Google Chrome faz 1 ano

27 Comentários

Ainda se lembra? Foi há precisamente 1 ano que a Google colocou no mercado uma das suas grandes apostas. E foi noticia no Pplware.

Apesar da ideia ter já algum tempo na Internet foi no dia 02 de Setembro de 2008 que saiu para o publico a primeira beta de um browser que a pouco e pouco tem conquistado o seu publico.


Ainda muito longe do que temos hoje em dia, e ainda mais longe do que iremos ter, esse browser mostrava-se já capaz de ombrear com os mais importantes players que estavam no mercado.

Publicámos precisamente nesse dia uma review que mostrava bem as capacidades deste novo browser.

A evolução tem sido constante, de modo a inovar e a conseguir trazer o que os outros de melhor trazem. Plugins começam a aparecer. Sincronismo de favoritos é possível. Versões para os diferentes sistemas operativos são uma realidade.

Alguns números sobre o Chrome disponibilizados pela Google:

  • 51 versões de desenvolvimento, 21 versões beta ou actualizações e 15 versões finais ou actualizações
  • Mais de 20600 erros corrigidos (4367 eram repetidos e 3505 foram efectivamente resolvidos)
  • 11 avaliadores externos e editores de erros e 46 programadores externos
  • 50 experiências Chrome
  • 12 Chrome Shorts, uma colecção de pequenos videos sobre o Google Chrome
  • Uma sequela do comic Chrome em Japonês

Mas e quantos de vós ainda se lembram das primeiras edições do Chrome?

Durante a sua grande caminhada, o Chrome ganhou tentáculos, peças fundamentais para em breve se apoderar da liderança no mercado dos browsers.

O Pplware desde a primeira hora que tem tido este browser debaixo de olho, estando nós cientes das suas capacidades e das capacidades e interesses de quem o desenvolve.

Mas o que se falou desde o inicio sobre o Chrome?

 

chrome_1ano_2_small

E eis a razão, segundo a Google, para a criação de um novo Browser

“Uma nova abordagem aos browsers

Na Google, passamos imenso tempo a trabalhar a partir de um browser. Pesquisamos, conversamos, trocamos e-mails e colaboramos através de um browser. E, tal como todos os utilizadores, no nosso tempo livre fazemos compras, lemos notícias e mantemos contacto com os nossos amigos – tudo isto, a utilizar um browser.

As pessoas estão a passar cada vez mais tempo on-line e estão a fazer coisas que eram inimagináveis há 15 anos atrás, quando a Web apareceu.

Uma vez que estamos tanto tempo on-line, começámos a pensar seriamente no tipo de browser que poderia existir se fosse criado de raiz e com base nos melhores elementos que existem na actualidade. Chegámos à conclusão que a Web evoluiu desde páginas de texto simples até aplicações interactivas e que, por isso, era preciso repensar totalmente o browser. O que precisávamos era não só de um browser mas de uma plataforma moderna para páginas Web e aplicações – e foi a isso que nos propusemos fazer.

Assim, apresentamos hoje a versão beta de um novo browser de código aberto: o Google Chrome.

À primeira vista, desenhámos uma janela de navegação simples e integrada. Para a maioria das pessoas, não é o browser que importa. Trata-se simplesmente de uma ferramenta para as coisas importantes: páginas, Web sites e aplicações que compõem a Web. Tal como a página inícial da Google, o Google Chrome é simples e rápido. A ideia é que o leve onde quiser da forma mais eficaz possível.

Indo mais longe, desenhámos a estrutura para um browser que corresse as aplicações da Web actuais de forma muito superior. Ao manter cada separador independente, conseguimos que a falha de um não provoque a falha dos outros, aumentando assim a protecção contra Web sites instáveis. Aumentámos também a rapidez e a resposta de uma forma geral. Desenvolvemos o V8, um motor JavaScript mais potente, para suportar a próxima geração de aplicações Web que não seria possível nos browsers actuais.

Isto é apenas o começo para o Google Chrome. Lançámos esta versão beta para o Windows para partilhar esta discussão e ter o seu feedback o quanto antes. Estamos a trabalhar para oferecer as versões para Mac e Linux e continuaremos a torná-lo ainda mais rápido e robusto.

Contámos com a ajuda de vários projectos de código aberto, e estamos empenhados a seguir este caminho. Utilizámos componentes do Webkit da Apple e do Firefox da Mozilla, entre outros – e, neste espírito, estamos a manter todo o código de origem aberto também. Esperamos colaborar com toda a comunidade e ajudar a desenvolver a Web.

A Web torna-se melhor com mais alternativas e através da inovação. O Google Chrome é mais uma opção e esperamos que contribua para melhorar ainda mais a experiência on-line.

