Como transformar o router Thomson num PrintServer?

175 Comentários

Por Miguel Almeida para o PPLWARE

Como já é hábito da nossa parte fazermos alguns artigos sobre o router Thomson TG784, normalmente distribuído com o serviço MEO, hoje apresentamos mais um!

Normalmente costumo trabalhar no portátil e sei que é “chato” andar sempre com ele na mão cada vez que preciso de imprimir algum documento e tenho que me deslocar ao local onde tenho a impressora para o puder fazer. Pois bem, mas isso acabou. Ontem lembrei me que a porta USB que este router tem poderia servir para alguma coisa bastante útil e tornar mais cómodo o nosso trabalho.

meo_0000


Esta porta USB pode servir para partilhar na rede discos rígidos, pens, impressoras entre outras coisas… Vamos então aprender a configurar uma impressora no router Thomson .

Como configurar o router Thomson num PrintServer?

Para isso basta termos a impressora instalada no nosso computador e configurar a porta de impressão para um IP que iremos também configurar no router podendo assim imprimir em todos os cantos da casa e em qualquer computador.

1 Passo – Abrir a linha de comandos (Menu Iniciar; Escrever “cmd”):

meo_10

… e aparecerá a linha de comandos

clip_image004

2 Passo – Pela linha de comandos vamos aceder ao nosso router através de Telnet digitando o comando: telnet 192.168.1.254

Nota: As últimas versões do Windows não trazem o telnet (versão cliente) instado. Para instalarem o telnet, vejam aqui como fazer .

De seguida vai-nos ser pedido as credenciais de acesso que se não alteradas por vocês serão:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

clip_image006

Se autenticado com sucesso, entramos no router via telnet.

clip_image008

 

3 Passo – Vamos agora configurar o processo de partilha da impressora no router. Para tal, vamos usar um dos comandos seguintes (para Thomson TG784 ou TG787)

printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes

ou

printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes

clip_image013

4 Passo – Activar o estado da partilha no router:

printersharing LPD config state=enabled

clip_image015

5 Passo – Guardar as nossas configurações, escrevendo:

saveall

clip_image017

Neste momento já temos a nossa impressora configurada do lado do router

Como configurar a impressora?

1 Passo – Aceder às Propriedades da Impressora, Menu Iniciar; Dispositivos e Impressoras.

clip_image019

De seguida Propriedades de Impressora:

clip_image021

 

2 Passo – Seleccionar o campo Portas e escolher Adicionar Porta.

clip_image022

Vai abrir uma nova janela onde terão que escolher a opção Standard TCP/IP Port e clicar em Nova Porta…

clip_image023

3 Passo – Preencher os seguintes campos e clicar em Seguinte.

Nota: O endereço de IP a atribuir à impressora pode ser um qualquer, desde que esteja disponível na vossa rede. O segundo campo com a Nome da Porta é preenchido automaticamente após preencherem o primeiro.

clip_image025

meo_11

4 Passo – Neste passo configurar algumas informações adicionais sobre a porta. Para tal carregamos em Definições.

clip_image029

Em seguida, vamos alterar o Protocolo para LPR e preencher o campo Nome da Fila com o mesmo nome que atribuíram nas configurações do router:

meo_12

5 Passo – Verificar se tudo ficou bem configurado.

meo_13

6 Passo – Seleccionar a nova porta que acabámos de criar e aplicar as definições.

clip_image032

No caso da vossa impressora aparecer “ícone meio transparente”, tirem o visto da impressora Offline nas propriedades da impressora.

clip_image034

 

clip_image038

Está assim concluído mais um tutorial para vos ajudar a sentirem-se ainda mais em casa não precisando de se levantarem para imprimir. Boas impressões.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

175

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Muito bom. Parabéns e muito obrigado por mais uma excelente dica.

    1. Avatar de José
      José

      será q dá para aceder fora da rede ?
      tipo numa net movel?

  2. Avatar de LMonteiro
    LMonteiro

    Um grande post do Miguel, outra vez. Parabéns! Excelente!

  3. Avatar de JG
    JG

    Isto é para uma impressora ligada ao pc onde é feita a configuração correcto?

    Atenção:
    Poderá conter uma pergunta estúpida…

    Que acontece se esse pc estiver desligado?

    1. Avatar de Nuno Barros

      Não, é para uma impressora ligada por USB ao router Thomson!

      1. Avatar de joao fernandes
        joao fernandes

        quando eu faço esses passos no 4 aparece esta mensagem nbus error=ogject creation failed

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          também a mim

          1. Avatar de Tiago Monteiro
            Tiago Monteiro

            coloca esta linha no telnet: “printersharing LPD queue list”. probavelmente ja tens uma impressora atribuida, em principio sera o MEOPrinter. So tens que ignorar os passos iniciais e quando for para atribuir o nome da fila poes MEOPrinter, ou outro, depende do nome que te aparecer com a linha.

          2. Avatar de André
            André

            Eu também não consegui porque tem lá uma MEOPrinter não sei é como é que se faz apartir daki D:

          3. Avatar de André
            André

            Já fiz de tudo e continua a não dar. Miguel podes dar ajuda aqui?

        2. Avatar de Alexandre

          também a mim mas isso acho que ñ influência porque eu estou conseguido fazer tudo na perfeição.

          Obs: Demora algum tempo (grande) para imprimir mas acho que isso pode ser mudado nas propriadades na parte prioridade de 1-99

          1. Avatar de João
            João

            Os routers mais recentes já vêm com uma impressora predefinida de nome MEOPrinter. Basta substituir EM TODOS OS PASSOS onde diz TG784printer por MEOPrinter e deve resultar.

    2. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Como o Nuno Barros disse é a impressora ligada directamente ao router por USB.

      “Que acontece se esse pc estiver desligado?”

      Ela imprime na mesma, não precisa do PC para imprimir mas sim da rede. 😀

  4. Avatar de Brito
    Brito

    Bom tutorial.

    Se eu não tivesse o router do Mao na sala e as impressoras no escritório, iria configurar de certeza. Assim fica um bocado longe… 🙂

  5. Avatar de Bruno Torres
    Bruno Torres

    É pena que esse método só funcione com o Windows… Já tentei aceder com o Ubuntu e com OSX e a impressora não é reconhecida…

    1. Avatar de ApacheDraco
      ApacheDraco

      Funciona tanto em Mac OSX como em linux Mint. Eu tenho a minha Hp configurada desta maneira para Win 7 desktop; Osx Snow MacBook Pro e Linux Mint Compaq Presário.

