Análise: 10 dias de Apple Watch

112 Comentários

A chegada dos Apple Watch era aguardada com bastante entusiasmo e, assim que foram colocados no mercado, tivemos a oportunidade de adquirir dois exemplares para análise.

Agora, ao fim de alguns dias de utilização, damos-lhe a conhecer toda a experiência que um destes equipamentos proporciona.

apple watch 2


São 3 os modelos que a marca disponibiliza, Watch Sport, Watch e Edition, em 2 tamanhos de caixa diferentes 38 e 42mm e com uma imensa variedade de braceletes em diferentes tamanhos, formas, materiais e cores.

As grandes diferenças nos 3 modelos base são os materiais de construção: Alumínio, Aço Inoxidável e Ouro. Não quero entrar no faits divers da Apple sobre a diferença química dos matérias e as alterações que foram feitas às ligas, já que é irrelevante para este contexto.

Existem também diferenças no vidro e na cobertura do sensor de batimentos cardíacos. No caso do Sport o vidro é aquilo a que a Apple chama de IonX (o mesmo que está no iPhone 6 e 6 Plus) que poderá ser um rebrand do Gorilla Glass 3 e a cobertura é feita de material compósito. No caso do Watch e do Edition temos um cristal de Safira (altamente resistente aos riscos) e a cobertura traseira é de cerâmica. A safira e a cerâmica são mais resistentes aos riscos, mas apresentam menos elasticidade pelo que partem com mais facilidade.

Vejam este vídeo ao teste de risco:


O alumínio apresenta uma textura semelhante à do iPhone 6 com excelentes acabamentos a nível dos orifícios e do encontro/espaçamento dos matérias e tem uma boa resistência aos riscos visíveis ao contrário da versão em aço.

O Apple Watch com a caixa em Aço partilha da mesma precisão e qualidade de acabamento do Sport, mas sofre muito com os riscos. O aço é polido e muito brilhante pelo que qualquer tipo de “abrasão” vai riscar a caixa. Podemos, no entanto, voltar a polir o relógio com uma massa de polir suave e voltar a ter o brilho inicial. Não quero com isto dizer que é fácil fazer um risco (a sério) na caixa de aço, os riscos que consegui fazer e que apareceram naturalmente reflectem-se apenas no polimento e na questão estética.

As braceletes de aço e de borracha são de qualidade, com excelentes acabamentos e pormenor, e o sistema de troca de braceletes é, de facto, o melhor que conheço. No entanto, as pulseiras de couro tem um toque mais “barato”, são finas o que não transmite aquela sensação de produto de qualidade.

Em relação aos sistemas de fecho das braceletes todos eles são resistentes e os magnéticos são muito fortes. Não se preocupe que não vai ser fácil alguém tirar-lhe o relógio do pulso. O ecrã é de grande densidade e AMOLED pelo que tem boas cores e contraste, o brilho é elevado e a visualização sob luz do sol não se revela um problema.

 

Começar a usar

Começar a usar o Apple Watch é simples. O processo de emparelhamento é rápido e em minutos temos o Apple Watch a trabalhar em sintonia com o iPhone. A partir deste momento começamos a receber uma bateria de notificações que nunca mais acabam e aqui começa o problema do smartwatch.

http://videos.sapo.pt/GmwLtwrtI5zBM3IpbsOV

Partilho da mesma opinião de quem diz que agora deixou de estar atento às notificações, a quem me liga e a quem está em frente a mim para passar a estar atento à quantidade de notificações que recebo e este é para mim o grande problema de um smartwatch e de todas as notificações inúteis que recebemos do tipo “Vem dar de comer ao teu Sim” ou “Esta semana o carro XYZ está 10% mais barato”.

A ideia fundamental de um smartwatch é acabar com a necessidade de tirar o telefone do bolso para vermos as notificações, ou enviar uma resposta rápida a alguém, ou saber que música está a tocar mas, na prática, não é isso que acontece (ao início). Vemos-nos colados à necessidade de verificar e fazer dismiss a todas as notificações que recebemos e os alertar dos e-mails que não interessam e aos jogos que nos “batem” no pulso, ou seja, estamos a falar com alguém e, do nada, olhamos para o relógio, acabando assim por substituir todas as vezes que tirávamos o telefone do bolso por uma olhadela ao relógio. A melhor parte disto é que podemos controlar as notificações que queremos e filtrar o conteúdo. Deixo apenas o alerta: se está ou vai utilizar o smartwatch, pense que um smartwatch serve para o conectar às pessoas e não para o separar de quem está à sua frente.

 

Interface

O Apple Watch apresenta-nos a interface mais completa mas também a mais complexa de todos os equipamentos nesta categoria.

Sem dúvida nenhuma a coroa digital, o botão, o force touch e o ficar a carregar no botões tornam a experiência confusa, mas isso acontece apenas ao início. Passado algumas horas, carregar com mais força no ecrã para limpar todas as notificações é tão natural como carregar na coroa digital para ir para as aplicações, todos estes métodos de input requerem hábito mas não é nada que ao fim de umas horas não esteja habituado.

http://videos.sapo.pt/1EvHEnnGZc6S2lLE5lSj

Podemos activar o relógio através de três formas diferentes, virando o pulso, batendo no ecrã ou a carregar num dos 2 botões existentes no relógio.

2015-04-24 10.30.38 2015-04-29 04.56.10 2015-05-02 06.04.32

Podemos mudar entre 10 estilos de faces de relógio onde podemos personalizar desde a cor até ao que queremos que apareça. Certamente mais faces irão aparecer nas próximas actualizações do WatchOS.

O resto da interface é simples. Ao puxarmos de cima temos as notificações e ao puxarmos de baixo temos o “centro de controlo” e os Glances (resumos, em Português).

2015-05-04 16.57.08 2015-05-04 16.54.37 2015-05-04 16.54.29 2015-05-04 16.54.25 2015-05-04 16.55.03

Aqui podemos activar a vibração retirar o som ou activar o modo de voo e pingarmos o nosso iPhone para sabermos onde está através de um som reproduzido no telefone. Ao andarmos para o lado temos acesso aos Resumos que podem ser removidos/adicionados na app no iPhone, permitem-nos aceder a informação de forma rápida ou no caso do Shazaam saber que música está a tocar sem termos de abrir a aplicação no relógio.

2015-05-04 18.24.31

O HapticFeedback que a Apple decidiu utilizar é completamente diferente daquilo a que estava habituado nos outros smartwatches. Só por uma questão de comparação tenho/fui utilizador de Sony Smart Watch 1 e 2, Pebble Kickstarter e Steel, LG G Watch e Moto 360.

Em todos estes dispositivos que mencionei a vibração é feita através de um movimento circular e sentimos tal e qual como a vibração normal do nosso telefone, inclusivamente o barulho que a vibração faz também é semelhante. Mass neste caso a Apple utilizou um actuador linear, ou seja, o movimento é linear e não circular pelo que a sensação que temos é a mesma de um toque no pulso algo firme e sem barulho nenhum.

 

2015-04-29 04.56.10

 

Se a opção de detecção do pulso estiver activada, sempre que o relógio sai do pulso é nos pedido o código para desbloquear o relógio (é possível desactivar tanto o código como a detecção de pulso)

 

 

Outro ponto positivo é que o Apple Watch “sabe” quando está no pulso e, ao saber isso, se o relógio estiver pousado na mesa não vai receber nenhuma notificação.

