Telemóveis? Mais de 95% das famílias tem telefone fixo

49 Comentários

Hoje as comunicações são essencialmente feitas através de telemóveis. No entanto, aquando da aquisição de serviços de TV + Internet é normal as operadoras “oferecerem” também um número fixo. Segundo a ANACOM, mais de 95% das famílias tem telefone fixo.


Parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,5 milhões de acesso

O número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,5 milhões, mais 51 mil (+1,2%) do que no primeiro trimestre de 2023. O crescimento registado está associado à continuada penetração das ofertas em pacote que integram telefonia fixa.

O parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,5 milhões de acessos equivalentes, mais 51 mil acessos do que no trimestre homólogo, sendo o menor aumento registado (+0,9%) desde o 4.º trimestre de 2019. Este crescimento deveu-se ao aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo.

No 1.º trimestre de 2024, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo), representaram 92,6% dos acessos telefónicos, tendo aumentado o seu peso em 2,0 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Por outro lado, o número de acessos analógicos diminuiu 25,5% face ao trimestre homólogo, passando a representar apenas 4,2% do total de acessos.

No que se refere ao peso dos prestadores, a quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 41,7%, seguindo-se o Grupo NOS com 34,1%, a Vodafone com 21,0% e a NOWO com 2,5%. Relativamente ao trimestre homólogo, a quota de clientes de acesso direto da MEO e da NOWO diminuíram 0,1 p.p., enquanto a quota da NOS diminuiu 0,2%. Por outro lado, a quota da Vodafone aumentou 0,4 p.p..

No 1.º trimestre de 2024, foram consumidos, em média, por mês, 39 minutos por acesso, dos quais 25 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 1 minutos em chamadas internacionais. Em comparação com o 1T2023, foram consumidos mensalmente menos 6 minutos por acesso (-12,4%).

Pode ter acesso ao relatório estatístico aqui – Serviço telefónico fixo – 1.º trimestre de 2024.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Normal, não me fazem o pacote de TV+NET.
    Forçam o serviço de TV+NET+VOZ.
    é por isso que nem sequer o telefone está ligado, nem eu sei o número atribuido.

    Deviam era inovar e permitir só TV+NET para quem pretende apenas esses serviços.

    1. Avatar de Cenas+e+coisas
      Cenas+e+coisas

      Quando morava em Portugal era exatamente a mesma situacao, nunca liguei o telefone nem ele saiu da caixa

      1. Avatar de k
        k

        Agora nem telefone fixo, o aparelho, te dão. Só mesmo a linha e normalmente de forma não opcional.

    2. Avatar de sfd
      sfd

      O custo para a operadora é o mesmo. O serviço voz é voip e como tal a linha é gratuita. O unico custo é na aquisição do telefone para ligar ao router.

    3. Avatar de nuno a
      nuno a

      ahah é isso mesmo que vinha comentar, eu também nao sei o meu numero fixo nem telefone tenho

  2. Avatar de Antonio
    Antonio

    Para o ano, com a entrada da DIGI, os números serão outros!
    O CARTEL tem os dias contados…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Será?
      Aqui em Portugal acontece sempre 2 coisas com o aval dos governos, ou se juntam ao cartel ou boicotam o operador limitando canais, bandas, etc… para depois ser vendido ao cartel.

      Vamos ver se vai ser diferente desta vez.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Que me lembre, a Vodafone conseguiu entrar e perfurar o mercado.
        Introduziu TV + NET + Voz por 25€.
        Na altura apenas a MEO e a NOS competiam, e tudo ao dobro do preço.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Estás a falar da Telecel a mais de 3 décadas que faz parte do cartel!

        2. Avatar de powerverde
          powerverde

          Sim a Vodafone entrou por 25 euros, mas e agora? Agora juntou-se ao cartel e tem os mesmos preços no 3P e 4P, com as mesmas velocidades, os mesmos GB, tudo igual.
          Mas atenção, não é cartel, é… coincidência!

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pelo que já sei dos tarifários, não será assim tanto.
      Podemos comparar com Espanha: cartão só para internet móvel com 20gb para 30 dias, em Espanha vendem por 9,99 euros, em Portugal serão 15,99 euros.
      Serviço de net fixa e cartão de telemóvel: 25 euros, 200gb com 1000 mensagens ou chamadas, mensais, em Espanha 17,50 euros, em Portugal 29,99 euros.
      Não é assim tão diferente dos actuais.

