Apple disponibliza IOS 4.3.4

43 Comentários

Era inevitável. Depois de ter sido descoberta uma nova forma de fazer jailbreak aos dispositivos que usam o IOS, a Apple tinha de resolver o problema que o permitia. A forma de fazer este jailbreak foi anunciada no Pplware e era tão simples como aceder a uma página web para a instalação da aplicação Cydia.

Enquanto a versão 5 do IOS não é disponibilizada, a Apple não teve mais nada para apresentar nesta sua nova versão e limitou-se a resolver os problemas que recentemente apareceram. A nova versão do IOS, com o número de versão 4.3.4 está disponível para download através do iTunes.


Segundo a informação que é disponibilizada no site da Apple, esta nova versão do IOS, corrige apenas três problemas detectados nas versões anteriores do IOS. Dois deles estão relacionados com problemas com PDF’s e que permitiam o jailbreak.

Cada um dos problemas foi resolvido e a nova versão traz essa resolução para os dispositivos que usam o IOS. A Apple, como é natural, recomenda a actualização para a versão mais recente, por forma a serem aplicadas todas as novas actualizações de segurança.

CoreGraphics

Impact: Viewing a maliciously crafted PDF file may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution

Description: A buffer overflow exists in FreeType’s handling of TrueType fonts. Viewing a maliciously crafted PDF file may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution.

CoreGraphics

Impact: Viewing a maliciously crafted PDF file may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution

Description: A signedness issue exists in FreeType’s handling of Type 1 fonts. Viewing a maliciously crafted PDF file may lead to an unexpected application termination or arbitrary code execution.

IOMobileFrameBuffer

Impact: Malicious code running as the user may gain system privileges

Description: An invalid type conversion issue exists in the use of IOMobileFrameBuffer queueing primitives, which may allow malicious code running as the user to gain system privileges.

Lembramos que o jailbreak que estava disponibilizado para a versão anterior do IOS dependia desta vulnerabilidade no leitor de PDF’s e que caso efectuem a actualização para esta nova versão perdem a possibilidade de terem o vosso iPhone desbloqueado.

Ponderem se pretendem actualizar o vosso iPhone, iPad ou iPod Touch e actualizem se acharem que se justifica. Não estão presentes novas funcionalidades ou alterações gráficas.

Esta versão, tal como é normal, tem mais de 600MB. Lembrem-se de fazer uma cópia de segurança dos vossos conteúdos e aplicações antes de realizarem a actualização do IOS.

 Volta a estar lançada a corrida para a disponibilização de uma nova forma de fazer jailbreak aos iDevices. Quanto tempo demorará esta versão (e até a nova versão 5) a ser quebrada?

Artigos relacionados:

Homepage: IOS 4.3.4

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roberto
    Roberto

    Isto tambem é para o ipad certo?

    1. Avatar de Pedro Simões

      iPhone, iPad e iPod Touch

  2. Avatar de Roberto
    Roberto

    Ha ja vi tava no texto passou despercebido

  3. Avatar de erro
    erro

    tem um erro no texto

    não é cidia, mas sim cydia

    e aqui não Há a desculpa dos acordos ortográficos

    1. Avatar de Pedro Simões

      Resolvido. Devíamos falar com quem de direito e acabar com este tipo de palavras…

  4. Avatar de Hattori Hanzo
    Hattori Hanzo

    No, thanks! Fico a espera do iOS 5.

    1. Avatar de aver
      aver

      Ya. Vou passar do 4.3.1 para o 4.5, depois de sair o jailbreak.

  5. Avatar de Ivo Silveira
    Ivo Silveira

    Encomendei há um mês atrás um ipad, está previsto chegar na próxima semana, será que já vem com esta versão do IOS? Penso que não de qualquer forma agora fico com receio pois tencionava fazer o jailbreak xD

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      O Jailbreak é sempre possivel através do RedSn0w ou outras ferramentas.
      Este update fecha apenas o “exploit” PDF via site, que simplificava o processo de JB.

      1. Avatar de Ivo Silveira
        Ivo Silveira

        Ok, vou ter de investigar essas formas de fazer. Thanks

      2. Avatar de Re0
        Re0

        Já agora, como é que antes do comex lançar o jb 3.0 se fazia o jb do iPad 2?

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Antes não havia. O hacker que andou a trabalhar neste exploit levou vários meses a descobri-lo (por causa do AppleA5) e quando lançou o exploit via site, fê-lo de forma conjunta.

          De qualquer das formas para quem já tem JB não faça o update e faça um Backup dos SHSH blobs porque a Apple está prestes a deixar de fazer a “sign” do 4.3.3, depois nem com um restauro o conseguem activar nessa versão.

