Router THOMSON – Atribuir o IP público a um dispositivo

87 Comentários

Recentemente a PT decidiu mudar-me o router MEO cá de casa para o novo modelo THOMSON TG787 SIP. Tanto este modelo como o anterior oferecem interessantes funcionalidades aos utilizadores e nós damos uma ajuda a descobrir e configurar algumas delas. Depois Já de ensinámos a mudar a gama do serviço DHCP (aqui), a configurar o serviço VoIP e assim realizar chamadas gratuitas na rede fixa (aqui), a configurar o mecanismo de Port Forwarding (aqui), a proteger o seu router Meo dos vizinhos (aqui), entre outros (ver artigos relacionados), hoje vamos apredender a atribuir um endereço público a um dispositivo.

meo_001

Antes de passarmos a configuração propriamente dita, só lembrar a diferença entre um IP público e um IP privado.

IP público vs IP privado

Basicamente as máquina quando estão ligadas em rede possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4 (normalmente) ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.

Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.

Quanto a endereços privados, estes  não nos permitem acesso directo à Internet, no entanto esse acesso é possível mas é necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o nosso endereço privado num endereço público. Saber mais aqui

Porquê atribuir um IP público a um dispositivo?

A resposta a esta questão depende daquilo que pretendemos. Basicamente ao associar o endereço publico do router THOMSON a um dispositivo (ex. PC, smartphone, tablet), esse dispositivo passa a ficar alcançável  “directamente” a partir de qualquer lugar da Internet. São muitas as vantagens de tal configuração, mas também devemos ter em conta que a partir desse momento o dispositivo fica exposto para além da nossa rede privada.

Muito importante: Durante a configuração que permite atribuir o IP público do router a um PC, os outros dispositivos apenas ficam com acesso a rede local local.Verifiquei que o problema se devia ao DNS interno. Caso tenham o mesmo problema, configurem manualmente por exemplo o endereço 8.8.8.8 (DNS da Google) nos PC’s da rede local.

Como associar o endereço público do router ao dispositivo?

Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). Ser-vos-á solicitadas as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Em seguida devem ir ao menu Rede Doméstica—>Dispositivos e escolher a opção Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo

meo_00

Em seguida devemos carregar na opção Editar

meo_01

Para finalizar apenas temos de indicar qual o dispositivo da rede pretendido, para a atribuição do endereço IP público (No meu caso escolhi a máquina com o nome tiger).

meo_02 E está feito. Devem confirmar se o PC ao qual vão atribuir o IP público do router está definido para para receber IP via DHCP (ver nas configurações da placa de rede).

Em alternativa a esta configuração, e de certa forma mais seguro pois só abrem as portas que precisam, podem configurar o mecanismo de port forwarding (ver aqui).

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Silva

    Mt bom parece-me que isto aliado ao facto de se puder desligar o wifi, firewall, dhcp (caso se confirme), podem desta forma usar os vossos actuais routers para darem conta do serviço ficando este apenas como “modem”.
    Fica um bridge
    Se se confirmar é mt positivo.

    1. Avatar de Sérgio Santos
      Sérgio Santos

      Pois, dúvido é a box funcione..

  2. Avatar de Anónimo Antonio
    Anónimo Antonio

    qual é a vantagem?
    Se é bastante mais seguro deixar o router fazer NAT e abrir as portas que se necessita..
    o router está sempre “..alcançável “directamente” a partir de qualquer lugar da Internet..” portanto é só mesmo uma questão de portforwarding..

    1. Avatar de Ricardo Silva

      A Vantagem é nao estar a fazer double Nat se tiveres outro router dentro de casa. Ou então teres que estar a fazer total port forward para o outro device.
      IMHO isto só tem vantagem nesses casos.
      Apenas esse host tem acesso à internet o que torna inutil até para casos em que tenhas serviços publicos em casa, uma vez que essa ligação só ia dar para esses mesmos serviços ou servidor.
      Ao invês de colocares o teu router actual na DMZ do router meo simplesmente dizes ao router meo para dar o ip publico a outro device <- Convem que seja um router tb.

