização do aparelho para quem se interessa por exercício físico
          -o sistema de vibrações dá informação extra para além da indicação de que recebeu notificações, nalguns casos sem ser preciso olhar para o ecrã do aparelho! Isto sem falar que todos dizem que é bem mais agradável que os outros!

          1. Avatar de LP
            LP

            De segurança, a discussão segue noutro artigo, da rapidez do aparelho também já falámos, sensor de batimentos, que eu saiba não é novidade, e isso das vibrações também já me pronunciei… ” todos dizem que é bem mais agradável que os outros” 😀 😀 😀

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Mesmo!? Segue!? Estamos a falar de segurança dos dados, como os dados de pagamento, e isso até prova em contrário está assegurado! Até ao momento a concorrência não apresentou uma forma de assegurar os dados sem estar constantemente a desbloquear o aparelho de cada vez que se quer usar!

            Rapidez de acesso falaste onde!??
            Queres mesmo comparar a forma de navegação e a dependência só no touch simples do ecrã no Android wear, com o uso do Force Touch, Digital Crown e organização do interface do Watch para chegar às aplicações e funções!?

            “sensor de batimentos, que eu saiba não é novidade”
            Pois pelos vistos não sabes muito então! Os sensores na maioria dos outros smartwatches só dão leituras fiáveis se as pessoas não estiverem em movimento e têm tb problemas com pulsações elevadas. O Apple Watch já se verificou que tem um excelente sensor para quase todas as actividades, sendo equiparável ao melhor que se arranja em relógios de desporto!

            “e isso das vibrações também já me pronunciei”
            mas claro que já, dada a tua elevada experiência e imparcialidade deve ser mesmo o que disseste!

          3. Avatar de LP
            LP

            E segurança contra roubo? Nem a concorrência nem a Apple asseguram, apesar de não ser de todo impossivel.

            De que te adianta tanta rapidez se depois tens latências estúpidas aquando da conexão obrigatória ao iPhone? Faz lembrar aqueles que acelerama fundo até ao semáforo vermelho e depois travam a fundo ao chegar lá… e ainda assim, sem eu nunca ter experimentado, já li opiniões de quem experimentou e se queixou da falta de intuitividade e da referida crown ser pouco prática…

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            e…????
            Isso de alguma forma altera que o Watch é mais seguro para os dados?

            “De que te adianta tanta rapidez se depois tens latências estúpidas aquando da conexão obrigatória ao iPhone? ”
            A conexão não só não é obrigatória como essa latência só acontece com algumas aplicações, mas pronto já sabemos que és imparcial e que quando dizes uma coisa não é para ser levado à letra!

            “já li opiniões de quem experimentou e se queixou da falta de intuitividade e da referida crown ser pouco prática”
            como tb já deves ter lido o contrário, e tb terás lido que se aprende e que é realmente mais versátil que o Android Wear

  4. Avatar de Marco Chapita
    Marco Chapita

    Voces dizem “a Apple não tem por hábito revelar os seus resultados” mas nao é bem assim porque a apple quando vende bem gaba se logo,que vende nao sei quantos milhoes de iphones no primeiro fim de semana que no primeiro mes vendeu nao sei quantos milhoes,portanto ela apresenta sempre um valor aproximado do que esta a vender.mas por alguma razao nao quer revelar os numeros do apple watch…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Deve ser para não se perceber que não consegue esgotar os stocks 😉

      Foi posto à venda (pré-venda) a 24 de Abril – e num dia vendeu mais do que o Android Wear num ano. No dia seguinte alguns modelos já tinham prazo de entrega para Agosto. E ainda só está em pré-venda em alguns países: EUA, China Australia, Canada, França, Alemanha, Japão, Inglaterra e Hong Kong.

