De volta ao Mac, o que chegou depois da keynote?

45 Comentários

Ontem foi dia de grandes novidades para os utilizadores Mac. A Apple mostrou ao mundo diversas novidades como o novo MacBook Air e o novo iLife. Não conseguiu acompanhar o evento de ontem? Hoje mostramos-lhe o que chegou depois da keynote.

iLife 11

O primeiro produto a ser apresentado foi a nova versão do iLife que, apesar de não trazer nenhuma nova aplicação, traz imensas melhorias nas aplicações já existentes (iPhoto, iMovie, Garage Band, iWeb e iDVD).

Em relação ao iPhoto, a aposta no fullscreen é forte trazendo ecrãs em ecrã inteiro muito agradáveis e fáceis de se utilizar. Outra feature interessante desta nova versão do iPhoto são os novos slideshows que trazem novos visuais para uma visualização mais agradável das suas fotos. Ainda interessante é a integração do iPhoto com o Facebook que permite fazer upload directo de fotos para o Facebook, a partir do iPhoto, colocar tags nas fotos e ainda visualizar os seus álbuns.

[1] [2] [3] [4]

No iMovie, ferramenta de edição de vídeo no Mac, estão também imensas novidades que prometem fazer com que a edição de vídeo deixe de ser uma tarefa morosa e entediante. Com alguns cliques, qualquer pessoa pode editar os seus vídeos alterando o áudio, com novos controlos de áudio simples e eficazes, criar trailers com grande qualidade em poucos minutos, novos efeitos de vídeo e temas e reconhecimento facial para saber quantas pessoas e quem se encontra em cada vídeo.

[1] [2] [3] [4]

Também o GarageBand está cheio de novidades. Duas delas são o FlexTime e o GrooveMatching. As suas músicas nunca estão dentro do ritmo? Nada tema, pois a nova versão do GarageBand traz consigo o GrooveMatching que ajusta o ritmo de todas as faixas de som para todas estejam ao mesmo ritmo.O FlexTime, tal como o nome indica, pemite-nos manipular o som de uma forma “elástica” e flexível, tornando a tarefa de manipulação de áudio bastante intuitiva e simples. Outras novidades interessantes são o “How did I Play?”, que permite gravar as nossas performances e o GarageBand manterá um histórico e dir-lhe-á quantas notas acertou ou errou, e existem ainda mais lições de piano e guitarra.

[1] [2] [3] [4] [5] [6]

Facetime para Mac

Depois dos iPod’s, foi a vez de o Mac receber o Facetime. Agora é possível fazer chamadas de vídeo gratuitas por wifi para iPhones e iPods Touch com câmara frontal. A aplicação para Mac ainda se encontra em fase beta mas vários testemunhos dizem que o serviço funciona perfeitamente. Pode fazer download do Facetime para Mac Beta nesta página. O Facetime para Mac requer o Mac OS X 10.6.4 Snow Leopard.

Mac OS X Lion

Nesta keynote, Steve Jobs levantou um pouco o véu do que virá a ser a próxima geração do sistema operativo Apple: o Mac OS X Lion. Tal como Steve Jobs mencionou, o Lion será o regresso ao Mac, mas trazendo o iOS, assim como o multi-touch, que não será integrado directamente no ecrã, mas sim através dos trackpads.

Algo que salta logo à vista é a adopção do home screen do iOS para a organização das aplicações. A Apple dá-lhe o nome de LauchPad.

Outra novidade será o MissionControl. Imagine o Exposé, depois da universidade. Mais organizado, fácil de utilizar, simples.

Também novos modos de full screen nos esperam no Mac OS X Lion, que chegará aos nossos Mac’s no verão de 2011.

Novo MacBook Air

A estrela da keynote foi sem dúvida a apresentação do novo MacBook Air. Medindo apenas 0.68 polegadas (1.7 centímetros) na parte mais larga, possui duas portas USB, MiniDisplay Port, porta de áudio e MagSafe. Possui um processador Intel Core2Duo de 1.4 GHz e 1.6 GHz, placa gráfica nVidia GeForce 320M, 64 GB ou 128 GB de Flash Storage, WiFi 802.11n, Bluetooth e bateria até cinco horas de trabalho ou até trinta dias de stand-by (dependendo dos modelos de 11 e 13 polegadas). Os preços variam entre os $999 e os $1599.

Mac AppStore

Tal como nos dispositivos iOS, a AppStore chega agora ao Mac, nos mesmos formatos. Download de aplicações pagas e gratuitas com apenas um clique, actualizações das aplicações, … Esta é mais uma das características do iOS a chegar aos Mac’s. A AppStore para Mac irá abrir num prazo de 90 dias e estará disponível nos Mac’s com Mac OS X 10.6 Snow Leopard.

