Upgrade – Ubuntu 10.04 para Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

123 Comentários

Chegou a hora de deixarmos o Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) e subirmos mais um degrau até ao Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat. Segundo informações da Canonical, a versão final está prevista para 10 de Outubro de 2010 (ver calendário aqui) e enquanto isso, aqui no pplware, vamos  começar a produzir artigos tendo já como base o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat. Quem pretender actualizar o seu sistema Ubuntu 10.04 para 10.10 , pode seguir as instruções que apresentamos de seguida.

ubuntu_1010_03

O Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat será a próxima versão da mais popular distribuição de Linux. A Canonical já levantou o véu relativamente a algumas novidades das quais destacamos o suporte a multitouch (através do uTouch 1.0) e melhor suporte para cloud computing.

Para quem já tem o Ubuntu 10.04 instalado, e pretenda de imediato actualizar o sistema para a versão 10.10, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Carregar nas teclas Alt + F2 e escrever o comando update-manager -d

ubuntu_1010_00

Passo 2 – Em seguida, é apresentada uma janela onde temos disponível um botão “Upgrade” para proceder à actualização para a versão 10.10 do Ubuntu.

ubuntu_1010_01

Passo 3 – Após carregar no botão “Upgrade”, é exibida uma janela com informações que indicam que a versão actual do Ubuntu 10.10  é ainda uma versão ALPHA. Se desejar continuar, basta carregar no botão “Upgrade”.

ubuntu_1010_02

Passo 4 – Nesta fase, o sistema começará o processo de actualização. No meu caso, este processo demorou aproximadamente 1h.

ubuntu_1010_04

Depois de tudo instalado, é hora de usufruir do novo sistema e esperar pelos muitos artigos que terão como base o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat.

ubuntu_1010_05

A actualização é muito simples, e ao que já tive possibilidade de testar, esta versão do Ubuntu encontra-se bastante estável. Chamo apenas a atenção para quem recorre a virtualização com o VirtualBox, segundo verifiquei ainda não existe suporte para instalação do VBoxAdditions.

Será que o Ubuntu 10.10 vai trazer mais adeptos para o mundo Linux?

Partilhar:
Tags:

Comentários

123

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    Penso que só vou mesmo actualizar, quando sair a versão final. Em Abril, fiz a actualização do 9.10 para a RC e deu-me alguns problemas, solucionados logo de seguida com a versão final.

    Ainda não vi grandes mudanças para este 10.10 para além do tema pré-definido, e um renovado Centro de Software – ao que parece, vai ter uma área da aplicações pagas (um novo mercado?).

    Há algo realmente interessante, mas o qual não vou poder experimentar. É o novo menu de instalação, que foi repensado. Antes de tudo, escolhe-se o local de instalação, e só depois se configuram coisas como o teclado, a língua, o fuso horário. Algo que o Windows 7 tem e que realmente o Ubuntu estava a falhar.

    Outra coisa interessante, é a possibilidade da instalação ser feita com os pacotes mais recentes (o que poupa imenso tempo na actualização posterior).

    Espero realmente uma actualização ao Gwibber, que tem dado bastantes problemas, ultimamente. Ou não actualiza, ou apenas actualiza a lista de reply’s no twitter – o que me levou a deixar de o utilizar, para instalar o Adobe AIR 2, e usar o Destroy Twitter.

    Bem, já que falamos em coisas que devem ser actualizadas, a notificação de novos emails do evolution, e, já agora, a possibilidade que REALMENTE funcione do Thunderbird no Messaging Menu.

    Força aí, e vou estar atento às vossa notícias! 🙂
    Aliás, o pplware é o primeiro site que consulto, logo pela manhã.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Mais uma lista de coisas:

      1. Maior suporte de dispositivos Android, com possibilidade de sincronização, como acontece quando ligamos o telemóvel ao Windows.

      2. Suporte melhorado no Banshee para o iPod Nano 3G.

      3. Se se escolher o Banshee como player pré-definido, que se mude a visualização do grid para algo mais navegável – não é bom dizer-se assim, mas mais parecido com o iTunes. O Grid, mas sem a lista de artistas ali a chatear.

      4. Se se continuar com o Rhythmbox, que se melhore, pelo amor de Deus, o aspecto do player.

      5. Um sistema de backups nativo. Algo como o Déjà Dup, que seja tão simples como Backup ou Restore.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Bem, eu assim estou sempre a escrever.

        Lembrei-me de mais uma coisa que vai ser colocada no menu de instalação, e que é óptima.

        A possibilidade de instalar, já durante a instalação, todos os codecs proprietários, pertencentes ao Ubuntu-restricted-extras.

        Mp3, DVD’s, aac, BluRay e HDDVD, Flash, Realplayer, Quicktime, Java, etc,etc.

        Assim tudo se torna mais “amigável”.

        1. Avatar de Ricardo M (Ricmacas)
          Ricardo M (Ricmacas)

          O plugin do MP3 que aparece para download na loja do ubuntu de musica é muito bom.
          Fluendo.

        2. Avatar de Jorge Ferreira
          Jorge Ferreira

          Boa noite:

          Tenho dois portáteis. Um velho e pachorrento HP que com UBUNTU anda a uma velocidade muito boa. O problema está com o novo vaio e a placa de audio e video (nvidia GeForce GT 330M) em que se actualizar os drivers… deixo de ter Ubuntu. Trabalho com os drivers nativos… e sem som!
          Acham que tal começará a ser resolvido?

      2. Avatar de Ricardo M (Ricmacas)
        Ricardo M (Ricmacas)

        Banshee é o meu player favorito, mas estás a sugerir muitas coisas que seriam desenvolvidas nele e não no ubuntu, mas concordo com a tua opinião.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Yess…Parece que temos de novo os utilizadores Linux !!! Obrigado pelo vosso contributo

          1. Avatar de João Dias
            João Dias

            @Ricardo M Sim, é da responsabilidade da Banshee Team, mas a Canonical pode dar uma ajuda, se o player passasse a ser o instalado por defeito.