      P.S. Acho que te safas melhor apontando-lhe algum defeito.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Se a Apple tiver stock de “meia dúzia” de unidades, ainda que esteja sem stock não quer dizer que venda muito …

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Apple só costuma falar das vendas dos primeiro dias do iPhone [e nem sempre foi assim] – não fala das vendas no primeiro mês. Dos restantes produtos só costuma falar nos resultados trimestrais.
      Quanto ao Watch a Apple já em Outubro de 2014 tinha indicado que nem nos resultados trimestrais iria apresentar valores de vendas! Por isso não seria de esperar que falasse agora!

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Vai contribuir muito para o desenvolvimento do Android para smartwatchs. Vêem como e tentam imitar.

    1. Avatar de Marc Solèr
      Marc Solèr

      E ainda bem. Concorrência gera competição para melhorar o melhor possível. Gostaria de comprar o Apple Watch, mas prefiro esperar ainda umas duas gerações tendo em conta o preço

    2. Avatar de LP
      LP

      Se o Apple surgiu por/com imitação aos Android então desenvolvem-se mutuamente…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Parece que sim. A Apple evitou as asneiras dos Android (e Tizen). Só a Samsung lançou um 10 modelos enquanto a Apple ia desenvolvendo o seu até ficar uma obra de arte.

        Agora já aprendeu para que serve uma rodinha 😉

        http://www.theverge.com/2015/5/12/8595749/samsung-round-watch-rotating-bezel

        1. Avatar de LP
          LP

          O numero de lançamentos é verdade, o problema está na obra de arte, que saíu borrada…

          1. Avatar de Afonso
            Afonso

            burrada é a apple, anuncia um donkeywatch à 2 anos, e mesmo assim saiu com metade das specs. Não tenho dúvida nenhuma que vái ser uma desilusão

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Sim, specs inicias:

            Som stereo
            16GB de Flash
            1GB de RAM
            Ecrã de 652dpi

            Que pena…

        2. Avatar de Afonso
          Afonso

          agora tb inventaram o jog dial?
          Esse samsung com isso vái ficar muito à frente

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ai sim?

        Até parece que não existiam relógios inteligentes, mais bem sucedidos até, antes do Android, como o Pebble, e que uma empresa como a Apple, nem saberia o que vinha aí, com standards a saírem para relógios inteligentes, como o BTLE (que tem standard coisas como notificações, etc…)…

        A verdade é que o Apple Watch é o primeiro relógio inteligente COMPLETO.

        Tem boas funcionalidades fitness
        Tem pagamentos por NFC
        Tem notificações interactivas, chamadas, apps personalizadas
        São personalizáveis de fora para dentro, têm uma qualidade idêntica à de relógios que custam o mesmo preço

        Tem muita coisa que já foi vista noutro lado, mas qualquer compra de outros relógios é má compra, porque oferecem funcionalidades incompletas.

        Por exemplo, é sabido que se vendiam mais fitness bands, que smartwatches… vendiam-se, porque o Apple Watch substituí qualquer smartband, aliás, é tão bom como as melhores do mercado (as da Mio Global), mas é um relógio inteligente também…

        Além disso, tem uma estética pura, simples, e que agrada às pessoas. Tem tamanhos para homem e para senhora, nenhum relógio Android tem tamanho para senhora, e elas são 50% da população, quer acreditem, quer não…

        Depois, é claro, é para iPhone, porque para Android, enquanto não tiver um cartão micro SD, e uma placa gráfica GeForce, eles não pegam…

        1. Avatar de LP
          LP

          A verdade é que tem muitas falhas, mas agora os fãs não as conseguem ver, nem as mais flagrantes, como a autonomia, só as vão conseguir ver quando a Apple lançar o próximo modelo.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            As falhas que tem, são menores, e podem todas ser resolvidas por software.

            Autonomia, não é uma falha, faz mais que o que promete, faz o que os outros fazem: autonomia de 2.0 dias a 1.5 dias.