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    Faltou o que eu mais esperava e anseava. O anúncio de uma nova versão do iWork. 🙁

    1. Avatar de KID
      KID

      BTW, pplware, para quando a review ao Office for Mac 2011?

      1. Avatar de Luís Salvador

        Por acaso também agradecia isso. Tenho-a aqui já instalada e ainda só li uma review estrangeira…

  2. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Boas, como utilizador de mac (recentemente) tenho uma pergunta a fazer! será que ira haver a actualização de Snow leopard para lion gratuita? E será que irá afectar a autonomia em termos de bateria dos modelos “anteriores”?

    Cumprimentos

    1. Avatar de a Friend®

      Não será gratuita. É um novo sistema operativo e como tal, será pago.

      Provavelmente 30 euros, como foi o Snow Leopard, mas ainda é prematuro falar-se sobre isso e especialmente dizer se vai ou não gastar mais bateria…. ele só sai no verão que vem.

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Não quero negativista, mas com o Snow Leopard foi um caso isolado! Imagino que o Lion volte a custar mais de 100 euros. dadas as mudanças gráficas que devem introduzir!

  3. Avatar de D Lite

    O iPhoto 09 ja exporta fotos e tags para o facebook

    1. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Pois já. Não é uma coisa nova. É um aperfeiçoamento do que já existe.

  4. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Então, as únicas novidades dignas desse nome são os novos Air… Tudo o resto foi secundário. Uma keynote para isso? õ_Ô

    1. Avatar de joratis
      joratis

      também tens a novidade que com a nova store até nos computadores os developers só vão ficar com 70% do lucro

      1. Avatar de Ganha dinheiro na net

        Ninguém é obrigado a vender as aplicações pela Apple Store no Mac OS X.
        Vai continuar a existir a instalação e venda convencionais.

        1. Avatar de RaCcOn

          Ora nem mais,
          A app store, só vai fazer com que estes mesmos programadores tenham ainda mais visibilidade.

          1. Avatar de joratis
            joratis

            nop. grande parte dos developers não vão gostar muito das regras: http://www.engadget.com/2010/10/21/apples-mac-app-store-review-guidelines-posted-will-photoshop/

            Se seguirem isso à letra, então basicamente estão fora: Microsoft Office, Adobe CS, web browsers, IM apps, mail, musica, video…

          2. Avatar de a Friend®

            joratis

            E então? Não vendem pela AppStore, vendem como sempre venderam… é simples.

        2. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          Acho que a Apple está a entrar num terreno minado! É óbvio que uma AppStore pode ser uma excelente forma de estimular programadores e utilizadores.
          Mas vai criar muita confusão e reclamação! Haverá aplicações que nunca poderão ser disponibilizadas desta forma e ficarão em desvantagem, outras lojas existentes que sofrerão uma concorrência desleal, problemas com as regras e motivos de rejeição.

          Se para o iPhone foi o que foi e a Apple tinha algumas razões para ser assim, como é que será com algo que não é essencial e altera as regras do jogo!? Eu espero que eles ouçam todos e arranjem uma forma de agradar a todos e mitigar os problemas que irão surgir.
          Uma das coisas que irá dar confusão é os 30/70%. Aplicações que custam mais do que 15-20 euros não tem muita lógica darem tanto de margem para a Apple.
          Eu espero que haja alguma pressão para abertura e transparência.

          1. Avatar de a Friend®

            O mercado é lixado…. as stores também.. quanto achas que a Valve não deve ganhar para vender no Steam aqueles jogos todos?

            É um investimento forte e a apple tem que pagar a manutenção dessa store. Quando “vendes” algo numa loja (fisica), a loja também ganha… e é uma boa margem, a Apple, como qualquer empresa, faz o mesmo. Não é que defenda isso, mas é natural acontecer. O Office vamos supor, custa 100 euros… a “Fnac” deve o comprar ao revendedor por 70 euros… 30 euros são para a Fnac.. ou seja, 30%…

  5. Avatar de fran
    fran

    Aconselho toda a gente a ler estes Dois artigos sobre o Mac, os sistemas operativos, CDs, etc etc.

    ESTÃO MUITO BONS:

    http://techcrunch.com/2010/10/20/a-compact-death/

    http://www.blogdoiphone.com/2010/10/opiniao-sistema-do-mac-deve-ficar-cada-vez-mais-parecido-com-o-do-iphone/

    1. Avatar de fran
      fran

      esqueci-me de referir que são artigos que se referem à keynote de ontem, óbvio!

      A keynote de ontem foi muito mais do que aquilo que parece à primeira vista.

    2. Avatar de Rui Teixeira
      Rui Teixeira

      já tinha visto o artigo dos cds/dvds (http://techcrunch.com/2010/10/20/a-compact-death/) mas acho os comentários bem mais interessante, aconselho a leitura do comentário mais recente do user “Eightyape”, que apresenta outro ponto de vista.

