Já é possível ver como o Face ID do iPhone X vai funcionar

28 Comentários

Durante o fim de semana surgiu na Internet aquela que poderá ser a versão final do iOS 11 e muita informação sobre o Face ID. A importância desta versão é grande porque acabou por revelar muito do que amanhã a Apple irá apresentar.

Para além da possível confirmação dos nomes dos novos iPhones, revelou também que o novo smartphone da Apple terá reconhecimento facial. Esta novidade foi estudada e é já possível ver como este sistema irá funcionar.

iPhone X Face ID

Quem analisou o código da Apple e conseguiu colocar em funcionamento a componente referente ao Face ID do novo iOS foi o conhecido programador brasileiro Guilherme Rambo.

Depois de ter o iOS 11 a funcionar resolveu colocar no Twitter a prova de que este sistema estará presente nesta nova versão e como ele funcionará.

A configuração do Face ID

Do que pode ser visto num dos seus tweets, o Face ID terá de ser configurado, mas de forma simples e rápida, tal como acontece com o Touch ID. Bastará aos utilizadores colocarem-se em frente à câmara e rodarem a cabeça para que a sua cara seja capturada de vários ângulos.

Do que foi possível ver, o Face ID poderá ser usado para o desbloqueio do iPhone e também para autenticar no iTunes e na App Store e também no preenchimento automático no Safari.

Foi também revelado que há algumas melhorias a serem feitas, nomeadamente no terminar da interface, onde se vêm ainda alguns elementos em falta, principalmente de texto e de colocação de botões.

iPhone X Face ID

Para além do processo de configuração, o trabalho de Guilherme Rambo permitiu ainda ver de que forma o Face ID irá funcionar. Bastará colocar o rosto em frente ao ecrã do telefone e o processo acontece de forma automática.

A utilização do Face ID

Ao detetar uma cara, o Face ID ajudará os utilizadores a ficarem enquadrados com a câmara para que depois seja analisada a sua face e se proceda à autenticação.

Importa notar que, por ser apenas uma interface, os tempos de autenticação são superiores ao normal. Quando este processo acontecer no iPhone, será muito mais rápido.

A interface de configuração do Face ID

Por fim, Guilherme Rambo apresentou um tweet com a interface de gestão do Face ID, onde se vê claramente que existe ainda algum trabalho a ser feito.

É já amanhã, dia 12, que todas estas novidades vão ser conhecidas. Para além da versão final do iOS 11, também os novos iPhones vão ser revelados e mostrados finalmente todos os novos produtos de que se vem a falar há alguns meses.

 

Leia também

iPhone 8: iOS 11 GM aparece na Internet e revela funcionalidades

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Parece-me bem que o reconhecimento da iris (Lumia 950/950Xl e outros) oferecem muito mais seguranca. Ora vejamos: mesmo que uma fotografia nao consiga enganar este sistema, um busto impresso numa impressora 3D devera com certeza ser o suficiente para o enganar sem dificuldade.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Excelente questão!

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Não é verdade.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Ora explica lá porquê.

      2. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Vamos dar tempo ao tempo, vai haver alguem a testar isto com certeza, e estou convencido que ate um video da cara dara para enganar este sistema, a nao ser que tenha reconhecimento de profundidade com infravermelhos, tal como o Kinect da Microsoft, mas mesmo assim, uma impressao 3D dara para o enganar. Este sistema e demasiado inseguro quando comparado com leitor de iris e ate mesmo de impressao digital, e nao precisamos de ser muito inteligentes para vermos isso. Seria preciso muito mais que aquilo que se especula sobre esta funcionalidade, para que ela seja minimamente fiavel.

      3. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Estive a pesquisar sobre esta tecnologia implementada pela Apple, comprada a uma empresa Israelita, e n#ao da para enganar com video ou foto, uma vez que usa mapeamento 3D, mas da para enganar com um busto impresso por uma impressora 3D com certeza, pois usa apenas mapeamento 3D.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          E como tencionas imprimir um busto? Tens ideia do trabalho a nível de software 3d que precisas de fazer para isso. Ora faz lá um busto da minha cabeça, e tenta enganar o reconhecimento. Como fazes o scan da cabeça de alguém? E o tempo que demora a imprimir? E sim tem infravermelhos para reconhecimento de profundidade. E o busto funcionará com a tua teoria. Vamos ver. A mim parece me pouco provável.