            @Pedro Pinto
            Sempre aqui estiveram 🙂 Manifestam-se é pouco!(eu incluido)

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Manifestem-se pessoal, senão passo a escrever sobe a Apple 🙂

          3. Avatar de Ricardo M (Ricmacas)
            Ricardo M (Ricmacas)

            Acabei de reparar, o Moovida passou de um media center para uma cópia do Banshee.
            Hum, prefiro as versões antigas, era um bom media center financiado pela Fluendo.
            E sim, não sei porque é que os devs do Ubuntu têm tanto contra o C# e o mono só porque são da Microsoft -.-… Basicamente é o que impede o Banshee de estar no Ubuntu.

          4. Avatar de Ricardo M (Ricmacas)
            Ricardo M (Ricmacas)

            BTW, pelo menos o Moovida está disponivel no Windows para matar saudades do Banshee no windows.

          5. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            Ricardo, não sabia que estavas tão desesperado. 😀
            Uma boa idea para isso é por um thumbs up/down por cada post. Assim não ficavas tão triste (kidding).

            Mas não te preocupes que quando são os tópicos de VOIP, lá estou eu.

          6. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            Ops. Não era Ricardo, era Pedro Pinto. :S

          7. Avatar de Pedro Pinto

            Queres escrever um artigo sobre SIP? ou Asterisk?

          8. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            Por acaso já tinha enviado uma mensagem sobre escrever um artigo/tutorial de Trixbox quando falaste no Elastix. E há sempre o Asterix e o AsterixNow.
            Se achas de interesse algum, diz.

          9. Avatar de Pedro Pinto

            Podes começar, tens todo o meu apoio. Eu actualmente tb estou com um projecto VoIP “as costas”, por isso escreve o artigo que eu faço a review aqui para o povo 🙂

          10. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            Viva,

            podes só então enviar uma PM no fórum com contacto? O nick é jaimetotal.

          11. Avatar de Pedro Pinto

            Manda mail para ppinto (at) pplware.com

      3. Avatar de racpxt

        @João Dias

        1. Utilizo o meu Android perfeitamente. Claro que faltam opções como sincronização de contactos com o PC (mas em alternativa podes fazer o mesmo com a tua conta no google), backup de sms, etc… Mas tudo o resto uso perfeitamente. Até mesmo para desenvolver apps para Android ele porta-se extremamente bem.

        2. Isso é complicado, suporte para iPods só com o iTunes, de resto tudo o que existe foi feito através de engenharia reversa, por isso por muito que custe, tem que se ser compreensivo… Digo o mesmo de leitores baseados em MTP.

        3. e 4. Nunca fui muito à bola com os leitores de música “nativos” do Gnome. Quer use Gnome ou KDE o amaroK está sempre lá. Mas mantendo a política de para cada ambiente serem distribuídos aplicativos próprios, sem dúvida que o Banshee arrasa com o Rythmbox.

        5. Totalmente de acordo.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Atenção que o Android no Windows (pelo menos o meu A1), o suporte também não é o melhor. Se não fosse o wireless, para acesso ao serviço do gmail….estava tramado. Além disso, o software que vem com o A1 é muito fraquinho.

          1. Avatar de racpxt

            É por isso que telemóveis “marca da operadora” não me convencem muito…

          2. Avatar de João Dias
            João Dias

            Eu tenho o Optimus Boston, e ele funciona bem no Windows e no Ubuntu. Mas penso que falta ali qualquer coisa…um software da Google, tanto para Windows, como Ubuntu e Mac, que faça essa gestão toda.

            As coisas da Google funcionam sempre bem, e o OS é da Google, portanto era fazer dois mais dois. Digo eu.

            Pedro, não sei se já leu aquilo que escrevi de o ajudar com um tutorial para meter um Android a funcionar bem no Ubuntu. Se quiser, terei todo o gosto em ajudar.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Aconteceu-me o mesmo ao passar do 9.10 para o 10.04. Também vou aguardar calmamente pelo dia 10 do 10 🙂

      Além do mais, neste momento, com todas as pequenas grandes actualizações que fui fazendo diariamente, posso dizer que tenho o 10.04 na máxima forma (na melhor que assisti até hoje), tão bom que não quero para já mexer…

    3. Avatar de Jose
      Jose

      A unica actualização que quero ver, é a porcaria do Firefox dali tirado.

      E o chrome para cima 😉

      1. Avatar de ximao
        ximao

        “A unica actualização que quero ver, é a porcaria do Firefox dali tirado.” Deves estar a ver mal, cada Browser tem as suas vantagens e desvantagens e o Firefox é um browser de excelência.

        Já agora que és tão amigo do chrome experimenta o Chromium, caso não saibas o chrome é baseado no Chromium.

        No meu caso já não consigo viver sem os meus addons e a grande maioria deles o chrome não (ou ainda não tem) tem.

        Porcaria é o pensamento não critico e cego.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Não gosto do Firefox pelos os seus defeitos, que o Chrome não tem.

          Rápido e Leve. Lema do Chrome.

          Enquanto que o Firefox come as memórias todas, já vi o Firefox a comer 400 Mib de RAM.

          Enquanto que o Chrome com 20 Tabs abertas nem 100 Mib comia.

          É esse o meu problema com o Firefox.

          1. Avatar de phixie
            phixie

            Em versões anteriores do Firefox em Windows acredito mas actualmente está melhor.
            Em Linux o Firefox porta-se bem…

          2. Avatar de Jose
            Jose

            Não vou dizer que estás a mentir.

            Acredito que tenha mudado, mas foi tarde, agora tenho o Chrome.

            ‘-‘

    4. Avatar de Kkicks
      Kkicks

      Sugestão para melhorar a notificação de emails no evolution:

      – Instalar o programa AllTray (Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic)

      – ir a Sistema > Preferências >Aplicações de Arranque
      – adicionar o comando “alltray evolution” (utilizar um nome sugestivo)

      Isto permite que o evolution corre no painel, em icon, e que avise o utilizador assim que se receba um email

  2. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    Alguem me diz porque é que não consigo por um post na secção conversa de esplanado do forum?

    1. Avatar de Ana Narciso

      É necessário um mínimo de 20 posts e 2 semanas de registo.

