WinToFlash: Instale Windows pela pen USB sem complicações!

113 Comentários

Está cansado das mil e uma formas de colocar o seu Windows numa pen USB? Para cada versão do Windows, um guia diferente…

Hoje em dia com a vulgarização dos netbooks, que devido ao seu requisito de portabilidade deixaram a drive de CD/DVD para trás, torna-se urgente encontrar alternativas ao modo de instalação do sistema operativo. Para não falar da extrema rapidez de instalação por USB versus a partir de CD/DVD.

A aplicação de hoje, o WinToFlash, promete fazer o mesmo que o UNetBootin faz para Linux: tornar a sua pen USB num CD/DVD de instalação de qualquer versão do Windows, com apenas alguns cliques.

wintoflash_00

Não se preocupe mais com os riscos do disco de instalação Windows. Tenha sempre à mão uma pen USB, ou se não quiser, em qualquer altura pode facilmente gravar a sua imagem ISO do Windows numa pen USB.

Tenha em atenção que esta é uma aplicação ainda em fase Beta e por isso, existem alguns bugs, mas nada de grave e que não possa ser contornado.

Poderá colocar os seguintes sistemas operativos na pen USB:
  • Windows XP
  • Windows Vista
  • Windows 7
  • Windows Server 2003
  • Windows Server 2008
Bugs da aplicação

Ao testar esta aplicação, detectei-lhe 2 bugs, ambos para quem correr a aplicação a partir do Windows 7:

Terá de evitar a formatação automática da pen pelo programa, escolhendo não o modo Wizard, mas sim o modo Task, de forma a ser possível desactivar essa opção.

Para criar uma pen USB com o setup do Windows 7 a partir do Windows 7, além de escolher o modo manual, terá de escolher a opção Transfer WinPE Vista/2008/7 to flash, para que a pen seja bootável.

Experimentei correr o WinToFlash a partir do Windows XP e não se verificou qualquer problema na formatação e inclusão de ficheiros na pen. Se encontrarem mais bugs, peço que comuniquem nos comentários.

Início do guia

Encontro-me no Windows 7 e pretendo criar uma pen USB com Windows 7. Será este o nosso caso base, pois trata-se do caso mais propício a bugs. É claro que pode criar uma pen USB de qualquer, repito, qualquer versão do Windows. Vamos então ao trabalho.

Como existe o tal bug da formatação da pen em Windows 7, é importante que formate a sua pen no formato FAT32 utilizando a aplicação HP USB Disk Storage Format Tool, já aqui analisada no Peopleware.

Material necessário:

  1. Pen USB com capacidade adequada ao tamanho do CD/DVD original
  2. WinToFlash, que pode descarregar no fim deste artigo
  3. CD/DVD original inserido na drive de CD/DVD ou uma imagem ISO do mesmo

Caso possua apenas uma imagem ISO do Windows, deverá montá-la utilizando uma aplicação como o Virtual CloneDrive ou o Daemon Tools.

Abra o WinToFlash em modo de administrador. Seleccione o separador Task e de seguida a opção Transfer WinPE Vista/2008/7 to flash. Clique em Create.

wintoflash_01

Na próxima janela, no separador Basic parameters terá apenas de seleccionar a letra da drive onde se encontra a pen USB e onde se encontra o CD/DVD do Windows. Certifique-se que tem tudo igual à imagem que se segue. Clique no separador Process steps.

wintoflash_02

Desactive apenas a opção Format drive e volte ao separador anterior. Clique novamente em Create e dará início à inclusão dos ficheiros de arranque na pen USB.

wintoflash_03

O processo é mais ou menos demorado, dependendo das características da sua máquina e do tamanho do CD/DVD. Se notar uma paragem mais prolongada nalguma fase da transferência, não se preocupe.

wintoflash_04

Por fim, o processo concluir-se-á. Tem agora uma pen USB pronta a arrancar. Nunca é demais relembrar que terá de configurar a sua BIOS para arrancar a partir da porta USB, normalmente a opção Removable Device no menu Boot Device Priority. Pode ainda premir a tecla específica da sua BIOS que dá acesso ao Boot Menu e que lhe permite escolher o dispositivo a partir do qual deverá ser carregado o sistema operativo.