  3. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Já agora peço uma ajuda:

    Eu tenho uma NAS (D-Link DNS-323) e a única forma que conheço de aceder remotamente é via FTP e isso sei fazer, no entanto, é uma forma pouco pratica de aceder porque para modificar ficheiros ou outro tipo de operações implica que se faça o download e posterior upload. Eu queria ter um sistema normal de drag and drop (tipo Dropbox). Alguém me sabe ajudar?
    Será que atribuindo o IP público à NAS, poderei depois mapear uma unidade de rede num PC que esteja fora da rede? Se não for possível, existe alguma alternativa?

    1. Avatar de Apaxe
      Apaxe

      Podes aceder ao NAS através da Internet abrindo na Firewall/Nat do teu Router as Portas TCP 137;138;139 e 445 e redireccionando-as para o endereço IP privado do NAS.

      Em seguida crias as partilhas os directórios pretendidos no NAS.

      Depois da Internet chamas as partilhas do NAS acedendo ao endereço “\\endereço_ip_publico” (isto em windows) ou “smb://endereço_ip_publico” (insto em Linux).

      É muito importante que todas as partilhas do NAS estejam protegidas por Login e mesmo assim as fragilidades devem existir.

      1. Avatar de Ivo Fernandes
        Ivo Fernandes

        Desculpa o abuso, mas como posso abrir e redireccionar essas portas para a NAS? o Router é semelhante ao do artigo.

        1. Avatar de Apaxe
          Apaxe

          O Pedro Pinto tem aqui no ppware um artigo que ensina a redireccionar portas nesse Router:

          https://pplware.sitedev.pt/networking/port-forwarding-no-router-da-meo-thomson-tg787/

          1. Avatar de Apaxe
            Apaxe

            Só te quero acrescentar que eu acedo às minhas partilhas dos meus NAS através de uma VPN SSL-TLS feita em Linux, porque é muito mais seguro do que abrir as Portas SMB/CIFS no Router.

          2. Avatar de Ivo Fernandes
            Ivo Fernandes

            Obrigado pela ajuda. Entretanto já consegui. Agora estou com outro problema, gostava de aceder através do iPa, só que o googreader só aceita servidores tipo SMTP, WEBDAV, DROPBOX SUGAR… e afins. Alguém me sabe dizer se é possivel aceder no Good Reader a este tipo de “servidor”? Para terminar, gostava apenas de perceber se é possivel instalar webdav e um servidor web na dns-323, ou seja, gostaria de poder aceder à NAS num qualquer PC, sem ter de mapear… (no fundo, o que eu precisava era de um sistema tipo dropbox, mas queria evitar de pagar, já que tenho a NAS). Por outro lado, não tenho grandes conhecimentos de informática.

    2. Avatar de Apaxe
      Apaxe

      Ivo Fernandes, não te estou a responder no local correcto porque o botão “Responder” não me está a aparecer devidamente.

      Tens de verificar se o teu NAS D-Link DNS-323 permite a instalação/activação de um servidor Web e depois se ele também tem a opção de activar o WebDAV.

      Eu actualmente possuo dois NAS da Qnap, e o NAS Qnap TS-110 permite-me activar nele um servidor Web com WebDAV.

  4. Avatar de pph
    pph

    Nos routers que não tenham esta opção explicita, como se processa isto?

    Li o artigo por mera curiosidade académica, mas ao invés de perceber o que possibilitava isto, vi que os thomsons tem a opção especifica, pelo que fiquei a saber o mesmo 😛

    1. Avatar de pph
      pph

      Então, só comentam o básico?

      1. Avatar de Apaxe
        Apaxe

        Eu tenho aqui dois Routers da ZyXell que permitem activar neles o modo Bridge, ficam-do assim a funcionarem como Modem, que vai dar no mesmo desde que só possua um dispositivo na rede interna.

        Se o Router não tiver essa opção como o Router da THOMSON, penso que não seja possível.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Li o teu comentário e fiquei na mesma também 🙂 Que queres saber? De que routers falas tu? qual o cenário?

