Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Calendário e rumores

45 Comentários

Tal como anunciamos aqui, Oneiric Ocelot será o nome do Ubuntu 11.10. Apesar de ainda recentemente ter sido disponibilizado o (ver aqui), a Canonical não pára o ciclo de desenvolvimento tendo sido já anunciado oficialmente o calendário na wiki oficial. À parte das informações oficiais, surgem também os primeiros rumores, aos quais o pplware tem estado atento.

ubuntu_11_10

Segundo então informações disponibilizadas na wiki oficial da Canonical, existirão três versões Alpha, duas versões Betas e uma versão final que estarão disponíveis com o seguinte calendário:

  • 2 de Junho = Alpha 1
  • 30 de Junho = Alpha 2
  • 4 de Agosto = Alpha 3
  • 1 de Setembro = Beta 1
  • 22 de Setembro = Beta 2
  • 13 de Outubro = Versão Final

Para saberem mais informações, podem aceder à wiki ofical aqui

Quanto aos rumores e alterações que estão previstas para a nova versão do Ubuntu destacam-se:

  • Substituição do Firefox como browser pre-definido pelo Chromium
  • Será incluída uma ferramenta nativa para backup e restauro de informação (segundo alguns rumores serão o Deja Dup)
  • O Thunderbird substituirá o Evolution
  • O interface Unity 2D virá instalado por omissão
  • LightDM substituirá o GDM como gestor de sessões

Estas são algumas das novidades e “boatos” que correm na Internet. Por enquanto, e até porque é relativamente recente, vamos continuar a explorar o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal e trazer até vós algumas dicas deste que é o sistema operativo da Liberdade!

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Se esses rumores se confirmarem será uma mais valia.
    Detesto o evolution.

    Unity 2D como default já deveria ser nesta versão.

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Será que fui o único que, ao fazer o upgrade, me foi instalado automaticamente a versão 2D e 3D do Unity? É que, a meu ver (e pelo menos no meu pc :P), nesta versão já foi default incluirem o Unity 2D/3D e o Gnome, esse sim que sairá na próxima distribuição!

  2. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Pergunta o que querem dizer com o O interface Unity 2D virá instalado por omissão?

      1. Avatar de Ricardo Vieira

        O que vem por omissão, no 11.04, penso eu, será o Gnome clássico. No próximo não existirá Gnome clássico mas apenas Unity (o 2D e o 3D):

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Por omissão vem o Unity 3D, e como “suplente” vem o Gnome. Podes no entanto instalar o Gnome 2D

  3. Avatar de João Dias
    João Dias

    O LightDM como substituição é uma excelente notícia.
    Usar HTML5 e CSS3 para modificar o início de sessão é, finalmente, algo realmente livre.

    Isto porque, passo a publicidade, estou a fazer um projecto de final de curso de uma distro baseada no Ubuntu 10.10 para uma distribuição dedicada ao ensino superior. Modificar o GDM 2.30 foi o cabo dos trabalhos – basicamente, é impossível. Tive que reverter para o GDM 2.20 para poder fazer alterações.

    Ficou assim:
    http://youtu.be/tIFx0CWOhGQ?hd=1
    (ouvir com headphones)

    aaahhh, se isto tivesse vindo mais cedo 🙂

    Anyway, optámos também por não utilizar o 11.04 pelos inúmeros problemas que ainda há com drivers e performance, pelo que o 10.10 é uma solução muito mais estável.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      eu curtia entrar numa cena dessas, vou ter de tirar outra Licenciatura para puder meter-me nessas aventuras (como deve de ser, caso contrario nunca fica acabado 😛 )

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Projecto interessante João Dias 😉 pena a base que estão a utilizar.. acho que seria melhor basearem-se em algo mais simples tipo debian ou até mesmo archlinux, mas não deixa de ser uma excelente ideia.

      O desenvolvimento de uma distribuição para o ensino superior, é possivelmente uma das poucas áreas não assim tão exploradas, e que tem pano para mangas no que toca a escolha de boas aplicações.

      Relativamente ao login manager podiam ter optado também pelo slim que também faz um bom trabalho.

      cumps

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Esqueci-me de um ponto que me parece bastante importante. Não sei se a universidade que frequentas possui eduroam (wifi). Se sim já te deves ter deparado com a instabilidade do networkmanager gerir estas redes. Mesmo que na tua faculdade funcione razoavelmente bem, não te esqueças que apesar da eduroam estar estendida a um numero muito grande de universidades, nem todas utilizam a mesma configuração, logo não quer dizer que por na tua funcionar vá funcionar em todas.

        Como solução tens o wicd que é uma excelente alternativa e bastante mais configurável até que o networkmanager. Tens a possibilidade até de correr scripts aquando de te ligares a uma determinada rede (quem sabe pode dar para fazer umas brincadeiras engraçadas).

        cumps

    3. Avatar de H. Crespo
      H. Crespo

      Assim que tiver pronta, chuta pra gente experimentar (; és o Paulo Trezentos aqui da zona =P

  4. Avatar de phixie
    phixie

    Vou esperar pela 12.04, só “papo” LTS… 😉

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Estava a ver que nunca mais se viam livre do Firefox.

