Foi lançado o Mac OS X Lion na App Store

158 Comentários

Conforme anunciamos há algum tempo atrás, a Apple apontou o mês de Julho como data de lançamento do seu novo e badalado sistema operativo, o Mac OS X Lion.

Os utilizadores Mac podem descarregar o novo sistema operativo recorrendo à Mac App Store e posteriormente este fará um trabalho de actualização automática da versão actual existente no seu Mac.

Para uma instalação limpa, podem optar, como referimos, por dois processos: criação de uma partição nova ou criar um disco de arranque para uma instalação de raiz.

Para actualizar o seu Mac para o OS X Lion, não necessita de se deslocar até uma loja, trazer uma caixa para casa e instalar a partir dos discos. Basta clicar no ícone da Mac App Store, comprar o Lion por 23,99 € e o seu Mac faz o resto. Separadamente a Apple irá também disponibilizar o Mac OS X Lion Server pelo preço de 39.99 euros.

Artigos relacionados:

Licença: Pago, 23,99 euros.
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Mac OS X Lion 10.7 [3.49GB]
Homepage: Apple

Partilhar:
Tags:

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ivo Silveira
    Ivo Silveira

    Já tá a sacar 😀 Finalmente 😀 Nem dia 19 nem dia 21, foi mesmo dia 20 😛

    1. Avatar de Vítor M.

      Só para contrariar 😀 O Steve é um tangas…

      1. Avatar de Ivo Silveira
        Ivo Silveira

        Hehe foi mesmo, acho que ninguém esperava que saísse hoje 🙂

    2. Avatar de Zarauuu
      Zarauuu

      Maiii Nada!!

  2. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Pelos vistos ficou de fora o lançamento dos novos Macbook Air. Estava à espera para ver se comprava a actual versão ou não. Agora não sei que faça…

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Segundo consta até com suporte ao Bluetooth 4.0 …
        Saltaram completamente o 3 🙂

    1. Avatar de Zé

      Amigo o novo Macbook Air também foi lançado e já com o Lion.

      http://www.apple.com/pt/macbookair/

    2. Avatar de Pedro Simões

      Vai ao site da Apple e vais ver as novidades dos novos Macbook Air. Já por lá andam!

  3. Avatar de Gonçalo Ova
    Gonçalo Ova

    Ja ca canta

  4. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    23,99 .. o que vale é que eu sou rico! 😀 ahah… Joking… Já está instalado.

    Ps. Em agosto vai ser disponibilizado a versão pen drive.

    1. Avatar de Vítor M.

      Nem é necessário. Ora vou ver se meto a mão breve breve é no novo Air 😉

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Aleluia….achei piada ao Mini já não ter a drive de CD (ou os novos já nao têm?). A partir de agora, a Apple vai lutar contra os CDs….e viva o software de distribuição “livre” pela NET. O que dizem acerca da instalação? tudo ok? Ainda não sakei porque esta net da empresa é lenta 🙁

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, convém que seja rápida… quanto à drive óptica… podes apostar que a Apple (a seguir os outros) vão banir de vez.

      Aliás, com a entrada no mercado nos netbook muita gente deixou de utilizar o suporte Cd(DVD passou a usar mais os suportes USB e serviços Cloud.

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Já está no tempo. Eu ainda tenho macs com entrada de CD/DVD… e a unica função que eles têm tido à uns anos para cá é acumular pó…

      O uso é tão raro que preferia tê-lo como drive externa.
      Pen ou agora com o Lion, AirDrop…é a ordem do dia 🙂

  6. Avatar de João Sardinha

    Alguem faz ideia de como usar o mb net para comprar o Lion? Eu meto la o cartão e é automaticamente abatido quando confirmo na store

    1. Avatar de avatar_pt
      avatar_pt

      faz um cartão de 30 eur. assim dá margem para as conversões de moeda e taxas de bancos. só é cobrado o valor a pagar, o restante volta para a conta…

      1. Avatar de João Sardinha

        Mas aquilo faz tipo uma verificação de 1€ e pouco, acho que é isso que estraga tudo, também te acontece?

    2. Avatar de Relvas
      Relvas

      Boas.

