Dropbox 0.8.11 Experimental – Indispensável!!!

34 Comentários

Quando vos falei aqui pela primeira vez nesta ferramenta, ficou somente alinhavada a ideia da utilidade do Dropbox ainda era eu um utilizador recente. Hoje com mais de um ano de experiência, já não consigo ter uma máquina sem esta pérola. Mas… já agora, sabe que existem outras ferramentas também elas interessantes? Leia o artigo e encontrará algumas alternativas também elas ricas em possibilidades.


O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.

Anteriormente o serviço apenas permitia a entrada de utilizadores após convite, agora o serviço está aberto ao público em geral. Para começar vá ao site do Dropbox e registe-se, após estar registado faça o download do cliente Dropbox. Esta aplicação colocará na sua máquina uma pasta normal. Dentro desta serão criadas outras todas farão a ponte entre as máquinas e tudo o que lá colocar será sincronizado. Primeiro passa pelo serviço que criará uma cópia temporal e quando uma outra máquina se sincronizar, receberá os ficheiros que deixou na primeira máquina.

Esta cópia temporal permite que os ficheiros mesmo que sejam apagados sejam recuperados alguns dias depois, se necessário; o Dropbox guarda essas alterações para que possa recuperar algo se for apagado por engano.

Mas onde ficam guardados os meus ficheiros?
Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança e fiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço “Amazon’s Simple Storage Service (S3)” num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon… um dia falo-vos dele 😉 mas garanto-vos que é dos melhores do mundo.

Mas vamos a um exemplo prático e real:
Eu tenho na empresa o meu computador onde instalei o Dropbox. Em casa no meu portátil tenho o mesmo serviço instalado e o mesmo acontece no meu servidor. Sempre que preciso de ter à mão algum documento, palavra-passe ou ficheiro que seja necessário sempre que estou frente a um computador, arrasto-o para dentro da pasta Documents que existe dentro da pasta Dropbox.

Logo que me ligo, o serviço Dropbox sincroniza-se com o servidor do Dropbox e transfere para as pastas existentes no computador o que existe de novo na conta, assim posso de imediato ter acesso ao documento que arrastei na empresa para dentro da tal pasta.

Caso esteja nalgum lugar e precise de algo que está na minha conta Dropbox e tenha um PC à mão, entro no serviço online, com o meu username e password e com isso acesso ao documento em qualquer ponto do planeta, desde que tenha um computador com acesso à net.

Posso também partilhar imagens, fotografias, ficheiros de áudio e de qualquer outro tipo através da pasta Public, que me atribui uma link público para partilhar com o mundo, como por exemplo este.

Outro recurso que utilizo é a partilha de uma pasta com um outro utilizador do Dropbox. Eu e o Pedro Simões, por vários e constantes motivos de actualização de dados e informações, temos uma pasta “Peopleware” partilhada onde rapidamente enviamos informações um ao outro. Para criar uma pasta partilhada vamos ao serviço online e crio na opção do menu Share, uma pasta.

Atribuímos o nome à pasta e na caixa de texto colocamos o endereço para quem queremos enviar o convite de partilha. Se o utilizador for já registado no serviço, basta aceitar o convite e vê ser criada dentro da pasta Dropbox a pasta que partilhamos, caso não tenha conta Dropbox, será convidado a ter.

O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb, caso pretenda mais espaço poderá migrar a sua conta para 50GB pelo preço de 9.99 dólares. Pode gerir o seu espaço tendo noção do que já tem ocupado, para isso o serviço disponibiliza a informação de quota ocupada.

Depois do serviço estar instalado, poderá ter acesso ao mesmo clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas, junto ao relógio. Existem mais opções de ligação, principalmente para redes com proxys, poderá ver essa e outra informação, aqui nas perguntas frequentes.

Actualização:

Esta versão melhorou substancialmente a interacção com o iPhone e corrigiu alguns pequenos bugs.

Alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Dropbox 0.8.11 Experimental [12.31MB]
Download [linux]: Dropbox 0.7.110
Download [mac]: Dropbox 0.7.110 [25.92MB]
Homepage Get Dropbox

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de prom

    Sem dúvida que já não abandono o meu dropbox. Já uso á bastante tempo e tornou-se indispensável.

  2. Avatar de foxval
    foxval

    Dropbox e Mesh são para mim indispensáveis.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Usas os 2 simultaneamente? Porquê?

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Coisas óbvias: espaço (5 Gb para o Mesh). O Dropbox fica só para partilhar ficheiros com colegas/amigos. O Livemesh para os pessoais.
        Depois o Mesh permite-me entrar em todos os meus computadores mesmo os que estão noutro edifício) É a minha rede privada pessoal e sem problemas.

  3. Avatar de delaorden

    Uso e realmente é um bom serviço.

  4. Avatar de R
    R

    Uso o dropbox… de vez em quando. Mas uma coisa que me acontece é ficheiros zipados ficarem corrompidos… mas só acontece às vezes
    alguém sabe porquê?

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Nunca me aconteceu isso.

  5. Avatar de Melech
    Melech

    Quando deixar de ter a característica horrível de ter de meter tudo o que quero sincronizar dentro de uma determinada pasta, poderei usá-lo. Até lá, não largo o SpiderOak.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Não precisas, em windows sei que é meio complicado mas em linux é só fazer ligações lá pra dentro.

      1. Avatar de Melech
        Melech

        Para isso, uso o SpiderOak nos dois. 🙂

  6. Avatar de J.
    J.

    Eu até acho piada a estes serviços, mas acho que não deviam de precisar de cliente. Devia de ser tudo web-based!

    1. Avatar de Gilberto Pereira
      Gilberto Pereira

      E podes usar sem instalar o cliente. Usas online onde tens mais opções que as existentes no cliente.

    2. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Mas perde o aspecto prático de se poder simplesmente arrastar e largar.
      Também se pode usar o ambiente web mas exige muitos cliques. Além disso para se “mexer” em vários ficheiros simultaneamente é um pesadelo.
      A aplicação cliente é uma maravilha, fácil e intuitiva.

  7. Avatar de JGomes

    “O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb”

    Verdade, mas podiam referir que este pode ser facilmente aumentado até 5,25GB através do sistema de referidos, em que cada referido registado dá 250MB a ambos (anfitrião e convidado), num total máximo adicional de 3GB.
    Mas quando se fala em referido, infelizmente convidar uma pessoa que não têm conta no dropbox ainda não o contará como tal, se este aceitar e criar conta.

    Os outro 250Mb que faltam para fazer 5,25Gb podem obter no site ao realizar uma serie de passos explicativos.

    (julgo que podem ainda ter mais 250MB – 5,5GB no total – se forem também convidados por alguém, mas não confirmo isto)

  8. Avatar de avlisrotiv
    avlisrotiv

    É completamente indispensável!
    Não utilizo para sincronizamento de ficheiros, só mesmo um “hots” de upload, e mesmo assim, de cá não sai! 😆

    @JGomes, Creio que o máximo gratuito é até 5GB, nada mais…

    1. Avatar de JGomes

      talvez, mas veja isto:

      Estado da minha conta do Dropbox:
      “79.0% used (2.6GB of 3.25GB)”

      Informação que aparece nos referidos (tenho 4 completed):
      “So far you’ve earned 1GB of the 3.0GB maximum bonus space possible from referrals. ”

      Significa que ainda posso ganhar 2.0GB, então 3.25 + 2.0 = 5.25GB

      1. Avatar de jpmd
        jpmd

        Não. O limite máximo é efectivamente 5.25 Gb. É o que eu tenho, e que consegui enviando convites para colegas e amigos.
        fiquem bem

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    nunca usei o serviço, mas creio que a maior das suas virtudes seja sincronizaçao automatica e para isso precisas do serviço. Tambem seria necessario porque emula uma pasta do OS

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Prefiro usar o Windows Live Skydrive e o Live Mesh. Em vez de 2 GB, o Skydrive dá 25 GB de espaço. E o Live Mesh, apesar de estar em beta (segundo parece, apenas por mais uma semana!), dá 5 GB e permite sincronizar ficheiros entre vários PCs.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Usas algum método de upload/download automatizado para o Live Skydrive?
      Onde viste a informação do Live Mesh estar a terminar a beta?

