Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 40

6 Comentários

Gráficos sparkline para mostrar tendências de dados

Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

excel_00

O que são gráficos sparkline?

Ao contrário de gráficos numa folha de cálculo do Excel, os gráficos sparkline não são objetos, um gráfico sparkline é, na realidade, um pequeno gráfico no fundo de uma célula. A seguinte imagem mostra um gráfico sparkline de colunas na célula F2 e um gráfico sparkline de linhas em F3. Ambos os gráficos sparkline obtêm os respetivos dados das células A2 a E2 e apresentam um gráfico no interior de uma célula que mostra o desempenho de um título. Os gráficos mostram os valores por trimestre, realçam o valor alto (3/31/08) e o valor baixo (12/31/08), mostram todos os pontos de dados e mostram a tendência de descida do ano.

sparkline_00

Porquê utilizar gráficos sparkline?

Os dados apresentados numa linha ou coluna são úteis, mas os padrões podem ser, à primeira vista, difíceis de encontrar. O contexto destes números pode ser fornecido ao inserir gráficos sparkline junto dos dados. Ocupando uma pequena quantidade de espaço, um gráfico sparkline pode apresentar uma tendência baseada em dados adjacentes numa representação gráfica clara e compacta. Apesar de não ser obrigatório, recomenda-se que a célula de um gráfico sparkline esteja diretamente junto dos respetivos dados subjacentes.

Pode ver rapidamente a relação entre um gráfico sparkline e os dados subjacentes, e quando os dados são alterados pode ver imediatamente a alteração no gráfico sparkline. Para além de criar um único gráfico sparkline para uma linha ou coluna de dados, pode criar vários gráficos sparkline ao mesmo tempo, selecionando várias células que correspondem a dados subjacentes, conforme é mostrado na seguinte imagem.

Também pode criar gráficos sparkline para linhas de dados que adicione posteriormente utilizando a alça de preenchimento numa célula adjacente que contenha um gráfico sparkline.

sparkline_01

Criar um gráfico sparkline

1. Selecione uma célula vazia ou um grupo de células vazias nas quais pretenda inserir um ou mais gráficos sparkline.

2. No menu Inserir, no grupo Gráficos Sparkline, clique no tipo de gráfico sparkline que pretende criar: Linha,Coluna ou Ganho/Perda.

excel_02

3. Na caixa Dados, introduza o intervalo de células que contêm os dados nos quais pretende basear os gráficos sparkline.

excel_03

Resultado

Nota: Para este exemplo foi escolhido um Gráficos sparkline do tipo coluna

sparkline_02

Quando um ou mais gráficos sparkline são selecionados, aparecem as Ferramentas de Gráficos Sparkline, apresentando o separador Estrutura. No separador Estrutura, pode escolher um ou mais de vários comandos dos seguintes grupos: Gráfico Sparkline, Tipo, Mostrar/Ocultar, Estilo e Agrupar. Utilize estes comandos para criar um novo gráfico sparkline, alterar o respetivo tipo, formatá-lo, mostrar ou ocultar pontos de dados num gráfico sparkline de linhas ou formatar o eixo vertical num grupo de gráficos sparkline. Essas opções serão abordadas num próximo tutorial. Ref

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Cunha
    Hugo Cunha

    De salientar que esta opção apenas está disponível no office 2010.

    Para a instalar no office 2007 teremos que instalar o seguinte suplemento:
    http://www.filecloud.ws/xb8piyudogon

    Depois de feito o download ir ao símbolo do Office -> Opções do Excel -> Suplementos -> em baixo à frente de Gerir clicar em Ir e finalmente em Procurar onde vamos selecionar o ficheiro sacado.
    Reiniciar o Excel e teremos um novo separador com os gráfico Sparkline

    1. Avatar de Regis
      Regis

      Hugo
      Realmente parece ser uma boa alternativa para quem não tem o 2010, sobretudo mais completa. Mas atenção a alguns pontos.
      1º não é uma aplicação MS mas sim de um independente: http://sparklines-excel.blogspot.pt/
      2º por questões de segurança e funcionalidade o ficheiro descarregado deve estar em: C:\Users\”nome do utilizador”\AppData\Roaming\Microsoft\Suplementos para que não seja, por exemplo, apago acidentalmente.
      3º não têm uma utilização tão fácil como o do 2010. Pelo menos ao que me pareceu. É bem mais complexo e no site não encontrei grande ajuda
      4º não sei se é só na minha máquina, mas encravou algumas vezes.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Há que dar os parabéns a esse sr. pena é que não esteja a desenvolver esse software para LibreOffice pois provavelmente seria mais reconhecido. O desdém pela Micro$oft por este senhor, provavelmente será por dor de cotovelo… http://sparklines-excel.blogspot.pt/2010/07/microsoft-last-fallacy-regarding.html

        1. Avatar de Regis
          Regis

          o OpenOffice tem um Extension com o mesmo nome que deve funcionar no Libroffice

  2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    É do caraças!

    Nunca abri um tutorial de Excel aqui do pplware, nunca precisei.
    Este fds andava eu a ver como se usava os sparkline para o trabalho, e pensei cá para mim, vou ver os tutoriais de Excel do pplware q talvez já tenham falado disso lá, PIMBA, é logo o tutorial desta semana. É assustador a frequência com que isso me acontece aqui…