Novo Router Meo – Que máquinas e a que horas acedem à Internet

30 Comentários

Apesar de faltarem ainda algumas funcionalidades que existem em outros modelos, o novo (router) FGW da MEO tem já várias funcionalidades totalmente operacionias.

Sabia por exemplo que o FGW da MEO permite que defina o acesso à Internet para um determinado dispositivo de acordo com um horário estipulado? Vamos aprender a configurar.


Imagine, por exemplo, que pretende que alguém lá em casa só tenha acesso à Internet (via smartphone, tablet, PC, etc) num determinado período do dia. Existem várias soluções para definir tal “restrição” mas, na generalidade, grande parte delas são complexas de implementar.

Tal como outros modelos, o novo FGW da MEO disponibiliza uma opção que permite definir o horário de acesso para um determinado equipamento de uma forma simples e rápida.

Como configurar o acesso à Internet por horário?

Esta funcionalidade permite configurar o horário em que os equipamentos podem ou não aceder à internet através do router.

Para procederem a tal configuração basta que acedam ao vosso router (IP: 192.168.1.254) e introduzam as respectivas credenciais de acesso. Em seguida devem selecionar Segurança…e depois criar Regra parental

Em seguida, devem indicar qual o dispositivo para o qual pretendem impor o horário de acesso, escolher o Intervalo de tempo bloqueado e a hora de início e hora de término. Por fim basta carregar em criar.

Como viram a configuração de tal funcionalidade é bastante simples e prática. Se precisarem, aqui estão os passos necessários.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O revoltado
    O revoltado

    Esse router é bom, porém em aldeias de Portugal onde ainda há só ADSL, continua-se a usar aqueles routers manhosos da MEO, que não valem nada.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Este router é para Fibra.

      1. Avatar de Badogas
        Badogas

        Eu tenho fibra faz agora 2 semanas e deram-me um tg784 v3 todo bloqueado…

        1. Avatar de Joao ptt
          Joao ptt

          Se preferia ter um router wireless que possa controlar completamente poderá por exemplo adquirir um Router Asus (http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html) e seguir as indicações (depende do modelo) para ligar à fibra da MEO. Se não quiser o serviço VOIP da meo nem precisa de utilizar o router deles de todo. Na ASUS seguindo aquele tutorial é muito simples meter a funcionar.

          Nota: se realmente comprar um router da ASUS ou outro qualquer cujo fabricante garanta compatibilidade a 100% e o quiser utilizar como ponto de acesso WIFI (provavelmente melhor do que o da MEO), desligue a rede WIFI do router da MEO para não se interferirem (e isto se o quiser manter por causa do VOIP da MEO).
          É boa ideia utilizar só o WPA2-AES e desligar os outros modos incluindo o WPS tanto na rede 2.4 GHz como na de 5 GHz.

  2. Avatar de André
    André

    Já tem modo bridge ou ainda está em desenvolvimento?

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      Ainda não tem modo bridge. Dizem que está em fase de desenvolvimento.

  3. Avatar de NUNO VALDEZ
    NUNO VALDEZ

    Boa tarde,
    Quando é que este router passa a ser fornecido pela MEO?

    1. Avatar de Regedit
      Regedit

      Já está a ser fornecido mas invariavelmente apenas a clientes que subscrevam os novos pacotes fibra.

      1. Avatar de José Alves
        José Alves

        Errado, atuais clientes tbm o podem ter

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Se deres cabo do teu talvez tenhas sorte

    3. Avatar de José Alves
      José Alves

      Se tiveres uma internet a 200mbs podes “pedir” 🙂

  4. Avatar de José Santos
    José Santos

    Quando é que este novo router vai ser fornecido pela Meo/Altice e em que condições será disponibilizado, nomeadamente a quem já tem o maior pacote de serviços (M5O)

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Mário Blanco
      Mário Blanco

      Tens que mudar para o pacote M5O Giga com nova fidelização.

      1. Avatar de José Alves
        José Alves

        Não necessáriamente 😉

      2. Avatar de José Alves
        José Alves

        Pagas 40€ pela instalação/ativação e depois será faturado 4,99€

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu já o tenho desde de terça-feira

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Pena é não as coisas mais basicas, como reencaminhamento de porta, dns, mode bridge e por ai fora. E a cereja no topo do bolo é instalarem estes router em contractos empresárias em que necessitam dessas configuração, e alinha de apoio a cliente diz que nao conseguem fazer nada, nao trocam o router nem deixam o cliente usar equipamentos da empresa que permitem essas configurações

    1. Avatar de Mário Blanco
      Mário Blanco

      Olhe em casa tenho esse router e permite fazer todas as configurações das quais estás a falar.

      1. Avatar de André
        André

        Já tem modo bridge?

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Como? Instalaram-me o router no sábado e por mais voltas que dê não consigo fazer nada dele…

  7. Avatar de Antonio Rodrigues
    Antonio Rodrigues

    O meu já cá mora

  8. Avatar de ricardo
    ricardo

    Boa noite,
    Já tenho este router a mais de um mês, e mais do que uma vez por dia a ligação wi-fi vai abaixo.
    Alguém sabe uma solução para que isto não aconteça?

    1. Avatar de Ti
      Ti

      Eu sei: 2 vezes por dia, tens que o fazer ir acima.

    2. Avatar de Ri
      Ri

      Provavelmente o canal wi fi q estás a usar está a causar interferência com outras redes, tenta mudar o canal.

  9. Avatar de Manel
    Manel

    já tem modo bridge ou ainda esta em “desenvolvimento”?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Em deeeeeeeeeeeeeeeseeeeeenvolvimeeeeeeeentooooooo…

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não consigo configurar a hora das 23:00 as 08:00 da manhã para disse que o primeiro algarismo deve ser inferior ao segundo. Tem que ser das 00:00 as 08:00. Grande erro.

  11. Avatar de Jose Manuel
    Jose Manuel

    Há password?

  12. Avatar de A.
    A.

    Estava a pensar mudar para a PT mas estava interessado no modo bridge-/WAN e já soube que agora só instalam estes equipamentos… e igualmente a funcionalidade de superuser se funcionar era bom!