Aprenda a instalar a fantástica distribuição Kali Linux

70 Comentários

A distribuição Linux mais badalada dos últimos dias

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.

Foi já na semana passada que apresentamos aqui  uma nova distribuição Linux, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança,  computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração entre outros. De referir que o Kali Linux é dos mesmos criadores da fantástica distribuição Backtrack.

Hoje ensinamos como podem instalar facilmente o Kali Linux no vosso PC.

kali_99

Processo de instalação

Para a instalação do Kali Linux recorri à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criei um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

  • Memória RAM – 1024 MB
  • Disco: 8 GB

Além disso activei também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.

Lets start…

Nos últimos anos tenho instalado várias distribuições Linux e devo confessar que os criadores do kali finalmente disponibilizaram um processo de instalação, de uma distribuição Linux, assistido e muito intuitivo.

Passo 0 – Início do processo de instalação… O utilizador pode iniciar a distribuição em modo live ou então proceder à instalação da mesma. Para este tutorial vamos optar pela instalação do sistema através da interface gráfica.

kali_20

Passo 1 – Escolhemos agora o idioma para o processo de instalação

kali_18

Passo 2 – Definimos agora a nossa localização

kali_17

Passo 3 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado

kali_16

…o sistema irá por uns breves segundos carregar alguns componentes do instalador

kali_15

Passo 4 –  Vamos agora definir um nome para o computador.

(Reparem na descrição completa daquilo que o utilizador deve fazer)

kali_14

Passo 5 –  E agora indicamos o nome de um domínio. Se estivermos a configurar o sistema para operar numa rede doméstica podemos definir qualquer domínio.

kali_13

Passo 6 –  Vamos agora escolher uma password para o utilizador root. Não se esqueçam que devem definir uma password forte, com (no mínimo) oito caracteres, com números e letras, nao devendo ser a password uma palavra “normal/óbvia”

kali_12

Passo 7 –  O próximo passo é indicar qual o fuso horário a usar

kali_11

Passo 8 – E chegamos agora à fase Particionamento do Disco (caso pretendem efectuar essa alteração). Quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Guiado – utilizar o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Kali.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Manual.

O utilizador dispõe também também das opções:

  • Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM (Logical Volume Management)
  • Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM encriptado

kali_10

Passo 9 – Uma opção muito interessante é a possibilidade do utilizador indicar como pretende definir que o particionamento seja realizado, podendo separar as diretorias: /home,, /var e /tmp.

Para este tutorial vamos escolher a opção: Todos os ficheiros numa partição (desta forma todo o sistema de ficheiros será colocado numa partição única)

kali_08

….O Kali oferece ainda um passo intermédio para que o utilizador tenha uma visão geral do particionamento a ser realizado.

kali_07

Passo 10 – Se tudo estiver OK, deverá então seleccionar a opção SIM para gravar as alterações de particionamento do disco.

kali_05

 

Passo 11 – O sistema dará início ao processo de instalação que demorará cerca de 20 minutos (tempo dependo da performance da máquina).

kali_04

Quase a terminar a instalação, o sistema questiona se existe algum mirror (máquina) na rede que concentre as actualizações. Como não temos, vamos escolher a opção Não.

kali_02

Passo 12  – A seguir indicamos que pretendemos instalar o Grub no disco rígido (no master boot record do primeiro disco)

kali_01

…e após alguns segundos a instalação é finalizada

kali_00

Aqui fica um primeiro screenshot do Kali e do menu das ferramentas que o caracterizam

kali_999

Com podem ver pela imagem anterior, o Kali ficará a ser conhecido pelas ferramentas de penetração e auditoria de redes que disponibiliza. Está tudo compilado e pronto a funcionar. Experimentem!

