Sabe o que é a tecnologia 802.3af (Power-over-Ethernet)?

25 Comentários

Depois de estar ontem presente num evento da Cisco, lembrei-me que ainda não tínhamos falado aqui no pplware  sobre a tecnologia 802.3af, mais conhecida por Power-over-Ethernet ou PoE, aprovada no ano de 2003.

Em traços gerais, o Power-over-Ethernet permite transmitir energia eléctrica através do mesmo cabo de dados (ex. Cabo UTP). Vamos conhecer um pouco mais desta tecnologia fantástica.

POE

Como todos sabemos, os equipamento activos (ex. switch, router, ponto de acesso sem fios, telefones IP, câmaras de vídeo IP, etc) necessitam de energia para funcionarem. No processo de instalação por exemplo de pontos de acesso sem fios, em que estes estão normalmente distribuídos por zonas de um edifício, casas, etc, temos de levar até eles energia e também o cabo de dados para ligação normalmente com o bastidor.

Porque não levar tudo no mesmo cabo?

O 802.3af especifica como levar a energia eléctrica a um equipamento, através de um cabo de rede vulgar. No exemplo referido anteriormente, normalmente a energia é injectada no cabo de dados através de um equipamento que suporta nativamente PoE (ex. switch), ou através de um power injector.

dt-poe-01 Power Injector

Segundo a norma 802.3af, o equipamento que injecta a electricidade no cabo tem de fornecer uma corrente directa de 48V.

No caso da utilização de cablagem Ethernet, onde normalmente se usam cabos vulgares de rede como UTP/Cat5 ou UTP/Cat6 e que são constituídos por quatro pares torcidos de cobre, apenas se usam na rede de dados dois pares (1-3 e 2-6). Assim os pares (4-5 e 7-8) são aproveitados para a transmissão de energia eléctrica, através de uma  uma corrente contínua com uma tensão de 48V, numa distância máxima permitida de 100m. No caso de comutadores que injectam directamente corrente de forma nativa, há também um aproveitamento dos pares 1-2 e 3-6, no entanto é possível diferenciar o sinal eléctrico do de dados uma vez que operam em frequências diferentes. Isto faz que seja possível por exemplo PoE em Gigabit Ethernet.

poe

Algumas vantagens do PoE

  • Levar energia a equipamentos em zonas de difícil acesso
  • Fácil instalação e manutenção
  • Poupança nos custos de instalação (não é necessário passar cablagem para a rede eléctrica)

Actualmente, através da nova norma designada de PoE+ (802.3at), o limite de potência sobe os 30 Watts, enquanto o PoE (802.3af) tem um limite nos 15.4 Watts.

Esta tecnologia é sem dúvida uma mais valia nas redes de dados pois permite fazer um 2 em 1 (dados + corrente eléctrica). Actualmente, além da sua ampla utilização nos pontos de acesso em fios, é também um trunfo no VoIP.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mp
    mp

    “…dados dois pares (1-2 e 2-6).” Enganaste-te, é o par 1-2 e 3-6.
    Bom Post.

  2. Avatar de Paulo Brinca

    Muito útil mesmo, tenho em muitos equipamentos, que fazem parte do meu hotspot público.

    Utilizo equipamentos RouterBoard, com Mikrotik RouterOS. Do melhor que conheço para redes.

    Bom post.

  3. Avatar de 2xtreme
    2xtreme

    Também e usado em câmaras de vigilância.

    Onde trabalho usamos disso.

  4. Avatar de PCLIFTING.COM

    Também conhecidos na Cisco por Power Injector’s.
    Bom post.

  5. Avatar de GoGoBoy
    GoGoBoy

    “Segundo a norma 802.3af, o equipamento que injecta a electricidade no cabo tem de fornecer uma corrente directa de 48V.”

    No Brasil, 48V se refere à tensão e não à correnta.

    abraços

    1. Avatar de souza
      souza

      GoGoBoy, aqui em Portugal também nos referimos a uma tensão eléctrica quando falamos de Volt [V].

      Terá sido com certeza um lapso do Pedro Pinto, embora seja comum por entre os leigos no assunto confundirem os termos tensão e corrente.

      Em relação ao tópico, bom texto! 🙂
      Mais um passo na descomplicação do hardware.

    2. Avatar de Rui Peixeiro

      Não é só no Brasil… em qualquer lado corrente é medida em Amperes e tensão em Volts (unidades SI).

      O erro foi na tradução de DC, direct current, que foi feita à letra, em vez de dizerem Corrente Continua.

      (The IEEE 802.3af-2003 PoE standard (ratified June, 2003) provides up to 15.4 W of DC power (minimum 44 V DC and 350 mA) to each device. Only 12.95 W is assured to be available at the powered device as some power is dissipated in the cable.)

      Apesar de desconhecer esta norma, já o tinha usado há uns 6 anos, para alimentar um hub. Na altura, como sabia que só eram usados 4 dos 8 cabos, usei dois dos livres e liguei-os ao transformador original do hub e na outra ponta um novo jack. Nunca me deu problemas e esteve assim pelo menos um ano!

