Network Manager 0.8 – Liga-te à rede em Linux

60 Comentários

Depois de mais de um ano de desenvolvimento, a ultima versão do Network Manager tem agora suporte para o protocolo IPv6, suporte para tecnologias de comunicação móveis (ex: Bluetooth, 3G, Wifi), suporte para a utilização de certificados em redes com suporte 802.1x, e ainda uma interface gráfica melhorada.

Este é sem dúvida uma aplicação que facilita a qualquer utilizador o acesso à rede (Wired e Wireless).

network_manager

O Network manager é um software que permite facilmente ligar um computador à rede. Procura automaticamente as redes sem fios e com um simples click lá estamos nós ligados. No caso da rede sem fios estar protegida (com WEP ou WPA/WPA2), é possível configurar de imediato todos os parâmetros sem que o utilizador tenha de recorrer a ficheiros de configuração.

Além da rede sem fios, o Network Manager permite ainda gerir de forma simples a vossa rede wired (a nossa rede que chega via cabo), ligações 3G, modem, Bluetooth, VPN,etc.

network_manager_2

Desta forma, o recurso à linha de comandos (que para muitos é o “tesouro”, para outros é o fim do mundo), para se ligarem à rede é desnecessário.

O software encontra-se actualmente disponível na versão mais recente, para as distribuições Ubuntu, Fedora, Suse e Gentoo, entre outras.

Depois de um utilizador estar ligado à rede é apresentada a informação da qualidade de sinal da rede. Outra das características que considero interessantes é a protecção/segurança da nossa ligação (profile) através de uma palavra-passe.

Como instalar e começar a usar (testado no Ubuntu)

Nota: Normalmente o Network Manager já vem por omissão na maioria das distribuições Linux

Verificar se tem a placa wireless instalada

lspci

Instalar (caso seja necessário)

$ sudo apt-get install network-manager-gnome

Executar o network-manager

nm-applet

Após network-manager está normalmente acessível via ícone, que se encontra junto ao relógio.
network_manager_5

Exemplo de configuração para uma rede Wifi com WPA Enterprise

network_manager_4

O Network Manager é uma aplicação que facilita, por exemplo, os utilizadores Linux, , o acesso à rede eduroam (rede europeia)  que está disponível na maioria das Universidades e Politécnicos portugueses.

Após acesso à rede, o utilizador tem a possibilidade de verificar todas as configurações associadas a ligação.

network_manager_3

Considero o Network Manager, uma excelente aplicação,  que possui as mais diversas funcionalidades a nível de configuração de rede na nossa máquina. Fazia falta uma ferramenta destas no Windows: Simples de gerir e usar.

Homepage: Network Manager

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PM
    PM

    I o ubuntu 10.04 ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma 😀 está quase a terminar o download e já o testamos e mandamos para o ar… uma coisa de cada vez 😛

      1. Avatar de PM
        PM

        Loading. . . . ..

      2. Avatar de racoq

        Não aconselho a descarregarem ISO’s com a data inferior a hoje, vejam a minha explicação nos comentários abaixo.

    2. Avatar de The STK
      The STK

      O Ubuntu 10.04 já tá no server darkstar.ist.pt há mais de um dia…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        what…??
        tens a certeza que não é nenhuma versão em DEv?
        Tens a certeza que é a versão final,haahahahh, eu ainda mat* um….
        thanks…vou averiguar 🙂

        cmps

        1. Avatar de Filipe Gonçalves
          Filipe Gonçalves

          A que la tem é a alternate.