  3. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Tenho pela que realmente o Ubuntu tenha esta release cycle, de sair de 6 em 6 meses uma nova versao. Digo isto porque actualmente já nao é a distribuiçao que aconselho a utilizadores menos experientes, já que de 6 em 6 meses é uma dor de cabeça. Os upgrades nao funcionam sempre, e isso é o maior podre do Ubuntu na minha opiniao, pois nao posso estar a instalar uma coisa num computador de alguem, que sei que existe a hipotese de passado 6 meses me estar a dizer que ‘o pc nao funciona’.

    Neste momento estou a optar por instalar o PC Linux OS KDE, que apesar de ser uma distribuiçao com um design feio de origem (que facilmente tmb se poe igual ao KDE vanila) sei que nao havera problemas de updates pois é rolling release(que faz com que nao haja mudanças dao abruptas de um dia para o outro, e o software vá sendo testado pelos responsaveis conforma vai saindo, coisa que no ubuntu é impossivel dado que nao podem de um dia para o outro testar TUDO o que têm antes de sair uma nova versao).

    cumps!

    1. Avatar de Ricardo M (Ricmacas)
      Ricardo M (Ricmacas)

      Eu até prefiro o release cycle do Ubuntu, é uma questão de instalar o LTE e ir às definições de actualização…
      Tem uma opção para só actualizar em LTEs, muito melhor para utilizadores inexperientes.

    2. Avatar de luis
      luis

      E porquê fazer upgrade de 6 em 6 meses? Porque não continuar com a mesma versão durante algum tempo?

      1. Avatar de António Mendes
        António Mendes

        Porque é sempre uma outra funcionalidade que até interessante. E nunca se sabe quanto pode melhorar a performance.

        1. Avatar de António Mendes
          António Mendes

          *Porque há sempre…

        2. Avatar de luis
          luis

          Mas assim temos ( eventualmente ) problemas.
          Se o argumento para não recomendar Ubuntu é o de “de 6 em 6 meses ter problemas por causa do upgrade”, a solução é simples, faz-se o upgrade de LTS em LTS. Aposto que terão nenhum ou muito poucos problemas.

          Como exemplo, o upgrade de uma versão de windows para a versão seguinte. Em alguns casos também não é muito pacifico.

          O mesmo acontece com Mac OSX.

          Qual é a frequencia das releases do PC Linux OS. Aposto que de uma versão para outra, também pode dar problemas.

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            Se tivesses lido o que escrevi terias percebido.

            –> O PC Linux OS tem rolling release.

            cumps

          2. Avatar de Jose
            Jose

            É como eu, estou no LTS e só vou mudar quando vier outro.

            Assim não tenho de mudar de sistema operativo de 6 em 6 meses, e não perco grande coisa 😉

      2. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        @Ricardo M (Ricmacas) e luis

        Porque se os repositorios de ubuntu ja sao desactualizados, entao se formos saltar de LTS em LTS é que entao sao tipo da idade da pedra..

        E como digo, acabei por resolver este problema com o PC Linux OS

        cumps!

        1. Avatar de luis
          luis

          Não estão desactualizados. As versões LTS são suportadas durante 5 anos se não estou em erro…

          1. Avatar de Pedro Almeida
            Pedro Almeida

            Nas versões LTS a canonical oferece suporte e actualizações de 3 anos para desktops e 5 anos para servidores.

        2. Avatar de luis
          luis

          Podem estar desactualizados, mas em termos de novas funcionalidades ( presumo que seja isso que queiras dizer )

  4. Avatar de phixie
    phixie

    Tendo instalado não há muito tempo o 10.04 não vejo grandes motivos para fazer o upgrade para esta versão. Até sair a versão final talvez mude de ideias…

  5. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Mais uma versão, mais um upgrade, mais uma vez o xorg a ir à vida, etc…
    Por acaso só o uso em máquinas virtuais, mas mesmo assim é chato quando se faz upgrade. Fora isso, toca a andar.

  6. Avatar de João Dias
    João Dias

    @Pedro Pinto http://www.instantsfun.es/nooo

    @Guilherme Realmente, eu acho a mesma coisa. 6 em 6 meses acaba por não ser muito bom. Talvez de ano a ano. As versões LTS são sempre as .04, por isso, para quem pretende estabilidade e mudar pouca coisa, deve manter as LTS até à próxima “04”. É um pau de dois (como dizia o outro) lé-gumes. É bom porque se vão experimentando coisas novas, para as versões seguintes, mas é mau, para aqueles que pretendem estabilidade.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      As LTS nao sao todas as .04 Joao. Por exemplo, a 9.04 nao era LTS, mas sim a 8.04 🙂

      mas concordo contigo;)

      cumps!

    2. Avatar de racpxt

      O problema em alargar esses prazos de lançamento é o facto de eles só lançarem novas versões de aplicativos no lançamento seguinte e aí 1 ano é muito tempo.
      Imagina que lançam uma versão em Abril, em Junho sai uma versão nova de um aplicativo que usas muito, cheio de funcionalidades novas e espetaculares. Das duas uma, ou esperas 10 meses até que sejam incluídos nos repositórios oficiais, ou instalas manualmente e dizes adeus a tudo o que sejam actualizações, correcções de bugs e suporte oficial.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Por isso é que sou a favor de rolling release cycle.

        cumps

        1. Avatar de lmx
          lmx

          se queres rolling release escolhe arch, penso que slackware também é mas não tenho a certeza.
          uma das vantagens do linux no meio de muitas é precisamente aoferta que existe quando não se está bem com uma coisa muda-se.
          eu vou continuar com o meu fabuloso ubuntu…

          cmps

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            Fui eu que escrevi os artigos de Arch ca para o pplware:X eu uso arch..

            Estava me a referir à distro que recomendo a outras pessoas que nao sao experientes.

            cumps

      2. Avatar de scheldon
        scheldon

        Isso mesmo, sem contar que existem outras prioridade (adaptar o sistema para os novos kernels) que teriam de esperar 1 anos até serem postas em pratica.