 

2015-05-04 17.02.49

 

O Siri é uma parte bastante importante (mas não fundamental) do Apple Watch, permitindo-nos fazer os mesmos pedidos que no iPhone mas sem resposta de voz.

 

 

 

A resposta às SMS/e-mails é a mais inteligente que vi, pois o relógio “percebe” o que se passa na conversa. Se alguém lhe faz uma pergunta, as primeiras repostas rápidas são “SIM”, “Não” em vez de “Obrigado”, se a pessoa que lhe enviou a mensagem faz anos, a primeira mensagem é “Muitos Parabéns”. Mas isto vai mais longe ao detectar o idioma da mensagem e é aqui que a Apple também fez um excelente trabalho.

2015-05-04 16.32.56 2015-05-04 16.33.05 2015-05-04 16.43.37-1 2015-05-04 16.33.33-1

Se a conversa for em Português, a função de ditado passa para Português (Portugal) se for em Inglês irá detectar a voz em Inglês, e isto funciona muito bem. Se nunca experimentou, teste no seu iPhone. O reconhecimento de voz funciona bem até em ambientes ruidosos com conversas por trás.

Para aqueles que gostam de utilizar o relógio no pulso direito, não há problema nenhum, na verdade a Apple pensou nisso e é possível na aplicação do Apple Watch no iPhone, alterar a posição do braço o que vai também influenciar a detecção de elevação do pulso.









anterior próxima
 

Notificações

Após o emparelhamento do Apple Watch com o iPhone as notificações estão activas para todas as aplicações, podendo ser desactivado na aplicação do iPhone.

As notificações tem sons diferentes e vibração é também ela diferente dependendo do tipo de notificação. Não são intrusivas e podemos controlar o volume das mesmas, para não nos esquecermos que temos notificações por ver, o Apple Watch apresenta-nos um pequeno ponto vermelho no topo do ecrã, opção que também pode ser alterada.

2015-05-04 16.32.16 2015-05-04 16.46.40 2015-05-04 16.32.09 2015-04-29 04.56.07

 

A Apple pensou também na duplicação e notificações desnecessárias, se o relógio estiver fora do pulso, não vai emitir nenhuma notificação, por outro lado, se receber uma notificação no relógio, não a vai receber no iPhone com a excepção das chamadas telefónicas.

É também possível silenciar uma notificação tapando o relógio com a palma da mão durante 3 segundos.

Caso tenhamos a a função não incomodar activada no iPhone o Apple Watch vai espelhar essas definições, existindo também a opção de gerirmos o horário conforme queremos, ou mesmo desactivar por completo a função no relógio.

2015-05-04 18.35.13-1 2015-05-04 18.35.24

Fazer/Receber uma chamada telefónica no Apple Watch é simples e funcional, tão funcional como num Gear da Samsung, com boa qualidade e volume mas, se o fizer em público, fique a contar com alguns olhares estranhos. Para mim, a utilidade de atender uma chamada no relógio está quando não temos o telefone por perto em casa ou numa situação do tipo “Ligo-te já, agora não dá jeito falar” e não queremos simplesmente enviar um SMS. Como o Apple Watch se liga ao iPhone através de Bluetooth ou Wi-Fi (dentro da mesma rede) o alcance é elevado.

Se tiver o Voice over Wi-Fi (Wi-Fi calling) as chamadas telefónicas não são reencaminhadas para o Apple Watch.

 

Apps

Á data de abertura da AppStore para o Apple Watch já havia algumas centenas de aplicações desenvolvidas para o WatchOS, o que demonstra a vontade que os programadores têm em disponibilizar um acesso mais rápido através do Apple Watch. Temos desde o Shazaam até ao Things e ainda alguns jogos. Por omissão, a instalação automática de aplicações no Apple Watch não é feita, o que me parece útil pois o relógio tem 6GB de memória interna partilhadas entre fotografias (até 500), músicas (até 2GB) e as aplicações.

2015-05-04 17.01.47 2015-05-04 17.01.57 2015-05-04 17.02.23 2015-05-04 17.02.49-1

2015-05-04 16.55.03 2015-05-04 16.33.58

 

 

2015-05-04 18.24.21 2015-05-04 18.23.56

Um exemplo que posso dar em relação à instalação de apps é o da Shazaam (está muito bem conseguido, até a leitura de letras em tempo real). Instalamos a app no nosso iPhone, vamos à aplicação do Apple Watch e dizemos que queremos também a Shazaam no Apple Watch, simples.

Existe também a possibilidade de activar o handoof, o que nos permite continuar a usar a aplicação mas no iPhone, no ponto em que estávamos no relógio.

applewatch

O tempo que demora a carregar uma aplicação varia muito, principalmente quando o Apple Watch precisa de pedir alguma coisa ao iPhone. Carregar o mapa não está de todo tão lento como nos relógios e software que já vimos em algumas reviews e vídeos anteriormente. Mas não é algo instantâneo. Para abrir um mapa com a minha localização posso ter de esperar entre 2 a 10 segundos, dependendo se abriu o mapas recentemente.

2015-05-04 16.54.54 2015-05-01 16.15.02

A Apple introduziu também novos métodos “comunicar” ou seja através do envio de batidas no ecrã, desenhos e o envio do ritmo cardíaco. Para alguns serão apenas mais uma inutilidade, mas eu até vejo alguma piada em enviar taps para o pulso dos meus amigos.

2015-05-04 17.05.51 2015-05-04 17.06.13 2015-05-04 17.06.23

 

Bateria e o Impacto na bateria do iPhone

No meu caso em particular não vos posso transmitir algo correcto pois, desde que tenho o iPhone tenho o Pebble, e o Bluetooth anda sempre ligado mas se não é normal para si ter o Bluetooth ligado, espere um decréscimo na ordem dos 10 a 20% na autonomia do seu iPhone.

A bateria do Apple Watch tem sido uma agradável surpresa.

O meu dia começa às 6:30h (hora em que desligo o Apple Watch do caregador) e, normalmente, acabo o dia às 23:30/00:30h com 35%/40% de bateria.

Durante o dia, a utilização conta com cerca de 2 a 4 chamadas telefónicas pelo Apple Watch, consulta de e-mail e notificações, utilização do Shazaam e Amazon, 35 a 60 minutos de corrida com a aplicação Workout, envio de sketches/taps e a consulta das horas/meteorologia.

2015-05-04 16.54.25

Não é possível comparar ao Pebble pelas razões mais obvias (7 a 10 dias de bateria), mas comparando com o Moto 360 andam muito a par no que toca a bateria. Posso dizer que chega perfeitamente para o dia e caso precise de um bocado mais de “força” para sair numa noite mais longa, a carga é rápida o suficiente para ir a casa tomar um banho e voltar a sair com mais 20% ou 30% de bateria.

Os meus dados são de um Apple Watch 42mm, o de 38 pelo feedback que tenho, tem cerca de 7 a 10% menos de bateria no final do dia.

 

Fitness e Actividade

Uma das principais funções do Apple Watch é sem dúvida o fitness.

Com a introdução da aplicação Workout e Actividade é nos possível monitorizar o nosso nível de actividade e definir objectivos por calorias, tempo ou zona de batimento cardíaco.