Para mais ajuda, não deixe de publicar a sua dúvida nos comentários deste artigo. Boas formatações!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows (todos)
Download: WinToFlash 0.4.0008 Beta [2.09MB]
Homepage: WinToFlash

Partilhar:
Tags:

Comentários

113

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estava a procurar por isto! Muito Obrigado Ana 🙂
    Coisas assim? Só no pplware 😀

    1. Avatar de Pedro Gomes
      Pedro Gomes

      Pois!!!!

      Ultimamente tenho visto o pplware a copiar outro blog… já visito o pplware a longa data gosto de ver os artigos e rir-me dos comentarios… mas ultimamente o pplware tem deixado muito a desejar….

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas @Pedro Gomes
        E já agora que blog é esse? Talvez arranje ideias para outros artigos 🙂

        Pedro Pinto

      2. Avatar de Vítor M.

        A porta é serventia da casa… ainda por cima para ti que vens daquele “sitio” ;). pelo menos tem o cuidado de “esconder” o IP… noob.

        ai ai a que “pomada” nesse cotovelo homem 😀

        Aquele abraço. hehehehe

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          mais um do kerodicas a armar barulho?

          ai à uns tempos os anormais diziam q tinham comprado o pplware.

          cumps[]

      3. Avatar de Ana Narciso

        Permite-me perguntar-te que blog é esse?

        Este guia é pura e inteiramente da minha autoria. Agora se me vieres dizer que existem N blogs e fóruns a copiar os meus artigos e de outros autores, sem sequer colocarem a fonte, isso já é outra conversa.

        Há com cada um…

      4. Avatar de Amancio Di Favero
        Amancio Di Favero

        És um Grande invejoso colega! “pplware” és unico a quem corro quando preciso de soluções ou para atualizar meus conhecimentos, e nunca precisei procurar em outras fontes.
        Provavelmente vem de outro “sitio” a tentar derrubar PPLWARE, e ao ver isso digo-lhe Colega:

        Outros Sitios podem ser bons, mas PPLWARE és Incomparável!.

        E falo por Todos, Obrigado a Equipe do PPLWARE por sempre estarem atras de soluções e novidades, dentre outras coisas.

        Um Grande Abraço.
        Se cuidem.
        Fiquem com Deus.

      5. Avatar de Manuel José
        Manuel José

        O PPLWARE cita sempre as fontes quando vai buscar algo a outro sítio. Não percebo o porquê de tanta raiva. Primeiro, existem muitos artigos da autoria do próprio PPLWARE, segundo, ao citarem as fontes estão a respeitar inteiramente os direitos de autor.

        1. Avatar de Manuel José
          Manuel José

          Quanto ao artigo, vinha mesmo a calhar, acabei de descobrir que já está disponível no MSDNAA a versão final do windows 7 e instalar por pen é mais rápido e uma pen não se estraga tão facilmente.

          1. Avatar de Ana Narciso

            Deparei-me exactamente com o mesmo “problema”. Daí ter escrito isto. Coincidências não é? 😀

  2. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    muito util por acaso..

    thanks

  3. Avatar de rsl
    rsl

    Boas,
    Qual o tamanho mínimo da pen?
    Obrigado

    1. Avatar de rsl
      rsl

      lol Esqueçam, só agora é que raciocinei! 🙂

    2. Avatar de Weberley
      Weberley

      lol o tamanho q for a ISO
      lokura o.O

  4. Avatar de Helguera
    Helguera

    Muito mais prático assim! =D

  5. Avatar de Luiz
    Luiz

    Eu não entendi uma coisa. Pelo que seu o HP USB Disk Storage Format Tool formata apenas pen-drives com 2Gb no máximo. Então os arquivos do windows 7 não cabem nele pois a ISO tem 2.4Gb mais ou menos.

    Como fazer?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não é verdade. Eu usei uma pen de 4GB com o programa da HP. Sem problemas. Até discos rígidos externos formata. 😉

      Para colocar Windows 7 na pen, aconselho pen com um mínimo de 4GB.

    2. Avatar de AirCrack

      Meu caro amigo, estas a fazer uma confusão… o HP USB DSFT não apenas formata PEN’s com 2GB, como também formata tudo que esta antes e depois, até um limite de 32GB (FAT32). Portanto não vejo a dificuldade??

      Como é logico, o conteúdo/setup/ficheiros de instalação do Windows 7 que tens que copiar para a PEN, nunca, e de maneira alguma vão caber numa PEN’s de 2GB.

      Sugestão: usa uma de 4GB!!

