Quer desactivar o Lock Screen do Windows 8?

39 Comentários

Alguns dos novos recursos do Windows 8 não agradam todos os gostos, como o Start Screen, o Lock Screen ou mesmo o novo Explorer Ribbon. Não é possível desactivar o Start Screen, mas alguns dos outros recursos podem ser desactivados através de configurações no sistema.

O novo Lock Screen é bastante mais bonito que os anteriores mas, como sempre, há quem o queira desactivar.


Como sempre, a Microsoft esconde grande parte das configurações para proteger o sistema operativo dos mais novatos.

Para começar, abra a janela Executar através da combinação de teclas Win + R e digite gpedit.msc (Editor de Políticas de Grupo Local – Group Policy Editor – GPE).

O GPE é mais uma das ferramentas de gestão, configuração e administração do Windows, normalmente usado por administradores de rede ou por pessoas mais experientes. Alterar configurações no GPE sem conhecimento ou ajuda prévia pode resultar na instabilidade do sistema ou o mesmo deixar de funcionar. Mas neste caso, não há qualquer risco.

Com a janela do Group Policy Editor aberta, navegue até Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Painel de Controlo > Personalização.

No lado direito faça duplo clique sobre “Não apresentar o ecrã de bloqueio ou então tecla direita do rato e Editar”.

Com a janela de edição do ecrã de bloqueio aberta, basta escolher a opção Activado. Aplique as alterações e faça OK.

Para confirmar que o Lock Screen já não aparece, basta premir a combinação de teclas Win + L e verá de imediato a lista das contas do sistema ou o formulário de password, se existir apenas uma conta.

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Tem aí umas opções muito porreiras para se alterar, tal como a imagem de fundo do Menu Iniciar.

    Obrigado pelo artigo, vai ser útil!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Definições > Personalizar > Ecrã Iniciar?

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Sim eu sei disso, só que assim não conseguimos colocar uma imagem livre a nosso gosto, uma foto por exemplo. E parece me que dá para activar essa opção nessas definições. Mas como ainda não tive acesso ao Windows 8 entretanto, não consegui ver.

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Afinal não é nada do que eu pensava! Já estive a ver e a tal opção só impede a alteração da imagem de fundo do menu iniciar. Nada mais.
          Eu tinha pensado que fosse alguma coisa deste género: https://pplware.sitedev.pt/windows/software/windows-8-start-screen-customizer-o-seu-windows-mais-bonito/

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Isto diz respeito ao ecrã onde tem que se inserir a senha antes de iniciar o windows, certo??
    Se assim for, era mesmo o que eu andava à procura. (O ecrã extra não me incomoda, apenas o facto de ter que inserir a senha)

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Julgo que dá para descativar a inserção da senha… mas como não estou no Win 8 agora, não sei responder.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Para isso é nas opções de contas de utilizadores (executa o netplwiz que é mais rápido), desactiva a caixa “Users must enter a user name….”, insere a tua password e reinicia.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Muito obrigado, Hugo 🙂

  3. Avatar de Mario
    Mario

    Muito obrigado pela dica PPlware! =D

  4. Avatar de Mike
    Mike

    Eu queria mesmo era conseguir INSTALAR o dito Win8. Já ando há dias de volta disto e acontece sempre o mesmo: BSOD com o erro 0xc0000021a. Tentei de tudo. Alguém tem ideias?

    PS: sei que isto devia ir para o fórum mas pronto… :\

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      estas a tentar instalar isto numa maquina virtual? se sim, entao esquece! ha muito pc’s que nao suportam acceleraçao para conseguir arrancar o win8 pelo virtual! se for instalar mesmo no disco ai ja consegues! Mas se estas a ter este problema na instalaçao no disco, entao hmmmm algo corre mal!

    2. Avatar de Hugo Cura

      Isso deve ser um conflito com algum driver que é instalado automaticamente. Inicia em modo de segurança, e procura o minidump do crash em c:\windows\minidump.
      Depois procura um tutorial que explique como ver e perceber o minidump. É preciso instalar um SDK e afins. Dá trabalho, mas eu já o fiz e descobri o problema que tinha, relacionado com hardware.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Bem, se não consegues instalar, iniciar em modo de segurança é capaz de não ser possível 😀
        De qualquer forma, o minidump deverá ficar guardado nessa mesma localização, só tens de obter o ficheiro.