      Dá para usares o mbnet.. embora não aconselhe… podes por o valor normal
      já que a App Store é portuguesa.. nao há conversões de moeda.

      Cumps

      1. Avatar de lourenço
        lourenço

        chico esperto!…..
        um pouco mais de experiencia e ias ver q o q dizes n se confirma….
        se não tens a certeza do que dizes, n digas!… pelo menos não erras e passas a informação errada!..

        mb dá sim.., é aconselhado, e no meu caso fiz 1 de 50€ à 5 dias para comprar 2 aplicações e aproveitei para gasta-lo com o lion!…, a questão é essa…, ficas sempre com 1,95€ de caução que voltas a receber mais tarde, e já foi referido aqui num post no pplware, q por segurança convem fazer sempre um cartão com o valor superior ao da compra.., pk arriscas-te a que te digam que o cartão não tem saldo suficiente(apesar de ter) e que tenhas de fazer 1 novo maior, e ficar com menos 1,95€ na conta outra vez…

  7. Avatar de vinicius
    vinicius

    nao tenho cartao de credito

  8. Avatar de Gamma
    Gamma

    ando roidinho para comprar o lion mas n sei como faça :/ alguem sabe outras maneiras de comprar sem ser com o cartao de credito? ou alguma ajuda com os gift cards pk n percebi nda dakilo.

  9. Avatar de Ryan
    Ryan

    Um amigo dizia ha uns tempos que nao vale a pena andar ansioso… Ele iria sair mas o Marketing da Apple tinha de funcionar. Agora so falta porem o Lion a solta… e ja sabem para que

  10. Avatar de Qu1cK
    Qu1cK

    Olá!
    Gostava de saber se, mesmo tendo uma conta app store americana e fazendo o download na store americana, posso colocar o Lion em português.

    Agradeço resposta,
    Cumprimentos

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Sim, o MacOSX é um sistema unico, multi-idioma.

      Não existem versões diferentes.

      1. Avatar de Qu1cK
        Qu1cK

        Obrigado a Friend 😉

  11. Avatar de Peter
    Peter

    Esclareçam-me uma dúvida..

    Se instalar o OS X Lion ele vai-me formatar o pc, ou vai somente actualizar e assim não perco nada do que tenho no meu mac?

    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, ele não formata nada. Ele actualiza o teu actual Snow Leopard ou, se preferires, instala-se de raiz numa nova partição.

      1. Avatar de André
        André

        formata sim, eu fiz uma partiçao e instalei o lion la depois fiz migraçao de uma copia de segurança do outro sistema operativo e muito mais seguro esses aplicaçoes existem por isso mesmo

        abraço

        1. Avatar de Vítor M.

          Nem pensar. Acabei de actualizar o meu e não apagou nada. Apenas fez o upgrade ao SO como era esperado. Aliás, está escrito na actividade do Lion quais os procedimentos que este toma ao instalar.

          1. Avatar de André
            André

            onde esta isso?
            nao tive de fazer uma partiçao para instalar

          2. Avatar de lourenço
            lourenço

            André
            21 de Julho de 2011 às 1:52 am
            formata sim, eu fiz uma “partiçao” e instalei o lion la depois fiz …

            mas afinal, tives-te ou não tives-te?

          3. Avatar de André
            André

            sim fiz

  12. Avatar de Gomes
    Gomes

    Estou a fazer o download agora, mas descontaram-me 29,?? em vez dos 23,99, deduzo que os 23,99 seja sem iva certo?

    1. Avatar de Bill
      Bill

      Sim, a mim também me descontaram 29€. Não percebo…

  13. Avatar de André
    André

    Boas, para quem comprou o mac depois de 6 de junho como posso sacar o lion sem pagar ??
    obrigado

  14. Avatar de Any
    Any

    já está no piratebay …

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      a versão retail?

    2. Avatar de André Tavares
      André Tavares

      Quer dizer dão mais de 1000€ por um portatil e depois não têm 30€ para um sistema operativo.
      Depois dizem mal da windows, que roubam o povo e tal.
      Mais uns anitos e o mac osx tá como o windows só com virus, apesar de esperar bem que não porque quero o meu mac limpinho como o tenho hoje.

