Com o Windows 10 deixa de ser necessário formatar o PC

75 Comentários

Quando uma máquina com Windows começa a ficar lenta, uma das soluções para resolver tal problema passa por formatar o sistema e proceder a uma nova instalação do mesmo.

Mas, de acordo com algumas informações que vão sendo disponibilizadas pela própria Microsoft, a partir do Windows 10 os utilizadores deixam de necessitar de formatar o PC graças às novas (e melhoradas) funcionalidades de recuperação e reset do sistema.

win10_017


Segundo o site HowtoGeek, a nova versão do Windows elimina a necessidade de formatar o PC para reinstalar o Windows. Sabe-se que a Microsoft tem vindo a trabalhar e a melhorar as funcionalidades de recuperação e reset do sistema, facilitando toda a sua reposição.

We are also redesigning Windows’ Refresh and Reset functionalities to no longer use a separate recovery image (often preinstalled by manufacturers today) in order to bring Windows devices back to a pristine state.”

windows10_002

Os fabricantes podem continuar a pré-instalar software mas…

Segundo a Microsoft, com o Windows 10 iniciar-se-á também a “guerra” ao bloatware/junkware. Os fabricantes vão poder continuar a instalar as suas aplicações e drivers mas, em caso de problemas, o Windows poderá ser restaurado para um “ponto” que apenas disponibilize uma versão “limpa” do Windows, sem o software e alterações do fabricante..

Partilhar:
Tags:

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    E agora como posso repartir o disco? por exemplo criar unidades C:\ e D:\? Como posso fazer DoD Short? eu prefiro como antes, pois eu uso muito o Active Disk Eraser para eliminar tudo o que estava no pc impedindo ou vá pelo menos impedir de recuperar metade do disco.. e isto da microsoft não ajuda em nada.. como vai ser no caso de quiser apagar tudo do hdd e voltar a instalar? e as chaves do windows? pois..

    1. Avatar de D!
      D!

      Pois o que? E as chaves do Windows 8 até agora? Fazes da mesma maneira que sempre fizeste, isto é se sabes o que estas a fazer… Pessoal complicado.

    2. Avatar de André Alves
      André Alves

      Da mesma maneira que sempre fizeste

    3. Avatar de Xico
      Xico

      Atualmente, as chaves encontram-se inseridas diretamente na motherboard, pelo que não é necessário introduzi-las manualmente para fazer uma instalação de raíz. Depois de instalado o Windows deverá detetar automaticamente e proceder à ativação sem ser necessário mais nenhum procedimento.

      1. Avatar de Cesar Vieira
        Cesar Vieira

        As chaves não vêm na motherboard. São chaves preactivadas que os OEM têm. Nos pcs novos vem a chave ou num sticker ou na documentação, e em caso de formatação do pc utilizamos a nossa chave “real”

        1. Avatar de Luís Gonçalves
          Luís Gonçalves

          Em bios EFI existe de facto um certificado com a chave individual, não estando presente em nenhum selo ou sticker

        2. Avatar de André Pereira
          André Pereira

          Boas Cesar,
          Peço desculpa mas as chaves vêm mesmo inseridas na sysboard,
          Sempre que é substituida uma sysboard tens que fazer o registo da máquina na board (DMI). Só depois é que se injeta na sysboard a chave de activação windows.
          Caso formates o PC basta ligar a internet que activa, formates quantas vezes quiseres.
          Abraço

      2. Avatar de fernando martini
        fernando martini

        basta a versão OEM criada ppor nós usuarios mesmos, pela ferramenta Media Creator Tools e pronto, o pc ta restaurado de fabrica, acho melhor fazer assim do que esperar o Windows auto restaurar, de uma situação com defeito, para um ponto x gerado por ele mesmo

    4. Avatar de João Alberto pita
      João Alberto pita

      usas o product.key

  2. Avatar de Hernâni Costa
    Hernâni Costa

    Excelente noticia.
    Parece que a Microsoft aprendeu alguma coisa com o android.

    1. Avatar de José Santa
      José Santa

      Com o Android? Com o Mac queres tu dizer!!!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      ahahah com o android espero que nao..se nao teremos lag pela primeira no windows.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        isso é na tua versäo do Android, nas minhas -exclusivas- näo faco ideia do que é lag. Tinha mais lag no meu iPad quando abria um par de websites que no meu Tablet Atom Windows 8.1 ou qualquer Android cá de casa. Até uma Box Android 4.4.2 com chip Amlogic abre os websites mais rápido que o iPad…

      2. Avatar de Marco N.
        Marco N.

        Lag pela 1ª vez no windows?
        Novidade…

    3. Avatar de Whalda
      Whalda

      Mais algumas das melhorias do windows 10 foram aperfeiçoadas na base do Android, como multi janela, desbloqueio de tela com senha Padrão e etc…

  3. Avatar de Adel
    Adel

    Em que é isto diferente do que já existe no Windows 8?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Melhorias significativas em todo o processo.

