Torque – As informações do seu carro no Android

158 Comentários

Temperatura do motor, emissões de CO2, rotações do motor, consumos de combustível instantâneos, médias de consumo de combustível, temperatura do ar de admissão, …tudo no seu dispositivo móvel Android.

Os dispositivos móveis vieram revolucionar o segmento tecnológico. No entanto, características como a mobilidade, capacidade de processamento e integração com outros dispositivos através das mais diversas interfaces e sensores, são também interessantes e que podem ser facilmente aproveitadas para outros segmentos como é o caso do segmento automóvel.

E se fosse possível, através do seu dispositivo móvel, saber várias informações, em tempo real, do seu veículo? Hoje apresentamos a aplicação Torque e ensinamos como podem ler, do vosso veículo, as mais diversas informações.

O Torque é uma aplicação para Android, que permite que o nosso dispositivo móvel, através de um dispositivo Bluetooth, que é ligado à ficha OBD, obtenha diversos dados referentes ao chamado “cérebro” (também conhecida como unidade ECU) do automóvel, em tempo real, tais como:

  • temperatura do motor
  • emissões de CO2
  • rotações do motor
  • consumos de combustível instantâneos
  • médias de consumo de combustível
  • temperatura do ar de admissão
  • …entre outros.

torque_01

Contudo, é normal que alguns dos sensores virtuais na aplicação não funcionem, pois alguns dos sensores reais, que estes sensores virtuais representam, não se encontram presentes no automóvel ou então porque, dependendo da ECU não será possível ter acesso para ler determinados parâmetros.

torque_02

Outro dado (menos) importante, mas também interessante é o facto de, como esta aplicação, podermos usar o GPS presente na maioria dos smartphones, e sabermos, por exemplo, quanto tempo leva o automóvel dos 0-100 km/h, quanto tempo leva a percorrer uma milha e fazer uma média, mais precisa, da velocidade numa determinada viagem.

torque_03

Mas esta aplicação não se fica por aqui, ela também é capaz de executar um auto-diagnóstico ao automóvel e detectar se existe alguma avaria neste, listando-a depois num menu e indicando nela um link para uma página WEB que irá mostrar posteriormente, através dum código, que tipo de avaria se trata.

torque_04

E como se isso não bastasse, pode-se ainda, através do uso do GPS, fazer um tracking de uma viagem, registando a aplicação com cores diferentes, o caminho seguido pelo automóvel, dependendo da velocidade registada através do GPS.

torque_05

Na aplicação também é possível criar um perfil para um determinado carro, indicando diversos parâmetros referentes ao carro. Criando um perfil, poderá sempre, que a aplicação estiver activa, registar e guardar a distância percorrida pelo automóvel numa viagem, e outros dados referentes aos sensores virtuais que está a usar num determinado momento.

Assim, é possível depois guardar estes dados no formato usado pelo Google Earth, e envia-los através de e-mail, por Bluetooth ou para o Dropbox, para que mais tarde possa abri-los com o Google Earth e ter acesso a esses dados detalhados que foram registados durante a sua viagem.

torque_06

Neste perfil, também é possível introduzir o custo de cada litro de combustível, para assim na aplicação poder saber em tempo real, qual o custo de uma determinada viagem que fez.

image

Possibilidade de exportação:

torque_07

Percurso mapeado

torque_08

Em suma, esta app é para quem é mesmo fã de automóveis e gostaria de saber um pouco mais do que se passa dentro do capô do seu automóvel.

Não esquecer que o torque só funciona se tivermos um adaptador que liga à interface OBD do seu automóvel.

image

O torque permite transformar o seu Android num autêntico painel de informações do seu automóvel, podendo os resultados ser exportados para os mais diversos formatos. Para isso é necessário que possuam um adaptador OBD ligado no carro, que envia, via Bluetooth, todas as informações para o seu dispositivo móvel.

Conheciam este tipo de sistemas? Já usam?

Partilhar:
Tags:

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    muito bom, eu quero, onde posso comprar esse adaptador OBD.
    Obrigado

    1. Avatar de Daniel Moreira
      Daniel Moreira

      Sim realmente seria interessante saber onde se pode comprar esse adaptador.
      Fico à espera

      1. Avatar de leandro carvalho
        leandro carvalho

        ve no olx eu comprei uma e isto e brutal quem vende e um rapaz de perto de passos de ferreira

        1. Avatar de Rui Dias
          Rui Dias

          PaÇos de Ferreira!!!

        2. Avatar de Alc
          Alc

          Terei sido eu? Sou de Paços de Ferreira e realmente vendi um pelo olx por essa altura!!!!! 🙂

    2. Avatar de Pedro Oliveira

      Eu comprei o meu no ebay.co.uk.
      Custa cerca de 20€.
      Cumpts,
      Pedro

    3. Avatar de Andrey de Oliveira
      Andrey de Oliveira

      DealExtreme. U$40.

      1. Avatar de Andrey de Oliveira
        Andrey de Oliveira

        Opa, achei até por U$12. =D

        1. Avatar de carlos andré gonçalves
          carlos andré gonçalves

          deal extreme rula tanto 😀
          é pena é demorar a chegar 🙁
          mas mais vale tarde que nunca xD

          1. Avatar de João
            João

            Gente, por amor da santa, 20€???