  11. Avatar de .::MPN::.
    .::MPN::.

    Se alguém precisar de convite avise! eheh
    Ganha mais 250 mb do que entrar no serviço sem convite

  12. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Versão 0.8.13 disponivel: http://dl-web.dropbox.com/u/17/Dropbox%200.8.13.exe

    Para quem quiser instalar e ganhar 250Mb extras, é só seguir este link: https://www.dropbox.com/referrals/NTkyNjk0NTk

    Normalmente tem saído uma nova versão por dia. Pequenas correcções de bugs.

    Os programadores do DropBox dizem que dentro de um mês mais ou menos, sai a versão final em que já está incluída a “selective sync”, em que podemos escolher quais os ficheiros/pastas a sincronizar com determinado computador.

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Outra coisa: ao completarmos os passos da Tab “Getting Started” no site do DropBox, ganha-se mais 250Mb extras:

      Welcome to Dropbox. Complete these steps to become a Dropbox guru!

      Eu completei 5 dos 6 passos e deram-me 250Mb extras!

  13. Avatar de fran
    fran

    eu tenho 5,25GB FREE! é o maximo que se pode ter, vejam:
    http://yfrog.com/7h29753288p

    1. Avatar de JGomes

      foste convidado por alguém? Caso contrário, talvez o máximo seja realmente 5,5GB 😛

  14. Avatar de tide
    tide

    Para alem do dropbox tambem utilizo o ZumoDrive que considero muito fiável e rápido

  15. Avatar de Rfas
    Rfas

    E segurança? Será que não vão vasculhar os nossos dados?

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Bem, há que ter bom senso e não enviar para a pasta partilhada nenhum ficheiros com números de cartão de crédito, ficheiros com passwords, etc…

  16. Avatar de aver
    aver

    Por acaso com o iPhone sincroniza muito bem, usando uma app chamada My Dropbox. Do iPhone para a “rede Dropbox” pode-se enviar fotos e gravações de vídeo. Com o My Dropbox pode-se ver no iPhone vários tipos de ficheiros (.txt, .docx, folha de cálculo, imagem) e enviar o link do ficheiro por email para outra pessoa.

    É possível transferir ficheiros da “rede Dropbox” para o iPhone e também fazer a sua actualização (através da sincronização em Favoritos).

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      A única aplicação que vejo na AppStore é a “Dropbox”. Não vejo nenhuma “My Dropbox”!?

      1. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Acho que já percebi. “My Dropbox” é o texto qe aparece no “home screen” da aplicação “Dropbox”. Só pode ser isso.

  17. Avatar de Liliana Amado
    Liliana Amado

    as pastas que guardo no dropbox são necessariamente vistas por todas as pessoas convidadas?Não existe uma maneira de ter pastas de acesso só meu para poder consultar onde me apetecer para não ter de andar com pens?

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Vamos todos experimentar 2 dos mais fantásticos serviços gratuitos existentes na cloud!

    😉

    DropBox:
    Para terem direito a mais 250MB no DropBox cliquem aqui:
    http://www.dropbox.com/referrals/NTcwMzcyMjE5

    SugarSync (similar ao DropBox mas com 5GB de espaço):
    Para terem direito a mais 500MB no SugarSync cliquem aqui:
    https://www.sugarsync.com/referral?rf=bmcmoenvv39yt

    Cumps!