        Mas é simples, as atualizações não são obrigatórias, quem quer atualizar anualmente usa os LTS, pronto.

      3. Avatar de FSilva
        FSilva

        Podes sempre adicionar o repositório da aplicação em causa. A maioria das aplicações têm o seu repositório privado e recorrendo ao google é fácil encontrar as instruções para o instalar. Depois tem-se sempre as últimas actualizações. Simples…

  7. Avatar de Ruben Nunes
    Ruben Nunes

    DA última vez que fiz isto para o Lynx fez-me estragos… Fiquei com o Ubuntu como se não tivesse aplicações instaladas…

  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Não aconselho a fazerem a actualização ainda há muitos bugs, mais uma coisa não façam comparações entre o windows 7 e o ubuntu , para depois não cometerem erros, que da uma imagem distorcida dos sistemas linux grande parte das vezes é por falta de conhecimento, ou não entenderem como avançado os sistemas linux estão em relação ao windows,

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Mas um dos problemas de expansão do Ubuntu e Linux, é que requer mais conhecimento técnico de uma pessoa que outro sistema operativo qualquer. Isso não é propriamente atraente para o zé comum.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Pois a tua própria resposta mostra falta de conhecimento, O ubuntu é dos sistemas linux mais fáceis de utilizar, só complica que quem quer, porque a instalação de programas é muito mais fácil e segura que no windows, só complica quando alguém quer algum programa mais recente e que não esteja disponível nos repositórios do ubuntu, mas mesmo assim já há muitas empresas software já disponibilizem pacotes de instalação para sistemas debian como é o caso do ubuntu um exemplo é a google com o google-chrome e o nero para linux. não compliquem, porque um utilizador normal faz seguintes coisas, navega na net, escreve uns textos, joga uns jogos simples de cartas, e vê uns vídeos

        1. Avatar de João Dias
          João Dias

          Vamos pegar nessa parte do utilizador normal.

          O meu pai é um utilizador normal. Instalei-lhe o ubuntu lá.
          Correu tudo bem. Navegava muito bem, geria ficheiros muito bem, adaptou-se perfeitamente ao Open Office, e até via uns quantos jogos do mundial.

          O problema chegou quando precisou de aceder à VPN da empresa. Como é que fazia? Como é que se ligava, se não tinha o programa da Cisco VPN? Ninguém lhe explicou, e ele não sabia que era fácil.

          Embora fosse fácil, ele nunca iria imaginar que só seria preciso ir ao centro de software e instalar um pacote para a VPN da Cisco, e depois importar o ficheiro de configuração da VPN e ligar-se, com ajuda de um token.

          Depois de instalado, ele nem queria outra coisa. Mas, ele seria capaz de lá chegar? Não. Nenhum utilizador “regular” nasce ensinado, e nem um experiente nasce ensinado.

          É uma dificuldade fácil de resolver, mas é uma dificuldade importante, acho eu.

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            Para esse caso, se nao sabia no Ubuntu, tambem nao sabia no windows..

            cumps

          2. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            Eu quando comecei no Linux não conhecia nada mas depois de me explicarem passei a gostar, é questão de aprender, que quer aprender não complica, mas que não quer aprender, algo de novo vai complicar e vai dizer que é difícil

        2. Avatar de António Mendes
          António Mendes

          Ouch.
          E quando o “utilizador normal” quer por um programa específico, e só existe um source package? E depois falta dependências para aqui e para acolá. E se quer por um tema diferente? E falta um codec para aquele vídeo que recebeu?

          Estás então a assumir que o repositório do Ubuntu, chega perfeitamente para o todos os casos dos “utilizadores normais”?

          1. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            “Estás então a assumir que o repositório do Ubuntu, chega perfeitamente para o todos os casos dos “utilizadores normais”?”

            Vamos ver uma coisa desde que utilizes os programas do ubuntu não vais ter quais queres dificuldades.

            Por caso utilizas todos dias o ubuntu no teu dia dia ou é só para fazer experiências?

          2. Avatar de João Dias
            João Dias

            Para a esmagadora maioria, sim.

            Para codecs, programas simples como outros browsers, outros players e coisinhas simples, é quase seguro dizer que se pode fazer tudo a partir do Centro de Software.

            Até aquela questão da VPN da Cisco dependia apenas de um pacotezinho, que procurei lá no CSofware por “VPN Cisco”.

            Mas é chato e confuso para a maioria, quando queres instalar um ficheiro deb e te diz que não estão satisfeitas certas dependências.

            E tu, que só navegas na net e fazes uns trabalhecos, ficas a pensar, o que é que eu faço agora?

          3. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            @CMatomic
            Por acaso não uso tanto o Ubuntu, mas sim o fedora para servidores. O ubuntu só quando tenho que programar em C no Linux.

          4. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            @João Dias
            Mas, é como disse o António, e um utilizador comum chegar lá?

            Quando compro um equipamento seja ele mecânico ou electrónico leio o manual para aprender as regras desse material, a mesma coisa é com um sistema operativo,
            http://ubuntu-manual.org/

        3. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          “João Dias
          E tu, que só navegas na net e fazes uns trabalhecos, ficas a pensar, o que é que eu faço agora?”

          Para mim o ubuntu é melhor para mim porque sou um utilizador normal.

          Quando tiveres algumas duvidas perguntas nos forums do ubuntu foi assim que aprendi
          Hoje em dia as ligações VPN no ubuntu são fáceis

          http://dl.dropbox.com/u/2143569/CapturaEcraVPN.png

          1. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            Mas a diferença é que tu te desenrascas. Embora fosse o ideal, A maioria dos utilizadores quando quer alguma coisa e não consegue, desiste e parte para outra.

          2. Avatar de João Dias
            João Dias

            Eu sei que há uma grande comunidade disposta a ajudar. É esse o grande motor do Linux. Sempre foi. Embora sempre tenha achado que os fóruns do Ubuntu são muito confusos e demasiado técnicos.

            Eu sei que são fáceis de configurar, as VPN’s. Aliás, eu penso que até são mais fáceis de configurar que no Windows, dependendo se precisas de te ligar a redes virtuais específicas, como é o caso das da Cisco.