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Quem te ouvir ainda pensa que o firefox é um mau browser..

        1. Avatar de Carlos Nascimento
          Carlos Nascimento

          Quem “ouve” este um comentário destes nem pensa…. segue em frente e nem olha para o lado…

          No ubuntu 10.04 que uso (só LTS como já disse) uso o firefox nativo (actualizado para o 4.0) e o chromium. Espero que se o chromium passar a vir nativo dê para instalar o firefox, tal como agora se instala o Chromium.

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Gostos são gosto, para mim é mau.

          Firefox é como um camião numa auto-estrada, pesado e lento.

          É a minha opinião, venha o Chromium, prefiro ele.

          1. Avatar de Carlos Nascimento
            Carlos Nascimento

            Como já disse, podes usa-lo, pouco importa se vem nativo ou não, basta adicionar o repositório.

          2. Avatar de RCS
            RCS

            É mais uma auto caravana. Porque as possibilidade que ele proporciona são muitas.

          3. Avatar de Jonas
            Jonas

            Lol deves ter usado o 2.0 sem tweaks…

          4. Avatar de H. Crespo
            H. Crespo

            O chromium ainda tem muitos issues… se bem que te dou razao quando dizes que FF4 é muito pesado, já o tenho desde o FF4b1 e não tem aligeirado… mas o chromium… olha a mim tira-me do sério as cenas que tem com porcarias da Adobe…

    2. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Concordo perfeitamente, só uso Long Term Suport, por isso me mantenho com a 10.04.
      Há quem goste de novidade…. eu prefiro estabilidade e fiabilidade.

      Mesmo assim exoerimentei o 11.04 noutra maquina e não gostei do Unity, nem sei se algum dia me venho a habituar aquilo.

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Sistema operativo da liberdade que instalei o mousepad do portatil nao funciona. Demora uma eternidade so para fazer log in… e mesmo assim nem sequer arranca como deve ser numa maquina que tem so 6 anos… e chamam isto o SO da liberdade… da liberdade e o Debian, Mint, e outros.. o Ubuntu ja foi o da liberdade… todas as actualizacoes estao sempre a mudar uma porcaria qualquer. Primeiro o firefox vinha por dfeito agora e o “chromo” do google 9que detesto). Desde que os pacotes estejam prontos para descarregar tudo ok.. mas fazer estas porcarias por defeito… ah e ainda o tal unity que nem sequer gosto daquilo. Usei durante uns minutos e foi so bugs… Ubuntu ja foi bom agora venha o proximo

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O Chromium não pertence a Google.

      O Google Chrome, que pertence a Google, e tem como base o Chromium, é a unica coisa em comum.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        A palavra ‘pertence’ é tricky.

        Se com pertence quiseres dizer “propriedade de” então tens razao; caso contrário estas errado pois o Chromium é desenvolvido pela google.

        cumps

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Espero que esta versão não seja tão lenta no startup…

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      e gulosa de bateria…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        E os problemas das Fans, que ou ficam ligadas o dia todo, ou nem se ligam até o portátil se desligar por sobreaquecimento.

        1. Avatar de RCS
          RCS

          É possível que tenhas o PC a precisar de uma limpeza. Dissipadores com pó não arrefecem nada bem.

  7. Avatar de Alucard

    Acho mal se trocarem o Firefox pelo Chromium. Utilizo três browsers (Firefox, Opera e Chromium), mas o principal ainda continua a ser o Firefox. O Chromium é bom, mas falta-lhe muita coisa e não se integra lá muito bem com o ambiente gráfico em Linux.
    Já trocarem Evolution pelo Thunderbird, acho que é uma decisão acertada. Este último pode não ter suporte para Exchange, mas a grande maioria dos utilizadores comuns não precisam disso.
    Contudo, isso são só os defaults. Facílimos de trocar caso queiramos. Ou mesmo se nos der na telha, mudar de distribuição. Liberdade de escolha é isso.

  8. Avatar de eu
    eu

    trocar o firefox pelo chromium? grande erro

  9. Avatar de Antonio
    Antonio

    Com isto tudo só espero que apareça um Gubuntu, porque é muito bonito isso tudo, mas do gnome não se devem livrar por enquanto, devido às aplicações presentes. E alguém me diz como está o 11.04, ainda não tive tempo de testar (instalar nativamente). O kubuntu testei e para mim continua inutil para uso diário e em produção, tem potencial, mas isso já o tem desde a versão 4.0.
    Viva o velhinho gnome. Do gnome3 só quero mesmo a actualização das aplicações como o fantástico Gedit, o Empathy, etc.