      1. Avatar de pph
        pph

        Normalmente, as funções(o nome delas) dos routers dão pistas de como as coisas se processam na camada protocolar TCP/IP, e neste caso como é uma opção bastante directa, fiquei sem ter ideia do que esta a acontecer debaixo do capot.

        O que acontece nos encapsulamentos/desencapsulamentos etc, para que um pc tinha um ip publico e o resto da rede continue a funcionar, ou seja, como se processa isto internamente?

  5. Avatar de Daniel Malafaia
    Daniel Malafaia

    E depois o NAPT continua a funcionar normalmente?

    1. Avatar de Hélder Pinheiro

      Não. Só tens net no host a que atribuíste o IP público.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas,

        Depois deste processo todas as máquinas ficam na mesma com Internet. No entanto, como referi no artigo, eu tive um problema com o DNS interno (que por norma é o próprio endereço do router Thomson: 192.168.1.254). Se alguém tiver esse problema, pode sempre optar por um DNS público tipo o da Google (8.8.8.8 ou 8.8.4.4)

  6. Avatar de Hélder Pinheiro

    Pedro,

    O TG787 é o antigo, foi o router que a PT começou com o MEO depois do 2Wire.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Helder,

      Este que tenho agora é o THOMSON TG787 SIP.

      1. Avatar de Hélder Pinheiro

        Qual tinhas antes?
        Não era o Tg787? Se era é o mesmo, pode é ter software diferente 🙂

        Depois do TG787 veio o TG784 e depois o TG784n

  7. Avatar de Altino
    Altino

    O Desenho tá bonito, mas quem dos que aqui meteu comentários, tem realmente acesso ( de uma rede externa à PT ) a uma rede com IP 2.x.x.x.x?

    É que eu não tenho.
    Se funciona para quem fez artigo, para mim não funciona.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      o IP 2.x.x.x é a mesma coisa que um 82.x.x.x ou 85.x.x.x
      pertencem todos à PT.

      Digo isto por experiencia de um servidor de jogo.

      Se estiver errado, corrijam-me.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, o IP 2.x.x.x é apenas um exemplo de um endereço público. Essa é a gama que tenho visto associada ao serviço Meo. Para saberes qual o teu IP publico experimenta por exemplo este site: http://www.whatismyip.com/

      2. Avatar de Ricardo Silva

        De facto o bloco de endereço 2.x.x.x não pertence à PT em particular. Está atribuido à RIPE (Europa) pode estar em mts lados 😀

        Cumps

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Vivendo e aprendendo… 😀

        2. Avatar de Altino
          Altino

          A pergunta foi: “Para todos os leitores, claro”

          Quem é que de uma rede externa à rede da PT chega a um target 2.x.x.x.x?

          Alguém da PT resolveu dizer-me que o problema é dos outros sitios do resto do mundo de onde eu tente aceder à rede com o IP 2.x.x.x.x.

          É como dizer: Olha quem tem culpa de tu não teres chegado a Roma é o condutor do teu carro que te levou para Paris enquanto tu dormias a pensar que ele ia certo, porque alguém lhe disse que Paris era Roma.

          Certo? 🙂

          Certo mas errado. Condutor despedido.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas…

    Em algumas versões de firmware, nomeadamente a Q, é preciso entrar como “microuser” para ter permissões para atribuir o IP público a uma máquina.

    user: microuser
    pass: !C0nf16,M30

    1. Avatar de André
      André

      Esta era a dica que me faltava 😉

      Obrigado Carlos

  9. Avatar de José Coelho
    José Coelho

    Boa noite
    Estou a pensar em colocar na minha casa umas câmaras de filmar por ip, gostaria de saber se é possível ligá-las ao router meo e ter acesso as mesmas onde quer que esteja, local de trabalho, etc.
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, uma câmara IP resolve o problema. No entanto tb podes ter uma webcam, ligada a um PC. Se chegares do exterior ao PC, podes acompanhar o que se passa em tua casa.

