Hoje na História dos Computadores: A origem do nome Macintosh

21 Comentários

Hoje relembramos as origens do nome Macintosh, que tem vindo a acompanhar a Apple desde há muitos anos para cá e que deu o nome ao computador lançado pela Apple em 1984. Mas há história mais antiga.

Fique a par do que aconteceu “Hoje na História dos Computadores, uma rubrica do Pplware, onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e software.


1904 – John Ambrose Fleming patenteia a primeira válvula eletrónica

Neste dia, 16 de novembro, em 1904, John Fleaming Ambrose patenteava a primeira válvula eletrónica. Atualmente, pouquíssimos dispositivos eletrónicos ainda usam válvulas eletrónicas, mas na primeira metade do século 20 eram usadas em grande parte dos equipamentos eletrónicos.

Basicamente, estas válvulas controlavam a passagem de eletrões, o mesmo princípio seguido pelos largos milhões de transístores que se encontram atualmente nos processadores dos nossos computadores – passagem de corrente elétrica significa 1 e ausência de corrente elétrica significa 0.

As válvulas eletrónicas eram também usadas em rádios, televisões e telefones. À medida que os aparelhos eletrónicos começavam a tornar-se mais pequenos tornou-se claro que o transístor seria a solução ideal para substituir a válvula eletrónica.

 

1982 – Steve Jobs pede autorização para usar o nome Macintosh

A Apple é uma empresa cheia de histórias por contar e de segredos bem guardados. Mas, apesar do nome Macintosh ser agora conhecido em todo o Mundo, ele não surgiu por acaso.

Jef Raskin, funcionário número 31 da Apple e especialista em Interação Humano-Computador começou o projeto Macintosh da marca da maçã no final da década de 70. Decidiu chamar-lhe McIntosh, pois este era o nome da sua maça preferida.

No entanto, esta escolha levou a um conflito com a empresa McIntosh Laboratory, fabricante americano de equipamento de áudio. Mesmo sendo alterado para Macintosh, quando a Apple tentou registar legalmente o nome em 1982, o pedido foi recusado pois, era foneticamente parecido com a marca registada McIntosh, propriedade da empresa McIntosh Laboratory.

Por isso, a 16 de novembro de 1982, o co-fundador da Apple, Steve Jobs enviou uma carta ao presidente da McIntosh Laboratory, pedindo que o nome Macintosh fosse libertado de modo a ser usado na indústria de computadores, mais precisamente para dar o nome ao computador Macintosh.

Já estamos muito afeiçoados ao nome Macintosh. Tal como um filho, o nosso produto já tem uma personalidade bem definida.

Steve Jobs

Pouco tempo depois, o presidente da McIntosh Laboratories foi a Cupertino espreitar aquilo que a Apple estava a desenvolver mas, aconselhado pelos seus advogados, decidiu recusar o pedido de Steve Jobs.

Devido a este contratempo, a equipa de Steve Jobs considerou mudar o nome de Macintosh para MAC. No entanto, no final do mês de março de 1983, a Apple conseguiu obter os direitos do nome e em 1986 comprou a marca registada.

Apesar de, até aos dias de hoje, os detalhes do negócio com a McIntosh Laboratories permanecerem em segredo, chegou a circular a informação que a Apple terá pago 100 mil dólares pelo nome Macintosh. No entanto, de acordo com pessoas ligadas diretamente à empresa McIntosh Laboratories, este valor está longe da realidade porque o valor pago pela marca da maçã foi muito superior.

Conclusão

Estes foram dois acontecimentos que marcaram o dia de “Hoje na História dos Computadores”.

Recorde a última história:

Hoje na História dos Computadores: a Música Renascida

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Steve Jobs até poderia ser um visionário, mas segundo o que li sobre a sua vida, era uma pessoa extremamente arrogante. Dou 100% mais valor a Steve Wozniak.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ele era arrogante mas era muito bom no que fazia. Daí que ser arrogante não nos afeta como clientes (para quem é, eu não sou) que não seja que aumentou a competição e fez com que tenhamos muito melhores computadores, tablets e telemóveis. De resto é problema pessoal dele.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      *li*, que conclusão tão precipitada…

      1. Avatar de Manuel Silva
        Manuel Silva

        Pois…talvez prefiras mais ‘ver’, tal como os preguiçosos… Lê e aprende.

    3. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Steve’s com posturas e abordagens diferentes, um fazia (Wozniak) outro mandava fazer/vendia (Jobs).
      Mas a coisa só arrancou e deu resultado porque trabalharam em equipa.