            Até me admira um site como o pplware só fazer um artigo sobre o torque quase 2 anos depois deste aparecer (ou mais).

            Podem comprar o adaptador aqui por menos de 7€

            http://www.ebay.com/itm/Mini-ELM327-V1-5-OBD2-II-Bluetooth-Diagnostic-Car-Auto-Interface-Scanner-S3-/200960099054?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2eca27c2ee

      1. Avatar de Diogo Matão
        Diogo Matão

        demorou muito tempo

    4. Avatar de Helder Vaz
  2. Avatar de Rogerio Magalhaes
    Rogerio Magalhaes

    Este software é muito interessante.
    Gostava de o utilizar, mas tenho algumas dúvidas sobre o adaptador OBD Bluetooth a utilizar… os adaptadores à venda no Ebay serão fiáveis?
    Já agora, que adaptador utilizaram no teste?

    1. Avatar de EmanuelP
      EmanuelP

      Bom dia,

      Eu comprei um no ebay, custou-me 8€ e pouco e funciona a 100%.
      O que eu comprei é este:
      http://www.ebay.co.uk/itm/ELM327-OBDII-OBD2-V1-5-Bluetooth-Car-Diagnostic-Interface-Scanner-/261183948397?pt=UK_Diagnostic_Tools_Equipment&hash=item3ccfc6c66d

      Espero ter ajudado.

      Cumprimentos

      1. Avatar de vasco marques
        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Sim funciona em qualquer carro com ficha OBD2.
          Excepcao para carros com o “chip anti-tuning” que limita a utilizaçao do protocolo OBD.
          Um carro que encontrei onde nao era possivel ligar foi um Leon FR de 2010

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Vitor essa informação está errada.

            Se não funciona no leon deve de ser por algum outro motivo.

            Esse cabo/aplicação funciona em todos os carros com a norma EOBD, que é um standard e faculta informações genéricas em quase todos os modelos de carros após o ano 2000

          2. Avatar de marcos
            marcos

            Funciona no fiat línea ??

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            TENHO UMA 307 SW DE 2006 E NAO FUNCIONOU

          4. Avatar de João
            João

            Não funciona em carros do grupo VAG … (vw, audi, Seat, Scoda)

        2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Pode não funcionar. Tem como restrição o protocolo de comunicação usado pela centralina .

      2. Avatar de Rogerio Magalhaes
        Rogerio Magalhaes

        Obrigado!
        Tinha receio de comprar um adaptador desses, porque tenho visto alguns comentários onde dizem que não funcionam bem.
        Mas, sendo assim, acho que vou encomendar um 🙂

      3. Avatar de Dlencastre
        Dlencastre

        EmanuelIP, ele vem com qualquer tipo de software ou app para android? ou Ios?

        abraço

        1. Avatar de EmanuelP
          EmanuelP

          Não, o meu apenas veio com um miniCD, que muito sinceramente, ainda nem vi o conteúdo. Mas creio que é um software para Windows, uma espécie de base de dados com alguns erros dos carros.

      4. Avatar de Hélio Mendonça
        Hélio Mendonça

        Não há perigo de despesas surpresa na alfandega pelo facto de ser uma compra de fora da UE (Hong Kong neste caso)? Ou por ser uma verba tão baixa este problema não se põe?

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Não há stress. Normalmente o vendedor põe 5 USD no valor e como não mandam factura anexa, a alfandega não chateia.

      5. Avatar de Tito
        Tito

        boas tive a ver no ebay no link e nao dá para VW sharan, dá para medares uma dica se dá em toso os caros ou nao?
        tks

      6. Avatar de Luís Paulo
        Luís Paulo

        Também comprei esse, mas não estou a conseguir emparelhar. No CD diz que o PIN é o 1234, mas na net há pessoal que diz que é o 6789.

        Não consigo com nenhum dos dois. Qual usaste?

        1. Avatar de Gonçalves
          Gonçalves

          Os PINs mais utilizados em dispositivos bluetooth são o 0000 e 1234.

          Se o 1234 não funciona, tenta o 0000.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      eu uso um adaptador bluetooth, e um usb comprado no ebay e funcionam lindamente.

  3. Avatar de vasco marques

    excelente! Resta saber onde se pode comprar esse adaptador para a marca e modelo de carro respetivo

    1. Avatar de José Cordeiro
      José Cordeiro

      Boas,

      Existem vários tipos.

      Penso que o mais conhecido seja o Elm327

      cumprimentos

  4. Avatar de Martini Man
    Martini Man

    Eu já testei este sistema, contudo o consumo instantâneo não consegui obter/visualizar na app.

    Eu mandei vir o meu do eBay e funciona perfeitamente, tenho um Ford Fiesta de 2010, só não consigo é obter o consumo instantâneo mas isso eu acho que é falta de configuração na app.