            Mas, é como disse o António, e um utilizador comum chegar lá?

            Eu acho que houve um grande avanço no Ubuntu, das últimas versões para agora. Está cada vez melhor, mais amigável e convidativo.

          3. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            @António Mendes

            Pois isso é um problema, como a poucos utilizadores de sistemas Linux em Portugal, as pessoas sentem Falta de tirar as duvidas com alguém, e depois voltam para windows,isso já aconteceu comigo, mas não consegui esquecer como o meu sistema que tinha na altura funcionava melhor no Linux que no windows foi ai que decidi ficar no linux deves, e aprender este grande sistema e me apaixonar pela sua ideologia OpenSource

          4. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            @João Dias
            Mas, é como disse o António, e um utilizador comum chegar lá?Quando compro um equipamento seja ele mecânico ou electrónico leio o manual para aprender as regras desse material, a mesma coisa é com um sistema operativo,
            http://ubuntu-manual.org/

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Eu falei do Windows 7 porque é um facto que o menu de instalação do Windows, desta vez melhorou, e muito! E tem efectivamente aquilo tudo pensado passo-a-passo, e o Ubuntu só agora começou a caminhar nesse sentido. Além do mais, não é tabu falar de outros sistemas operativos. Ou pelo menos, tem que deixar de ser.

      Os sistemas Linux são bastante avançados na grande maioria dos aspectos, mas há alguns aspectos que realmente necessitam de mudar, como referiu em baixo, o António Mendes.

      O Ubuntu é “Linux para seres humanos”. Ele não é difícil de utilizar. Aliás, é bastante fácil, mas há coisas que se tornam muito complicadas para quem é novato. Desinstalar programas, por exemplo. Nem todos dão pelo Centro de Software, e nem todos ficam realmente desinstalados por aí – muitas vezes lá se tem que ir ao gestor de pacotes synaptic.

  9. Avatar de racpxt

    Mais meio ano, mais uma versão… E parece que mais uma vez não desiludirá. Quanto ao atrair novos adeptos, infelizmente tenho que ser pessimista, a maioria das pessoas não são muito abertas à mudança e muitas vezes dizem mal sem dar uma oportunidade:
    “Ui, não presta!”
    “Porquê? Achas que funciona mal?”
    “Não sei, só abri e vi que era diferente e como tinha um Windows crackado à mão, instalei-o logo.”
    Depois o sistema educativo, a nível de TI, nada ajuda, direccionado para produtos e não tecnologia. Em vez de usarem nomes como “utilização de computador”, “processamento de texto”,… ensina-se windows, word, etc… Será que se as escolas de condução em vez de aulas práticas chamassem antes aulas de Mercedes Class E, será que toda a gente compraria esses carros?

    1. Avatar de luis
      luis

      Bem visto a parte da educação nas tecnologias.

    2. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Espero que esse dia nas escolas de condução não chegue:S. Quanto às TI, é a verdade mais pura do mundo. Mas não é coincidência, é muito “convívio” entre a Microsoft e o Estado Português. Viu-se no E-escolas.

  10. Avatar de a Friend®

    Aparte do sistema, que todos nós já sabemos que o Ubuntu está com uma maturidade impecável, penso que só me tem irritado ao longo destes anos é a parte da Interface Gráfica (nativa) Gnome ou KDE.

    Sempre gostei mais do GNOME, em vários aspectos mas essa interface gráfica precisa de uma dinámica e lavagem de raíz. Mantendo a simplicidade, deveria ser mais ríca e mais arrumada, afinal de contas os olhos também comem. O aspecto de “borracha pálida” aborrece muita gente e especialmente quem vem de outros sistema operativos.

    No Mac temos efeitos Aqua e no Windows os famosos efeitos Aero… e no Linux em geral só obtemos bons resultados com uma personalização muito aprofundada através do Compiz.

    Mas nem todos os utilizadores são “geeks” e brincar com isso não é para qualquer um, o que na minha opinião o Ubuntu precisa mesmo de uma reciclagem de imagem urgente.

    Em temos esta foi das imagens que mais me cativou:
    http://www.tribbleagency.com/wp-content/uploads/2010/02/ubuntu1.jpg

    E algo assim do genero mais “vivido” e brilhante dava outra vida ao Ubuntu, mesmo que continue a usar o tom castanho barro como sua imagem de marca.

    O GNome está numa altura que poderia ser mesmo bem melhor, e aparte da interface (que pelo menos por mim é fácil personalizar) a disposição com que se encontram os icons nas janelas é que acho muito mal projectada. Os botões… a arrumação.. etc.. que mesmo com Grandes personalizações dá um ar pouco profissional e sensação de pouca maturidade.

    É apenas a única coisa desgosto do Ubuntu, porque de resto é sem dúvida das melhores distros que aqui andam e a que mais utilizadores (leigos) conseguiu conquistar.

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Verdade, e seria suficiente para atrair uma mão cheia de pessoas. Eu, que até gosto de linux, prefiro olhar para o terminal do que a interface gráfica. E depois é um trinta e um para pôr temas diferentes, se usarem outro tipo de tecnologia (não me recordo do termo correcto :S)

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Concordo contigo aFriend.
      Nao sei se ja tiveste a oportunidade de ver os temas elementary que estao muito bons, muito consistentes.

      Era uma boa opçao da parte do Ubuntu, ter algum desses como default.

      cumps!

    3. Avatar de racpxt

      Concordo que poderiam trabalhar melhor nesse caso dos efeitos no desktop. Por um lado há a opção padrão, nas configurações de aparência, que permite escolher entre nenhum ou dois níveis de efeitos, mas nada que salte muito à vista. Por outro lado pode-se instalar o configurador do compiz, que permite obter resultados espetaculares, mas a interminável quantidade de opções assusta qualquer n00b, e até alguns utilizadores mais conhecedores. Uma solução “meio-termo” e uma melhor configuração de origem seriam o ideal.

      Lembro-me de há uns anos, pouco depois do lançamento do Vista, ter convertido um MS fanboy babado com o Aero, ao mostrar-lhe um vídeo do “desktop num cubo” entre outros efeitos.

