Carros elétricos chineses vão ter de pagar taxas adicionais de até 38% na União Europeia

47 Comentários

A União Europeia vai impor taxas adicionais de até 38 por cento sobre carros elétricos fabricados na China. Este é um esforço que a União Europeia faz para proteger os fabricantes da concorrência desleal. Esta é uma mudança importante e que pode ditar o futuro do mercado.

carros elétricos chineses taxas União Europeia

Novas regras para Carros elétricos chineses

A Comissão Europeia já alertou os fabricantes de automóveis chineses sobre os impostos adicionais. Estes vão somar-se à taxa existente de 10 por cento sobre os seus carros elétricos e serão diferentes para cada fabricante. Os veículos da BYD e da Geely serão atingidos por taxas entre 17,4% e 20%, enquanto a SAIC enfrentará 38% adicionais em impostos.

As taxas para outros fabricantes de automóveis variam, dependendo se cooperaram com uma investigação em curso da União Europeia. Esta quer informações sobre os subsídios do governo chinês aos seus fabricantes de veículos elétricos. Devido a esses subsídios, os modelos fabricados na China podem ser vendidos a preços muito mais baixos do que os dos seus concorrentes europeus.

As empresas chinesas que cooperaram com a investigação estarão sujeitas a uma taxa adicional de 21%, enquanto aquelas que não o fizeram receberão 38% extras. A União Europeia tentou terminar esta situação e terá chegado a contactar as autoridades chinesas para explorar possíveis formas de resolver a questão. As novas taxas entrarão em vigor em 4 de julho caso não se chegue a um acordo.

carros elétricos chineses taxas União Europeia

Taxas adicionais de até 38% na União Europeia

Embora a União Europeia tenha afirmado que introduz impostos adicionais sobre os carros elétricos chineses para proteger os fabricantes, algumas autoridades e fabricantes de automóveis europeus opõem-se à medida por temerem que leve a retaliações por parte da China.

Estão particularmente preocupados com o facto de a resposta da China tornar os carros elétricos mais caros em geral. Por sua vez, poderá afastar os clientes, especialmente aqueles que ainda não estão totalmente convencidos de que devem mudar para eletricidade.

O anúncio da União Europeia acontece um mês depois de os EUA quadruplicarem as taxas de importação de veículos elétricos chineses. Foi parte de um movimento maior do governo dos EUA para anular a influência da China na sua economia, com a imposição de impostos adicionais sobre semicondutores, painéis solares, baterias e produtos médicos fabricados na China.

Governo dos EUA quadruplica as taxas sobre os carros elétricos chineses, de 25% para 100%

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Sempre não me enganei muito, o cidadão é que vai pagar a taxinha, para ajudar os 40.000€ mês que cada eurodeput@do tem direito já para não falar nos restantes burocratas não eleitos em Bruxelas.
    Dizer que é o chinês que paga é tudo treta, nós é que pagamos ao comprar o veículo.

    Se a desculpa é a concorrência desleal não vi a França nem a Alemanha preocupada quando a China arrebentou com o têxtil Português milhares de Portugueses para o desemprego na altura, no entanto o têxtil Português apostou na tecnologia e qualidade e hoje não tem medo da China e está de boa saúde, talvez o sector auto da Alemanha e França em vez de taxas para proteger o sector apostasse neste caminho.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Outra vez arroz!
      Pronto tu copias, eu também.
      Não Rodrigo a taxa não é para manter os burocratas em Bruxelas…outras há que o fazem, tal como na China a cúpula do autocrata PCC não é mantida a pão e água. Esta taxa serve para proteger as indústrias europeias, mas tu sabes isso.
      Alegas que a França e Alemanha não quiseram saber da concorrência da China com o textil português…e? Isso agora é desculpa para sermos comidos em mais umas industrias por produtos baratos resultado de mão de obra paga a 1/3 do trabalhador europeu. São essas as condições de vida que queres para ti e para os teus para podermos fazer concorrência ao made in China?
      Odeio de morte propaganda a autocracias e antes que respondas…ah e tal os deputedos não eleitos de Bruxelas…compara as condições de vida e liberdade de um chinês com as dum cidadão da UE.
      Bom dia!