      1. Avatar de Carlos Gomes
        Carlos Gomes

        Seams faster…

    2. Avatar de Luís Gonçalves
      Luís Gonçalves

      Pouco ou nada. Até o deployment parece estar sem novidade alguma.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    Artigo interssante a ser discutido:
    Questão de licenças do Windows 10/OEM

    http://blogs.windows.com/bloggingwindows/2015/05/15/genuine-windows-and-windows-10/

    1. Avatar de irlm
      irlm

      ***interessante

    2. Avatar de Iurie Solomon
      Iurie Solomon

      li o artigo e fiquei na duvida se vai dar de borla uma licença do win10 tb a aqueles k tem uma cpopia pirata do windows

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Iurie eu tiro-te já as dúvidas. Não vai. Cópias piratas não têm direito à licença do Windows 10.

        1. Avatar de Batata
          Batata

          A minha copia pirata do 7 fez o upgrade sem problemas para o 10.

      2. Avatar de MAX
        MAX

        Nao te preocupes que não vai.

        1. Avatar de Rúben Sousa
          Rúben Sousa

          Não será, preocupa-te que não vai!

      3. Avatar de W10 Incoming
        W10 Incoming

        NÃO.
        NÃO.
        NÃO.
        Vai roubar para a estrada.

  5. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    é desta q metem o windows restore a funcionar? parece-me mais uma maneira de continuar a duplicar ficheiros, como já fazem com a pasta do windows installer. aquilo é horrivel, guarda gigas e gigas de dados desnecessários, fazendo com que cada aplicação que ocupe X precise de, pelo menos, 2X de espaço para ser instalada, visto que o windows faz várias cópias de ficheiros e mete o instalador todo dentro da pasta do windows installer. com o tempo, a pasta do windows enche a partição C toda.

  6. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    isto ja da pra fazer no win 8.1

  7. Avatar de JJ
    JJ

    Eu pessoalmente prefiro formatar, mas em algumas situações pode ser útil apenas repor de origem.

    No caso dos fabricantes, talvez voltem a incluir com o equipamento um DVD com os programas próprios.

  8. Avatar de simao
    simao

    gostava de saber se o windows 10 vai ser gratuito

    1. Avatar de MAX
      MAX

      Já se está farto de falar disso por cá, é melhor ligar a Microsoft para acabar com as suas duvidas

  9. Avatar de Mauro Costa
    Mauro Costa

    A parte que gostei mais, foi o último parágrafo. Já chega de tanto lixo instalado pelos fabricantes.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Essa e a razao pela qual compro mac, agr ja ha o surface pro mas ainda nao tem a maturidade que mereca o meu dinheiro investido. Talvez no 4.

  10. Avatar de jedi
    jedi

    essa função ja existe no 8/8.1, so que a maioria desconhece.
    podem ver em http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/restore-refresh-reset-pc . ou http://winsupersite.com/windows-8/windows-8-tip-reset-or-refresh-your-pc .
    Mas se o disco estiver danificado, como foi que me aconteceu, nao vale de nada estas funcionalidades ou formatar.
    E mais, em mac os x permite formatarr sem ter iso numa pen, por exemplo. ver em http://support.apple.com/kb/PH4439 ou http://www.pcguia.pt/2013/11/07/o-mavericks-esta-a-dar-lhe-problemas-faca-uma-instalacao-de-raiz-em-7-passos/ .

  11. Avatar de okapi
    okapi

    Eu sei bem quem não vai gostar muito desta ideia. Conheço muitas lojas em que só sabem resolver com Format C: ( os gajos que falo nem esse comando devem saber ) . Assim acaba-se com esses paraquedistas que dizem que arranjam tudo e no mesmo espaço, desde telemóveis, tirar fotos, aluguer e venda de jogos, consolas, bugigangas e fazer chaves, e já vi um que até sapatos arranjava. Um dia até por curiosidade inventei uma estória que parecia complicada e a resposta foi formata-se e o assunto fica resolvido.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      Tipico 🙂

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      E RAMs mal encaixadas, que dizem que não precisas novas… top.
      Discos com os cabos desligados que dizem que o disco queimou… e N situações

      Qualquer artolas pode abrir uma loja de informática e fazer 30 por uma linha, Portugal no seu melhor.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Eu não falo de Portugal , falo sim de alguns países na Europa, mas se em Portugal já é a mesma coisas … então agora vão deitar a culpa a quem. 😉 🙂

      2. Avatar de mythic
        mythic

        e verdade, aqui ao pé de mim tem 2 lojas especializadas nisso, e vender pcs, sem pasta térmica, metem a esponja (quadrada) que vem na caixa a proteger a board entre a board e a caixa para aquecer-la, não apertão todos parafusos/pinos dos cooler, metem lixo nas slots das ram e depois dizem que elas estão avariadas…..

