Tecnologia 5G: Testes reais no Japão alcançam os 3.6 Gbps

37 Comentários

Se acha que as redes 4G são rápidas então espere mais algum tempo para dizer o que acha das redes 5G. Num momento em que as redes móveis de quarta-geração começam a ser amplamente usadas (especialmente em Portugal), a ITU já definiu oficialmente que as redes 5G oferecerão velocidades que poderão chegar aos 20 Gbps (teoricamente).

Recentemente foram realizados vários testes reais no Japão, utilizando tecnologia 5G, tendo-se conseguido alcançar velocidades na ordem dos 3.6 Gbps.

5G_00


As redes 5G não são propriamente uma novidade. Em 2014 informámos aqui que a Coreia do Sul estava já a planear disponibilizar aos seu utilizadores uma rede móvel com tecnologia 5G (quinta geração), cenário que depois foi confirmado pela União Europeia já que havia uma parceria de comunicação pelo meio.

Recentemente a International Telecommunication Union (ITU) debateu algumas especificações preliminares para a tecnologia 5G, num evento que decorreu em San Diego, tendo já definido que esta tecnologia deverá oferecer taxas de transmissão na ordem dos 20 Gbps, ou seja (teoricamente) velocidades 20x superiores à tecnologia 4G a 1 Gbps. Em Portugal a rede móvel mais evoluída é a da Vodafone  que possibilita velocidades de download até 300 Mbps e 50 Mbps de upload.

No seguimento de uma parceria entre a fabricante Huawei e a operadora NTT DoCoMo, chega-nos a notícia que durante um conjunto de testes à tecnologia 5G, conseguiu-se alcançar os 3.6 Gbps, isto num cenário real. A tecnologia foi usada por 24 utilizadores abaixo da frequência dos 6Ghz.

Today’s trial represents the first large-scale Multi-User MIMO (MU-MIMO) technology test, with a concurrent connectivity of 24 user devices in the macro-cell environment on the sub-6GHz frequency band, in conjunction, it is also the first time to validate the performance of Sparse Code Multiple Access (SCMA) and Filtered OFDM (F-OFDM) in the field, both of which are 5G new air interface technologies proposed by Huawei. The cell average downlink throughput of MU-MIMOs is 1.34Gbps, with 3.6Gbps on download peak throughput in a 100MHz ultra-wide band channel; these speeds are more than 10 times faster than single layer Single User MIMO (SU-MIMO) technology. The joint trial of 5G new radio access technologies is a key step toward accelerating 5G standardization and commercialization.

5g_02

Os testes têm especial interesse do ponto de vista da estrutura, uma vez que é quase a mesma usada pela redes 4G.  A Huawei espera que esta tecnologia 5G esteja pronta para efeitos comerciais antes de 2018. Já a  NTT DoCoMo rfere que esta tecnologia só deverá chegar em 2020.

Via Huawei

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dc
    Dc

    “Se acha que as redes 4G são rapidas…” Em Portugal? Ahahah…
    “Num momento em que as redes móveis de quarta-geração começam a ser AMPLAMENTE USADAS (especialmente em Portugal)” Mais uma vez, em Portugal? Ahahah…
    As pessoas ainda se queixam do 3G, quanto mais o 4G…

    E muito sinceramente não percebo de que vale ter 4/5G quando as ofertas de tarifário existentes no mercado são no mínimo cómicas…

    1. Avatar de duarteO
      duarteO

      Tenho Meo e em minha casa nem 3G, quanto mais 5G!!!

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Já está bem melhor do que há 1 ou 2 anos atrás. Hoje até já tens 4G no interior

      1. Avatar de dmc
        dmc

        no interior das cidades, porque em geral a maior parte do interior nem 3g em condições.

        Muito bonito para quem mora na cidade.

      2. Avatar de duarteO
        duarteO

        Vivo a 15 Km de uma cidade do interior e 3G-4G nada! Na cidade sim, 4G no máximo.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Referia-me a cidades. Nas aldeias e vilas ainda é complicadito.