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Fraquinho muito fraquinho, assim não mereces a avença do Biden e do Sarkozy. 🙂

      2. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        Então compara as condições de vida de um europeu médio com os de um natural da América Central. Devemos deixar de consumir café e chocolate ? Compara as condições de vida de um europeu médio com os de um natural da grande maioria dos paises africanos, devemos deixar de importar de África também ? Compara as condições de vida de um europeu médio com a maioria dos países asiáticos, devemos deixar de importar deles também ? Por acaso tu conheces as fábricas da BYD ? Segundo o Glassdoor um técnico de montagem eléctrica na BYD ganha o equivalente a 38 a 56 mil dolares, é exploração ? Sabes quanto perdem as empresas europeias se a China retaliar nas importações ?

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Mas mistura alhos com bugalhos porque? Quer-me iludir desviando-se do assunto é? Tenta essa com outro.
          O argumento por detrás das taxas é a proteção das indústrias e e postos de trabalho europeus. Tem como rebater? Não? Então passe bem! Whataboutism é resposta a soviético, não dou troco a truques rasteiros!

      3. Avatar de leashf
        leashf

        Industrias europeias, não queres dizer alemãs, uma vez que são os mais prejudicados

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Tens indústria automóvel um pouco por toda a Europa, mesmo em Portugal tens desde fabricantes de componentes a linhas de produção automóvel.
          E a nível de marcas os alemães serão os mais expostos às tarifas de importação na China porque são quem exporta os carros do segmento de luxo com os motores de alta cilindrada. Mas nem só de Mercedes, BMW e VW vive a indústria automóvel europeia, felizmente. Aliás na Alemanha tens uma TESLA pujante!

    2. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Não vejo qual é o problema da europa tomar medidas para proteger o produto interno, até porque os carros chineses nem são mais baratos do que os europeus.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Não são mais baratos porque levam essas taxas e porque as próprias marcas chinesas os vendem mais caros nos mercados externos, isso para maior rentabilização dos seus produtos.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O setor têxtil está de boa saúde? Todos os dias encerram empresas do setor têxtil em Portugal. Há é empresas na área têxtil que se especializaram em determinados segmentos (gama de luxo, etc) para tentar fugir aos chineses/bangladesh/índia. Porque o setor têxtil de vestuário acessível está condenado.

  2. Avatar de sfd
    sfd

    É assim que se cria conflitos. Se o governo chines ajuda as empresas chinesas qual é o problema? Estão a roubar a europa? Não. Portugal também não tinha um fundo (patrocinado pela europa) para ajudar na aquisição dos carros eletrico e os carregadores para os automoveis?

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Ao impor tarifas mais altas que os 10% que cobramos na EU e fábricas aos estrangeiros para vender lá na China estão a criar uma troca injusta não acha?

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Estás a confundir alhos com bugalhos.
      Qual é o problema? É fazer dumping, porque conseguem baixar os preços e vender abaixo do preço de custo isto porque todos os custos são suportados pela China, depois arrebentam com o mercado e sobem os preços

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Coitada da UE, vai implodir no dia em que o zé lenços derrotado vier com a conta dos estragos e exigir com maus modos que a UE lhos pague. Entretanto vão tentando impressionar parolo a fazer voz grossa aos chineses, que se vão fartando de rir à conta disto.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Quando vires os estragos que os F16 vão fazer nos bombardeiros de civis ucranianos até choras!

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Tá-se mesmo a ver. Esses F-16 são tão perigosos que ele os põe já a salvo nas bases da própria NATO.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      E vives na europa porque? Parece os caes pequenos a ladrar atras das grades mas depois nem pia

    3. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      No dia que a industria automóvel europeia entrar em crise como consequência da entrada descontrolada de produtos vindos do oriente, vc e os que pensão como vc dirão que devia ter sido feita alguma coisa no passado para proteger a Europa.
      Se pelo menos os carros chineses fossem bons e mais baratos!

      1. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        O teu smartphone foi feito onde ? E a tua TV ? E o teu microondas ? E as lâmpadas da tua casa ? E quase tudo o que tem um chip lá dentro, achas que foi feito onde ? Em Marrocos ? Tu andas a comprar produtos chineses quase desde que nasceste e a economia europeia continua forte.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Se fosses minimanente esperto que ja vi n seres, sabias que ha diferenca entre producao e criacao. Os chineses produzem mas o ocidente e quem cria os produtos. Ou achas que se apertares uns parafusos ja sabes como fazer um pc lol

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Só vão arranjar com que os carros fiquem mais caros para os consumidores, porque não vai ser a china a pagar essa taxa extra, vamos ser nós, não é preciso ser nenhum iluminado para ver isso… e a china como resposta vai fazer o mesmo às marcas europeias e estas que tão queriam proteger vão deixar de vender na china… é pior a emenda que o soneto!
    No final de tudo é sempre o consumidor que se lixa… como sempre!