A actividade está feita para monitorizar o dia, desde o momento em que se liga o Apple Watch pela primeira vez somos convidados a configurar (tal como acontece com o S Health) a nossa idade, peso e nível de activiade física. Isto vai permitir calibrar a contagem de calorias com base no nosso ritmo cardíaco.

2015-05-01 16.12.40 2015-05-01 16.12.48 2015-05-01 16.12.45 2015-05-01 16.12.42 2015-05-01 16.12.55

Durante o dia o relógio tenta medir o ritmo cardíaco a cada 5/10 minutos, vai contando os nossos passos (em conjunto com o iPhone) e vai actualizando os anéis com essa informação. Quando cumprimos o objectivo por nós estabelecido, recebemos “medalhas” que poderemos consultar na aplicação do iPhone.

2015-05-04 18.06.19 2015-05-04 17.10.33 2015-05-04 18.06.27 2015-05-04 18.07.01 2015-05-04 18.07.19

Num combate ao sedentarismo somos lembrados para nos levantarmos e caminharmos um pouco durante 1 minuto em cada hora, num total de 12 horas. Todas estas notificações e opções podem ser alteradas/desactivadas.

2015-05-04 17.50.08 2015-05-04 17.55.19

 

Workout / Exercício

Esta aplicação vem configurada para contar os seguintes exercícios:

  • Elíptica
  • Caminhada Exterior
  • Corrida Exterior
  • Bicicleta Exterior
  • Caminhada Interior
  • Corrida Interior
  • Bicilcleta Interior
  • Remo
  • Step Stepper (Escadas)
  • Outro.

Podemos escolher diversos objectivos quando começamos a actividade física, calorias, tempo, distância ou sem objectivo. O relógio está sempre a contar o tempo e a medir o ritmo cardíaco para conseguir fazer um cálculo mais preciso do consumo de calorias.

No fim da sessão de treino somos convidados a guardar os dados que depois podemos consultar no iPhone na aplicação Actividade (a dos anéis).

2015-05-01 16.34.13 2015-05-01 16.34.17 2015-05-01 16.34.26

No caso do exercício exterior, é necessário o iPhone para utilizar o GPS. Se não quiser levar o iPhone e tiver uns auscultadores Bluetooth, é possível ouvir a música que esteja guardada no Apple Watch (até 2 GB) sem qualquer problema e com bom volume.

 

Conclusão

O Apple Watch é o primeiro dispositivo do segmento que a Apple lançou e parece-me que fez um bom trabalho. Comparativamente com os outros aparelhos posso dizer que a Apple tem um produto mais completo. Não quero dizer que o software seja o mais simples de utilizar, mas é o mais completo de todos. Temos diversas possibilidades e as aplicações existentes já são às centenas (há quem fale em cerca de 3500, até) e toda a interação com o iPhone está bem pensada e sem falhas.

O facto de ser quadrado e não circular fez-me pensar um pouco ao início, mas depois de o utilizar consigo perceber o quão mais natural é ter uma aplicação neste formato do que num ecrã circular que obriga a “cortar” a interface.

Há aplicações que a meu ver são desnecessárias, quem é que vai ver as fotografias num relógio? Mas acredito que há alguém que goste e por esse motivo a aplicação está lá.

apple watch 6

Há rumores de que a Apple irá lançar o Apple Watch em finais de Junho em mais alguns países nos quais Portugal deverá estar incluido, mas com os recentes atrasos na produção, esta data poderá ser empurrada para Agosto. Mesmo o Siri não estando disponível em Português (o WatchOS também não está disponível em PT-PT/BR) as funcionalidades estão lá na mesma e principalmente, o ditado para introdução de texto quando necessário.

Para quem apenas quer receber as notificações e utilizar algumas aplicações um pouco mais limitadas, o Pebble é a solução, funcional, excelente construção, uma comunidade de programadores cada vez maior e a um preço bem mais acessível mas, se o seu telefone estiver a correr o Android, poderá também usar o Pebble e o Android Wear.

Se precisa de um SmartWatch? Não, não precisa a não ser que queira estar em cima de todas as notificações e ache importante fazer um registo das suas sessões de fitness, mas mesmo assim é uma compra que deve ponderar e colocar na balança a utilidade/uso que vai dar, contra o preço do dispositivo e o restante impacto que poderá trazer à bateria do seu telefone.

Comentários

112

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    De uma forma geral, gostei da forma como foi feita analise, sendo de certa forma isenta.

    1. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      +1

  2. Avatar de David.pt
    David.pt

    Boa análise. Já tive oportunidade de experimentar um mas sinceramente não gostei… É pena porque estou a pensar em comprar um smartwatch… Até agora o que agradou mais foi o da Motorola embora não seja tão bom como este

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      não testei nenhum, mas o que me pareceu mais interessante foi o da huawei

    2. Avatar de Mrsz
      Mrsz

      Tens Android, não podes usar Apple Watch.. É por isso que “não gostas”…

  3. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Correção

    São 3 os modelos que a marca disponibiliza, Watch Sport, Watch e Edition,.

    Se são 3 citem os 3 e não apenas 2.

    1. Avatar de Daniel Pinto

      Se leres bem, estão lá os 3……

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        boa analise Daniel Pinto

        não referes na tua analise que o AW aprende com o gps do iphone e após essa aprendizagem não necessita de estar ligado ao mesmo para medir a distancia de uma corrida! não chegaste a testar ou isso não se verifica!
        Segundo alguns relatos e informação da apple isso acontece.
        Li até que a margem de erro seria à volta dos 3% que para um amador até aceitável

        1. Avatar de Mrsz
          Mrsz

          +1

          O Apple Watch faz isso, aprende com o iPhone a calibrar os sensores, e depois sabe a tua distância…

        2. Avatar de Daniel Pinto

          Obrigado 🙂

          De facto não experimentei… Eu sou rato de interior 😀

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Na realidade estão lá citadas as 3, apesar que chamarem só de Edition confunde. Pelo menos confundiu-me a mim.

      1. Avatar de Mrsz
        Mrsz

        O nome é colecções…

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Daniel, apesar de logo no inicio do artigo ter feito aquele reparo (porque realmente me confundiu. reli 3 vezes o paragrafo e mesmo assim não vi) devo-te dizer que o artigo está muito, muito bom.
      Além de muito bem escrito, gostei da forma como davas sempre a tua opinião pessoal, que era o que realmente interessava no artigo.
      Os meus parabéns pelo artigo.

      Já agora empanquei também noutro sitio. Provavelmente está correcto ou é simplesmente uma questão de estilo. Ou é só a minha dor de cabeça a embirrar comigo.
      Na frase “Caso tenhamos a a função não incomodar activada no iPhone […]” não ficaria melhor “Caso tenhamos a a função não incomodar activa no iPhone […]”

      Mais uma vez parabéns pelo artigo.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho o Pebble e estou muito satisfeito, serve perfeitamente como complemento ao telemóvel, que é o que se espera de um smartwatch!

    1. Avatar de Mrsz
      Mrsz

      Dá para atender chamadas sem ir ao telemóvel?

      Como é que funciona essa monitorização de exercicios?

      1. Avatar de Daniel Pinto

        Sim dá.

        Como funciona? Está explicado… selecionas o exercício e começas a treinar.

