GnoMenu – Menus alternativos para o Ubuntu

32 Comentários

Uma das coisas que mais me fascina no Ubuntu, é a possibilidade de podermos mudar quase tudo e mais alguma coisa. Seja os tradicionais ícones, wallpapers, barras de ferramentas, menus…entre outros. Relativamente ao Menu principal do Ubuntu, penso que é bastante simples, mas por outro lado não é muito atractivo. No pplware já apresentámos um artigo que ensinava como mudar o Menu tradicional pelo menu do Linux Mint (ver aqui).

Hoje vamos conhecer o GnoMenu, um conjunto de Menus fantásticos para o Ubuntu.

gnome_menu_0000

O projecto GnoMenu tem como objectivo disponibilizar um conjunto de fantásticos Menus para o Ubuntu. Alguns desses Menus, são até imitação do que se faz de muito bom no Windows.

Para instalar o GnoMenu no Ubuntu 10.04 e 10.10, basta abrirem o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:gnomenu-team/ppa && sudo apt-get update 

sudo apt-get install gnomenu

Depois de instalado, vamos habilitar o GnoMenu. Para isso, vamos por exemplo carregar com o botão do lado direito do rato sobre a barra inferior e escolher a opção Add to Panel

gnome_menu_00

Abrir-se-á uma janela, na qual devem procurar por GnomeMenu e em seguida carregar no botão Add.

gnome_menu_01

Como já referido, o GnoMenu possibilita a escolha de um conjunto de Menus. Para tal, basta escolher na Combobox qual o Menu que desejam aplicar ao vosso sistema. A aplicação permite preview dos Menus, sendo assim mais fácil efectuar uma escolha. Além disso, é ainda possível proceder a um conjunto de personalizações para cada Menu escolhido (ex. tamanho dos ícones, efeitos, atalhos, etc)

gnome_menu_03

Depois da escolha do Menu, carregamos em OK e o Menu fica de imediato disponível no local onde o invocamos. De referir que o novo Menu não substitui o Menu que vem por omissão, isto é, podem ficar os dois (ou mais) a operar no mesmo sistema. No entanto se o utilizador não quiser manter o antigo, pode fazer um remove from panel.

Segue abaixo um exemplo de um Menu (imitação Windows Vista/7)

gnome_menu_04

Considerações finais

Realizei alguns testes com o GnoMenu e devo confessar que gostei bastante dos Menus disponibilizados. São Menus mais intuitivos, com um design mais interessante, e que primam pela simplicidade. Aconselho vivamente a experimentarem!

Artigos relacionados

O que já falamos sobre o novo Ubuntu 10.10

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de guru
    guru

    que menu horrivel

  2. Avatar de jorge desirat
    jorge desirat

    Mesmo… é uma boa alternativa para quem gosta de win7 ou kde, pq para quem usa o gnome ha ja tanto tempo não vai gostar nem so um pouco disto, falo, porque ja testei, inclusive o do mint.

    mas mesmo assim bom post

  3. Avatar de Pedro Pinto

    O pessoal do Linux anda esquisito 🙂 Não é esse o espírito 🙂

  4. Avatar de jRodrigues
    jRodrigues

    Fixe 😉
    Mais uma ajuda para quem está habituado ao windows.

  5. Avatar de Humberuto

    pra quem gosta eu prefiro o MACBUNTU e O ORIGINAL

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Parece interessante para quem tem saudades do Windows. Nao recomendavel para mim obviamente.

    1. Avatar de Don't Click

      Saudades do windows??

      What the f is that?

      🙂

  7. Avatar de Tiago Araújo
    Tiago Araújo

    Boas pessoal, um off-topic:

    estou a experimentar o Ubuntu 10.10 e estive a desinstalar alguns programas que vinham de origem e acabei por desinstalar algo que me tirou o icone do volume e de desligar da barra superior. Alguém me ajuda a restaurar isto? Penso que seja algum programa que desinstalei, mas n csg descobrir qual.

    Cumpts

    1. Avatar de Kilho
      Kilho

      clicar com o botao direito em cima da barra
      e escolher adicionar ao painel
      Som: adicionar ao painel o aplet indicador. e para o desligar tem de ser o “desligar” 😛

      1. Avatar de Tiago Araújo
        Tiago Araújo

        Eheh 😀 tão fácil…. obrigado. o de desligar n está igual ao que estava, mas serve 😛

        obrigadao

  8. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Nah… (Open/Flux)box + Kupfer. Perfeito.

    1. Avatar de Jorge Desirat
      Jorge Desirat

      Ja estou a usar o kupfer mal vi falares dele… 5*, melhor não há

  9. Avatar de Manoel
    Manoel

    Corrijam

    supt-get install gnomenu !?
    será “sudo apt-get install” gnomenu ?!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      sim apt-get install se vais instalar remove se vais remover, autoremove para remover pacotes que foi feito download e agora estão a ocupar espaço(digamos que estão em cache)…
      é uma infinidade de coisas ja agora so para sacar também podes o«usar o wget e o endereço até ao ficheiro, mas o apt-get é aquela maquina ;P

      cmps

  10. Avatar de Alex
    Alex

    Acho que se é para terem este tipo de menus, nada melhor que usar kde..mas é uma simples opinião. De resto, obrigado pelos vossos artigos sobre o ubuntu…continuem assim!

