Partilha de ficheiros por rede entre Mac e Windows

27 Comentários
  • Aceder pelo Mac a um computador com Windows Vista / Windows 7

Os procedimentos para o Windows Vista e Windows 7 são idênticos. A única diferença e requisito é que para aceder às pastas partilhadas do Windows Vista ou Windows 7, a conta de utilizador no Windows deve ter uma palavra-passe. Caso não exista uma palavra-passe na conta do Windows a ligação não será possível.

Portanto, se ainda não tem uma palavra-pase na sua conta do Windows vai criar… Eu espero. Já está? Óptimo! Agora clique no atalho para o computador que se encontra na barra lateral do Finder. Terá uma barra superior com o botão “Ligar como…”.

Clique nele e irá pedir-lhe um nome e palavra-passe. Insira o nome de utilizador do Windows e a respectiva palavra-passe.

E voilá, já está ligado ao seu computador com Windows Vista ou Windows 7 e já pode trasferir ficheiros pela rede.

(Continua na próxima página…)

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de konteudos.info

    Bom Tutorial .

    Eu estou a usar para partilha um disco de 1.5TB ligado à ficha USB do router MEO Tomshon , passa a ser um servidor de MEdia , acedo de Windows Linux ou Mac OSX , Impecável !!!

  2. Avatar de Bónus

    Sem dúvida, uma dica muito útil, pois muita gente desconhece como se ligam Mac’s e PC’s em rede, e como disseste, pensam que é muito complicado, mas não é.
    Daniel Filipe, não menosprezando as outras dicas, esta foi mesmo das melhores!

  3. Avatar de DjLC
    DjLC

    Eu quando tinha o XP funcionava tudo muito bem mas agora que tenho o Windows 7 não consigo aceder a este a partir do MAC. Podiam fazer um tutorial para isso…
    Abraço

    1. Avatar de dedro
      dedro

      Este artigo tem mais do que uma página. Mas o que pretendes acho que seja isto.
      https://pplware.sitedev.pt/2010/01/04/partilha-de-ficheiros-por-rede-entre-mac-e-windows/2/

    1. Avatar de Miguel Machado

      Bom artigo, apesar de já conhecer.

      Gosto especialmente do icone que o Mac OS atribui às maquinas com Windows 😛

  4. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Por incrivel que pareça, a partilha de ficheiros é mais fácil de configurar entre PC e Mac do que PC pra PC…

    Mal o Windows partilha, na lista do Mac aparece logo o PC, simples e rápido, sem a necessidade de reinicializações à mistura 😉

    E o inverso ainda mais facil, dois cliques e fazem o Mac aparecer no PC…

    1. Avatar de Miguel Machado

      Isso nem sempre foi assim, especialmente nos primeiros tempos do Leopard.
      No caso do Seven, vou sempre colocando o IP. Mas funciona tudo, até uma impressora partilhada numa maquina com o Windows. Mais perfeito só mesmo entre Macs…

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Sim é verdade, nem sempre foi assim.

        O Windows sempre teve um sistema um pouco complexo que levava muita gente a quase tirar um curso para o pôr ligado em Rede entre o próprio sistema (Windows para Windows).

        Felizmente já melhorou bastante com o Windows 7 (Já não depende tanto de workgroups, etc…), embora ache que precisa limar ainda mais boas arestas e simplificar o processo ainda mais, como se vê no Leopard e Snow Leopard, de forma intuitiva e simples, com poucos cliques ele partilha facilmente os ficheiros e pastas em questão, com enorme segurança e eficacia 😉

        (Mas lá está, a complexidade do Windows deve-se mesmo ao tipo de segurança e camadas existentes (ou melhor falta deles) no sistema que o leva a ser mais complexo a nivel de redes)

        O MacOs como tem a vantagem do próprio sistema ter as tais camadas, o processo de partilha é sempre simples.

        Baseio-me na experiência que tive noutros Windows que, só mesmo partilhando uma pasta, “facilmente” se contornava o sistema e tinha-se acesso ao computador inteiro.

    2. Avatar de Bónus

      Sim, ao ligarmos um Mac a uma rede existente, basta conectar o cabo, que ele “vê” logo todos os computadores dessa rede.
      Just “plug and play”.