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Já pensei seriamente comprar um Pebble por causa do Runstatic. Esta é principal razão porque quero comprar um smartwatch, mas não sei se será nesta versão.

    Pessoalmente nunca gostei daquela bracelete metálica. Terei de ver ao vivo.

  6. Avatar de FG
    FG

    Como possuidor de um Apple Watch, está é das piores reviews que já li, e é o que os leitores querem ler, e não se reflecte no que é o relógio.

    Basicamente, tudo o que li aqui, já tinha lido em outros lugares, e é biased.

    1. Avatar de Daniel Pinto

      Então dá lá a tua opinião sobre a tua experiência, se for assim tão diferente estou mesmo interessado em ouvir.

      Claro que é biased (a palavra da moda) visto que é a minha opinião. Se eu tivesse a mesma opinião que tu, tinhamos comprado os mesmos relógios.

      Pelo menos esta está escrita em Português.

      1. Avatar de FG
        FG

        Quanto àbateria, essa do Bluetooth comer 10% da bateria é para rir… Toda agente sabe que nos chip modernos, não passa dos 1 ou 2%, o iOS regista o consumo de bateria total das apps (incluindo BT, GPS, background, dados móveis, etc…) e o Apple Watch não passa de 2 ou 3% no meu…

        Comparas a duração de bateria com o moto 360, mas no Apple Watch, tens de certeza o HRM e os acelerómetros sempre activos (ele automaticamente regista caminhadas mais longas), e no moto, sempre desactivados. Fazes chamadas e notificações com som no Apple, mas no moto não fazes, isso é só o que consome, de longe, mais bateria, devido à coluna ser tão pequena e sem ressonância (mais potência tem de ter)…

        Dizes que é difícil, mas não explicas o que é difícil de usar… Quando é igual ao iPhone, que toda a gente está habituado… Qualquer criança pega num é começa a usar…

        Depois faltam muitos, muitos detalhes da review, como o WiFi, como a personalização da face do relógio, como o carregador magnético, como etc…

        Claramente, como a review da Verge, essa das notificações é só para dizer mal, para não parecer tão bom… Pois só tens as notificações que queres, se tens apps que dão notificações de lixo, desactivas as notificações para essas apps, ou desactivas as notificações no relógio para elas…

        Coisa que não é possível em qualquer outra plataforma, por exemplo…

        Mas é claro, é Apple, se não for minimizado, não pode ser…

        Assim como na concorrência, não se pode dizer mal, não se pode dizer as verdades, como reboots a meio do dia, traseiras de plástico que partem, tintas pretas que saem, conectares e cobre que corroem a pele dos utilizadores… Não é Apple, há que fazer vista grossa…

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Não percebi a onde viste que o Daniel está a minimizar o AW! Bem pelo contrário! Tudo que dizes que ele não fala ele fala excetuando o Wi-Fi e Ok o carregador magnético. E depois comparar está review com a de Verge tem que se lhe diga, essa sim foi feita para minimizar o AW que nem fala em aspectos bem Mais importantes que o do carregador, que o Daniel fala como tapar o AW com a mão para o silenciar, poder-se desativar as notificações das App que não se quer, espelhar as definições do não incomodar do iPhone no AW, etc
          Quanto a mim foi uma boa review e em Português:)

          1. Avatar de Mrsz
            Mrsz

            Pior que a review da verge, é difícil… Eles até dizem que o ecrã tem um “air gap” quando todos os utilizadores dizem (e mostram) que é laminado, como o iPhone.

            E depois de dizerem mal do sensor de batimentos, a ConsumerReports e outros, mostram com testes ao vivo, que bate certo…

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Isto é que é biased.

        3. Avatar de Daniel Pinto
          Daniel Pinto

          O não passar de 1 ou 2% não é verdade, pode ser no teu caso no meu não é.
          O iPhone não te diz quanta bateria usou a mais com o BT…

          Comparo a duração da bateria com o 360 pois foi o SmartWatch que utilizei antes do AW não estou a perceber o teu ponto.

          Digo que requer habituação o uso, o que queres que diga que é difícil? O force touch? É só ver os vídeos que a apple disponibiliza e convida a ver.

          O wifi? Digo o suficiente, que está ligado ao telefone e que a cobertura obviamente é melhor ou é necessário dizer que suporta 802.11 b/g/n com velocidades de 2000MBs para sacares o jogo. Personalizar a face posso concordar contigo podia ter falado. O carregador magnético… lol… o que há para dizer? E não é que carrega de forma única? É só encostar e pronto…

          A das notificações não é para dizer mal, é um alerta e digo que dá para desactivar.

          A minha traseira não partiu, a tinta do meu não saiu (porque será), conectores (?), a alergia que foi reportada será ao níquel e não a cobre, mas EU NÃO sou alérgico, logo não posso dizer que me aconteceu nem vou dizer que há alguém que supostamente tera tido uma reacção alérgica.

          Por fim, não percebo o que queres dizer com “Não é Apple, há que fazer vista grossa”. Eu estou a falar de Apple, não estou a falar de outro produto.

          Em suma, como fui eu que escrevi claramente dei a minha opinião sobre a utilização. Mas estás à vontade para falar da tua experiência e dizer quantas vezes o teu AW reiniciou de forma inesperada… Dos 3 que tenho aqui e que são utilizados todos os dias, ninguém se queixa.

          1. Avatar de FG
            FG

            Eu não disse que o Apple Watch reiniciava sozinho…

            Só estou a dizer que vocês têm duplos standards, ta bem que o AW dura 1 dia a 2, como “outros”, mas os outros não estou a fazer as mesmas coisas que o Apple Watch… e isso é só um exemplo…

            Existem problemas com outros relógios que são comprovados, e nem menção. Com o da Apple, até inventam coisas…

          2. Avatar de Daniel Pinto

            Sem cenas nenhumas: Todos sabem que eu gosto muito da Apple, posso ser contra as políticas mas gosto e tento ter os produtos que acho que vou gostar, mas também gosto muito do mundo Android pelos diversos motivos, mais que não seja o USB-OTG.

            Eu não falei mal de nenhum, pelo contrário eu ate queria demonstrar que a bateria do AW é boa e que estou satisfeito com ela, nunca tive de o voltar a recarregar (duas vezes no mesmo dia).

            Este artigo é sobre o AW, porque é que no meio disto haveria de dizer que o ecrã do Moto 360 é uma coisa pixelizada e horrível? Não encaixa.

            O que é que EU inventei?
            Abraço

  7. Avatar de LP
    LP

    Falar para o relógio lembra-me sempre o “kit vem-me buscar”, lol!
    O lag citado é irónico 😀
    Eu resumiria como é bom, mas não é fantástico, ou talvez, não está à altura daquilo que a Apple nos habituou, não se diferencia suficientemente da concorrência.

    1. Avatar de Daniel Pinto

      Qual lag?

      Olha que é muito diferente da concorrência 😉

      1. Avatar de LP
        LP

        “Qual lag?”
        “O tempo que demora a carregar uma aplicação”

        “Olha que é muito diferente da concorrência”
        “não se diferencia suficientemente da concorrência”

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          carregar uma aplicação que trabalha no telemóvel, não as aplicações centrais que trabalham no próprio Watch! E muitos dos problemas são com as aplicações de terceiros que como é óbvio têm ainda muita margem para optimizar…

          1. Avatar de LP
            LP

            É lag! Seja pela estupidez de ter de ir buscar ao telemóvel ou não, é lag que vais ter ao usar…

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            há uma grande diferença entre lag em algumas aplicações acessórias que é a pessoa que instala e lag generalizado no aparelho, nas funções importantes!