    3. Avatar de João Olival

      por causa de 23,99€… comentário triste

      1. Avatar de Ana Santos
        Ana Santos

        @João Olival Há pessoas assim…

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas,
    Quando vou para comprar dá-me um erro
    “There was an error in the App Store. Please try again later. (100)”
    Aconteceu com alguém? Como posso resolver? já vasculhei no google a procura
    cumprimentos

  16. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    bOAS. ALGUEM SABE SE ESTA RELEASE , TEM MUITAS ALTERAÇOES , RELATIVAMENTE A VERSAO GOLDEN MASTER K FOI DISPONIBILIZADA A DUAS SEMANA ATRAS.

    Obrigado

    1. Avatar de Marco Sousa

      Nenhuma alteração.

      Golden Master é a versão final.

  17. Avatar de John Kain
    John Kain

    A fazer o download da Mac App Store!!!

    Mas está muito lento!

    P.S.:Já se encontra, sem ser na Mac App Store, ou seja, em outros “sites” o Lion para download…

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa tarde, uma pequena dúvida quem não tem o snow leopard legal pode fazer download do lion através da app store?

    1. Avatar de Tiago

      Podes fazer o download. Já a instalação é outra conversa…

  19. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Macbook air 10″, não é exageradamente pequeno? Acabaram com os macbooks talvez para os macbook air serem os substitutos mas com 10 polegadas se calhar é exageradamente pequeno…

    1. Avatar de Tiago

      Concordo. Pelo menos há os Macbook Pro de 13′ por pouco mais.

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      não é 10 mas 11,6! e tb tens a 13 polegadas. Se servem!? Fica ao critério de cada um, pois o tamanho importa quer para um lado, quer para o outro!

  20. Avatar de texasflood
    texasflood

    Um pormenor importante, se alguém formatar o MAC para instalar o Lion, não se esqueçam de desautorizar esse computador antes, para não esgotarem as 5 licenças.

    1. Avatar de lfspaulo
      lfspaulo

      Não percebi!

      1. Avatar de John Kain
        John Kain

        Desautorizar a conta do iTunes. Foi isso que o Texasflood quis dizer, para a Apple não te contar uma conta que não estás a utilizar.

        1. Avatar de lfspaulo
          lfspaulo

          Eu isso percebi. Não percebi o porquê de desautorizar para nao contar uma conta que não estou a utilizar, se na verdade a estou a utilizar e é uma intalação que faço usando essa conta :S

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Imagina que tens um computador activado. Se formatares e depois activares, conta como sendo outro. Ou seja, apesar de ser o mesmo PC, tens duas activações. Já tive esse problema antes, por andar sempre a formatar 😛

          2. Avatar de texasflood
            texasflood

            Se formatares o teu Mac, quando instalares o Lion é uma nova autorização, se fizeres upgrade é a mesma.

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      ACho que há aqui alguma confusão!
      Tanto quanto eu sei não há qualquer controlo activo sobre o número de instalações por parte da Apple/Mac AppStore, de tal forma que nem há forma de fazer o que propões – não há nenhum sítio na AppStore para desautorizar um computador!!! O que existe é um limite legal imposto pela licença – nem sequer acho que definem o número, apenas dizem que podes instalar em todos os teus computadores pessoais, ou num único computador usado por várias pessoas (não em casa, óbvio). Quando transferes a aplicação para um outro computador simplesmente dás a tua password de conta para que bata certo com a conta com que foi comprada.
      Coisa que foi muito comentada, logo no início da Mac AppStore, é que não há controlo online das instalações.
      http://www.macworld.com/article/157018/2011/01/appstore_licensing.html

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Penso que a confusão gerada é por causa do iTunes (e foi parar à convesa com a AppStore), porque no Windows é sim preciso “desautorizar” o PC quando mudamos de placas ou CPU, uma vez que ele assume como estando noutro computador.

        No Mac penso que isso não é necessário já que o numero de identificação deles é sempre o mesmo, não altera, mesmo com novas instalações ou mudanças.

  21. Avatar de André
    André

    esta tudo muito lento e preciso ter calma pessoal

  22. Avatar de John Kain
    John Kain

    Qual a build do OS X Lion que está para download da Mac App Store??