      Comprando uma camara IP, ligas por cabo ou wireless e podes atribuir o endereço publico à câmara. As ultimas câmaras IP com que trabalhei até interface Web tens. Dessa forma, podes tb fazer port forwarding da porta 80 , do router para a câmara IP.

      1. Avatar de José Coelho
        José Coelho

        Bom dia Pedro
        Podes-me explicar assim com mais detalhes como se faz esse processo.
        Já agora quais são essas câmaras de que falas marca é que ainda não tenho nenhuma em pensamento
        Obrigado

  10. Avatar de Nelson Foseca
    Nelson Foseca

    Sabem se é possível criar uma base e por nesse router, para em qualquer lugar aceder a essa mesma base de dados?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Nelson, tu podes ligar dispositivos de armazenamento tal como uma penUSB, disco USB….qual a base de dados que pretendes usar?

      1. Avatar de Nelson Foseca
        Nelson Foseca

        Eu queria é que fosse tipo um servidor, que tivesse uma base de dados em SQL e quem quisesse podia aceder em qualquer lugar, desde que estivesse ligado à Internet, e pude-se alterar e questionar, essa mesma base de dados…

      2. Avatar de Nelson Foseca
        Nelson Foseca

        sabes se é possível fazer o que eu disse anteriormente??

        1. Avatar de Altino
          Altino

          Montas o servidor.
          Apontas por NAT no router para esse servidor e para o port.

          É só.

          Acedes de fora da rede e fazes tu o que te apetecer ou deixas os outros fazerem o que tu deixares.

          Simples.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Mas a questão colocada não é essa. A ideia é correr uma BD no próprio router…eventualmente numa pen ou disco USB

          1. Avatar de Nelson Foseca
            Nelson Foseca

            exactamente, para que possam várias pessoas alterar e inserir dados ao mesmo tempo…

            (não deu para responder em cima, o botão não aparecia direito)

    2. Avatar de Altino
      Altino

      http://www.physorg.com/news/2011-05-pc.html

      Já com hdmi e uma cambra e tudo.
      Deve ser porreirinha para corre um MySQL. 🙂

      1. Avatar de Altino
        Altino

        Não tem wireless e não dá para ligar cabo de rede. Senão era fixe para servidor. Na volta… com um conversor de rede para usb e até dá. Uns scripts malaicos e tal. 🙂

        Já não era preciso a base de dados no router. hum?

      2. Avatar de Nelson Foseca
        Nelson Foseca

        mas eu queria fazer com o que arranja-se para não gastar money… xD
        até porque é apenas para um projecto da universidade…

  11. Avatar de Altino
    Altino

    Pergunta nº 2.

    Serão esses IP zinhos Kung foo Fraco de uma politica baseada em utilização de Carrier Grade NAT ou outra coisa do género que passa aos olhos de um utilizador comum como eu?

    Hummmm???

    Comentem isto sff. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O teu IP externo também é desse tipo, ora confirma lá.

  12. Avatar de Altino
    Altino

    O meu ip publico é 2.x.x.x.x e já acedo de Fora da PT. Magia. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      És um homem com sorte 😉

  13. Avatar de carlos
    carlos

    gostaria de saber que tipo de pen wireless tenho de comprar para me poder ligar a um routher thomson. porque meu pc portatil alcança pouco sinal

    Obrigado pela Atenção.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se calhar é melhor comprares um repetidor de sinal

  14. Avatar de TFCL
    TFCL

    Boas.
    Esclareçam-me uma dúvida esse router (787 SIP) é igual ao 787, ou são versões diferentes?

  15. Avatar de carlos
    carlos

    nao precisava, porque no meu quarto apanho 1 ponto e no resto da casa apanho máximo…..

    vou pedir ao meu proessor para me emprestar a dele e ver…

    porque tive me a informar e a pen tem de ter as mesmas normas da Thomson

  16. Avatar de vicente rodrigues
    vicente rodrigues

    Na lista para seleccionar o pc, não aparece o meu, já verifiquei os mac’s address para ver se era algum do meu pc e não aparece, que poderá ser ??