    3. Avatar de NokTham
      NokTham

      haha em certa parte tem razão, por outro lado, até te posso contar uma história, andei numa loja de informática, e fiquei espantado com o método de trabalho utilizado na loja, após vários dias, decidi perguntar ao meu chefe o porquê de andarem a inventar histórias ranhosas para que o PC fosse formatado, resposta simples, “a malta deixa aqui o PC, e querem o PC pronto o mais depressa possível, maneira mais rápida e eficaz de resolver problemas relacionados com software? Formatando…”

      hehehehe enfim, não sou apologista do Format c:\ nem nunca me agradou a história do PC ir para a loja e sair de lá com uma image recovery em cima, gosto de saber o porquê do problema e qual a solução para o mesmo, são poucas as lojas que realmente dão o mínimo esforço em tentar solucionar o problema sem qualquer tipo de formatação.

      1. Avatar de Cesar Vieira
        Cesar Vieira

        Em minha opinião depende um pouco do problema. Se é um problema conhecido é resolvê-lo. Se não for há que haver um equilíbrio entre tempo dispendido para identificar/resolver o problema ou reinstalar o pc. Imagina-te como cliente e uma loja em vez de reinstalar o pc e cobrar 35€, não o reinstala, perde tempo a resolver o problema e apresenta-te uma conta de 100€ ou mais… O que preferias? Numa situação dessas seria era mais profissional explicar ambas as opções ao cliente e é aí que muitas falham…

        1. Avatar de NT
          NT

          Sem dúvida, trabalho no ramo e quando o cliente se queixa ‘que o pc já não acede a internet da arlete(wireless)’ ligo o pc e vejo aqueles programas tipo backupPC, searchprotect etc… É reinstalação para os queixos. Até é mais fácil/menos tempo/menos custo fazer o backup das pastas de utilizador e repor isso do que estar a tentar remover esse tipo de software.
          Já aconteceu cobrar cerca de 80€ a um cliente porque ele disse que não tinha instalado nada daquilo e mesmo explicando que aquele software normalmente é instalado com outros programas “grátis” tive que andar pendurado no histórico do Internet Explorer até encontrar os sites de onde o cliente tirou o software. Mais engraçado ainda é que o cliente também não tinha acedido aos sites, embora tivesse login com o email dele feito e tudo…

          Agora uma coisa muiiiiiiiiiito boa é acabar com o ‘antivírus 30 dias’ o teste do jogo xpto por 60minutos e outras tralhas que só serve para meter o computador super leeeeeeeeento!

    4. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Eficácia vs Eficiência!

    5. Avatar de José Santa
      José Santa

      História vs Estória!

  12. Avatar de NokTham
    NokTham

    Um pequeno offtopic para quem é user do WP
    http://www.neowin.net/news/windows-10-mobile-microsoft-is-taking-control-of-os-updates-from-the-carriers

    Parece que a história dos updates através das operadoras vai acabar. Com algumas exceções.

  13. Avatar de netrusso
    netrusso

    isto só vai tornar as maquinas windows cada vez mais iguais aos mac……….melhor/pior ????????

    1. Avatar de Hugo Carvalho
      Hugo Carvalho

      Isso já existe no windows 8 caso não saibas.
      Apenas vão fazer algumas alterações, como a questão do bloatware dos fabricantes e não usar uma partição para isso.
      O que muda principalmente é o modo de funcionamento de este modo de recuperação como é referido no blog do windows:
      “We are also redesigning Windows’ Refresh and Reset functionalities to no longer use a separate recovery image (often preinstalled by manufacturers today) in order to bring Windows devices back to a pristine state.”

      1. Avatar de Luís Gonçalves
        Luís Gonçalves

        A partição com a imagem de recuperação do fabricante é sempre usada quando especificada. Mesmo usando este processo. Se seguires o manual de deployment procura por reagentc

    2. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      Melhor, sem dúvida!

  14. Avatar de Anticorporativista
    Anticorporativista

    E deixar de formatar/fazer reset à maquina? Isso sim era revolucionário… as aplicaçóes instaladas deixarem de produzir lixo no registry e nas pastas appdata e windows

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quando a esmola é grande o pobre desconfia, saem todos os dias noticias que o Windows 10 vai ser tipo o Osx com a versatibilidade do windows…e dps quando sair provavelmente sera um flop igual ao 8…Espero que seja realmente bom mas por enquanto macbook always.