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    Têm porque não tem escolha, é a mesma coisa com os pacotes de TV, 90% dos canais são lixo.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Pagam por tv que não gostam porque? Iptv 4 euros por mes com sporttv, btv, elevensportd, tvcine, netflix, disney, hbo

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        E essa iptv é legal?

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          claro que não. Mas em Portugal consumo não é crime. Apenas é crime quem vende

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            errado, é crime para quem vende e para quem compra.

      2. Avatar de sfd
        sfd

        Serviços ilegais.
        Quando ha grandes jogos crasha.
        A qualidade de imagem comparada com o serviço de operadora é uma merda.
        Serviços de streaming que indica nao sao serviços é apenas um canal e nem pode escolher o que quer ver.
        Para ver essas apps ilegalmente é tudo por torrent o que é uma merda só por si por obriga a ter seeds. Para não falar do ISP bloquer as ligações e obrigar a ter uma VPN que acresce aos 4 euros por mês.
        É tudo bonito para quem quer sportv barata porque de resto é uma bela porcaria.
        E não venha dizer que o seu é bom é ultraHD xpto pro max porque não é, já vi varios serviços diferentes em casas de amigos diferente e a qualidade é uma porcaria.

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não condeno quem o faça e eu mesmo, se tivesse interesse, o faria, mas promovê-lo com orgulho é de uma estupidez absurda.

      4. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Isso seria bom se não tivesse de pagar a uma operadora um valor para ter internet em casa portanto se para ter internet, tenho de ter tv e telefone fixo, pagar por iptv é apenas mais uma despesa (e não, não tenho Netflix e afins. Tenho eMule serve?)… :mrgreen:

  4. Avatar de ahahah
    ahahah

    Têm número atribuído, mas não têm telefone.
    Telefone fixo só mesmo para empresas.
    Os particulares não sentem necessidade de ter telefone fixo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Telefone fixo para empresas também já não se usa, hoje em dia são tudo números virtuais

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        LOL Alô terra….

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Aqui temos números fixos e móveis mapeados via teams, se quero fazer um telefonema uso telemóvel ou pc, quer saia com número fixo ou móvel, isto é assim para as dezenas de milhares de colaboradores da minha empresa, incluindo contact center e recepcionistas, maioria das empresas já funciona assim, algumas ainda têm telefones porque não lhes apeteceu tirar, mas a maioria não os usa

          1. Avatar de IMF
            IMF

            Verdade, não sei que tecnologia usa a minha empresa mas é tudo por ethernet.

            O meu telefone fixo da secretaria é o mesmo número do telemóvel e ainda consegui que me fizessem portabilidade do meu número de telemóvel pessoal.

            É chato porque o meu número pessoal e do trabalho agora são os mesmos e tive de dividir a minha lista de contactos para bloquear todos os números da empresa quando vou de férias.

            Já não basta desligar o SIM como fazia antigamente.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Se vivesses numa zona onde a Vodafone e Meo argumentam com “temos cobertura máxima 4G xpto whiskas saketas” e depois na realidade nem cobertura tens…. pensas duas vezes.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        É esse o problema que tenho numa aldeia onde passo férias, na Guarda. É fácil ver o roaming a activar, da Orange, estando a 8km da fronteira. Em Portugal sms e chamadas vão funcionando (menos ao nascer e por do sol, onde a rede não funciona). As 3 operadoras dizem ter cobertura 5G a 100%… maioria das vezes nem há cobertura de net e as ligações acabam por activar o roaming. Quando há urgência é preciso usar a rede fixa. Essa, raramente, tem falhas.

  5. Avatar de LA
    LA

    Tem número fixo atribuído e porque lhes é impingido. Não fazem pacotes, sem voz fixa.
    A ANACOM tem culpa nisto.
    Pagamos por uma coisa que não queremos, nem nos faz falta. O número fixo só é util, para algumas empresas.
    É isso e as ofertas do MEO Go e dos Canais Extra, onde, quando é para desistir, é tudo cobrado.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Já tentei que a MEO me desactive o Meo Cloud e o Meo go. Dizem que não o podem fazer, pois é parte do pacote base.
      O mais interessante é que o Meo Wifi pode ser desligado (já me aconteceu depois de um erro de facturação, além de cancelarem uns canais que nunca subscrevi, também desligaram o acesso ao meo wifi).