  6. Avatar de a Friend®

    Lion vai ser uma transição de minimizar as “janelas” como se vê nos sistemas operativos actuais, e passar a ser o mais possível em “fullscreen” como no iOS, ou seja… minimizar ao máximo a visibilidade do sistema operativo e suas funções, como barras de deslocação.. botões de minimizar e maximizar.. .etc…etc..etc…

    É um conceito arriscado mas muito bom… mas é claro, altamente multi-touch… para que diferentes gestos actuem como diferentes funções… esta é basicamente a grande novidade do Lion.

    iLife.. já cá canta e toca a testar! 😉

    1. Avatar de joratis
      joratis

      fullscreen is so overrated…

      alguém dizia isto à algum tempo

      1. Avatar de Skarface
        Skarface

        Diz lá que este full screen não é brutal?! Não te parece diferente dos outros, será que não é um pouco inovador em SOs?

  7. Avatar de Alucard
    Alucard

    Tenho sentimentos mistos em relação a este Mac OS Lion. E eu que ando a ponderar a aquisição de um Mac..

    -Programas em fullscreen, sinceramente acho parvo mas haverá quem goste;
    -Launchpad, boa ideia para aceder a todos os programas, melhor que ir à pasta de Aplicações ou sobrecarregar a dock de ícones;
    – Mission Control, um exposé melhorado, nada contra;
    – Mac App Store, a minha maior dúvida em relação ao futuro do Macintosh… Como já li num blog qualquer, é trazer ao Mac, o que o Linux já faz à anos. O Aptitude e programas como Ubuntu Software centre ou MintInstall. Boa ideia, em princípio.
    Em princípio, porque não ignoro por completo a política da Apple em relação ao iOS e a restrição sem justificação de software nos dispositivos móveis. Irão também restringir (censurar) aplicações de terceiros no Lion? Manterá o Mac OS a forma tradicional de instalar aplicações, ou pretenderá a Apple aprisionar-nos,como aliás já faz no iPhone e iPad?

    1. Avatar de a Friend®

      Mas as aplicações irão continuar a ser instaladas como sempre.. eles apenas vão implementar um appstore para facilitar o processo a quem opte por essa via.

      Quem quer comprar, actualizar ou testar algo sabe que tem ali à mão sem precisar de andar a procurar no Google uma app para isto e para aquilo.. e isto vai aumentar e muito a oferta que já temos no Mac o que é muito bom.. mas não confundam, eles não vão fechar o sistema operativo…. quem quiser ir buscar fora da Appstore vai.

      E acrescento, a Apple sempre teve uma “appstore” só que era na pagina deles.. eles apenas traduziram isso agora para uma aplicação para facilitar o processo, não só para as vendas como para as actualizações, e é claro.. o mais importante.. Divulgação de Apps e puxar ainda mais programadores a fazer Apps para Mac.

      Especialmente os mais leigos é que desconhecem, mas isto já existe aos anos no site da Apple: http://www.apple.com/downloads/

      Aqui encontram-se quase todas as aplicações, todas catalogadas, etc…

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Pois, espero que seja de facto como dizes. A ver vamos… continuo a querer um Mac! 🙂

        1. Avatar de Ganha dinheiro na net

          Sim, é como o a Friend® disse.
          Vai continuar a existir a forma convencional de instalação.
          Até porque a App Store para Mac nem é suportada nos sistemas anteriores ao Snow Leopard.

        2. Avatar de a Friend®

          Podes ficar descansado que é 😉

          Nunca iriam fechar o sistema… nem faz sentido. Eles querem uma Store apenas, e até mostraram a Store de jogos da STEAM para exemplificar o trabalho BEM FEITO que a Valve faz em relação aos jogos.

          Alias no Mac o que não faltam são “stores” deste genero.. já foi apresentado aqui no pplware algo do genero.. é o futuro de todos os SO’s.

          O pessoal fala do Linux.. o Linux não é uma Store.. são repositórios.. e isto porque em Linux sempre foi complicado instalar aplicações, daí terem adoptado esse metodo para facilitar os leigos.

          O mac é diferente.. é uma store de venda, downloads e actualizações.. não é para facilitar as instalações… é apenas para facilitar o “encontro” de aplicações assim como a compra, até porque instalar aplicações no Mac é a coisa mais fácil do mundo… as Apps são “standalone” … estão no Mac.. correm.. para desinstalar é só arrastar para o Lixo e já está desinstalada…. não precisa de “repositórios” ou menus especiais no control de painel para desinstalar uma app!!! 🙂

          1. Avatar de joratis
            joratis

            *Cof* Ubuntu Software Center

            sim são repositórios, mas onde os programas são devidamente organizados.
            Além disso são actualizadas globalmente pelo sistema.
            Podes dizer que não é nenhuma loja e que não se vende nada, mas são mentalidades diferentes, não tens um cartão de credito associado ao sistema.