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            Eles arranjam desculpas para tudo…

            Como é que o Apple Watch sabe, p.ex. o valor das acções de ticket X? Adivinha? Não vai ter que usar o telemóvel para sacar os dados?

            Como é que sabe a meteorologia? Não vai ter que sacar?

            Só demora nas apps que precisam de ir buscar dados à net! Mas isso é normal, e só demora o normal…

          4. Avatar de LP
            LP

            Lol! O que tu queres dizer é que diferença entre lag Android e lag Apple… lol! Há lag na utilização, seja pelo que for, é lag, é chato, está lá, temos pena (de quem comprou).

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            Quem está a falar no Android és tu, eu limto-me a fazer te ver que o lag na abertura de algumas aplicações é compreensível considerando que as aplicações podem usar o próprio telemóvel para processamento.
            Mas se queres falar em Android Wear, que tal começares por comparar o que é possível fazer com as aplicações, ou o uso do WiFi para reduzir o tempo de espera na realização de tarefas, etc
            Mas sim, já se viu que bom senso não é contigo!

          6. Avatar de LP
            LP

            ” o lag na abertura de algumas aplicações é compreensível”… lol!
            Só pode ser mesmo para rir… Que é que a mim me interessa se é porque precisa de usar o telemóvel, se é por falta de Ram, se é por falta de processador, ou o que seja? O lag e seu incómodo é todo igual para quem usa!

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            interessa porque tal só acontece com algumas aplicações, de forma previsível e com o benefício de usar a maior capacidade do telemóvel para realizar trabalho, ao contrário do lag que tanta gente reclama que parece vindo do nada!!!

          8. Avatar de LP
            LP

            E tu a dar-lhe se ele vem do nada, se vem do telemovel, se vem de casa do vizinho… o que interessa é se existe ou não, se interfere com a utilização ou não… buscam o poder de processamento ao telemovel e arranjam um bottleneck na latência da transferência de dados… grande solução!

          9. Avatar de Nunes
            Nunes

            meu caro, podes espernear por todos os lados a fazer querer que isto é um problema generalizado, mas não é, e em boa parte dos casos é um resultado de quem fez os programas ainda não os ter optimizado…

            ” um bottleneck na latência da transferência de dados…”
            tal como tens um bottleneck quando acedes à internet ou obrigas a fazer transferências por bluetooth… tudo coisas que as pessoas se apercebem e encaixam na compreensão do funcionamento… muito diferente do lag no interface que pode criar confusão

          10. Avatar de LP
            LP

            Mas quem disse que é generalizado?
            Tu é que esperneias insistindo que o lag da Apple é melhor que o dos outros… a sério?! O lag do Android é mau, as pessoas não o compreendem… como é que dão 50 euros por um telemovel e depois tem lag?? Na Apple é diferente, não é em tudo, é só nalgumas coisas, as horas funcionam sem lag e como deram umas largas centenas de euros pelas duas traquitanas compreendem perfeitamente o bottleneck que a Apple criou por querer por a carroça à frente dos bois…

          11. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            não tens qualquer bom senso!
            Não só foste tu a vir com o Android para esta questão, como continuas a não perceber que a maioria das funções principais do aparelho não sofrem qualquer demora.
            “Mas quem disse que é generalizado?”
            Quando alguém não se cala a falar em lag e chega a ignorar propositadamente que tal é só referido em aplicações de terceiros… creio que fica bastante claro como avalias isto de forma completamente desproporcionada e exagerada. Nem sequer reconheces que em boa parte dos casos o problema é da falta de optimização por parte de quem fez a aplicação, não do aparelho… Nem reconheces as vantagens que as aplicações funcionarem no iPhone podem trazer… Como digo, falta de bom senso

          12. Avatar de LP
            LP

            Tu fazes a festa, mandas os foguetes a apanhas as canas. Falta de bom senso por afirmar que o lag é generalizado sem nunca o ter afirmado, falta de bom senso por avaliar de forma exagerada e desproporcionada quando nunca fiz nenhuma avaliação ás proporções; apenas disse que existia lag, o resto é tudo invenções da tua cabeça.
            Não é falta de bom senso, é falta de fanatismo; se fosse fanático pela Apple como tu, também acharia aceitável qualquer lag nos iDevices, e inaceitável nos restantes, mas não sou e por isso sem dizer que é generalizado, até porque tu já estás farto de deixar claro que é só nalgumas coisas, o que nunca contrapus por ser verdade.
            Queres ocultar o lag com as vantagens… Afirmas que o terramoto no Nepal foi uma acontecimento positivo porque trouxe vantagens a alguns? Cegueira seletiva…
            Se as aplicações não estão otimizadas, cabe à Apple rejeitá-las… não é a tal que tem elevados padrões nas apps que aceita?

          13. Avatar de Nunes
            Nunes

            Falta-te bom senso porque nunca te calas com isso e nunca reconheceste até aqui que o problema só acontece em certas condições e que se há problemas tb há vantagens. É esta atitude que mostra uma posição desproporcionada e algo fanática/obsessiva sobre o assunto, e que leva qualquer um a assumir que acreditas que seja generalizado!

            “se fosse fanático pela Apple como tu, também acharia aceitável qualquer lag nos iDevices, e inaceitável nos restantes”
            Nunca me viste a dizer que o lag noutros aparelhos era inaceitável, no máximo poderás ter lido uma explicação para a diferença! Mas as situações não deixam de ser diferentes, num caso é lag por salto de frames em animações, noutro caso é lag por esperar por comunicação entre dispositivos. Se queres comparar com alguma coisa então compara com o tempo para abrir aplicações ou aceder à rede!

            “Afirmas que o terramoto no Nepal foi uma acontecimento positivo porque trouxe vantagens a alguns? Cegueira seletiva…”
            Que pensamento doentio o teu!!!

          14. Avatar de LP
            LP

            Tu é que não te calas que é só aqui e ali e que tem vantagens; também te falta bom senso por não reconheceres que o lag é incómodo independentemente da causa? Se reparares eu até me referi ao “O lag citado”, já agora: “O tempo que demora a carregar uma aplicação varia muito, principalmente quando o Apple Watch precisa de pedir alguma coisa ao iPhone… não é algo instantâneo esperar entre 2 a 10 segundos”, portanto, está implicito no meu comentário que o lag é nos mapas (não foram referidas outras aplicações, foste tu que depois acrescentaste) e que é quando precisa de fazer um pedido ao iPhone, é só ler, Nunes, ai, ai…

            ” posição desproporcionada e algo fanática/obsessiva”:
            “É lag”…”Há lag na utilização”…”O lag e seu incómodo é todo igual para quem usa”…” bottleneck na latência da transferência de dados”…”quem disse que é generalizado?”…
            Como podes ver o fanatismo e a obsessão estão todos na tua cabeça (o que não é novidade). As queixas que vejo no lag do Android é na latência de abertura de aplicações e não no salto de frames, isso seria talvez em versões muito anteriores.

            “O mal de uns é o bem de outros”, é este o pensamento doentio do povo, mas já vi que és daqueles pseudo-moralistas…

        2. Avatar de FG
          FG

          LOL!