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Curiosamente a propósito disto já o Nuno Melo não vem com o paleio do “não adianta taxar, quem manda são eles, eles passam sempre o imposto para os consumidores, que são os que acabam sacaneados”, que era o paleio dele contra o imposto sobre os lucros extraordinários da petrolíferas.

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      As empresas Chinesas não estão a competir com as europeias de igual pra igual. No fim não é o consumidor que perde, é a Europa caso permita que isto continue.
      A China não é uma democracia, não tem as mesma regras que a Europa

      1. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        Curioso, nunca ouvi reclamações sobre a Europa subsidiar a Airbus. Nunca ouvi reclamações sobre os subsidios da Europa à agricultura e pecuária. Sabes o que é e como funciona o IAPMEI por exemplo ?

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Apre…e esses subsídios estão a prejudicar as trocas comerciais com a China?

          b@d@m*rd@ mais a vossa propaganda imunda, o vosso desejo é ver a bandeira Russa hasteada em Kiev e a bandeira Chinesa hasteada em Berlim!

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Na Europa não há venda de produtos com prejuízo… A China fá-lo sistematicamente, o chamado dumping. Vender as coisas com prejuízo, porque o governo chinês compensa, de forma a arruinar a concorrência.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Curiosamente os capitalistas europeus nunca disseram isso quando iam para lá produzir a custos China para depois vender a preços e com margens Europa. Nem os alemães, ingleses e franceses quando nós anos 90 fizeram o acordo multi fibras que dizimou a têxtil e as confecções portuguesas. Devíamos era estar a festejar o facto de esses amigos da onça estarem agora à rasca.

    3. Avatar de GM
      GM

      Só iremos ser nós a pagar a taxa extra…..se comprarmos essas viaturas. Caso contrário, a taxa até podia ser de 100%, que dói igual: 0. Não estou receptivo a comprar carros chineses, nem de carros de marcas supostamente ocidentais, mas detidas por empresas chinesas (MG, POLESTAR, VOLVO, ….)

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O objetivo é mesmo esse, encarecer os carros chineses, para lhes retirar a vantagem do preço. É tentar equiparar o preço dos chineses aos europeus, na esperança de que os europeus possam então competir taco a taco. Sim, o consumidor acaba por pagar mais.

  5. Avatar de JL
    JL

    O lobby Europeu dos construtores, como não sabem fazer carros, vão pelas taxas que acabam por serem os consumidores a pagar, agora resta saber a reação da China: “Ah sim, então tomem lá produtos mais caros”

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por acaso até sabem, tanto que nos EUA compram muitos Mercedes.

  6. Avatar de 0°0
    0°0

    São sempre os mesmos a pagar estas ideias de merd…

  7. Avatar de mike
    mike

    Nem sou particularmente fã de carros chineses, mas isto é uma estupidez. Em vez das construtoras europeias se transformarem para serem cada vez mais competitivas e oferecerem mais e melhor aos clientes, fazem pressão para aplicarem mais taxas.

    Só vão forçar essas marcas chinesas a construírem fábricas na Europa de leste para vender na Europa, resultado? O mesmo. A falta de competitividade das marcas europeias e o seu declínio.

    O que não falta são mercados onde essas marcas de VE’s chinesas vão crescer exponencialmente e acabar com as vendas das marcas europeias. Não estamos num momento onde as marcas europeias podem simplesmente meter a cabeça na areia e esperar que passe.

    Basta ver o exemplo da VW, anuncia que vai usar 60 mil milhões para desenvolver motores a combustão e as ações descem logo mais de 7% com vários analistas a sugerirem vender as ações.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Como ser competitivo com concorrentes que podem despejar os seus produtos abaixo do preço de custo no mercado, só porque têm um governo por trás a cobrir ? É o mesmo que abrires uma pastelaria e ofereces o café, todas as outras à volta vão à falência. Isso na EU é ilegal.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Abaixo de preço?
        Achas que um tesla Model Y quando baixa 10.000€ está a dar prejuízo à marca? Não, está a dar é menos 10.000€ de lucro…
        Achas que quando um Megane baixa os preço em 6.500€ está a perder dinheiro? Não, está a ter é menos 6.500€ de lucro.
        A China faz o mesmo com margens mais conservadoras ainda.
        A título de exemplo, a Tesla teve lucros de 15.000.000.000 € em 2023 o que dá quase 10.000€ por carro. Tendo em conta que o lucro é em relação ao valor base e que os impostos vão para o bolso do estado há casos em que o valor base de um tesla tem mais de 70% de margem…

  8. Avatar de Mário Barroso
    Mário Barroso

    Vou voltar a comentar novamente aesta novela, que baila em volta da importação de carros eléctricos para o mercado europeu.
    Eu já tinha a certeza, mas quando leio este tipo de notícias ainda fico com mais certezas. Existe na UE um grupo de países que são os meninos queridos, os protegidos; e os outros que são os miseráveis e pedantes de nariz empinado.