      Cumprimentos,
      ApacheDraco

      1. Avatar de InsanityFX
        InsanityFX

        Olha, como puseste a funcionar em Linux Mint?

      2. Avatar de Bruno Torres
        Bruno Torres

        Pois como puseste a funcionar? Tenho uma Canon e não há forma de reconhecerem a impressora.

        1. Avatar de Lara
          Lara

          Sempre conseguiu ligar a sua Canon ao router? Estou com o mesmo problema e utilizo uma Canon (Pixma mp250)

  6. Avatar de Edu
    Edu

    Alguém sabe dizer-me se é possível também imprimir a partir do portátil para uma impressora HP Officejet 4500 ligada a um router Belkin? O router não tem entradas USB.
    Se eu ligar o cabo de rede ao router, dá para imprimir sem problema, mas gostaria de poder imprimir sem ter de ligar o cabo, apenas pela rede wireless.
    Alguém me pode ajudar?
    Obrigado

    1. Avatar de Brito
      Brito

      Se for a Officejet 4500 wi-fi sim, dá. Caso contrário, como poderias imprimir via wireless se a impressora não tem wireless?

      Eu tenho uma Officejet 6500 ligada por cabo a um router, e consigo imprimir por wireless a partir de toda a minha rede. Só tenho que ter esse router (e outro ligado na mesma rede) ligados.

      1. Avatar de Edu
        Edu

        @Brito desculpa, mas acho que não me expliquei bem. A minha impressora hp4500 não é wireless. Está ligada ao router por um cabo de rede. Tenho um desktop pc ligado também por cabo de rede e consigo imprimir através da rede sem problemas. Depois tenho um portátil ligado por wireless.
        Gostava de saber se existe maneira de imprimir a partir do portátil via wireless, sem ter de ligar um cabo de rede

    2. Avatar de Fernando Pedroso
      Fernando Pedroso

      Se sua impressora ja esta na rede e se seu roteador for wi-fi e vc consegue conectar seu movel a rede sim basta reconhecer o ip da impressora no movel ai é imprimir

  7. Avatar de josé
    josé

    Esta muito bom o artigo, agora será possível para um macbook Pro???

    abraço

    1. Avatar de ApacheDraco
      ApacheDraco

      Sim é possível.

      1. Avatar de Pedro Luís
        Pedro Luís

        e como se configura no mac, estou a tentar mas sem sucesso

  8. Avatar de jouze
    jouze

    Boa tarde ppl.

    Também é fazer o mesmo num para Router 3g wi-fi D100 HUAWEI?
    Cumps

  9. Avatar de Miguel Dias
    Miguel Dias

    Boas,
    Só uma nota pessoal.
    O ip não deverá ser sempre o 192.168.1.253 ???

    Dado ser no mesmo que os serviços de media do router em questão esta a funcionar……bem como a partilha de rede dos “discos” ligados na usb ou impressoras podendo ser multiplos com a utilização de um HUB.

    Quando usei esse router bastava o acesso a “\\192.168.1.253” que já permitia a verificação da/s impressoras ligadas e sua instalação.

    Abc

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      @Miguel Dias,

      Obrigado pela dica… foi ouro mesmo!!

      Já consigo imprimir, o problema estava no IP.

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Boa tarde!

    Fiz tal e qual como aqui está descrito… só que… não imprime!

    Já re-iniciei o pc, a impressora e o router. Não sei que se passa, mas não funciona.

    🙁

    1. Avatar de Gil Santos
      Gil Santos

      Tenho o mesmo problema. Mas talvez porque o meu PC está ligado a um router que tenho no quarto, o qual está ligado por cabo ao router da meo? Será esta a causa do problema? Se for alguem sabe a solução?
      Obrugado

    2. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Verifiquei que o IP está mal nas Screens, só está bem na penúltima. Usem o 192.168.1.253 em vez do 192.168.1.252.
      Sorry pessoal.

      1. Avatar de Fábio Pica

        Boas, fiz tudo como está no tutorial, o Ip que coloquei é o 192.168.1.253
        A minha impressora é uma Lexmark x2350, uso o windows 7 x64 no meu portátil e tenho um Thomson TG784n (aquele que a antena é interna e tem duas portas USB em vez de uma)
        Alguma sugestão?
        Abraços e parabéns pelo tutorial

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Li o artigo na diagonal (muito mesmo), mas isto também serve para o scanner das multifuncionais?
    Obrigado.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Pois, aí está um problema… como faço scan?? Não vejo o scanner da impressora multi-funções que tenho. Apenas a impressora já funciona.

  12. Avatar de hm
    hm

    Muito bom!
    Ou estou muito cegueta ou faltou apenas um pequeno detalhe, a impressora tem de estar ligada por USB ao router!
    Nunca é demais realçar.

    Cumps

  13. Avatar de Leandro
    Leandro

    Muito bom, mas, impressoras com scanner não funciona, pois o software do scanner não acha porta de rede.
    Já tentei, mas não dá. Se alguém souber uma solução que faça uma multifuncional funcionar pela rede. Agradeço.

    1. Avatar de Miguel Dias
      Miguel Dias

      Boas,

      Para partilhar um scanner teria de ser com um scan server ou no caso de ser um PC a partilhar ter um software semelhante a este (http://www.usb-over-network.com/)a partilhar o hardware atraves da rede.

      Abc

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        @Miguel Dias

        Estive a ver esse software… e o problema que estou a ver é que temos que instalar o programa tanto no router (ou no scanner) como no nosso portátil…
        Agora a pergunta que vale 1 milhão de dólares… como faço para instalar o programa no router ou no scanner??

        🙂

  14. Avatar de LaRaNjAo
    LaRaNjAo

    Ora ai está um bom artigo.

    não têm praí uma lista de coisas que se podem fazer por telnet que não de para fazer pelo interface web?

  15. Avatar de João Santos
    João Santos

    Pelo que estive a ler não para aceder às funções de Scan. Já tinha experimentado isto à uns tempos e desisti precisamente por causa disso.

  16. Avatar de Charters
    Charters

    eu por exemplo faço isso mas com um cabo de rede k ligo a impressora ao router meo, o problema é k tenho pcs em k consigo imprimir mas outros nao da pk?

  17. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    E que tal fazer isso para o router da Zon?

    E para a Mac/Linux OS?

    1. Avatar de weqrqey
      weqrqey

      No router da ZON basta entrar no router pelo browser e procurares a parte que fala em partilhar dispositivos. É só conetar a impressora ao USB do router e deve-te aparecer lá na lista das dispositivos disponíveis para partilhar pelo router.