    1. Avatar de Pedro Cunha
      Pedro Cunha

      Boas Martini Man. Tenho um fiesta de 2009, e o mais provável é que nao consigas obter o consumo instantaneo porque esta versão do Fiesta nao dá no computador de bordo o consumo instantaneo, a única maneira de saberes ( +/- ) é fazer reset ao consumo médio e logo a seguir ele da no mesmo manu o isntantaneo pois ainda nao tem referencia para apresentar médias. É claro que não é nada muito real, mas é o mais parecido que se consegue. Já agora, podes dizer o link de onde mandaste vir o teu adaptador?
      Cumprimentos

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Muito bom mesmo. Já uso á algum tempo, e funciona lindamente. Cada vez melhor com as actualizações que têm surgido. muito util para descubrir, e apagar erros gerados, como a potencia instantanea que o motor esta a gerar.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      isso é um adaptador para cada marca ou o adaptador é universal…

      1. Avatar de José Cordeiro
        José Cordeiro

        universal …

        se o teu carro apresentar estes protocolos (versão 1.5):

        • SAE J1850 PWM(41.6Kbaud)
        • SAE J1850 VPW(10.4Kbaud)
        • ISO9141-2(5 baud init,10.4Kbaud)
        • ISO14230-4 KWP(5 baud init,10.4 Kbaud)
        • ISO14230-4 KWP(fast init,10.4 Kbaud)
        • ISO15765-4 CAN(11bit ID,500 Kbaud)ISO15765-4 CAN(29bit ID,500 Kbaud)
        • ISO15765-4 CAN(11bit ID,250 Kbaud)
        • ISO15765-4 CAN(29bit ID,250 Kbaud)
        • SAE J1939 CAN(29bit ID,250*Kbaud)
        • USER1 CAN(11*bit ID,125*Kbaud)
        • USER2 CAN(11*bit ID,50*kbaud)

        ou seja, todos ou quase todos os carros.

        cumprimentos

        1. Avatar de Fernando Barbosa
          Fernando Barbosa

          Tenho um ELM 327 mas não funciona no meu Passat a gasolina de 98. Como consigo ver qual é o protocolo desta viatura?

          Cumprimentos

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Muito bom!
      Potencia instantânea…? Explica um pouco melhor SFF… Consegues saber quantos CV e quantos NM o carro vai a fazer?
      E é possível saber quantos bars de pressão vai o turbo a fazer?

      1. Avatar de Gonçalo Almeida Santos
        Gonçalo Almeida Santos

        Potencia instantânea é estimada.. sim, a pressão do turbo é monitorizada em tempo real, com um ligeiro lag.

  6. Avatar de Claudio Catarino
    Claudio Catarino

    Espetaculo para controlar a namorada ehehe

    Exelente artigo 😉

  7. Avatar de tchessetiger
    tchessetiger

    Onde se instala esse dispositivo no carro?

    1. Avatar de paulo
      paulo

      na ficha de diagnostico do carro, alguns por debaixo do volante outro perto do travão de mão, mas por norma estão escondidos.

      1. Avatar de tchessetiger
        tchessetiger

        E o tal dispositivo é universal ou há cada carros especificos ou assim?

    2. Avatar de Gonçalo Almeida Santos
      Gonçalo Almeida Santos

      Através de um socket OBD presente na maioria dos carros, terá de se informar se o seu carro tem suporte para OBDII

    3. Avatar de Luís Nabais

      Em alguns casos é preciso tirar o isqueiro do carro (incluindo o suporte onde o isqueiro se encontra) e está lá a ficha.

  8. Avatar de Gonçalo Almeida Santos
    Gonçalo Almeida Santos

    este software é muito bom, uso-o há já algum tempo.. Aproveito para cumprimentar o autor deste post, já que estudo IPG.. Há outros softwares, um deles é o alfaOBD muito completo, tendo a grande vantagem de ter sido desenhado para Alfa Romeos.

    Cumprimentos

  9. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Esta app ou o adaptador Bluetooth podem de alguma forma provocar estragos no carro?

    Cumps.

  10. Avatar de Luís Paulo
    Luís Paulo

    Agora a pergunta é: e para iOS?

    1. Avatar de Alexandre

      Pra iOS tem o Dynolicious que é muito melhor.. o iOs é muito mais servido desse tipo de app. INFELIZMENTE!!!!

      1. Avatar de Luís Paulo
        Luís Paulo

        Por acaso acho precisamente o contrário. Sempre encontrei mais e melhores apps deste género para Android do que para iOS. E as Apps para iOS são sempre pagas (tal como a que acabaste de indicar) 🙁

      2. Avatar de Nuno Miguel
    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Há varias , : Dash Command ; Rev ; Roaders , SpeedPort , Harrys Lap Timer Pro , DragFx, Fuzzy Car

      Para PC (windows acho ) tens o ScanXL.

      Eu nunca tinha ouvido falar nisto , mas bastou 2 min para ver que a culpa era minha 🙂

      Abc

      1. Avatar de Paulo

        como se convertem os logs disto para ver em windows ?
        o torque só permite exportar em poucos formatos, o do google earth, csv e um outro esquesito.
        testei com o ScanXL mas nao é compatível.
        alguem sabe ?