          Não sei bem qual será a diferença, mas deve ter alguma…

          O melhor é esperar mais um pouco

          1. Avatar de The STK
            The STK

            Fiz o download de manhã e estava lá, devem ter retirado entretanto…
            É esta versão que falo: d173fe34de467a93d806ddfafc2d74a0 *ubuntu-10.04-desktop-i386.iso
            Aliás ta lista dos MD5 lol

          2. Avatar de The STK
            The STK

            A versão alternate só tem a hipótese de instalar, não é livecd… Por este facto corre rem máuinas com menos memória 😉

        2. Avatar de lmx
          lmx

          boas…so esta disponivel a versão:
          alternate 32/64
          server ”
          arm

          falta as versões Desktop ainda.

          cumprimentos

        3. Avatar de Rui Saraiva

          É a versão final, sincronizada do site oficial releases.ubuntu.com.
          Já disse isto várias vezes, mas a versão final está sempre disponível antes do anúncio oficial, exactamente para que os mirrors possam sincronizar antes que sobrecarreguem com os downloads…

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            mas…o que se passa com voces então não veem que continua a ser a versão RC, meus caros.
            No coments… 🙂

            cmps

          2. Avatar de The STK
            The STK

            É a versão final meu caro, o MD5 da RC é diferente… Confirma as tuas infos antes de falares…

          3. Avatar de lmx
            lmx

            de não esquecer que possivelmente la porque houve uma versão com um md5 não quer dizer que não tenha havido outra e essa obviamente terá um md5 diferente.
            ou seja trocando por miúdos é possível que tenham havido duas RC, logo o md5 desta é diferente da outra, pois ate no nome diz RC!!

            cmps

          4. Avatar de The STK
            The STK

            Pronto se eu tiver errado peço desculpa… Mas espero que se estiver certo também peçam desculpa ;p
            Quando sair o post da versão oficial pedia ao Vitor para colocar o MD5 por favor 😉

          5. Avatar de racoq

            Não recomendo para já que alguém descarregue.

            Explicação num comentário meu abaixo

          6. Avatar de lmx
            lmx

            parece que estavas mesmo errado hehehe 🙂
            agora sem brincadeiras, ja não basta um homem sofrer ate sair a iso e ainda por cima é “apanhado na curva” pois não arranca mais SO nenhum…la vamos nos ter que esperar pela versão final…ou não pois podemos sempre fazer um grub update.Esperemos é que funcione. 🙂

            cmps

    3. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Os repositórios ainda n funcionam por isso ainda n instalem.

      1. Avatar de The STK
        The STK

        Não sei do que falas. Uso desde a beta e funciona tudo, mesmo aplicações do 9.10…

      2. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Pelo hoje têm estado em baixo

        1. Avatar de maurycio
          maurycio

          Aconteceu-me o mesmo com a versão 9.10. No dia do lançamento não actualizava nada 😀 É preciso ter aquela calma 😉

          1. Avatar de The STK
            The STK

            pois… Tenta outro mirror para as actualizações Nuno 😉

    4. Avatar de DOTCOM
      DOTCOM

      Já sei quem tu és ahahah
      Podes me dar o teu mail para falarmos melhor sobre o UBUNTU?
      Abraço

  2. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Este Network Manager é a salvação para muita gente que pretende fazer ligação a um router via wireless.

    E o novo ubuntu? Onde posso fazer download? No site do Ubuntu ainda não estão disponível.

    1. Avatar de Pedro Martins
      Pedro Martins

      não está disponível*

      1. Avatar de PM
        PM

        Não deve ser a versão final. .

        1. Avatar de Rui Saraiva

          É a versão final. Tanta certeza como quando disponibilizei os ficheiros.

          1. Avatar de racoq

            Pode ser a versão final mas é da alternate e duvido que tb não tenha sido afectada pelo bug que refiro mais abaixo.

            Não vais pedir às pessoas que instalem no seu PC com um instalador em ncurses 😉

            Devias é dizer que falta no teu servidor a versão desktop porque lhe foi diagnosticada um bug no Grub2 que oculta a entrada do windows no gestor de arranque quando o Ubuntu for instalado.

            Graças a isso foi feito um re-spin das versões de desktop (aliás nem sei se a alternate também foi afectada). Por isso não aconselho para já ninguém a sacar do teu servidor ou de algum até teres a versão das isos com a data de hoje:

            Fonte:

            http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODE5Ng

          2. Avatar de Rui Saraiva

            A data das versões desktop e netbook são de hoje, a versão alternate e server de dia 27.