      Espero ter elucidado…

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        fat32 n significa q so vai ate dispositivos com 32GB.

        basta veres os discos externos q vêm todos em fat32.

        cumps

  6. Avatar de Qualquer
    Qualquer

    Espectacular, estava mesmo a precisar disto.

  7. Avatar de Computed Life

    Com os netbooks isto da imenso jeito obrigado pela dica.

    Cumps

  8. Avatar de MarteloJ
    MarteloJ

    mas afinal a “6.1.7600.16385.win7_rtm.090713-1255” é a RTM ou não??

  9. Avatar de amp
    amp

    Comigo não está a funcionar… Faço tudo como está explicado e dá tudo certo, meti a BIOS a arrancar pela pen, mas quando inicio o pc, entra normalmente no sistema operativo, não começa a formatação… Alguma solução? (Estou a usar XP).

    cumps

    1. Avatar de Ana Narciso

      Se estás a usar XP, podes usar o modo “Wizard”, o guiado.

      Eu testei no XP, a colocar o Windows 7 na pen, e funcionou. Tanto pelo modo descrito no meu guia, como pelo modo Guiado.

      Experimenta o modo Wizard, aquela janela que aparece logo ao início, com um ícone verde. Clica lá e segue os passos.

      E depois, certifica-te que a BIOS está a arrancar pela pen, isso não pode falhar!

      1. Avatar de amp
        amp

        Fiz pelo “Wizard” e continua igual.
        Eu uso XP e quero colocar também XP na pen.
        Só que eu não estou a usar o cd do XP, estou a usar uma imagem ISO, que emulei no deamon tools… Outra hipótese?

        1. Avatar de Ana Narciso

          Testei colocar o CD do XP dentro da pen, usando o Windows XP, pelo Wizar, tal como tu. (Peço desculpa por ter demorado 1 dia, mas só agora arranjei um bocadinho para testar e responder-te devidamente).

          A imagem ISO funciona.

          Acontece o seguinte:

          Quando fazes boot pela pen aparecem 2 opções:

          1 – GUI Mode
          2 – Text Mode

          Escolhes a segunda opção e voilá, o setup do Windows XP acontece.

          Espero ter ajudado!

          1. Avatar de amp
            amp

            Utilizei outro CD de instalação do XP (este tem o SP2 enquanto o outro tinha o SP3) e agora ja consigo ver esse menu. Escolho “Text mode” e começa a formatar (aquela parte que se escolhe a partição, copia os ficheiros, como o costume, embora demore muito mais tempo a copiar os ficheiros do que se fosse em cd)só que quando reinicia e faço outra vez o boot pela pen e escolho o “GUI mode”, diz que o ficheiro \system32\hal.dll está em falta ou danificado e diz para reinstalar esse ficheiro. Como faço isto já que como é um portátil nao tem leitor de disquetes…? Desde já agradeço a ajuda.

          2. Avatar de amp
            amp

            Já resolvi o problema…

            O erro do hal.dll era devido a isto:

            Q4: I am getting HAL.DLL or NTOSKRNL.EXE not found error, why?
            A4: You are installing Windows to a disk/partition other than first disk/first partition. Amend BOOT.INI on USB disk to reflect your setup.
            For example- if installing windows on SECOND disk/third partition, and FOLDER name is MYWIN, that line in BOOT.INI should look like:

            multi(0)disk(0)rdisk(2)partition(3)\MYWIN=”2. GUI Mode Setup Windows XP, Continue Setup + Start XP from HD 1″ /FASTDETECT

            http://www.msfn.org/board/faqs-t116766.html

            Bastou meter o xp em 1º no disco e ficou tudo resolvido.

            cumps

          3. Avatar de Ana Narciso

            @ amp

            Ainda bem que ficou resolvido, ia tentar resolver hoje e vi que afinal chegaste à solução.

            Obrigada por a partilhares com os outros leitores! 😉

          4. Avatar de Computed Life

            Tou com o mesmo problema da falta da HAL.DLL só que não consigo encontrar o ficheiro boot.ini na PEN DRIVE mas quando tento gravar o ficheiro la diz que já existe e que está definido como só de leitura, tenho o windows a mostrar ficheiros ocultos mas mesmo assim nao encontro.