  6. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Idem aqui, tenho numero de telef fixo atribuído mas não uso, nem tem aparelho ligado.
    E como eu conheço muita gente na mesma situação pelo que me custa a acreditar nessa estatística.

  7. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    o serviço de tel. fixo para uso doméstico hoje em dia serve na maioria dos casos para manterem o nº antigo e por questões de marketing, porque net+tv seria suficiente para a esmagadora maioria dos clientes que têm telemóvel.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Ou para emergências em que o telemóvel fica sem rede e não há comunicação.

  8. Avatar de FulanoTal
    FulanoTal

    Sim 95% , desses 95% só 99% tem o telefone fixo ligado, o 1% ou são velhotes que ainda fazem muito uso da rede fixa, ou malta que decidiu ligar por ligar mas que raramente usa e só recebe chamadas de publicidade…

    Como já li ai nos comentários e bem, as operadoras/cartel não lhes convém fazer pacotes com apenas TV+NET ou apenas NET … , porque com a VOZ+TV conseguem sempre impingir mais umas parcelas na fatura.

    Deviam-se focar mais em pacotes como NET+NETFLIX+HBO (por exemplo), e a TV , se tivessem que impingir quem não atirassem areia para os olhos com os 400 canais que metade deles são repetidos e versões de HD e FULLHD …

  9. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Esse “tem” do título deveria estar com umas aspas do tamanho do logo do pplware

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 de facto ter têm, usar é outro assunto. Mas têm o número “reservado”. Conta.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Números mais do que falaciosos. Não se consegue aderir a nenhum serviço sem estar incluído o telefone fixo. Venham cá a casa ver se tenho algum pisa-papéis amarrado à parede. Nem me lembro que isso ainda existe. Desses alegados 95%, aposto que 90% devem estar como eu. Desconheço por completo o meu número fixo.

  11. Avatar de Zé

    Eu tenho o serviço, não tenho o telefone porque a operadora não ofereceu. Adorava saber o número de vezes que eles tentaram contactar-me por lá (nem sei o número) e nem sequer chama.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O número está na sua factura mensal.

  12. Avatar de czarito
    czarito

    A obrigatoriedade de se ter número fixo no pacote das operadoras é absurdo, pois praticamente ninguém usa esse serviço.
    É mais um “mono” que está lá por casa.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Também dizia isso, até ao dia em que as 3 antenas de telemóvel falharam e fiquei sem acesso aos serviços por 36 horas. Com o telefone e net fixa consegui fazer o que precisava.
      A operadora ofereceu-me 1 mês de canais premium para compensar o problema…

      1. Avatar de czarito
        czarito

        Felizmente nunca me sucedeu um problema desse género.
        Mas sou da opinião que a questão do telefone fixo deveria ser uma opção e não uma obrigatoriedade.

  13. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Tenho em casa e é muito útil se perder o telemóvel tenho sempre fixo….

  14. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Eu e grande parte das pessoas em casa, temos um número que é “quase obrigatório” mas não um telefone fixo.
    Esses 95% devem referir-se aos números atribuidos e não aos “telefones”.

  15. Avatar de Almiro costa
    Almiro costa

    Serve para localizar o telemóvel 🙂

    1. Avatar de czarito
      czarito

      Eheh confirmo isso. É uma boa utilidade lá em casa.
      Também serve para que alguém atenda o telefone, quando ninguém atende o telemóvel.

  16. Avatar de Kim
    Kim

    os meus pais tem meo fibra e utilizam o telefone fixo regularmente, varias horas por mês, com o mesmo numero desde 1999, já foi portado da PT para a extinta Pluricanal, para NOS e agora na MEO.

  17. Avatar de João Pereira Rosa
    João Pereira Rosa

    A rede telefónica fixa só teria algum interesse se tivesse sido utilizado como eu sugeri
    Onde o IP/SIP/ corre sobre o ISDN/TDM. É evidente que quando for acrescentado um core de circuito de banda larga à fibra óptica e ao 5G, isto vai ser conseguido com um vídeo muito melhor
    Confundiu-se rede de acesso cobre fibra óptica radio com comutação

    Comutação de pacotes óptimo para a Internet, comutação digital de circuito com pacotes IP a correr por cima óptimo para telecomunicações

    Realizei uma demonstração : https://www.youtube.com/channel/UCAmLlT2YKjnTc8Lbkuw6jcg

  18. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Como já me disseram: os telefones fixos são ótimos carregadores de pilhas para os comandos.