Windows: Como ocultar pastas partilhadas

21 Comentários

De certeza que já sentiu a necessidade de partilhar uns fimezitos, música e umas fotos pela rede. A dica que vos trago hoje é ocultar as pastas partilhadas de forma a que ninguém as possa ver na rede.

Imagine que trabalha numa empresa e quer partilhar umas fotos com um colega seu. Ao partilhar uma pasta na rede, esta será visível por todos os que estejam ligados naquela rede, o que pode não dar muito jeito.

O processo para ocultar uma pasta partilhada é muito, muito simples.

Primeiro vá até a pasta que pretende partilhar, botão do lado direito do rato e Sharing and Security (Partilha e Segurança).

 

Em seguida devem escolher o nome de partilha da pasta e acrescentar o símbolo $.

 

 

Agora um exemplo real: imaginem que vocês têm 2 computadores ligados à rede. O computador A tem o IP 192.168.0.1 e o B 192.168.0.2. Se o computador A tem a pasta partilhada pplware e o utilizador do computador B pretende aceder à pasta, terá de ir a start—> run (iniciar >executar) e escrever \\192.168.0.1\pplware$

 

Caso tenham algum problema no acesso verifiquem se existe alguma firewall instalada no vosso PC a barrar o acesso.

Abraço e boa semana.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MD Mimoso
    MD Mimoso

    Caro Pedro Pinto

    Excelente artigo

    muito interessante nas pequenas empresas que não tem servidor

  2. Avatar de MARCOS GARCIA SOUTO

    voce deu um exemplo usando vista. no xp é a mesma coisa ? eu estou com um problema inverso. tenho um pc e um notebook. o pc tem um hd externo grande, onde estao todos os meus arquivos. antigamente eu conseguia acessar muito facil. agora simplesmente não existe na rede. uso wifi e a internet por celular. houve alguma mudança nesses updates da Micro$oft ?

  3. Avatar de Pedro Pinto

    @Marcos Souto

    Sim..seja Vista ou XP é igual. tens de confirmar os IP’s das 2 máquinas e verificar se tens mesmo as pastas partilhadas.

  4. Avatar de dc
    dc

    E como faço entre um “Computador A” que está ligado a um AP Wi-Fi, que por sua vez está ligado a um Router, onde o “Computador B” está ligado.

    O problema é que tenho o Router a atribuir um IP 192.168.x.x ao AP Wi-Fi, onde este tambem vai atribuir um IP 192.168.x.x ao “Computador A” mas que provem da gama de IP’s Privados do AP.

    Já tentei fazer uma Bridge entre o AP e o Router, sendo o Router a atribuir IP ao “Computador A” mas sem sucesso, o AP é esquisito, e nem com Firmware mais recentes vai lá. Mas se houver algum truque…

  5. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Pastas partilhadas e ocultas, que é como quem diz… Com as ferramentas certas e se a configuração de rede do XP/Vista estiver por defeito, as partilhas são facilmente descobertas…

  6. Avatar de Pedro Pinto

    @Joaquim Almeida
    Não percebi a sua afirmação. Pode-me indicar algumas dessas ferramentas?

  7. Avatar de Skor
    Skor

    Boas. Como partilho uma pasta entre um computador com windows vista e outro com windows xp? Um portátil e outro fixo ( a partilha da net é feita com um router sem fios ) Agradecia muito a vossa ajuda, já ando à alguns meses para descobrir e nada.. Cumps

  8. Avatar de aver
    aver

    Não percebi bem o que disse o Marcos Garcia Souto, mas já que falou num disco externo …
    Há uma forma de aceder a um disco externo USB que não esteja ligado a um computador mas esteja ligado à rede por um adaptador NAS (Network Attached Storage Adapter). Para quem não estiver ligado à rede directamente pode aceder ao disco por FTP.