      Pessoalmente gosto mais do KDE, desde o 3.5, só o 4.0 e 4.1 me desiludiram pelo seu desempenho, isto depois de muito tempo a usar o 3.5 que parecia quase perfeito. E nas versões mais recentes até já vem com efeitos activados que se tornaram quase banais no mundo Windows, como por exemplo a preview das janelas. O único mal do KDE, para mim, é ao mesmo tempo a maior vantagem do Gnome: a personalização. No gnome com pouca coisa consegue-se mudar totalmente a cara da interface, no KDE pode-se mudar muita coisa, mas no final tudo continua muito parecido com o estado inicial.

    4. Avatar de Ryan
      Ryan

      Epa sem querer acrescentar mais acho que o Ubuntu ate tem uma boa imagem mas o que eles precisam de desenvolver mesmo mais e a imagem porque de resto e um sistema que me cativou desde que o usei e ja la vao uns 5 anos. O ditado diz que nao ha bela sem senao e cai que nem uma luva no Ubuntu.

  11. Avatar de Almeno Rocha

    Neste momento o que mais falta me faz é uma integração melhor com o ANDROIDE, e tenho sempre medo das actualizações porque de vez enquanto estoira-me o GRUB…

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Sim, falta uma integração melhor com o Android, mas é possível perfeitamente ligar um dispositivo Android ao Banshee – e, possivelmente, a outros players – tal como se liga um iPod ao iTunes.

      O Pedro Pinto, se quiser um tutorial, eu escrevo-lhe um a explicar isso, que é muito fácil, e depois mete aqui no pplware.. É simplesmente uma questão de um pequenino ficheiro na raíz do cartão SD.

  12. Avatar de luis
    luis

    Uma coisa é certa. Ubuntu veio para ficar e aos poucos vai roubar espaço no mercado a concorrência. Até os meus pais usam e são praticamente leigos no que toca a computadores.

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    Apesar de ter feito um DualBoot seven + ubuntu, confesso que praticamente não utilizo o Ubuntu. Gosto dalguns aspectos mas acaba por ser chato configurar tudo em 2 lados e quanto a jogos o windows vai na frente!

    Talvez não me tenha empenhado em usar o Ubuntu mas por enquanto não sinto a necessidade de o fazer :S

    1. Avatar de o_unico
      o_unico

      Experimenta o Mint, baixa a versão do .iso para DVD. Ele já vêm com alguns codecs e outras coisinhas configuradas.

      1. Avatar de António Mendes
        António Mendes

        Sim, mas atenção se a placa gráfica for ATI. Já tive problemas com o Mint e era uma dor de cabeça por causa da placa.

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        Obg pela sugestão. Em tempos já experimentei o Mint. E verifiquei que vinha todo preparadinho.

        Mas a questão não é essa, é mesmo a chatice de não poder mudar de vez para o Ubuntu, porque há programas que não funcionam. Quando me chatear novamente com o Windows talvez o faça.

        O Seven melhorou significativamente, e torna-se doloroso usares 2 SO’s. Tens de configurar programas, personalizar comportamentos, notificações, etc… logo, fico-me pelo Win7 por enquanto, mantendo o Ubuntu em caso de necessidade.

        1. Avatar de o_unico
          o_unico

          Entendi seu ponto. Mudei recentemente para o Mint porque não tenho experiência e Linux e esse me pareceu mais fácil de usar.
          A principal diferença entre nos dois é que meu computador possui um Hardware antigo que não suportaria o Vista nem muito menos o 7. E como eu gosto de inovações sem gastar muito o Linux pareceu uma melhor saída. No momento estou tentando instalar alguns jogos no Linux sem ter que recorrer ao Windows, para o resto não senti muita falta ainda.
          Mas dá próxima vez que tentar logar no Ubuntu dá uma olhada no aplicativo Wine que bem configurado dá para rodar até o Office 2007, ainda não sei se há suporte para o 2010.
          Veja a página de aplicações suportadas: http://appdb.winehq.org/

  14. Avatar de João Dias
    João Dias

    Há um exemplo de um sistema baseado em Ubuntu que facilmente cativa a atenção dos utilizadores pelo seu look moderno e apelativo. O Jolicloud.
    É facílimo utilizar aquilo. A minha irmã experimentou e ficou com ele no netbook. Instalar programas é tão simples como um clique.

    Mas também tem problemas. É baseado numa distro “desactualizada” do Ubuntu, a 9.04, e não é fácil instalar programas do Windows através do Wine.

    O Ubuntu, e a maioria das distros tem que agradar aos dois mundos, como agrada o Mac OS X. Ele agrada aos leigos, e agrada aos utilizadores experientes. E é estável, acima de tudo. O Ubuntu é estável até um certo ponto. Quando nos metemos a “experimentar”, ele pode dar o barraco, e realmente faz imensa falta uma ferramenta de backup que funcione mesmo, porque assim se dava maior confiança ao utilizador. Pode experimentar, e fazer borrada, há sempre maneira de voltar atrás. Com o Ubuntu pode ser complicado, por vezes.

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Por acaso uma ferramenta muito importante em falta era um ferramenta para reparar o arranque, ja me tinha salvado umas dezenas de vezes…
      A do windows 7 é muito boa…
      Para o Twitter usem o PINO… Muito bom.
      o Ubuntu Tweak já devia vir na distro, é essencial… e o painel para instalaçao de software ta muito fraquinho… Tenho o anterior. Mas sou um utilizador diário do Ubuntu.

    2. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Por acaso já o considerei instalá-lo em algumas pessoas. Para um utilizador que não queira mexer uma palha no sistema, achas que o SO é chatinho?

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Nada chatinho. Nada mesmo.
        Basta criares uma conta para o Jolicloud, ou mesmo entrar com uma conta do Facebook, e já está. Aliás, fiquei ainda surpreso ao saber que posso aceder ao meu sistema operativo Jolicloud quase todo a partir da internet (é seguro e pessoal).

        Se tiveres o Windows, instala a partir de lá, que assim torna-se mais fácil para desinstalar, depois.

