HowTo: Partilha de ficheiros com Samba

19 Comentários

sshot-1 Partilha de ficheiros entre Linux e Windows.

O SaMBa (não é o do Brasil) é um software/serviço  responsável pela comunicação entre máquinas Unix (Linux) e Windows, usando o protocolo TCP/IP. Basicamente podemos partilhar ficheiros, impressoras e outros recursos usando sistemas operativos diferentes (neste caso Windows e Linux).

Mas vamos ao que interessa.

Para colocar em funcionamento o samba devem seguir os seguintes passos:

1. Pre-Requisitos – Instalar o Samba

> sudo apt-get install samba

 

2. Parar o Serviço Samba

> sudo /etc/init.d/samba stop 

 

3. Configurar Serviço

Primeiro vamos fazer um backup do ficheiro de configuração:

> sudo cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf.ORIG


 

Editar o ficheiro smb.conf

> sudo nano /etc/samba/smb.conf

 

Dentro do ficheiro smb.conf podem ser efectuadas diversas alterações. Neste HowTo vamos partilhar apenas uma pasta com acesso, após autenticação com sucesso.

ficheiro smb.conf

——————————————————————–

[global]

workgroup = casa

….

####### Authentication #######

security = user

####### Share Definitions #######

[share]
   comment = Partilha de ficheiros
   path = /home/ppinto/Downloads/
   browseable = yes
   writable = yes

——————————————————————–

Algumas notas:

workgroup – um nome que identifique o vosso grupo de trabalho

security – no caso do ser do tipo user, será necessário a autenticação de um utilizador  para aceder a partilha. No caso de ser share, não existe necessidade de autenticação.

[share] – aqui definimos qual a nossa pasta a partilhar. No exemplo anterior é definido que a nossa partilha tem o nome share , que se encontra em /home/ppinto/Downloads  e que é possível escrever nessa pasta (writable = yes) e que esta está visivel (browseable = yes)

 

4. Inciar o Serviço Samba 

> sudo /etc/init.d/samba start

 

5. CRIAR UTILIZADORES

Uma vez que a nossa partilha está definida com security = user será necessário criar pelo menos um utilizador para aceder à partilha.

Para tal, e considerando que o nosso user é ppinto, vamos à linha de comandos do Ubuntu e escrevemos:

> sudo adduser ppinto

(após introdução do comando será necessário preencher os dados pedidos)

> sudo smbpasswd –a ppinto

e está feito !!!!!

 

6. Aceder à partilha através do windows

Agora no Windows, basta ir a iniciar->executar e escrever o ip da nossa máquina que possui o Ubuntu

sshot-1

Aparecerá a janela para a introdução da autenticação:

sshot-3

E cá estamos nós, na partilha do Ubuntu através do nosso Windows 

sshot-4

Bom fim de semana !!!! Boa praia.

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    muito fixe
    simples e transparente…
    e cavalos nada???

    Para ficar 100% este howto so falta-lhe uma coisa… gaijas (tipo capa de revista de informática!):P

    ———————————
    http://www.sounatural.com

  2. Avatar de Feijão
    Feijão

    @ t@adre
    tambem não é complicado, basta escreveres
    apt-get gaijas

    ficas logo com uma dúzia delas a dançar ai à tua volta
    áh!! mas estas são daquelas tipo cada de revista de Automóveis de luxo! ..

  3. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Falta só dizer que onde diz Linux, lê-se Debian ou Debian based Linux Distro, como o Ubuntu Linux… a mim parece-me um pormenor importante.

  4. Avatar de moedinha
    moedinha

    Obrigado pela dica, bom trabalho.

  5. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Convém também explicar que também existe o modo gráfico para fazer isto senão vêm logo os M$viciados a dizer lá está o Linux tudo em texto ou código etc etc.

  6. Avatar de Fernando Pinheiro

    O SWAT é uma das melhores interfaces web para administrar o Samba. Como o Nuno José disse, antes que os viciados apareçam:

    $ sudo apt-get install swat

    Depois basta abrir o navegador e acessar http://localhost:901

  7. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Boas. Acho que so falta uma coisa mesmo.. como fazer partilha de ficheiros entre linux-linux…

  8. Avatar de Patrique
    Patrique

    Boas tardes ppl
    Para o caso de ser um dominio, qual seria o procedimento ???
    E que também pudesse herdar os users do dominio..
    Tnks

  9. Avatar de Pedro Pinto

    @Fernando Pinheiro

    Boa Dica

  10. Avatar de Pedro Pinto

    @Fernando Pinheiro

    Já tive a testa…muito bom.

    Para quem pretender por este serviço a correr deverá fazer o seguinte:

    > sudo apt-get install swat
    > sudo /etc/init.f/openbsd-inetd start

    abrir o browser e colocar http://localhost:901

    Introduzir as credencias de acesso criadas

    1. Avatar de efrayme

      Só para corregir a linha do Pedro Pinto >sudo /etc/init.d/openbsd-inetd start

    2. Avatar de efrayme

      Voltando ao que interreca Olha Pedro eu Instalei o swant mas no entanto ele me pede as credencias kuais credencias eu coloco…Quando coloco as de acesso a maquina n autentica

  11. Avatar de Carlos Veras
    Carlos Veras

    Se dá pra misturar é do Brasil. O mundo inteiro tinha que importar essa idéia, já pensou que resultado legal? A gente prova isso!

  12. Avatar de Burgada
    Burgada

    …e para quando um software/serviço com o nome de “Fado”?

    …ou então “Pimba”…

    …ou será que já existe?!?!?!

  13. Avatar de Patrique
    Patrique

    @Burgada

    … ou kizomba.

  14. Avatar de Janie Silva
    Janie Silva

    Patrique, se já tiveres utilizadores criados em linux, e se os do dominio forem correspondentes não tens problema caso contrário tens de fazer corresponder o utilizador linux ao do dominio, tipo
    josePedro/nome do dominio ou grupo/jooseP
    Onde josePedro é o user linux cujo nome no dominio é JoseP.
    Confuso ???? eu tambem ás vezes….

  15. Avatar de Mrodrigues

    Deixo aqui um link onde tem um projecto desenvolvido por mim sobre a configuração de um PDC – Primary Domain Controler com recurso ao samba e a respectiva partilha de ficheiros.

    http://mrodrigues.pt.vu – Secção Projectos

  16. Avatar de ivo
    ivo

    boas tardes estou a fazer igual a parte de cima e não funciona.

    esta-me sempre a pedir utilizador e palavra-passe no windows

    tem alguma solução

  17. Avatar de Daniel Leal
    Daniel Leal

    Depois logo escrevo aí umas dicas aqui para o pplware 🙂 que aquilo é muito basico 😛