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Ainda foi a melhor solução que encontrei até agora! Muito obrigado!

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Boas.

      Também estou com alguns problemas em instalar o win8 no portátil da minha namorada (através de USB)… A instalação decorre normalmente, mas ao reiniciar, em vez de prosseguir, volta ao início. É um Samsung NP530U3B e, pelo que li, não é problema único.

      1. Avatar de diogo
        diogo

        hum.. se o pc esta definido a arrancar pela pen, ele reinicia e arranca pelo pen outra vez, quando ele estiver no boot logo a seguir a desligar tira a pen..

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Já o fiz, mas nesse caso diz que não é possível arrancar e para inserir o cd de instalação do windows (julgo que seja devido à instalação não estar completa)

      2. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Configura o PC para arrancar sempre através do disco rígido através da BIOS. No entanto quando ligares o PC, deves ter uma tecla para seleccionar de onde queres arrancar só dessa vez e nesse caso seleccionas a pen USB para instalar o Win 8. Quando a instalação terminar, ele vai reiniciar e arrancar através do disco normalmente.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Vou tentar, mas, sinceramente, não me parece que seja esse o problema :/

    4. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Estás a instalar através da pen? Não uses a porta USB 3.0 se for o caso. A mim acontecia-me o mesmo porque o Win 8 não reconhecia a porta USB 3.0. Só consegui instalar através das portas USB 2.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Sim, por acaso, tive esse cuidado, mas obrigado 😉

  5. Avatar de Shai
    Shai

    Gostava mesmo era de voltar a ter no W8 os Gadgets como no W7. Pelos vistos e por razões de segurança a MS desativou esta opção!!
    Alguma dica de como ativar?
    Obrigado!

  6. Avatar de Goncalo Pereira
    Goncalo Pereira

    Gostei da dica…

    Já agora aqueles ícones de notificações na imagem inicial são de que programas?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Wireless, Bateria, Office e Hotmail.
      A imagem foi tirada do Google.

      1. Avatar de Goncalo Pereira
        Goncalo Pereira

        Obg desde já pela resposta….

        Office e Hotmail? Com que aplicações é que dá para por essas notificações?

        1. Avatar de Hélder Ferreira

          É nas configurações das notificações do Windows 8.

          Charms > Definições > Alterar definições do PC > Notificações

          1. Avatar de Goncalo Pereira
            Goncalo Pereira

            Sim, isso eu sei…

            Mas não tenho lá nenhuma aplicação Office e Hotmail….

            Tenho o office 2013 instalado…

          2. Avatar de Hélder Ferreira

            Acho que só funciona com aplicações instaladas pela Store.

            Aquela imagem deve ser do Windows RT.

          3. Avatar de Goncalo Pereira
            Goncalo Pereira

            Ahhhhh, assim já tem alguma lógica… Obg

            Já agora sabem como incorporar calendários que nao sejam os principais do google nas notificaçoes e pondo os mesmos visiveis atraves do calendar do windows 8?

            PS.: Não consegui responder ao outro…

          4. Avatar de Hugo Cura

            Também gostava de saber isso 😛
            Vamos esperar por uma actualização da aplicação.
            Só não uso a aplicação Calendário do Win 8 porque tenho 2 calendários (além do principal do Gmail) que não posso dispensar.
            A minha conta do Win8 é o Live ID do gmail.

          5. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Hélder, eu uso o mesmo sistema que tu: “A minha conta do Win8 é o Live ID do gmail” hehehe!

          6. Avatar de Hugo Cura

            “Hugo”, querias tu dizer :p

          7. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Tens razão, peço desculpa! 😉

  7. Avatar de nandol
    nandol

    offtopic-boas,como faço p ter o Google como motor d busca principal no W8?
    obg

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Instalas o Google Search pela Store e depois vais a Charms > Definições > Alterar Definições do PC > Procurar e activas o Google Search.

  8. Avatar de nandol
    nandol

    Desculpa, como e que funciona isso dos charms? E que já la fui e não vi nada disso, obgd

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      A Charms é aquela barra lateral que aparece quando o rato é posicionado nos cantos superior ou inferior direito.

  9. Avatar de nandol
    nandol

    helder,ja fiz os passos todos mas sempre que faço busca no IE vai parar ao bing? dá-me uma solução?
    obg