    4. Avatar de Vítor M.

      Sim, quem leu livro dele, quem viu por exemplo o filme que relata muito bem a história (Pirates of Silicon Valley) https://vimeo.com/89729316 sabe que ele tinha um temperamento difícil mas foi graças a essa atitude que conseguiu o que conseguiu.

      Steve Wozniak sem ele… nunca a história falaria dele. Há histórias que dizem que os funcionários tinham medo dele por ele ser da pele dos t… outros admiravam as suas ideias.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Se quiserem aprender realmente como algumas coisas se passaram , vejam o video do Avadis Tevanian , que deve ser desconhecido para a maioria das pessoas daqui.
        Para mim , foi talvez do mais importantes no desenvolvimento da Apple como a conhecemos hoje.

        https://www.youtube.com/watch?v=NtpIFrOGTHk&feature=youtu.be

        1. Avatar de Vítor M.

          Por acaso já conhecia, mas, embora tenha dados muito interessantes, ele diz apenas do que lhe contaram e diz muitas vezes “Steve não me disse isso, eu ouvi dizer, ou contaram-me”…. há coisas que pronto… mas é de ouvir e juntar com outras peças para perceberem algumas coisas.

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Vê não pelo Jobs , mas pela parte tecnológica. Feitios pouco intressam , isto não é a Maria ou a Casa dos Segredos.

            Abc

          2. Avatar de Vítor M.

            Sim, isso é verdade, ele foi um visionário e começou muito antes da tecnologia estar ao alcance de todos. Mudou muitos conceitos. O seu caracter provavelmente ajudou a que isso acontecesse dessa forma, mesmo tendo um feitio de m…

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Mesmo assim, é uma conclusão um bocadinho precipitada. Ele podia ter uma atitude arrogante aka querer se impor (a qual concordo) no trabalho mas na vida pessoal poderia ser outro género de pessoa. Só quem conviveu realmente com ele pode saber.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pelos visto na vida pessoal era muito inseguro e cometeu alguns erros graves.

      3. Avatar de JJ
        JJ

        Dizer que se não fosse o Jobs, o Steve Wozniak não era conhecido… pode ser um pouco exagerado… Tudo ia depender o rumo que ele tomaria no mundo da tecnologia.
        Podia tonar-se um simples funcionário de uma grande empresa tecnologia ou podia ter tido outras ideias e as desenvolver. Nunca saberemos…

        Por isso acho exagerado dizer que a historia não falaria dele… simplesmente não sabemos o que teria acontecido.

        1. Avatar de Vítor M.

          Percebo o que dizes, as repara no que fez o Woz depois que saiu da Apple. Só assim um exemplo.

          Vê quando é que ele aparece é ligado a quê.

    5. Avatar de kekes
      kekes

      Sim, como pessoa era um sacana, mas como empresário, um dos melhores que tivemos na nossa história.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Sacana ? Podes chamar tudo o que lhe quiseres , menos isso , ou hipócrita. Pergunta quem “salvou a vida” ao Steve Forestall , e a mais uns quantos , sem que ninguém soubesse ?

        Abc

    6. Avatar de dumberdog
      dumberdog

      O Wozniak até propôs ao Jobs que fosse lançado um iphone com android instalado, mas na sua teimosia o Jobs continuou com o iOS; é pena porque de certeza eu seria cliente com o android instalado.

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Pois serias, mas nao era a mesma coisa, ha uma linha que separa a estupidez da visão do futuro. Dai teres o ios o android que tem se a pontapé cada um com o seu tipo parece o so linux. O windows ja foi e vira na volta algum dia mas ate la so tens 2 onde a escolha é sempre obvia Android

  2. Avatar de C.C.M - Mata Ratos
    C.C.M – Mata Ratos

    Eu cá preferia um McIntosh MC2KW, do que todos os equipamentos Macintosh juntos.
    E sim viva as Válvulas, não são assim tão poucos o High-end está cheio delas!

  3. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    O Steve mo inicio foi a pessoa que foi mas isso é como todos nos com a idade, ficamos mais velhos vemos as coisas de maneira diferente. Chama se a isso crescimento da nossa alma. E como se diz deixou nos cedo o Steve verdade mas cumpriu a sua missao neste mundo. Todos temos o bom e o mau dentro de nos agora temos é de ver quem queremos ser. Se um steve arrogante ou um homem que trabalhou ao lado de outros que puseram as suas ideias na realidade e fez da Apple o que ela é hoje graças a trabalho, ideias, inovação. Imaginem se o Steve por algum momento na vida dele se unice ao Bill Gates. Tinhamos hoje uma empresa vai la vai mas optou pelo caminho que ele escolheu.

  4. Avatar de MACnista
    MACnista

    … que saudades, ainda tenho lá em casa um destes a preto e branco!!