          1. Avatar de Luís Almeida
            Luís Almeida

            Podem sempre tentar com o busto do Ronaldo que está no aeroporto, duvido é que consigam autenticar-se ahahahah x)

          2. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            Pesquisa, tens apps para fazer scan 3D atraves da camera do telemovel, e a MS esta a desenvolver uma bastante poderosa, rapida, simples e com uma grande qualidade.
            So tens depois de ser criativo para conseguires fazer o scan a uma pessoa, numa fila, apanhar a pessoa a dormir, fazer scans parciais em situacoes diferentes e depois fundi-los num so. Claro que nao sera tao facil como tirar uma foto, mas pouco mais complicado e.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          A Apple ter comprado a empresa israelita não quer dizer que a tecnologia é integralmente a mesma, até porque a tecnologia dessa empresa usava a câmera frontal normal dum iPhone, era software, não hardware, ao passo que o que se fala do FaceID envolve novos sensores e câmeras para fazer mapeamento 3D.
          Em segundo lugar, fazer mapeamento 3D não quer dizer que a avaliação seja única e exclusivamente pelo mapeamento 3D. Com o uso duma câmera de infravermelhos sobressaem também diferenças de absorção, reflexão e transmissão entre muitos materiais e tecidos vivos. Ou seja, seria relativamente fácil implementar uma forma de despistar um mero busto impresso numa qualquer impressora. Alguém terá que investigar como mimetizar o mesmo tipo de resposta.

          1. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            A tecnologia e a mesma, apenas mais amadurecida, mas nao deixa de ter as suas fraquezas. Quanto a essas solucoes para detectar tecidos vivos: essa tecnologia nao esta implementada em lado nenhum, a tecnologia usada pela Apple usa os infravermelhos apenas para leituras de profundidade 3D, nada mais.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Gonçalo, bem não sei quem és mas vires para aqui dizer que é a mesma quando ainda nem viste e quando há diferenças enormes no hardware, é incompreensível. Gostava era de saber como é que explicas que em menos de 6 meses a Apple iria implementar uma coisa dessas com novos sensores 3D (a empresa foi comprada há cerca de 6 meses).
            Eu não disse detectar tecidos vivos, disse que há diferenças entre muitos materiais e tecidos vivos, sendo que aqui com tecidos me estou a referir à cara duma pessoa – o calor corporal duma pessoa leva à emissão de infravermelhos, sendo que à zonas da cara que emitem mais do que outras.
            A partir do momento que tem uma câmera de infravermelhos pode fazer muitas coisas… mais uma vez, é incompreensível como fazes afirmações categóricas dessas sem nunca ter visto a funcionar.

        3. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Parece que um busto não vai funcionar

      4. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Helder, continuo à espera da tua brilhante resposta.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Tens noção que já houve vários grupos a mostrar que conseguem enganar sistemas de reconhecimento da Iris?
      Um scan 3D da cara duma pessoa está bem menos acessível que uma foto da iris. Que garantia tens que basta um busto numa impressora 3D para enganar?

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Investiga melhor isso, a Iris e bem mais dificil de enganar, a nao ser que estejas a falar de equipamentos que supostamente leem a iris mas usam apenas a camera para ler padroes no rosto relativos a tamanho, forma e posicao dos olhos.
        Mas conforme se diz em alguns dos comentarios feitos por mim e outros utilizadores que dizem o mesmo pela Internet fora, isto e apenas uma questao, que so com o tempo podera vir a ser respondida, sao apenas suposicoes, perguntas, duvidas, curiosidades, nao estou a afirmar que assim e, e que sera assim que ira funcionar, ate porque nem existem dados concretos sobre a forma como esta tecnologia realmente funciona, tudo o que existe ate agora sao boatos, suposicoes, tentativas para advinhar o que ainda nao se sabe em concreto. Aprendam a interpretar o que leem primeiro, depois comentem e ataquem se assim tiver de ser, mas por enquanto nam teem motivos para tal, basta lerem e interpretarem conforme esta escrito e nao da forma como voces querem interpretar.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Aqui quem tem que investigar serás tu, pois claramente não tens conhecimento sobre o que tem sido desenvolvido para contornar sistemas de reconhecimento da Iris. Pesquisa por “iris Chaos Computer”.
          Quanto ao resto do que dizes, está à vista de todos a forma como tens feito afirmações categóricas sem saber o que constitui o sistema da Apple.

