Déjà Dup 15.1 – Faça backups no Linux facilmente

18 Comentários

Nos dias de hoje, não há motivos para não realizar backups nem que não seja aos dados mais sensíveis e pessoais. Os discos externos estão baratos, as pen’s já acolhem grandes quantidades de informação e os serviços disponíveis na cloud (ex. Amazon, Dropbox), permitem que qualquer utilizador faça backup gratuitamente. O que falta?

Considero que a principal barreira de nos dias de hoje não se fazerem backups é mesmo a “preguiça”, pois as aplicações já simplificam quase tudo. Hoje apresento-vos uma dessas ferramentas: Déjà Dup

deja_dup_01

A aplicação Déjà Dup permite realizar facilmente backup mas também de os repor em caso de necessidade. Com um interface bastante simples, o Deja Dup possui um conjunto de características e funcionalidades que fazem desta aplicação um utilitário a ter sempre à mão, pois nunca se sabe quando podemos ter um azar e perder a informação armazenada na nossa máquina.

Principais características

  • Suporte para cópias de segurança locais ou remotas, incluindo a Amazon S3
  • Cifra e comprime os dados a transferir
  • Cópias de segurança incrementais, permitindo-lhe restaurar a partir de qualquer cópia de segurança em particular
  • Agendamento de cópias de segurança regulares
  • Integra bem com ambiente gráfico GNOME
Como instalar
sudo add-apt-repository ppa:deja-dup-team/ppa
sudo aptitude update
sudo aptitude install deja-dup

Depois de instalado, basta ir a System Tools e escolher Déjá Dup backup Tool

deja_dup

Aparecerá uma simples janela, onde o utilizador deverá indicar se pretende fazer um Restore (restauro de dados) ou um Backup.

deja_dup_03

Carregando em Edit—>Preferences, o utilizador tem ao dispor um conjunto de opções que permitem por exemplo definir onde realizar o backup, encriptar os dados durante as transferências, agendar os backups, entre outras.

deja_dup_02

Esta é uma ferramenta interessante e leve, que permite a qualquer utilizador realizar backup e a repor os mesmos. Para quem não pretende andar a desenvolver scripts com rotinas para realização de backups o Déjá Dup é uma opção segura e fiável.

Artigos relacionados

Download: deja-dup-15.1 (Para outras distribuições) [952 KB]
Homepage: Deja-Dup

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Desculpem a minha pergunta de ignorante na matéria, mas será que esta aplicação funciona num servidor com Red Hat?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim funciona. Vê o link final

      PPinto

      1. Avatar de M.Manuelito
        M.Manuelito

        Obrigado Pedro, amanhã já experimento.

  2. Avatar de ip
    ip

    Boas
    sei que o comentario nao esta relacionado com o post…no entanto devido a vir varias vezes a este site ja reparei na existencia de pessoas a usar mac.
    eu vou comprar um agr mas estou indeciso entre o 2.4 e o 2.66 de 13″. Podem-me dar a opiniao? basicamente so variam no processador.

    irei utiliza-lo para trabalhos(faculdade), jogos filmes…e por ai.

    abc e cumps

    Grande blog parabens pls 5anos

  3. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Fará muito jeito! Mesmo!
    E recomendo a todos aqueles que gostam de “descobrir” o Linux (ou destruir 😆 ), para os iniciantes… 🙂
    Obrigado!

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Pedro, ou utilizas a “citação”, ou então o campo de código ()... Assim fica um bocado confuso... :P
      E bom trabalho! ;)

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Ups, o comando era “”…

        1. Avatar de avlis rotiv
          avlis rotiv

          OMG, isto não aceita nada?
          Ou não aceita, ou faz o código…
          Desculpem a todos aqueles a que obriguei a mover a rodinha do rato em demasia… 😆
          O código é:
          (sem espaços)
          😆
          Sorry…

          1. Avatar de avlis rotiv
            avlis rotiv

            LOOOOOOOOOOOL
            Porra, o comando é este: , sem estrelinhas… 😆

          2. Avatar de Vítor M.

            Não achas que estás a exagerar? 😀

          3. Avatar de avlis rotiv
            avlis rotiv

            Carago, eu não consegui colocar o que queria…
            E acha que não estou aborrecido com isso? 😆

  4. Avatar de kekes
    kekes

    Alguem me explica comofunciona isso do amazone s3? e que nunca percebi bem…

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      O Amazon é um serviço de armazenamento… Tipo Megaupload, mas bem mais seguro, mais directo ao servidor, e mais caro… 😀
      Pode ver mais informação na Wikipédia! 😉

      E para fazer backup sem ser por aí, onde tem essa opção, escolhes que queres numa pasta, ou algo do género…

  5. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    AHAHA, Pedro, desisto, apaga os comentários… 😆

    1. Avatar de Pedro Pinto

      You loose..eh eh eh. EU disse que te ia apanhar 🙂

      Mas já alterei o que querias.

      Ab
      PPinto

  6. Avatar de jorjão
    jorjão

    Pedro Pinto já agora como é que passaste a cor da barra das janelas do preto para esse verde??
    Continua o excelente trabalho.
    Abraço, jorjão

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh..tava a ver que ninguém perguntava 🙂

      Saí artigo amanha 🙂

      Abraço

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Oi, quando tento correr no meu ubuntu diz k add-apt-repository não é um comando reconhecido. Help?