        1. Avatar de Paulo

          alto, já vi que tambem se pode exportar dados de velocidade e outros que tais para o google earth

  11. Avatar de Joao Marques
    Joao Marques

    Como é obtiva a localização gps,é a propria App que obtem os dados através do gps do telemovel certo? ou o próprio adaptador regista também a localização

    1. Avatar de José Cordeiro
      José Cordeiro

      GPS do telemóvel…

    1. Avatar de J
      J

      Parece-me igual à do EmanuelP, tirando o preço ser várias vezes superior…

  12. Avatar de João Campos
    João Campos

    Onde é que está a tal ficha num Ford Mondeo?

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Produto interessante, mas é possível ter 2 dispositivos ligados ao tlm em simultâneo? Tenho o telefone via bluetooth no carro, e teria de emparelhar este adaptador, Não sei se é possível, mas deveria dar, uma vez que eles usam serviços diferentes (um é voz e altifalante, outro é dados).
    Tenho um Galaxy SII

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tenho exactamente a mesma duvida.

      1. Avatar de GMan
        GMan

        Eu não estou a usar o ELM (low cost) mas o OBDLink MX. Quanto ao emparelhamento bluetooth nao sei se depende do OBD device ligado na porta do carro, mas no meu caso (Samsung I9000 com CM 10.1 e HTC Desire S original) a comunicação bluetooth com o dispositivo é estabelecida qdo ligo o carro, no entanto no telemóvel o bluetooth não fica marcado como “paired” (em uso).
        isto significa que consigo facilmente emparelhar o telemovel com outro device, como um auricular, sem k a comunicação com o ODB seja afectada.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          ok, e já agora, qual é a taxa de refrescamento dos valores? tem algum lag?
          não sei que adaptador escolher, mas não queria gastar mais de 20€ nisto.
          Tenho um Seat Ibiza Gasolina de 2008

          1. Avatar de GMan
            GMan

            O meu odblink mx tem uma velocidade de transmissão de dados muito elevada. nao sei quantificar mas é bastante fluido, portanto plo menos umas 20 leituras por segundo num ecran com cerca de 10 “manómetros” diferentes no torque. no minimo é tão ou mais rápido a dar informação como aquilo que eu vejo no dashboard do carro.

            pelo que eu li, a norma comunitária é k klker carro vendido na europa a partir de 98 tem de ser a porta OBD acessível ao condutor dentro do habitáculo.

            e num aviso à navegação, apesar de o torque (software) ser capaz de descodificar informação de umas dezenas de sensores, diferentes fabricantes de carros e diferentes modelos darão informações até ao limite dos sensores que estejam de facto instalados no carro e a ser geridos pela centralina.

        2. Avatar de Luís
          Luís

          Gostava de saber se esse OBDLINK MX funciona em carro do Grupo de Fiat de 2004, Cumprimentos.

  14. Avatar de Xis
    Xis

    Que coincidência, encomendei ontem o meu adaptador OBD-II bluetooth…
    Espero que funcione como é prometido!

  15. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Já agora porque desconfio que a pergunta vem a seguir :

    What Communications Protocol does my vehicle use?

    “As a rule of thumb, GM cars and light trucks use SAE J1850 VPW (Variable Pulse Width Modulation).
    Chrysler products and all European and most Asian imports use ISO 9141 circuitry.
    Fords use SAE J1850 PWM (Pulse Width Modulation) communication patterns.”

    Isto ajuda

    Abc

    Ps : com o raio deste artigo já fiquei a saber mais do que “preciso” para cultura geral… 🙂

  16. Avatar de pixar
    pixar

    Util esta aplicação.

  17. Avatar de José Cordeiro
    José Cordeiro

    Eu uso esta app com o Elm327 (v1.5), funciona perfeitamente no meu Astra GTC

    cumprimentos

    1. Avatar de Alexandre C. Marcellino
      Alexandre C. Marcellino

      Ola, tenho um astra CD 2.0 8v 2003
      cara, comprei o APP TORQUE PRO , mas nao tem jeito de eu conectar com ELM327 bluetouth.
      Da sinal e fica procurando o protocolo e acusa falha na comunicacao da ECU.
      ALGUMA DICA VC PODERIA ME DAR?
      O Scanner e OBD2 acho que e pra funcionar

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Alexandre…. Estou com o mesmo problema. Vc conseguiu resolver?

      2. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        Consegui resolver

        1. Avatar de Guilherme
          Guilherme

          Como você conseguiu resolver?

  18. Avatar de alkapone
    alkapone

    Boa tarde, por acaso estou na eminência de receber o meu adaptador OBDII que foi obtido através de um site americano (dhgate) e já está nos correios para distribuição, penso que segunda será entregue. Já tinha conhecimento desta app e então comecei a pensar como poderia integrar um tablet de 7p no carro e assim ter um verdadeiro computador a bordo com tudo o que um dispositivo com este nome deveria ter num carro. Já tenho quase tudo pronto para passar a parte da instalação no carro. Quero fazer de tal forma que fique dentro do tablier. o tablet sera um tab2 e a parte do radio estará a cargo do amplificador que adquiri para esse efeito. Acho que é um conceito muito interessante ter um tablet para musica, gps, diagnosticos do carro, atendimento de chamadas (aqui sera auxiliado por um outro dispositivo bluetooth e a aplicação tablet talk ), radio através do tal amplificador.