  18. Avatar de Francisco Martins
    Francisco Martins

    Boas. Fiz tudo de acordo com o tutorial e no final não dá para imprimir. No símbolo da impressora no painel de controlo, em vez de aparecer um visto aparece um triângulo com um ponto de exclamação 🙁

    Alguém teve o mesmo problema?

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Usa o IP 192.168.1.253 em vez do 192.168.1.252, está mal nas screens só está bem na penúltima. Erro meu.

      1. Avatar de Francisco Martins
        Francisco Martins

        Já funciona. Muito obrigado;)

  19. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Artigo corrigido, o IP já se encontra correcto.

    Nota: Sempre que quiserem adicionar uma impressora noutro computador para imprimirem via Wireless, por exemplo, têm sempre que fazer os passos a partir do tópico “Como configurar a impressora?”, ou seja, adicionar a porta no vosso PC de onde querem imprimir. Isto só o fazem na primeira vez que imprimem a partir de um novo computador.

    1. Avatar de Francisco Martins
      Francisco Martins

      Já agora, não há maneira de configurar a impressora em linux?

  20. Avatar de pconline
    pconline

    Parabéns por este artigo .

  21. Avatar de Redin
    Redin

    A intenção é boa mas a colocação da imagem de introdução no inicio deste artigo foi infeliz.
    Isto porque nos equipamentos multi-funções, apenas vão aproveitar a parte de impressão.

    Já se falou aqui em software que permite a partilha na rede (scanserver) de equipamentos ligados por USB.
    Mas se a intenção passa por evitar que seja necessário haver pcs ligados para que tudo funcione, tal não iria ser possível. Mais valia partilhar tudo num pc ligado e mesmo assim a tal necessidade de usar o scanner ficaria destinada ao primeiro.

    Usem apenas esta funcionalidade aqui relatada no artigo se tiverem uma impressora dedicada apenas ao serviço de impressão.

    1. Avatar de Vítor M.

      Redin o que está em causa e está bem explicito é usar a impressora recorrendo ao processo de “configurar o router Thomson num PrintServer”. Outros cenários não estão em causa.

    2. Avatar de Miguel Dias
      Miguel Dias

      @REDIN

      So uma pequena nota …estas incorrecto referente a parte …”tudo num pc ligado e mesmo assim a tal necessidade de usar o scanner ficaria destinada ao primeiro…” pois tenho em casa uma HP Officejet 4315 ligada ao desktop por usb e digitalizo no portatil sem problemas ou seja a partilha, não do scanner mas do hardware por rede, é efectuada não estando o scanner limitado ao primeiro como assim indicas.

      A solução ideal passa sempre por um equipamento já preparado para rede (cabo/wifi) que ja tem suporte para aceder ao Scanner por rede.

    3. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      O Vitor M. disse tudo…

  22. Avatar de Branquinho
    Branquinho

    Vi que é possível replicar a funcionalidade para o Mac.

    Conseguem criar um tutorial semelhante para o OSX 10?

    Obrigado

  23. Avatar de arss
    arss

    Excelente toturial. Tenho no entanto duas dúvidas. Na configuração do router usa-se o protocolo RAW mas na configuação da impressora usa-se o LPR, não deveriam ser o mesmo? Quanto ao nome da fila pode ser outro?

  24. Avatar de Bruno Santos

    Já tenho o meu a bombar!

  25. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ola a todos desde já muito obrigado pela dica é bastante útil.
    Mas não consigo activar o suporte Bidireccional nas propriedades da impressora. Podem me ajudar?
    Obrigado

  26. Avatar de Paulo Dias

    Boa tarde a todos,
    Eu já uso este sistema há algum tempo visto isto já estar disponível no forum há algum tempo.
    A minha questão é se alguém tem o mesmo problema que eu, quando falha a eletricidade ou por algum motivo se corta a eletricidade do router as configurações desaparecem??
    No meu caso cada vez que isto acontece tenho de voltar a reconfigurar tudo e mais uma coisa, quando se imprimem documentos muito pesados, a impressora simplesmente dá erro…

    Cumprimentos

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      isso deve ser por causa do router, ele cada vez que reinicia, dá um novo ip a cada coisa que encontra ligada a ele, quando tentas imprimir o pc vai à procura com o ip que tinha, mas afinal como tudo mudou,, é necessário, refazer tudo.

  27. Avatar de red
    red

    Boa tarde,

    Antes de mais, parabéns. Ao ler este artigo, surgiu-me a seguinte questão, será que é possível ligar um router Thomson (com voip) a um outro router (que tem a ligação à net) e configurar o Thomson para efectuar chamadas voip?
    Obrigado

  28. Avatar de pak
    pak

    Pessoal consegui configurar bem o sistema mas o raio da impressora agora só me imprime meia pagina depois dá erro. alguma sugestão? vou tentar com outra impressora brevemente

    1. Avatar de Pseudocodigo
      Pseudocodigo

      Tenho o mesmo problema com somente com o vista? solução?

  29. Avatar de Sergio Fangueiro
    Sergio Fangueiro

    Olá a todos. Apesar de entrar pelo telnet dentro do router ele dá-me a indicação de username ou password errados, e eu nunca alterei nada

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quais as credenciais que estas a introduzir?

      1. Avatar de Sergio Fangueiro
        Sergio Fangueiro

        as que se encontram aqui: Administrator e 3!play

  30. Avatar de Henrique
    Henrique

    boas, desde já parabéns ao autor pelo excelente artigo 😉
    e agora os problemas.. xD
    já pus tudo a funcionar, no entanto, quando tento imprimir de ambos os lados quando chega a parte de virar as paginas, a impressora dá erro e já não me imprime o resto :s
    alguém teve um problema idêntico que consiga ajudar?
    a impressora é uma hp f2290

  31. Avatar de José Furtado
    José Furtado

    Boas a todos,

    Tenho um problema relativo a este tutorial. Pelo que já li, apenas funciona a parte de impressão, deixando de parte a funcionalidade do scanner. O problema é que só li isso depois de ter completado os passos descritos nesse tutorial.
    Para digitalizar, tenho sempre de ligar ao computador o cabo USB da impressora directamente. Mas agora quando tento imprimir directamente do computador, não consigo.. fica tudo parado e dá um erro.
    Como posso voltar atrás, e poder imprimir a partir do computador?

    Obrigado e cumprimentos a todos.

    1. Avatar de José Furtado
      José Furtado

      Alguém consegue ajudar-me?!

      Obrigado

  32. Avatar de znight
    znight

    boas,

    já consegui fazer o processo de configuração num pc, agora tou a tentar fazer em outro e dá-me um erro “mbus error: object creation failed .
    porque será?

    cumprimentos

    1. Avatar de znight
      1. Avatar de tettra
        tettra

        COmo resolveste?