  2. Avatar de GM
    GM

    Sem dúvida. E no caso do Lumia, já com 2 anos de existência. No início da utilização do TM (Abril/2017) não funcionava muito bem, nem sempre reconhecia. Agora, após diversas actualizações, reconhece em 95% das vezes (normalmente funciona menos bem sob luz solar intensa), inclusivé com óculos escuros, além do desbloqueio ser mais rápido. No entanto, reconheço que com o PIN é sempre mais rápido. E reconheço também que com o TOUCH ID também será bem mais rápido, se bem que eventualmente menos seguro que o reconhecimento de íris.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Eu uso oculos e funciona aceitavelmente se nao houver brilho nas lentes, mas sem oculos funciona na perfeicao.

  3. Avatar de Alex
    Alex

    O reconhecimento digital é muito melhor e prático. Basicamente vou ter que tocar em alguma coisa no telefone para o ligar, já que o tenho que fazer mais vale ser um toque num leitor de dedo. Ter que orientar a camara do telefone para uma determinada zona é um passo extra que não traz nada de novo.
    Compreendo que a Apple vá retirar o botão da frente, mas se a Sony e outros o conseguem fazer, mudando o leitor de impressão digital, tenho a certeza que a Apple também o conseguiria.

    Se a Apple retirar o leitor de impressão digital vai ser um erro considerável, e estou absolutamente convencido de que vai voltar…. se o novo sistema funcionar como descrito.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O que tem sido dito é que o sensor funciona com um leque alargado de ângulos, isto é, não terias que te preocupar muito com a orientação, desde que não haja nenhuma obstrução entre o sensor e a cara.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Eu percebo isso, mas eu actualmente pego no meu telefone toco numa coisinha redonda e ele liga extremante rápido por magia.
        Mesmo reconhecendo as caras de muitos ângulos será sempre mais um passo para o sistema aqui descrito… a ver vamos como vai ficar.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Na grande maioria das situações não irias notar nenhum passo extra tendo em conta o que tem sido descrito e a rapidez de resposta.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        E funciona bem com óculos? E com óculos escuros? Com o sol a bater na cara? Com o sol a bater no telemóvel? E às escuras? Ou se estiveres no metro ou autocarro aos solavancos?
        Funciona bem sempre? É que o Touch Id funciona.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pimba, em cheio na mosca.
      Ou TL;DR: Vai funcionar mal, como todos os outros.

      1. Avatar de Rui P.
        Rui P.

        Conheces algum outro com o mesmo tipo de tecnologia?

      2. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Tambem nao precisas de ser assim tao mau, aguardenmos para ver, com certeza vai haver muita gente a testar e a explorar todos os limites. Mas acredito que ainda sera uma tecnologia muito verde tendo em conta as suas POSSIVEIS fraquezas.

  4. Avatar de Cláudio Geraldo
    Cláudio Geraldo

    Tanta coisa por causa de um telemóvel que nao tem nada de novo comparado com uma samsung ou Xiaomi ou mesmo Huawei…… Isso do reconhecimento facial nao é nada de especial, no carnaval se a pessoa for usar o tlm de certeza que essa treta Face ID nao funciona. A Apple tem os dias contados, os chineses consegue mais e melhor e mais inovador, esperem e vao ver. A Apple pensa que inventa e que dá a conhecer quando as outras marcas ja usam, a Samsung sempre esteve mais á frente que Apple. Um telemovel a custar 1000 euros ou mais onde passado 6 meses vai ser passado pela Huawei ou Xiaomi.