            Ajudaaaa…

          5. Avatar de Maikon
            Maikon

            ola
            estou com o problema abaixo de HAL.DLL n consigo fazer a instalaçao por esse motivo… tentei seguir os passos explicados mas nao entendi ao certo…. n sei uq tenho q substituir…. aparece as seguintes linhas:

            [Boot Loader]
            Timeout=30
            Default=multi(0)disk(0)rdisk(2)partition(3)\WINDOWS
            [Operating Systems]
            C:\$WIN_NT$.~BT\BOOTSECT.DAT = “1st, text mode setup (Boot from flash again after finished)”
            multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS=”2nd, GUI mode setup, continue setup + 1st start of Windows” /fastdetect
            C:\ = “—> DEBUG, in case of HAL.DLL or NTOSKRNL.EXE not found errors <—"
            multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WINDOWS="Debug boot rDisk 1 partition 2" /fastdetect
            multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(3)\WINDOWS="Debug boot rDisk 1 partition 3" /fastdetect
            multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(4)\WINDOWS="Debug boot rDisk 1 partition 4" /fastdetect
            multi(0)disk(0)rdisk(2)partition(1)\WINDOWS="Debug boot rDisk 2 partition 1" /fastdetect
            multi(0)disk(0)rdisk(2)partition(2)\WINDOWS="Debug boot rDisk 2 partition 2" /fastdetect
            multi(0)disk(0)rdisk(2)partition(3)\WINDOWS="Debug boot rDisk 2 partition 3" /fastdetect
            multi(0)disk(0)rdisk(2)partition(4)\WINDOWS="Debug boot rDisk 2 partition 4" /fastdetect

    2. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Provavelmente não terás seleccionado o boot correcto.
      Nalguns PC’s / motherboards é possível escolher o dispositivo de boot sem entrar na BIOS, bastanto premir F8.
      Caso não tenhas essa funcionalidade, rectifica as opções de boot pois deverão estar erradas.

      1. Avatar de amp
        amp

        Não tenho essa funcionalidade… Quanto ao boot na Bios meti na seguinte ordem:

        1º-removable device
        2º-CD/DVD
        3º-hard disk
        4º network

        Está correcto não está?

  10. Avatar de Magno Campos

    Testado e aprovado…

    😀

    1. Avatar de Magno Campos

      Testado e aprovado para windows 7..

      pk para o windows XP não funciona…

      da erro depois de formatar…

      copia os ficheiros e tudo…

      mas depois dá erro “tentou-se realizar uma operação num volume após este se ter desligado”

      testei com outro programa “WinSetupFromUSB”

      1. Avatar de Ana Narciso

        A mim não me dá erro nenhum.

        Pedia-te que dissesses aqui qual é o SO onde estas a correr o programa e qual é o SO que pretendes colocar na pen USB, para eu te poder ajudar.

  11. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Óptimo guia Ana!
    Fiquei apenas um pouco confuso pelo uso do programa da HP para formatar: o modo automático do programa usa a ferramenta do windows para formatar? daí o bug?

    Já precisei de ter a pen com partição em FAT32 para usar no DVD da sala e usei apenas a ferramenta de formatação do windows, escolhendo FAT32, e funcionou bem.

    1. Avatar de Ana Narciso

      O WinToFlash tem uma funcionalidade em que formata a pen automaticamente, pelo modo guiado. De acordo com este tópico do fórum de suporte http://wintoflash.com/forum/viewtopic.php?f=10&t=37, no Windows 7, o format automático da pen não funciona e eu própria comprovei. Daí eu ter dado uma alternativa ao format automático pelo programa (usando previamente o programa da HP).

      Se estão em Windows XP ou no Vista, podem usar o modo de formatação automático do programa. Quis apenas apresentar um guia que funcionasse em todas as circunstâncias. 🙂

      Quanto à ferramenta para formatar: HP Format versus Windows Format, é relativo. Já li algumas coisas e cheguei à conclusão que é aconselhada a utilização da formatação usando o programa da HP. Não quer dizer que usando a do Windows não funcione. Simplesmente pelo da HP tenho a certeza que funciona.

      Espero ter sido esclarecedora, dentro do possível. 🙂

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Sim, claro. Obrigado 🙂

  12. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Off-Topic

    Nokia Booklet 3G vai ser vendido por 575€… lá se vai a minha esperança de compra…

  13. Avatar de Johnny
    Johnny

    Melhor blog que eu ja vi nos ultimos tempos Parabéns !!!

  14. Avatar de MarteloJ
    MarteloJ

    mas afinal a “6.1.7600.16385.win7_rtm.090713-1255″ é a RTM ou não??