          Agora o “lag” é quando uma app tem de ir a net buscar informação, e o utilizador tem de esperar!

          Lag é quando usas um android, que carregas nos botões, e dá para ir tomar um café até responder…

          1. Avatar de gFan
            gFan

            Claramente não sabes o q ue significa LAG nem a origem da sua palavra, mas aconselho-te a ir ao wikipedia.

            “In online gaming, lag is a noticeable delay between the action of players and the reaction of the server.”

            Respondendo à tua pergunta: SIM Lag é quando uma app tem de ir a net buscar informação e o utilizador tem de esperar!

            Para te dar um exemplo: no mundo dos jogos on-line (origem da palavra Lag), podes ter a maquina mais rápida do mundo, mas sem uma boa ligação à internet vais ter LAG.

            Fan Boys, lá por terem um produto da apple não significa que vocês percebam de tecnologias de informação, até pelo contrário, isso só ajuda para que percebam menos.

          2. Avatar de LP
            LP

            Se não sabes o que é lag, para que opinas?
            “delay between initiating an action and the effect”
            Agora se é porque (na verdade) tem de recorrer ao processador do telemóvel, se é porque tem de ir a casa do vizinho pedir sei lá o quê, é indiferente.

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            Só é lag quando o sistema pára de responder.

            Por isso, não tem lag.

          4. Avatar de LP
            LP

            Paulo, não percebes Inglês?

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Lag?

      Olha os missionários do Android já a tentar espalhar FUD!

      Já rezaste virado para a Google hoje?

      1. Avatar de LP
        LP

        Quem falou em Android/Google, Apple-lawyer?

          1. Avatar de LP
            LP

            Não comeces a beber água não… ou pelo menos compra uns óculos!

    3. Avatar de FG
      FG

      Falar para o relógio, sim, é estúpido, só mesmo a Google para ter uma ideia tão parva, como fazer um relógio, cuja interacção principal é falar para um computador (Google Now) através do relógio…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Onde me posso inscrever para ser defensor da Apple em blogs? Pagam bem á hora? Agradecia resposta estou desempregado e precisava mesmo de uns trocos, é urgente.

  8. Avatar de Mrsz
    Mrsz

    “O facto de ser quadrado e não circular fez-me pensar um pouco ao início”

    Então quais são as vantagens, tão importantes de ser circular?

    Se fosse circular, os quadrados é que era bons, como é quadrado, o circulares é que são!

    1. Avatar de Daniel Pinto

      Tanta agressividade… É uma opinião, simplesmente um relógio circular é mais natural.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Eu percebo o que queres dizer, mas os relógios digitais não são quase todos quadrados?

        O relógio redondo é mais natural quando é em ponteiros, pois há um movimento rotacional. Num relógio digital já será menos natural, porque há display. Mesmo que faças um display redundo haverá um claro desaproveitamento de espaço.

        É tudo uma questão de gosto. Mas daí é dizer que redondo é mais natural.

        1. Avatar de Daniel Pinto

          Um relógio redondo é mais natural. Quanto relogios digitais existem com um formato redondo?

          Em relação aos SmartWatches podemos falar do Moto360, G R e penso que me estou a esquecer de algum.

          Agora sim, se olhares bem, os relógios por norma são redondos.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            “Agora sim, se olhares bem, os relógios por norma são redondos.”

            A maioria dos smartwatches vendidos são quadrados.

          2. Avatar de Daniel Pinto

            Só dei a minha opinião pessoal em relação à minha experiência, penso que não é preciso um alarido por casua disso. A mim fez-me confusão e por causa disso é que ando com 3 no pulso, porque assim olho para onde quero.

          3. Avatar de Mrsz
            Mrsz

            Porque não por lado a lado, e comparar tamanhos, por exemplo, materiais e aparência…

          4. Avatar de Mr.Antunes
            Mr.Antunes

            Esta gente não sabe o que são relógios, devem ter ficado a pensar que os relógios são e sempre devem ter sido na sua maioria quadrados…

            O sucesso dos smartwatches circulares em relação aos quadrados só pode ser embuste 😉

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            Relógio redondo é o formato mais compacto tendo em conta o mecanismo dos relógios mecânicos, mas não é necessariamente o formato mais natural ou prático para um objecto como o relógio digital. Pode é ser um formato que te agrade mais

          6. Avatar de FG
            FG

            @Antunes, os relógios inteligentes mais vendidos são, de longe, quadrados.

            O Apple Watch, o mais vendido, de todos, é quadrado.

            A Samsung era a que vendia mais, e são todos quadrados.

            A pebble, que também vendia mais que qualquer marca android wear, são todos quadrados, e vão continuar a ser…

            Só os geeks é que querem relógios redondos, como se isso fosse alguma coisa do outro mundo…

            Aliás, os primeiros relógios de pulso, os redondos eram para senhora, e os quadrados, como o icónico Santos de Cartier, era, e é, quadrado.

          7. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Diz-me quantos relógios digitais existem com formato redondo? Não estou a falar dos smartwatch. Nos anos 80-90 todos os relógios digitais eram quadrados. Nos anos 2000 deixei de olhar, pois deixei de usar relógios, apesar de ganhar um gosto grande pela alta-relojoaria e aí são todos redondos. Mas como já disse, aí é natural ser redondo, porque os ponteiros fazem um movimento rotacional.
            Já agora, sabes qual é o mal de ficarmos fascinados pela alta-relojoaria? É que depois olhamos para os outros relógios e não queremos. E como não temos dinheiro ficamos sem nenhum. 🙁

            Acima de tudo e como disse, são gostos. Que fique claro que eu também prefiro os relógios redondos. Contesto é a afirmação ser mais natural.

          8. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Sergio
            Tb encontras relógios de alta relojoaria que não são redondos! Mas não deixa de ser verdade que nos smartwatches o formato redondo cria problemas desnecessariamente.

          9. Avatar de gFan
            gFan

            “Só os geeks é que querem relógios redondos, ” LOLOLOL

          10. Avatar de Mrsz
            Mrsz

            “apesar de ganhar um gosto grande pela alta-relojoaria e aí são todos redondos@

            É com cada uma…

            Richard Mille
            Cartier Santos
            Frank Muller
            JLC Reverso…

            Enfim… Não dizias nada…

        2. Avatar de LP
          LP

          O nosso corpo e em particular o punho é curvilineo, daí o redondo ser “mais natural”…
          Quanto ao “corte da interface”, ambas são “cortadas”, uma na forma de retangular, outra na forma circular, dada própria interface com os icones dispersos e redondos, o circular até resultaria melhor; as apps, só teriam de se adaptar ao formato, afinal de contas os nossos dedos são redondos e não quadrados.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            LOL!

            Essa é que boa…

            O que é que interessa a face do relógio, com a forma do punho?

            E por acaso, o braço é um pouco achatado, mas outros 500…

            A verdade é que isso é conversa de Apple hater…

            Se fosse redondo, devia ser quadrado, se fosse quadrado, devia ser redondo.