    1. Avatar de Joratis
      Joratis

      O Gnome fica. Não esquecer que o Unity3D é apenas umas shell que corre sobre o ambiente Gnome (dependente do Compiz)

  10. Avatar de bernardo
    bernardo

    boas, quanto a essas trocas.. bem eles la sabem o porque disso mas como é habito no ubuntu facilmente trocamos para o que quermos, no caso do ff.. Agora quando ao 11.04 gostaria de saber qual é o problema que ele tem com o acer 5732z que nao da imagem :X logo nao consigo testar ainda..so perder tempo mas penso que vou ficar pelo 10.10 uns tempitos ainda

    1. Avatar de Joratis
      Joratis

      Não dá imagem com o Gnome clássico? Ou só com o Unity?
      O Unity ainda está muito crú, ainda não funciona em todas as placas gráficas (das nvidia pelo menos)

      1. Avatar de bernardo
        bernardo

        Simplesmente eu instalo o ubuntu e nao da imagem de nada LLOL da akele som tipo tambor quando acede ao ecra de login mas eu nao vejo nada logo nao posso mudar nada… é estranho

  11. Avatar de Drived
    Drived

    Estava com esperança que se livrassem do Unity… acho-o pesado e confuso. Mas enfim, talvez o problema esteja em mim…

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Tinha essa ideia a início tb, mas ao fim de uma semana (e com uma actualização de kernel) já não quero outra coisa, responde muito melhor, já não está tão lenta e só é pena mesmo que não consiga minimizar as janelas abertas clicando no botão do Unity!

      Mas tb pode ser de mim, pois mesmo no Windows tenho a barra do menu iniciar na mesma posição que a do Unity, logo não estranhei assim tanto…

  12. Avatar de Serva
    Serva

    Boas ,

    Mais 1 que não gosta de Unity e vai ficar pela versão 10,10 , o 11,04 está mal acabado muitos erros ainda, é uma confusão completa um péssimo trabalho da Canonical , atenção que já experimentei a sheel e da Gnome no beta do Fedora 15 e é horrivel também , nada customizavel assim como o Unity , ẽ uma pena a Gnome ter riscado por completo o plano de desenvvimento e reescrever tudo de base , está muito pouco madura e para maquinas de produção é um desastre tanto uma como a outra .

    Outra asneira foi a decisão acerca do Firefox ser substituido pelo Chromium , claro que poderemos instalar certamente o Firefox , não concordo quem diz que o firefox se arrasta é falso mesmo com muitos suplementos , claro que quanto menos suplementos mais rápido fica , aqui no pplware já houve um post acerca do desempenhos dos browsers o Chrome era o mais rápido mas o Firefox não ficou muito atrás , o que se passa com o Chrome e que tem ainda poucas extensões e existem páginas que não trabalha correctamente , para mim será até prova em contrario o Firefox o meu browser predefino ou eventualmente o Opera mas numca o Chrome .

    Cmprimentos a todos

    Serva

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Uma miseria… A Canonical que nao se porte vai ver o tombo que o Ubuntu vai dar. Pelo que vejo nao sou o unico a ter migrado. paciencia. Invocacao sim… coisas em cima do joelho nao. Para isso ja chega o governo Portugues

    2. Avatar de Jonas
      Jonas

      Concordo plenamente!

    3. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Subscrevo e assino.

      Não tenho muita experiencia em Ubuntu/linux, mas da pouca que tenho não estou a gostar do rumo que as coisas estão a levar.

    4. Avatar de H. Crespo
      H. Crespo

      Dá sempre para ficar com o Mint… até ver onde é que o Gnome3 vai parar… Pessoalmente também não gosto muito do Fedora, mas quem já se amanha com Linux e gosta mais de Gnome + deb + apt-get vá para Debian depressa… O ubuntu tá a começar a ficar tipo winVista com umas visualizações todas fancy e pouco mais…

  13. Avatar de Deckard
    Deckard

    Sinceramente já uso o 11.04 desde a beta e não tive problema nenhum. Evolution sempre trabalhou bem axo sim que falta uma sincronização com os calendarios online, axo que o thunderbird só com complementos!
    Agora o Ubuntu está bastante parecido à VW, é o que eles querem ou mudas. E por falar em mudar, muito se tem falado no Ubuntu, mas não existirá um sabor em Portugal? Estava previsto no mes passado a Caixa Mágica mudar para base Debian até à data nada se sabe. Aguém tem alguma info sobre este tema?

  14. Avatar de André
    André

    É, infelizmente… por causas dessas mudanças vou para o debian. Será que a canonical não percebe que é complicado mudar tão drasticamente?

  15. Avatar de Hugo Bastos Lima Verde

    Pelo que pude ver nos comentários persiste a confusão de que o unity seja 2D ou 3D é uma interface gráfica, o que nunca foi verdade, pois o unity é um shell para a interface gnome, tanto que na versão 11.10 do ubuntu este shell vai funcionar tendo por base o gnome3 e não o gnome2 como na versão 11.04, e vai ter por default ou seja ele vai iniciar por omissão no shell unity 2D, o que no meu ver já deveria ter sido feito na versão 11.04.