    A China subsidia a indústria de modo a que haja um maior número de exportações tendo a consequência de no mercado europeu os produtos chegarem com um valor muito baixo. Ok, até aqui já se percebeu que existe uma concorrência desleal dentro da UE.
    Mas a pergunta que se segue e a seguinte: Porquê só agora que toca a indústria automóvel, a UE está com esta garganisse toda?
    Será que é por a França e Alemanha perderam muito com a entrada de carros de baixo custo. Ou simplesmente não estão acompanhar a corrida no fabrico de eléctrico e o melhor é loga capar a concorrência.

    Posso estar enganado mas no dia que certos países não conseguirem tirar benefícios de outros países da união europeia, a mesma desintrega-se. A chapada de luva branca está a chegar a um certo grupo.

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Concordo com Mário Barroso. Por que agora? Além disso, sinto que esta medida apressada tem influência do outro lado do Oceano Atlântico. Foi logo após a aplicação de 100% de taxas alfandegárias aos veículos elétricos chineses. Uma coincidência intrigante.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Nem por isso a taxa surge meses depois do inicio do estudo com empresas chinesas a averiguar o impacto dos subsídios chineses contra as nossas indústrias. Houve empresas que cooperaram e outras não tal como o artigo menciona. Embora possa haver uma estratégia comum entre o Ocidente, de 100% para 38% vai uma grande diferença. Até os Turcos estão a implementar tarifas mais altas.
        Simplesmente o Ocidente está a abrir os olhos, antes tarde que nunca, para as consequências de ter deslocalizado indústrias para a China devido à ganância dos CEOS e com o apoio dos governos…isso foi muito, muito parvo!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E querias que a UE impusesse tarifas a importação de alfinetes e agulhas da China? O setor automóvel é muito importante na UE, gera muitos empregos e riqueza. Se não fizerem nada, arriscam ao setor automóvel na UE se ver reduzido à insignificância com montes de desemprego. Depois disso, a China mete os carros ao preço que quiser e riem-se.

  9. Avatar de Johnny
    Johnny

    So iluminados … mas esta malta so olha para o preço final. Não veem que a China esta a fazer dumping do mercado? Tanta gente “tapada” que nao sabe que essa pratica é ilegal … portanto acho bem que sejam taxados na mesma proporçao dos subsidios que recebem do estado chines.
    A esperteza dos chineses é essa, rebentar com os contrutores europeus, para ficarem depois com o monopolio e posteriormente aumentarem os preços para os valores que quiserem, mas ha estupidos por aqui que nao veem isso. Comprem carros chineses ha vontade, eu nao compro.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      E Entao….so quero pagar o menos possivel e viver o melhor possivel. Toda a gente pensa assim, nem que seja com mao de obra de borla a base de campos de concentracao

  10. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Lá vão as marcas europeias levar com 38% de taxa sobre os produtos na China. A UE deve pensar que irá causar problemas à China mas esqueceram que a maior parte do automóveis chineses são vendidos fora da Europa.

    1. Avatar de Victor von Frankenstein
      Victor von Frankenstein

      Eu não dou de comer a ditaduras

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nada como manter o povo a pagar à bruta dê por onde der…
    Incha e paga que ser produtivo e competitivo não está nos planos da Europa…
    Já meter ao bolso com o trabalho dos outros não dizem que não…

  12. Avatar de TdSR
    TdSR

    Ainda bem. São muito fraquinhos.

  13. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    A China deveria fazer o mesmo e ter uma taxa adicional de 100% sobre tudo o que vem da Europa e dos EUA. E todas as empresas ocidentais que recorrem à mão de obra chinesa deveriam pagar taxas adicionais de 300%.

  14. Avatar de andre
    andre

    quem paga isto será sempre o consumidor europeu.
    os carros ficarão inerentemente mais caros quer os chineses quer os outros que agora têm menos concorrência.