  11. Avatar de Tiago Azevedo
    Tiago Azevedo

    offtopic
    ———

    Uma análise ao Novo Lotus Symphony seria interessante numa altura de alguma instabilidade para o OpenOffice e novo Libreoffice.

    http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/buzz.nsf/web_DisPlayPlugin?open&unid=2DEFA5AC6F002212852577C3003E338A&category=news

    Não é opensource, certo, mas vale a pena uma análise…

    1. Avatar de kendimen

      Boa notícia, Tiago!
      Eu estava à espera da nova versão há bastante tempo 🙂
      Obrigado!

      E sabes que aqui no PPLWARE o teu contributo será bem vindo, caso queiras fazer essa análise!

      1. Avatar de Tiago Azevedo
        Tiago Azevedo

        Daqui a uma semana já tenho mais tempo!
        Como faço? envio por email para alguém?

        1. Avatar de kendimen

          O contacto para essas questões é o que consta aqui no site:
          geral[arroba]pplware.com
          😉

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      não existe crise nenhuma no libreofice, as novas versões de ubuntu, e outras distros trarão o libreofice por default…

      cmps

  12. Avatar de Glink
    Glink

    Desculpem o off-topic mas tenho um pequeno grande problema.
    instalei o ubuntu netbook remix no acer Aspire one modelo ZG5 do meu pai, acontece que está muito lento para o que eu esperava, a Dock é lenta, se tiver que ir a pasta das aplicações ou dos ‘arquivos e pastas’ na doc, a resposta é demorada, e se quiser instalar um programa, bem que posso esperar sentado…

    podem-me dar alguma dica?

    obrigado, e mais uma vez desculpem o off-topic 🙁

    1. Avatar de Migas
      Migas

      Não instales essa versão. 😛
      Instala a versão normal. Vais te passar com a diferença de performance 😛

      Abraço

      1. Avatar de Glink
        Glink

        obrigado, vou fazer isso 🙂

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      a performance além de ter a ver com a maquina também tem a ver com a fylesystem que instalas-te, para mim e porque se trata de um pc de trabalho, mas pessoal, instalo ou em ext4 ou em btrfs(esta é a que estou a testar agora e noto diferenças a nivel de leitura bastante boas, ja a nivel de instalação…o ext4 parece melhor, mas ainda é cedo para tirar conclusões;))
      para gravação de ficheiros grandes supostamente a “manteiga” file system é melhor, mas noutros files mais pequenos a ext4 é mais rapida, mas na btrfs a facilidade de snapshots é brutal…zfs, não é a mesma coisa mas deve caminhar para lá.

      cmps

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Porque é que só falam do Ubuntu? As instruções dadas, servem também para Mint e outras variantes do Ubuntu e até mesmo para Debian (com umas alterações caso o Debian não tenha o add-apt-repository, coisa que não sei pois não trabalho com Debian há uns anos)! Esta não é a primeira vez que aqui vejo falarem só no Ubuntu quando deviam falar em “Debian based”, pois há mais vida para além do Ubuntu.

    Quanto ao menu em si, não gostei!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Miguel

      Queres dar uma ajuda a “cobrir” todas as distribuições Linux?

      Quanto ao Menu, não é apenas um…são vários. Tenho quase a certeza que não estás a ser sincero….

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Bastava escrever “Ubuntu e suas variantes” ou “Ubuntu e outras baseadas em Debian” e já não fazia este reparo, pois é muito simples “cobrir” todas as distros!

        Quanto ao menu, sei que são vários e digo-te que não gostei de nenhum!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas …
          a maioria actualmente baseia-se em ubuntu este por sua vez baseia-se em debian.
          Sendo que o ubuntu é uma distro mais que reconhecida e de maior facilidade de utilização, eu diria que faria sentido falar sempre nela.
          Faz parte as pessoas interessadas fazerem umas pesquisas também sobre as outras e concordo que para se abordar varias seria preciso centenas, senão mesmo milhares de pessoas a trabalhar na edição, o que do meu ponto de vista não é rentavel e retira por completo a vontade ao utilizador de vir vasculhar centenas de distros…ás tantas a malta ja estava com os olhos em bico e desisita…:)

          cmps

  14. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Parece fantástico, com toda a certeza vou experimentar assim que possa! E se for para dar um toque “à lá Windows” para ajudar na “mudança”, óptimo, assim será…
    Parabéns e bom trabalho, “PP”! 😛

  15. Avatar de ruben
    ruben

    Nova versão caixa magica 15 para dispositivos USB:

    http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/54071.html