    1. Avatar de vicente rodrigues
      vicente rodrigues

      Ja está, tinha ip’s fixos no meu computador

    2. Avatar de raz3r
      raz3r

      Ajuda como fizeste isso?

  17. Avatar de carlos
    carlos

    como desbloquear ou saber pass de um router PBS???

    como faço?

    o que preciso???

  18. Avatar de Tiago Fonseca
    Tiago Fonseca

    Tenho um problema no meu router. o menu para atribuir o ip publico a um dispositivo nao aparece…
    ja fiz reset (logo as configurações foram limpas) ao router e a situaçao pressiste… já aconteceu com alguem?

  19. Avatar de Miguel Pires
    Miguel Pires

    Boas pessoal,

    Também eu sou agora cliente meo no entanto estou a ter algumas dificuldades quanto a este tema.

    Tenho um “Thomson TG784n” e o problema que me está a acontecer é o seguinte.

    Tenho uma maquina que tem inúmeros serviços que necessito de publicar na WAN de forma a poder aceder a eles externamente.
    No passado foi simples pois apontei o DMZ para esta maquina e tudo funcionava sem qualquer problema.

    Agora com a meo o que acontece é que aponto o DMZ para esta maquina que fica com o meu IP publico e mesmo assim não consigo chegar a maquina externamente.
    Resolvi desligar a firewall do router da meo e mesmo assim nada.

    Por uma questão de teste e ainda com o DMZ a apontar para a outra maquina resolvi fazer port forwarding no router da meo de algumas portas que necessito tais como a conhecida 80 e vuala funciona…

    Primeiro não consigo encontrar uma razão lógica para isto pois se aponto o DMZ para a maquina esta deveria se encontrar completamente exposta com todas as portas a apontarem para ela mas pelos vistos isto não é a realidade.

    Ainda assim continuo desesperado pois após ter conseguido colocar isto a trabalhar, tenho um problema sempre que a meo altera o meu IP publico as ports deixam de redireccionar e quando vou verificar a rotas no router da meo estão a apontar para o IP publico anterior.

    É que esta maquina é uma maquina de testes e tem mesmo muitas ports e posso alterar certos parâmetros e não me lembrar de apontar as portas no router por esta razão é que necessitava do DMZ a funcionar come sempre funcionou.

    Ou isto é Bug do frimware da Meo ou então não consigo entender.

    Obg,

    1. Avatar de Luis Vilaça
      Luis Vilaça

      Por favor podes – me dizer de quais portas fizeste port forwarding no router meo, é que ja consegui por o DMZ na minha maquina. Fica com ip publico e tudo , só que naão sei porque as portas nao abrem todas…
      Obrigado.

    2. Avatar de spinner_killer
      spinner_killer

      Cria um Dinamic DNS nos servidores telapc/PT ou um exeterno, as portas do router ou a NAT do mesmo, dão prioridade as meobox, derivado ao firmware implementado.
      as meobox nao sobem se o router tiver em briget, o router tem que estar sempre em routing.

  20. Avatar de Luis Vilaça
    Luis Vilaça

    Boas!

    Gostaria de saber porque quando eu vou a atribuir o ip publico não aparece a minha maquina?

    Só aparece o computador do meu pai e a box do meo como dispositivos disponiveis para atribuir um ip publico.

    O computador do meu pai tem as mesmas configurações que o meu, só muda mesmo o endereço de ip.

    Eu vou deixar aqui umas prints:

    Atribuição de ip publico:
    http://img694.imageshack.us/img694/3964/router1l.jpg

    O meu computador:
    http://img121.imageshack.us/img121/890/router2c.jpg

    Computador do meu pai:
    http://img148.imageshack.us/img148/2052/router3l.jpg

    O meu pai usa o Windows 7 e eu uso o XP.
    Por favor alguem me ajude porque eu não consigo jogar Haxball :S

    Obrigado!