            Talvez agora com o Ubuntu One e a introdução do pagamento na loja de musica isto possa mudar, e que mais developers criem os seus programas pagos para um OS que se guia pelo opensource…

  8. Avatar de m4x
    m4x

    bah, tive a ver a keynote todo contente à espera de mostrarem os novos macbook/pro e nada, mostram só a porra do air com hardware ridículo de 2008 a preços parvos… adorava saber o porque de um processador e memoria tão nojentos e depois metem uma gráfica para jogos quando o computador é suposto ser um netbook.

    1. Avatar de a Friend®

      Só porque não tem disco optico significa Netbook?

      Netbook são computadores pequenos, baratos, fracos com processadores ATOM…e resoluções a rondar os 1048×800

      Este Macbook Air tem precisamente o mesmo que o Macbook, mesmo processador e mesmo processador gráfico.. ou seja, mesma poténcia… daí o preço..tem mais resolução, é mais fino, mais leve e tem discos SSD. De Netbook não tem rigorosamente nada, sem ser as dimensões que levam a acreditar isso e é claro, a ausência de leitor optico.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        1024×600 é a resolução dos netbooks da Asus. Os novos têm Ion, têm SSD e afins.
        Mas a realidade e que por esse preço podia por um CPu da geração i da intel

      2. Avatar de m4x
        m4x

        não, so porque não tem drive óptica não é um netbook, é um netbook porque o próprio steve jobs disse que era um netbook… tirando o ser pequeno e aguentar muitas horas em bateria, não existem requisitos de hardware para ser um netbook, não tem de ser fraco, não tem de ter um atom, não tem de ter X resolução

        1. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          ??????????????
          Podes ter a certeza que o Steve Jobs não disse que era um netbook!!
          É um notebook, que é o nome que se dá há muito, muito tempo aos portáteis.
          Um netbook por convenção é pequeno, de ecrã inferior a 11 polegadas, menor resolução, e processadores menos potentes da classe do atom! A própria Intel definiu muitas destas regras, para minimizar a concorrência face a processadores mais potentes e com mais lucro.
          Existe uma outra classe, que são os ultraportáteis, com potência próxima dos notebook comuns, mas mais pequenos e leves e sem algumas coisas que aparecem num portátil normal.

  9. Avatar de fabio MAcedo
    fabio MAcedo

    Sim, também esperava novos macbook pro… alguém faz ideia quando serão lançados novos?

    1. Avatar de lfspaulo
      lfspaulo

      Como é que esperavam novos mackbook pro se esses foram apresentados há pouco mais de 4 meses (em Maio)??? Ou já não se lembram???????

  10. Avatar de dc
    dc

    5h de bateria para o Mac Book Air… Fraquinho!

    Pelo elevado preço…

    1. Avatar de Vicente
      Vicente

      mesmo! mt fraco para 1000/1500$

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Espera pelos testes que comparam o desempenho da bateria com outros!
      O que foi dito é que estes valores reflectem mais fielmente a duração da bateria numa utilização real do computador, com testes mais exigentes! E sejamos honestos quase nenhuma companhia anuncia valores que se aproximam duma utilização normal.
      Por isso é que digo para esperar pelas comparações… é provável que fiquem surpreendidos. Talvez 5 horas sejam mesmo 5 horas em utilização continua.

      1. Avatar de a Friend®

        Mesmo assim o pessoal não tem noção do que está a falar.

        Core 2 Duo, ecrã de alta resolução, Geforce320M.. numa coisa daquela espessura… ainda se queixam das 5 horas?

        Por favor… vejam primeiro o quão ele é fino e pequeno… falem depois. Terem posto as specs que ele tem, em algo tão fino é um desafio enorme de engenharia..

        Falam do Macbook Air como se fosse um Netbook com processador Atom quando tem um Core2Duo e falam da gráfica iON como se fosse comparável a uma Geforce320M…

        :facepalm:

        E isto para não falar dos custos dos leitores SSD…

        1. Avatar de Relvas
          Relvas

          mesmo!!!
          inveja é lixado 😛
          e ignorância tbm looool

  11. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Para quem quiser ver como o novo iMovie pode ser engraçado sem muito esforço é ir ao Gizmodo
    http://gizmodo.com/5670192/imovie-11s-trailers-are-the-next-big-meme-youll-be-annoyed-by

  12. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    Onde é que eu já vi este comentário???? Isto já começa é a ser SPAM!!!

    1. Avatar de lfspaulo
      lfspaulo

      Acho que o meu comentário pode ser removido, visto que o comentário ao qual eu me referia já desapareceu!!!