      1. Avatar de DjLC
        DjLC

        Pk é k nem sempre a partilha aparece na barra lateral esquerda do finder?

  5. Avatar de Gomes
    Gomes

    Caro Daniel..penso que há um erro aqui.. “Muitos de nós têm mais de um computador em Mac, sejam Mac’s, Windows, Linux” penso q krias dzr mais q um computador em casa..

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Já está corrigido! Obrigado pelo aviso… Sabes como é, tanto Mac a passar pela cabeça, lá sai sem querer.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Boas!

    Tenho o meu Macbook Pro ligado a rede windows. A partilha até resulta com os computadores partilhados windows, mas não funciona (não aparece nem consigo fazer ligação) com um Servidor Windows 2003…..

    Se alguém puder ajudar, agradeço.

    Obrigado

  7. Avatar de Tainá
    Tainá

    Olá Daniel, tenho o snow leopard em um macbook pro e o windows 7 no pc de casa. Fiz exatamente o q ensinou no tutorial, consegui enchergar as pastas compatilhadas do mac no pc, mas continuo nao conseguindo acessar o pc do mac, mesmo colocando a senha. essa senha teria q ser hexadecimal ou algo do tipo? pq as vezes o mac acha o pc, pede a senha, pede o usuário e diz que tá errado. já fiz de tudo, troquei as senhas e nada. PLS, help me!

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Olá Tainá,
      Comprei um MacBook Pro e estou com o mesmo problema, já achaste maneira do Mac aceitar a senha?
      Cumprimentos,
      Victor

  8. Avatar de Rink
    Rink

    Boas

    Gostava de saber as configurações para Partilha de ficheiros por rede entre XP e Windows 7.
    Já fiz uma pesquisa pelo site, mas não encontrei nada.
    Se puderem ajudar-me agradecia.

  9. Avatar de (o)

    Realmente muito bom, procurava por essa resposta à mais de 2 anos…

    Muito grato meu Amigo… você acabou de deixar uma pessoa mais feliz e realizada.

    Abraços de Luz

  10. Avatar de The_One
    The_One

    Boas ,
    precisava de ajuda !!
    Tbm tenho um disco ligado ao router mas não consigo aceder pelo mac !
    nos pc’s com w7 acedo sem dificuldade !

    O que devo fazer para configurar !?
    O tuturial ta bom mas para w7 não consigo !!

    Abraço

  11. Avatar de FRL
    FRL

    Estou com o mesmo problema, do pc para o mac é facil, mas do mac para o pc diz sempre ligação falhou e não tenho permissão para aceder ao servidor

    Obrigado

  12. Avatar de daniel
    daniel

    consegui. espectáculo post, parabéns

  13. Avatar de daniel
    daniel

    no dia seguinte à instalação ligo o pc e o mac e só no mac aparece a rede e não no pc (windows xp) alguém sabe porque?

    obrigado

  14. Avatar de daniel
    daniel

    afinal aparece, já descobri. sabem qual o espaço disponível para esta pasta partilhada? É mediante o disco do pc?

  15. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Boas.
    Sei que este tópico já tem algum tempo, mas recentemente comprei um MBA de 13”.
    Acontece que por muito que tente fazer o que está no tutorial, nunca consigo.

    No MAC, vejo o PC e quando faço ligar, aparece os campos do utilizador e password, e nunca liga, a janela treme e não aceita, já mudei de user e password do windows, e mesmo assim não dá. Neste janela, o user já aparece escrito “goncalo_candido”, mesmo o user não ser este.

    No windows, na rede nunca vejo o MAC.

    Alguem me pode ajudar?
    Já andei a mexer nas definições de partilha do windows e mesmo assim sem sucesso.

    1. Avatar de marco aurelio
      marco aurelio

      e dai mano conseguiu ?? se nao me add ai no msn zurajp@hotmail.com

  16. Avatar de abdzilagu
    abdzilagu

    Sem dúvida que me foi muito útil este post!

    PPLWARE RULES 🙂

  17. Avatar de João
    João

    Excelente. Foi muito útil, lógico e simples. Obrigado!