    PS – O meu router é o Thomson TG784 na versão 8.2.4.Q

  21. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Boa tarde,

    Dentro deste âmbito gostava de saber se algum de voces me consegue ajudar.

    Tenho o Thomson Tg784 Fibra, e uma firewall clarkconnect que tem VPN configurada. quando tinha um modem ADSL, como estava em bridge a VPN funcionava bem, mas agora, tudo corre menos bem, passo a expor: No thomson apontei o serviço PPTP (1723) para a Firewall, mas a firewall só é vista pelo router pelo IP publico que tenho da ligação à internet, o problema é, sempre que o IP publico muda, o router deixa de identificar a Firewall.

    Como posso dar a volta a esta situação, já desesperante….

    Obrigado!

    1. Avatar de spinner_killer
      spinner_killer

      a meo nao tem IP fixo, cria um dinamic dns, pode ser que tenhas o problema resolvido.

      1. Avatar de Ricardo Fernandes
        Ricardo Fernandes

        Obrigado pela dica, vou tentar, embora tenha em ideia que o router apenas permite colocar MAC adress ou IP e não um alias, de qualquer forma obrigado!;)

  22. Avatar de Sérgio Reis
    Sérgio Reis

    Boa noite.
    Parabéns pelas dicas do meo, mas o meu router thomson 784 não tem a opção: “Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo”.
    Devem ter retirado essa opção ne mais recente actualização.
    Como será possível daqui para a frente fazer isto?
    Obrigado.

  23. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Boa noite eu fiz esse “dmz” à minha PS3, e nesse modo ela nao se liga a internet…alguém faz idéia do que é?

    Cumprimentos

  24. Avatar de Carlos
    Carlos

    gostaria de saber como adqiro a password wireless de router PBS???

    OObrigado

    1. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Já alguém conseguiu configurar a DMZ neste router? Efectivamente, porque caso muitos ainda não tenham percebido…as opções estão lá, mas não funcionam! (segundo consegui apurar em vários foruns/sites).
      Estou exactamente nas mesmas condições daqui do nosso companheiro (https://pplware.sitedev.pt/networking/router-thomson-atribuir-o-ip-pblico-a-um-dispositivo/comment-page-1/#comment-425685), tenho uma máquina com várias VM’s a correr e não tenho qualquer problema de a expôr à Internet, é mesmo esse objectivo…mas o router teima em não colaborar. O mais estranho é que me atribui o IP externo a essa máquina mas o tráfego de fora não lhe chega. alguém tem sugestões? (não…também serve)

  25. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Thomson TG787, quando configuro para ip publico um dispositivo, por exemplo Xbox 360, a MeoBox deixa de emitir sinal, alguém sabe porquê?

    1. Avatar de spinner_killer
      spinner_killer

      Os modem/router thomson tem uma plataforma de autenticação utilizada nas configurações CISCO

      1. Avatar de spinner_killer
        spinner_killer

        Os modem/router thomson tem uma plataforma de autenticação utilizada nas configurações CISCO e a DRYTEK, que a PT inplementou que se chama MPLS, sem esta autenticação nao tem acesso a NET nem TV. Ao configurar um DHCP em IP publico estão a cortar a segunda autenticação de registo, por defeito as gamas de IP DHCP do router 192.168.1.64/65/66/67, são exclusiva prioridade das meobox; e PLC´s/ruckus, adotado e alterado pelo firmware instalado no equipamento.
        Por isso que os servidores ATM da meo nao funcionam com IP fixo. quer cobre quer fibra.

        1. Avatar de Marcos Santos
          Marcos Santos

          Ok, obrigado pelo esclarecimento.

  26. Avatar de João
    João

    Boa noite, achei bom o topico mas no meu pc nao aparece
    atribuir endereço ip publico….so aparece atribuir jogo ou aplicativo…. será que me podiam ajudar?