Nos próximos dias iremos trazer um artigo com a apresentação das ferramentas que vêm com o Kali. Estejam atentos. Não se esqueçam que o Kali está também disponível para:

  • rk3306 mk/ss808
  • Raspberry Pi
  • ODROID U2/X2
  • Samsung Chromebook

Saiba tudo aqui

Download: Kali Linux
Homepage: Kali Linux

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Qual é a diferença entre o Backtrack e o Kali ?

    1. Avatar de Rui Dias
      Rui Dias

      Parece-me a mesma coisa, mas com nomes diferentes…

    2. Avatar de JP (djlinux)

      Backtrack – Baseado no Ubuntu
      Kali – Baseado no Debian

      Pelo que consegui perceber o BackTrack foi descontinuado, agora é só Kali. Kali tem vindo a ser desenvolvido com a ajuda dos desenvolvedores do Backtrack e a comunidade para ser ainda melhor do que o BackTrack. Eles dizem que não esperavam que o BackTrack fica se tão popular em tão pouco tempo e que para dar uma melhor resposta tinham que evoluir. Parece que essa evolução passa pelo Kali 🙂

      Cmps

      1. Avatar de James
        James

        Falta referir que o Ubuntu é também ele baseado no Debian…

        …logo o Backtrack é baseado no Debian 😉

      2. Avatar de Daemon
        Daemon

        Evolução as inversas.. Para mim, essa evolução andou para trás…. rs

      3. Avatar de gustavo
        gustavo

        o kali e sussesor do backtrack ele e em debian para ser mais leve e presisso o kali e considerado o backtrack 6

        1. Avatar de Maximos
          Maximos

          como se diz o ditado popular meu:
          “Justo algusto” ESTÁ CERTÍSSIMO Gustavo.

          falar nisso Gustavo, você deve ter conhecimento mais que eu no kali, tem como você me ajudar a entender um pouco mais cobre ele? É que sou novo no barco.

          capitão!

    3. Avatar de Ivo Barbosa
      Ivo Barbosa

      tb gostava de saber…
      Existe liveCD para esta versão?

    4. Avatar de João Marcos
      João Marcos

      O Backtrack é baseado no Ubuntu.
      O kali é baseado no Debian.

  2. Avatar de James Bond
    James Bond

    Ora aqui está: quem consegue instalar o KALI também consegue instalar o DEBIAN. O processo é exactamente o mesmo! O KALI é DEBIAN! A única diferença entre o KALI e o DEBIAN é que o KALI vem “com um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração entre outros”.

    Para outros fins, instalem o DEBIAN! 🙂

    1. Avatar de João Sá
      João Sá

      Exacto. Este tipo de distribuições não foram pensadas para serem instaladas, mas sim para serem usadas como livecd

  3. Avatar de David
    David

    Estou a usar o VirtualBox 4.2.10, e fiz exactamente o o que o Pedro pinto referiu mas a mim após a instalação quando tenta correr o sistema dá o erro ” The guest is trying to switch to the PAE mode which is currently disabled by default in VirtualBox. PAE support can be enabled using the VM settings (General/Advanced)”
    Epa mas em General/Advanced não está la nada disso…. Aconteceu isto a mais alguem? ou alguem sabe a solução?

    Thks 🙂

    1. Avatar de rand
      rand

      Settings->System->Processor->Enable PAE/NX

  4. Avatar de António Oliveira
    António Oliveira

    Instalei sem problemas num asus eee 901 e ficou a rolar bem, no entanto quando tento instalar impressoras diz que o serviço de impressão não está disponível e já pesquisei e procurei e nada resultou…

    1. Avatar de Rafael Gontijo
      Rafael Gontijo

      O Kali não é uma distribuição de proposito geral, e por isso todos os serviços “desnecessários” para o seu proposito que é testes de segurança são desativados.
      Sugiro você que instale o Debian Wheezy no qual o Kali é baseado, você pode baixa-lo por este link : http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/i386/iso-cd/debian-testing-i386-CD-1.iso
      A instalação e praticamente a mesma coisa que o Kali, como o ‘James Bond’ falou.