            Por isso, tira o cavalinho da chuva, que essa não dá para pegar…

            Nunca fica sem carga durante o dia, e carregar é o mais simples de todos: só o tens que pousar em cima do carregador…

          2. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Paulo: a Média está em carregar diariamente o Apple Watch, tendo em conta que a tecnologia das baterias não mudou e que a típica dure cerca de 500-700 ciclos, a maioria dos Relógios vai ter problemas a completar os 2 anos de garantia. Se calhar de ser a seguir … azar

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            @rmcrys: a bateria do Apple Watch dura mais de 1000 ciclos, não é crap como as que a Samsung usa…

            E depois pode ser substituída, porque a Apple sempre foi assim, sempre as disponibilizou.

          4. Avatar de LP
            LP

            Paulo, vives num mundo paralelo…
            Tens vários com mais autonomia, não há autonomia de 1.5 dias (tem de se carregar todos os dias porque ninguém quer ficar sem bateria a meio do dia), e carregar um relógio todos os dias, é uma grande falha, não resoluvel com upgrades de software.
            Achas interessante o carregamento sem fios? Com sorte vai chegar ao próximo iphone… Isto na Apple demora mais um bocado mas acaba por chegar. Pode ser que no próximo watch a Apple te mostre o que é uma autonomia razoável, pode ser…

    3. Avatar de Opinião 1
      Opinião 1

      Amigo smartwatch com android já existiam antes do da apple 😉

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Bué deles até … atamancados 😉

        1. Avatar de LP
          LP

          E este não é atamancado? O.o

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Não, ao contrário do resto que é maior que o relógio do Batatinha! LOL!

          2. Avatar de Afonso
            Afonso

            não, é mesmo um tamanco

          3. Avatar de LP
            LP

            Um iphone encolhido, é um design fantástico para um relógio 😀

          4. Avatar de Paulo
            Paulo

            Sim, é um mini-iPhone original, toda a gente diz..

            Mesmo lindo! E com detalhes modernos, é o primeiro vidro em safira com aquela curvatura nos cantos à lá iPhone 6…

            Falas como se o iPhone fosse feio.

          5. Avatar de LP
            LP

            Acho o iphone bonito (no geral) enquanto telemovel, mas não enquanto relógio… por mais que o encolham; só precisas de olhos para ver as semelhanças mais que óbvias.

      2. Avatar de Rui C
        Rui C

        Para quem acha que a Apple passa a vida a copiar, os primeiros smartwatch android não são muito melhores do que o iPod Nano de 6.ª geração que eu já trazia no pulso em 2010. Para além da música, tinha o sintonizado de rádio FM, relógio com despertador, podcasts, fotografias e até o pedómetro Nike+iPod.
        Não sei, mas talvez aí o smartwatch android se tenha inspirado pela Apple.
        Além disso, já se ouvia falar em iWatch muito tempo antes de ter sido posto à venda o Apple Watch.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          “os primeiros smartwatch android não são muito melhores do que o iPod Nano de 6.ª geração”

          Claro, com o iNano 6G consegues pesquisar na internet, ter acesso à metereologia, fazer ditados, ler/responder a SMS, instalar um browser de internet e pesquisar directamente, etc. LOLOL

          1. Avatar de Rui C
            Rui C

            Sim, essa do browser de pesquisar na internet num smartwatch é que me partiu tod. Esqueceste-te de mencionar downloads, photoshop, edição de vídeo e que também deve estar quase a ser lançada uma versão server, “etc. LOLOL”

  6. Avatar de Opinião
    Opinião

    A comprar e a comprar só comprava o huawei watch 😉

  7. Avatar de JDuarte
    JDuarte

    “a Apple não tem por hábito revelar os seus resultados”…
    Lembro-me de um outro maravilhoso aparelho da Apple que eles também não estavam muito interessados em revelar os números de vendas: o iPhone 5C, o maior fiasco da empresa nos últimos anos. Se não estão a revelar os números de vendas é que é bem provável que o iWatch esteja a ir no mesmo caminho… Just Saying.

    1. Avatar de FG
      FG

      Ah ah ah!