  9. Avatar de aver
    aver

    … pode aceder ao disco por FTP (o http:// foi arrastado do link de cima LOL)

  10. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Bem, é um facto que é falível …
    Já apanhei algumas com um snifer de redes em tempos (na era do windows 98) em que não era possível atribuir permissões às pastas por os sistemas serem fat/fat32.
    Agora a melhor maneira de proteger será usar permissões. Até o Windows XP home o permite quando usado o sistema NTFS.
    Para quem o quiser fazer basta entrar em modo de segurança no XP home e atribuir as permissões. Não esquecer que também no XP profissional à que desactivar a partilha simples de ficheiros para que isto que estou a dizer resulte.
    Daqui para o Vista não vão muitas diferenças …

  11. Avatar de Ecrã Azul

    @Pedro Pinto
    por exemplo… um dos programas a que o Joaquim Almeida se pode estar a referir é este:

    http://www.pplware.com/2008/11/01/softperfect-network-scanner-39181/

    Mostra tudo 😉

  12. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    @Pedro Pinto: incorrecto. Este exemplo apenas serve para versões profissionais do XP ou se a pasta for partilhada pelo Vista. Estamos a falar da partilha profissional e o XP Home edition não tem a partilha profissional ! Se for no XP profissional (ou no vista) ainda tem de ser activada: Menu Ferramentas/ Opções de pastas / Ver / Partilha profissional.

  13. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Sem ter a certeza absoluta, penso que é necessário desactivar o protocolo NetBios para que o PC não obtenha o nome das partilhas escondidas. Este protocolo foi desactivado no domínio, a partir da configuração do servidor DHCP, no qual faço a gestão, para que nenhuma partilha escondida de nenhuma máquina seja descoberta…. A ferramenta atrás referida pelo “Ecrã Azul” é um exemplo.

  14. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Bem, desde já um obrigado a todos pela participação neste Post.

    Agora algumas duvidas:
    @Paulo Ferreira
    Eu faço sempre partilhas assim e nunca precise de activar essa parte da partilha profissional. No entanto nesse menu tenho activo “Use Simple file Sharing (Recommended). No Windows Home edition nunca experimentei.

    @Ecrã Azul
    Bem relembrado. 🙂

    @Luis Miguel, é mesmo necessário entrar em modo de segurança? Ou é so no windows Home edition? A questão das permissões é importante, podendo desta forma dizer quem pode ou nao aceder à pasta..no entanto a pasta fica visível mas não acessível.

    @aver
    Vamos ver se alguém tem algum equipamento do género

  15. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    ERRADO…. 🙂
    O programa a que me queria referir é o NetSearcher (mas não é freeware)
    Mas há outros que agora não me lembro…

  16. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    @Paulo Pereira

    “Estamos a falar da partilha profissional e o XP Home edition não tem a partilha profissional”

    Daí ter referido para entrar em modo de segurança. Aí está disponível a partilha “não simples” ou “profissional”.

    @Pedro Pinto
    Referia-me ao Windows XP Home

  17. Avatar de Nito
    Nito

    Bom dia…
    é boa pratica esconder as pastas partilhadas….
    mas nada que um programinha chamado LAN Search nao encontre.

    cumprimentos
    Nito

  18. Avatar de paulo alberto
    paulo alberto

    dc diz:
    14 de Dezembro de 2008 às 11:12 pm

    E como faço entre um “Computador A” que está ligado a um AP Wi-Fi, que por sua vez está ligado a um Router, onde o “Computador B” está ligado.

    O problema é que tenho o Router a atribuir um IP 192.168.x.x ao AP Wi-Fi, onde este tambem vai atribuir um IP 192.168.x.x ao “Computador A” mas que provem da gama de IP’s Privados do AP.

    Já tentei fazer uma Bridge entre o AP e o Router, sendo o Router a atribuir IP ao “Computador A” mas sem sucesso, o AP é esquisito, e nem com Firmware mais recentes vai lá. Mas se houver algum truque…

    DC,
    Mande um email pra mim explicando melhor seu problema, que vou tentar ajudar vc a resolver seu problema.

  19. Avatar de julia
    julia

    tenho uma pasta com fotos oculta no pc mas toda vez que abro um programa de fotos ou vou gravar alguma coisa aparece o nome desta pasta tb como faço para deixar ela totalmente oculta para que ninguém possa ve-la?

  20. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    @julia

    Ficheiro – Eliminar ficheiros temporários

    Explicação: Esta pasta está pronta a ser gravada no cd/dvd porém ainda não terá sido. Para gravar utilizar Ficheiro – Gravar