Vuvuzela – Uma alternativa “estranha” ao TOR

16 Comentários

Características como a integridade e confidencialidade da informação são hoje requisitos fundamentais no segmento dos serviços online. Relativamente às plataformas de comunicação, o TOR Messenger destaca-se por garantir o anonimato na Web e, recentemente, ganhou um concorrente de peso!

Vamos conhecer o Vuvuzela.

 

vuvuzela_02


O projecto TOR é um dos mais populares quando se tem como requisito a privacidade e anonimato na Web (especialmente Deep Web) mantendo o anonimato do endereço IP e da informação que viaja por essa rede.

Recentemente foi apresentado o Vuvuzela, um serviço de mensagens seguro e anónimo que foi criado por um conjunto de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Este serviço é já apontado como uma alternativa ao TOR Messenger, 2P, e HORNET apesar de funcionar de forma diferente.

Segundo as informações publicadas aqui, o Vuvuzela não recorre tanto à criptografia como o TOR mas, em contrapartida, é gerado mais tráfego, especialmente tráfego “fictício”. Antes do serviço saber a quem entregar a informação, esta passa por vários servidores que enviam tráfego “fictício” para os utilizadores que estão lá ligados, causando assim entropia noutras comunicações.

Quando o servidor sabe a quem entregar, envia uma notificação ao destinatário que, de seguida, tenta recuperar a mensagem a partir de um estilo de mailbox.

Como existe muito tráfego fictício a fluir, um atacante dificilmente consegue saber quem está a “falar” com quem.

vuvuzela_03
 

É interessante mas…

O conceito é interessante mas, do nosso ponto de vista, introduz um problema grave ao nível da latência. De acordo com alguns testes que já foram feitos, usando servidores da Amazon, a troca de 15 000 mensagens correspondeu a uma latência na ordem dos 44 segundos. Este é um valor quase proibitivo no mundo das comunicações mas foi também apenas um primeiro teste.

We believe these results are encouraging, since they indicate Vuvuzela can scale to a reasonable number of users, and its latency may be acceptable for email-like messaging or chat

Para quem ficou curioso com esta nova “rede de comunicação” pode ler o paper Vuvuzela: Scalable Private Messaging Resistant to Traffic Analysis que está disponível gratuitamente.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de prof
    prof

    Hum… criado pelo MIT…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      TOR foi criado pelo governo dos EUA… onde é que queres chegar ?

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Não não foi

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Olha que foi…

        2. Avatar de Sérgio S
          Sérgio S

          O Tor foi criado pela Marinha dos EUA.

      2. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Só pra sua informação a marinha fez a rede onion eles nem se quer fizeram o navegador Tor Browser, quem fez esse navegador foi outra empresa.

  2. Avatar de nikov
    nikov

    Se for OpenSource não tem problema vir dos US , o Tor foi criado pelo us.navy e o selinux pela nsa 🙂

  3. Avatar de Sérgio S
    Sérgio S

    Quando dizem 2p, querem dizer i2p, certo?

  4. Avatar de jaime
    jaime

    muito se fala no TOR Messenger … Mas não ouço ninguém a falar do FiSh 10 why??

  5. Avatar de André Alves
    André Alves

    A vuvuzela é tudo menos anonima com o barulho que faz…

  6. Avatar de Joao
    Joao

    E vai haver filtro para tirar o som irritante da Vuvuzela da Internet eh eh
    Se for tão bom o funcionamento como aparenta ser, parece ter sido um nome escolhido… quer para o lado bom, como para o lado mau.

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Basicamente em média o vuvuzela pode gastar 30 Gb por tráfego por mês. Para que funcione de forma segura convêm que o sistema que o utiliza esteja ligado muito tempo para que o numero de mensagens “fictícias” seja muito maior do que as mensagens verdadeiras. Isso faz com que o sistema a nível mobile seja apenas uma ideia pouco pratica devido ao gasto de tráfego e de bateria.

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Bom seria juntar tor ou i2p com a vuvuzela, isto é todas as mensagens reais e ficticias fossem altamente encriptadas. isso é que era. juntando a encriptação no ficheiro.

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Jaime não queiras comparar a encriptação do tor com blowfish. já existem encriptações mais fortes. mas tem que haver novas encriptações open source e cada mais fortes.

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Quem estiver interessado nestes temas pode sempre pesquisar sobre “Ethereum Whisper”