    Já vi na net que seria (11A494) a mesma do Golden Master, mas também já vi que seria a (11A511), esta última a final.

    Quem confirmar ou não?

    Obrigado.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Depois de instalado, diz que é a 11A511.

      1. Avatar de John Kain
        John Kain

        Ok. No meu também me aparece esse, mas como na net já vi muitos fóruns a discutir por causa do número da build 11A511 ou 11A494 era só para confirmar que o da App Store também era o mais recente!

        Já agora aparece-vos alguma actualização (Software Update) depois do boot do lion?

        A mim só apareceu o iTunes, mas acho que era suposto aparecer outros 3 programas…

        1. Avatar de Mike
          Mike

          iTunes, iWork e Remote Desktop. Só me apareceu isto.

          1. Avatar de John Kain
            John Kain

            Obrigado. Foi isso que também me apareceu. Apesar de o iWork ter ainda feito no Snow Leopard.
            Obrigado Mike!!!

  23. Avatar de jedi
    jedi

    ja esta confirmado, que nao vai ser vendido em suporte fisico? pergunto isto,porque li nos comentarios que algumas pessoas tiveram dificuldades em pagar com MBNet e esta muito lento a sakar.

    PS:Vitor M. podias era fazer um tutorial disto sobre o uso do MBNet e a compra do Lion na AppStore. 😉

    1. Avatar de Tiago

      Usei MBNet e não tive problema absolutamente nenhum. Comprei o Lion como compro apps normalmente. Criei um cartão com 30€ e usei os dados que me foram fornecidos, procedimente normal.

      1. Avatar de jedi
        jedi

        Nao precisaste associar ao paypal?

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Já se sabe que em Agosto vai ser vendido em pens USB, a cerca de 60 euros!

  24. Avatar de LuisF
    LuisF

    Tenho um amigo que só usa Mac OS X e faz agora sexta e queria oferecer-lhe a actualização (já estou a imaginar os olhos a brihar). Qual a melhor forma de o fazer? Eu não tenho mac nem conta na store, mas se for necessário criar não deverá ser problema.

  25. Avatar de ismael
    ismael

    5 licenças significa que posso instalar em 5 macs certo? Logo posso comprar a meias com amigos? :p

    1. Avatar de John Kain
      John Kain

      Legalmente só podes instalar em 5 Macs, mas pelo que penso, podes instalar em mais de 5 que não haverá problema.

      Mas é melhor confirmar…

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Depende de como for a activação. Pode ser no iTunes, como já mencionaram acima, ou pode ser ao dares o Apple ID no ecrã de criação de conta de utilizador. Em ambos os casos pode ser ignorado, e não sei até que ponto a Apple se deu ao trabalho de criar um mecanismo; nunca o fizeram antes…

        1. Avatar de Miguel Amador
          Miguel Amador

          As 5 licenças será para o family pack, suponho? Sim realmente nunca percebi como limitam essa questão. Já alguém teve problemas com instalações excessivas (isto no caso do SL)?

          1. Avatar de lourenço
            lourenço

            eu acho que limitam da mesma forma que limitam a sincronização dos idevices a apenas 5 computadores de cada vez!..

            isso é que eu acho parvo!…, por outro lado garantem que apenas 5 pessoas partilham aplicações, contas, livros, musicas e afins!…

            continuo a achar que preferia mais liberdade mas..

          2. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            @ Lourenço
            Não confundas as coisas. A Mac AppStore tem um outro comportamento.
            Primeiro não está definido um número limite, nem sequer isso é controlado.
            Em segundo lugar, mesmo que sejam 5, não achas isso muito!? É suposto ser para teu uso pessoal, não para partilhar com amigos. E não sei como é que isso te retira liberdade… A não ser que estejas a pensar que não pagar é liberdade.

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Legalmente não podes fazer isso!
      Tens direito a instalar em todos os teus computadores, não em partilhar!
      Contudo não parece haver qualquer controlo especial sobre o número de instalações, apenas pedirão a password da conta da loja – Se querem partilhar uma conta, não encontrarás muitos obstáculos!

