NOWO: Saiba como aceder remotamente ao seu router de casa

20 Comentários

As nossas redes de casa são cada vez mais o ponto central onde os nossos dados residem. É aí que temos os computadores e os nossos backups, que podemos querer aceder a qualquer altura.

É, por isso, importante controlarmos o acesso ao nosso router, para podermos alterar regras ou simplesmente para ver quem está ligado. Hoje vamos mostrar como configurar esse acesso no router da NOWO.

router NOWO


Tal como em qualquer outro operador, também o router da NOWO permite o acesso à interface de gestão, onde podemos configurar vários parâmetros e até regras para acesso. Hoje explicamos como podem configurar o acesso remoto ao vosso router da NOWO, para que de qualquer lugar da Internet lhe possam aceder e configurar ou simplesmente ver quem está ligado.

Comecem por aceder pelo browser ao endereço http://192.168.0.1 e carreguem no botão Login para acederem à página de autenticação. Apenas necessitam de colocar o nome de utilizador e a palavra-passe fornecida (ou definida) e estão autenticados.

router NOWO

Como configurar o acesso remoto ao router da NOWO

Depois de autenticados devem escolher a opção Gateway -> Management -> Remote Management. É nessa página que vão fazer a configuração do acesso ao router.

router NOWO

Na página que for aberta devem indicar que querem ativar a gestão remota. Para isso basta que selecionem a opção Enable, no campo Web Browser.

Devem ainda indicar em que porto querem que o acesso seja garantido. Para isso devem indicar o porto no campo seguinte. Devem evitar os portos conhecidos, para evitar que sejam feitas tentativas de acesso remoto não autorizado.

router NOWO

No final, e para que sejam assumidas as configurações ou alterações que fizeram, devem carregar no botão Apply. A partir desse momento o vosso router está acessível da Internet no IP e no porto definido, com as credenciais de acesso que usam dentro da vossa rede. Lembrem-se que devem usar palavras-passe fortes.

Configurar um endereço de acesso mais simples

Para não terem de memorizar ou a ter de pedir que verifiquem qual o endereço IP que está associado ao vosso router, o ideal é usar um serviço de DNS dinâmico. O router da NOWO tem essa funcionalidade. Para isso devem escolher o menu Gateway -> Advanced -> Dynamic DNS.

router NOWO

Para o configurar só precisam de primeiro o ativar e depois definir os dados de acesso (email, a password e hostname) que vão usar. A lista de fornecedores possíveis de serem usados é de apenas 4, mas são todos bem conhecidos.

router NOWO

Claro que devem também configurar este novo host no serviço da vossa preferência, para que esteja conforme o que definiram no router. Este deverá até ser o primeiro passo a ser executado, se possível.

Daí em diante, sempre que necessitarem de aceder ao vosso router de casa, só precisam de colocar no browser o endereço definido (ou o IP e o porto que configuraram) e de se autenticarem.

Este é o primeiro guia de vários que estamos a preparar para o router da NOWO, que tantas vezes nos foi pedido. Se tiverem dúvidas ou ideias para outros guias, deixem nos comentários.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    A interface pode até ser simples, mas é pessima! Pouco intuitiva, a nivel de organização é muito má, nem FLAT UI tem, um design minimalista mas um pouco mais apropriado, organizado e melhorado.

    Mas pronto, isto sou eu.

  2. Avatar de Ricardo Cruz
    Ricardo Cruz

    Muito Bom. Aguardo os restantes guias, uma vez que no suporte da nowo quando pedi esclarecimentos, nomeadamente sobre a possibilidade de usar o router no modo bridge e o comportamento defeituoso aquando da abertura de portas a resposta não foi eslcarecedora.

  3. Avatar de Manuel Picaró
    Manuel Picaró

    Excelente iniciativa para quem têm este operador.
    Fico a aguardar novidades.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bom artigo, porém peca por não advertir os leitores que estão a expor a gestão do router por HTTP e que não o devem fazer.

  5. Avatar de censo
    censo

    Para configurar o modo bridge nesta coisa foi um desatino!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Como conseguio por o router da novo em modo bridge?

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Olá, estou neste momento a tentar fazer isso com um tp-link archer 7, sem sucesso. como fez para conseguir o modo bridge?

    3. Avatar de Rogério Figueiredo
      Rogério Figueiredo

      tambem gostaria de saber 🙁

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Boas, não sei sei ainda precisas e também não sei qual e a tua versão do UI do router mas para colocar um aparelho em bridge, em primeiro lugar ligas o teu router ao router/onebox e depois vais aqui http://prntscr.com/k8a91j . o caminho para mim é network > advanced settings > Router – NAT e aparece uma box para colocares o Mac address (endereço físico) da interface do teu router que queres por em bridge com o da cabovisao.

    4. Avatar de Renato
      Renato

      Sempre dá para colocar o Compal em modo bridge? As opções estão lá, mas funcionam?

  6. Avatar de SOMEBODY
    SOMEBODY

    Ontem vieram instalar a nowo em minha casa mas não me indicaram os dados de acesso ao router. Há algum tipo de login predefinido para todos como nas outras operadoras?

  7. Avatar de Zé

    Gostaria que fizessem um guia a explicar como se instala uma impressora USB no router para funcionar no Ubuntu. A questão não é activar o print server, que é fácil, mas antes como se cria, passo-a-passo, uma impressora no Ubuntu que funcione ligada ao router.

  8. Avatar de Rodrigo Desidério
    Rodrigo Desidério

    É possível alterar o dns para o da google? não encontro o menu para alterar o dns primario e secundário.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Estou a tentar fazer o mesmo e não consigo encontra opção……..
      Conseguiste fazer?

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas, não sei sei ainda precisas e também não sei qual e a tua versão do UI do router mas para colocar um aparelho em bridge, em primeiro lugar ligas o teu router ao router/onebox e depois vais aqui http://prntscr.com/k8a91j . o caminho para mim é network > advanced settings > Router – NAT e aparece uma box para colocares o Mac address (endereço físico) da interface do teu router que queres por em bridge com o da cabovisao.

  10. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Gostava era de saber como é que se vê a pass e o username, foi algo que ainda não consegui encontrar..

  11. Avatar de Rui Duarte
    Rui Duarte

    Boa noite.
    Eu pedi a substituição do meu modem a pouco tempo e a interface não tem nada haver. É bem mais antigo.
    É possível fornecer a marca e modelo do modem que foi utilizado ?

    Cumprimentos

  12. Avatar de PS
    PS

    Boa tarde,
    Fiz tudo exactamente como está descrito, mas não consigo entrar no router.
    Onde poderei estar a falhar?
    Cumprimentos.

  13. Avatar de daniel camara
    daniel camara

    ola , gostaria de saber se isto é possivel fazer tambem nos router da meo ( FiberGateway gr241ag ) e na vodafone
    ( echolife hs8247w ) gpon terminal .
    eu sou cliente meo, meu cunhado vodafone . saber como ter acesso remoto era muito util.
    obrigado.

  14. Avatar de José Manuel Ruas
    José Manuel Ruas

    Aqui deixo a sugestão, para este mesmo tema, mas em relação ao muito divulgado, actualmente, Compal CH7467CE, que substitui este mais antigo.
    Obrigado.