  19. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    não sei se no meu velhinho citroen xsara 1.4i de 97 gasolina dará pelo menos estou mais interessado no track do consumo que costumo fazer nada mais que me informar-me no google e em oficinas

    thanks pplware

  20. Avatar de Helder
    Helder

    Qualquer dia vou processar o pplware por me fazer gastar dinheiro 😀

  21. Avatar de Porquinhobranco
    Porquinhobranco

    Eh caracas, agora é q vai ser ver os xunings todos a ver o binario dos seus 1100 ccs, com 3000 euros de quitancos em cima!!

  22. Avatar de Rui
    Rui

    se alguem na zona de loures precisar de testar no carro, posso ajudar e nao cobro nada.

  23. Avatar de Rui
    Rui

    se alquem quiser testar, estão avontade, sou da zona de loures.

  24. Avatar de Carlos MElo
    Carlos MElo

    Existem uns ELM por bluetooth que não são caros e funcionam com a aplicação torque ;P

  25. Avatar de Henrique Ferreira
    Henrique Ferreira

    Alguem me pode dizer se este dispositivo: HHOBD ELM327 Bluetooth OBDII Vehicle Diagnostic Scan Tool – Black (DC 12V)

    Qual é o melhor?
    http://dx.com/p/hhobd-elm327-bluetooth-obdii-vehicle-diagnostic-scan-tool-black-dc-12v-150531
    ou
    http://www.ebay.co.uk/itm/ELM327-OBDII-OBD2-V1-5-Bluetooth-Car-Diagnostic-Interface-Scanner-/261183948397?pt=UK_Diagnostic_Tools_Equipment&hash=item3ccfc6c66d

    sou são iguais?

    Ambos são compatível com o meu Renault Clio II 1.2 de 98 ?
    A ligação é feita por baixo do isqueiro.
    Fico a espera da vossa resposa.
    Obrigado

  26. Avatar de Silva
    Silva

    Ora Excelente artigo! já conhecia o programa (uso-o á uns tempos desde o android 1.6), funciona ás mil maravilhas, o dispositivo que uso é um ELM327 como EmanuelP referiu, já testei em fiats, renaults, volvos, etc. nos reanults (clio) há alguns erros que ele n apaga só msm com o clip da marca é que os codigos de erro da ecu conseguem ser corrigidos/apagados, a aplicaçao tb permite a instalaçao do plug-in trackrecorder onde podemos “filmar” a nossa viagem e acompanhar no mapa com as infos todas que o programa permite aceder em tempo real! e com a vantagem dps de retirar do smartphone o video da viagem e ver o video com as infos (srt) num vlc perto de si 😛 é simplesmente fantastico o programa e convém referir, já impediu que fosse “enganado” na marca/mecanico! ;)) cumpts e mais uma vês parabéns pelo artigo!

    1. Avatar de Silva
      Silva

      btw o track recorder, já me safou o traseiro num acidente, pois provou que n ia em excesso de velocidade e que n tive qq culpa no acidente! 😉

  27. Avatar de Alexmv
    Alexmv

    Alguém sabe se funciona num carro da mercedes de 2004?

  28. Avatar de FSOARES
    FSOARES

    Boa tarde alguem sabe qual funciona num fiat grande punto 2008 diesel 1.3 90 cv ???

    1. Avatar de Silva
      Silva

      yep funciona, eu tenho um fiat punto mk2b (versao anterior ao grande punto) também 1.3 multijet 70 cv agr com 122cv e funciona ás mil maravilhas 🙂

        1. Avatar de Vitor Silva
          Vitor Silva

          Alguem me sabe dizer se funciona numa VW passat de 98?????

          1. Avatar de Fernando Barbosa
            Fernando Barbosa

            Tenho um Passat a gasolina de 1998 e não funciona.

  29. Avatar de Catfish
    Catfish

    Para bem era haver o torque para IOS acho mais interessante que os que existem para IOS e os OBDII ja existem em wifi mas mais caros 😉

  30. Avatar de Pedro Cunha
    Pedro Cunha

    Alguem sabe se comunica com o autodata via bluetooth ou tem mesmo de ser por cabo? Sei que a app é para android e nao para win, mas…

  31. Avatar de Arnaldo OLiveira
    Arnaldo OLiveira

    Ola
    Alguem conhece um software semelhante que “corra” em windows ?
    Obrigado

  32. Avatar de Andre O. Freitas
    Andre O. Freitas

    Gente, esse adaptador server para carros aqui no Brasil? GM – Chevrolet?

    1. Avatar de GMan
      GMan

      Ha uma directiva europeia para a existencia da porta OBD dentro dos veiculos, que também me parece k está razoavelmente implementada na america do norte.
      penso k o melhor é mesmo tentar localizar a porta dentro do veiculo (talvez à volta dos pedais). se a encontrar, é ir para o passo seguinte. se nao, pergunte ao google ou numa oficina.