    3. Avatar de Lioni
      Lioni

      A minha dúvida depois de tantos comentários é, um apple id faz o download, mas quero instalar no computador da minha mulher com o apple id dela e não o meu! É possível e não ter problemas com updates and stuffs?

      Obrigado

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Como é um outro computador da casa, nada te impede de usares a tua ID no outro computador e dessa forma instalar.
        Tu podes usar mais do que uma ID no mesmo computador, pois cada aplicação assina individualmente.

  26. Avatar de Mike
    Mike

    Estou aqui a ver, e descobri algo de interesse. Dentro da aplicação de instalação, tem uma pasta _MASReceipt com um ficheiro chamado Receipt. Será o recibo da compra? Local estranho para o colocarem; será por causa da pirataria?

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Isso é só um sistema de validação da Mac AppStore.

      Recibo de compra (para o cliente) recebe-se por email.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Não o recebi, estranhamente.

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          As vezes tb não recebo logo. Por exemplo como compro varias apps eles enviam semanalmente (se não estou em erro) e vem logo tudo junto.

          Penso que essas definições, assim como o pedido de recibos pode ser igualmente feito no menu “account” da AppStore ou iTunes.

  27. Avatar de Pupax
    Pupax

    Boas,

    Não estou a conseguir comprar na App Store, está sempre a dizer que o meu cartão foi rejeitado, Estou a utilizar o MBNet.

    1. Avatar de Marco Monteiro

      lol parece que postamos ao mesmo tempo lol

  28. Avatar de Marco Monteiro

    A mim com mbnet está-me sempre a dar que o número do cartão não é um número válido o_O aconteceu a mais alguém?

    1. Avatar de rui
      rui

      A mim tb me deu erro até que coloquei o máximo de 50€. experimenta a ver se dá.

      1. Avatar de Marco Monteiro

        pois já fui até 70€ lol parece que é mesmo uma questão de sorte não sei lol

        1. Avatar de André
          André

          Pessoal o Mbnet nao funciona com a conta da apple, la só consegues adicionar mesmo cartao de credito. a opinião ja foi dada, existem vales para descontar no app store e no itunes para adquirires aplicaçoes e maneira mais facil e simples

          1. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            Não sei se esses vales irão ser muito fáceis de encontrar por cá!
            Para muitos terão mais sorte se esperarem até que haja cópias físicas (mais caras), ou então que arranjem alguém que empreste um cartão.

          2. Avatar de Tiago

            Eu comprei a minha cópia do Lion, e milhentas apps no Mac App Store e iOS App Store com MBNet. MBNet funciona sim, o problema aqui é outro, há mais gente a conseguir.

  29. Avatar de Jandrade
    Jandrade

    Não sei se Vitor, cujos conselhos aqui sempre leio com atenção, pode ajudar. O que pedia era: – como faço para formatar o Mac que tenho, para poder instalar o novo Lion, limpinho? Tenho um iMac de 27″, com a última versão do Leopard, que está particionado, já que uso com mais frequência o W7.
    Aceito e agradeço ajuda.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Boas,
      Podes experimentar a instalar o snow leopard de novo, actualizares tudo e logo de seguida instalares o lion

      1. Avatar de Jandrade
        Jandrade

        Filipe

        Obrigado pela ajuda. Mas pergunto: – ao reinstalar o Snow Leopard, última versão, não ficam restos das anteriors instalações? Naõ seria melhor formatar, coisa que não sei em Apple?

        Só agora agradeço, porque só agora voltei a ligar.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Sim, quando me referi a reinstalar o snow leopard, era mesmo limpinho, formatar e instalar.
          Por sua vez, a instalação é canja. Reinicias o mac com o DVD de instalação na drive, pressionas a tecla “c” mal tocar o som de arranque que ele inicia pelo DVD automaticamente, ou então a tecla option (alt) e seleccionas o DVD como arranque. Já no programa de instalação abres o utilitário de disco, seleccionas a partição que queres formatar, depois apagas a partição com o sistema de ficheiros predefinido, sais do utilitário e instalas o snow leopard. Depois de isso feito, instalas as actualizações todas e finalmente instalas o lion.