          2. Avatar de LP
            LP

            Estás a falar a sério? Imagino a tua vestimenta… “o que têm as calças a ver com a camisola, ou o casaco?” O.o E lá vais tu de calções, sobretudo, chinelos e meia branca…

            A tua conversa é que é de iSheep, sem argumentos, só com as mesmas baboseiras de sempre… ou então vives no minecraft e tens punhos e dedos quadrados…

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Como é que uma característica tridimensional do corpo [ser curvilíneo], torna natural algo bidimensional [uma circunferência]!?? A ires por aí então o natural era algo tb curvilíneo!
            As únicas coisas que são realmente naturais no meio disto tudo são as dimensões do objecto caberem dentro da área do pulso e usar algo flexível como uma pulseira para prender à volta do pulso. Isto sim, são coisas que se adaptam ao que é o corpo.

          4. Avatar de LP
            LP

            Nunes, estética, padrões… misturar círculos com quadrados… não é o meu forte, mas é fácil ver que o mais natural é curvas com curvas e não curvas com rectas.
            Como já te tinha dito, o mais correcto seria ele ser côncavo na parte inferior, por uma questão de ergonomia, quando na verdade é côncavo.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            Rectas!?? mais outra coisa definida por um plano bidimensional?? E dizes como se um relógio com face redonda tb não tivesse rectas e vértices!!! deixa-te de teorias sem pés nem cabeça!!! A face redonda de relógios não tem nada a ver com o corpo humano!

            ” o mais correcto seria ele ser côncavo na parte inferior, por uma questão de ergonomia, quando na verdade é côncavo.”
            Eu não sei como é o teu pulso, mas o meu tem uma área bastante plana onde fica o relógio… Só faz sentido vires com essa teoria se quiseres construir um objecto que envolve o pulso, mas não é assim que são feitos a maioria dos relógios, pois são feitos com tamanhos proporcionados!
            Quanto a ergonomia os relatos que se ouve é que é bastante confortável. Uma boa parte da ergonomia do relógio vem de como a pulseira prende e se liga à estrutura do relógio

          6. Avatar de LP
            LP

            Tu é que deves andar com as ideias numa quarta dimensão… Para além de haver retas em planos tridimensionais, retas não são naturais na medida em que o nosso corpo é essencialmente composto por curvas, de curvatura variável. Fala-se na forma global do relógio e tu já vens misturar pormenores para baralhar. Eu não percebo muito de estética, mas tu muito menos por aquilo que vejo…
            O meu pulso é rítmico e cheio. O punho não é côncavo em cima, se o teu é posso assegurar-te que tens um problema.

          7. Avatar de Paulo
            Paulo

            Tamanha estupidez…

            A superfície do braço é plana, e os relógios também.

            É isso que interessa…

            O braço é redondo, e é para isso que servem as braceletes.

            Agora se a face do relógio é redonda ou quadrada, não interessa para nada…

            Enfim…

          8. Avatar de Nunes
            Nunes

            santa paciência que é preciso!! Por acaso fazes ideia como é que os relógios de pulso apareceram, e a verdadeira razão para muitos terem face redonda!? Deixa-te mas é de invenções, se não daqui a nada estás a explicar que as bússolas são circulares para estarem em harmonia com com a tua mão ou com a Terra!!

            “Para além de haver retas em planos tridimensionais, retas não são naturais na medida em que o nosso corpo é essencialmente composto por curvas”
            tanta confusão que vai nessa cabeça… quer dizer que os teus braços e pernas são tortos, estão aos “Ss”!???? E formas curvilíneas não é circunferências, nem um objecto com arestas, que é o que muitos relógios por sinal têm!

          9. Avatar de LP
            LP

            Se não entendes a diferença entre um relógio e uma bússola (e as questões estéticas associadas), “santa paciência”.

            Sabes o que é uma reta? Os teus braços e as tuas pernas são retas? O.O
            Eu atrevia-me a dizer que não existe uma única recta no nosso corpo. As circuferências não são formas curvilineas?! Que é que andas a fumar?!

          10. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            que fartote de rir!!!! lol
            tu é que pareces não entender donde é que vêm os relógios de pulso e porque é que muitos têm faces redondas! Mas enfim já se viu que não te interessa a lógica e a história.
            “Os teus braços e as tuas pernas são retas?”
            os meus braços e pernas formam rectas, mas imagino que as tuas sejam aos “Ss”, ou então recusas-te a ver isso; mas sendo assim tb terias que aplicar o mesmo critério a outros objectos curvilíneos

            “As circuferências não são formas curvilineas”
            circunferência/círculo não é um objecto tridimensional, é uma forma dum plano/superfície, e não vês nenhuma superfície do teu pulso que seja uma circunferência. Nem em muitos objectos que as pessoas muitas vezes usam para adornar os pulsos, se vêm circunferências, o que segundo essa tua teoria deveria acontecer por razões de estética!
            E por incrível que pareça, as mulheres, que tantas vezes se preocupam com a estética, têm à escolha uma enorme variedade de relógios que não têm faces redondas.

          11. Avatar de LP
            LP

            Vens com lógica e história quando se fala de estética e padrões naturais… a mim não me dá vontade de rir quando se tenta discutir alhos com alguém que insiste em bugalhos.
            “Formam rectas”… esferas alinhadas também formam rectas, vamos afirmar que as esferas são rectilineas! Podes formar rectas em todo o lado, mas por mais que inventes não tens nenhuma recta no teu corpo a não ser que tenhas alguma prótese: https://bvmo.files.wordpress.com/2010/09/artificial-leg1.gif
            Uma perna é retilínea (artificial), a outra é curvilínea (natural), não há volta a dar, pára de inventar.

            “As circuferências não são formas curvilineas”…”circunferência/círculo é uma forma”… retilinea, queres ver??

          12. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            incrível como simplesmente inventas a teu belo prazer!
            Então quer dizer que os relógios de bolso já eram redondos porque já estavam a imaginar a pôr no pulso!? Quer dizer que os relógios marítimos de há séculos atrás, já eram redondos a imaginar que agora tu ias querer ter essa teoria!? Quer dizer que tantos relógios de parede são redondos para que alguém com imaginação os coloque no pulso!?? enfim…
            Isto é história, e a lógica das face redonda advém do mecanismo e optimização do espaço ocupado.
            A estética e design trabalham isto para chegar a muitos e diferentes modelos, vários deles sem face redonda e que custam fortunas!

          13. Avatar de LP
            LP

            Incrível é tu acusares os outros daquilo que tu fazes.
            Para deixar isto claro, antes de partir para os bugalhos em que tanto insistes, a conversa era sobre a “forma mais natural” e não sobre o motivo de ser redondo ou não.
            Mas deixando os alhos que é a discussão de formas/padrões e partindo para os bugalhos que é o motivo dos relógios serem redondos, diz-me lá então segundo a tua teoria, porque é que a maioria dos relógios continua a ser redondo; porque é que os relógios de parede que referiste, mesmo tendo o mecanismo retangular continuam a ser redondos?
            O que faz sentido é serem redondos por causa do movimento circular dos ponteiros, e por isso ainda serem maioritariamente redondos, não?
            O motivo para o AW ser retangular? Porque é um mini-iPhone, como já te tinha dito, é mais fácil/barato ser assim.

          14. Avatar de Nunes
            Nunes

            “a “forma mais natural” e não sobre o motivo de ser redondo ou não.”
            Tanta confusão que vai nessa cabeça! Quer dizer que esse latim todo que gastaste afinal não é para explicar por que é redondo!?? Falar em “Forma mais natural” implica uma explicação para a natureza/origem das coisas. Se agora dizes que não é uma razão para ser redondo então estás numa profunda contradição!