  33. Avatar de Rui
    Rui

    Amigos, tenho o adaptador a vossa disposição para quem quiser testar antes de comprar,
    contactem-me por mail, ruijmartins@hotmail.com

  34. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Tenho um Mitsubishi L200 Strakar 2.5 de 136 HP e do ano 2003 mês 11, está sempre a dizer que está a procurar o protocolo.
    O adaptador é um ELM327.
    Alguém sabe se funciona neste carro ou o porquê desta mensagem?
    Obrigado.

    1. Avatar de alexmv
      alexmv

      experimenta ter o telemóvel ligado à net a ver se ele faz download do tal protocolo.. Ou então tenta outro software do género..

    2. Avatar de Patrick Alvim
      Patrick Alvim

      Luis, você conseguiu conectar o ELM327 na MIT L200? Estou com o mesmo problema, ele fica sempre buscando.

      1. Avatar de Luís Santos
        Luís Santos

        Não consegui, pelas informações que consegui encontrar, a L200 funciona com um protocolo MUT II o qual não é suportado pelo aparelho assim como pela APP. O protocolo da L200 é JOBD usando comunicação MUT II. Pelo que consegui pesquisar só existe via cabo e não bluetooth tendo os aparelhos de ser compatíveis com MUT II

  35. Avatar de goncalo
    goncalo

    Os utilizadores que ja usam isto, costumam retirar apos desligarem o carro? segundo percebi a maioria deles nao da para desligar…
    Ou deixam sempre ligado e nao estao preocupados com o consumo de bateria?
    (o meu carro raramente sai da garagem…)

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      o meu está sempre ligado e não tenho saído muito com o carro e não tenho tido problemas de bateria.
      Já agora, alguém aqui tem um ibiza 6L e consiga ler os valores do sensor de combustível?

  36. Avatar de Fred
    Fred

    Viva. Tenho um Mercedes Classe A 170 CDI de 1999. Sabem me dizer que tipo de adaptador suporta? OBD, OBDII, ou nenhum?

    Suportando algum, posso usar esta aplicação no meu carro?

  37. Avatar de Fábio Martins
    Fábio Martins

    alguém me pode mandar tanto o link de download da aplicação tanto como um adaptto fiável?

    Obrigado

  38. Avatar de Tiago
    Tiago

    É agora que a reprogramação vai revolucionar a partir do Android 😀

  39. Avatar de bruno
    bruno

    Eu ja uso a algum tempo num tablet dos low cost! O melhor de tudo é que a minha ficha (neste caso um ELM 327) não é sequer Bluetooth, mas sim usb!

    Pelas informações que tenho isto só é possível na versão paga do Torque, na versão gratuita só funciona mesmo com Bluetooth

  40. Avatar de Bairrada
    Bairrada

    Boa noite

    Não quero ser estraga prazer, mas não seria melhor opção ao comprar um carro ver se tem computador de bordo, pois o meu tem e não preciso dessa trabalheira toda e tenho os dados necessários ehhehe

    Boa continuação, mas gostei de ler os comentários a mesma.

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      De certeza que não percebeu bem o post, ou os dados a que consegue aceder na App. Duvido seriamente que tenha acesso aos mesmos dados no seu carro com computador de bordo.

      1. Avatar de Malic X
        Malic X

        Mas a pergunta faz sentido. Tirando os xunings que gastam mais nessas tratas que no carro, qual a utilidade disso?
        Já sei fico com os dados no Telele e …?

  41. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu comprei o ELM e por vezes tenho problemas na conexão do bluetooth (o telemóvel não consegue ligação).
    Isto deve estar a acontecer porque no carro também tenho um Parrot ligado e aquilo deve estar a fazer conflito.
    com o ELM bem conectado ao telemóvel, por vezes faz com que o Parrot não ligue ao telemóvel e vice-versa.
    e há dias que os 2 dispositivos (parrot e ELM) funcionam os dois na perfeição… Não sei como contornar este problema, alguém sabe?

    1. Avatar de goncalo
      goncalo

      A mim tb me acontece algo semelhante… Ou seja, o meu carro tem Bluetooth e emparelha primeiro com o tmv, quando o torque se tenta ligar, ja nao consegue… Se eu desactivar o emparelhamento do tmv com o carro e deixar o torque emparelhar primeiro, depois ja consigo emparelhar o carro e ficar com os dois activos ao mesmo tempo!
      Ainda nao arranjei solucao por aqui, porque o meu operador nao permite cartao gemeo, e tb andei a investigar a possiblidade de usar TAGs NFC para prioritizar a ligacao e respectivos emparelhamentos (requer algum tempo para testar…).
      :S

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        pois é capaz de haver uma aplicação que consiga priorizar as ligações, tal como acontece com as redes Wifi no Windows!
        Vou investigar! 🙂

      2. Avatar de outro goncalo
        outro goncalo

        hum, é curioso.
        estás a dizer k o ELM emparelha em bluetooth e o telemovel nao pode emparelhar com mais nada. tenho duas coisa a dizer.