          Mas quem tem JB, que instale a protecção de PDF que eles meteram no Cydia.

        2. Avatar de Toni Antonio
          Toni Antonio

          Nao fazias!

          1. Avatar de Re0
            Re0

            Exacto. Por isso não se pode dizer que “o Jailbreak é sempre possivel através do RedSn0w ou outras ferramentas”, especialmente se se tratar do ipad 2 que já venha com o ios 4.3.4

            @Toni
            De acordo

          2. Avatar de a Friend®

            Re0

            Não propriamente. O Jailbreak é um processo de vários exploits e não de um só.

            O exploit do PDF é apenas para o site, mas o exploit que permite o Jailbreak em sí é outro. O Redsn0w daqui adiante pode fazer o JB ao iPad2.

            Resta agora saber que exploits foram corrigidos, mas à partida que já existe JB para a nova versão é porque a Apple corriu apenas o exploit do PDF visto ser algo perigoso para utilizadores “não JB”

      3. Avatar de Toni Antonio
        Toni Antonio

        No iPad 2 do com através de esse processo é possível o jailbreak! Se vier logo com o 4.3.4 nao vais poder desbloquear o iPad 2. Pois também nao podes fazer o downgrade de versão porque nao possuis as SHSH antigas!

        1. Avatar de Re0
          Re0

          @afriend
          Isso é futurologia. Se o Ivo Silveira diz que tem o iPad (supondo que é o 2) para a semana e vier com o iOS mais recente ele para já nao tem hipótese, tal como disse. Dizer que o jailbreak é sempre possível, para já não é verdade, porque, salvo erro, ainda não saiu o jb para o iPad2 com 4.3.4.
          Só para complementar, o próprio comex reconhece que o exploit pdf é perigoso tenha o iPad jb ou não. No entanto, quem tem jb tem a possibilidade de tapar essa falha com uma actualização disponibilizada por ele no cydia, podendo manter o iOS 4.3.3. Portanto, nem todos os IPads com jb têm essa falha corrigida, bem pelo contrário.

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Não é futurologia, são coisas que quase sempre se concretizam, pois eles todos da Dev-Team nunca param.

            Acompanho o JB desde que apareceu e foram raras as versões que não tiveram JB para fazer. Ainda por mais quando eles andam a descobrir exploits para o iOS5 que muitos partilham com os do iOs4.3(x).

            Mas voltando ao caso concreto, é MUITO POUCO PROVAVEL o iPad 2 dele vir já com o 4.3.4 … há dias um amigo meu comprou um iPhone4 e vinha com o 4.3.1 .. e nós já iamos no 4.3.3 ..

            Da saída as fabricas (transporte,etc), a chegar ao stock das lojas e serem vendidos, ainda há um timming.

          2. Avatar de Re0
            Re0

            @afriend
            Sempre estive a falar do caso concreto. Também acho que deve vir com o 4.3.3, mas nunca se sabe.
            O jb 3.0 demorou quase um ano a ser lançado e só o foi porque foi alvo de leaks que o apressaram.
            Isso de ter quase a certeza que vai haver sempre jb é uma aposta que fazes e por isso futurologia. Vê o que se passou com a scene da ps3.

  6. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    pq a teimosia da Apple? n csgo compreender

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      ????
      este método de jailbreak usava uma falha grave de segurança. Se a Apple não o resolvesse era uma irresponsabilidade tremenda!

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Exactamente…

        1. Avatar de Re0
          Re0

          Para quem fizer o jb tem o update de segurança disponível no cydia.

  7. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Alguma idéia para fazer o mesmo com o iPod Touch 1GEN?

  8. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Ja foi lançado um howto da greepoision ” Como reverter para a versão anterior 4.3.3″ 🙂

    1. Avatar de Toni Antonio
      Toni Antonio

      Se não tiveres as shsh salvas não é possível!!!

  9. Avatar de Re0
    Re0

    Para quem tiver neste momento o ipad2 e 4.3.3 pode usar o ifile e alterar um ficheiro para enganar o itunes de modo a pensar que o ipad está actualizado:
    “go into System/Library/CoreServices/SystemVersion.plist change 4.3.3 to 4.3.4 and 8J2 to 8K2 REBOOT”

    1. Avatar de Toni Antonio
      Toni Antonio

      E que tal ignorar a Actualizacao?!?