            “porque é que os relógios de parede que referiste, mesmo tendo o mecanismo retangular continuam a ser redondos?”
            :S mecanismo rectangular!??? Os relógios mecânicos usam ponteiros, e o seu movimento ocupa uma área circular [faz parte do mecanismo], é a isso que sempre me referi, à ocupação mais eficiente do espaço!!!

            “O motivo para o AW ser retangular?”
            Porque muita da informação é apresentada em texto e a formatação do texto numa área não rectangular é uma autêntica dor de cabeça sem edição manual! É por isso que os relógios circulares que existem sofrem críticas por apresentarem muito texto cortado.
            Um ecrã rectangular permite uma forma mais eficiente de apresentar muita da informação e outros conteúdos!

          15. Avatar de LP
            LP

            “afinal não é para explicar por que é redondo!??”
            E é na minha cabeça que vai a confusão… desde o inicio que falo em alhos e tu insistes nos bugalhos e só deste conta agora… Nem aqui: “Vens com lógica e história quando se fala de estética e padrões naturais” ???

            Natural não significa o que te apetecer, natural significa ” Da natureza ou a ela relativo … Produzido pela natureza”. A natureza produz curvas, o Homem é que vai acrescentando rectas, e como já te disse mais que uma vez “não tens nenhuma recta no teu corpo “, até te mostrei uma prótese (enquanto não-natural(, mas nem assim percebeste… bem, vale mais tarde que nunca.

            A questão não está no mecanismo (no geral), mas na especificidade do movimento dos ponteiros.

            Não precisava de edição manual nenhuma, desde que a Apple tratasse dos templates adequados, quem te ouvir até pensa que há inúmeros ecrãs como em Android, mas também não acresentas nada ao “é mais fácil”…

  9. Avatar de Gustavo Lima
    Gustavo Lima

    Não sou iSheep, mas tive a oportunidade de estar com um e testar por um longo período.
    Na minha opinião, é apenas mais um objecto para Hipsters, sem qualquer utilidade.
    Se tens dinheiro para gastar em inutilidades, e gostas de dar nas vistas, esta é uma boa maneira.
    E atenção, incluo qualquer “smart” watch nesta minha opinião, seja ele Apple, Samsung, Motorola, Peeble, Sony…..
    Não quer dizer que no futuro não venham a ter alguma utilidade, mas por agora, é mesmo um objecto de “moda”.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Basicamente, o que queres dizer, é que queres um, mas não tens dinheiro para gastar nele…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se quisesse um era um iSheep…

        1. Avatar de Mrsz
          Mrsz

          Se eu quisesse, comprava um Ferrari, e vivia debaixo da ponte e passava fome para os próximos 20 anos…

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Já nao fazes isso?

      2. Avatar de Mr.Antunes
        Mr.Antunes

        Para já só são engraçados, entretanto devem acabar por se tornar realmente úteis para toda a gente.

        PS: Paulo, tu tinhas jeito para psicólogo 😀

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Jeito para psicólogo? Talvez precise é de um psicólogo, pessoas que não aceitam uma opinião contraria á deles precisam de um. Porque sim isto é para hipsters, hoje.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Smart Watches e Tablets…Ambos inúteis e objectos de “moda” e completamente overrated. Pode ser que num futuro próximo melhorem o suficiente para serem utilizáveis e produtivos respectivamente.

  10. Avatar de ricardo
    ricardo

    Nao tenho iphone… Posso comprar o Apple watch e usufruir dele normalmente? Ligado a outros telemóveis?

    1. Avatar de Daniel Pinto

      Não, só funciona com iPhone.

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Então para poder usufruir dum tenho que comprar iphone. Ou seja 350 euros o relógio mais 700 um iphone… Então pode se dizer para eu ter um Apple watch tenho que gastar mais 1000 euros.. Isto a escolher o modelo mais barato e iphone também… So eu vejo esta limitação ao utilizador…?

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          estás a pôr o carro à frente dos bois! O relógio é apresentado como um acessório para quem tem o iPhone, aliás quase todos os smartwatches são apresentados como acessórios para smartphones, dada a atenção que dão às notificações e ligação ao telemóvel.
          Se não tem um iPhone ou não está interessado num iPhone então não compra o Watch, simples.

          1. Avatar de ricardo
            ricardo

            “Quase todos os smartwatches são apresentados como acessórios para smartphones” eu tenho um smartphone lumia 1520. Porque e este não da para mim? Porque e que os gear e outros das outras marcas funcionam com outros modelos de smartphones diferentes e este não? Percebes a limitação?

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Continuas a pôr o carro à frente dos bois! o aparelho não foi feito para pessoas que têm outros telemóveis… se não têm iPhone não compram. A limitação é para a Apple, por não vender a um leque maior de pessoas, mas tem o benefício de poder desenvolver de forma mais integrada e focada todas as funcionalidades, podendo apresentar como uma mais valia, em vez de tentar agradar a gregos e troianos e a ter que assumir compromissos por causa das diferentes plataformas.

            E tanto quanto eu sei é suposto os Gear só funcionar com telemóveis da Samsung – só o Gear com Android Wear é que foi feito para funcionar com outros!

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            Não comprasses esse Lumia…

            Já sabes que o ecosistema da Microsoft é fraco.

        2. Avatar de LP
          LP

          Enquanto não precisas de iLectricidade para o carregar já vais com sorte… é Apple, querias o quê?

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Ativa a garantia. Eles trocam de certeza!

  11. Avatar de Faria
    Faria

    E o AW para canhotos? Quando sai? E será que vai custar 350$ ou será mais caro por ter uma feature especial da coroa da rainha do lado esquerdo?

    1. Avatar de Daniel Pinto

      Vê-se bem que não leste o artigo 😉

  12. Avatar de Paulobao
    Paulobao

    E esta discussão toda por causa de um gadget?
    Nem sei como é que conseguimos chegar tão longe (como espécie)! Estávamos à beira da extinção e fomos salvos por este (mais um) brinquedo! Obrigado, foi por pouco!

  13. Avatar de João Cavaleiro
    João Cavaleiro

    É precisamente um smartwhatch como este que estou a procurar. Ainda não está bem bem no ponto mas já me faria desembolsar alguns €’s. Só preciso esperar que seja disponibilizado no mercado algo deste género mas para Android pois pelo que tenho visto nenhum chega a este.

    Obrigado pela boa análise. Toca precisamente em tudo o que é necessário saber para se entender se se temos ou não o perfil de um smartwatch user.

  14. Avatar de Alves
    Alves

    Não percebi bem: testaram um modelo com bracelete de borracha e outro com bracelete de metal, mas as de couro têm um toque de material barato?
    Esclareçam lá isso.

    1. Avatar de Daniel Pinto
      Daniel Pinto

      Estive com todos os relógios na mão e com todas as braceletes (incluindo os modelos em ouro).

      Não é preciso “testar” uma bracelete, basta experimentar e tocar-lhe 🙂

  15. Avatar de Luiz
    Luiz

    Tenho um iWatch e o teste exibido não reflete a realidade, um toque acidental e a tela do meu watch riscou!! Como pode? Um relógio que pretende ser usado em esportes não pode ser tão frágil.