          3. Avatar de racoq

            @Rui Saraiva

            Aqui:

            http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/10.04/

            Não tens versões Desktop. E é para aí que vai a versão final.

            Tens uma pasta current que faz sync dos servers oficiais, mas nada me diz que essa poderá ser a versão final.

  3. Avatar de Alexandre Simões
    Alexandre Simões

    Há versão kde?

      1. Avatar de Alexandre Simões
        Alexandre Simões

        Pois eu sei hehe! O que queria dizer é se o network manager do kubuntu é o mesmo que está aqui a ser falado! 😀

  4. Avatar de Grifo74
    Grifo74

    faltam 10m para finalizar o download já digo qualquer coisa hehehehehehehehehehehehehehehehe

  5. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    No releases.ubuntu.com a data da ultima modificação do 10.04 LTS é do dia 22 de abril…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      obviamente
      não se trata da versão final, consulta inclusive o nome das isos e ja ves.

      cmps

      1. Avatar de Rui Saraiva

        Mais uma vez, é a versão final. Directamente do servidor rsync:

        719499264 2010/04/27 11:02:54 ubuntu-10.04-alternate-amd64.iso
        722683904 2010/04/27 11:04:20 ubuntu-10.04-alternate-i386.iso
        731453440 2010/04/29 13:55:37 ubuntu-10.04-desktop-amd64.iso
        733419520 2010/04/29 13:56:31 ubuntu-10.04-desktop-i386.iso
        733837312 2010/04/29 13:12:58 ubuntu-10.04-netbook-i386.iso
        710412288 2010/04/27 11:56:34 ubuntu-10.04-server-amd64.iso
        700413952 2010/04/27 11:58:01 ubuntu-10.04-server-i386.iso

        E as hash MD5:

        a54366aa72d6b576ee8fc0215f8a13b9 *ubuntu-10.04-alternate-amd64.iso
        5b2dadacfd692b4f2d5c7cf034539262 *ubuntu-10.04-alternate-i386.iso
        3e0f72becd63cad79bf784ac2b34b448 *ubuntu-10.04-desktop-amd64.iso
        d044a2a0c8103fc3e5b7e18b0f7de1c8 *ubuntu-10.04-desktop-i386.iso
        712277c7868ab374c4d3c73cff1d95cb *ubuntu-10.04-netbook-i386.iso
        8ee25c78f4c66610b6872a05ee9ad81b *ubuntu-10.04-server-amd64.iso
        15342636441181f7a19c65984b44e24c *ubuntu-10.04-server-i386.iso

        1. Avatar de lmx
          lmx

          epa…eu não quero bater mais no ceguinho, mas em
          releases.ubuntu.com,são tudo versões rc, desculpem a franqueza lançadas ja ha algum tempo.
          existe efectivamente em cima um link mas quando começam a fazer download vêem logo que ele associa a versão RC.
          já agora não estarás to apenas a ver paginas em cache na tua maquina?
          De não esquecer que sacas-te a versão final mas com bugs que foi retirada e estão a fazer um respin logo não é a versão final pois essa tem o bug que o racoq falou acima, certo..?

          cmps

          1. Avatar de Rui Saraiva

            O que tu vês em releases.ubuntu.com é diferente do que os mirrors oficiais vêem. E as versões que falo não têm “-rc-” em parte nenhum do nome. E são de hoje, depois do re-spun.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            não teem agora, pois tiveram depois de ter sido detectado o bug.
            agora esta a ficar ok, mas repara:
            ubuntu-10.04-desktop-i386.iso 29-Apr-2010 16:56 24M
            24 megas não fazem a ISO, pelo que devem agora mesmo estar a lançar a desktop i386, entre outras refeitas.

            cmps

  6. Avatar de Grifo74
    Grifo74

    http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/
    estou a retirar deste link a ultima actualização foi hoje as 13h57 lol

    1. Avatar de Pedro Martins
      Pedro Martins

      Também estou a sacar daí, parece-me que é esta a versão final. thanks 🙂

  7. Avatar de Grifo74
    Grifo74

    ja funca, é a versão live quando arranca é so escolher instalação ou live (http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/), continuação de um bom dia que eu vou instalar e afinar a maquina depois mais logo já reporto mais qualquer coisa

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Confirma-se que é a versão final?