      2. Avatar de Sam
        Sam

        Tenho o mesmo problema qual a soluçao?

  33. Avatar de Márcio
    Márcio

    Parabéns pelo tutorial! Funcionou na perfeição!

  34. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Não consigo configurar…

    Sigo todos os passos e após digitar:

    “printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes”

    aparece:

    “mbus error: error for parameter ‘PrinterSharing.LPD.Queue.’: Maximum reached
    mbus error:object creation failed ”

    Que é que estou a fazer mal?
    Obrigado desde já…

    1. Avatar de AMSars
      AMSars

      tenho o mesmo problema
      “mbus error: object creation failed (no error)”

      Alguém pode ajudar?

      Obrigado

      1. Avatar de AMSars
        AMSars

        Já reolvido!
        foi preciso actualizar firmware router…
        Pedindo à Meo, essa actualização, ficou resolvido.
        Boa Sorte!

        1. Avatar de Jimmy
          Jimmy

          Boas,

          qual é a sua versão de FW?
          Tenho a 10.2.1.D e aparece-me o mesmo erro.

          Cumps

  35. Avatar de Maxim

    Olá! Não consigo aceder com as credencias Administrator e 3!play alguém sabe porque?

    1. Avatar de Maxim

      já resolvi o problema, se alguem quiser: tinha o router da optimus clix e vinha com o mesmo nome, mas sem palavra passe.

  36. Avatar de Maxim

    recebi um erro no primeiro pass: mbus error: object creation failed (no error)

  37. Avatar de Pseudocodigo
    Pseudocodigo

    Ja fiz config para win7 está impecavel…agora para o vista está complicado dá erro durante a impressao…alquem tem solução obrigado

  38. Avatar de rsescobar
    rsescobar

    boas!
    tenho o mesmo problema que o: AMSars
    “mbus error: object creation failed (no error)”

    esta ea versão do router
    TG787 SIP
    Versão do Software:
    8.4.Z.3

    segundo a atendente da meo:
    não vão actualizar o router,por se trartar de um problema particular do cliente???(eu pago pra que)
    sendo que o router esta operacional as funções da meo!
    alguém pode dar uma dica!?

    há alguma outra forma de partilhar a impressora?
    tenho uma hp 4500( usb )
    obrigado:

  39. Avatar de nmfp
    nmfp

    Segundo me parece para configurarmos este sistema em todos os pc’s temos que já ter tido a impressora instalada em todos eles previamente, certo?

  40. Avatar de portoliveira
    portoliveira

    Amigo, gostava de saber porque quando coloco “printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes” em seguida me dá erro.
    Obrigado dede já

  41. Avatar de Madeira
    Madeira

    Boas,

    Sou novo por estas bandas portanto aproveito para felicitar já este site que se encontra muito bem organizado e explícito e no qual já aprendi algumas (com os posts e com os comentários).

    Tenho uma dúvida que, se fosse possível, gostaria que me esclarecessem. Tenho um portátil quero aceder ao router por telnet e não consigo. Já activei o telnet no windows, já verifiquei o firewall e no entanto quando tento aceder ao router por telnet ele diz-me que não é possível ligar ao anfitrião pela porta 23 (que é a porta que está a ser usada). Tenho Windows 7. O que poderá ser?

    Cumps

  42. Avatar de Edmylson Silva
    Edmylson Silva

    Bom dia a todos.
    fiz o descrito para usar a porta usb do modem thonson.
    minha pergunta é e para se usar as duas portas cad uma com uma impressora, eu refiz a configuração na outra impressoara e não funciona, será que se tem de fazer outra modificação via telnet no router tipo “printersharing LPD queue add name=TG784printerII type=Raw default=yes”?

    Se puder responder para edmylson.silva@gmail.com agradeço

  43. Avatar de marques
    marques

    tenho o router TG784n queria saber se posso configurar da mesma forma?

  44. Avatar de joao fernandes
    joao fernandes

    tenho tentado e acedo ao thomson TG784n e quando introduzo printersharing LPD queue add name=TG784nprinter type=Raw default=yes aparece nbus error= object creation failed

  45. Avatar de JLX
    JLX

    Ola boa noite.
    Primeiro de tudo quero agradecer por este fantástico tutorial pois foi-me fácil de instalar(e eu sou um leigo nestas coisas) no pc com sistema operativo Windows 7, mas acontece que tenho outro pc com sistema operativo XP e não dá. Passo a explicar,o router que utilizei é um router que já não utilizava e mesmo não estando ligado á net consegui ligar assim como está explicado, acontece que no outro pc que tem sistema XP isso não acontece, há uma procura de ligaçao mas acaba sempre por não dar pois não há ligaçao à internet e mantem-se sempre á procura. A pergunta que faço é se há alguma maneira de estabelecer a ligação entre o router e o PC com XP sem este estar ligado à internet?? Obrigado e agradecia se me pudesse ajudar mais uma vez!! 🙂

  46. Avatar de Edmylson Silva
    Edmylson Silva

    Caros colegas, fiz o procedimento várias vezes e ele funcionou em todas as vezes de inicio.
    O problema é que quando desligo o portátil e depois o ligo não consegue-se imprimir mais nada, tenho de fazer a configuração do início. E isso ocorre toda vez que se desliga.
    Será que tem como corrigir isso?

    Grato pela atenção.

    1. Avatar de Barbeiro
      Barbeiro

      boas..

      A mim aconteceu o mesmo… de inicio funcionava perfeitamente… depois de desligar e ligar o computador já não funcionava….
      Verifiquei a impressora e está on-line e “pronta” mas quando mando imprimir nada acontece…
      o que será?

      1. Avatar de Redin

        Poderá ser por que o DHCP associa o antigo IP que apanhou com outro que depois passa a ser diferente.
        Se a impressora for de rede, configura o ip como fixo e instala depois. Se for local, deveras considerar em usar um ip fixo no PC e tambem instalar depois.
        A associação do IP fixo com a resolucao de nomes da impressora vai sempre encontrá-la, ligues ou desligues as vezes que forem necessarias.

  47. Avatar de Lara
    Lara

    Boa tarde,

    segui os passos à risca, ainda assim não consigo imprimir.
    Será alguma configuração da partilha da impressora que me está a escapar ou será incompatibilidade do router (pretendo ligar o router TG787 a uma canon pixma mp250)

    Desde já, obrigada pela ajuda

  48. Avatar de Lara
    Lara

    Boa tarde,

    segui os passos à risca, ainda assim não consigo imprimir.
    Será alguma configuração da partilha da impressora que me está a escapar ou será incompatibilidade do router (pretendo ligar o router TG787 a uma canon pixma mp250)

    Desde já, obrigada pela ajuda

  49. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Olá Boa noite.