        primeiro, sobre a prioritização já li que é definida na mesma sequencia com que fizeste emparelhamento pela primeira vez. portanto recomendo k apagues do tlm os emparelhamentos k já fizeste e voltes a emparelhar na sequencia que queres usar como prioridade.

        quanto ao bluetooth em si, nao tem nada a ver com o sim card. o transmissor bluetooth é um periférico do telemovel k estás a usar. portanto depende do chip k usas. se googlares “bluetooth pair with multiple devices” vais perceber. nao sei se ha tlms k emparelham com vários simultaneamente, mas eu tenho um headset que permite emparelhar com dois devices em simultaneo(mto util)

        por outro lado, se usares o OBDlink MX, o emparelhamento é feito de tal forma que não “ocupa” a slot de bluetooth to telemovel. isto significa que com o meu i9000 consigo perfeitamente entrar no carro e emparelhar com o bluetooth do carro e, em simultaneo, abrir o torque e comunicar com o obdlink mx.

  42. Avatar de Jorge
    Jorge

    Bom dia,

    Possuo um Citroen c5 de 2009. Sabem me informar se funciona e qual o adaptador?
    Obrigado

  43. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boas!

    No meu Peugeot 206 GTi 2.0 não funciona…:(
    Já tentei com 2 adaptores (serial e bluetooth) e nada.

    Testei os mesmos adaptadores em outros carros e não tive problemas.

    Se alguém souber como dar a volta a isto, agradeço.

    Thx!

  44. Avatar de Joao
    Joao

    Boas.

    Alguém ja testou a App equivalente mas para iPhone ? A dynolicious (penso que seja este o nome)?

    Usaram que obd?

    Tenho um peugeot gostava de experimentar isto… Mas tenho iPhone

  45. Avatar de Cristovao Morgado
    Cristovao Morgado

    Só falta ter + info para fazer mais apps 😉

  46. Avatar de Miguel

    E que tal alterar efetivamente a potência de um automóvel em tempo real com um smartphone?

    https://play.google.com/store/apps/details?id=tisystems.advology&hl=pt_PT

  47. Avatar de Tiago Fontoura
    Tiago Fontoura

    Eu já conhecia e já uso a algum tempo. pelo uma vez por ano uso para ir à inspeção com o meu carro e apagar, temporariamente claro, 2 luzes de avaria que tem. então quando estaciono no centro de inspeções limpo a memoria da ECU a luzes apagam-se vou fazer e inscrição e vou fazer a inspeção e as luzes ainda não voltaram a acender =) mas andando alguns minutos as luzes voltam a acender

  48. Avatar de Gama
    Gama

    boa tarde, tenho lido um pouco sobre este assunto e fiquei com alguma curiosidade e como tal gostaria de experimentar só que tenho uma dúvida. Para utilizar em IOS é necessario adquirir um equipamento OBDII WiFi ou um equipamento OBDII por bluethoot funciona em IOS? como o bluethoot da IOS é imcompativel com tudo e mais alguma estou na dúvida.

    1. Avatar de Catfish
      Catfish

      Necessitas de um OBDII WIFI pois o IOS tem as portas bluethoot restritas para aplicaçoes da Apple 😉

  49. Avatar de luzinha
    luzinha

    é possivel fazer ligação obd com um peugeot 206 cc 2.0 ano: 2001?

  50. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Boa dia! Tenho uma duvida quem puder me ajudar, estou fazendo um trabalho com veiculos e preciso saber se o scanner pega a kilometragem do veiculo ou as milhas… alguem tem essa informação… qual software tem esse recurso, ou qual é o protocolo..

    Abraço a todos!

    Cristiano

  51. Avatar de Catfish
    Catfish

    É pena esta app nao haver para IOS pois ganharia muito mais clientes

  52. Avatar de Luiz Carlos
    Luiz Carlos

    Ola tenho um celta 02/03 e o aplicativo não funcionou, diz que não conectou com o ecu do veiculo, o que faço.

  53. Avatar de jppataki
    jppataki

    Bom gosto no carro 🙂
    Tenho disso com BB

  54. Avatar de Emanuel Falcão
    Emanuel Falcão

    Só dá pra automóveis ou também funciona com motociclos?

  55. Avatar de Joel

    Só me falta mesmo,é saber onde, e como adquirir este software :D… Alguém me pode ajudar :)??? Obrigado

  56. Avatar de joao
    joao

    Boa noite, esta aplicação entre outras ja existem a já algum tempo, tem que se ter a ficha ODB que se encontra bastante barato no ebay, tem funções fantásticas para quem quer dar uma de mecânico e como por exemplo fazer uma reprogramação da centralina ou até ver os erros que o carro tem, se é útil? Depende daquilo mesmo para que querem se for numa da saber como funciona e assim basicamente, é como ir ao vosso mecânico e eles tem uns bem mais profissionais que dao para o mesmo efeito. Agora se é para ser tipo velocidade furiosa e aumentar um pouquinho os CVs pronto é fixe ate arrebentar com o motor se nao tiver preparado.

    Contudo comprem nao perdem nada é engraçado saber as cenas que aparecem internamente no vosso carro xD

    1. Avatar de Pfbatista
      Pfbatista

      Com este tipo de interface ELM não consegues reprogramar. É completamente seguro.

