Hoje temos um post com qualidade extra! Muitos de nós têm mais de um computador em casa, sejam Mac’s, Windows, Linux, … E, de forma a poder aceder aos nossos ficheiros de todos os computadores, é-nos conveniente ter todos os computadores ligados em rede. Mas muitos utilizadores que têm Mac’s e Windows desistem da ideia de os ligar em rede pois pensam que é algo muito complicado. Hoje trago alguma luz para esse caminho!
Este processo é bastante simples e fácil. Irei organizar este post por tópicos para uma consulta futura mais organizada e eficaz por parte dos nossos leitores. Nota, para ligar vários computadores em rede deve utilizar um router.
- Aceder pelo Mac a um computador com Windows XP
Para começar, temos de configurar o nosso computador com Windows XP para se ligar a uma rede. Esta configuração será igual a uma configuração com o objectivo de criar uma rede entre dois computadores com Windows. Primeiro vamos ao Painel de Controlo -> Ligações de Rede e Internet -> Configurar ou alterar rede de pequeno escritório ou doméstica. Aparecerá a seguinte janela:
Faça seguinte e o Windows irá-lhe perguntar para seleccionar o método de ligação. Escolha “Este computador liga à internet através de um gateaway residencial ou através de outro computador na minha rede.”
Faça seguinte e irá pedir-lhe para introduzir o nome do computador e a sua descrição. Fica ao seu critério escolher o nome que mais gosta. E claro, faça Seguinte.
Na janela seguinte terá de colocar o nome da rede. No meu caso escolhi “ESCRITORIO”, mas fica ao critério de cada escolher o nome da sua rede.
Depois de fazer seguinte chegamos a uma janela bastante importante. Ela contem duas opções em relação à partilha de ficheiros e impressoras. No nosso caso, vamos escolher a opção “Ligar partilha de ficheiros e impressoras”.
Faça seguinte e só tem de confirmar que está tudo certo. O Windows irá-lhe pedir para reiniciar. Pronto já tem tudo configurado no Windows XP.
No Mac, quando o computador com Windows XP estiver ligado, irá aparecer um atalho para este computador na barra lateral do Finder. Só tem de clicar e já pode aceder às pasta partilhadas por esse computador.
Podemos ver que com carinho, a Apple colocou um ícone com o BSOD (Blue Screen Of Death) para os computadores Windows.
(Continua na próxima página…)





