    Preciso da vossa ajuda segui o tutorial todo e deu tudo certo só que na hora de imprimir a impressora bloqueia a meio, depois deita fora a folha e volta a imprimir de novo….
    Já desabilitei a opção de suporte bidireccional e nada tudo na mesmo… =(

    desde já, agradeço a ajuda. =D

  50. Avatar de Tiago Sousa
    Tiago Sousa

    tenho o thomson TG784n e quando introduzo printersharing LPD queue add name=TG784nprinter type=Raw default=yes aparece-me nbus error= object creation failed
    o processo é diferente para este router??

  51. Avatar de Nadademais
    Nadademais

    por favor eu queria saber como por uma pass nesse print server
    se alguem souber obrigado…

  52. Avatar de um problema
    um problema

    Boas, não tenho meo mas ofereceram-me um router TG787 e consegui configurar lindamente a opçao de partilahr a impressora, o meu unico problema agora é que ela so imprime meia pagina, mais coisa menos coisa, depois dá erro e para? onde está o problema?? Vi que ja alguem em baixo relatou a mesma situação.

    Cumps

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      a ligação pode estar a falhar, verifique se no ecrã da impressora diz “Restam dados”

  53. Avatar de Carlos Santos

    Boa tarde, gostaria de pedir a vossa ajuda para a seguinte questão:
    Tenho uma impressora HP deskjet F4580 que costuma estar ligada por wireless, mas sempre com alguns problemas de sincronização, o meu sistema operativo é o IO X e o meu router é o THOMSON da MEO que tem uma porta , o que pretendo é saber como ligar a impressora à porta USB do router para que este partilhe a impressora na rede.
    Obrigado

  54. Avatar de Tiago Ramos
    Tiago Ramos

    Boa tarde.
    Será que também dá para fazer isto com o router SMCWBR11S-3GN?
    È que tenho um ca parado em casa assim dava-lhe utilidade. Nao encontrei nenhuma explicação para este router.
    Obrigado

  55. Avatar de Francisco Pereira
    Francisco Pereira

    Boa noite

    Venho por este meio pedir ajuda na seguinte questão, quando vou a linha de comandos e escrevo telnet 192.168.1.254 aparece a seguinte mensagem “telnet não é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacional ou ficheiro batch”alguém sabe resolver esta situação?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia Francisco,

      Esse problema acontece porque não tens o TELNET instalado no teu PC. Mas o Pplware da uma ajuda, vê aqui https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/activar-telnet-no-windows-7/

      1. Avatar de Francisco Pereira
        Francisco Pereira

        Boa noite Pedro

        Já activei o telnet no entanto quando vou digitar a linha de comandos diz que a criaçao foi falhada que faço agora?

      2. Avatar de Francisco Pereira
        Francisco Pereira

        tenho o thomson TG784n e quando introduzo printersharing LPD queue add name=TG784nprinter type=Raw default=yes aparece-me nbus error= object creation failed
        o processo é diferente para este router??

  56. Avatar de PedroLRNeves
    PedroLRNeves

    boas tardes……….. tenho um multifunções e queria saber se com este tutorial vai funcionar o scan e a impressora……. obrigado

  57. Avatar de paulo
    paulo

    TEnho um meo da vodafone e a password do administrator também está em branco como o da optimus.

    Dá-me na mesmoa o erro do mbus error: object creation failed

    Sugestões ?

    1. Avatar de Redin

      É melhor explicares bem isso. Ou tens MEO ou tens Vodafone.

  58. Avatar de Luís Ramos
    Luís Ramos

    A seguir à introdução do seguinte comando:
    printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes

    Aparece-me o seguinte erro:
    mbus error: object creation failed

    Sabem o porquê disto acontecer?
    Já vi que muita gente está a passar pelo mesmos problema mas ainda não encontrei a solução aqui.

    Agradecido,
    Luís Ramos

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      A mim acontece o mesmo

  59. Avatar de Fernando
    Fernando

    Liguei uma impressora epson ao router thompson da Meo, sem problemas.

    Mas quando imprimo para a impressora via rede uma pagina de teste a impressora imprime a ^primeira folha só e não imprime a segunda e fica a piscar e tenho de a desligar.

    Podem me ajudar sobre o que fazer?

    Obrigado

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Tente no quadro “configurar o monitor de porta TCP/IP predefinido” ativar a Contagem de bytes LPR. A mim acontecia-me só imprimir meia pagina e isso resolveu. (isto esta no 4º passo). De novidades.

  60. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Excelente artigo. Funcionou à primeira. Muito obrigado.

  61. Avatar de Bruno
    Bruno

    Antes de mais confesso que não li tudo o que estava para tras, antes de perguntar.

    Alguém sabe se é possível (visto que o tg787 tem 2 portas usb) ligar numa a impressora e noutra ligar a pen ou o disco?? Da-me imenso jeito conseguir fazer isto.

    Comps

  62. Avatar de gulty
    gulty

    no thomson TG784n quando introduzo “printersharing LPD queue add name=TG784nprinter type=Raw default=yes” da-me “nbus error= object creation failed”
    o processo é diferente para este router??

  63. Avatar de Celia
    Celia

    Excelente artigo! Funcionou à primeira, embora por pouco tempo…

    Com o temporal do dia 19 fiquei sem luz quase 24horas e agora não consigo imprimir. Já tentei de tudo: apagar as definições e voltar a fazer tudo do início, remover a impressora dos pc e voltar a instalar, reiniciar o router, reiniciar os pcs… nada funciona! Não consigo imprimir sequer a página de teste. Terá a ver com o ip da porta? Preciso de o mudar? Se sim, como? Outras soluções?

    Obrigada.

    Cumps.

    1. Avatar de jbaiao
      jbaiao

      Antes de mais quero agradecer ao Miguel Oliveira por este excelente tutorial.
      Aproveito para ajudar as pessoas que tal como eu tenham/tiveram problemas com o famoso erro “mbus error= object creation failed”.
      Não desesperem tudo tem solução menos a morte!!! 😉

      Com o ultimo firmware a opção “printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes” deixa de ser necessária.

      Para isso, através do telnet, efectuem os seguintes passos:
      – “printersharing LPD config state enabled”
      – “printersharing LPD list”(Este comando poderá ser executado para confirmar se o printserver está activo, 0=inativo, 1=activo)
      – “saveall”

      Depois é só seguir o tutorial do Miguel Oliveira a partir do passo “Como configurar a impressora?”