    Ninguém sabe??
    Alguém ajuda, tou com a build “6.1.7600.16385.win7_rtm.090713-1255″ supostamente a RTM. Mas agora falam por aí que a “x15-65921_MSDN” é que é a real RTM?

    Obrigado
    cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Em relação a essas confusões de versões, acho que nem mesmo a Microsoft sabe bem, mas não te preocupes, porque agora os updates qualquer versão depois de instalada fica como versão final.

      O que está em causa muitas vezes são pacotes de drivers, que normalmente aparecem nos updates se necessários.

      Instala uma versão e diverte-te 😀

      1. Avatar de 1267az
        1267az

        Bons dias jovens .
        peço desculpa por alguma coisa mas continuo com uma duvida alias com algumas e quanto mais procuro … :

        1º- será que o WIND7 é mesmo melhor que o XP (que já me é mais “familiar”…)
        para a maquina e restante software,segurança,dados, velocidades,consumos?!…
        ou será pelos melhores “gráficos”?!…

        2º – poderia correr vários SO ( pens ou HD 2,5 ou 3,5) por usb ?!

        2.1º – quais os benefícios e as limitações ,ou seja ,quais os prós e os contras?!

        sei que poderá parecer um tanto ou quanto descabido e mesmo PARVO 🙁
        mas sei (pelo que li na web) a nível técnico as coisas poderão ter outra “cor”…
        dai as duvidas..

        desculpem-me mais uma vez!!!

        1. Avatar de Ana Narciso

          1267az, o que eu te aconselhava mesmo mesmo, era pegar em todas essas dúvidas e colocá-las no fórum. Existe uma montanha de gente ávida de participação e que terá muito gosto em responder-te com mais pormenor.

          Boa sorte!

  15. Avatar de jorge teixeira
    jorge teixeira

    boas uma kestao .. a versao do windows 7 ultimate 64bits a pen nao tem k estar formatada em ntfs?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Funciona tudo perfeitamente com o formato FAT32. 😉

  16. Avatar de ALL
    ALL

    Realmente estou farto de usar o UNetBootin p ditros Linux (UNR, Mint, Eeebunto, etc…) e ja tinha pensado ca p mim “algo deste genero mas p windows é q era de valor”.

    Bom artigo 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      Eu também quando descobri o UNetBootin (e partilhei-o logo aqui num artigo) não quis outra coisa!

      E tinha exactamente o mesmo pensamento que tu. Até ao dia em que bati com o nariz nesta aplicação. Mesmo em fase beta, funciona bem (com os devidos contornos aos bugs) e dá um jeitaço descomunal.

  17. Avatar de andrius
    andrius

    ou entao usao se o Ulta ISO portable que funciona para todos =)

  18. Avatar de Jennifer Mousinho
    Jennifer Mousinho

    Fiquei em dúvida qual opçãõ escolher para o windows xp.
    Adoro o site, muito útil na vida de nós pobres seres
    viciados em sistemas operacionais e vida do nosso pc.

    Admiro muito vcs, grande abraço.

    Jennifer Mousinho

    1. Avatar de Ana Narciso

      Podes usar este guia para o Windows XP.

      Tal como referi no artigo, este guia funciona para qualquer SO, seja ele o base ou o que se coloca na pen.

      Se estiverem a correr o WinToFlash no Windows XP, aconselho-te usar o modo “Wizard” pois é mais fácil.

      Descrevi neste artigo o modo mais complicado, pois é o único que funciona em todos os SOs, incluindo o Windows 7.

      Espero ter ajudado.

  19. Avatar de MMP
    MMP

    Peço desculpa pela pergunta talvez ser um pouco offtopic mas tenho um problema que nunca consegui resolver. O meu portatil ao inicar diz que nao detecta o teclado. Aqui não há problema porque ele faz o log in no windows normalmente. O problema vem quando eu quero fazer boot por um cd ou mesmo por uma pen para instalar/formatar o windows: nao consigo pois é-me impossível aceder à bios para mudar as preferencias. F8, F1 etc nada funciona.
    Alguma ideia? Obrigado desde já.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não faço ideia, nunca me aconteceu… 🙂

      Aconselhava-te usares o fórum para colocar essa dúvida. Tenho a certeza que lá encontras mais gente disposta a ajudar-te.