  15. Avatar de João Dias
    João Dias

    @CMAtomic Pá, vou responder aqui, que isto já se está a tornar longo, e confuso também. Eu utilizo o Ubuntu como meu primeiro sistema operativo. Todas as falhas que estou aqui a mencionar fazem parte da minha experiência diária como utilizador. Também experimento coisas novas regularmente, porque gosto de conhecer o funcionamento dos sistemas operativos. Experimento vários sistemas operativos em máquinas virtuais.

    Apenas utilizo o Windows 7, porque necessito de utilizar programas aos quais já estou habituado e que considero não existir alternativa decente para o Ubuntu: O Illustrator, Flash, InDesign e Cubase. O melhor que há para vectorizar para Linux é o Inkscape, e eu simplesmente não consigo dar-me bem com aquilo. O Scribus é horrível para paginar. Não há forma de programar em AS3 no Linux, pelo menos que eu saiba. E estou demasiado familiarizado com o Cubase.

    Até o Adobe Photoshop CS5 tenho a funcionar às mil maravilhas no Ubuntu.O GIMP não é alternativa, para mim.

    @AlmenoRocha Concordo a 200%! como é que nem me lembrei disso? O Ubuntu Tweak é obrigatório. Pelo menos para mim.É a forma mais rápida e fácil de fazer algumas configurações básicas.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      @João Dias
      “Não há forma de programar em AS3 no Linux, pelo menos que eu saiba. E estou demasiado familiarizado com o Cubase.”

      é disto que tu falas ?

      http://www.victordramba.com/?p=38

      ser for isto, o programa esta disponível no seguinte link

      http://code.google.com/p/minibuilder/

  16. Avatar de João Dias
    João Dias

    Já agora, gostava de saber se andam aí arquitectos/engenheiros que utilizam ferramentas CAD no Linux.

    O CAD parece-me que é um pouco como os editores de imagem digital: Pá, há o Corel, há o GIMP, há o Pixelmator…mas o Photoshop sempre deu 10 a 0. Não sei se é por estar melhor organizado, se é por ter mais opções, se é por ser o mais utilizado actualmente, se é pelo que for.

    O CAD também anda muito à volta das soluções da AutoDesk. Felizmente agora “lembraram-se” do Mac.

    P.S: E que tal haver possibilidade de instalar aplicações Macintosh no Ubuntu, como se faz com o Windows através do Wine?

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Viva, não sei se chegaste a ler este artigo:
      https://pplware.sitedev.pt/internet/o-autocad-em-todos-os-
      sistemas/

      Mas quanto a software CAD em linux, conheco o CollabCAD, mas não te sei dizer até que ponto é bom.

      Quanto às aplicações MacOSX, até agora não ouvi nada. Não sei os requisitos da tua máquina, mas se calhar uma máquina virtual com MacOSX te sirva?

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Aqui fica alguns programas cad para linux

      http://www.varicad.com/en/home/

      http://www.cycas.de/

      uma lista deles

      https://help.ubuntu.com/community/UbuntuEngineering

      e este é o melhor ao meu ver, pois não sou engenheiro, mas pelo que vejo é utiliza por muitas empresas de destaque no mercado, também me disseram que era compatível com autocad aqui fica o link

      http://www.bricsys.com/en_INTL/

    3. Avatar de Rui Oliveira

      João dias.

      Não sei se já venho atrasado.

      Mas tenho a solução não para o CAD, mas par ao problema de Gwibber que referiste. Foi deixada por um utilizador samaritano no nosso forum 😉

      aqui fica o link:

      http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=7009

  17. Avatar de ismael
    ismael

    Espero mesmo é que venha uma distribuição do linux que consiga instala a minha placa de rede sem fio de driver rt 2070 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141073102-antena-aquario-usb-parabola-de-grade-25-dbi-usb-2510-_JM)pois ja rodei tudo quanto é tutorial e ninguém conseguiu se quer apresentarme uma solução certa…
    meso assim muito bom as mudança um chega lá…

  18. Avatar de The Duke
    The Duke

    Off-topic:

    Mudei à uns tempos para Ubuntu 10.04 no meu Toshiba, só para experimentar…

    O W7 estava-me sempre a falhar aplicativos…APPCRASH…Fiquei farto. Apanhei para uns trojans e mais uma virose para sacar os números do cartão matriz do BES…

    Enfim, é simples, é rápido, é relativamente estável, mas tem um problema:

    Como consigo detectar o Bluetooth do meu portátil? Não há drivers para isto?

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Boas The duke,tens que ser um pouco mais especifico, terias de dizer o modelo do Toshiba. podias dizer qual é o modelo do Toshiba, podes fazer uma pesquisa no google assim ” Toshiba “modelo” no ubuntu ” e depois vias o resultado, ou então expondo o teu caso no forum do ubuntu, terás que dizer as especificações da tua maquina.

      Só uma pergunta, vês algum símbolo de Bluetooth na barra de cima do ubuntu ao pé dos ícones de rede e som?
      http://dl.dropbox.com/u/2143569/CapturaEcraBluetooth.png

      Sé não aparecer liga o Bluetooth da tua maquina e reinicia e volta e vê se aprece.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas,
        tens que ver no Bluetooth, no painel de controlo tens la o link, ou se tiver isso configurado, de outra forma em administração, ou sistema.para que te apareça visível, se calhar é preciso, eu nem dou por isso é tão basico que nem me chateio :).
        e usar a pen 3g…ainda mais básico.

        cmps

        1. Avatar de The Duke
          The Duke

          O bluetooth liga com o wireless. É um Toshiba A200-21T.

          Preocupa-me porque tenho um rato bluetooth. Não tenho encontrado muita coisa.