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    Já alguem instalou no raspeberry pi ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vou lançar um artigo sobre isso.

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Forca Pedro, mas rápido 😛

        Aproveito, já agora e quando fizeres um tutorial, diz também como resolver o problema do web browser, porque não consigo abrir aquela treta, dá sempre erro 😐 e até agora 0 soluções.
        cumps

  6. Avatar de rikhard

    os criadores da backtrack tiveram a visão (como muitos outros, excepto a malta da Caixa Mágica) de perceber que continuando a usar como base a distro dos senhores da canonical seria um enorme erro.

    um erro porque esses senhores têm a mania de fazer demasiadas coisas sozinhos, unity, mir, etc

    parece que os chineses tb resolveram meter os pés pelas mãos, ou talvez não tendo em conta que a canonical se parece cada vez mais com a apple.

  7. Avatar de charles
    charles

    o meu não inicia do virtual box instala mais ñ inicia

  8. Avatar de Arivielo
    Arivielo

    ja estalei pele segunda vez no virtualbox.todo o processo de instalaçao corre lindamente e finaliza com exito.mas nao percebo porque. nao me deixa fazer o login, indica erro de autenticaçao.mas a chave que criei esta correta.nao percebo,alguem tem alguma ideia do que podera estar a acontecer?

    1. Avatar de monux
      monux

      Instalei 3x e me ocorre o mesmo problema.Aparece a tela de login,mas não consigo acessar o sistema,alguém tem a solução? Cumps

      1. Avatar de monux
        monux

        – Acessei usando root como usuário e a senha que coloquei na instalação.

        1. Avatar de Fred
          Fred

          Vlw irmão 😉

        2. Avatar de Raphael
          Raphael

          Também estava precisando dessa informação . Obrigado , brother .

        3. Avatar de Ronie
          Ronie

          Muito obrigado…
          instalei 4 vezes e nao tava conseguindo logar…
          vlw 🙂

        4. Avatar de Rdw
          Rdw

          brigado ai cara

          1. Avatar de danty teylor
            danty teylor

            monux tu salvou o mundo brow.. já tem meu respeito i tlz, tava muito precisando dessa bela informação que me veio bem acalhar.. obg mesmo!!

  9. Avatar de Arivielo
    Arivielo

    oh, correçao.nao estalei hehehe.devia tar a pensar em estalos.pessoal alguma ideia de como ultrapassar isso?é que ja instalei duas vezes e a pass esta certissima.obrigado

    1. Avatar de MadMax
      MadMax

      Cara…a senha que tu registra é de root…tu ta colocando o usuário root pra logar?

      1. Avatar de Arivielo
        Arivielo

        qdo inicio o kali aparace a janela de login com o teu user ja por defeito .carrego enter mas ele nao aceita.testo na opçao onde diz novo utlisador.pede o user e a seguir a pass.so que a unica chave que eu criai no processo de intalaçao é a chave root.e ele n aceita essa chave

        1. Avatar de monux
          monux

          – Acessei usando root como usuário e a senha que coloquei na instalação.

  10. Avatar de Jonas
    Jonas

    Nas aplicacoes já nao tenho a opção “kali linux” onde estao todos os programas e em separado por funcao, agora foi me criado uma opção nova chamada “outros” e todos os programas que estavam na opção kali linux foram para lá a misturaram.se todos… 😐 alguem sabe como meter lá outra vez a opção kali linux com os programas todos em separado por funcoes ?

  11. Avatar de Hugo F.
    Hugo F.

    Alguém sabe como instalar num portátil que veio já com windows 8 uefi??