      1. Avatar de ANTONIO ABRANTES
        ANTONIO ABRANTES

        É possível utilizar um switch Poe de 24 v para alimentar as minhas câmeras de segurança?

    3. Avatar de Carlos Miotti
      Carlos Miotti

      No Brasil quer dizer a mesma coisa. Corrente Directa DC é o mesmo que Corrente Contínua CC.

      Corrente Contínua com tensão de 48V.

  6. Avatar de ajs
    ajs

    Depois da recente aquisição de uma Nanostation, este tópico cai que nem uma luva!
    Obrigado Pplware!

  7. Avatar de José C. Ferreira
    José C. Ferreira

    Apesar de tudo o que foi dito não está de todo errado.
    Se calhar mal formulado?

    Vejamos trocando corrente directa (aqui está um pequeno erro (talvez do termo usado em inglês ) por corrente contínua, e adicionando “com uma tensão de”

    Ficaria algo deste género:

    “…tem de fornecer uma corrente contínua com uma tensão de 48V”

    Já agora essa tensão é a mesma utilizada na linha telefónica 😉

    E cada vez mais os dispositivos tem de ser capazes de utilizar uma alimentação parasita, numa tentativa de reduzir o numero de cabos utilizados tal como de aumentar a eficiência energética dos produtos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pelos vossos comentários. Procedi a alteração do lapso da voltagem por corrente contínua. Como diz o Sousa, quem nem anda por estes mundos da electrónica tende a baralhar-se com os termos.

      Pedro Pinto

    2. Avatar de João Cardoso
      João Cardoso

      pois….. volts custuma ser tensão amperes custuma ser corrente =)

  8. Avatar de speedy
    speedy

    ja tinha ouvido falar, e ja vi muitos sitios onde se usa disto, principalmente em hotspots. e ate que da muito jeito. nao sabia era do nome (802.3af), so o conhecia como PoE

    excelente post 😉

  9. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Ainda hoje ouvi falar disto, na sua utilização nas câmaras IP… Não percebo é como é possível alimentar dispositivos que necessitam de alguma potência, com fios tão finos como os presentes nos cabos UTP…

    Bom post PP!

    Abraço

    1. Avatar de Rui Peixeiro

      São fios pequenos mas são 4, e ao transmitirem uma tensão maior, a corrente transportada pode ser inferior. Depois no dispositivo receptor a tensão é “transformada” para uma mais baixa, aumentado a corrente disponível.

      1. Avatar de speedy
        speedy

        exacto. é electrotecnia basica. é transmitida uma tensao maior, com uma corrente mais baixa, e atraves de uma serie de resistencias,entre elas o proprio condutor(acho que aqui, até é so o proprio condutor), a tensao baixa e a corrente eleva.

        é um exemplo perfeito para a lei de Ohm (R=V/I ou V=RI, como quiserem)

  10. Avatar de digitalanarchy
    digitalanarchy

    é sem duvida muito prático, tendo em conta a sua utilização em sistemas voip assim como no posicionamento de aps em locais de complicado acesso. Tem o inconveniente de encarecer os disposivos.
    A diferença de preço entre um switch POE e um sem, desemcoraja muitos utilizadores.

  11. Avatar de nfu
    nfu

    O problema disto é que ficamos apenas com 10mbps no máximo para tráfego…

    1. Avatar de Rui Peixeiro

      10 não… 100mbps!

      A rede Gigabit é que já usa os restantes cabos. Agora tanto a de 10 com a de 100 só usa dois pares.

      No entanto, há soluções que funcionam em Gigabit…

  12. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Útil para acess points e terminais onde não há tomadas por perto.
    Já agora podiam também falar de switch’s layer 2 e 3. Explicar quais as diferenças entre um switch layer 3 e um router.
    Fica a sugestão.

  13. Avatar de João Roberto

    Muito bom o material é de grande valia… parabens pelo seu trabalho.. valeu

  14. Avatar de roberto \broetto
    roberto \broetto

    Meus caros.
    Essa tecnologia tem mais de 40 anos.
    Agora os caras resolveram re-descobrir.
    Pelo amor de DEUS, é cilada bino.

  15. Avatar de João
    João

    Boa tarde, qual o POE indicado para telefones Gigabit IP com norma 802.3af, modo A ou modo B?

  16. Avatar de Maria Isadora
    Maria Isadora

    Primeiro ɗe tudo Eu gostaria dе ⅾizer excelente blog!
    Eu tinha umа pergunta rápida գue eս gostaria de pedir se você don ‘ t mente.
    Eᥙ еra interessados saber como você concentre-se e limpar sua mente аntes de escrevendo.
    Eu tеnho tinha problemas limpando mеu mente na obtenção de meu ideias lá fora.
    Еu faço ter prazer em escrevendo no entanto
    parece ѕer os primeiros 10 а 15 minutos são
    desperdiçado simplesmente tentando descobrir сomo ⅽomeçar.
    Ԛualquer ideias оu dicas? Obrigado !

    Também visite meu página :: algarve cidades