      O máximo que se faz é limpar os erros não persistentes

  57. Avatar de welson
    welson

    Ola baixei o torque free so que nao aparece os icones so um na tela principal o carro e um renault clio 2001 1.6 16v. podem me ajudar.

  58. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Boa tarde. Com este software é possivel saber os kms das viaturas se esta certo com o que marca no painel? Obrigado

  59. Avatar de Alex
    Alex

    Bom dia,
    alguém sabe me informar se o mini elm 327 conecta no gol g5 2010 1.0. A única mesagem que aparece no meu app torque é ecu não conectado.

  60. Avatar de Alex
    Alex

    Bom dia,
    alguém sabe me informar se o mini elm 327 conecta no gol g5 2010 1.0. A única mesagem que aparece no meu app torque é ecu não conectado.

  61. Avatar de Blagoncalves
    Blagoncalves

    Olá, tenho o apl Torque Pro, no smartphone com android, e o adaptador Obdll Elm327 v1.5, bluetooth.
    Em um VW Gol Power AP 1.6 Flex 2006. Protocolo Obdll ISO 14230-4 (fast init, 10.4k baud).

    Funciona de boa, posição da borboleta, rotação, velocidade, avanço de ignição, carga, torque, hp, power do motor.
    Temperaturas do líquido e ar, co2, o2, map, vácuo.
    Fluxo de combustível, ajustes Ltft, Stft, kpl, bateria e outros.

  62. Avatar de tiago magalhaes
    tiago magalhaes

    boas… tenho uma c 220 de 2004 avantgarde… eu consigo ficar emparelhado com o bluetooth da carrinha mas nao consigo fazer nada… gostaria de ajuda…. gostaria tb de saber como obter esse adaptador…

  63. Avatar de Carlos Rei
    Carlos Rei

    Boas já perguntaram anteriormente mas ninguém respondeu, é possível com este sw verificar os km reais do carro?

  64. Avatar de MAICON SILVA
    MAICON SILVA

    Oi tenho um peugeot 206 ano 2002, comprei um OBD2 Bluetooth .
    Conecta mais da uma mensagem ” ligar a ECU do carro”. Como faço isso?

  65. Avatar de João
    João

    Eu tenho um elm327 ,mas não funcionou no meu peugeot 206 1.0 16 v ano 2005 ,mas num 1.6 ele funcionou é normal?

  66. Avatar de Osvaldo
    Osvaldo

    Tenho um Renault Scenic 1.4 16v de 2000, mandei vir um Interface destes e instalei no Tablet o programa, mas estou com problemas pois diz que o carro não é compatível com o OBDII! Alguém sabe dizer se isto é normal não dar naquele tipo de carro! Obrigado

  67. Avatar de evair
    evair

    como conectar o torque v1.5.58 se na hora de conectar ta acusando alarme ecu ,ecu desconectada , meu carro e um sentra 2.0 2007/2008

  68. Avatar de Diogo
    Diogo

    Meu obd2 quando vou conectar manda ligar primeiro a ecu mais não sei como ligar

  69. Avatar de Valdir Santana
    Valdir Santana

    Tenho um Motorola Atrix mb 860, instalei o torque lite nele, mas não funciona, alguém pode me dizer o porque?

  70. Avatar de Livaldo
    Livaldo

    Fiz toda configuração entre o meu aparelho e o adaptador obd. So q nao conecta. So fica a virificar protocolo, as luzes do obd acendem todas mas nao se conecta com a central da injeção. Ja fiz todos os procedimentos de configuração, mas não deu certo. So fica piscando os ícones na parte superior do meu dispositivo Sinal do satélite, do celular, do obd e um símbolo de um carro tambem. Alguem aí pode me ajudar por favor?

  71. Avatar de Leonardo Paiva
    Leonardo Paiva

    Comprei o torque pro, e um obd2 usb, veio com um programa péssimo pra carros da ford via windows, agora no celular diz que não le ecu, o meu é um fiesta 2008, não sei como usar.

  72. Avatar de Rafael Vendruscolo
    Rafael Vendruscolo

    Boa noite.. esse app indica quando alarme do carro é ativo? Ou alguém sabe algum que faça isso.. to precisando de um para um projeto.. feito

  73. Avatar de Ademir
    Ademir

    Instalei o ELM327 no renault clio 2008 e não leu a ECU. Tentei varias alterações maa não funcionou. Diz não suporta OBD2. Alguém saberia me informar como faz?

  74. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém sabe onde posso comprar um compatível com o Micra k11 de 1998?
    O conector é diferente, penso que seja OBD1…

  75. Avatar de Bruno
    Bruno

    Alguém me sabe dizer quais os manometros para verificar o nivel do filtro de particulas e o tempo desde a ultima regeneração, num ibiza 1.9 tdi de 2008?

  76. Avatar de RUBENS DE AGUIAR MACIEL
    RUBENS DE AGUIAR MACIEL

    Olá, alguém sabe onde posso encontrar um manual com instruções detalhadas de configuração dos parâmetros do Torque pró? Obrigado