          1. Avatar de Ricardo Vieira
            Ricardo Vieira

            Eu moro numa vila e tenho 4G.

    3. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Eu tenho um contrato e o 4G está incluído (nao pago mais por ter 4G), o que noto 3G (H+) vs. 4G, isto num smartphone topo-de-gama:
      – o 3G (H+) é tao rápido como o 4G (nao noto qualquer diferenca)
      – o 4G gasta mais bateria (principalmente devido a ser mais sensível à cobertura)
      – o 4G tem menos latência, daí que em VOIP ou streaming comeca/recomeca algo mais rápido

      No geral tenho o smartphone em GSM/3G (H+) e nao a saltar para 4G, já que no dia-a-dia e em situacoes reais nao haver quase diferenca nenhuma, e gasta menos bateria. Com o 4G activado, em benchmark a velocidade é superior, mas em situacoes reais nao. Penso que o 4G é importante em caso de Modem 3G/4G caseiro vs. ADSL/Cabo, onde temos PC potentes (às vezes vários) e aí sim o 4G mostra-se. No caso de smartphone nao vejo vantagem.

  2. Avatar de Ebin
    Ebin

    6GHz? Então terão que instalar antenas em tudo que é lugar, visto que quanto maior a frequência, menor o alcance e consequentemente o sinal.

    1. Avatar de El_k
      El_k

      Não é necessariamente verdade. A verdade é que mantivermos a potencia das frequências mais baixas teremos menos alcance. se aumentarmos a potencia de saída para p.e. 6000W teremos a cobertura actual de uma BTS. A principal dificuldade é com a autonomia dos equipamentos terminais (sejam eles telemóveis ou não), mais potência… mais consumo. Neste momento já se trabalha na nova geração de baterias que deverá ser apresentada em meados de 2016, que colmatará essa deficiência, mas aumentará muito o custo. P.E. uma bateria com 2x2cm com 2mm espessura terá a capacidade de 5000 mAh.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E até que ponto toda essa potencia não prejudicara nos na saúde.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          A energia electromagnética esta provado que é prejudicial a saude.

          1. Avatar de rui jorge silva
            rui jorge silva

            E entao os gigantes Emissores do monte da virgem e do monsanto? Ja tinham aniquilado dezenas/centas de pessoas ao redor destes.

      2. Avatar de int3
        int3

        quanto menor o cumprimento de onda, mais potência é necessário para obter o mesmo alcance. por não falar que quanto maior a frequência mais direcional tende a radiação EM fica.
        Sou radioamador e estou dentro da área por isso é verdade o que o Ebin disse.
        Mesmo que nas células aumentes a potência de saída o teu telemóvel precisa de ter potência suficiente para chegar à célula…

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      O antigo está mal traduzido, porque na afirmação em inglês diz que foi um teste de 24 utilizadores usando uma frequência inferior a 6 GHz.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Não é propriamente nos 6 GHz. Actualmente o 802.11a/ 802.11n e 802.11 ac trabalham nos 5Ghz

      1. Avatar de JBM
        JBM

        trabalham dentro de células bem mais pequenas do que uma rede celular usual e numa frequência bem superior a uma rede celular. Quanto maior a frequência maior a atenuação de sinal, e numa área urbanizada é ainda pior.

  3. Avatar de Felippe
    Felippe

    fazer download hoje em dia e futuramente nao é mais problema quero ver fazer Upload com velocidade acima de 10mbs

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não terá qualquer tipo de problemas. O que vai para um lado vai para o outro. Só tens de ter equipamento capaz disso 😉

      1. Avatar de Tuga do Norte
        Tuga do Norte

        Podes ter o melhor que a Cisco pode oferecer ou mesmo a Juniper, se a rede não permitir por defeito de desenho (ou propositado), vais continuar a fazer upload até ao que o operador permitir.

  4. Avatar de Xucha na Xucha
    Xucha na Xucha

    Portanto na vodafone só teria essa velocidade durante uns segundos.