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Tb estou com esse problema. 🙁

      1. Avatar de Joel
        Joel

        Aconcelho a usarem em versão live a penas, contudo queiram instalar ou nao, para criar bootable usbs para UEFi usem o rufus, é um bom programa, e como é linux escolham partição gpt para UEFi bla bla depois reiniciam em modo avançado , caso nao saibam, iniciem o pc e no menu de inicio de sessão, carreguem no shift e no símbolo de encerrar e escolham reiniciar com o shift premido depois deve aparecer a pen se nao aparecer isso ja é meio caminho para irem a bios,
        Bem isto é melhor explicado com um tutorial, xD
        Se a equipa do pplware quiser posso ajudar com um tutorial para formatar e instalar sos em pcs com UEFi 😀

  12. Avatar de Loghonox
    Loghonox

    alguem tem o problema no terminal de digitar ap-get install e nao funcionar da sempre erro ?

    1. Avatar de heliseu
      heliseu

      tente usar o comando sudo antes assim[sudo apt-get install]

  13. Avatar de Thiago Santiago
    Thiago Santiago

    Prezados, se alguém puder me ajudar, já tentei instalar de várias maneiras diferente o Kali, mas sempre quando chega no final, na hora de instalar o GRUP ele dá um erro crítico na Máquina virtual, a última tela que aparece está escrito o seguinte:

    Early console in decompress_kernel
    Decompressing Linux parsing ELF

    1. Avatar de Sambas31
      Sambas31

      Tenta sacar um novo iso do kali Linux.

  14. Avatar de brando
    brando

    Alguém sabe onde baixar videos ou tutorial ensinando usar esta ferramenta porque o site tem alguns tutoriais mas, são muito vago.

  15. Avatar de jonathan
    jonathan

    olá galera!
    Então estou com um problema ao tentar logar no kali, quando pede login e senha ele simplesmente não loga, porem eu percebi que ele não me dá a opção de logar como ADM(root) somente como outro usuario e por este motivo não consigo logar, já tentei todas as senha obvias mas sem sucesso, se alguem puder ajudar agradeço.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      também estou com o mesmo problema 🙁

      1. Avatar de Hijo Noleto
        Hijo Noleto

        Usuário:root
        Senha: a que colocada na instalação.

        1. Avatar de Anderson Brandão
          Anderson Brandão

          Para mim não aparece a opção de usuário, aapenas senha, e rejeita todas.

          1. Avatar de Elgon2003
            Elgon2003

            tb

  16. Avatar de Liz
    Liz

    Quando tento o comando “apt-get install -y linux-headers-$(uname -r)” tenho a seguinte resposta:

    Lendo lista de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    E: Impossível encontrar o pacote linux-headers-3.7-t runk -amd64

  17. Avatar de Never Die
    Never Die

    como eu faço para enstalar programas no kali linux bem nao conçigo enstalar programas no kali sera q e por faltar alguns repositorios

  18. Avatar de Thiago Fabrizio Barbosa Gomes
    Thiago Fabrizio Barbosa Gomes

    Alguém pode me ajudar, finalizo a instalação, mando reiniciar, depois que da o boot na primeira opção ele da esse erro.

    http://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar-jpg–327

    1. Avatar de Thiago Fabrizio Barbosa Gomes
      Thiago Fabrizio Barbosa Gomes

      Resolvido

      Habilitei o PAE/NX como mencionado acima em um dos comentários

      http://uploaddeimagens.com.br/imagens/capturar2-jpg–12

  19. Avatar de Augusto Plack
    Augusto Plack

    tenho problemas, não consigo me conectar a internet através dele :((
    se alguém que entenda, poder me ajudar, ficarei muito grato.
    Obrigado até agora 😀

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Ele está instalado no notebook ou no pc?
      Se for no notebook, veja se consegue conectar via cabo e da um apt-get update.
      Vc está usando ele como VM?
      Veja se a placa de rede da VM (Kali) está configurada como NAT. se mesmo assim não estiver funcionando procure saber para que serve cada opção da sua placa de rede.