Mas chega de falar sobre nós – a melhor forma de provar o Google Chrome, é experimentando-o.” Google Chrome

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PaulexJames
    PaulexJames

    Grande browser. Daqui a uns tempos, senão for já hoje, ira passar o internet explorer e, atrevo-me tambem a dizer o Opera.
    De novo, excelente browser

    1. Avatar de Bassuma
      Bassuma

      O chrome já passou o Opera, mas do IE ainda tá longe infelizmente…

      http://www.guiadopc.com.br/wp-content/uploads/2009/09/Gráfico-de-navegadores.PNG

  2. Avatar de Frigo
    Frigo

    Já??? Fds

    porcaria do tempo passa rápido.
    :S

    parabéns. Ainda nunca experimentei mesmo por falta de paciência. lá para dia 20 acabo o curso a 100% e vou rejuvenescer LOL

    1. Avatar de Gota
      Gota

      Arre!! Também digo! Ja passou um ano e ainda não fiz nada… LOL

  3. Avatar de Yuri
    Yuri

    Não entendo como em um ano ja começam a desenvolver a versão 4 e continua com integração mínima com os serviços da google e com varios recursos faltando

    1. Avatar de António
      António

      Explica-te melhor

  4. Avatar de Alain
    Alain

    caramba que legal o bolo!
    acho o chrome infinitamente melhor que o IE, mas não substituo meu FF por nada nesse mundo,obrigado! 🙂
    mas,subsidiariamente, eu usava o chrome,o deletei faz poucos meses por que não usava muito

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Deletar??? No Brasil não existe a palavra apagar??? Têm de usar um termo inglês para apagar??? Está nas vossas mãos brasileiros começarem a deixar de usar esses termos e criticarem quem os usa.

      1. Avatar de Ana Narciso

        Calma Nuno José, cada um é livre de falar como quiser, desde que cumpra as regras deste blog. O Alain não foi incorrecto em nada do que disse. 🙂

  5. Avatar de sight
    sight

    ja ando a usar o chrome v4.0 no linux a uns dias, e tenho que dizer que estou bastante surpreendido, para uma versão alpha e incrivelmente estavel e o flash requere apenas uns retoques, de resto funciona ate melhor que no firefox.

  6. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Já? OMG… passou tao rapido!

    Parabens XD

  7. Avatar de David Soares

    Havia bolo e não avisaram?

    1. Avatar de Vítor M.

      Ainda chega. Anda e traz companhia, o que não faltam são bolos 😀

  8. Avatar de Computed Life

    Parece que já o uso a um ano sem dar conta. =)

    Cumps

  9. Avatar de Kaisar
    Kaisar

    Um reparo:
    o comic do chrome também está disponivel em inglês

  10. Avatar de Bernardo Lopes
    Bernardo Lopes

    Xii.. Já passou tanto tempo. Só não uso porque não tenho a variedade e qualidade dos plugins do Firefox, porque tirando isso é o melhor browser.

  11. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Olha que giro, faz anos no mesmo dia que eu. Não tinha ideia.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Parabéns atrasados, então! 😉

  12. Avatar de Joel Jacinto
    Joel Jacinto

    Voçês acham que este browser é melhor que o Opera? Eu uso há 2 anos o Opera e não me queixo. Devo dizer que tenho mac e é raro usar o Safari.

    Aguardo opiniões 😉

    Abraço

    1. Avatar de Manuel José
      Manuel José

      Gostos não se discutem.

  13. Avatar de UKN
    UKN

    Também acho que quem diz que o chrome é melhor que o Opera … nunca experimentou o Opera.

    O chrome ainda tem que engordar muito até me ser útil … por enquando FFox em primeira escolha, opera em segunda.

    Mas cum raio … com tanta conversa sobre ele parece que já saíu à uns 5 anos … sabem fazer marketing é o que é …

    1. Avatar de Manuel José
      Manuel José

      Como disse acima, gostos não se discutem. Eu por acaso também não gosto do Chrome, acho demasiado elementar e também é verdade que por ser da Google favorece bastante em termos de marketing, uma vez que tudo o que é da Google está na moda. Desde o Gmail ao Google Maps, etc.Mas admito que o browser tem qualidade e temos de ter em conta a pouca experiência, afinal apenas existe há precisamente 1 ano.

  14. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    o vídeo do bolo está 5*

  15. Avatar de lol
    lol

    The chrome is a lie! l000olllllol

  16. Avatar de Alk
    Alk

    Fogo ja passou um ano?

  17. Avatar de Miguel Machado

    Realmente, ainda se fala como um novidade e já tem um ano. Uso quase desde o primeiro dia na plataforma Windows

  18. Avatar de wicked
    wicked

    1 ano e ainda nao tem opçoes dedicadas para proxy, o que o torna inutilizavel num ambiente de trabalho empresarial, visto usar as mesmas definiçoes de proxy do outlook e internet explorer.