      Testado no router TG784n.
      Espero ter ajudado!

      1. Avatar de Luís Ramos
        Luís Ramos

        Já funciona! Obrigadão!

      2. Avatar de Mário Silva
        Mário Silva

        Obrigado jbaiao 😉

  64. Avatar de gulty
    gulty

    Funcionou 😀 Muito obrigado jbaiao, e por esta rapida “assistencia” que muito admiro este site, muito obrigado mesmo es o maior 😉

  65. Avatar de jbaiao
    jbaiao

    Obrigado 😉

  66. Avatar de José Pedro
    José Pedro

    Bom dia,

    Esta solução é possivel usando o router da meo TG799vn com o windows 8?

  67. Avatar de Fábio Jorge
    Fábio Jorge

    é possivel com um so router ter 2 impressoras instaladas online?

  68. Avatar de Fábio Jorge
    Fábio Jorge

    Boa noite

    é possivel ter 2 impressoras instaladas no mesmo router?

    cumprimentos

    1. Avatar de jbaiao
      jbaiao

      Não. Apenas pode ter uma.
      Abarço

  69. Avatar de Pedro Barroso
    Pedro Barroso

    Alguém conseguiu configurar isto no Mac OSX? No Windows funciona mas no Mac não consigo.

  70. Avatar de APontes
    APontes

    Boas, activei o telnet no Win7 e após introduzir o comando “telnet 192.168.1.254” surge a seguinte mensagem “…Não foi possível abrir uma ligação para o anfitrião na porta 23: a ligação falhou” alguém me pode esclarecer sobre esta mensagem? obrigado

    1. Avatar de jbaiao
      jbaiao

      A gama de ip está correcta?

      1. Avatar de APontes
        APontes

        Não sabendo estar a responder bem mas o que indica a “localnetwork” é que o Intervalo de endereços vai do 64 ao 253 sendo o Gateway o 254, é esta a gama ip que se refere?

        1. Avatar de jbaiao
          jbaiao

          O que é preciso saber é o ip do router.
          Veja se é 192.168.1.254.

          1. Avatar de APontes
            APontes

            Esse mesmo, pois consigo entrar nas configurações do mesmo só que através do comando telnet aparece aparece a mensagem acima descrita.

    2. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Mesmo problema aqui. Conseguiram resolver?

      1. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        Guilherme, descreve melhor o teu problema sff. Consegues aceder ao router? Não consegues? Tens algum privilégio especial de utilizador? …etc.

        Eu actualmente tenho a minha config desta forma:

        Router thomson 1 (como gateway e print server na gama 192.168.1.x) mantendo o seu endereço de raiz para dhcp,dns,e printserver isto é o x.x.x.254 e x.x.x.253 respectivamente.

        Router 2 Asus rt-n12 com firmware ddwrt como repeater bridge (isto é com um endereço dentro da gama de ip do router thomson 1).

        Consigo imprimeir de qualquer ponto de acesso (com ou sem fios) ligado directamente seja ao thomson 1 seja ao asus.

        Gostava, sim, era, por razões de acessibilidade fisica à impressora, de colocar um print server acoplado ao router asus:

        isto é com um router thomson 2 para servir de printer server EM VEZ de usar o router thomson 1 para esse efeito). Planeava fazer isto mantendo todos estes dispositivos na mesma gama de endereços (e desactivando claro o dhcp do router thomson 2). O router asus já tem o dhcp desligado e qualquer cliente a ele ligado (seja via wired ou wireless) consegue obter ip a partir do router thomson 1)… Mas todas as tentativas que fiz neste sentido foram mal sucedidas.

        Contudo na primeira forma, isto é o printer server no 192.168.1.253, estando o gateway no 192.168.1.254 funciona bem.

        Portanto, Guilherme, tens talvez de verificar se existe algum bloqueio entre o teu pc e o gateway (talvez uma firewall instalada no teu pc, por exemplo se a porta 23 esteja aberta para comunicaçoes de saída, ou até se estás a tentar aceder ao endereço do router —> 192.168.1.254, e não o 192.168.1.253 etc.).

        Julgo também que nem seja necessário obter algum privilégio especial para activar a função do gateway thomson como print server.

        Cumps.

  71. Avatar de Duarte Bandeira
    Duarte Bandeira

    PRECISO DE AJUDA!!!!
    A muitos já aconteceu o mesmo, quando ponho isto: “printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes” dá-me isto: “mbus error: object creation failed «ne error»”, em seguida verifiquei o nome do router, reparei então que era TG784n, experimentei com o nome que vocês deisseram, mas com o n à frente, também não deu, preciso de ajuda urgentemente.

    Atentamente,
    Duarte Bandeira

    1. Avatar de jbaiao
      jbaiao

      Um pouco mais a cima estava a resposta!

      “Antes de mais quero agradecer ao Miguel Oliveira por este excelente tutorial.
      Aproveito para ajudar as pessoas que tal como eu tenham/tiveram problemas com o famoso erro “mbus error= object creation failed”.
      Não desesperem tudo tem solução menos a morte!!!
      Com o ultimo firmware a opção “printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes” deixa de ser necessária.
      Para isso, através do telnet, efectuem os seguintes passos:
      – “printersharing LPD config state enabled”
      – “printersharing LPD list”(Este comando poderá ser executado para confirmar se o printserver está activo, 0=inativo, 1=activo)
      – “saveall”
      Depois é só seguir o tutorial do Miguel Oliveira a partir do passo “Como configurar a impressora?”
      Testado no router TG784n.
      Espero ter ajudado!”

      1. Avatar de joão
        joão

        Boas, um questão, se a primeira linha de comando deixa de ser necessária, qual o nome da impressora? mantém-se TG7**printer por defeito? Obrigado!

        1. Avatar de jbaiao
          jbaiao

          Deduzo que esteja a falar do nome da fila.
          Repare nos 2 exemplos:

          add name=TG787printer

          O nome da fila será TG787printer.

          add name=TG784printer

          O nome da fila será TG784printer.

          No entanto nos testes que fiz este nome é indiferente, o que interessa mesmo é o IP

          1. Avatar de joão
            joão

            Boas, desculpe a minha ignorancia, estou só a tentar perceber para poder configurar o meu, se diz que “Com o ultimo firmware a opção “… add name=TG784printer … deixa de ser necessária.” e basta os passos seguintes, como identifico a impressora ou que nome vai ter? pelo IP? Obrigado!