    2. Avatar de lmx
      lmx

      surtudo 🙁

      🙂
      cmps

    3. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      sim essa deve ser a versão final mas mesmo assim juntando o que esta no servidor do IST com o que esta ai, ainda ficam a faltar as versões netbook remix para intel atom quero dizer.

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        ha…
        eu li qualquer coisa ha algum tempo que dizia sobre o detectar do sistema ele instalava um ou outro, querem ver que a versão armel, também da para a intel?

        cmps

      2. Avatar de Khan
        Khan

        Quando sai a versão netbook remix?

        1. Avatar de lmx
          lmx

          ainda não sabemos, digo eu pois, ja saiu mas como foi detectado um bug estão a refazer a iso, depois colocarão as isos das versões amd64, i386 e netbook remix. as alternate e as server correrão á partida em maquinas dedicadas, logo não se preocuparam com refazer as iso ´s mas do meu ponto de vista deviam.
          cmps

          cmps

  8. Avatar de Hélio Félix
    Hélio Félix

    Sobre o Network Manager (NM)… fiz os 3 comandos acima e quando vou ver a versão que tenho do NM é a 0.7xx.

    É necessário remover algo?
    Tentei remover e penso que consegui, quando fiz novamente os install vou a ver e a versão continua a ser a 0.7xx.

    Estou com o Ubuntu 9.10. Até agora tenho utiliado o Wicd porque o network manager consegue desligar a wireless no router… e estou curioso nesta nova versão para ver se resolve este problema.

    Algum me pode ajudar?

  9. Avatar de kekes
    kekes

    Pena o 10.4 ter sido adiado por um bug no Grub… Anyway já faltará pouco 😀 UBUNTU FTW 😛

    A ver se faço uma nova instalação ainda hoje 🙂

  10. Avatar de Deus
    Deus

    Eu estudo na universidade do minho e a ligação à eduroam com o ubuntu tornou-se de tal modo infernal que fui forçado a deixar o ubuntu…
    Vou experimentar se isto funciona, entretanto de alguem que estude cá e saiba o que fazer que diga alguma coisa…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      epa realmente também não entendo, pois cai muitas vezes, mas atenção por exemplo no ISEL em lisboa,o suporte wireless piorou drasticamente, e mesmo em windows é um caos.
      Agora em windows podes usar certificados em linux também, mas a malta não os usa.
      usa apenas o mai e pass, será por causa disso…a partida não seria, mas…

      cmps

    2. Avatar de BMJ
      BMJ

      Eu estudo em Santarém na ESGTS, e eu conheço a equipa que gere a rede, e explicaram me que a EDUROAM usa um nivel de autenticação muito seguro e que à minima interferencia a comunicação vai a baixo.

      Os problemas de rede são tanto a nivel Windows como Linux, mas eu só uso o Ubuntu na Universidade e acho mais estável a ligação Ubuntu do que a Win7.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        resta saber …interferência com o que?
        podiam divulgar isso que a malta pensa que é falta de AP´s, e no isel é verdade ha muita falta de AP´s.

        cmps

      2. Avatar de Deus
        Deus

        Aqui o problema não é a falta d ap’s, e no windows esse problema não acontece, apenas em linux…
        Eu estou ligado à net com o windows dias a fio sem ir a baixo…

  11. Avatar de DOTCOM
    DOTCOM

    Já saquei a versão oficial do Ubuntu 10.04 está a funcionar correctamente.
    Se quizerem links peçam

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    OffTopic:

    Microsoft signs the Joomla! Contributor Agreement
    http://community.joomla.org/blogs/leadership/1167-microsoft-signs-jca.html