  20. Avatar de Win7Golf
    Win7Golf

    Isto é muito útil é já não é a primeira vez que vejo notícias semelhantes, o problema é que, ou muito me engano, ou contam-se pelos dedos de uma mão a boards que possibilitam o boot de pens… eu tenho uma ASUS P5B SE Skt 775 INTEL 965 com um Core 2 Duo E6850 , LGA775 Pkg, 3 GHz, 4MB L2 Cache, 1333 MHz FSB montado e na tenho boot por pen… Um PC comprado em finais de 2007…

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Experimenta actualizar a BIOS.

      1. Avatar de Win7Golf
        Win7Golf

        Vou experimentar. Obrigado pela dica! 😉

    2. Avatar de Ana Narciso

      Exacto, faz aquilo que o Hugo sugeriu.

      Eu tenho uma board bem mais antiga e com a actualização da BIOS, permitiu o boot pela pen!

  21. Avatar de I-Paranoid
    I-Paranoid

    ola pessoal…

    queria saber se o procedimento acontece mesmo se estiver a usar o linux Caixa magica 14??

    1. Avatar de Ana Narciso

      Como assim? Este programa é compatível apenas com Windows e serve para colocar Windows numa pen USB.

  22. Avatar de assisoliveira
    assisoliveira

    Pergunta pertinente: Feito isto, ainda é possivel usar o espaço de sobra do PEN para outras armazenagems?
    Quanto a polemica de ser ou não original o post, outra pergunta pertinente: te serviu? então o que reclamar.
    PPL é tudoi de bom, estou semprte aqui e obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Eu costumo ter uma pasta nessas pens, onde guardo outro tipo de ficheiros, para aproveitar o espaço que sobra. Nunca tive problemas com isso.

      Obrigada pelo apoio. 😉

  23. Avatar de mjsr
    mjsr

    como é que meto aqui uma imagem para mostra o meu problema quando abro o programa?

    1. Avatar de Ana Narciso

      http://imageshack.us/ Envia para aqui a imagem e coloca aqui o link.

  24. Avatar de mjsr
    mjsr

    Quando abro programa todas a palavras, menus, etc aparece DLP_CallError. uso WinXP SP3.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Isso é muito estranho… eu teste o WinToFlash também no Windows XP SP3.

      Experimenta descarregar de novo a aplicação, reiniciar o PC e corrê-la.

      1. Avatar de mjsr
        mjsr

        Fiz esse procedimento e continua igual, aproveito para dizer que no site do programa há nova versão.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Isso é muito estranho… em XP nunca me aconteceu isso… estás a usar a versão indicada neste post ou a nova versão 0.4.0013 beta que disseste que já se encontra disponível?

      Só actualizarei o post se a nova versão não causar esse bug muito estranho.

      Quando puderes diz-me qual é a versão.

  25. Avatar de MarteloJ
    MarteloJ

    bom dia, alguém tem tido problemas com o explorer.exe reiniciar??

    o meu Windows 7 build 7600 de vez em quando manda o explorer.exe abaixo.

    tirei o win7 do google – pesquisar por “leoseven”. Corri no vista o antivirus (norton2007)antes de queimar a .iso e tava tudo bem, será virús? O site leoseven pareceu-me ser de confiança.

    P.S. já na RC que tirei directamente do site da Microsoft, não me lembro bem, mas acho que tinha este problema também.

    No Vista em dois anos o explorer.exe reiniciou-se 4 vezes, neste 7 em poucos dias é a segunda vez. Estou a gostar do 7 mas estes crash é chato será dos drives?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Coloca o teu problema no fórum. 😉

  26. Avatar de I-Paranoid
    I-Paranoid

    valeuu….

    funcionou como tinhas dito…

    obrigada

    continuam a trabalhar.

  27. Avatar de I-Paranoid
    I-Paranoid

    instalei o windows 7 como uma pen 4gb e funcionou.

    obrigada pelo post.

  28. Avatar de Luigi Freire
    Luigi Freire

    Meu notebook esta com windows vista e que nao esta iniciando, fiz todos os passos para colocar o xp mas o pc nao esta conseguindo dar boot e passa direto para a inicialização do windows. o que poderia fazer?? p.s. meu drive de cd queimou.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      VistaBootPRO

      Actualmente o programa é pago mas existem ainda por aí muitos mirrors de quando era freeware.
      Se o usares de forma correcta, deve-te resolver o problema.

  29. Avatar de Luigi Freire
    Luigi Freire

    Fiz todos os passo meu pc nao esta iniciando o windows e quando coloco para dar o boot pelo pen drive sempre aparece “operating system not found” alguem sabe ae como ajudar??