          1. Avatar de Jandrade
            Jandrade

            Obrigado Filipe

            Vou seguir as instruções e ver se sai tudo bem. Depois é só comprar o Lion e já está.

            Obrigado, mais uma vez

  30. Avatar de rui
    rui

    A instalação está a dar erro. Acontece com mais alguém?

    1. Avatar de Hugo Pires

      O SL está actualizado para a última versão(10.6.8)?
      Tens processador de 64 bits(Core 2 Duo, i3, i5 ou i7)?

      1. Avatar de rui
        rui

        Sim, tenho tudo…

  31. Avatar de RR
    RR

    Não se esqueçam que desta vez a compra é na app store, quem sacar dos torrents, pode não conseguir depois fazer updates do LION se pedirem sempre a nossa conta da app store… NÃO sei se será assim, mas existe essa hipótese não é??!! Os mais entendidos que esclareçam como é feito.

    Mas 23,99€ acho um preço justo para não haver pirataria.

    1. Avatar de João Olival

      Melhor argumento para acabar com a pirataria.

      Por esse valor não vale qualquer tentativa…

      Já estou a ver o próximo update do janelas, que deve ser o 8 a custar 239,90…

  32. Avatar de zeluis
    zeluis

    Já descarreguei e instalei o novo so. Queria gravar a imagem como indicaram noutro artigo mas não encontro o raio do ficheiro. Alguem sabe onde é guardado?

    1. Avatar de Pupax
      Pupax

      Pois como posso descarregar e ficar com o ficheiro?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim, tenho a mesma dúvida

    3. Avatar de Pupax
      Pupax

      Não dá para descarregar da app store? li no forum da apple que depois de instalar o ficheiro de instalação apaga-se…

    4. Avatar de lourenço
      lourenço

      está na pasta das aplicações! é de resto onde ficam todos os ficheiros que sacas da appstore
      obrigado e volte sempre

      1. Avatar de Pupax
        Pupax

        Já procurei ai e não está…

    5. Avatar de JCarlos
      JCarlos

      Está na pasta Aplicações (vão lá pelo Finder). Depois é só fazer isto: https://pplware.sitedev.pt/apple/criar-um-disco-de-instalacao-do-mac-os-x-lion/

      1. Avatar de Pupax
        Pupax

        Juro que não está… :S

    6. Avatar de Pupax
      Pupax

      Encontrei uma solução. Para quem instala o OS X Lion logo, o instalador automaticamente apaga-se(pelo que li no fórum da Apple), então quem quiser voltar obter o instalador do Lion, vai a App Store > Purchase > Lion e precionem Alt e cliquem em Install e ele vai descarregar de novo (isto para mim é um bocado estranho).

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Mesmo assim essa nao da oh Pupax.. :S

  33. Avatar de a.neves
    a.neves

    Sacado, instalado, e????… mac mais lento, e….. bem, para já, meus ricos 30 euros… a ver vamos. mas parece-me que a apple se está a windouszar…

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      mas quem é que falou em mac mais lento!?

      1. Avatar de Mike
        Mike

        O meu ficou horrivelmente lento após instalar o Lion. Reiniciei e foi ao sítio.

        No entanto, noto que usa mais CPU e que a ventoínha trabalha a um nível audível, coisa que não acontecia anteriormente.

        1. Avatar de lfspaulo
          lfspaulo

          Qual é o Mac que tens?

  34. Avatar de Luis
    Luis

    há algum risco em actualizar para o lion, tendo o windows instalado pelo boot camp? é que estou mortinho por ver como é o lion, mas só a fazer backups de tudo, windows e mac demoro 1 dia….lol

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sem problemas, nao afecta o bootcamp em nada 😉

  35. Avatar de Pepper
    Pepper

    Comprei o Lion, mas já passa 1 hora e não vejo progressos na barra de Download -.-

    1. Avatar de JCarlos

      Calma. Eu deixei o iMac ligado desde as 18h de ontem e só de madrugada (quando fui ao wc) é que já estava o download completo (vivo nos arredores de Coimbra, a net é mais rápida a certas horas).

  36. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Felizmente quem comprou um PC com windows tem direito a todas as actualizações durante muito tempo. Como o 8 só sai 2 ou 3 anos depois, no mundo windows é mais provável trocar de máquina do que sistema. Quem usa Linux encosta-se e ri-se destes 2.