    1. Avatar de NT
      NT

      Pelo o historial da microsoft vai ser uma versão boa.
      Tipo primeiro windows com GRANDE aceitação no mercado 3.11 bom, depois Windows 95 mau, Windows 98/98se bom, windows me mau, windows xp bom, windows vista mau, windows 7 bom, windows 8/8.1 mau, nova verão que será?
      Isto falando no mercado de consumo, pois têm os servers NT,2000 etc. que não trabalhei muito com isso portanto não sei se serão bons ou maus.

    2. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      Se a notícia fosse um rumor até compreenderia o comentário. Mas dado que a informação é OFICIAL e o pplware até se deu ao trabalho de tirar um screenshot a ilustrar a funcionalidade, não compreendo esse discurso. Tudo o que se tem tido sobre o Windows 10 é verificável nas builds que têm vindo a surgir no âmbito do Microsoft Windows Insider.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        sou céptico, ver para crer. Quando tiver um windows 10 num surface pro 4 logo vejo se gosto, mas por enquanto acho que nada bate o osx num portatil

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu tenho legacy boot on e secureboot off e instalei o windows 8 assim, quando ativo o securebot o pc n entra no windows..ha alguma maneira de reverter esta situacao ou securebot pode continuar off mesmo para instalar o windows 10? Questao dificil mas espero que esteja a altura desta gente culta do pplware.

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      Desdenha mas quer comprar. Tanto ódio mas no fim do dia não passam sem o Windows. Típico

  17. Avatar de Jmmso
    Jmmso

    No OS X não se formata máquinas. Mais uma maravilhosa característica da Apple. Comecem a dizer mal, vá lá…

  18. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Muito bom. Mais uma profissão em vias de extinção. O pseudo informático com a 4ª classe que leva 50 euros para formatar um PC.

  19. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não percebo este artigo. Não existe qualquer novidade, o Windows 8 faz isto desde 2012…
    Alguém não sabia?

  20. Avatar de Jonas
    Jonas

    Querem ver que é desta que deixamos de usar o win98. O problema é o software de control da produção que utilizamos, controla directamente o hardware. Estes novos SO não permitem que as aplicações acedam ao hardware, tem que pedir ser a merda do SO e isto é um entrave.

  21. Avatar de mythic
    mythic

    para mim e uma noticia péssima ,pois tal como muitos aqui deste site ganho uns trocos com as formatações 🙂

  22. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    “Off-Topic”:

    Eu já retirei a Technical Preview do W10, um par de perguntas:
    1) posso instalar sobre o W8.1?
    2) o que tenho no W8.1 continuará lá (apps e jogos instalados, etc)?

  23. Avatar de viegas
    viegas

    boa noite actualizei para Build 10130 e estou com problemas de leitura, nao lê e da erro 0x00000000000000 A memoria nao pode ser real ?

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Para o teu problema sugiro que deixes a pergunta no link a seguir:
      http://answers.microsoft.com/en-us/insider

  24. Avatar de Simão
    Simão

    Boas.
    E caso seja necessário trocar de disco?!?!?!?

  25. Avatar de pedro
    pedro

    au instalar o windows 10 gratuitamente( o meu pc tem o 8 mas vai actualizar para o 10) será que perco tudo o que tenho no computador?

  26. Avatar de Jorge
    Jorge

    Fiz o UpGrade para o W10 num portátil HP (não foi a instalação limpa) e conforme previsto permaneceram as partições de recuperação do Windows e de ferramentas da HP (+- 20 gb). Conforme referido neste artigo, não fará sentido manter estas partições, certo?
    Obrigado!

  27. Avatar de André Luiz
    André Luiz

    se eu atualizar o windows 10 some com um Keylogger que tenho no meu pc ??:((

  28. Avatar de Eric
    Eric

    Gênios da Computação, poderiam me dizer o que fazem aqui fora e não tem uma vaga dentro das grandes multinacionais da computação já que vocês sabem tanto?! Antes de criticar, lembra que tu está trabalhando na área de Saúde.

    #Reflitam.

    Falou Valeu.

    1. Avatar de tilt
      tilt

      ah!ah!ah! Pelos vistos adormeceste no tempo. Uma noticia/artigo de 15 Mai 2015 , Preview do W10 , Build 10130 … ainda nem a MS tinha disponibilizado a versão dita final. Olha que já está a fazer um ano e a tua critica só foi do bota abaixo.

  29. Avatar de Luigi
    Luigi

    Win 10 há duas horas a fazer reposição do sistema…. e há quase duas horas que ainda vai nos 24% e não avança…. acho que vai dar estrilho….

  30. Avatar de Nilson
    Nilson

    Essa microsoft enganou todo mundo com essa porcaria ditatorial do windows 10, desconfigurou minha unidade de DVD e não permite que eu resolva de forma alguma, muito menos corrige a sujeira que fez, nem pelo update. Sacanagem enorme essa…