          2. Avatar de jbaiao
            jbaiao

            Qual é o modelo do seu router e o IP?
            Nos router’s Thomson, por defeito, o ip 192.168.1.253 é referente à porta usb (printsharing).

  72. Avatar de Ana Cunha
    Ana Cunha

    cada vez que tento fazer isto quando ponho o comando printersharing etc diz unknown command…

  73. Avatar de João
    João

    Boas,

    Pegando nas dicas deixadas aqui por todos (obrigado) e em especial agradecimento ao JBaiao.
    Tenho um dos “novos” routers da meo a versão TG784n, e não conseguia configurar a impressora, pq dava erro nos comando, unknown command…, mas resolvi o problema, basta para isso alterar o final da linha “printersharing LPD config state enabled” e alterar para “printersharing LPD config state yes” assim já aceita e reconhece o comando.
    Impressora a funcionar na perfeição.

  74. Avatar de Denison
    Denison

    Obrigado aos autores!
    Estava mesmo à procura de uma solução destas.
    Funciona na perfeição.
    Já não é necessário instalar o print server físico de 80EUR.
    Tive alguma dificuldade mas introduzi o comando:
    printersharing LPD queue list
    Aí já apareceu a minha impressora juntamente com a MEOprinter,
    experimentei com as duas portas e funcionou com a 192.168.1.253.
    Isto é muito bom!
    Abraço

    1. Avatar de Denison
      Denison

      Boas!
      Ah malta, a impressora estava conectada e ligada na porta USB que se encontra junto das ethernet.
      Instalei na outra máquina e funcionou ok.
      Tive de reiniciar a máquina para q o 1ºprintest resultasse.
      Já tenho os 2 pcs a mandar impressões ao mesmo tempo e funciona!
      Abc

  75. Avatar de Denison
    Denison

    Problemas!
    Alguém me ajuda?
    Ontem correu tudo bem mas hoje ao ligar os computadores, nenhum deles imprime. Isto está o oposto de ontem.
    Ainda não consegui por isto a funcionar de novo.
    Estou a usar um TG787 10.2.1.D e está associado ao serviço MEO. Ao fazer o “printersharing LPD quele list” aparece uma “MEOprinter” com default=1 enquanto que a minha “TG787printer” tem o default=0.
    O printersharing está enabled.
    Como é que altero estes valores de default?
    Tenho de apagar a MEOPrinter?
    Agradeço ajuda.
    Obg

    1. Avatar de projecto1724
      projecto1724

      Penso que só pode estar uma ligada, tente apagar a “Meoprinter” e alterar o status da TG787 para “yes” “printersharing LPD config state yes”, eu segui os passos do JBaiao e funciona sem problemas. ou tente alterar as configurações das portas no pc, para usar a configuração da “Meoprinter”.
      Abraço!

    2. Avatar de jbaiao
      jbaiao

      Tente colocar no nome da fila o nome MEOprinter.

      1. Avatar de Denison
        Denison

        Obrigado pelos inputs!
        Ao desligar os equipamentos o router mete automaticamente a MEOPrinter como default.
        Estou agora a usar apenas a MEOPrinter. Mas entre outras coisas estranhas é que ao desligar as máquinas a opção da porta de impressora “Activar suporte bidirecional” é desseleccionada, o pc com Windows 7 64 bit deixa de imprimir, enquanto que o 32 bit continua a imprimir. Verifiquei ainda que após a ativação desta opção, mando imprimir uma página no word e não funciona, vou à porta de novo e a opção aparece novamente desseleccionada. Apenas persiste se imprimir a página de teste logo após o aplicar. Acho isto estranho. Tenho trabalhado com user do tipo administrador e com a definição do controlo da conta de utilizado no mínimo.
        Mesmo na máquina 32bit, com a opção ativada, esta parece não estar a funcionar, atasquei de propósito uma folha e não há mensagens a aparecer no pc.
        Podem-me dar mais alguma dica?
        Agradeço a vossa ajuda.
        Obg

        1. Avatar de projecto1724
          projecto1724

          Os controladores da impressora são os correctos? Para despistar eu instalava um controlador do fabricante.

  76. Avatar de Ana Cunha
    Ana Cunha

    Tive isto configurado durante meses a funcionar bem mas agora do nada não consigo imprimir, diz impressora ready mas depois dá erro na impressão. Alguma sugestão?

    Obrigado

    1. Avatar de Ana Cunha
      Ana Cunha

      consigo configurar tudo bem e parece q ta a funcionar. mas depois quando tou a espera q o doc imprima dá erro mesmo na janela de impressão.

  77. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quero fazer a mesma coisa, mas ligando uma impressora USB à porta USB do router…
    Também é possível fazer?
    Estou a tentar descobrir mas ainda sem sucesso.

    1. Avatar de jbaiao
      jbaiao

      Então do que se trata neste site! Não é ligar a impressora ao router pela porta USB?
      Pelo que escreveu entendo que é o que este tutorial ensina.

  78. Avatar de Dima
    Dima

    Boas pessoal, tou com problemas na impressao! Fiz tudo de acordo com o tuturial, apenas uma falha porque nao consigo selecionar a opçao “Activar suporte bidireccional”, mas de resto fiz tudo igual e nao vejo resultado nenhum. A minha impressora é “Brother MFC-215” (multifunçoes). Tambem ja tive ai ler uns comentarios e por aquilo que me apercebi é que, as impressoras que teem scanner nao dao. Alguma sugestao para meter a impressora apenas a imprimir pela rede, porque a mesma nem se quer é reconhecida em lado nenhum!!!Obrigado!

  79. Avatar de Pedro Luís
    Pedro Luís

    configurar no mac ?
    alguem?

  80. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    já tenho tudo a funcionar. Tentei imprimir através do ipad através da APP da EPSON mas não encontrou a impressora.
    Acham que existe alguma forma de imprimir através do ipad ?
    Obrigado 😉

  81. Avatar de miguel
    miguel

    andei que tempos a tentar fazer isto, hoje voltei a tentar e consegui, mas o meu router ja tinha o meoprinter activo e foi com esse nome que consegui

  82. Avatar de rodastvd
    rodastvd

    ao seguir o toturial deparei-me com um “mbus error”. como posso resolver?

  83. Avatar de geoironbyker
    geoironbyker

    Foi muito útil. Obrigado.

  84. Avatar de Patrick Guedes
    Patrick Guedes

    Check 🙂 Bom Tutorial !

  85. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Viva a todos:

    2 questões:

    1- Dá para usar qualquer lan ip para endereço da impressora (tal como é afirmado em (passo a citar):

    “Nota: O endereço de IP a atribuir à impressora pode ser um qualquer, desde que esteja disponível na vossa rede. O segundo campo com a Nome da Porta é preenchido automaticamente após preencherem o primeiro.”