      Tive problemas com o KAli pq não instalava o modo gráfico e tava usando Virtual Box, e resolvi com uma configuração que fiz no chipset da VM e usava o Virtual Box na época, agora to usando só o Hyper-V que é nativo do windows 8.

      Espero ter ajudado…

      1. Avatar de charles
        charles

        a questão é. Como ver se a placa de rede DA VM(kali) está configurada com o NAT.

  20. Avatar de Bruno
    Bruno

    aqui não aparece a opção graphical install. O que pode ser?

    1. Avatar de marcos
      marcos

      Siga com a seta para baixo que aparece !

  21. Avatar de lucas

    http://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo-png–8375/mostrar-codigo
    eu seleciono instalar e do enter e fica desse jeito ai, já baixei os dois kali linux 32 bit e 64 bit

  22. Avatar de Denis Barbosa
    Denis Barbosa

    Ola pessoal, boa tarde, vim pedir orientação de vcs, utilizo o backtrack e vou passar o kali, mas vi que ja existem alguma versões, porem vi uma amd etc… (meu pc e um core 2 duo com placa de video gts 250, alguem que ja conheça o kali poderia me orientar qual kali escolher para o meu sistema?), ficarei muito grato pela orientaçao, ate aqui to meio perdido, com as opções e versoes que encontrei..

  23. Avatar de brando
    brando

    Como instalar os repositórios do kali linux dar erro sempre vou colocar sem isso fica impossível instalar outro programas.

  24. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu instalei tudo conforme tutorial mas quando o kali inicia, nem chega a aparecer o ecrã de login e dá um erro “Sorry, something has gone wrong”

    Alguém sabe o que possa ser?

  25. Avatar de Paulo
    Paulo

    Alguém me pode ajudar por favor, quando eu termino a instalação do kali linux ele volta para o ecrâ inicial de instalação e não sei o que fazer por favor alguém me ajude.
    Obrigado

  26. Avatar de Raylan
    Raylan

    E que quando abro o Kali Linux ele pede o nome do usuário e a senha só que quando coloco aparece uma msg assim “invalid UTF-8” como faço para para ajeitar isso ?

  27. Avatar de pedro
    pedro

    ola pessoal tambem acabei de instalar o kali e o meu terminal nao abre sera que alguem me pode ajudar

  28. Avatar de Raí
    Raí

    Já tentei instalar o Kali de todos os modos possíveis, igual o tutorial acima, mas da sempre o mesmo erro.

    Sorry, something has gone wrong

  29. Avatar de Eron
    Eron

    Manow, no final da intalaçao, faço tudo direitinho ,mas no final fica muito tempo Please Wait. Acho q isso nao é normal pq fiquei mais de 20 minutos esperando =[ se alguem poder me ajudar =[[[[[[

  30. Avatar de Felipe de Paula
    Felipe de Paula

    Estou com o mesmo problema do Eron, se alguém puder me ajudar?
    Obs: Já Habilitei o PAE/NX.

  31. Avatar de Vcon
    Vcon

    Boa noite, pessoal ao tentar instalar o kali via pen ele pede pra montar o cdrom, e da falha ao montar, ele não monta e não encontra o cdrom. Porque sera?

    1. Avatar de MARIANO
      MARIANO

      JA FIZ ESSE PROCEDIMENTO E TAMBEM ENCONTREI ESSE ERRO. MÁS SE VC JOGAR UMA ISO PRO DVD ELE VAI RODAR CERTINHO.. ” KALI ISO OU KALI BOOT” .

  32. Avatar de Elgon2003
    Elgon2003

    Eu deletei o kali mas depois quando fui usar o pc o kali deu um erro de sem partitura e agora esou preso na consola como faço para resolver obg. windows 8

  33. Avatar de ADONIAS
    ADONIAS

    Eu tenho dois SSD. Em um está instalado o Windows e queria instalar o Linux Kali no outro. Como devo proceder. Já baixei a ISO de 64bits