      O mito que o 5C vendeu mal…

      http://appleinsider.com/articles/14/03/22/apples-iphone-5c-failure-flop-outsold-blackberry-windows-phone-and-every-android-flagship-in-q4

      Agora é o mito que o Apple Watch vende mal…

      eu gostava de saber onde é que esta gente vai buscar informação…

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não revelaram números do 5C como tb não revelaram do 5S – juntaram tudo.
      Quanto a ter sido um fiasco, vendeu mais do que o modelo anterior da Apple na mesma categoria, e vendeu mais do que muitos modelos importantes da concorrência! Não se parece com nenhum fiasco

  8. Avatar de kekes
    kekes

    Nos dias de hoje os smartwatch são tecnologia inútil. Pode ser que mude daqui a uns anos, mas nos dias de hoje servem para absolutamente nada. Mesmo assim as empresas em vez de ganharem 10 vão ganhar 5. Lucro é sempre lucro.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Dizes tu… que nunca experimentaste um…

    2. Avatar de FG
      FG

      Não, quando comprares um, é que eles se vão tornar úteis…

      Ou melhor, quando haviam os galáxia gear e os pebble, eram úteis, agora, não…

  9. Avatar de FRL
    FRL

    LG, neste segmento se em fosse gastar o meu dinheiro seria num LG, é redondo!(Motorola também) como os relógios devem ser (minha opinião) e tem estilo, não trás o rotulo de geek/nerd que os outros todos trazem.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Trás o rótulo de cópia chinesa do Hublot, não é?

    2. Avatar de Afonso
      Afonso

      vê o Huawei, para mim o mais bonito do mercado, ou espera pelo próximo gear redondo.

    3. Avatar de Rui C
      Rui C

      Em termos de funcionalidades, todos os outros ainda ficam muito aquém do Apple Watch.
      Basta dar uma vista de olhos a algumas das funcionalidades que o Paulo referiu para ficarmos a saber que não há comparação possível, pelo menos por enquanto.
      Esperemos que todos eles evoluam bastante porque, por enquanto, ainda nenhum me convenceu suficientemente.

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    As influências são inegáveis.

    1. Começam a aparecer relógios a concorrer com o Apple Watch mais barato em preço ($349), com o LG Urbane, e o Huawei Watch, que custam o mesmo (mesmo sendo piores em tudo)

    2. A Samsung já anunciou que vai começar do zero, e fazer um relógio novo, com uma interface rotativa, ou seja, lá vão eles copiar a digital crown ou a clickwheel do iPod.

    3. A Suíça já está aflita, com a TAG Heuer (marca com 155 anos de história!) vai deitar fora o “Swiss Made” em prol de fazer um relógio Android, para competir com o Apple Watch (diz o CEO).

    1. Avatar de LP
      LP

      A Ferrari também ficou aflita quando surgiu o Smart 😀

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        LOL, a TAG Heuer não é Ferrari nenhuma, mais um “KIA” do mundo relojoeiro… desde que passou para a LVMH, acabou aí…

        1. Avatar de LP
          LP

          Pois, eu sei que tu é só Breguet para cima, o resto é lixo… a não ser o AW… 😀

  11. Avatar de joaquim
    joaquim

    Esta gente da Apple e dos droids estão todas louquinhas a única necessidade de ter um relógio conectado ao telemóvel é a de atender telefonemas sem puxar do telemóvel. O resto é aplicações que por causa do tamanho do ecrã do relógio não são práticas. E depois existe o fenômeno cartonista tipo (calling dick tracy) em que o famoso detective coloca o dito relógio em frente da boca.
    Seria muito melhor colocar o micro e altifalante na parte interior (bracelete) do relógio para que uma receber uma chamada telefónica fosse o mesmo movimento que se faz com um telemóvel e deixar a parte do mostrador para verdadeiro relógio e mostrador de mensagens e emails recebidas.
    Simples e eficaz.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      “a única necessidade de ter um relógio conectado ao telemóvel é a de atender telefonemas sem puxar do telemóvel”

      LOOOL

      Não precebes mesmo da poda!