    (fim de citação)?

    1- Se alterar o ip do router thomson qual deverá ser o ip a colocar isto é, se mudar a gama de endereços de 192.168.1.x para outra (192.168.x.x) qual é a morada indicada para usar na impressora nesta segunda gama de endereços?

    Obrigado

  86. Avatar de Kim Alegre
    Kim Alegre

    Como muita gente (eu inclusive) teve este problema aqui está com eu o resolvei depois de tanta pesquisa:

    A seguir à introdução do seguinte comando:
    printersharing LPD queue add name=TG784printer type=Raw default=yes
    Aparece-me o seguinte erro:
    mbus error: object creation failed
    Este erro aparece porque a “memoria do router está cheia” só pode penso eu ter 2 configurações, a ao dar a ordem “add name=TG784printer” estamos a tentar criar mais uma config.
    Ao que parece o router trás já prédefenido MEOPrinter, eu decidi apagar todas as configurações.
    1º vamos ver e apontar o nome dessas config para as poder apagar : printersharing LPD queue list
    No meu casao aparece só: LPD queue info: ; name:TG784printer (este é o nome necessário para apagar)
    2º para podermos ver todos os menus disponiveis vamos escrever: printersharing LPD e carregamos na tecla “TAB” duas vezes (aparecem todas as opções)
    3º na linha de comando continua com: printersharing LPD adicionamos a palavra menu
    Fica então: printersharing LPD menu (aparece um menu)
    4º escolhemos com a ajuda das setas do teclado e a tecla “TABS” delete, de seguida escrevemos os nomes que queremos apagar exemplo: MEOPrinter
    5º depois de ter apagado as configurações fazemos o tutorial completo desde o inicio e já não dará o erro mbus error: object creation failed

  87. Avatar de Ricardo Amado
    Ricardo Amado

    Thomson TG799vn (MEO)

    Visto que o novo firmware dá mbus error, verifiquei neste forum que basta apenas o comando para activar:
    {Administrator}=>printersharing LPD config state=enabled
    e
    {Administrator}=>saveall

    Como disseram o nome por pré-definido é: MEOPrinter
    Mas segue aqui o comando para confirmarem…

    {Administrator}=>:printersharing LPD queue list
    LPD queue info:
    name: MEOPrinter
    type: Raw
    default: 1

  88. Avatar de Peter Pan
    Peter Pan

    Olá boa noite,

    Eu fiz tudo direitinho conforme está descrito por vocês, num Windows Vista, com uma impressora HP Photosmart C5200 series, mas a verdade é que depois de tudo configurado consegui imprimir apenas uma vez, que foi logo a seguir.

    Depois dessa vez, configurei num computador com o Ubuntu instalado e aparentemente tudo correu bem, a impressora foi detectada, etc.. No entanto, não consegui imprimir.

    Depois fui testar de novo no Windows Vista e nada. Dá erro.

    Desde aí, até agora nada.

    O que será que se passa?

    Obrigado a todos.

    P.S. – Sou um curioso, não um expert.

    1. Avatar de Peter Pan
      Peter Pan

      Acrescento que usei MEOPrinter, pois não me estava aceitar TG etc. Obg.

  89. Avatar de Pedro GR
    Pedro GR

    Olá

    este tutorial é muito bom, obrigado ao autor!

    No entanto, ainda tem um erro, que se vê que já deu muita confusão em diversos comentários anteriores.

    Quando se está no Windows a configurar a impressora, não é verdade que “O endereço de IP a atribuir à impressora pode ser um qualquer, desde que esteja disponível na vossa rede.”

    Na realidade o endereço tem de ser exactamente aquele onde o router estiver a oferecer o serviço (no default é 192.168.1.253). Podem ver isso no site de configuração do router, em “Home > Home Network > Interfaces > LocalNetwork”, onde diz “IP addresses” está lá o “Content Sharing”.

    Curiosamente, dá para ver, mas não dá para mudar…

    Depois de muita cabeçada na parede (porque a minha configuração não é default), lá acabei por descobrir de onde vem aquele endereço… é o último endereço ip do range que o router está a atribuir no DHCP!

    Ou seja, eu mandei o DHCP distribuir endereços 10.0.0.128 até 10.0.0.250, então fiquei com o Content Sharing (e, portanto, a impressora USB), no endereço 10.0.0.250.

    Espero que isto esclareça tudo.

    Cumprimentos

  90. Avatar de Rafa John
    Rafa John

    Tudo perfeito na parte de impressão *****
    Problema está no scanner 🙁
    Tenho uma impressora HP 4200 e o scanner não funciona a partir do router technicolor da meo. Ajuda?

  91. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Boa tarde,
    Teria como me ajudar com o mesmo procedimento, porém, com o modem Thomson dwg874b?

    Obrigado

  92. Avatar de Nuno André
    Nuno André

    Obrigado pela dica, e pela partilha de conhecimento, a funcionar perfeitamente! mais uma ajuda para o sedentarismo 🙂

  93. Avatar de André
    André

    Bom tutorial parabéns.
    Fiz tudo como o tutorial diz, mas quando mando imprimir a impressora nao imprime o documento. Alguém ja teve esse problema?

  94. Avatar de Jorge Duarte
    Jorge Duarte

    Boas,
    Depois de fazer tudo mesmo no fim a clicar em ok da o seguinte erro(“não foi possivel concluir a operação erro(0x000000aa)) alguma dica

  95. Avatar de Rodenbusch Neto
    Rodenbusch Neto

    É possível fazer o mesmo com o router Thomson DWG874b ? Grato desde já!

  96. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Olá, fiz o que o tutorial manda e consegui, primeiro limpei a lista de queues, configurei uma nova e no fim verifiquei e estava tudo correcto. No entanto quando mando imprimir, o software do pc diz que enviou para a impressora, mas a mesma nem se mexe… Estou a usar mac os.

  97. Avatar de João Freitas
    João Freitas

    Já instalei a impressora como está no tutorial e já esteve a funcionar durante algum tempo, mas um dia mandei imprimir um ficheiro com muitas páginas por engano que depois tentei cancelar, após esta operação não consegui fazer mais nenhuma impressão, já voltei a instalar tudo de novo e com novo ip da impressora mas dá sempre erro de comunicação quando mando imprimir. Router meo tg 784 e impressora hp F2400.
    O que poderei para resolver a situação? Como limpo toda a instalação?
    Cumprimentos;
    JF