  10. Avatar de Toni Antonio
    Toni Antonio

    A friend não sabes do que falas! Para o iPad 2 do existe aquele exploid! E como é um jailbeak userland não vais poder usar mais nenhuma forma actual para fazeres o jailbreak por isso não acrualizem para o 4.3.4 no iPad 2! Ponto final parágrafo

    1. Avatar de Toni Antonio
      Toni Antonio

      Desculpem pelos erros mas estou a escrever no iPhone e com pouco “tempo”

      Abraços amigos

    2. Avatar de a Friend®

      Pronto, há sempre alguém que é o Mr sabicção que sabe mais que todo o mundo e o resto não sabe o que fala…é esse tipo de arrogancia que devias corrigir.. não era propriamente os erros!

      Pressupondo que sabes tu que Exploits foram corrigidos é isso? Sabes a lista toda?

      E eu disse que o FACTO DE TEREM CORRIGIDO O EXPLOIT PDF NÃO SIGNIFICA PROPRIAMENTE QUE TODOS OS EXPLOITS TENHAM SIDO FECHADOS!

      Poderá haver a hipotese de alguns ainda estarem abertos e o proximo update do RedSn0w (ou outra ferramenta) fazerem o JB ao iPAD2 com o 4.3.4!

      E tanto não foram todos corrigidos que já existe JB para a versão 4.3.4 (tethered) na maior parte dos iDevices!

      1. Avatar de Re0
        Re0

        “For those that did not get it: iOS 4.3.4 does not only fix jbme3 as announced, but also silently kills the ndrv_setspec() integer overflow”
        há 5 horas

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Obrigado pela info extra 😉

          Li isso há pouco também. Sendo assim foi mais que o exploit PDF.

          Informação essa que o “Toni Antonio” não tinha ainda visto ser “fresca”, mas mesmo que já a tivesse ficaria-lhe melhor indicar do que ter a atitude que teve do “eu é que sei..ponto final.”

      2. Avatar de Toni Antonio
        Toni Antonio

        E só para fechar a conversa! Tenho o iPad desde o dia do lançamento, e estive 4 meses a espera do jailbreak, sei muito bem do que estou a falar, por favor mede bem os teus comentários para nao levares os outros em erro, pois pode ser muito frustrante para eles!!!!

        Abraços amigo friend

        1. Avatar de a Friend®

          Estavamos a falar do caso iPad 2 em concreto caso viesse com o iOs 4.3.4 já pré-instalado e à data da nossa conversa não estavam confirmados os exploits fechados, só se falava no “PDF” e caso fosse apenas esse era sim possível ainda fazer-se o Jailbreak (em modo tethered).

          Só não achei bem a atitude porque estamos numa conversa e é assim que as pessoas se entendem. Deste quase a entender de que não sei o que falo que achei incorrecto, pois não ando nestas andanças desde que saiu o iPad.. já tinha o iPhone Original e fazia JB’s na altura que ainda nem se sonhava sequer da existencia do iPad.

          Para concluir que já antes de sair este novo update, eu já aqui andava a aconselhar toda a gente a não fazer este update.

          https://pplware.sitedev.pt/apple/guia-jailbreak-ao-seu-ipad-iphone-e-ipod-touch/comment-page-1/#comment-423274

          Portanto é que fiquei sem perceber onde é que estou a levar os outros em erro.

  11. Avatar de João Mota
    João Mota

    eu tenho um iphone 4 com jailbreak, e quando vou a actualizar o sistema para o 4.3.4 , ele da-me erro e nao consigo.
    o que fazer? obrigado !

    1. Avatar de a Friend®

      Especificar o erro ajuda.

      Mas queres perder o JB é isso? É que o JB para a versão 4.3.4 só dá depois em tethered mode, ou seja, cada vez que desligares o iPhone perdes o JB e eles já disseram que não vão trabalhar para uma versão untethered desta nova versão…

  12. Avatar de João Mota
    João Mota

    o erro e o 3194, e sim, eu quero perder o JB .

    1. Avatar de a Friend®

      Esse erro está associado ao servidor da Apple que não está a assinar a versão, o que é estranho porque supostamente só deveria acontecer isso caso fosse para restaurar para a versão 4.3.3(de novo) e não a 4.3.4 …

      Aconselho o download manual do 4.3.4 e tentar fazer de novo o restauro.. (manualmente com o iTunes, seleccionar a firmware, etc…)

    2. Avatar de Toni Antonio
      Toni Antonio

      Provavelmente tens os servidores da Apple apontados para os do cydia nos hosts do Windows e/ou macosx…. Verifica

      1. Avatar de João Mota
        João Mota

        vou tentar, obrigado ! 😀

  13. Avatar de Hugo Cura

    Exploit aqui, exploit ali, exploit acolá… estou a ver que começa a ser característica no iOS (em vez de, literalmente, exploit)…