    Paga-se por um hotspot net “ilimitada” 30€ e afinal passado 15Gb a velocidade é cortada para uns meros 100Kbps… Por isso em menos de um minuto em 5G gastava os 15Gb.
    Quem tiver a pensar comprar um “hotspot” ou algo do género para fazer de net. Está só a deitar dinheiro fora…

  5. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Fds…
    Isso já vai bem acima do padrão Gigabit ethernet

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas o objectivo é que ultrapasse o tengigabit

  6. Avatar de Ricardo Saraiva

    A rede LTE do meo também permite a nívelconercial 300 Mbps e 225 Mbps consoante a utilização das frequências em determinadas zonas. B7+B3 ou B7+B20.

  7. Avatar de Badelhas
    Badelhas

    Entretanto continuamos com limites de download ridículos… A essa velocidade estouravamos um giga em segundos.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esqueçam isso em PT, as antenas são alimentadas com linhas dedicadas de 24M, outras com 100M e outras com 200M.

    Basta ter 3 utilizadores a sacar ao maximo que se la vai a antena.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade! Também conheço essa realidade. Apesar de não ser geral, existe

  9. Avatar de zeca
    zeca

    vai ser fantástico ter 500mbs de tráfego e poder usa-los a 3.6 Gbps

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    É só reclamações de limites de tráfego! Com o passar do tempo e com velocidades mais elevadas isso acaba por desaparecer, e só tem limites de tráfego quem tem palas na cara, já existe operadoras com tráfego ilimitado.

    1. Avatar de Xucha na Xucha
      Xucha na Xucha

      Que passado 15Gb usadas reduzem-te a velocidade a 100KBps (tenho tráfego ilimitado da vodafone 4G 30€)

  11. Avatar de Charles
    Charles

    6000W estará enganado de certeza.
    6000mW, tudo bem…
    6000W estamos a falar de potencia usada para emissão de radar.
    Só por curiosidade: a sonda que foi explorar Plutão tem um emissor de apenas 10W para enviar dados para a Terra. É factual…

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    eu nem 4g(LTE) apanho…e sou vodafone…vou a coimbra o que apanho é 3G ou H+ e nunca o 4G(LTE)…isto no forum de Coimbra…onde deveria ter cobertura de 4G…penso eu…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      eu tenho LTE em grande parte de coimbra, fala com a tua operadora (Vodafone) para saber se tens o serviço LTE/4G activo.
      perto do girasolum tenho 100/36, junto da conchada tenho 60/30 e no forum tenho 70/27

  13. Avatar de JARAlex
    JARAlex

    Estas são velocidades tremendas, mesmo tendo em conta as condições excecionais em que são testadas, sem interferências e alocando todos os recursos para o teste de radio air interface.
    Naturalmente em ambiente comercial os valores de upload e download serão substancialmente menores e muito limitados á densificação da capacidade da rede (maior nº de células, coberturas de até 250 metros) e com problemas em manter a sessão e a velocidade de transferência quando o utilizador se estiver a deslocar.
    De futuro vai ser necessário rever também a rede “Core” para evitar o estrangulamento da rede e da sua interligação a outras redes. E é claro os tarifários e a forma de quantificar e qualificar e moneytorizar (retorno de investimento ou como colocar em dinheiro e receitas os gasto investidos em 5G).

    Acima de tudo é muito bom haver estes desenvolvimentos porque alguns deles podem até vir a ter aplicabilidade no Wi-Fi, no 3G e no 4G, tecnologias estas já disponíveis e deste modo aumentar os valores atuais com um menor investimento. Refiro-me concretamente a Multi-User MIMO (MU-MIMO) e Sparse Code Multiple Access (SCMA) e ainda a Filtered OFDM (F-OFDM).

  14. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Eu às vezes nem 3G apanho… 4G nunca o vi… Vai-se apanhar 5G na minha zona daqui a três mil anos. Quanto às velocidades, ando quase à um mês para sacar uma livraria para o Kontakt com 9Gb.

  15. Avatar de sakura
    sakura

    opps… essa rede não é para “humanos” ,caros,etc.

    o 4G tem velocidade “retina” como costuma dizer a apple.