  27. Avatar de Alex
    Alex

    Olá gostava de saber como reverter essa configuração pois nao estou muito satisfeito

  28. Avatar de joaque
    joaque

    Boas!
    ja tentei encontrar as informaçoes para login no thomson gateway para o meu router e nao encontro em lado nenhum so encontro deTHOMSON TG787 o meu é THOMSON TG787 SIP se alguem puder por favor ajude ficarei muito agradecido

  29. Avatar de Micael
    Micael

    Boa tarde,

    preciso de adquirir um router que me permita fixar tambem um ip publico, de maneira semelhante a este e que possa funcionar em paralelo com este ou outros instalados pelos isps nacionais.
    faço instalaçoes de domótica e é necessário ter acesso remoto e com este thomson é fácil.
    agradeço ajuda.

    obrigado

  30. Avatar de Lazaro Enes
    Lazaro Enes

    Boas, o meu router é o Thomson TG784 o que é normal vir incluido com o pacote meo, eu queria atribuir um ip publico ao meu pc, mas o este router tem um problema é que eu vou a Rede Domestica → Dispositivos, e aí está o problema eu não tenho a opção: Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo.
    Alguém me pode ajudar? Obrigado

  31. Avatar de Dsousa
    Dsousa

    Eu gostava era de desabilitar a porta DSL e ativar a LAN4 como porta WAN para poder usar este router com o Modem da ZON netcabo

    1. Avatar de JPGP
      JPGP

      1 coisa e certa e impossivel desabilitar a porta DSL, todas as portas estao activas para varias tarefas falta saber o que se pretende.
      modem zon, tem WIFI, e para fazer de modem ou routing?
      É para abrir portas,se for basta deligares a sessao PPP teres outro equipamento que os da zon nao dao a fazer de modem, para poderes ter TV.

  32. Avatar de Dsousa
    Dsousa

    O meu modem cable da zon não tem wifi.Tem apenas a porta LAN. O objectivo é colocar um router wifi.
    Se pudesse aproveitar o 787 porreiro.
    Se não tenho de comprar um novo router que tenha porta WAN

    1. Avatar de spinner_killer
      spinner_killer

      sendo assim nao, tinha que ter um interface vi wifi, visto que é possivel configurar por telnet ou melhor papear a porta por telnet

  33. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Boas…tentei fazer isso, criar um ip publico no router aomente para a ps3 mas quando cliquei para criar apareceu uma janela a dizer que tinha que liberar o endereço ip publico e como opçao renovar o endereço ip deste serviço para adquirir o endereço ip publico. Ia fazer isto para ver se me resolvia o meu problema de LAG a jogar gran turismo 6…cumprimentos

  34. Avatar de alexandre
    alexandre

    tentei fazer por uma ps4 com ip externo como diz no artigo devido a problemas em jogar online, mas depois de terminar obtenho o endereço ip mas nao consigo obter ligaçao a internet

    1. Avatar de João Garcia
      João Garcia

      Boas alexandre, IP extreno, está a referir a IP publico? se for o caso nunca ira funcionar.
      Qual quer periferico que se ligue a uma rede privada precisa do IP dessa rede, a PS4 nao tem componente para partilha de rede por isso nao funcionar.
      O problema em jogar online a maior parte das vezes está mais esposto a PSN por excesso de pedidos do que ao ISP que lhe faculta o acesso ao mundo.

  35. Avatar de Fábio Cabral
    Fábio Cabral

    Boas a todos olha tive a MEO fibra á pouco dias o pessoal da MEO trocou me o router mas é aparecido com anterior este apenas tem uma antena mas agora neste não consigo colocar o IP publico.
    Não sei porque razão não aparece a opção para colocar o IP publico se pudessem esclarecer este problema agradecia obrigado

  36. Avatar de Luis Miranda
    Luis Miranda

    eu tenho a thomson , mas cada vez ela esta a ficar muito lenta , antes assistia videos no youtube a 720p agora tenho que assistir a 122p e mesmo assim anda a crashar muito mesmo , alguem me podia ajudar a por a minha internet mais rapida ?
    eu ja tive varios problemas assim nmas nunca quiseram resolver esta situaçao
    Agradecia a quem me podesse ajudar , obrigado 🙂