  19. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Sugestão para melhorar a notificação de emails no evolution:

    – Instalar o programa AllTray (Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic)
    – ir a Sistema > Preferências >Aplicações de Arranque
    – adicionar o comando “alltray evolution” (utilizar um nome sugestivo)

    Isto permite que o evolution corra no painel, em icon, e que avise o utilizador, assim que se receba um email

  20. Avatar de Marisa Pinto

    Hei-de instalar só pelas Suricatas! ehehe

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Quando vi a imagem, pensei em dizer o mesmo, é um animal que eu acho engraçado e gosto :b

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Vais depois instalar a versão 11.04? 🙂
      É o Natty Narwhal: http://img.efetividade.net/img/xtra/narwhal.jpg

      Koalas, Impalas, Linces e agora Suricatas 🙂

  21. Avatar de Igor Leroy
    Igor Leroy

    Estranho, quando instalei a atualização (do 10.04 pro 10.10) parece que houve algum problema com meu X e a partir da tela de login apenas consigo ver o terminal e logar por ele.
    Alguém passou por isso?

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Aconteceu-me o mesmo, utilisei o “sudo apt-ge install kubuntu-desktop” para instalar o KDm em vez do GDm mas o problema mantem-se… Pelo menos desta vez não foi o GRUB…

  22. Avatar de Emannxx

    Esta imagem.. bem.. só me veio à cabeça: “Hakuna Matata!”

  23. Avatar de Alexandre Araújo
    Alexandre Araújo

    Eu gostava muito de mudar do windows pra ubuntu, já fiz várias tentativas mas acontecem-me sempre os mesmos problemas, tipo a reproduçao de videos HD, gamma, etc, alguém consegue ajudar? 🙂

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      posso te ajudar
      Mas tens que dizer qual o tipo de placa gráfica tens ?

      aqui alguns links que te poderão ajudar

      este primeiro tópico foi criado por mim no forum do ubuntu PT onde descrevo como reproduzir filmes Blu-ray em linux

      http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,59089.0.html

      e também podes ver o video que realizei para demonstrar uma reprudução de um filme HD blu-ray

      http://www.youtube.com/watch?v=xV-h4-LlSr0

      Neste link abaixo tens os repositórios com as utilmas drivers gráficas para ubuntu

      https://launchpad.net/~ubuntu-x-swat/+archive/x-updates?field.series_filter=lucid

      aqui poderás encontrar alguma informação sobre aceleração de video através da placa gráfica

      http://en.wikipedia.org/wiki/VDPAU

      http://en.wikipedia.org/wiki/VaAPI

      1. Avatar de Alexandre Araújo
        Alexandre Araújo

        CMatomic, tu és deus 😀 Vou cheirar esses links e tentar fazer alguma coisa com isto, eu tenho uma ATI Radeon HD 4770, eu instalei o ubuntu 10.04, instalei os drivers proprietários e ficou logo tudo com o gamma mto alto :S mas o pior sao os filmes, animes, etc, instalei o vlc, akilo faz um tearing brutal e arrasta-se muito…

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          Experimenta desligar o compiz nos filmes e ve se ainda tens problemas.
          As ATi costumavam ter problemas em fazer play de video com compiz em simultaneo sendo necessario desliga-lo antes.

          O compiz-switch é uma boa soluçao que te cria um trayicon com um botao que basta clicares para desligar/ligar o compiz.

          cumps!

          1. Avatar de Alexandre Araújo
            Alexandre Araújo

            Mas eu nem tenho o compiz instalado!

        2. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          para tua ati é o vaApi , tens instalar o libva1 que se encontra no repositórios do ubntu 10.04 para isso

          sudo add-apt-repository ppa:nvidia-vdpau/cutting-edge-multimedia
          sudo aptitude update
          depois instalas o smplayer
          sudo aptitude install smplayer

          depois vais as configurações do smplayer na aba video , controladores de video e seleccionas algo parecido a isto “va” ou vaapi ou libva.

          quanto ao tearing existe uma solução ou desligas os efeitos ou então configuras o compiz

          existe uma solução para nvidia que pode servir de exemplo para Ati

          vê aqui neste link

          http://www.omgubuntu.co.uk/2010/01/how-to-fix-video-tearing-in-videos-nvidia-ubuntu/

          quanto ao dito gama configuras na ferramenta de configuração da Ati que poderá estar em Sistema-Administração.

          O problemas das Ati não é do ubunutu mas sim da Ati, não dar tanto apoio ao linux, já isso com a nvidia isso não se passa já que tem tão boas drivers em Linux que as vezes chegam a ser melhores que as do windows

          1. Avatar de Alexandre Araújo
            Alexandre Araújo

            Acho que já cheguei a algum lado 🙂 Obrigado pela ajuda pessoal!

  24. Avatar de Ryan
    Ryan

    Tenho de instalar esta coisa na maquina velha que serve de testes. Gosto da versao actual. Ate agora nao me deixou mal. Ha uns pacotes que as vezes nao funcionam mas la consegui resolver. Linux qualquer versao vale a pena tentar. Obvio que esta melhor mais maduro e penso que cada vez mais tentando caminhos para conseguir entrar em mercados onde as pessoas normalmente tem mais medo. Se facilitarem ainda mais as coisas penso que podem fazer algumas supresas. Ate agora acho que eles tem estado muito bem. La em casa apesar de ter Windows para o pessoal eu uso no meu portatil apenas e so Ubuntu.

  25. Avatar de Ricardo M (Ricmacas)
    Ricardo M (Ricmacas)

    111 comentários (mais este)! Não sei como é que o Pedro Pinto podia ter ficado preocupado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Realmente, afinal estamos muito fortes 🙂 Mais novidades virão durante o dia de hoje e próximos dias. Obrigado a todos.

  26. Avatar de ismael
    ismael

    por que será que todo mundo parece que tem medo de falar sobre a instalação do driver rt2070 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141073102-antena-aquario-usb-parabola-de-grade-25-dbi-usb-2510-_JM)no linux. POis ja rodei tudo quanto é site e tutorial e explicações e nada de soluçõe..
    ficaria eu muito grato se alguem respondesse…

  27. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O meu pc fixo novo no lucid lynx bloqueia-me o teclado e rato quando ligado pelas portas PS/2..

    Se calhar vou instalar esta versão a ver se já não tenho esse problema..

  28. Avatar de monux
    monux

    – O meu 10.4 está tão perfeito que dificilmente irei arriscar em atualiza-lo .
    – Deixarei o 10.10 amadurecer mais um pouco !