  12. Avatar de FG
    FG

    O que eu vejo é muito

    “Se fosse o meu dinheiro, compraria outro”

    “Por mim, é inútil, já tenho isso tudo no telemóvel”

    “Muito caro, deviam baixar o preço para o dinheiro que a minha avó me deu no Natal”

    “O que o Apple Watch faz, os outros também fazem”

    Pois é, ainda bem que acham assim… Mas promessas não pagam dívidas…

    Por mim, o Apple Watch vai vender e definir o que é um relógio inteligente, e avançar o mercado como o iPhone definiu o smartphone actual (gorila glass, sem teclas, sem cartões de memória, corpo em metal, touchscreen, baseado em web e apps), e o iPad acabou de vez com os netbooks…

    Isto durante 1 ano ou 2, depois os naysayers vão ter todos um no pulso, e meter nojo que o android wear a 50€ em média, vende mais que o Apple Watch a 500€ em média…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      assim como os macaquinhos da Apple comparam iPhones de 500 euros com Androids de 50 e dizem que android é trampa porque tem lag.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        o relógio da Apple não é assim tão inteligente. Precisa de um iphone para ser realmente útil… nem a porcaria de um gps tem.
        Um gajo vai correr tem de levar relógio e o tlm na mesma, qual o interesse nisto?
        Ridículo.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          “Um gajo vai correr tem de levar relógio e o tlm na mesma, qual o interesse nisto?”

          Não, não tens, e não precisa de GPS.

          https://support.apple.com/en-us/HT204516

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Quem for correr só precisa do telemóvel se quiser guardar o percurso feito, pois o Watch só por si é capaz de determinar a distância percorrida com uma pequena margem de erro!

          “Precisa de um iphone para ser realmente útil… nem a porcaria de um gps tem.”
          tal como quase nenhum outro tem tem GPS. O GPS do telemóvel é assistido e assegura uma localização mais rápida.
          Quanto a precisar do iPhone, é a realidade para muitas funções tal como quase todos os outros smartwatches necessitam de estar ligados a um smartphone. Mas há outras funções que podem ser usadas sem o iPhone!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Então se para correr precisa do tlm… para que raio serve o relógio?
            Quanto ao gps… Informa-te melhor

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S
            acabei de dizer que só precisa do telemóvel quem quer guardar o percurso, para além de estar contactável! O relógio serve para medir distância, passos, batimentos cardíacos, etc, e mostrar rapidamente a informação relevante à corrida!

            Quanto ao GPS, informo-me melhor do quê!? Quase nenhum smartwatch tem GPS – certamente que não queres contabilizar os relógios de desporto como smartwatch. E localização rápida em aparelhos desta natureza requer GPS assistido e isso requer acesso à rede/antenas móvel, coisa que só o Gear S tem! De modo que um bom telemóvel será melhor para GPS, com a vantagem de não acabar com a bateria do relógio num ápice!

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            Mikes, tá calado, não sabes o que falas.

            O GPS só tem precisão de metros, funciona nas estradas, porque os aparelhos “colam-se” à rota das estradas, e usam na mesma acelerómetros (e alguns, giroscópios).

            Para um smartwatch, o importante é a distância, tempo e velocidade, e isso o AW faz bem, mesmo sem GPS, e as calorias, óbvio, que o AW tira do batimento cardíaco, teu peso, tua altura, etc…

  13. Avatar de O CHINÊS
    O CHINÊS

    Porque é que não fazem como eu que comprei um smartwatch por USD 68,31 de marca chinesa fabricado no mesmo país onde são fabricados todos os outros smartwatch de marcas caras, mas há muitos mais nesta loja online deixo aqui o link.
    http://www.everbuying.net/

  14. Avatar de Etnic_bOy
    Etnic_bOy

    Como é que os números podem ser favoráveis se o stock é praticamente inexistente? A maior parte dos países ainda nem o têm à venda, ando à espera que chegue a Portugal há 3 meses e não há previsões de quando chegará, se encomendar na store da França, com um serviço de forwarding só daqui há previsão para Julho e Agosto…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Encomendasses no primeiro dia…

      1. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        E eu ía adivinhar que a esta altura ainda não havia cá, eu ía adivinhar que pode até nem sair em Portugal…