  30. Avatar de Castanheira
    Castanheira

    Boas pessoal, desde já parabens pelo vosso blog.

    Segui todos os passos sem problemas, estou com o Windows XP SP3, mas quando meto o boot pela pen, ao iniciar aparece-me “No bootable partion in table” não faço a minima ideia do que seja.

    Alguma ideia?

    Cumprimentos

  31. Avatar de Castanheira
    Castanheira

    Peço desculpa estar a escrever novamente, aparece inclusivé

    PXE-E61 Media test failure, check cable
    PXE-M0F; Exiting PXE ROM
    j

    exactamente isto

  32. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Bom artigo Ana 🙂 Parabéns!
    Agora queria um igualzinho… só que para o Ubuntu 🙂
    Não se arranja nada?
    Mto. Obrigado

      1. Avatar de Rodrigo

        Ena!
        Vocês têm sempre tudo, qdo é preciso 😉
        Obrigado por tudo + 1 x

  33. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Olá,
    Experimentei o usbunto live creator e o unetbootin e ambos funcionaram. só por curiosidade experimentei o wintoflsh em win XP e não resultou 🙁
    alguma ideia?
    Obrigado

  34. Avatar de ac
    ac

    Olá
    tenho o so vista instalado no pc e ao criar a pen com o xp a mesma não funciona , já tentei mais que uma vez , quer em manual e automatico , sera que é necessaário mais algum passo ? help , obrigado

  35. Avatar de Mário Moreira
    Mário Moreira

    Olá Ana,
    Não estou a conseguir terminar a formatação da minha PEN,para estar preparada a arrancar com o Windows XP. Dá-me a seguinte mensagem: “Novcorp Win to Flash can not lock the drive. Please close the applications may use this drive and presse retry”.
    Acontece que não tenho nehuma aplicação activa. Porém, formatei a PEN no programa ” HP USB Disk Storage Format Tool” para arrancar na Bios, no formato NTFS. De modo que ela ficou com os ficheiros de arranque do meu MS-DOS. Será isso que está a provocar o conflito?
    Agradecia muito ajuda pois preciso de formatar urgentemente o meu Pc e não tenho drive de CD.

    Muito Obrigado!

    Mário

    1. Avatar de Miguel Carrasco
      Miguel Carrasco

      amigo, se não me engano pelo post da Ana… tu enganaste-te a formatar a pen. tem de ser formatada em FAT32 e não em NTFS.

      que é para a pen funcionar como um cd!

      Abraços

  36. Avatar de marcos
    marcos

    consegui instalar o win xp, pelo pen drive ta tudo blz, mas so carrega o windows xp com o pen drive junto. tem algum detalhe para mudar isso? para q o win carregue normalmente sem o pen drive.

    1. Avatar de Miguel Carrasco
      Miguel Carrasco

      lol a serio?
      isso não deveria de acontecer porque a partir do momento em que o Windows é instalado no computador, já não fica dependente da Pen.

      Abraços

      1. Avatar de marcos
        marcos

        agora piorou pq, esta dando um mensagem q o win nao pode ser iniciado, pq p seguinte arquivo esta ausente ou corropido windows root\system32\hal.dll.

        se puder ajudar. obrigado

  37. Avatar de NOK
    NOK

    Perfeito. Obrigado.

  38. Avatar de marcelo
    marcelo

    Pessoal mt obrigado por esse tutorial ajudou mt.
    Mas estou com um problema o HAL.dll eu ja li o post ali em cima que manda alterar o boot.ini mas nao consigo achar esse ficheiro na minha usb.
    Alguem sabe alguma soluçao??

    1. Avatar de Miguel Carrasco
      Miguel Carrasco

      Amigo a resposta também já foi dada num comentário aí em cima, vê se meteste bem o Boot do teu Computador na Bios.

      Vê se a ordem esta correcta.

      Cumprimentos

  39. Avatar de z0rba
    z0rba

    Boas,
    Seria pssivel actualizarem este post? O link de download já não funciona, bem como a versão actual do programa em questão funciona de uma forma relativamente diferente. Muito obrigado.

  40. Avatar de saulo
    saulo

    gente obrigado por tudo, fazia tempo que não via um site tão bom, e leve pra entrar sem muitas apresentações..até agora não conseguir baixar por esse seu link, mais baixei de outro e estou usando os comentarios para resolver meu problema com o xp que dah bug..