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Exacto, não diria melhor! No Windows são mais lentos a fazer sair alguma coisa nova :), já para não falar que cobram mais, o que leva as pessoas a pensar em comprar um computador novo.

  37. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Valor cobrado: 23.99€

    Cumprimentos

  38. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Para os interessados, os códigos Open-Source do Lion também sairam hoje, no lugar do costume.

    http://opensource.apple.com/release/mac-os-x-107/

    Como temos tantos amantes de Open-Source nos ultimos tempos, penso que isso seja essencial 🙂

    1. Avatar de Sammboga
      Sammboga

      Ja fiz o upgrade para o Lion. Umas coisas interessantes outras talvez nem tanto mas isso prende-se mais com os velhos habitos, mas bola para a frente. Do que ja deu para ver esta muito bom. Sobretudo gosto dos “gestures”
      Eu preciso de fazer um clean install. Ha coisas que nao estao a funcionar bem desde algum tempo e estava a espera do Lion para isso mas como a curiosidade e imensa instalei esta manha bem cedinho o Leao na minha maquina.
      Uma pergunta: A minha drive de DVD podera ter deixado de ler CD’s e DVD’s nem percebo bem porque pois raramente a uso. Nao sei se vou comprar outra mas ate me decidir preciso de fazer uma Clean Instal talvez por USB. Alguma ideia?

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Por acaso vejo aqui o pessoal a ter problemas e é estranho porque tenho o meu a funcionar a 100% e já tem várias instalações por cima sem ser de raiz. Leopard -> Snow Leopard -> Lion Beta -> Lion GM -> Lion Final. 🙂

        Quanto ao USB ou DVD para uma clean install, sim é possível.. deixo este link que é capaz de ajudar:
        http://lifehacker.com/5823096/how-to-burn-your-own-lion-install-dvd-or-flash-drive

  39. Avatar de rui
    rui

    Estou com problema a instalar o lion. Diz para tentar novamente, mas dá sempre o mesmo erro : https://discussions.apple.com/message/15659948#15659948

    Alguém sabe a solução?

  40. Avatar de Ivo Silveira
    Ivo Silveira

    Como é que posso instalar o Lion em 2 ou mais macs? Posso aceder ao ficheiro de instalação e copiá-lo para outro mac ou posso descarregar gratuitamente com a mesma ID?

    1. Avatar de rui
      rui

      Podes descarregar gratuitamente com a mesma ID.

      1. Avatar de Ivo Silveira
        Ivo Silveira

        Obrigado 😉

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Podes até 5 🙂

  41. Avatar de Diogo
    Diogo

    Fg estava a ver que nunca mais, já estava farto de ir todos os dias à App Store a ver se já tinha saído!!
    Já o instalei e recomendo!!!

  42. Avatar de ICP
    ICP

    Ja fiz a instalação do lion….ele duplicou.me algumas aplicacoes…é normal? como faco para alterar isso?
    deixei comentario num post do forum e tem lá um print screen…dps digam.me klk coisa pois assim é bizarro.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      tens sempre a alternativa de apagar as aplicações que estão duplicadas 🙂

      1. Avatar de ICP
        ICP

        lol…ok….mas é normal? vcs tbm ficaram qnd passaram de um para o outro?

  43. Avatar de Nelson
    Nelson

    Pessoal, alguem daqui esta com problemas com o facetime? É que cada vez que tento activar o facetime aparece-me sempre um erro. 🙁

  44. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas pessoas, eu fiz o update para o Lion, mas cria fazer uma instalação limpa, como posso agora obter o setup do sistema opeativo ?

  45. Avatar de Fabio

    Não tou a gostar muito do trackpad do lion.

    Estava habituado a algumas coisas que não consigo configurar neste.

    3 dedos para o lado esquerdo e retrocedia-me nas paginas por exemplo, 3 dedos para baixo numa pagina e ia-me logo para o fundo, acho o launchpad desnecessário, configurei 4 dedos para baixo para me mostrar o exposé das aplicações(que só me mostrar a janela actual) e se voltar a fazer o mesmo 4 dedos para baixo de novo, não volta ao sitio como voltava.