  41. Avatar de EdVieira
    EdVieira

    Em vez de utilzar uma pen posso utilizar um disco externo ? Sendo primeiro formatado no sistema de ficheiros FAT32? Obgd…

  42. Avatar de phptuf002
    phptuf002

    Este é realmente uma reliquea. Vc’s mandaram muito bem. Estava a procura de algo assim. Valeu mesmo.

  43. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boa noite. Bom amigos eu tenho o windows 7 no notebook e quero colocar o xp. No wintoflash fiz meu pem bootavel com o cd do xp ate ai td certo. Vou começar o processo de formatação e carrega os arquivos mas na hora de instalar o xp diz que disco desconhecido e pra voltar e selecionar uma partiçao soh q volto e a unica disponivel eh a partição criada pelo o wintoflash e nao posso criar outra pq soh reconhece essa com os arquivos temporarios para concluir a instalação. Ai nao consigo formatar, Alguma dica galera???
    preciso muito trocar para o xp
    me ajudem

  44. Avatar de Marcone
    Marcone

    Funciona perfeitamente… se vc for criar win7 no pen usando o sistema win xp, utilize a forma citada no tutorial; outros tutoriais que existem por aí, só funcionam quando se faz o pen com o Vista..e dá erro pra o xp; mas se seguir este tutorial acima, dá tudo certo.

  45. Avatar de Mário
    Mário

    Boas

    está sempre a dar me o erro hal.dll

    que pode estar danificado.

    Isto ate sem a pen la ligada agora.

    Seleciono Pen na bios e ate faco f8 e seleciono a pen e nada.(neste caso pen selecionei Ipod)

    Fiz setup wizard

  46. Avatar de LucasSouza
    LucasSouza

    Que Deus abençoe a todos desse site , muito obrigado , havia pega um netbock para formatar mas acabei estragando ele mais ainda , pelo motivo de eu não conseguir formata-lo pelo pen-drive graça a vocês e o WinToFlash , consegui fazer isso =] , de forma rapida é extremamente facil.

  47. Avatar de LucasSouza
    LucasSouza

    Melhor site . consegui formtar netbock de forma rapida i facil (:

    “BELONG TO JESUS”

  48. Avatar de Iman
    Iman

    Muito obrigado!Programa facil de usar para inexperientes como eu.

  49. Avatar de Eriberto
    Eriberto

    Rapaz Gostei do Web Site e doi o seguinte tava precisando porque entrei no computador da vizinha sem ela saber e formatei e ela me pediu para concertar mais a leitora está quebrada!

  50. Avatar de Elton Sousa
    Elton Sousa

    Era disso que eu necessitava.

    Muito abrigado pela disposição dessa informação

  51. Avatar de David
    David

    Eu ao colocar a drive onde tenho a imagem montada do windows este nao a reconhece. Diz que nao tem os ficheiros certos. Ja tentei com 3 versoes de windows diferentes.

  52. Avatar de Turi
    Turi

    Boa noite.
    Passei o dia a tentar formatar o meu computador (Asus m51v) e ate agora nada, ja fiz este procedimento 4 vezes, fui à BIOS colocar o “removable device” para supostamente arrancar a partir da pendrive e continua na mesma, arranca normalmente para o windows. A partir do CD/DVD também nao funciona (embora desconfie que o meu leitor nao esteja a 100%). Agradeço ajuda 🙂

  53. Avatar de diogo
    diogo

    Não estou conseguindo formatar o meu notebook estar indo tudo certo mais quando aperto enter para formatar aparece esta mensagem O programa de instalação não pode acessar o cd que contem os arquivos de instalação do windows xp .O que faço para corrigir este erro desde ja agradeço .

  54. Avatar de VC
    VC

    Uma maneira simples de fazer uma pen de instalação no linux para windows e outros SO que facilita todo o trabalho:

    – Formatar a pen em ntfs com opção de boot pelo qparted
    – Mountar imagem iso: sudo mount “imagem iso” “pasta” -o loop
    – Copiar o conteudo da imagem iso para dentro da pen

    Pen instalação criada, espero ter ajudado.

  55. Avatar de David Coneiçao
    David Coneiçao

    Este booting CD/DVD Funciona com o Microsoft Windows Server 2008 r2 Enterprise ???????

    Obrigado

  56. Avatar de Vini
    Vini

    Não está funcionando, falta o arquivo bosnet.inf

  57. Avatar de Miguel Evangelho
    Miguel Evangelho

    Algum programa semelhante que faça o mesmo para Mac?