    É chato estar a habituar-me agora a novas configurações.

    Acho o consumo do CPU mais elevado. Acho o design do software de mail pouco atractivo.

    De resto pareceu-me tudo bem. Espero mudar de opinião.

    1. Avatar de Vítor M.

      Podes até nunca mudar, uma medida não serve a todos. No geral foi um salto qualitativo, em termos de consumos, achei, já desde a versão GM que a bateria sofria menos com o Lion e a performance não tinha alteração alguma. No que me apercebi.

  46. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Bug ??

    Quem tem o Lion que tente isto…
    Preferencias do Sistema < Segurança e privacidade < Geral < Desactivar início de sessão automático.
    Reiniciem o mac e quando aparecer o ecrã de Log on, esperem e não metam logo a palavra pass… esperem um pouco e depois vejam se não crasha…

    http://www.youtube.com/watch?v=uzkdQqhlK4U

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa, vou ver isso daqui a pouco.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Depois dá feedback.

    2. Avatar de lfspaulo
      lfspaulo

      Eu detectei outra coisa. Fiz instalação limpa (formatação). No entanto, se for às Preferências do Sistema > Teclado e depois desmarcar a opção “Iluminar o teclado automaticamente em condições de fraca luminosidade”, o mesmo mantém-se ligado. Já tentei reiniciar e continua ligado…

  47. Avatar de lusobrasil
    lusobrasil

    boas.
    alguem conseguiu comprar o lion com MBnet? como isto funciona?
    alguem pode dar uma ajuda?

    cmps
    amilton josé

  48. Avatar de lusobrasil
    lusobrasil

    boas.
    ja consegui comprar o lion via MBnet.

    cmps
    amilton josé

    1. Avatar de Marco Monteiro

      Não tiveste qualquer problema? Sendo assim amanhã volto a tentar =)

      1. Avatar de lusobrasil
        lusobrasil

        boas.
        não tive qualquer problema.
        o osx baixou em 10 minutos e meia hora depois ja tinha instalado no meu Imac.
        hoje vou fazer uma visita em tudo para ver se correu tudo bem. para ja esta a 100%.

        cmps
        amilton josé

  49. Avatar de lusobrasil
    lusobrasil

    Boas.
    ando com um problema desde que actualizei para o Lion, semppre que tento fazer um download de algum site ou mesmo a tentar baixar o lion da app store para gravar num DVD, o meu Imac bloqueia, aparece uma tela tipo neblina e uma mensagem em alguns idiomas (menos o portugues) a dizer que tenho que desligar o meu Imac no botãp on/off e voltar a liga-lo.
    isto esta a me irritar, pois quero baixar novamente o lion para grava-lo num DVD, alguem esta a passar ou ja passou por este problema? preciso de ajuda.
    obrigado
    amilton josé

  50. Avatar de daniel
    daniel

    daqui alguém já reparou que o front row desapareceu no Lion?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      O Front Row desapareceu é verdade. Há para aí uns forúns na net com instruções para instalar o Front Row mas necessitarias de um backup do Snow Leopard. Seja como for, há outros programas que podem substituir o Front Row. Eu instalei o Plex que na minha opinião é bem melhor que o Front Row. Podes sacar livremente em: http://www.plexapp.com/
      Cumprimentos

      1. Avatar de daniel
        daniel

        eu tb já utilizo o plex, já desde o snow leopard na minha opinião um dos melhores media center que existe. 🙂

        tambem existe o XBMC que é do mesmo género e existe para windows mac e linux e apple tv, alias o plex é uma distribuição proveniente do XBMC.

        cumprimetos

  51. Avatar de Andrew G. Marques

    Ainda não chegou à Fnac 🙁 queria ver se ponha as mãos num antes de actualizar 🙂

  52. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Alguém me sabe dizer se ao fazer a atualização do snow leopard para o lion, tendo instalado o windows 7 no bootcamp, corro o risco de perder a informação que está no bootcamp?
    É que não queria perder a informação e programas instalados (que são mesmo muitos e dava uma trabalheira enorme instalar tudo de novo) que tenho no bootcamp…
    Obrigado